Segundo o estereótipo popular, um zumbi é um ser humano dado como morto que, após sepultado, foi posteriormente desenterrado e reanimado por meios desconhecidos. Devido à ausência de oxigênio na tumba, os mortos vivos seriam reanimados com morte cerebral e permaneceriam em estado catatônico, criando insegurança, medo e portando-se de forma a ver os seres humanos normais como presas.
Os zumbis não são por completo míticos. Há rituais necromânticos, em particular ligados à religião do vodu haitiano, que, realizados com o intuito maligno de subjugar e gerar subserviência a seus invocadores, trazem, à realidade, o conceito de zumbi. Auxiliados pelos efeitos psicológicos das crenças socialmente difundidas, os rituais de zumbificação, se não alcançam em plenitude seu intento, são por certo bem eficazes em induzir comportamentos em suas vítimas que pouco ficam a dever aos comportamentos estereotípicos dos zumbis míticos.
Zumbis também são bem reais entre outras espécies animais, cujos comportamentos dos espécimes infectados podem ser drasticamente modificados e controlados por patógenos hospedeiros. O comportamento do animal é usualmente modificado de forma a garantir a disseminação do agente patogênico. Como exemplo, há fungos que transformam formigas e outros insetos em "zumbis"; e há vermes que zumbificam lesmas. A figura dos zumbis humanos ganhou destaque no gênero de filme de terror principalmente graças ao filme de 1968 A Noite dos Mortos-Vivos, de George A. Romero.
Dead Girl ( Marvel Comics)
Dead Girl já foi uma jovem mutante que se mudou para Nova York para se tornar atriz. Assassinada por um caso de uma noite, ela reviveu usando seu poder mutante e matou seu assassino. Mudando-se para a Califórnia, ela se tornou uma aventureira autônoma e logo se juntou à equipe mutante em busca de publicidade X-Force, acompanhando-os no espaço para lutar contra os Bush Rangers, mutantes renegados do governo. Quando a colega de equipe U-Go Girl morreu durante a missão, o líder do X-Force, Mister Sensitive, renomeou a equipe de "X-Statix" de acordo com seu pedido final. Enquanto a equipe se reorganizava, Dead Girl namorou um colega Anarquista, e os dois embarcaram brevemente em um roadshow "Death and Anarchy", capitalizando a habilidade de Dead Girl de se recuperar de qualquer ataque letal.
Ao longo dos próximos meses, Dead Girl realizou missões X-Statix na África, Malásia, Índia e outros lugares, muitas vezes provando ser uma combatente selvagem. Ela enfrentou uma crise pessoal quando mensagens telepáticas dos mortos avisaram que o agente funerário Brad Gutman estava contaminando cadáveres sob seus cuidados. Ela matou Gutman ao invés de permitir que ele molestasse o cadáver de sua filha Britney, então o reviveu por tempo suficiente para que ele fosse atacado pelos fantasmas daqueles que ele havia atacado. Quando outra mulher ressuscitada, a estrela pop mutante Henrietta Hunter, juntou-se ao X-Statix, Dead Girl compartilhou a antipatia de seus companheiros de equipe pelo recém-chegado; mas depois que o maníaco Mister Code matou Hunter, Dead Girl ajudou seu espírito a se vingar de seus assassinos originais.
X-Statix eventualmente decidiu se aposentar com sua fortuna após uma missão final; Dead Girl acompanhou seus companheiros de equipe, apesar de uma doença inexplicável que acabou por matá-la novamente, e o resto de X-Statix foram mortos durante a missão. Meses depois, o espírito de um supervilão morto conhecido como o Patético levou o Anarquista, Mysterio, Kraven, o Caçador e a Miss América para fora da vida após a morte, em formas muito parecidas com Dead Girl, para causar estragos em Nova York. Precisando de um aliado familiarizado com o reino dos mortos para enfrentar essa ameaça, o Sorcerer Supremo Doctor Strange contatou a Dead Girl, que liderou sua forma astral para recrutar os espíritos de Phantom Rider, Ant-Man, Mister Sensitive e outros.
Deathlok ( Marvel Comics)
Ele luta contra o Devil-Slayer, mas depois luta contra os demônios ao lado do Devil-Slayer. Mais tarde, ele se torna controlado por Mentallo e o Fixer e é enviado para assassinar o presidente, mas é impedido pelo Coisa e Nick Fury. Após sua captura, ele fica catatônico e é levado para a Inglaterra para ser tratado pelo Coisa. Ele é curado por Louis Knort, e Nick Fury o leva sob custódia.
Deathlok é reconstruído por Roxxon como um robô e enviado para sabotar o Projeto Pegasus. O robô luta contra o Coisa e o Quasar e se autodestrói. O verdadeiro Deathlok, agora trabalhando para a Brand Corporation, enfrenta o Capitão América e um clone viajante do tempo de Luther Manning. Ao lado do Capitão América, Godwulf e os Redentores, ele luta contra Hellinger.
