Animes com Mechas

Existem vários gêneros de animes que passam no Brasil, um dos melhores é os de Mechas, onde as pessoas controlam robôs gigantes, que virou febre nos anos 70 e 80 e um dos responsáveis é Go Nagai que criou animes como Mazinger G, G Mazinger entre outros, no Brasil chegou a passar animes baseado nesse gênero segue a lista abaixo:

Arbegas

Lightspeed Electroid Albegas é uma série de anime que foi ao ar de 1983 a 1984 no Japão, América Latina, Espanha e Itália. Foram 45 episódios transmitidos com 25 minutos cada. Outros nomes vagamente traduzidos são "Arbegas", "Arebegas", "Lightspeed ElectroGod Arbegas" e "Arbegas: El Rayo Custodio".

Três alunos talentosos de uma escola técnica, Daisaku, Tetsuya e Hotaru, criam robôs premiados como parte de uma competição escolar. Neste momento, a raça maligna de Derinja que planeja o controle de todo o espaço estende suas ambições para a Terra. Para combater esta ameaça, o pai de Hotaru, Professor Mizuki, pega os três robôs e os modifica para a batalha. Albegas, um super robô, nasce.

Os três robôs individuais se formam empilhados uns sobre os outros para formar um super robô chamado Albegas. Existem seis formações empilháveis. Cada um tem uma função especial. Individualmente, os nomes dos robôs são derivados das primeiras 3 letras do alfabeto grego (Alfa, Beta e Gama). A arma de escolha de Albegas é a Espada de Plasma Sanbai, com a qual ele derrota robôs Derinja inimigos (chamados de "Mecha-Fighters"), dividindo-os ao meio. Cada robô também usa uma espada individual. Foi lançado em VHS nos anos 80 aqui no Brasil com 2 episódios

Babel II

Babel II no Brasil é uma série de mangá de 1971 do autor Mitsuteru Yokoyama.


A série segue Koichi, um estudante japonês, que descobre que ele é a reencarnação da entidade alienígena "Babel". Como tal, Koichi é dotado dos poderes de Babel e juntou-se com três protetores: Rodem, uma pantera negra que muda de forma; Ropross, uma criatura voadora parecida com um pterodáctilo, e Poseidon, um robô gigante que sempre se levanta das profundezas do oceano, quando convocado. O herói comanda seus novos poderes e companheiros para defender a Terra.

A série animada possui três versões. Em 1973, como um anime . Em 1992, como uma série OVA (que teve character design de Shingo Araki). E em 2001, como uma série de televisão de 13 episódios.

No Brasil a série já foi exibida apesar dela ser bastante desconhecida no país. Seu OVA já foi comercializado em forma de DVD sobre o título de Babel Segundo - O Despertar, porém teve várias de suas cenas cortadas para uma duração de 60 minutos deixando sua trama um pouco sem sentido.

Baldius

Baldios - Guerreiros do Espaço  é um anime de mechas produzido pela Ashi Productions, sendo que o filme da série foi produzido pela Toei Animation em 1981, esse possui uma forte referência a problemas ambientais. Muitos dos episódios principais foram unidos e lançados como um "filme" nos Estados Unidos: "Space Warriors: Battle for Earth Station S/1." O nome do mecha Baldios manteve-se inalterado, embora tenha desempenhado um papel surpreendentemente pequeno no filme que foi criado. Na Itália, a série de televisão e longa-metragem foram exibidos sob o nome de: "Baldios, Il Guerriero dello Spazio". Em Cuba, uma outra versão do longa-metragem foi lançada nos cinemas, incluindo muitas das perturbadoras cenas de carnificina que haviam sido removidas da versão americana, sob o nome de Yaltus. Entretanto, essa versão também teve alguns conteúdos sexuais deletados. Hoje, a versão mais completa do filme é a do DVD japonês da série. Baldios foi exibido pela TV Manchete nos anos 1980 como mini-série (o filme foi dividido em 5 parte ou capítulos).

Barão Vermelho

Red Baron (O Barão Vermelho no Brasil) é uma série em anime dirigido por Akio Sakai e produzido pela Tokyo Movie Shinsha com a Nippon TV. O anime é um remake da série em live-action de 1973 Super Robot Red Baron.

