Meiko Kaji

 


Meiko Kaji , nascida como Masako Ota, Chiyoda, 24 de março de 1947, é uma atriz e cantora. Ela trabalhou em mais de cem filmes, sendo suas personagens mais marcantes mulheres fora da lei em filmes do começo dos anos 1970, incluindo uma das rebeldes da série Stray Cat Rock, a vingadora Lady Snowblood, e a injustiçada bandida "Sasori" da série Female Convict 701: Scorpion.

Meiko Kaji nasceu em Chiyoda, Tóquio e formou-se na escola Yakumo Academy em Meguro. Ela começou a atuar com seu nome real, Masako Ota, no estúdio Nikkatsu em 1965. Em 1969 ela atuou em Nihon Zankyoden, um de uma séries de filmes dirigidos por Masahiro Makino, que reconheceu sua habilidade de atriz e sugeriu-lhe o nome artístico de Meiko Kaji. Entre 1970 e 1971 ela trabalhou na série de filmes Noraneko Rokku (Stray cat/Alleycat Rock), que tinha como assunto a delinquência juvenil.
Em 1971, a Nikkatsu mudou-se para o ramo de pink film e Meiko assinou com a Toei Company. Pela Toei ela atuou como protagonista na série de filmes Female Convict 701: Scorpion. Em 1973 interpretou a personagem "Yuki", no cultuado thriller de vingança Lady Snowblood, seguida pela sequência, Lady Snowblood 2: Love Song of Vengeance. Desde então, ela apareceu em vários filmes do cineasta Kinji Fukasaku, como Yakuza Graveyard (1976). Em 1978, ela estrelou Sonezaki Shinjū, que lhe rendeu indicações de "Melhor Atriz" em cinco diferentes premiações, vencendo quatro delas.

Meiko vem atuando em telenovelas e séries de televisão desde os anos 1980.
Ela também tem uma longa carreira como cantora. Ela canta o tema de Lady Snowblood, "Shura no Hana", e o tema de da série de filmes Female Convict Scorpion, "Urami Bushi". Essas suas canções foram incluídas na trilha sonora do filme Kill Bill,  do cultuado cineasta estadunidense Quentin Tarantino, que sempre se declarou um fã de Meiko Kaji. Suas canções foram lançadas em CD pela primeira vez, desde então. Isso a encorajou a retomar a carreira musical.
Ela atualmente

Em 2009 ela lançou o single, Onna Wa Yametai. Em 2011 ela lançou seu primeiro álbum após 31 anos, Aitsu no suki-so-na burūsu com composições escritas por Ryudo Uzaki e Yoko Aki.
Com o interesse renovado nela após o sucesso de Kill Bill, ela também recebeu muitos convites de atuação em Hollywood, mas acabou recusando todos, afirmando que acreditaria não ter uma boa performance em outra língua que não fosse a japonesa.

Filmografia

Cinema
A Maldição da Mulher Cega, também conhecida como A Espadachim Tatuada, também conhecida como A Vida Assombrada de uma Moça Tatuada de Dragão (怪 談 昇 り 竜 Kaidan nobori ryū?) (Junho de 1970, d. Teruo Ishii)
Shinjuku Outlaw - Pise no acelerador (新宿 ア ウ ト ロ ー ぶ っ 飛 ば せ Shinjuku autorō - Buttobase?) (Outubro de 1970)
A série Stray Cat Rock (1970–71)
Rock de gato perdido: chefe delinquente
Rock de gato perdido: Wild Jumbo
Rock de gato perdido: caçador de sexo
Rock de gato perdido: animal de máquina
Alleycat Rock: Crazy Riders '71 (野 良 猫 ロ ッ ク 暴走 集 団'71 Nora neko rokku: Bōsōshūdan '71?) (Janeiro de 1971, d. Toshiya Fujita)
A série Sasori (1972–73)
Mulher condenada 701: Escorpião
Mulher Escorpião Condenada: Cadeia 41
Escorpião Condenada Feminina: Estábulo de Besta
Mulher Prisioneira Escorpião: Canção do Rancor do 701
A série Gincho (1972)
Borboleta errante de Ginza
Gincho Nagaremono: Mesuneko Bakuchi
Batalhas sem honra e humanidade: Hiroshima Deathmatch (1973)
Lady Snowblood (1973)
Lady Snowblood 2: Love Song of Vengeance (1974)
The Homeless (1974)
Canção de ninar da Terra (大地 の 子 守 唄 Daichi no komoriuta?) (Junho de 1976, d. Yasuzo Masumura)
Cemitério Yakuza (1976)
Duplo Suicídio de Sonezaki (1978)
Árvore sem folhas (1986)
Televisão
Sasagawa Saho Matatabi Shirizu - Kuresakatouge e no chisou (1972) - Oshizu
Terauchi Kantarō Ikka (1974) Série de TV .... Shizue Terauchi
Sorekara no Musashi (1981) série de TV ... Yuri-hime
Kaseifu wa mita! 2 (1984) (TV)
Sutaa tanjō (1985), série de TV
Tantei Kamizu Kyōsuke no satsujin suiri 8: Izu Shimoda-kaigan ni akai satsui ga hashiru (1988) (TV) .... Shōko Hamano
Aoi sanmyaku '88 (1988) .... Umetaro
Onihei hankachō (1989), série de TV .... Omasa
Onihei hankachō (1995) ... também conhecido como Onihei's Detective Records (Internacional: título em inglês)
Kenkaku Shōbai (1998), série de TV
Kaseifu ha mita! 21 (2003) (TV) .... Mayumi Hirao
Anata no tonari ni dare ka iru (2003) Série de TV .... Shimako Matsumoto
Nogaremono orin (2006) série de TV
Série de TV Hasshū mawari kuwayama jūbei (2007)

