Show-Ya é uma banda feminina de heavy metal / hard rock do Japão, fundada em 1981. O grupo se separou em 1998, mas se reformou com a formação original em 2005 para o 20º aniversário de seu primeiro lançamento. A música de Show-Ya está profundamente enraizada no rock clássico e eles fizeram covers de músicas dos Beatles, The Doors, Yardbirds, Led Zeppelin, Deep Purple e AC / DC em seus álbuns e shows ao vivo. Sua música evoluiu do pop rock de seus primeiros lançamentos para o heavy metal de seus álbuns de maior sucesso, Outerlimits (1989) e Hard Way (1990).
O primeiro núcleo do Show-Ya foi formado em 1981 por Keiko Terada e Miki Nakamura, que tocaram juntos por um ano para entrar no concurso musical do Grande Prêmio Leste Oeste organizado e patrocinado pela Yamaha. A nova banda ganhou o concurso de melhor grupo feminino, que resultou em um contrato de gravação com a Toshiba EMI. Nos dois anos seguintes, Miki Igarashi substituiu o guitarrista original Mitsuko Numata e a formação foi completada por Miki Tsunoda na bateria e Satomi Senba no baixo. Nakamura, Igarashi e Tsunoda adotaram os nomes artísticos de “Capitão”, “Sun-Go” e “Mittan” para evitar confusão com o primeiro nome Miki, que eles têm em comum. Durante este período, eles escreveram material para seu álbum de estreia, Masquerade Show, que foi gravado no Japão e mixado no Abbey Road Studios em Londres. O álbum foi promovido pela The Coca-Cola Company, que usou seu single de estreia "Suteki Ni Dancing (Coke Is It)" para uma campanha comercial de rádio e TV. Enquanto em Londres, a banda teve a oportunidade de tocar para um público estrangeiro no Dingwalls e no lendário clube de rock The Marquee. Após o lançamento bem-sucedido de seu primeiro álbum, a banda voltou ao Abbey Road Studios para mixar seu segundo álbum Queendom O ano seguinte.
O interesse da imprensa japonesa e a presença cada vez maior da banda em programas de TV levaram logo a uma abordagem mais profissional e organizada ao mundo da música. Com seu quarto álbum, Trade Last, Show-Ya cedeu a direção musical ao especialista Yasushi Akimoto, famoso por ser o homem por trás do sucesso da banda japonesa Onyanko Club. O fenômeno do Japanese Idol tocou a banda apenas marginalmente, mas o empresário de Akimoto deu ao Show-Ya a chance de tocar para um público maior em sua turnê nacional “Date Line”. Sua apresentação no Nakano Sun Plaza em Tóquio foi gravada para seu primeiro VHS.
Em 1987, a banda foi abordada pelo produtor Andy Johns, que já havia trabalhado com nomes como Led Zeppelin, Rolling Stones e Van Halen. Foi o responsável pela mixagem dos discos Immigration e Glamour em Los Angeles, EUA. A explosão do fenômeno glam metal na Califórnia influenciou tanto o estilo quanto o som dos álbuns seguintes da banda. Músicas retiradas da “Immigration Tour” e da “Tour of the Immigrant” foram gravadas para o primeiro álbum ao vivo da banda, Turn Over.
Em setembro de 1987, Show-Ya organizou, produziu e apresentou o primeiro festival de rock Naon no Yaon, apresentando estritamente músicas e bandas japonesas. O festival foi realizado regularmente até 1999 e novamente em 2008, 2009, 2013 e 2014 com a produção de Show-Ya.
Em 27 de abril de 1988, Show-Ya realizou seu primeiro show ao vivo em solo americano, no Roxy Theatre em West Hollywood. O nome de Show-Ya foi logo associado pela imprensa especializada a outras figuras femininas preeminentes da época, como Vixen e Lita Ford.
