O que é Curiosidade?


Curiosidade
 é uma palavra originada do latim curiositas, que significa “desejo por conhecimento” ou “desejo por informação”. A curiosidade, característica presente nos seres humanos e em outros animais, é capaz de promover o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades.

O ser humano é curioso por natureza. Temos vontade de saber tudo, entender como as coisas funcionam e como foram feitas. Foi através da curiosidade que descobrimos estrelas, espécies e elementos químicos, além de criar ferramentas que facilitam nosso cotidiano e tornam o mundo um lugar mais fácil para se viver. 

O canal Curiosidades foi feito para atender essa nossa necessidade. Aqui você encontra textos que explicam fenômenos relacionados à tecnologia, biologia, humanidades, astronomia e diversas outras áreas do conhecimento. 

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Descrições clássicas

O filósofo e psicólogo William James chamou a curiosidade "o impulso para uma melhor cognição", o que significa que é o desejo de entender o que você sabe que não conhece. Ele observou que, em crianças, os leva a objetos de romance, qualidades sensacionais - o que é "brilhante, vívido, surpreendente"[3]. Esta primeira definição de curiosidade, disse ele, mais tarde dá lugar a uma "forma mais alta e mais intelectual" - um impulso para um conhecimento científico e filosófico mais completo. Os psicólogos-educadores G. Stanley Hall e Theodate L. Smith (1903) foram pioneiros em alguns dos primeiros trabalhos experimentais sobre o desenvolvimento da curiosidade, coletando questionários e biografias infantis das mães sobre o desenvolvimento de interesse e curiosidade[4]. A história dos estudos de curiosidade animal é quase tão longa quanto a história do estudo da curiosidade humana. Ivan Pavlov, por exemplo, escreveu sobre o comportamento de orientação espontânea em cães a estímulos novos (que ele chamou de "O que é?" reflexo) Como uma forma de curiosidade[5]. Em meados do século 20, o comportamento exploratório em animais começou a fascinar psicólogos, em parte devido ao desafio de integrá-lo em abordagens behavioristas rigorosas[6]. Alguns behavioristas contaram a curiosidade como um impulso básico, renunciando efetivamente a fornecer uma causa direta. Este estratagema se mostrou útil mesmo quando o behaviorismo declinou em popularidade. Por exemplo, essa visão foi realizada por Harry Harlow, o psicólogo conhecido por demonstrar que os macacos rhesus infantis preferem a companhia de uma mãe substitutiva macia sobre uma mãe de arame nua. Harlow se referiu à curiosidade como um impulso básico por si só - um "motivo manipulador" - que impulsiona os organismos a se engajar em um comportamento de resolução de quebra-cabeças que não envolvesse recompensa tangível.


A evolução da curiosidade

A informação permite escolhas melhores, pesquisa mais eficiente, comparações mais sofisticadas e melhor identificação de conspecifics. A aquisição de informações é o principal objetivo evolutivo dos órgãos dos sentidos e tem sido um dos principais impulsionadores da evolução por centenas de milhões de anos.



Tipos

Existem vários tipos diferentes de curiosidade. O psicólogo Daniel Berlyne distinguiu entre os tipos de curiosidade mais comummente exibidos por humanos e não humanos ao longo de duas dimensões: perceptual versus epistêmica, e específico versus diversivo. A curiosidade perceptiva refere-se à força motriz que motiva os organismos a buscar novos estímulos, o que diminui com a exposição contínua. É o principal motor do comportamento exploratório em animais não humanos e potencialmente também crianças humanas, bem como uma possível força motriz da exploração de adultos humanos. A curiosidade perceptual oposta era a curiosidade epistêmica, pode ser descrita um impulso visando "não só obter acesso a estimulação com informação, capaz de dissipar incertezas do momento, mas também adquirir conhecimento". A curiosidade epistêmica, pode ser dito como se aplicando predominantemente aos seres humanos, distinguindo assim a curiosidade dos humanos da de outras espécies.


A 5 dimensões da curiosidade

O PhD em psicologia, Todd B. Kashdan, estudou a curiosidade ao longo de 20 anos. Ele desenvolveu um sistema de identificação de diferentes dimensões de curiosidade. Inicialmente, e por anos, foram identificadas duas dimensões.


Estudos complementares de abrangência nacional foram realizados com 508 adultos, e mais 403 adultos online posteriormente. Para solidificar os dados, foi feita mais uma amostra nacionalmente representativa com 3.000 adultos. Isso levou à conclusão de que há, na verdade, 5 dimensões de curiosidade. São elas:


Alegria em explorar

É o reconhecimento em si mesmo de uma vontade de aprender e o desejo de buscar conhecer mais. Causa uma alegria subsequente em obter conhecimento, aprender e crescer.


Sensibilidade à privação

É marcada pela tensão e ansiedade, e não pela alegria. É a busca desesperada em preencher lacunas de conhecimento ou resolução de problemas. É a necessidade incômoda na busca por saber o que não se sabe.


Tolerância ao estresse

É a disposição em lidar com dúvida, confusão, ansiedade e formas variadas de angústia que surgem durante a busca por conhecimento. É a aceitação de adversidades durante o aprendizado em eventos novos, desconhecidos, complexos ou misteriosos.


Curiosidade social

É a vontade de saber o que as pessoas estão fazendo, pensando, ouvindo, falando e observando.



Busca por emoção

É a aceitação em correr riscos físicos, sociais e até financeiros para adquirir conhecimentos e experiências variadas, intensas, diferenciadas e complexas. 


Fonte:

Mundo Educação

https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades

Brasil Escola

https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades

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