WMAC Masters foi uma série televisiva americana estilo "live-action" produzida por Norman Grossfeld que retratava lutas coreografadas de artes marciais. Foi criada e licenciada pela 4Kids Entertainment.
Shannon Lee foi a apresentadora da série |
- The Machine
Interpretado por Hakin Alston, foi um dos adversários de Liu Kang no filme Mortal Kombat em 1995, e participou no filme Shootfighter: Combate Mortal, em 1993. O nome do personagem foi devido ao ator ficar gravemente ferido numa luta e ter se recuperado como uma máquina.
- Turbo
- Panther
Interpretado pelo Erik Betts, foi dublê de muitos filmes, em Mighty Morphin Power Rangers, fazendo bonecos de massa e o Ranger Verde e também foi dublê de Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão.
- Tiger Claw
Interpretado pelo ator Lee Smith, o nome veio devido a sua técnica de luta que teve até o nome em um filme com a Cynthia Rothrock e Bolo Yeung.
- Red Dragon
Chris Casamassa que interpretou o personagem, foi o Scorpion no filme Mortal Kombat, também foi dublê nos filmes Batman & Robin e Blade.
- Tsunami
Interpretado por Hien Nguen, o nome veio do livro que o ator ganhou de presente da filha de Bruce Lee, fez inúmeros papéis e foi dublê em filmes, foi dublê do Ranger Branco no fime dos Power Rangers, lançado em 1995.
- Superstar
Interpretado pelo ator Sung Pak, ele deu vida ao Liu Kang e Shang Tsung nos primeiros Mortal Kombat e também foi dublê de Raphael no filme As Tartarugas Ninjas 2: O Segredo de Ooze.
- Great Wolf
Interpretado por Jamie Webster, depois de ganhar muitos primeiros lugares e torneios, Jamie se aposentou das competições e começou a treinar outros em sua escola; Webster's Great Wolf Karate.
- Olympus
Chameleon
Sophia Crawford (nascida em 19 de maio de 1966 em Hammersmith, Londres,
Reino Unido), conhecida como Liza Kruskry nas Filipinas, é atriz, dublê e artista marcial. Ela foi dublê de dublê de Sarah Michelle Gellar nas primeiras quatro temporadas de Buffy the Vampire Slayer. Ela também se casou com o coordenador de dublês de 'Buffy', Jeff Pruitt em 1998. Ela também é conhecida por seu papel como "Camaleão", um dos lutadores no WMAC Masters e atuando na série de TV Mighty Morphin 'Power Rangers. Ela também dobrou para Fergie no filme de 2006 Poseidon.
Filmografia
The Cyprus Tigers (1990)
New Kids in Town (1990)
Missão de Justiça (1992)
The Big Deal (1992)
Angel Terminators 2 (1993)
Beauty Investigator (1993)
Ying Yang Man
Richard Branden cresceu em um bairro difícil. Seu primeiro hobby era desenhar pinturas. Não sendo muito rico, ele usava as pinturas para obter aulas gratuitas de artes marciais.
Ele tem mais de 25 anos de experiência em artes marciais, começando aos 10 anos. Ele começou a treinar com Lou Hopkins, em Massachussets. A primeira faixa-preta que conquistou foi no Tae Kwon Do. Mais tarde, ele começou a treinar com Yao Li e se tornou um especialista em Kung Fu.
Branden reinou como campeão de artes marciais da Nova Inglaterra por 10 anos, antes de se concentrar no circuito nacional de artes marciais em 1987. Em 1988, ele ganhou sua primeira fama depois de vencer adversários difíceis como Keith H. Cooke, Ho-Sung Pak e Ho-Young Pak , nas Divisões de formulários. Por causa de um acidente na infância (um olho ferido), ele nunca foi praticar sparring. Após 2 anos e 2 títulos nacionais conquistou uma vaga na equipe John Paul Mitchell.
Além de treinar Richard também participou de vários filmes, séries e shows como dublê ou coreógrafo. Ele treinou pessoas para as Guerras do Golfo e atuou como 'Homem-Aranha' nos Parques Temáticos Universais; Passeio da Marvel Comics.