No ano 2050 a população mundial é louca pelas “Lutas de Metal”, uma competição onde as pessoas lutam usando robôs gigantes. Uma organização chamada Máscara de Ferro está planejando transformar concorrentes das Lutas de Metal e seus robôs em armas. Além de tentarem sequestrar Shoko Saeba, uma programadora que criou o robô Barão Vermelho, que usa um sistema de feedback. Ken Kurenai é o único capaz de proteger Shoko e o Barão Vermelho da organização Máscara de Ferro.

Comando Dobulck

Comando Dolbuck é uma série que passou despercebida pelos fãs de animes da época. O desenho não foi para a TV e nem foi comentado pelos otakus. Produzido pelo estúdio Ashi Productions, Comando Dolbuck foi ao ar no Japão em 1983 com o título de Tokusou Kihei Dorvak (Tropa Armada Especial Dorvak). É um trabalho claramente criado na onda do sucesso de robôs transmorfos como Robotech e Transformers - que aliás faziam um sucesso absurdo na época.



Evangelion

Neon Genesis Evangelion  é um anime composto por 26 episódios criado e produzido pelos estúdios GAINAX e Tatsunoko e dirigido por Hideaki Anno. Ele foi transmitido pela TV Tokyo de 4 de outubro de 1995 a 27 de março de 1996. O elenco japonês original da série inclui as dublagens da cantora Megumi Ogata como Shinji Ikari, Megumi Hayashibara como Rei Ayanami e Yūko Miyamura como Asuka Langley Soryu. A música original foi composta por Shirō Sagisu; sua canção tema, "Zankoku na Tenshi no These", continua a ser elogiada por seu impacto duradouro nas décadas após seu lançamento. A franquia Evangelion também inclui uma tetralogia de filmes chamados Rebuild of Evangelion, além de outros spin-offs na forma de animes, mangás e jogos eletrônicos.

Evangelion é um anime do gênero mecha. A série se passa em uma Tóquio do futuro, quinze anos após um cataclisma global que ficou conhecido como Segundo Impacto. A história principal centra-se em Shinji Ikari, um adolescente de 14 anos que é recrutado pela obscura organização NERV para pilotar em combate uma biomáquina gigante conhecida como Evangelion contra seres monstruosos conhecidos como Anjos. Evangelion explora as experiências e emoções dos outros pilotos e membros da NERV enquanto esses tentam evitar uma nova catástrofe global. A série possui simbolismos e temas religiosos proeminentes em seus episódios, incluindo imagens do Cabala, Cristianismo, Judaísmo e Xintoísmo.

Neon Genesis Evangelion é uma série de ação pós-apocalíptica que gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres monstruosos e misteriosos conhecidos como Anjos, utilizando armas de combate biomecânicas humanoides gigantes conhecidas como Unidades Evangelion (ou EVAs). Estes seres são controlados por adolescentes, que por um mero acaso nasceram no ano do Segundo Impacto, sendo um deles o personagem principal, Shinji Ikari. Com outros adolescentes que foram treinados para pilotar os EVAs (por serem compatíveis com os mesmos) e com a ajuda dos membros da NERV, eles tentam derrotar os Anjos e evitar o Terceiro Impacto, o que levaria à destruição da humanidade. Muitos dizem que os Evas não são mechas, mas na dúvida eu coloquei na lista.

Gorilla Force

Resumo do enredo: No ano de 2545, um experimento que deu errado coloca o piloto de teste David Jance no centro da galáxia e em outro universo, que termina no meio de uma luta de vida ou morte contra os exércitos de GRIP, liderados por Dark Star.

Gundam Wing


New Mobile Report Gundam Wing , conhecido fora do Japão como Mobile Suit Gundam Wing, é uma das séries de anime para televisão de Gundam. Das várias adaptações do universo Gundam, a única que chegou ao Brasil foi Gundam Wing. Produzida pela Sunrise em 1995, a série é uma das três sagas alternativas que foram criadas para o 25.º aniversário da franquia Gundam. Gundam Wing - e seu OVA Endless Waltz - foram dirigidos por Masashi Ikeda (de Samurai Warriors). A versão mangá foi desenhada por Koichi Tokita. Foi o único anime de Gundam a passar no Brasil, sendo exibido pelo Cartoon Network, no quadro Toonami, foi dublada no extinto estúdio Álamo, e reexibida pelo canal TV Diário, no bloco Algodão Doce. A Editora Panini lançou a versão mangá da série, iniciando sua publicação de quadrinhos japoneses no país.

