Os Pankekas foi um programa de televisão brasileiro de comédia-pastelão, aplicado entre 25 de setembro de 1978 e 3 de setembro de 1979 pela Rede Tupi, e foi claramente inspirado no trio hollywoodiano Os Três Patetas.
Em 1977, já atravessando uma grave crise financeira, a Rede Tupi perdeu o quarteto Os Trapalhões (formado por Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias) para a Rede Globo. Na época, o trio de Hollywood, Os Três Patetas, fizeram um estrondoso sucesso no Brasil, principalmente entre as crianças, e causou grande influência em alguns comediantes nacionais que passaram a seguir os mesmos passos do trio.
Foi nesse impacto impacto pelos comediantes hollywoodianos que a Tupi resolveu "provocar" a Globo, e passou a produzir uma paródia brasileira de Os Três Patetas, intitulada de Os Pankekas. O programa estreou em setembro de 1978, e era aplicação semanalmente, indo ao ar sempre às 7h15 da noite, porém com muito poucos recursos e esquetes de humor já bastante usados, tendo como mérito apenas ter em seu elenco Rony Cócegas, que preparação Maionese, versão brasileira de Larry. Além de Rony, o trio era composto pelos atores Sandrini (que interpretou Mexilin) e Mario Alimari (que interpretou Feneguetti).
A relação entre os Pankekas e as crianças também foi enfatizada no programa, sem dispensar momentos para mostrar o trio de comediantes se divertindo com um grupo de crianças. O trio também estrelou um filme em 1979, Os Pankekas e o Calhambeque de Ouro, dirigido por António Moura Mattos e roteirizado por Emanoel Rodrigues. Os desenhos de abertura com a caricatura dos três atores foi feita pelo cartunista JAL que antes já tinha feito a abertura dos Trapalhões na mesma emissora. Os desenhos efeitos eram de animação ao vivo com fundo azul ou partes animadas pela mão do desenhista.
O programa teve uma certa audiência infantil, mas logo, em setembro de 1979, desapareceu da tela de Tupi, que estava bem mais afundada numa crise financeira, sendo posteriormente fechada, em julho de 1980. O programa poderia ser comparado, guardada como devidas proporções , ao seriado mexicano Chaves.
Sinopse
Com um ritmo circense, Os Pankekas centrava suas histórias sempre nas atrapalhadas dos três amigos do título. Maionese (Rony Cócegas), Mexilin (Sandrini) e Feneguetti (Mario Alimari) quase sempre vestiam-se da mesma maneira, compartilhavam os mesmos problemas e tentavam resolver seus casos das maneiras mais absurdas possíveis. O destaque ficava por conta do personagem Maionese, que era dono de alguns bordões que se tornou popular no Brasil na época da exibição da série, entre eles “Na manteiga!” ou “Hiii, esse era meu medo!”.
Elenco
Rony Cócegas, como Maionese
Sandrini, como Mexilin
Mario Alimari, como Feneguetti
Ronilson Nogueira Moreira (Salvador, 17 de abril de 1940 - São Paulo, 25 de julho de 1999), mais conhecido pelo nome artístico Rony Cócegas, foi um ator, comediante e músico brasileiro.
Estreou na TV Excelsior em 1967 fazendo imitações no programa de Raul Gil, passando em seguida para a atração "Show do Riso". Desde então atuou em programas infantis e humorísticos como "Chico City", "Os Pankekas" e "A Praça é Nossa" e também no teatro e no cinema.
Seus personagens mais conhecidos foram o Lindeza (do famoso bordão "Calma, Cocada!") Na A Praça é Nossa e o Galeão Cumbica, na Escolinha do Professor Raimundo, além do Kuki do programa do palhaço Bozo.
Rony era divorciado, teve dois filhos (Robson e Rogerson Lessa Moreira). Ele ganhou o apelido de Rony Cócegas na época em que tocava bateria na noite de Salvador.
Rony Cócegas morreu aos 59 anos de idade no dia 25 de julho de 1999, por insuficiência múltipla dos órgãos. Ele esteve internado no Hospital São Camilo por 21 dias devido a uma hemorragia digestiva, como consequência de uma cirrose.
Mario Alimari (São Paulo, 1 de julho de 1929 - São Paulo, 5 de novembro de 1989) foi um ator e humorista brasileiro que sempre morou na cidade de São Paulo.
Iniciou sua carreira artística na década de 1950, quando ele entrou na TV Tupi de São Paulo, e começou a participar da TV Comédia quinzenalmente e alternadamente aos domingos, programa que foi criado e dirigido por Geraldo Vietri. Trabalhou em alguns TV de Vanguarda, também na TV Tupi, onde criou o Pé com Pano que o projetou definitivamente. Posteriormente estudou na TV Excelsior, com o programa Quartelzinho do Pé com Pano, esteve na TV Bandeirantes e TV Gazeta. Também teve paticipação no programa Essa Gente Inocente, TV Record, sob a direção de Wilton Franco. A partir de 1979 esteve novamente na TV Tupi onde ficou até 1980, com o programa Os Pankekas e do Show Riso.
Sandrini
Nome real: Sandrini*
(*) Nome artístico
Créditos: Sandrini
Atividades: Ator
Áreas: Cinema, teatro e TV
Nascimento: 193?, Rio de Janeiro/RJ
Nota: Afastou-se da mídia. Destacou-se como humorista.
Carreira: 1968-1983 (30 obras)
Comentários
Enviar um comentário