Conceito de Festa

Uma festa é uma solenidade comemorativa destinada a pessoas ou fatos importantes, como por exemplo as Festas Juninas.

As variantes mais comuns de festas são as de aniversário (que ocorrem geralmente de ano em ano no dia do nascimento) e as religiosas (procissões resultantes de romarias ou peregrinações), em comemoração a certas crenças religiosas.

Quando a festa possui um caráter mais abrangente ou oficial torna-se festival, geralmente atraindo mais público e repercussão junto à sociedade.


Festas de época

As festas que ocorrem em determinadas datas ou períodos comemorativos do ano são conhecidas como festas de época. Geralmente de origem religiosa, cristã e/ou pagã, são celebradas extensivamente em diversas regiões. No Brasil, as festas deste tipo mais conhecidas são o Carnaval, a Páscoa, a Festa Junina e o Natal, além do Réveillon ou Festa de Ano Novo.

Nos grandes centros urbanos do país, vem se popularizando também a comemoração do Halloween ou Dia das Bruxas, festa de origem celta[1] difundida mundialmente com a globalização.

Uma festa popular pode ser definida como uma manifestação popular, cuja intensidade ultrapasse os limites de uma atividade festiva individual, abrangendo a coletividade em festas realizadas em diversos países com manifestações diferentes.


Festas nacionais e regionais

São muitas manifestações realizadas e baseadas em fatos e atos populares normalmente incentivadas pelo governo e até mesmo oficializadas, pois grande parte delas homenageia fatos marcantes do país, do estado ou da região.



Exemplos de festas nacionais e regionais

Dia da bandeira - Patriótica incentivada pelos governos, na forma de um ato de louvar a bandeira.

Dia da independência - Uma manifestação nacional, conduzida ao rumo nacionalista com fulcro na liberdade de ação.

Dia ou evento comemorativo - Mais para comemorar uma data importante a nível qual quer por exemplo dia do contador no Brasil.

Festas internacionais

São as comemoradas por todas as nações signatárias da ONU ou outro organismo internacional, cuja relevância seja considerável.


Exemplos de festas e comemorações internacional

Dia da confraternização Universal - Comemorada todo dia 1 de Janeiro de cada ano.

Dia do refugiado - Seu dia foi estabelecido a todo dia 20 do mes de Junho de cada ano, a ser livremente comemorado em cada país conforme legislação local, pelo ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados - Este organiza uma série de eventos sobre o tema durante uma semana.

Dia da independência - Conhecido como Independence day, é comemorado todo dia 4 de julho nos Estados Unidos da América.


Exposição (do termo latino expositione) é uma apresentação de produtos, animais ou serviços para um público, especializado ou não.


Na música

Na música, exposição se refere à apresentação inicial dos elementos temáticos em uma fuga, sonata etc.

Bibliografia

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 12. ed. São Paulo: Global, 2012. 756 p. [1. ed., Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1954. 660p.]

ITANI, Alice. Festas e calendários. São Paulo: Editora Unesp, 2003. 


Comentários