Algum tempo depois, a "linha do tempo dominante" Luther Manning começa a sonhar que ele é Deathlok. Ele é carregado com energia temporal por Timestream. Timestream recruta esse Manning humano "mainstream". Deathlok, Timestream e Manning lutaram contra Collins, Deathlok, Siege e Godwulf.
O Manning Deathlok eventualmente retorna ao seu próprio tempo e derrota o megalomaníaco que havia conquistado o país. Manning permanece em sua realidade alternativa de futuro próximo, buscando um propósito na vida e incapaz de se desconectar da máquina ligada a ele.
Eventualmente, Manning viaja para o universo Marvel mainstream e encontra o Demolidor e o Rei do Crime. Ele vive uma vida de solidão até ser apreendido por S.H.I.E.L.D., de onde é posteriormente sequestrado pelo supervilão Coruja e, imobilizado, colocado em leilão como arma. Antes que uma venda possa ser concluída, ele é roubado pelo senhor do crime, o Capuz, e enviado em uma corrida de chamariz kamikaze.
Eddie the Head ( Iron Maiden)
A banda tinha originalmente uma grande máscara (Noh) de uma carriola posicionada sob a bateria nas apresentações, que por tubos soltava sangue falso (tinta vermelha) pelo nariz, sujando todo o cabelo do baterista Doug Sampson. A máscara foi batizada de "Eddie, a Cabeça" (Eddie the Head) e acabou se transformando no mascote da banda. Acabaria ganhando um corpo somente a partir da capa dos primeiros compactos.
Uma curiosidade é que o personagem do jogo Brütal Legend, Eddie Riggs, tem seu primeiro nome em homenagem ao mascote, e o sobrenome em homenagem ao seu criador (Derek Riggs).
Eddie surgiu de uma ideia muito simples de um cenógrafo chamado Dave Beasly que gostava de usar sucata em seus trabalhos. A cenografia de Beasly recorria ao uso de aparelhos eletrodomésticos quebrados, partes da lataria de automóveis, chapas plásticas e metálicas, furadas e recortadas, lâmpadas, vidros etc. De início, Eddie ainda não tinha nome e era apenas uma cabeça gigante, monstruosa e metálica, montada num canto do palco de um dos primeiros shows dos Iron Maiden. A peça havia sido construída por um aluno de uma escola de arte e Dave Beasly a instalou sobre um suporte metálico, fazendo com que ela parecesse animada, usando luzes e sangue falso, bombeando através dos orifícios da carranca. Nos espectáculos seguintes, o cenário mudava, porém a grande cabeça metálica estava sempre presente e cada vez com maior destaque.
Steve Harris disse que nome vem do fato de que no pesado sotaque londrino dos músicos, descrever a cabeça, "head", soava como "'Ead", adaptado a Eddie.[3] Dave Murray disse que "Ed, A Cabeça" vem de uma antiga piada inglesa:
“
Eddie tinha nascido sem corpo, braços e pernas. Só tinha a cabeça. Mas tirando esse problema de nascimento seus pais o amavam muito. No seu décimo sexto aniversário eles foram a um médico que lhes disse que poderia dar um corpo ao garoto. Os pais ficaram malucos com a novidade porque seu filho poderia finalmente ser uma pessoa normal. Eles voltaram para casa e falaram para Eddie: "Nós temos uma surpresa para você. É o melhor presente do mundo!" ao que Eddie diz: "Ah, não a porra de outro boné!".
”
A aparência de Ed foi criada por Derek Riggs, no single "Running Free", como um zumbi maligno e bem fino. Com o sucesso do personagem ele acabou sendo a capa do primeiro álbum da banda, Iron Maiden.
A partir dai Eddie acabou virando o mascote da banda, aparecendo em todos álbuns, shows e ganhando personalidade própria.
Ghoul ( Malibu Comics)
Ghoul pode se comunicar com os espíritos dos falecidos, mesmo aqueles que já morreram há dezenas de milhares de anos. Ele pode, em alguns casos, também sentir a morte iminente de uma pessoa.
Outra faceta das habilidades de Martin gira em torno da mutilação e absorção da essência espiritual dos seres cujos espíritos ele chamou de além do véu. Causando dor indescritível em seus espíritos antes de consumir suas animas. Ao fazer isso, Ghoul ganha seus poderes, equipamentos e partes de sua personalidade como consequência.
Esse processo também acelera suas habilidades de cura, bem como possibilita sua aparência fisiológica em alguns aspectos. Johnathan também tem um brilho imobilizador que é potente o suficiente para congelar inúmeras pessoas no meio do caminho.
O corpo do Ghoul está em constante estado de decomposição e sua função é limitada enquanto espera que seus membros sejam reconectados.