Após esgotar os recursos do planeta Terra, a Humanidade, sofrendo com a superpopulação e a degradação do meio ambiente, resolve construir colônias no espaço sideral, ao mesmo tempo em que procura recuperar o planeta. O resultado é o estabelecimento de gigantescos satélites artificiais ao redor da Terra. Com a recuperação do padrão de vida terráqueo, a vida em ambos os sistemas parece caminhar para a perfeição. Até as datas passam a ser escritas de outra forma: agora, DC significa Depois da Colonização. Mas há algo que os humanos não conseguiram eliminar ou transformar: sua ânsia por guerras.

Uma série de conflitos bélicos entre as nações se espalham sobre a Terra, ocasionando a criação de uma aliança militar que tem por objetivo, a princípio, evitar as guerras. No entanto, com o crescimento de seu próprio poderio e da sua influência sobre os países, a própria Aliança da Esfera Terrestre Unida se torna uma força opressora sobre as nações, passando a controlá-las através da ocupação militar. Mas havia ainda uma fronteira nas suas ambições de controle: o espaço sideral. Sob a justificativa de evitar novas guerras, uma vez que as colônias espaciais, estando fora da zona de controle da Aliança, representavam uma fonte de conflitos em potencial, o espaço sideral é dominado pelas forças da Terra.

Entretanto, dois homens tentaram mudar essa história de guerras: Heero Yuy, das colônias espaciais, e a família Peacecraft, do Reino Sank, que fica na terra, tentaram criar um mundo baseado no pacifismo através do desarmamento total das nações. Temendo as consequências dessa iniciativa, a Fundação Romfeller, organização que reunia as antigas aristocracias de todo o mundo e que havia apoiado a criação da OZ - um grupo de soldados especialistas da Aliança Militar -, interfere diretamente nessas iniciativas de paz. Heero Yuy, líder sobre os esforços antiarmamentistas das colônias espaciais, é assassinado. Na Terra, o Reino Sank é destruído, e a sua família real é eliminada e dispersada, os únicos sobreviventes foram Millardo e Relena.

Entretanto, a morte de Heero Yuy desencadeou uma insurreição secreta nas colônias. Um grupo de cientistas que, no passado, foram os idealizadores dos Mobile Suits - robôs humanóides de luta com cerca de 15 metros de altura, principal arma das forças da Aliança Terrestre e da OZ - envia à Terra cinco MSs especiais, feitos de liga de Gundanium, pilotados por cinco jovens de capacidades excepcionais. É a Operação Meteoro: a descida dos Gundams à Terra. Mas o quartel-general da Aliança descobre a operação… O personagem principal da série tem o "nome código" Heero Yui, em homenagem a este antigo líder.

O Homem de Aço ( Gigantor)


O nome original era 'Tetsujin 28-go', que literalmente significa " Homem de Ferro numero 28-vai!", seu mangá foi lançado em julho de 1956 e teve 12 volumes, chegando ao último  numero ou volume em maio de 1966. Uma curiosidade histórica é que este mangá foi o PRIMEIRO a apresentar um robo gigante, iniciando o que mais tarde seria conhecido como gênero 'mecha'. 

O mangá teria uma adaptação em live-action em 1960 com 13 episódios, e geraria mais 5 animes, 2 filmes e um novo mangá que teve inicio em 2013 e ainda esta em andamento (infelizmente o Brasil ainda está muito atrasado em relação aos lançamentos de mangá, e os japoneses não ajudam muito, por acharem que o mangá é uma tradição deles.

Gigantor em anime.

O anime que acabou chegando aqui no Brasil foi o criado em 1963. A série originalmente teria 84 episódios, mas o tremendo sucesso alcançado fez com que mais 13 episódios fossem lançados, deixando a ´serie com um total de 97 episódios. Porém por aqui somente os 84 originais foram exibidos, melhor do que nos EUA onde apenas 52 foram exibidos. 

O segundo anime baseado no mangá viria em 1980, e foi chamado "Shin Tetsujin 28-go" (Novo Homem de Aço numero 28", teve 51 episódios.

Em 1992, foi lançada uma especie de continuação do anime de 1980, chamava-se 'Tetsujin 28 FX'. A história girava em torno do filho de Shotaro Kaneda (que controlava o robo nas séries anteriores), Masato, que agora o controla e trabalha para uma agência de detetives junto à outras crianças (!!). Esta série teve 47 episódios,e andou por aqui.