Ele ganhou os seguintes títulos: Artista do ano de Kung Fu de faixa preta de 1992, Campeonato Nacional da NASKA em armas chinesas e campeão americano de formas abertas de 1991, Campeonato Nacional da NASKA de 1990 em armas e formas chinesas, 10 vezes campeão nacional da NASKA, 6 vezes WAKO Campeã do Mundo, EUA, Londres e Polônia.
Richard teve o privilégio de treinar com Liu Yu, um ex-instrutor do Templo Shaolin, o que o tornou ainda melhor.
Baby Doll
Bridgett Riley nasceu em 13 de maio de 1973 em Oakville, Missouri, EUA. É conhecida por seus trabalhos em Star Trek: Sem Fronteiras (2016), Watchmen: O Filme (2009) e Jumper (2008).
É uma dublê de primeira linha e boxeadora profissional.
Riley ganhou o título do campeonato mundial peso galo da International Female Boxers Association com uma decisão unânime de 10 assaltos sobre Yvonne Trevino no Grand Theatre em Biloxi, Mississppi, diante de uma audiência de TV nacional. [Fevereiro de 1998]
Ela é uma ex-cinco vezes campeã mundial de kickboxing e uma atual campeã mundial de boxe.
Ela está no Hall da Fama da Faixa Preta.
Membro do Screen Actors Guild (SAG) e da American Federation of Television and Radio Artists (AFTRA).
Realizou acrobacias em Poseidon (2006), um remake do clássico desastre de 1972, O Destino do Poseidon (1972). Com lançamento previsto para maio de 2006. [agosto de 2005]
É a dublê de Halle Berry em Mulher-Gato (2004), incluindo captura de movimento CGI. [Agosto 2003]
Trabalho concluído em O Vidente (2007), lançado em 2007. Atualmente treinando (boxe) Corbin Bleu. Em breve, Corbin estará filmando Jump In! (2007), um lançamento da Disney. [Junho de 2006]
Seu treinamento em artes marciais começou com Okinawa-Te Karate, no qual ela é faixa preta. Competir em torneios de Karate de sparring de pontos naturalmente progrediu para Kickboxing, que se tornou seu foco principal. Ela treinou no Jet Center e teve instrutores e colegas como Dale 'Apollo' Cook, Ben Urquidez e Pete 'Sugarfoot' Cunningham.
Entrou no mundo do cinema por coincidência, depois que um agente de talentos a abordou no Jet Center. Seu amigo íntimo e colega Erik Betts a apresentou a Isaac Florentine, que a colocou no ramo de acrobacias.
Star Warrior
Hoyoung Pak nasceu em 13 de setembro de 1965. É conhecido por seus trabalhos em As Tartarugas Ninja II: O Segredo do Ooze (1991), As Tartarugas Ninja III (1993) e WMAC Masters (1995).
Irmão de Ho-Sung Pak
É artista marcial e treina Tae Kwon Do, Wushu e Kung Fu há mais de 20 anos. Tornou-se campeão nacional no final dos anos 80 e início dos anos 90.
1989-93 Primeiro Lugar Nacionalmente em Formas e Divisões de Armas, 1992 Campeão Nacional Completo em Formas, Lutas e Armas, Campeão Geral de Formas de 1990 e 5 vezes Campeão NASKA antes de se aposentar.
Destacou-se na escola e obteve um Ph.d. na University of Illinois in Engineering em 1991. Depois disso, fez pós-doutorado em Albequerque.
Desde 2017 ele trabalha como líder de varejo e cadeia de suprimentos.
Mouse
Michele Krasnoo nasceu em 1 de julho de 1974 em Culver City, Califórnia, EUA. Ela é conhecida por seu trabalho em Kickboxer 4: O Agressor (1994), Full Contact (1993) e Death Match (1994). Ela é casada com Stephen Lax. Eles têm três filhos.
Filha de Bernie Krasnoo e irmã de Jamie Krasnoo.
Seu pai é dono do famoso (anteriormente Chuck Norris) Sherman Oaks Karate Studio em Encino, Califórnia.
