Desenhos e Séries e HQ's de Terror


Aos fãs de filmes de Terror, também existem séries e desenhos desse gênero, inclusive tem até séries brasileiras no meio, pois elementos que tem horror, suspense e assombrações fazem sucesso e conquistam muitos fãs, tanto nas séries animadas quanto nas live-actions. e vão até do gênero infantil, confira:

Além da Imaginação


The Twilight Zone (Além da Imaginação no Brasil e A Quinta Dimensão em Portugal), é uma série de televisão norte-americana criada por Rod Serling e dirigida por Stuart Rosenberg, apresentando histórias de ficção científica, suspense, fantasia e terror. Mediante o sucesso popular da série, ao longo de sua história foram realizadas diversas temporadas e continuações. Além da imaginação (1959), de 1959, da CBS, possui 5 temporadas e 156 episódios, enquanto que na década de 1980 foi lançada, ainda pela CBS O Novo Além da imaginação, com três temporadas. Essa primeira continuação foi precedida por um filme, No Limite da Realidade. Já no século XXI, houve a produção, pela UPN, de Além da imaginação (2002) com apenas uma temporada, apresentada por Forest Whitaker.

Em 1 de abril de 2019, foi lançado pela CBS All Access um novo revival "The Twilight Zone (2019)". Inicialmente foi encomendado uma temporada de dez episódios.

O programa The Twilight Zone seguiu a tradição de programas de rádio mais antigos, como The Weird Circle e X Minus One, além dos trabalhos de rádio do dramaturgo Norman Corwin..

American Horror Story


American Horror Story (às vezes, abreviado como AHS) é uma série de televisão estadunidense antológica de terror criada e produzida por Ryan Murphy e Brad Falchuk, onde cada temporada narra uma história independente (com próprio começo, meio e fim), seguindo um conjunto de personagens e ambientações distintas.

A primeira temporada, intitulada Murder House, é centrada na família Harmon, que em 2011 mudam para uma mansão restaurada, sem saber que a casa é assombrada pelos seus antigos habitantes. A segunda temporada, intitulada Asylum, ocorre no ano de 1964 e segue as histórias dos pacientes, médicos e freiras em uma instituição para criminosos insanos controlado pela Igreja Católica. A terceira temporada, Coven, se passa na cidade de Nova Orleans, e exibe os acontecimentos modernos em um clã de bruxas originadas de Salém e do vodu. Onde em 2013 uma jovem bruxa é levada a uma escola para treinar seus poderes. A quarta temporada, Freak Show, trata-se de um espetáculo de aberrações em um circo na cidade estranha de Jupiter (Flórida),[4] em 1952. A quinta temporada, Hotel, é ambientada em um hotel macabro chamado Cortez, onde diversos crimes rondam o lugar. A sexta temporada, intitulada Roanoke, se passa na ilha de Roanoke, durante os anos de 2014–2016, e se concentra nos eventos paranormais e assassinatos que ocorrem em uma casinha isolada. A sétima temporada, intitulada Cult, se passa na cidade fictícia de Brookfield Heights, em Michigan, época da eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016, que inspira a criação de uma religião aterrorizante. A oitava temporada, intitulada Apocalypse, se passa na Califórnia, e marca o retorno das bruxas de Coven, que lutam contra o Anticristo, Michael Langdon, na tentativa de impedir uma explosão nuclear. A nona temporada, intitulada 1984, é ambientada no ano-título em Los Angeles, no fictício Acampamento Redwood, onde um grupo de amigos e funcionários do local serão aterrorizados pelo serial killer Sr. Jingles, além de fazer homenagens aos filmes de terror slasher e de assassinatos gore da década de 80.

American Horror Story tem sido bem recebida pelos críticos de televisão e fãs. O elenco é geralmente elogiado, especialmente Jessica Lange e Sarah Paulson. A série atrai sistematicamente altos índices de audiência para a rede americana FX, com sua primeira temporada sendo a maior nova série do serviço de televisão por assinatura de 2011. No Brasil, as três temporadas foram exibidas em TV aberta pela Rede Bandeirantes entre 2014 e 2017, com o título Uma História de Horror Americana. Todas as temporadas estão disponíveis nos serviços de streaming, Globoplay e Amazon Prime Video.


Attack on Titans


Shingeki no Kyojin, também conhecido como Attack on Titan, é uma série de mangá Shōnen escrita e ilustrada por Hajime Isayama. O mangá foi publicado pela primeira vez em setembro de 2009 na revista mensal Bessatsu Shōnen Magazine. Desde então, os capítulos são compilados e lançados pela editora Kodansha
.