Iron Man 28

Duas hisstórias Inéditas do fabuloso robot “IRONMAN 28" e de seu tutor, filho do cientista que criou esta fantástica máquina para defender a Terra de possíveis invasores. Na primeira estoria, "IRONMAN 28" é chamado para salvar um trem bala com várias pessoas à bordo. sob o controlo de um terrível bandido que chantageia o governo para dominar o poder político na Terra. Na segunda estória, o sentido ecológico de preservação da fauna e flora é enfatizado, depois que estranhos fenômenos meteorológicos ameaçam a paz na Terra, desencadeados por máquinas voadoras de origem desconhecida. Ação, aventura e belas imagens fazem desta sede um programa especial para jovens e crianças.

Macross


The Super Dimension Fortress Macross é uma série de animação. De acordo com o criador, Shoji Kawamori, "…O enredo se desenvolve sob um triângulo amoroso, com uma guerra galática no plano de fundo, durante a primeira guerra alienígena-humana na história…".

Macross é considerado um clássico no mundo todo pelo fato de combinar elementos de mecha (robos gigantes), batalhas apocalípticas, romances em tempos de guerra e vitórias por meios não convencionais. O design bélico é feito por Kazutaka Miyatake e Kawamori (ambos dos estúdios Studio Nue), e personagens por Haruhiko Mikimoto. Somando a isso, Macross lançou no mercado o primeiro ídolo virtual, Lynn Minmay, com sua voz dublada por Mari Iijima, o que a transformou instantanemante numa celebridade.

A maioria da animação (com o conteúdo e os diálogos alterados) foi adaptado fora do Japão para a primeira temporada de Robotech, que pode ser considerada uma serie totalmente diferente da original japonesa.

Em 1999 uma nave de origem extraterrestre cai em uma ilha do Pacífico Sul chamada South Ataria. Os países da Terra, que naquele momento estão envoltos em uma violenta Guerra Civil Global, entram em um acordo para formar um Governo da Terra Unida para organizar a defesa mundial frente a uma possível ataque extraterrestre. Este governo decide restaurar a nave extraterrestre, conhecida agora como SDF-1 (Super Dimension Fortress - 1) Macross, e colocá-la a serviço como nave integrante da frota terrestre.

Dez anos depois, a SDF-1 está pronta para voar quando uma frota pertencente a uma raça extraterrestre de gigantes chamada Zentraedi chega a Terra atrás da nave pertencente a uma "raça" inimiga, a do Exército de Supervisão. Após um disparo automatico do canhão principal, realizado pelo sistema de defesa da SDF-1, contra a frota Zentraedi, se inicia um combate entre as forças da Terra e os Zentraedi. Ficando sem alternativas de fuga, a SDF-1 usa o sistema de hiperpropulsão ("fold drive")e acaba caregando acidentalmente consigo a ilha, com seus 60.000 habitantes (que estavam em abrigos de guerra isolados). Por um erro de cálculo, ao invés da SDF-1 ir para a órbita da Lua, ela vai parar próximo à órbita de Plutão. A série mostra a viagem da SDF-1 de volta a Terra, trazendo a bordo os civis da ilha Macross, que reconstruíram a cidade no interior nave, fazendo com que a nave se chame SDF-1 Macross. Durante o regresso, a Macross é constantemente atacada pelas forças Zentraedi. Eventualmente a nave regressa a Terra, mas antes se produz o primeiro contato entre os humanos e os Zentraedi quando estes tomam como prisioneiros Hikaru Ichijyo, Misa Hayase, Hayao Kakizake e Maximillian Jenius.

O Governo Mundial se nega a permitir o desembarque dos civis por motivos políticos, pois querem afirmar que a culpa do conflito é somente o SDF-1 Macross, pelo disparo inicial, e não o resto da Terra. Logo depois de uma devastadora batalha na Terra ordena-se que o SDF-1 abandone o planeta com os civis a bordo. Os Zentraedi, uma raça criada com o único propósito da guerra, sofrem um violento choque cultural ao observar os humanos, pricipalmente ao ouvirem as músicas cantadas por Lynn Minmay, choque o qual leva eventualmente a uma deserção em massa e a um motim dentro de suas forças, que passa a se aliar ao SDF-1. Para evitar o caos, o líder supremo dos Zentraedi reúne toda sua frota (cinco milhões de naves de guerra) e bombardear a Terra, devastando-a e matando milhões de pessoas, destruindo 50% da população. Segue uma batalha apocalíptica entre o SDF-1 e seus aliados Zentraedi contra a nave principal inimiga a qual fica totalmente destruída, essa batalha só foi ganha devido o uso do choque cultural, enviando para toda a frota inimiga as músicas que até então nunca tinham ouvidas antes, deixando a maior parte dos Zentraedi imobilizados e com duvidas se a guerra era a unica coisa que eles poderiam fazer.