Seu famoso apelido foi retirado do "grito de luta" semelhante a um guincho que ela emitia nas aulas de artes marciais quando criança.
Ela é a criadora do "Kick-Butt", um sistema de aeróbica / artes marciais semelhante ao Tae-Bo de Billy Blanks. O programa de Krasnoo era inicialmente conhecido como "Kick-Butt Kickboxing", mas ela acabou abreviando o nome; Mouse admite que o kickboxing é na verdade a mera "ponta do iceberg", e que o Kick-Butt abrange muito mais do que isso.
Ela produziu e estrelou um vídeo de treino de artes marciais em 4 volumes que cobre o treinamento com armas (entre muitos outros). Ele está disponível apenas em VHS; O mouse está tentando lançá-lo em DVD.
Sua arma de artes marciais favorita é o "Kama", ou foice emparelhada.
Ela é especialista em armas, faixa preta de 2º grau em Tang Soo Do e campeã aposentada de caratê competitivo.
Embora sem créditos, ela interpretou uma estudante de caratê nas cenas do dojo do original Retroceder Nunca, Render-se Jamais (1986). O estúdio de artes marciais da família Krasnoo foi usado para a filmagem deste filme.
Atualmente é faixa preta mestre de quinto grau em Tang Soo Do Karate.
Ela é casada com Steve Lax e tem dois filhos (1 filha e 1 filho).
Além de sua faixa preta no americano Tang Soo Do, ela também é faixa preta em Okinawan Shorin Ryu Karate, Tae Kwon Do coreano e uma faixa preta em Wushu chinês.
Kid
Através de sua liberdade de expressão pessoal, Carmichael expandiu suas habilidades como artista / atleta fundindo as artes marciais com a dança moderna do estilo livre. Ele continua a se apresentar com as renomadas equipes de hip hop "Housin 'Authority / The Architeckz, cujas credenciais têm liderado a comunidade de dança hip hop por meio de coreografias apresentadas por artistas como Michael Jackson, Usher Raymond, Jennifer Lopez e Justin Timberlake, para citar alguns. Tendo estudado uma variedade de estilos, ele abriu um caminho para uma geração se expressar através do XiaolinGruv (Shaolin Groove). Sendo um coreógrafo único na arena da dança e das artes marciais, ele continua a retribuir às comunidades, educando e apresentando seu (s) estilo (s) em toda a Bay Area (Califórnia - Oakland, San Francisco e San Jose) e Austin, Texas.
As lutas
Os dois masters que vencessem suas respectivas lutas preliminares enfrentavam-se então na cúpula, chamada de "Battledome" (nos primeiros episódios dublados trasmitidos pelaManchete, por algumas vezes este tipo de luta foi chamada de "Batalha da Morte". O termo foi usado somente no primeiro episódio). A luta durava 2 minutos. Os masters tentavam forçar seu oponente contra as grades da cúpula. Se bem-sucedido, o lutador conseguia somar pontos, e o espectador tinha a impressão que o master que colidiu contra as grades recebera um pequeno choque elétrico (o que nunca foi confirmado ou desmentido nas regras da luta). Quanto maior fosse a pontuação, maiores seriam as chances de vitória. Ninjas invadiam a gaiola durante a disputa, e se um deles conseguisse forçar um master contra as grades, o outro master receberia 1 ponto. A roupa dos ninjas era "tratada" para que eles mesmos não ativassem os sensores caso tocassem nas grades. Ainda, se os sensores permanecessem ativados (isto é, se um master mantivesse contato com as grades após ter sofrido o ponto), mesmo que outro master tocasse nas grades a pontuação não seria computada - isto porque os sensores ainda estariam captando o primeiro contato. O vencedor recebia a "Chave-Símbolo" de seu oponente, o qual era adicionado ao seu cinturaão chamado de "Dragon Belt".