As Aventuras Assustadoras de Billy e Mandy

A história do desenho se inicia quando Puro Osso, o Ceifador Sinistro, entra na casa de Billy, para ceifar a alma de seu hamster, mas Mandy não deixa que isso aconteça, e desafia Puro Osso a um jogo de limbo. Se Billy e Mandy ganhasse, eles ficariam com o hamster e Puro Osso se tornaria amigo deles para sempre, e, se Puro Osso ganhasse ficaria com a alma do hamster.


Castelvânia

Certamente Castlevania é um dos desenhos de terror mais populares do momento. Além de ser um clássico dos games, o desenho tem conquistado públicos de várias idades na Netflix. Com estreia em 2017, ele é inspirado na série de jogos da Konami. Na história, Drácula busca vingança após a morte de sua esposa, acusada de bruxaria. Portanto, conta com um exército de demônios que buscam dominar a nação. Por outro lado, o caçador de monstros Trevor Belmont busca aliados para combater as ameaças.



Contos da Cripta


Contos da Cripta. Tales from the Crypt ( Contos da Cripta no Brasil, Contos de Arrepiar em Portugal) foi um seriado de televisão americano de 93 episódios de 24 minutos, criado a partir de histórias em quadrinhos (banda desenhada em Portugal) publicadas pela EC Comics e transmitido inicialmente de 10 de junho de 1989 a 19 de julho de 1996 . E também chegou até ganhar uma versão animada.



Coragem, o Cão Covarde
A maior produção de terror do Cartoon Network provavelmente é Coragem, o Cão Covarde. Produzido em 1996, o desenho durou quatro temporadas e seguia o cão em cenários de terror e ficção-científica. Além do cachorro, o espectador acompanha seus donos, o casal de velhinhos Muriel e Eustáquio. Dessa maneira, Coragem é responsável por proteger os dois de ameaças monstruosas  e sobrenaturais. 







Dark 

Para quem fala mal da Netflix, aqui vai o terceiro lugar da
lista. Produção alemã, a série criada por Baran bo Odar e Jantje Friese em 2017 se tornou uma das mais celebradas pelo grande público. A trama de muito mistério e elementos sobrenaturais passada numa cidade da Alemanha apresenta o desaparecimento de duas crianças, o que termina por jogar luz nos segredos de quatro famílias do local. Apesar de não ter exibido uma temporada este ano, a segunda é prometida para 2019.



Desalma

Em 1988, o desaparecimento de uma jovem choca a população de Brígida e a tradicional festa de Ivana Kupala é banida do calendário. Trinta anos depois, a cidade se prepara para trazer a celebração de volta, mas eventos enigmáticos passam a acontecer. Em Brígida, cidade brasileira colonizada por ucranianos, uma festa pagã é banida após tragédia. Trinta anos depois, ela está de volta, mas eventos sombrios afligem a cidade. 





Goosebumps

Goosebumps é uma série de antologia de terror canadense-americana baseada na série de livros Goosebumps mais vendida de R. L. Stine. É uma antologia de histórias sobre pré-adolescentes e adolescentes que se encontram em situações assustadoras e incomuns, geralmente envolvendo elementos sobrenaturais ou ocultismo.




Hellblazer


John Constantine, o feiticeiro, detetive e maior picareta das HQs é criação de Alan Moore, tendo surgido nas páginas de Monstro do Pântano (mais a seguir). Embora faça parte do universo DC e tenha se envolvido diversas vezes com os heróis da editora, foi nas páginas de Hellblazer, publicação do selo Vertigo (RIP) que ele brilhou, em uma série de 300 edições.

Constantine interagia com todos os tipos de problemas e criaturas do oculto, desde demônios, zumbis e assassinos ao Primeiro dos Caídos (que não era Lúcifer; longa história), a quem ele tapeou fazendo beber água benta transformada em Guinness. Como eu disse, um picareta.

Essa passagem foi tirada da história Hábitos Perigosos, que foi a base para o filme estrelado por Keanu Reeves. Além deste, Constantine já teve série própria e hoje pode ser visto em Legends of Tomorrow da CW, interpretado por Matt Ryan.

Historietas Assombradas ( para Crianças Malcriadas)


Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas), ou simplesmente Historietas Assombradas, é uma série de animação brasileira baseada no curta-metragem de mesmo nome, criado por Victor-Hugo Borges. Sendo co-produzida pela Glaz Entretenimento e Copa Studio, a série estreou no Cartoon Network, no dia 4 de março de 2013. Após a primeira temporada com 14 episódios de 11 minutos de duração, a Glaz planejou criar uma segunda temporada, porém com 26 episódios de 11 minutos. A segunda temporada estreou no dia 1 de junho de 2015.