A série continua mostrando o duro processo de reconstrução do mundo depois da guerra, o desenrolar da história de amor e os problemas da convivência entre humanos e Zentraedi que desembocam em uma rebelião destes últimos. A história de Macross termina com a conclusão do triangulo amoroso (Hikaru Ichijo, Misa Hayase e Lynn Min Mey), onde Hikaru Ichijyo e Misa Hayase terminam juntos.

Pirata do Espaço


Groizer X, conhecido no Brasil como O Pirata do Espaço é um anime produzido em 1976 por Go Nagai, dentro do estilo mecha.

A ilha Akane é surpreendida pela queda de um objeto voador não identificado. O Professor Hideki Tobishima, chefe da base aérea da ilha, e Joe Kaizaka, piloto de acrobacias aéreas, vão ao local da queda para investigar e encontram uma nave com uma jovem muito ferida.

Socorrida por eles, a jovem – após receber tratamento médico – conta sua história: ela é natural da estrela Gailar. Estavam em pesquisa pelo espaço quando, por defeito, a nave teve que parar na Terra. Ficaram sob o mar em estado de sono induzido, esperando socorro de Gailar. Só que testes nucleares na Terra fizeram com que alguns despertassem. O comandante da segurança de Gailar, o malévolo Geldon, assassina covardemente o soberano legítimo e se auto-proclama imperador, desperta os demais e diz querer estabelecer seu império na Terra. Para isso, usaria o Pirata do Espaço, nave de combate desenvolvida pelo Professor Yan, o pai de Rita, que discorda dos pérfidos objetivos de Geldon e tenta fugir com a nave. Os soldados de Geldon o atingem e o capturam, mas Rita consegue fugir com o Pirata do Espaço, mesmo ferida. Na sua fuga, ela cai no Japão e é socorrida por Tobishima e Joe.

A partir de então, o Japão começa a sofrer ataques sob as ordens do imperador Geldon, com seus "robôs-bomba", e o Pirata do Espaço começa a ser utilizado para a defesa do planeta, sendo pilotado por Joe e Rita, com o apoio de toda a equipe do Professor Tobishima. Esse anime não fez muito sucesso no Japão, pois assim como eu a criançada de lá esperava luta entre mechas e não de naves, até quando ele enfrentou um falso Pirata do Espaço, foi em forma de nave. Me lembro que assistia na esperança de lutarem em forma de mecha, dos 36 episódios só 12 que ele virou mecha.

Vultus 5


Vultus 5 é uma série de anime de ficção científica de mecha de 1977. O anime tem muitas semelhanças com o Combattler V anterior, também de Tadao Nagahama.

Foi transmitido no Japão em 1977 e na Itália a partir de 1983, em emissoras privadas com cobertura local.

O fato de Tadao Nagahama ter dirigido os primeiros episódios de Lady Oscar sugere que a história de Vultus 5, com o tema da população escravizada se levantando contra uma aristocracia cuja aparência e atitude foram influenciadas pelas pesquisas anteriores de Nagahama sobre a revolução francesa.

Em um planeta semelhante à Terra, Boazan, os humanóides vivem da mesma forma que os terrestres, com a única diferença de que possuem chifres. De acordo com as leis dos Boazani, quem não tem chifres é automaticamente escravo, portanto o mundo é dividido em uma casta governante, nobre e rica, e outra escravizada e explorada. Outra característica é que sua sociedade de fato apresenta este e outros elementos relativamente atrasados, apesar de possuir uma tecnologia muito avançada: as roupas e os edifícios lembram os da revolução francesa, há espadas, nobres e valores aristocráticos, mas do outro a tecnologia de guerra .e outros são consideravelmente mais avançados do que o da Terra no século vinte.