Sinopse da Primeira Temporada
A primeira temporada abordou histórias pessoais entre ou sobre os WMAC Masters. No primeiro episódio, nós conhecemos os prórios masters, e Hakim Alston nos diz a origem de seu nome de guerra, "The Machine". A medida que o seriado avançava, o espectador conhecia melhor sobre os altos e baixos de cada master, da rivalidade nascida entre os melhores amigos Johnny Lee Smith (Tiger Claw) e Jamie Webster (Great Wolf) devido a uma promessa quebrada. Também mostrou Ho Sung Pak (Super Star) rendendo-se à seu irmão Ho Young Pak (Star Warrior), e ainda falou sobre a cegueira no olho direito de Richard Branden e quando ele começou a usar um tapa-olho (após o incidente na luta com Tsunami. Inclusive neste episódio, vemos um Yin Yang Man de cabelos bem curtos, o que foi na verdade um erro de produção, uma vez que mais tarde na série foram mostrados flashs da luta de Richard contra Turbo pelo Dragon Star em que foi derrotado, mas já apresentando o visual dos cabelos mais compridos e tapa-olho - e tal evento teria ocorrido antes mesmo do primeiro episódio). Sobre Hien Nguyen (Tsunami), vimos ele superar todas as dificuldades e obstáculos para vencer a primeira batalha dos 4 homens na cúpula e estrear seu antes vazio Dragon Belt com 3 chaves-símbolo (ganhando também uma aposta que tinha feito com Superstar). Tsunami em outro episódio, prega a crença de que "um homem pode sonhar" ao interessar-se romanticamente por Shannon Lee (neste mesmo episódio, também vemos uma pequena história romântica contada por Red Dragon). Pelos idos da metade da temporada, Superstar completou seu Dragon Belt e conseguiu a chance de desafiar Olympus em uma luta pelo Dragon Star que acabou se tornando um campeonato duplo, uma vez que Lady Lightning no mesmo dia também defenderia seu título contra Baby Doll, que como Superstar se classificara para o Campeonato do Dragon Star. Superstar sagrou-se o novo campeão neste evento. Porém o clímax aconteceu ao final da temporada, quando Machine enfrentou o então campeão Superstar pelo Dragon Star. Durante a luta, um ninja nocauteou ambos os masters para fora da plataforma ao mesmo tempo. A conclusão desta luta seria o início da segunda temporada.
Sinopse da Segunda Temporada
Esta nova temporada já começa de onde a primeira terminou. Devido ao fato de ambos Machine e Superstar terem sido nocauteados ao mesmo tempo da plataforma rotativa, o Conselho decidira que não houvera vencedor. Isto tornou-se um problema para o Conselho Mundial de Artes Marciais. Para piorarem as coisas, Larry Lam (Warlock) revelou-se (apenas para a audiência, não para seus colegas masters) ser membro da organização Shakiro e formou uma aliança com o outro enviado do Shakiro à WMAC - Tracy Swedom (Tracer). Shakiro era um grupo secreto de artes marciais que não seguia pelo código de honra de Dragon Star. Por causa disto, o Conselho os baniu permanentemente da WMAC, portanto eles planejavam roubar o Dragon Star para vingarem-se. Durante a investigação conduzida pelos próprios masters, alguns dentre eles foram acusados de serem o ninja mascarado que arruinou a luta do Dragon Star e tentou tirar proveito próprio dela. Dentre os acusados figuravam o irmão de Ho Sung Pak, Ho Young Pak (Star Warrior), e o antigo campeão do Dragon Star Mike Bernardo (Turbo). Rumores estenderam-se até a The Bam e suspeitas leves foram erguidas também sobre Red Dragon - porém todos estes masters foram inocentados no final. Outro master recém-chegado à Academia, Mike Chaturantabut (Wizard), foi descoberto como tendo a tatuagem do Dragão Vermelho do Shakiro no braço (ainda que bem apagada), mas ele garantiu que fizera parte do grupo no passado e abandonou-os assim que deu-se conta de seus métodos criminosos. Contudo Warlock, que revelou-se como o meio-irmão de Wizard, fingia aos outros ser honrado e seguir o código do Dragon Star quanto na verdade tramava sua ruína em nome do Shakiro. Vendo que Wizard aproximara-se do Conselho e temendo que ele pudesse desmascará-lo, Warlock espalhou rumores de seu irmão como sendo ele o membro do Shakiro, e que seria ele quem traria perigo ao WMAC.