Pepe é um garoto malcriado e preguiçoso de onze anos, que mora com sua avó, uma velha bruxa, e trabalha como entregador para ela cujo trabalho é vender artefatos e poções mágicas pela internet. Os produtos criados por ela, levam Pepe, seu cão Ramirez, e seus amigos Marilu, Roberto, Guto e Gastón (gêmeos siameses) a enfrentarem monstros, espíritos e toda espécie de criatura sobrenatural.

Kripta


Kripta foi uma revista em quadrinhos de terror publicado entre 17 de setembro de 1976 a junho de 1981 pela editora RGE (Rio Gráfica e Editora).

Foram ao todo 60 edições de Kripta. A totalidade das histórias e do material publicado provinham do exterior, na revista foram publicadas histórias oriundas das revistas americanas Creepy e Eerie Warren Publishing, ao contrário da Spektro e da Calafrio, entre outras.

A Exemplo de revistas como a Mad da EC Comics, as revistas Creepy e Eerie para não sofrer a censura do Comics Code Authority eram publicadas no formato magazine (formato usado em revistas como a Veja) impressa em preto e branco.

Normalmente de autores consagrados, como José Ortiz, Esteban Maroto, Frank Miller, Rafael Auraleon, Tom Sutton, Vicente Alcazar, Gonzalo Mayo, Alex Toth, Neal Adams, Bruce Jones, entre tantos outros. Gerou outras revistas "irmãs", como Shock, Fetiche e 3ª Geração.

Veio também a concorrência, Spektro pela Editora Vecchi, algumas revistas (especialmente com o célebre selo "Capitão Mistério") pela Bloch Editores e depois pela D-Arte, Mestres do Terror e Calafrio. Cabe ressaltar que o gênero terror em hqs fez bastante sucesso no passado, especialmente nas décadas de 1960, 1970 e 1980, daí o grande número de publicações.

Em 1991, a Editora Record publicou a revista "Cripta do Terror", uma revista no formato magazine que trazia histórias da EC Comics.

Em Janeiro de 2011, a Mythos Editora lançou um encadernado de histórias da Eerie baseado em uma publicação da Dark Horse Comics intitulado Eerie Archives, o título usado na edição brasileira foi "Cripta - Os clássicos de Horros da revista Eerie".

A Devir Livraria havia anunciado em Janeiro de 2010 que lançaria um encadernado da revista "Creepy", também lançado originalmente para Dark Horse.

Kolchak e os Demônios da Noite


Kolchak: The Night Stalker
(No Brasil Kolchak e os demônios da noite) é uma série de televisão americana exibida em 1974-1975. Conta as investigações do repórter Carl Kolchak (Darren McGavin), que vai atrás de casos misteriosos, geralmente envolvendo assassinos monstruosos e sobrenaturais. A série foi precedida por 2 filmes pilotos para TV: The Night Stalker (1972) e The Night Strangler(1973).

Apesar da curta duração, apenas 20 episódios, a série ganhou fãs que a consideram uma antecessora de séries que combinam investigação e ficção-científica, como Arquivo X (1993-2002) e, conseqüentemente, Fringe. A Universal lançou uma nova série de Kolchak em 2005, desta vez interpretado por Stuart Townsend.


Mister Pickles

Conheça Mr. Pickles, um cão brincalhão, que se diverte arrancando vísceras humanas ou arrancando couros cabeludos sem parar de balançar o rabo. Afinal, até o melhor amigo do homem tem seus momentos demoníacos.

Os Monstuosos


Baseado em um brinquedo da Mattel. Os monstruosos (Creepy Crawlers no original) conta a história de Chris, um adolescente normal, que acidentalmente tropeça em cima de uma caixa de super-lama verde, que, quando aberta libera os cinco mortos-vivos Commandos Creepy Crawlers; super-heróis com as entranhas a mostra e poderes sobrenaturais. Mas o mágico malvado Gugengrime, rouba a gosma, e a usa para fazer o seu próprio exército de monstros assustadores para ajudá-lo a conquistar o mundo. Chris e seus novos amigos devem lutar contra Gugengrime para salvar o planeta.

Os monstruosos passou na Globo em meados de 1996.

