O mestre Ip Man vem de umas linhagens mais antigas das artes marciais. Ele, aos 13 anos, foi o último aluno de Chan Wah-Shun. Um dos maiores estudiosos do Wing Chun, um estilo de Kung Fu praticado no sul da China.
Chan Wah-Shun também era doutor em medicina chinesa e treinou o exército de seu país. Outra curiosidade do mestre de Yip, era seu segundo emprego como um carro forte humano. Além de carregar grandes quantidades de moedas pela força, nenhum ladrão ousava roubar o lutador.
Yip após treinar com Chan acabou se mudando para Hong Kong com ajuda de um parente. Lá ele ficou sem treinar por um curto período de tempo.
Yip Man chegou em Hong Kong achando que tinha atingido a excelência no Kung Fu. Mas acabou sendo desafiado por um lutador local chamado Leung Bik, perdendo duas lutas seguidas de forma humilhante para o mesmo.
Isto abalou o mestre chinês. Yip queria esquecer o Kung Fu e nunca mais treinar. Mas o próprio Leung, seu algoz nos últimos combates, o convenceu a treinar por suas incríveis habilidades.
Yip acabou treinando com diversos mestes em Hong Kung por quase uma década até voltar para China novamente. em sua cidade natal, acabou se tornando policial e treinando diversos do seus subordinados.
Mas seu retorno a China durou pouco. Depois da revolução comunista, ele teve que fugir para Hong Kong por pertencer ao partido de oposição.
Bom, o Wing Chun é uma arte excelente. Ela foi feita por uma mulher chinesa, inicialmente só para ganhar uma luta, mas depois acabou se popularizando, e merece a fama que tem. Porém, é uma arte que pode parecer difícil no começo, mas ,após muito treino e esforço, se consegue velocidade e força incomparáveis, eu diria. É uma luta que funciona com movimentos econômicos, tentando atacar ao mesmo tempo que bloqueia um golpe, e trabalha muito com a percepção, tanto que os mestres de Wing Chun conseguem lutar de olhos vendados (se não me engano, em Yip Man 3 mostra isso, porém pode ser visto também em vídeos do youtube sobre essa luta. É uma luta de curta distância, como se pode perceber facilmente, então se quiser algo para poder atacar mais de longe, valeria mais à pena praticar uma luta que utilize mais as pernas como Taekwondo, por exemplo. Comparado a uma luta como o boxe, o Wing Chun ganharia facilmente em minha modesta opinião, pois há uma riqueza maior de movimentos, os ataques focam pontos que machucam e atordoam mais à pessoa, tanto que um golpe de um mestre pode matar alguém facilmente pelo fato de trabalharem com a energia interna do nosso corpo, chamada Ki (ou Qi, ou Chi). Mas a pessoa pode se tornar boa em qualquer coisa que faça se tiver dedicação ,amor e paciência àquilo, então pratique o que você mais gostar, independente dos obstáculos que forem impostos a você, se quer mesmo fazer, faça, até com 2 horas de viagem para ir todos os dias valeria à pena caso você goste de verdade daquilo.
Yip Man nos conhecimentos teóricos e na sua larga experiência, conhecia mais. Acontece que Bruce Lee ultrapassou Yip Man na questão prática ou seja na luta efetiva, pois desenvolveu o Jeet Kune Dô que era uma junção de todas as experiências marciais incluindo Kung Fú, Hapkido, Jiu Jitsu, Muay Thai, Full Contact, Krav Magá e com isso podemos dizer que numa luta real os conhecimentos de Bruce Lee estavam mais modernizados, mais atualizados. Em questões de teoria de energia vital, respiração, história das artes marciais, creio que nesse campo Yip Man devia conhecer mais.
Quando Yip fugiu para Hong Kong acabou fundando uma escola de artes marciais. Seus alunos estavam vencendo diversos campeonatos de Kung Fu, isto ajudou a restabelecer sua fama como grande professor.
Em 1953, com apenas 13 anos, Bruce Lee começou a treinar com Yip. Ele era considerado um dos alunos mais aplicados e inteligentes. Bruce Lee não só responsável pela fama do mestre.