O campeão do Dragon Star Chris Casamassa (Red Dragon) enfrentou então Warlock, que acabara de completar seu Dragon Belt vencendo a terceira edição da Cúpula dos 4 Homens, pelo Campeonato do Dragon Star. Durante a luta na plataforma, um estranho ninja encapuzado juntou-se à luta após uma violação. Na verdade, ele era um membro do Shakiro que havia vindo ajudar Warlock a vencer Red Dragon. Mesmo com o time de 2 contra 1, Red Dragon foi capaz de vencer a luta e reter o título. Mais tarde, Jamie Webster (Great Wolf) começaria a ter premonições sobre o Dragon Star desaparecer ou ser falso na verdade, e o papel que o Shakiro teria nesta história.
Do lado das mulheres, Sophia Crawford (Chameleon) derrotou ambas Mer-Mer Chen (Princess) e Christine Rodrigues (Lady Lightning) para conquistar o Dragon Star (isso após a abdicação de Black Widow ao título). Quando o Dragon Star emergiu do interior da plataforma, foi revelado de que não mais era ele que lá estava, e sim um símbolo de Dragão Vermelho - o símbolo do Shakiro. Chameleon gritou horrorizada, validando naquele momento as visões negras de Great Wolf. Wizard, juntamente com Olympus, Machine, Tiger Claw e Superstar, descobriram que Tracer e Warlock estavam por trás do roubo, mas também suspeitavam de um terceiro membro neste grupo. Originalmente eles indagaram se não seria Chameleon, mas ficou esclarecido de que ela era inocente, não só por sua péssima reação ao ver o símbolo do Shakiro na plataforma, mas também por um fato anteriormente observado por Superstar - Tracer havia uma vez oferecido a ela um "lugar no time", ao quê ela rejeitara. Os membros do Shakiro, Tracer e Warlock, estavam definitivamente envolvidos no roubo do Dragon Star, mas, fato desconhecido para todos (menos para os espectadores que viram a cena), Hien Nguyen (Tsunami) trouxera Dragon Star aos telhados da arena onde Warlock e Tracer aguardavam o helicóptero que os tiraria dali - seria então Tsunami o terceiro membro afinal! Porém as visões de Great Wolf mostravam Tsunami como um herói que recuperaria o Dragon Star para o WMAC.
Mas isso nunca chegou a ser provado. Com o cancelamento da série após o término da segunda temporada, as verdadeiras intenções de Tsunami na trama não foram explicadas.
Cancelamento
Devido a baixa audiência americana e a baixa vendagem das figuras de ação dos personagens, WMAC Masters foi cancelado após 2 temporadas. O destino do Dragon Star permanece no ar.
Ainda assim, um último episódio foi colocado no ar em 1997 nos Estados Unidos, o qual foi chamado "Os Pontos de Mudança dos Masters" (The Turning Points of the Masters). Nele, foram compiladas as histórias de Machine, Yin Yang Man, Superstar e Olympus as quais já haviam sido contadas em episódios separados da primeira temporada. O que fizeram foi ordená-las sem pausas (como na narrativa original) e gravar uma pequena introdução extra com Hakin Alston.
No Brasil, a série foi repetida à exaustão pela TV Manchete, que a colocava e tirava da grade de programação constantemente e em vários horários diferentes. A série WMAC Masters mantêm até hoje um séquito fiel de fãs, que ocasionalmente escrevem seus fanfics sobre como a saga terminaria e os publicam em sites e blogs pela web afora.
Versão Dublada da Rede Manchete
A versão que foi dublada pela Gota Mágica e transmitida pela Rede Manchete sofreu algumas alterações, mas nenhuma tão significativa como a mudança do nome da organização criminosa de artes marciais "Shakiro", que no original americano chamava-se "Jukido". Talvez vissem o nome original como não tão impactante, e então fizeram a alteração para uma sonoridade melhor.
