Por que gatos são mais independentes que cachorros?


Por causa da história, da socialização e até da genética dos felinos.  Enquanto cães já convivem com os seres humanos há 50 mil anos, os gatos nos acompanham há apenas 8 mil, o que demonstra que eles ainda não passaram por um processo completo de domesticação. Além disso, cachorros têm uma predisposição natural a aceitar ordens, “herdada” de sua vida selvagem, já que os caninos evoluíram em bando, com uma hierarquia bem estruturada. 
A independênc ia dos gatos é uma característica própria da espécie. Tigres e leões, por exemplo, saem sozinhos para caçar e precisam ter autonomia para garantirem a própria segurança sem precisar de outros animais.

Um estudo da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Lincoln (no Reino Unido) também constatou que, diferentemente dos cachorros, os gatos não precisam dos seres humanos para se sentirem protegidos. Esse comportamento não indica falta de afeto ou lealdade. O mesmo estudo apontou que os bichanos são mais vocais e expressivos com os donos do que com estranhos e tendem a demonstrar ansiedade quando são separados por muito tempo.

Gatos em ambiente selvagem raramente miam entre si. Essa comunicação parece criada exclusivamente para a interação com humanos. Somos uma espécie falante, e os gatos sacaram isso, o que facilitou o seu processo de domesticação. Os gatos que sabiam miar com jeitinho para pedir comida viraram os favoritos dos nossos antepassados. Como é uma característica aprendida, cada gato mia de um jeito único, de acordo com o seu dono. Eles conseguem emitir cerca de 100 sons diferentes. 

Para chegar a estas conclusões, os cientistas observaram a relação de diversos gatos com os seus donos, colocando o animal num ambiente que lhes era estranho em três diferentes situações: com o seu dono, com uma pessoa estranha e sozinhos. Nos diversos cenários, foi possível observar três diferentes características de conexão: a quantidade de contacto procurada pelo gato, o nível de comportamentos passivos e sinais de stress causados pela ausência do dono.  Os resultados indicam também que enquanto os gatos preferem interagir com os seus donos, não dependem deles para tranquilização quando estão num ambiente que não lhes é familiar.

Fonte:

Veterinária Atual

https://www.veterinaria-atual.pt/na-clinica/porque-e-que-os-gatos-sao-mais-independentes-que-os-caes/

Oito Meia

https://www.oitomeia.com.br/especiais/mundo-pet/2020/09/28/por-que-gatos-sao-mais-independentes-que-cachorros/

Canal do Pet

https://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/2018-03-27/o-gato-e-independente.html

Superinteressante

https://super.abril.com.br/especiais/por-que-gatos-sao-mais-independentes-que-cachorros/

Comentários