A estrela de cinema espalhou pelo mundo um dos métodos mais eficazes e didáticos de como ensinar Kung Fu. Bruce Lee acabou visitando seu velho mestre pouco antes de sua morte.
Yip Man morreu em 1972, apenas sete meses antes da morte de seu mais notório aprendiz. O mestre se foi com 79 anos vítima do câncer.
Sua história ficou popular com uma série de filmes (franquia O Grande Mestre), que foram lançados a partir de 2008.
No filme de 1976 Bruce Lee: The Man, The Myth, Ip Man foi representado por seu filho mais velho Ip Chun. Ip Man foi interpretado por Wang Luoyong no filme de 1993 Dragon: The Bruce Lee Story. No filme de 1999 What You Gonna Do, Sai Fung?, Ip Man foi novamente interpretado por seu filho Ip Chun. Yu Chenghui interpretou Ip Man na série de televisão chinesa de 2008 The Legend of Bruce Lee. A história de Yip Man e, consequentemente, do Wing Chun, foi retratada na cronologia Ip Man, iniciada em 2008 e estrelada por Donnie Yen.
O filho mais velho de Yip Man, Ip Chun, aparece no longa caracterizando o personagem do mestre Leung Bik e também atua nos bastidores como o principal consultor do roteiro. A cronologia toma algumas liberdades em relação à história real de Ip Man, visando a aumentar seu efeito dramático. Foi o primeiro filme baseado inteiramente na vida de Ip Man. Em 2010, foi lançado outro filme baseado em Hong Kong sobre a vida de Ip Manː The Legend Is Born – Ip Man.
O filme é dirigido por Herman Yau e estrelado por Dennis To. Ip Chun faz uma participação especial interpretando Leung Bik. No filme de 2010 Bruce Lee, My Brother, Ip Man foi interpretado por Wong Chi-wai. O filme de 2013 The grandmaster, de Wong Kar-Wai, tem Tony Leung Chiu-Wai como Ip Man. A série de televisão chinesa de 2013 Ip Man foi exibida originalmente pela Shandong Television do final de Fevereiro a meados de Março.Foi dirigida por Fan Xiaotian e estrelada por Kevin Cheng, e Zhou Jianan na fase jovem.
O filme de 2013 Ip Man: The Final Fight, dirigido por Herman Yau e estrelado por Anthony Wong, foca na vida posterior de Ip em Hong Kong. Kevin Cheng, da série de televisão de 2013, interpreta o jovem Ip Man. O filme Ip Man 4 teve sua estreia adiada para Dezembro de 2019. Ele foca na ida de Ip Man para Seattle para ajudar seu aluno Bruce Lee a abrir sua própria escola.
Linhagem
Esta é a linhagem do wing chun, de acordo com Ip Manː
Ng Mui (uma dos Cinco Velhos do mosteiro Shaolin)
Yim Wing-chun (aprendeu Wing Chun de Ng para defesa pessoal)
Leung Bok-chau (marido de Yim)
Leung Lan-kwai
Wong Wah-bo (aprendeu a forma do bastão de Leung Yee-tai em troca do sistema de mão vazia)
Leung Yee-tai (adicionou sua forma de bastão ao sistema de mão vazia que aprendera de Wong)
Leung Jan
Chan Wah-shun
Yip Man (também aprendeu de Ng Chung-sok, Leung Bik)
Filmes sobre Yip Man
Ano Título em português Título em inglês
2008 O Grande Mestre Ip Man
2010 O Grande Mestre 2 Ip Man 2
2010 The Legend Is Born: Ip Man
2013 O Grande Mestre (2013) The Grandmaster
2013 Ip Man: The Final Fight
2015 O Grande Mestre 3 Ip Man 3
2019 O Grande Mestre 4 Ip Man 4
Fonte:
Torcedores
https://www.torcedores.com/noticias/2020/04/yip-man-inspiracao-para-a-franquia-o-grande-mestre
Jordson
https://jordson.medium.com/quem-era-yip-man-o-mestre-de-bruce-lee-3cae831d6107
Venum
https://venum.com.br/blog/historia-de-yip-man-o-mestre-de-bruce-lee/
Comentários
Enviar um comentário