No planeta Boazan, o sucessor do imperador está sendo decidido: o herdeiro é muito fraco, portanto o filho do irmão mais novo do imperador, Kentarus, e o filho da cortesã favorita do imperador, Zambazir, permanecem. Zambazir descobre que o Dr. Kentarus, embora neto do imperador, na verdade tem chifres artificiais, então ele o desmascara e o prende. O Imperador Zambazir, após sua nomeação, inicia uma política de invasão de outros planetas, incluindo a Terra. Já Kentarus, que sempre teve dúvidas sobre as leis discriminatórias de seu planeta, também se encontra entre os escravos: explorando seus conhecimentos científicos, cria armas improvisadas e organiza uma revolta, mas as forças do exército são superiores e o motim é sufocado. Enquanto isso, ele descobre que sua esposa morreu, dando à luz um filho. O cientista, na esperança de organizar uma nova revolta contra o imperador Zambazir, foge de Boazan. Naufragado na Terra, ele se apaixona pela Dra. Annabelle, com quem tem outros três filhos: Michel, Ivan e Carl.

Kentarus está ciente de que Zambazir não deixará sua nova casa sozinho, então junto com sua esposa, Dra. Esperus (que irá morrer em uma luta e será substituída pelo Dr. Barion) e Comandante Okanin, ele constrói a base do Big Falcon e o robô gigante Vultus. 5. Os cinco pilotos que o dirigem são:

Michel, especialista em armas de fogo, o primeiro filho de Kentarus com Annabelle

Ivan, mestre na arte de bo, filho de Kentarus

Carl, um especialista em mergulho, também filho de Kentarus

Gepi, hábil com o chicote e no rodeio

Sonya, filha do comandante Okanin e especialista nas artes ninja.

Infelizmente Kentarus, anos antes da invasão, é forçado a retornar a Boazan para dar à Terra tempo suficiente para se preparar.

Após várias lutas e um upgrade, o Vultus finalmente consegue derrotar a base terrestre boazana, comandada pelo Príncipe Sirius. Kentarus, entretanto escapou novamente para Zambazir e secretamente retornou à Terra graças à ajuda de outro boazani rebelde, constrói uma nave espacial poderosa, a Solar Bird, que combinada com o Big Falcon pode chegar rapidamente ao planeta Boazan, graças à curvatura do espaço. Quando o gênio cientista é novamente sequestrado e levado a Boazan para ser executado, os heróis o perseguem com a nova base e, assim que chegam, uma proclamação de rádio dá início à revolta dos escravos que saem às ruas.

No último episódio, o Príncipe Sirius continua sendo o único nobre que ainda está determinado a derrotar os rebeldes, então, a bordo de um robô mecânico gigantesco semelhante ao Vultus, ele tenta uma última luta contra Michel e os outros, mas apesar da clara paridade, um breve momento de distração permite que os cinco pilotos ganhem novamente. Em vez disso, Zambazir provará ser um covarde e então, mesmo em face das evidências, ele não saberá como reconhecer sua própria derrota e tenta descarregar a culpa no príncipe: segurando uma granada para ameaçar os terráqueos, o imperador é morto por Sirius que, revoltado com o comportamento do soberano, atira nele uma adaga que o faz perder o controle do dispositivo, que cai a seus pés e explode. Pelo símbolo colocado no cabo da adaga, Kentarus entende que Sirius é filho de sua primeira esposa, portanto é o meio-irmão mais velho de Michel e dos outros. Tendo entendido isso, Sirius protege Michel com seu corpo, para protegê-lo da explosão, mas logo em seguida o chão cede, separando-os: Michel insta Sirius a se salvar, mas ele, entristecido pela morte de seu único amor, Kazarine, deixa-se desaparecer em lágrimas nas chamas. Guerra chega ao fim: Kentarus torna-se o líder do planeta Boazan, enquanto Vultus está equipado com o mecanismo que lhe permite fazer o salto espacial para a Terra de forma autônoma, para que a partir daí os três filhos possam vir visitá-lo quando quiserem. O Big Falcon-Solar Bird e o Vultus V voltam à Terra, que caminha para um longo período de paz.

Voltron

Voltron: O Defensor do Universo é uma série animada sobre uma equipe de exploradores do espaço que pilotam um super robô gigante conhecido como "Voltron". Foi produzido em parceria entre World Events Productions e Toei Animation, a série de televisão original foi ao ar em Syndication entre 10 de setembro de 1984 até 18 de novembro de 1985. A primeira temporada de Voltron, com o "Lion Force Voltron", foi adaptado a partir do anime Beast King GoLion. A temporada, com o "Vehicle Voltron", foi adaptada do anime Armored Fleet Dairugger XV.