O Guardiçao da Cripta
O guardião da Cripta aparece no início e no final de cada episódio como uma espécie de alívio cômico, contando a essência da história e fazendo diversas tiradas sarcásticas relacionadas ao tema.
O Morto do Pântano
Olívia ( DC Comics)
O Penitente
Na história que conta a origem do personagem, um ex-assassino profissional morre e recebe de Deus a oportunidade de perdão pelos seus pecados e passa a vagar pela Terra salvando inocentes e devolvendo para o Inferno as entidades demoníacas que invadem esta dimensão.
Ralph e Sue Dibny ( DC Comics)
Solomon Grundy ( DC Comics)
Um cientista criminal que se autodenomina o Barão de York mata seu irmão e assume o controle de sua gangue, afirmando que ele sabe onde encontrar o corpo de Solomon Grundy. Assim que o corpo é encontrado, o Barão de York injeta em Grundy clorofila concentrada ao saber de sua história. O efeito colateral deixou Solomon Grundy verde. Quando o Barão de York blefa sobre ele ser adorado e servido, Solomon Grundy mata o Barão de York e assume sua gangue. Ao notar que Solomon Grundy é mais invulnerável ao seu anel devido à clorofila, o Lanterna Verde persegue Solomon Grundy até que ele fique exausto na floresta petrificada do Arizona. Usando seu anel, Lanterna Verde prende Grundy em uma bolha de plasma verde por um tempo.
Uma ocorrência de clima estranho liberta Solomon Grundy de sua prisão. Atravessando o país, Grundy se dirige à sede da Sociedade da Justiça da América. Lanterna Verde chega cedo para a reunião e quando os outros membros chegam, eles encontram seu quartel-general despedaçado e Lanterna Verde ausente das fileiras. Johnny liga o rádio, que avisa que Solomon Grundy está à solta; os membros acreditam, com base em uma grande pegada lamacenta no chão, que Grundy chegou ao QG e pegou o Lanterna Verde. O rádio continua sua reportagem, listando as cidades onde Grundy foi visto, então cada membro escolhe uma cidade e se dirige a ela para tentar encontrar o Lanterna Verde enquanto a Mulher Maravilha fica para trás. A cena agora muda para o momento no QG da JSA onde o Lanterna Verde abriu a porta. Para sua surpresa, Doiby Dickles entra e informa que Grundy se libertou e está à solta. Lanterna Verde sai imediatamente, na esperança de encontrar Grundy antes que qualquer um dos membros da JSA se machuque ao ir atrás dele. Minutos depois, Grundy chega ao QG da JSA e, não encontrando a Lanterna lá, ele destrói o lugar e vai embora. Lanterna Verde e Doiby usam um dispositivo especial parecido com um rádio que Alan Scott desenvolveu, que está sintonizado com os comprimentos de onda mentais do próprio Grundy; Lanterna Verde calcula a trajetória de Grundy e anuncia no rádio no QG da JSA onde Grundy atacará. Quando o Lanterna Verde e Grundy se encontram, Grundy arranca uma árvore pelas raízes e a esmaga contra o Lanterna. Lanterna Verde revida com seu anel de poder e punhos até que os dois homens caiam em um riacho próximo e sobre uma pequena cachoeira. O Lanterna está severamente atordoado e tenta afastar Grundy com seu anel, mas ele está muito fraco. Grundy agarra Lanterna Verde pela garganta e começa a espremer a vida dele, segurando sua cabeça debaixo d'água. No entanto, Hawkman ataca Grundy com sua maça, e o Doutor Meia-Noite é capaz de reviver a Lanterna. Um ataque combinado derruba Grundy, e o Lanterna Verde deposita Grundy em um planeta distante e sem vida.
Uma batalha logo começa quando o corpo de Grundy gravita em torno do jovem astrônomo Dick Cashmere enquanto ele aprende a surfar as ondas de luz, resultando em ele assumir a identidade de Cashmere por um tempo, deixando a verdadeira amarrada e amordaçada, embora a Sociedade o encontre logo depois. Nessa encarnação, ele ganha inteligência, que posteriormente perde quando o Lanterna Verde derrota e enterra Grundy em 1947.
Neste ponto, Grundy é libertado e alistado junto com vários outros supervilões pelo criminoso viajante no tempo Per Degaton em sua segunda aparição, que viajou para 1941 para capturar a Sociedade da Justiça da América no dia do ataque a Pearl Harbor, na esperança para mudar a história e dominar o mundo.
Fonte:
UHQ
http://universohq.com/noticias/oi-quadrinhos-apresenta-o-penitente/
Guia dos Quadrinhos
https://observatoriodocinema.uol.com.br/listas/2019/11/10-herois-de-marvel-e-dc-que-sao-zumbis
Observatório Cinema
https://observatoriodocinema.uol.com.br/listas/2019/11/10-herois-de-marvel-e-dc-que-sao-zumbis
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