Passou parte de sua vida curando as pessoas por onde passava, motivo pelo qual foi estabelecido como padroeiro da medicina.
Em homenagem a São Lucas, a data de seu nascimento foi escolhida como o dia do médico, profissional que estuda a ciência e as técnicas para se fazer a cura.
As técnicas de medicina mais antigas são dos povos da Mesopotâmia, bem antes da era cristã. Registros mostram que por volta dos anos 1700 e 1200 a.C. já eram realizados alguns procedimentos cirúrgicos.
Na mesma época, a Índia era possuidora de técnicas mais avançadas, pois retiravam tumores e cálculos de vesícula.
Mas antes das técnicas medicinais surgirem, a medicina estava voltada para os rituais de magia, sendo que aos poucos foram se desenvolvendo estudos sobre a ciência, sendo adaptados aos recursos da tecnologia.
Com o passar dos anos, as especialidades foram surgindo, pois cada vez mais aumentavam os recursos utilizados nos tratamentos. As primeiras áreas foram da psiquiatria, pediatria e cardiologia. Mas o grande salto da profissão foi a partir do século XVI, com a descoberta do microscópio. Porém, somente no século XX que tivemos grandes conquistas como estudos da genética, microbiologia, bioquímica e outras áreas, onde foram desenvolvidas técnicas minuciosas de avaliação, possibilitando identificar as causas de várias doenças, tornando suas curas mais viáveis.
E não parou por aí. Com essas novas descobertas, os campos de atuação profissional também foram se expandindo, sendo que hoje, no Brasil, as especialidades chegam por volta das 52 categorias, segundo aprovação do Conselho Federal de Medicina (CFM).
A Organização Mundial da Saúde define que ter saúde não é apenas não estar acometido por doenças, mas ter condições de manter um estado físico, mental, psicológico e social equilibrados, dando à pessoa mais qualidade de vida.
Os médicos são importantes para garantir a saúde de nossas vidas, pois se prepararam para isso. Dentre seus estudos estão a anatomia – o conhecimento do funcionamento do corpo humano, as doenças, como curar as doenças, como diagnosticar uma doença, como agem as medicações em nosso corpo, podendo administrar os melhores tratamentos possíveis. Por isso que selecionei alguns personagens que são médicos ou profissionais da saúde.
Tokusatsu
Mayumi Shinjoh ( Ultraman Tiga)
Mayumi trabalha como enfermeira na TPC, ela se juntou à organização com a ajuda de seu irmão mais velho, e às vezes ela tem grandes discussões de irmãos com ele. Enquanto em um vôo voltava ao Japão para se preparar para o Grande Prêmio do Japão e conhecê-la, Takuma Aoki, seu noivo e piloto de motocicleta, é morto por Gazort II no 15º episódio. A alma de Takuma retorna para ajudar Daigo e Shinjoh a distrair Gazort II, a fim de dar-lhes tempo suficiente para se esconderem do monstro. Enquanto isso, Daigo se transforma em Ultraman Tiga para lutar e destruir Gazort II. No final, sua alma dá a Mayumi o colar com sua foto, que Takuma segura em suas mãos mesmo quando a morte está por perto, e diz a Mayumi que sempre a ama antes de partir para a vida após a morte.
Emu Hojo ( Kamen Rider Ex-Aid)
Emu Hojo é um pediatra de 24 anos e estagiário cirúrgico do Hospital Universitário de Seito que também é secretamente o gênio jogador M. Como médico de RC, ele é encarregado como Kamen Rider Ex-Aid de eliminar o vírus Bugster de pacientes infectados para para salvar suas vidas.
Vários anos atrás, o Vírus Bugster infectou a humanidade e transformou suas vítimas em monstros conhecidos como Bugsters. Para combater isso, o Ministério da Saúde do Japão trabalhou com a empresa de jogos Genm Corp. para fundar o Cyber Rescue, uma equipe de jovens médicos com a capacidade de se transformar em Kamen Riders que podem efetivamente eliminar Bugsters. No entanto, o CEO da Genm Corp. tem seus próprios motivos ocultos para fazer isso, ao se tornar um antagonista de nossos heróis.