O original "Ki-Symbol" foi traduzido tanto para "Símbolo-Chave" como também era usada uma forma invertida, a "Chave-Símbolo". A batalha final na Battledome chegou a ser chamada (somente no primeiro episódio entretanto), de "A Batalha da Morte", para depois ficar conhecida como "Finais na Battledome". A batalha "4-Man Battledome" no primeiro episódio em que é mencionada por Shannon Lee, foi chamada de "Batalha Cada-um-por-sí" e posteriormente referida como "Cúpula dos 4 Homens". Todos os nomes americanos dos personagens foram mantidos (como Machine, Great Wolf, Red Dragon, etc.), porém um foi sempre mencionado em português: o de Sophia Crawford, a Chameleon (aqui referido como Camaleão, novamente devido a pronúncia). Aliás, esse foi um ponto louvável da equipe de dublagem, que manteve quase todos os nomes e termos originais intactos (nos poupando de embaraços, como "Cinturão do Dragão" ou "Estrela do Dragão", sem contar com os impagáveis "O Máquina", "Estrela Guerreira", "Camundonga", "Garota Raio", etc.)
Por fim, algumas Zonas de Batalha (Battle Zones) tiveram seus nomes pronunciados inicialmente em português (como a Cidade-Fantasma e a Cova de Pressão), mas isto não perdurou e posteriormente os nomes originais em inglês das arenas foram usados em definitivo.
O Código do Dragon Star
O Dragon Star representava os maiores artistas marciais do mundo. Os 8 Pontos do Dragon Star representavam as 8 lições que um artista marcial honrado deveria seguir em sua vida. Estes pontos eram: Respeito, Sabedoria, Honra, Lealdade, Perdão, Compaixão, Coragem e Disciplina.
Na segunda temporada, os membros do Shakiro foram banidos do WMAC por não seguirem o Código do Dragon Star, mas alguns destes conseguiram infiltrarem-se na competição sob disfarce. No último episódio da segunda temporada, Hien Nguyen (Tsunami) roubou o Dragon Star e o levou para os telhados dos estúdios onde Michael Foley (Tracy "Tracer" Swedom) e Larry Lam (Warlock) esperavam pelo helicóptero de fuga. O WMAC suspendeu então todas as competições até que o Dragon Star pudesse ser recuperado.
Foi lançado uma linha de bonecos pela Samtoy no Brasil, com as figuras de Red Dragon, Olímpus, Tsunami, Great Wolf, Tigar Claw etc. A Bandai lançou também WMAC Masters, conjuntos de jogos, brinquedos, etc. Todos os itens foram abertos e jogados. Todas as peças que faltam estão listadas abaixo. Este é um conjunto quase completo da linha de brinquedos WMAC Masters que a Bandai fez. Playset da Arena WMAC Masters Arena inclui caixa original e estrela de dragão para figuras! A gaiola também está incluída (mostrada na imagem separada). Só faltam muitos dos círculos de papelão para o estande da estrela do dragão. Todos os círculos de papelão incluídos são mostrados. Todos (3) conjuntos de jogos Battlezone (anexar à parte de trás do conjunto de jogos Arena) Floresta de pedra - todas as peças incluídas, caixa original incluída. Templo Maia - todas as peças incluídas, caixa original incluída. Ghost Town - faltando uma das grades laterais da varanda, não inclui box. Todas as outras peças incluídas. (9) Figuras WMAC Masters - As figuras não incluem suas armas / acessórios Chris Cassamassa - "Red Dragon" Jamie Webster - "Great Wolf" (vem com seu bastão, visto na foto com Máquina) Johnny Lee Smith - "Tiger Claw" Ho Sung Pak - "Superstar" Herb Perez - "Olympus" Hien Nguyen - "Tsunami" (vem com a base do logotipo) Hakim Alston - "Machine" Ho Young Pak - "Star Warrior" Mike Bernardo - "Turbo" WMAC Cinto do Dragão (13 "símbolos ki" incluídos) O cinto veio com 4 tokens / "símbolos ki" (Homem Yin Yang, Hollywood, All American, Cyclone).
Fonte:
Central Pan
http://centralpandora.com.br/wmac-masters-os-maiores-lutadores-do-mundo/
Tokushare
Comentários
Enviar um comentário