Voltron foi extremamente popular durante sua transmissão, e gerou uma série de sequência, várias histórias em quadrinhos, e um 1 especial de uma hora.

No Brasil a série foi licenciada através de VHS pela distribuidora Look-video do Brasil em 8 Volumes, totalizando 26 episódios. Em Portugal a série foi emitida pela TVI entre 1998/1999 e também foi transmitida pelo Canal Panda.

Em 1998, foi lançada a série em CGI Voltron: The Third Dimension e 2011, Voltron Force, ambas tiveram apenas 26 episódios, em 05 de janeiro de 2016, o Netflix anunciou Voltron iria estrear em 2016 como uma série Netflix original de animação, produzida em parceria com a DreamWorks Animation (DWA), parte de um acordo de vários anos entre os dois grupos. Em fevereiro, teasers revelaram o título da nova série Voltron: Legendary Defender em 25 de março, 2016, um teaser foi lançado, anunciando que a primeira temporada, composta por 13 episódios, prevista para estrear 10 de junho de 2016.

A série original foi criada por Peter Keefe e John Teichmann em 1984 usando o material que eles tinham licenciado da série de animação japonesa Beast King GoLion e Armored Fleet Dairugger XV. Os produtores não tinha meios de traduzir a série japonesa para o inglês, assim, eles supuseram as parcelas, criando totalmente um novo diálogo, editando as cenas mais violentas e remixando o áudio em formato estéreo. A série foi um sucesso imediato nos Estados Unidos, superando o mercado de sindicação para programas infantis, em meados da década de 1980.

A série japonesa Mirai Robo Daltanious foi originalmente planejada para ser adaptada pela World Events Productions como parte de Voltron. Ao solicitar as fitas originais da Toei Animation para fins de tradução, os produtores mundiais Events Productions solicitaram "aquelas com o lion." Equivocadamente, Toei então passou a enviar cópias de Beast King GoLion para o World Events, outra série "de se fundir com robôs", com lutadores em forma de leão. Porque os produtores da World Events preferiram GoLion a Daltanious, os episódios de GoLion foram adaptados ao contrário, passando a se tornar a parte mais popular da transmissão original de Voltron. Uma terceira versão/série de Voltron foi baseada em mais uma série japonesa, Kōsoku Denjin Albegas, que também estava em andamento, mas caiu quando World Event Productions se juntou com a Toei para fazer um novo GoLion, devido que a série teve sua popularidade ao longo da transmissão de Dairugger.


Zeorymer



Hades Project Zeorymer ) é um anime sobre mechas produzido pela Toshiba EMI e Youmex, com a animação de AIC e ARTMIC Studios. Foi baseado no mangá homônimo do mangaká Yoshiki Takaya, sob o pseudônimo de Chimi Maruo.

O mangá tem um forte apelo sexual, contendo inclusivo cenas explícitas, mas o anime diminuiu consideravelmente esse aspecto.

A empresa de programação "International Electronic Brains" serve de fachada para uma organização secreta chamada Tekkoryu (Hau Dragon), sediada na China. Esta organização domina os Hakkenshu, 8 mechas que representam cada um as forças da natureza. A missão principal da organização é recuperar o mais forte dos Hakkenshu, Zeorymer dos Céus, roubado por um agente duplo e levado para o Japão.

Masato Akitsu era um adolescente normal até ser capturado por uma organização japonesa e jogado na cabine do Zeorymer dos Céus. Assim ele é informado de que toda a sua antiga vida era mentira, e que na verdade seu futuro é pilotar o Zeorymer dos Céus.

Zeorymer é o único dos Hakkenshu que precisa de dois pilotos para funcionar, um homem e uma mulher. Com isso a dupla principal passa a ser Masato e Miku Himuru, uma misteriosa garota.

Fonte:

Memoria Magazine

ANIME-mória: GIGANTOR O HOMEM DE AÇO (1963) - MEMÓRIA MAGAZINE (memoriamagazine.blogspot.com)

Animes News Network

Akū Daisakusen Srungle (TV) - Anime News Network:W

Malkava Animes

Red Baron (O Barão Vermelho) | Malkav Animes (fansubs.com.br)

Filmow

Comando Dolbuck - 1983 | Filmow

TB

Animes Mecha | Os 16 Melhores animes com lutas de robôs - ToBruxo

Comentários