Stranger Thinges

Stranger Things é uma série de televisão americana dos gêneros ficção científica, terror, suspense e drama adolescente criada, escrita e dirigida pelos irmãos Matt e Ross Duffer para a plataforma Netflix. Os irmãos Duffer, Shawn Levy e Dan Cohen são também os produtores executivos. Ambientada na cidade fictícia de Hawkins, no estado de Indiana na década de 1980, a trama da primeira temporada se passa no ano de 1983 e concentra-se do desaparecimento do estudante Will Byers, e apresenta a jornada de seus amigos para o encontrarem, até que no caminho, encontram uma estranha garota com poderes telecinéticos, que escapou de um laboratório que usava crianças como cobaias para experimentos sobrenaturais. A segunda temporada, intitulada Stranger Things 2, se passa um ano depois, e lida com as tentativas dos personagens de retornar à normalidade e as consequências causadas pelos acontecimentos da primeira temporada, mas Will, fica com sequelas do Mundo Invertido. A terceira temporada, intitulada Stranger Things 3, se passa no verão americano de 1985, onde os personagens precisam lidar com o início da adolescência e de novos eventos sobrenaturais após a abertura de um shopping na cidade e a chegada de uma perigosa equipe russa que planeja abrir o portal do mundo invertido. A série apresenta em seu elenco os nomes de Winona Ryder, David Harbour, Finn Wolfhard, Millie Bobby Brown, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Noah Schnapp, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Joe Keery, Cara Buono e Matthew Modine, enquanto Sadie Sink, Dacre Montgomery, Sean Astin, Paul Reiser, Maya Hawke, Priah Ferguson e Brett Gelman foram incluídos no elenco em temporadas posteriores.

Os irmãos Duffer desenvolveram a premissa da série em meados de 2015, e no roteiro original, o projeto se chamaria Montauk, e seria ambientado na cidade de mesmo nome localizada em Nova Iorque, abordando as teorias da conspiração envolvendo os experimentos secretos do governo americano em uma base militar na cidade no início da décadas de 1980. Após a definição do roteiro, os irmãos Duffer incluíram várias referências aos elementos culturais daquela década, como filmes de ficção científica, terror sobrenatural e ação e aventura, bem como videogames, animes e música, além de inúmeras referências a obras de Steven Spielberg, John Carpenter e Stephen King, considerados as grandes inspirações dos irmãos Duffer para a realização do projeto. Eles também se inspiraram em estranhos experimentos que aconteceram durante a Guerra Fria e em teorias da conspiração do mundo real envolvendo experimentos secretos do governo.

Após seu lançamento, Stranger Things recebeu aclamação do publico e da crítica especializada, que elogiaram a caracterização, ritmo, atmosfera, atuações, trilha sonora, direção, roteiro e homenagens a filmes do gênero da década de 1980. Devido sua popularidade, a série acabou gerando alguns produtos, como livros, brinquedos, videogames e histórias em quadrinhos... A primeira temporada foi disponibilizada pela Netflix em 15 de julho de 2016 e contém oito episódios, sob roteiro e direção dos irmãos Matt e Ross Duffer e produção de Shawn Levy. Em 31 de agosto de 2016, a Netflix renovou a série para uma segunda temporada de nove episódios, que foi lançada em 27 de outubro de 2017. Em dezembro de 2017, a Netflix anunciou uma terceira temporada de oito episódios, que começou a ser produzida em abril de 2018 e foi lançada em 4 de julho de 2019. Em 30 de setembro de 2019, a Netflix renovou a série para uma quarta temporada, que ainda está sem previsão de estreia devido a pandemia de COVID-19.


Supernatural


Supernatural era uma série de televisão americana de fantasia sombria e urbana criada por Eric Kripke produzida pela Warner Bros. Television em parceria com a Wonderland Sound and Vision, que estreou em 13 de setembro de 2005 na The WB Television Network, e depois tornou-se parte da programação da The CW, finalizando em 19 de novembro de 2020. A série narra a história de dois irmãos, Sam Winchester e Dean Winchester, interpretados respectivamente por Jared Padalecki e Jensen Ackles, que caçam demônios, fantasmas, monstros e outras criaturas sobrenaturais no mundo.

Eric Kripke estava desenvolvendo Supernatural há quase dez anos; na sua ideia original, os Winchesters não existiam, a história baseava-se em jornalistas que relatavam em suas notícias acontecimentos sobrenaturais. Como a The WB Television Network, emissora original do programa, não aprovou a ideia, Kripke reformulou o conceito da série e teve a aprovação. Os produtores executivos originais são Kripke, McG e Robert Singer.