Em 1989 eles gravaram Outerlimits, que alcançou a posição No. 3 na parada japonesa se tornando o álbum mais vendido da banda, vendendo mais de 200.000 cópias nos primeiros dois meses e eventualmente chegando ao dobro de Platina com vendas superiores a 600.000 cópias hoje. O hit "Genkai Lovers" foi usado para uma campanha da Shell e se tornou a música mais conhecida. Seus shows ao vivo esgotaram em grandes cinemas por todo o Japão, lotando até mesmo o prestigioso Budokan em Tóquio. Uma turnê internacional tocou cidades como Londres, Moscou, Los Angeles e Cidade do México.
No início de 1990, o oitavo álbum da banda Hard Way foi produzido e gravado em Los Angeles por Beau Hill (Alice Cooper, Winger, Europe, Ratt). A banda apareceu na capa do Los Angeles Times em 1990, onde foi considerada a versão feminina das populares bandas de metal japonesas Vow Wow and Loudness. Eles haviam alcançado o pico de sua popularidade em seu país natal, mas, apesar de muitas tentativas promocionais de sua gravadora e empresário, a banda não conseguiu um sucesso comercial significativo nos EUA.
Em fevereiro de 1991, a vocalista Keiko Terada deixou o grupo, considerando a direção musical que a banda estava tomando muito voltada para o mainstream. Desejando explorar novas e mais variadas influências musicais, ela começou uma carreira solo. Depois de muitas audições, a banda recrutou a cantora nipo-americana Steffanie Borges. O novo cantor poderia cantar e falar em inglês fluente e Show-Ya esperava que isso pudesse ajudar sua tentativa de entrar no mercado americano. Em junho do mesmo ano, o governo norte-coreano convidou a banda para se apresentar no Art Theatre em Pyongyang e os históricos concertos de dois dias foram amplamente cobertos pela mídia japonesa. Em 4 de janeiro de 1992, a banda tocou música tema no evento de luta livre Super Warriors no Tokyo Dome, para uma luta entre Sting e The Great Muta e The Steiner Brothers.
Após anos de muito trabalho e apoio financeiro, no final de 1992, a Master Works Co. resolveu seu contrato de gestão com a Show-Ya, preferindo continuar administrando apenas Keiko Terada. Ao mesmo tempo, a banda perdeu seu longo compromisso com a EMI Japão, logo após o lançamento do primeiro single com Steffanie Borges "Flame of the Angels". [2] A banda passou algum tempo em Los Angeles, gravando e fazendo shows constantemente, e em 1995 eles lançaram seu único álbum com Borges, Touch the Sun, pelo selo Creedence. Ao final da turnê em 1996, Borges saiu, para ser substituído pelo cantor Yoshino. Show-Ya produziu o EP This My Way em 1998 e, no final do ano, a banda se separou oficialmente. Cada membro se separou e seguiu seus caminhos separados, perseguindo carreiras individuais e tocando com vários artistas. Igarashi se reuniu brevemente com Terada na All Japan's Women Pro Band, que incluía também membros da Princess Princess.
Show-Ya oficialmente reunido em 2005, com Keiko Terada de volta como vocalista principal, a tempo de seus shows de 20 anos no NHK Hall em Tóquio. Os shows foram gravados e lançados em DVD. Para o evento, a EMI Japan reimprimiu todo o catálogo da banda em edições de CD remasterizadas e lançou uma extensa compilação com algumas faixas remixadas.
A banda continua a se apresentar ao vivo e lançou outro DVD em 2007. Show-Ya também está presente nos DVDs do festival de rock Naon no Yaon de 2008 e 2009. Eles lançaram seu décimo álbum de estúdio, chamado Genuine Diamond, em março de 2012.
Membros
Keiko Terada - vocal principal, pandeiro (1981–1991, 2005 – presente)
Miki "Sun-go" Igarashi - guitarra, vocais de apoio (1984–1998, 2005 – presente)
Miki "Captain" Nakamura - teclados, backing vocals (1981–1998, 2005 – presente)
Satomi Senba - baixo, backing vocals (1982–1998, 2005 – presente)
Miki "Mittan" Tsunoda - bateria, backing vocals (1982–1998, 2005 – presente)
Membros antigos
Mitsuko Numata - guitarra (1981-1984)
Steffanie Borges - vocais (1991-1996)
Yoshino - vocais (1996–1998)
Comentários
Enviar um comentário