A História da Apple


Em 1976, Steve Jobs (Saiba quem é Steve Jobs neste artigo.) e Steve Wozniak, dois jovens apaixonados por inovação, faziam parte de um grupo que montava seus próprios computadores de forma bastante artesanal. Foi em um dormitório de faculdade que a Apple Computers Inc. surgiu, trazendo à tona o Apple I, projeto de um computador bastante avançado para a época, mas que foi recusado por empresas já consolidadas, como a Atari e a HP.

Embora não tenha sido um grande sucesso de vendas, o Apple I, que era apenas a placa de circuito e custava cerca de 600 dólares (o que hoje equivale a 5000 dólares), foi um bom começo e deixou os rapazes esperançosos.  A placa de circuito era geralmente armazenada em uma caixa de madeira, de modo bastante rústico.

O que era um sonho hippie, acabou se transformando na maior promessa da tecnologia e, mais que isso, em um culto. Afinal, há quem diga que ao comprar um produto Apple, você não está simplesmente adquirindo um MP3 Player ou um computador, mas sim um estilo de vida.

Os lucros destas vendas sustentaram a Apple por mais um ano, e permitiram o desenvolvimento de máquinas mais potentes. O próximo a ser lançado foi  o Apple II, que fez muito sucesso. Diferente de outros computadores, o Apple II carregava o BASIC ( programa para programação da época) na própria memória, que totalizava 16 KB. De espaço disponível (4 KB para o Basic, e o restante para os dados dos programas).

Enquanto continuava na linha do Apple II, a empresa começou a trabalhar na interface gráfica, que já havia sido desenvolvida anteriormente pela Xerox. Na época, A Microsoft estava trabalhando para a Apple, e Bill Gates conseguiu exemplares do Lisa (Primeiro computador com interface gráfica a ser lançado no mercado). Pouco antes do lançamento do Lisa, Bill Gates lançou o Windows, utilizando a mesma interface do Lisa, porem com algumas funções modificadas.

O Lisa não fez muito sucesso, chegando a deixar a Apple no vermelho. Porem serviu de Base para o Macintosh, que fez muito mais sucesso. O Sistema operacional dele, MacOS, era o melhor da época, usando muito menos memória.

A Apple passou a fabricar outros aparelhos eletrônicos a partir de então, como o iPhone, iPad, iPod, e outros aparelhos. O sistema operacional da Apple, o Mac, não roda em outros computadores ("plataforma PC"), somente nos da Apple. Algumas versões mais antigas rodam por uso de alguns truques, mas o desempenho total do sistema só se atinge com um computador da Apple.

Os computadores da Apple são muito bons para designer gráfico, e ótimos para rodar programas como Photoshop e Dreamweaver. Estes computadores são muito usados em cursos como Engenharia, engenharia industrial, moda, e outros que precisam de programas deste porte. Um grande problema para quem quer adquirir um MAC é a compatibilidade de alguns programas, que só rodam no Windows.

Michael Spindler assumiu a presidência em 93, mas não ficou muito tempo e cedeu espaço à Gil Amelio em 1996. Amelio decidiu comprar a NeXT e, dessa forma, trouxe Steve Jobs de volta, primeiramente como consultor. Aos poucos, Jobs novamente assumiu uma posição central na Apple.

Antes de morrer em 2011, Steve Jobs expandiu a Apple para além da computação pessoal e fez a empresa revolucionar em outras áreas. Em 2001, anunciou o MP3 player iPod junto com a loja iTunes, que é uma das plataformas mais bem-sucedidas de venda online de músicas. Em 2007, lançou o iPhone, a fusão do iPod com um telefone celular, que popularizou as superfícies sensíveis ao toque.



No ano de 2010, revelou um protótipo de iPhone que funciona como um tablet. Foi dessa forma que surgiu o iPad, provocando uma transformação na computação e oferecendo recursos multimídia sem precisar usar um teclado ou um mouse físicos. Os produtos da Apple tem um alto custo no mercado, mas são sinônimo de qualidade e eficiência. Fundadores da empresa, como Steve Wozniak, trabalham como conselheiros dos novos produtos, mesmo sem envolvimento direto com a manufatura.

E o funcionário responsável pelo design e o visual moderno da Apple é um profissional chamado Jonathan Ive, que trabalhou próximo de Jobs nos últimos anos de sua vida. Steve Jobs, diferente de seu rival Bill Gates, trabalhou diretamente com a empresa que criou até janeiro de 2011, quando o câncer o impediu de continuar as atividades.

Atualmente, a Apple está sendo presidida por Tim Cook, o homem escolhido por Jobs para assumir seu cargo. Além do iPhone 5 e das novas linhas de iPad e iPad mini, a empresa estuda criar gadgets de baixo custo para concorrer com a Samsung e novos produtos multimídia, como o iWatch, que é assunto de recentes rumores.

Fonte:

Tech Tudo

https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/apple-faz-37-anos-conheca-historia-da-empresa-criada-por-steve-jobs.html

Info Escola

https://www.infoescola.com/informatica/historia-da-apple/

Tec Mundo

https://www.tecmundo.com.br/apple/2114-a-historia-da-apple-a-marca-da-maca.htm

Comentários