A Missa do Galo é como se conhece uma importante tradição da Igreja Católica: a missa que é realizada à meia-noite na véspera de Natal. Ela faz parte das celebrações existentes no Catolicismo a respeito da data de nascimento de Cristo, que, segundo a tradição cristã católica, ocorreu em 25 de dezembro.
A Missa do Galo ocorre também no Vaticano, sendo realizada pelo papa na Basílica de São Pedro. Costuma ser transmitida para diversas partes do mundo e acompanhada por milhões de pessoas.
Uma das teorias que se objetiva explicar a origem do termo diz que, durante o nascimento de Jesus, um galo cantou e isso foi interpretado como um sinal, revelando a anunciação de Jesus Cristo. Outra teoria aponta para o fato de que na região de Toledo, região central da Espanha, era comum que camponeses matassem galos quando o sinal da Igreja que anunciava o Natal soasse. Nessa teoria, o galo era sacrificado, levado à igreja e sua carne distribuída aos necessitados.
Há a teoria relacionada à região da Península Ibérica, a qual narra que camponeses de Portugal e Espanha tinham como costume levar galos para a missa de Natal. Outras teorias dizem que o nome deriva do fato de que peregrinos que iam até Belém, na época do Natal, chegavam na cidade na hora em que o galo cantava. Uma diz que o animal simboliza o amanhecer, celebrado pelos pagãos como forma de agradecimento ao Deus-Sol – uma tradição que foi eventualmente absorvida pelo culto cristão.
A última e uma das mais famosas teorias sugere que a missa leva esse nome por causa de uma fala de seu criador, o papa Sisto III. Diz-se que ele anunciou a criação de uma missa para celebrar o nascimento de Jesus “na hora em que o galo cantasse”. Todas essas teorias carecem de evidências.
Acredita-se que o criador da Missa do Galo tenha sido o já mencionado papa Sisto III, em algum momento do século V. Alguns dizem que São Telesfóro, em 143, foi o criador dessa missa, porém essa última hipótese é mais difícil de se acreditar, uma vez que no século II, até onde se sabe, não existia comemoração do Natal no calendário dos cristãos.
Fonte:
Super Interessante
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-missa-do-galo-tem-esse-nome/
Brasil Escola
https://brasilescola.uol.com.br/natal/missa-galo.htm
Mundo Educação
Comentários
Enviar um comentário