As filmagens da série ocorriam em Vancouver, no estado da Colúmbia Britânica, no Canadá. Seu episódio piloto foi visto por mais de 5,69 milhões de telespectadores, e o índice de audiência dos quatro primeiros episódios levou ao canal The WB produzir uma primeira temporada completa de 22 episódios. Originalmente, Kripke planejou a série para três temporadas, mas posteriormente expandiu para cinco. A quinta temporada, que estreou em 10 de setembro de 2009, encerrou o enredo principal da série; no entanto, devido ao aumento da audiência da quarta e da quinta temporada, a The CW decidiu continuar a exibição de Supernatural. Em 31 de janeiro de 2019, a emissora The CW renovou a série para uma décima quinta e última temporada, contando com 20 episódios.

A série chegou ao seu episódio final no dia 19 de novembro de 2020, com a morte dos irmãos Winchester e gerando grande polêmica e divisão no "fandom", já que parte entendeu o final e outra parte odiou a forma como Dean Winchester acabou morrendo. No geral, o público da série concorda que a última temporada não fez justiça ao restante da série e foi uma das mais fracas.

A série é até hoje a mais duradoura da The CW e a última série das extintas emissoras The WB e UPN a ser transmitida pela atual CW.

No Brasil, a série é reexibida pelo SBT e Warner Channel.

Pesadelo


Pesadelo ou PESADELO foi uma revista em quadrinhos da extinta editora carioca Vecchi que circulou nas bancas brasileiras no início da década de 1980.

Com temática terror, cada edição tinha, em média, 160 páginas de histórias, sendo todas em preto e branco. Ao todo foram lançadas em banca onze números, entre julho de 1980 a novembro de 1982. Ota que trabalhava na Vecchi à época era o editor, permanecendo como um editor na Pesadelo até o número 10 (penúltimo número), ele também exercia o mesmo cargo na Spektro, revista carro-chefe de horror da casa.

Nos primeiros números Pesadelo publicou algum material estrangeiro das editoras norte-americanas Charlton Publications e da Atlas Comics.

A revista era publicada em formatinho. A Editora Vecchi entrou em processo de falência em 1982 decretando o fim de Pesadelo, Spektro e as demais revistas da editora, como Tex (que passou para outra editora, a RGE).

Os Verdadeiros Caça-Fantasmas


The Ghost Busters (Trio Calafrio no Brasil) era uma série de comédia produzida pela Filmation que foi exibida pela rede CBS dos EUA entre os anos de 1975 e 1976. Foram produzidos 15 episódios.(alguns citam 16 episódios).

Esta série não tem relação com o filme Ghostbusters de 1984 (embora a Columbia Pictures pagasse à Filmation uma licença para usar o nome). Tal como o filme, a série gerou sua própria sequência animada, Ghostbusters (Os Fantasmas no Brasil), em 1986.


Antes que os Caça-Fantasmas abrissem sua agência para perseguir ectoplasmas, um trio esquisito já corria atrás de fantasmas, na década de 1970, trata-se do Trio Calafrio.

O Trio Calafrio mostrava um grupo de caçadores sobrenaturais extremamente atrapalhados, em busca de assombrações.

Formado pelos excêntricos Jack Kong (Forrest Tucker), Eddie Spencer (Larry Storch) e o seu gorila, o gorila Tracy (Bob Burns), que era quase um humano, e que na verdade era o integrante mais esperto do grupo, por isso Tracy acabava quase sempre resolvendo os casos de mistério em que eles se envolviam, e infelizmente deixava todo o crédito para Jack e Eddie.

Eles eram contratados através de uma mensagem gravada para encontrar e capturar fantasmas, vampiros e outras criaturas sobrenaturais que sempre estavam em lugares estranhos e tenebrosos como cemitérios ou velhos castelos.


No Brasil o Trio Calafrio passava no Show das Cinco, na Globo em 1977, depois, já na década de 1980, ganhou o horário das 16h às terças-feiras, dentro da Sessão Aventura.

Um desenho apresentando as aventuras dos filhos dos protagonistas, foi lançado pela Filmation em 1986. A animação recebeu o nome do Brasil de Os Fantasmas.

Fonte:

Meio Bit

https://tecnoblog.net/meiobit/410505/historias-de-terror-quadrinhos-lista/

Cine Pop

https://cinepop.com.br/as-20-melhores-series-de-terror-da-atualidade-que-ainda-estao-no-ar-189181/

Velhos Confrades

https://velhosconfrades.com.br/os-verdadeiros-caca-fantasmas/

Adoro Cinema

http://www.adorocinema.com/series/serie-382/

Gshow

https://gshow.globo.com/series/desalma/


Comentários