O escalpo é a cabeleira arrancada do crânio juntamente com a pele, e que os índios norte-americanos conservavam como troféu de guerra.
Escalpelamento é o arrancamento do escalpo humano, acidental ou proposital, neste último caso como forma de tortura ou coleção de espólios de combate.
O escalpelamento é um problema muito recorrente na Região Amazônica, onde acidentes com motores de barcos que, num descuido, prendem e arrancam o couro cabeludo de mulheres que viajam nas "voadoras", como são chamados os pequenos barcos nequela região. Esse fato desperta até a atuação do poder público e de ONGs, que estão com projetos para desenvolver uma proteção barata ou gratuita para esses pequenos barcos a motor, um fim de evitar uma repetição de acidentes desse tipo.
O acidente ocorre quando matado, ao se aproximar do motor por acaso, seus cabelos arrependidos pelo eixo. Uma forte rotação ininterrupta do motor ao enrolar os cabelos em torno do eixo, arranca inexoravelmente todo ou parte do escalpo da vítima, inclusive orelhas, sobrancelhas e por vezes uma enorme parte da pele do rosto e pescoço, levando a deformações graves e até a morte .
No dia 14 de Janeiro de 2010, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 12.199 / 2010 que institui o dia 28 de agosto como "Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento".
No dia 20 de janeiro de 2011, em Belém, Pará, uma primeira ONG dedicada às vítimas escalpelamento está configurado. A ONG trata de assistência psicológica e ajuda como vítima com a sua reintegração no mercado de trabalho após a cirurgia e recuperação.
A Presidente da Associação das Mulheres Escalpeladas do Amapá, durante a Reunião da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, na Câmara dos Deputados do Brasil. foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
Fonte:
Dicionário On Line
Comentários
Enviar um comentário