A Lenda de Jiraiya

Jiraiya Goketsu Monogatari, como a história é conhecida em japonês, não possui uma origem exata. Sabe-se que ela remete a lendas chinesas e que, durante o século XIX, vários autores escreveram sobre o personagem. No mundo do conto, há cinco tipos de magia: sapo, serpente, lesma, pássaro e aranha. O Jiraiya dessa história, assim como o famoso personagem de Naruto, é um ninja aventureiro que domina a magia dos sapos.

Jiraiya Goketsu Monogatari é uma famosa história japonesa escrita entre 1839 e 1868 por vários autores, chegando a ser adaptada para uma peça de teatro em 1852.

No Japão antigo praticavam-se 5 tipos de magia: Sapo, Serpente, Lesma, Pássaro e Aranha. Supostamente estes tipos de magias eram incompatíveis entre si, mas nesta estória o amor conseguiu contrariar essa tendência.

Jiraiya (significando literalmente, Jovem Trovão) era o herdeiro de um poderoso clã de Kyushu. Numa época em que a sua família passava por problemas financeiros, Jiraiya foi para a província de Echigo (que é agora Niigata) e tornou-se um pirata e chefe de um grupo de bandidos. Anos mais tarde conheceu um eremita (sennin) imortal que vivia no monte Myoko, que lhe ensinou magia dos sapos (não só invocações, mas todo o tipo de coisas).


O nome dessa jovem é, você adivinhou, Tsunade. Além disso, Jiraiya tem um arqui-rival chamado Yashagoro, cujo apelido é Orochimaru, mestre da magia das cobras. Eles se odeiam, e começam a lutar, levando os clãs deles a uma guerra sangrenta que termina com a derrota de Orochimaru.

Jiraiya tinha também um inimigo seu Yashagorou, mas depois de dominar a magia de cobra ficou conhecido com Orochimaru (Orochi se refere uma cobra gigante com 8 cabeças e maru e a terminação usada em nomes). Mas nem tudo são flores, um dia orochimaru ataca o causal e eles tem uma batalha fervorosa, mesmos Tesunade tendo vantagem sobre orochimaru, os dois perdem, por causa do veneno de cobra.

Por causa da derrota, Orochimaru deixa o clã e a vila dele, e se isola de todos pensando numa maneira de conseguir controlar todo o Japão.

Mas um dos fiel discípulos de jiraiya resgata os dois, muito tempo depois esse discípulo tem um confronto com Orochimaru e o derrota e mostra sua lealdade.

Essa lenda inspira não só os personagens de Kishimoto, mas o próprio jogo Pedra, Papel e Tesoura, que no Japão chama-se cobra, sapo, lesma, e é um dos jogos mais antigos da história da humanidade.

Só para completar, Jiraiya ainda pode ser traduzido para Jovem Trovão. O ninja foi mestre de Minato, que tinha a maestria da arte do trovão e morreu jovem.

No Japão, a série se chama Sekai Ninja Sen Jiraiya mas, para o mercado internacional, a Toei decidiu batizá-la de Ninja Olímpico Jiraiya. Isso por conta das Olimpíadas de Seoul, em 1988, ano em que estava sendo exibido. Por isso sua espada também é a “Espada Olímpica!”.

Fonte:

Chave 42

jiraiya gōketsu monogatari (Historia do Galante Jiraiya) - Chave 42

Legião dos Super-Heróis

10 Curiosidades sobre Jiraiya: O Incrível Ninja que talvez você não saiba! (legiaodosherois.com.br)

Critical Hits

Esta é a história que inspirou o autor de Naruto Shippuden a criar os Sannins Jiraiya, Tsunade e Orochimaru - Critical Hits

Bujinkan

A Lenda de Jiraiya - Bujinkan Shisei Dojo – Arte Ninja Tradicional – Ninjutsu – 武神館道場 (bujinkan-sp.com.br)

Geek Blast

Anime & Folclore: A Lenda do Herói Jiraiya - GeekBlast

Comentários