SKO-ELLA, A MULHER QUE AMEDRONTOU O DIABO


Algumas lendas são tão medonhas que chegam ao ponto de tirar o sono das pessoas à noite. Uma em especial, comum na cultura sueca entre os séculos 15 e 16, é capaz de amedrontar até mesmo o mais fervoroso dos religiosos. O conto de Sko-ella era usado para alertar crianças e foi eternizado em uma pintura nas paredes da igreja Viksta, na Suécia. Na representação, uma mulher recebe um par de sapatos, que estão amarrados na ponta de um longo pedaço de madeira. Do outro lado, o diabo em pessoa segura a ripa.

SKO ELLA - era uma mulher mítica que, segundo a história , fez uma missão para o diabo para poder separar um casal, algo que o diabo falhou.
Ella nasceu em terras Escandinavas precisamente na Suécia, lá no início do milênio passado, a poucos relatos sobre sua vida, apenas seus feitos foram reconhecidos ao longo do tempo .O próprio demônio entrega um par de sapatos vermelhos através de um cabo de madeira para nem se quer encostar na tão temida mulher.Em troca o demônio tinha uma missão para Ella, uma em específico, a qual ele tinha falhado vergonhosamente .

A mulher, ao que tudo indica aceitou sem qualquer pestanejo, desde que tivesse a troca efetuada faria qualquer coisa, seu fanatismo é algo incompreensível, sua alma foi trocada por um par de sapatos vermelhos,
Após a troca o diabo resolveu mostrar seu pedido, revelar sua amargura, ele queria desfazer uma casamento de maneira bem trágica, ele não tinha conseguido fazer isso na primeira vez que tinha tentando, então investiu na mulher .
Sko-Ella então começou a colocar seu plano em prática, a mulher, pelo que muitos dizem, fez amizade e entrou na cabeça da vítima de uma forma tão voraz, que fez com que ela atendesse suas sugestões sem muita discórdia. Enfim, ela confidenciou a sua nova amiga de que seu marido estaria há traindo a algum tempo, então era necessário que ela fizesse algo há respeito, Sko Ella, então sugeriu para a mulher que fizesse uma poção, para que ele não abandonasse o lar a deixando de lado.

A poção era simples, cortar 3 mechas de cabelo do peito do homem, Dando procedimento ao seu plano , Sko decidiu falar com o marido então, e dizer que sua esposa estaria insatisfeita com alguma coisa, e por esse motivo desconhecido ela tentaria mata-ló quando estivesse dormindo.
A mulher esperou seu marido dormir para cortar os cabelos do peito dele, ao se preparar com uma navalha ,o homem no entanto fingia estar dormindo ,quando a mulher se aproximou ele se levantou e no possesso matando sua esposa . Sko tendo terminado sua missão foi em busca de sua recompensa, o diabo então entregou-lhe os sapatos, e há temeu, pelo simples fato que ele queria apenas acabar com a união do casal, mais Sko-Ella fez o plano terminar em morte.

Fonte:

Aventura na História

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/bizarra-lenda-de-sko-ella-mulher-de-quem-ate-o-diabo-tinha-medo.phtml

Comentários