Discografia
"Todos somos únicos e diferentes, e isso é algo maravilhoso"

É essa frase que Meiko Kaji fala logo no primeiro episódio da série Kinou Nani Tabeta?, ou O que você comeu ontem? em português. Sem trocadilhos, por favor: é uma série inspirada em um manga de Fumi Yoshinaga sobre um casal gay de meia idade vivendo em Tóquio. Kenji Yabuki (Seyô Ushino) é cabeleireiro e Shiro Kakei (Hidetoshi Nishijima) é um advogado, e o segundo ainda está no armário no trabalho. Kaji faz o papel da mãe de Kakei, que é super pra frentex e quer que o filho saia do armário, do alto da sua gueta!

Mas vamos começar do começo: o trabalho marcante do começo da carreira dela aconteceu no começo dos anos 1970, na cinessérie sobre delinquentes juvenis (isso mesmo, era uma série de filmes sobre delinquentes juvenis) chamada Noraneko Rokku.
O estúdio que produziu esses filmes é o Nikkatsu. Só que a coisa tava começando a enveredar para a bagunça - eles estavam entrando na onda do pinku eiga, tipo uma versão nipônica da nossa pornochanchada. Para evitar participar desse tipo de filme, Kaji foi para a grande Toei. Acontece que lá ela acabou entrando em quase que um primo do pinku eiga, uma exploitation na vertente "mulheres na cadeia” - ou você achava que Orange is the new Black tinha brotado apenas de uma história real?

Em cada um, há um motivo de vingança, mas a Escorpião não é uma assassina aleatória desprovida de piedade. Pelo contrário, as circunstâncias levam-na a isso. No final, surge vestida de preto da cabeça aos pés, com um chapéu de aba larga (imagem que se tornou icónica) e já sabemos que vão rolar cabeças ou pelo menos, umas quantas punhaladas serão desferidas contra os malfeitores. Meiko Kaji explica como compôs estas personagens implacáveis:

“Quando eu tinha um papel forte, estava sempre preocupada em torná-lo ainda mais forte. Mas com uma força originada pela bondade e a aceitação dos progenitores e dos mais fracos. Estava mais concentrada na força mental do que na física. Eu tinha uma imagem de mulher forte, tanto na indústria como junto do público. E, depois de a termos, é muito difícil livrarmo-nos dela. Pedem-nos sempre o mesmo género de papel. Ainda hoje as pessoas me associam a isso.”

Visualmente, estes filmes, especialmente o segundo e o terceiro, são considerados obras-primas e influenciaram cineastas americanos, ou foram por eles influenciados. Por vezes, contêm uma violência surreal. No início do terceiro, Beast Stable, a Escorpião é capturada e, quando vai algemada a um detetive no metro, arranja forma de lhe cortar o braço para se livrar das algemas, começando então a fugir pelas ruas de Tóquio com o braço pendurado, perante o olhar incrédulo dos transeuntes!


No último capítulo, achamos que a Escorpião finalmente encontrou a tranquilidade merecida, mas perante a traição do amado, volta a vingar-se e conclui com um sucinto: “Não te matei a ti, matei a parte de mim que te amava.” Desaparece então num corredor vazio do metro, olhando para trás, antes de seguir o seu caminho.



Fonte:
wand Rin Strar

Wakabara

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