Personagens da Marvel
Doutor Don Blake
Doutor Estranho
Valquíria
Faiza Hussain
Também conhecida como Excalibur, é uma médica britânica que se mostrou digna de erguer a espada Excalibur do Rei Arthur. O seu poder consiste em conseguir desmontar qualquer coisa, inclusive pessoas.
Cardíaco
Esse é um vigilante que dedicou boa parte da sua vida aos estudos voltados para a medicina e que ficou revoltado ao entender como as grandes corporações que desenvolvem medicamentos operam. Além do trabalho como vigilante, também financia uma clínica que atende de forma comunitária a população de NY.
Manikin
Enfermeira Noturna
Curtis Connors ( Marvel Comics)
Usando-se como o primeiro sujeito de teste, Connors injetou-se com uma dose de sua fórmula, e estava extasiado quando seu braço começou a se regenerar. No entanto, o DNA reptiliano, seu soro, se baseou em misturado e alterou seu próprio DNA, e transformou-o em uma criatura viciosa conhecida como O Lagarto. Enquanto Connors acabou sendo "curado" pelo Homem-Aranha e voltou à sua aparência humana.
Séries de TV
Doutor Bombay ( A Feiticeira)
Médico e bruxo da Samantha, ele é que fazia o alívio cômico da série, sempre socorria ela quando estava com uma doença, uma delas foi em um episódio em que a Samantha falava rimando. Era interpretado pelo saudoso Bernard Fox que nos deixou aos 89 anos.
Doutor Chapatin ( Chespirito)
Dr. Chespirito Chapatin é o personagem mais antigo de Roberto Gómez Bolaños. Dr. Chapatin é um velho louco, que mesmo sendo velho ainda exerce sua profissão de médico. Em Chaves, o personagem foi mencionado algumas vezes em episódios, e apareceu uma vez Chaves, já no Programa Chespirito, no episódio Dr. Chapatin visita la vecindad.
O personagem foi criado por Roberto Gómez Bolaños. No início, o nome do personagem era Dr. Chespirito Chapatín que fazia parte do programa Los Supergenios de la Mesa Quadrada. Com o fim do programa, Chapatin passou a ter quadros solos em esquetes de Chapolin. Quando Chapolin acabou, Chapatin se tornou um quadro no Programa Chespirito.
Leonard McCoy ( Jornada nas Estrelas)
Kirk ordena a reativação da comissão de McCoy em Star Trek: The Motion Picture, forçando-o a se juntar a tripulação da Enterprise para enfrentar a entidade conhecida posteriormente como V'Ger. Spock transfere seu katra—seus conhecimentos e experiências—para mente de McCoy antes de se sacrificar ao final de Star Trek II: The Wrath of Khan. Isso causa uma angústia mental para McCoy, que em Star Trek III: The Search for Spock ajuda restaurar o katra de Spock devolta para seu corpo reanimado. Ele se junta a Kirk e a tripulação para servir na nova USS Etnerprise-A ao final de Star Trek IV: The Voyage Home. Em Star Trek VI: The Undiscovered Country, McCoy e Kirk escapam da prisão klingon de Rura Penthe, ajudando a tripulação da Enterprise a para uma conspiração para impedir a paz entre a Federação Unida dos Planetas e o Império Klingon. Kelley reprisou seu papel em "Encounter at Farpoint", episódio piloto de Star Trek: The Next Generation, aceitando o salário mínimo do Screen Actors Guild por sua aparição.
No episódio "The Survivor", de Star Trek: The Animated Series, McCoy menciona que ele tem uma filha. Irina, a amiga de Chekov no episódio da série original "The Way to Eden", foi originalmente escrita como Joanna, filha do Dr. McCoy, porém alterada antes do episódio ter sido filmado.
Beverly Crusher ( Jornada nas Estrelas - A Nova Geração)
Durante sua juventude, Beverly era conhecida como quieta, tímida e socialmente desajeitada. Ela também estava muito constrangida com seu cabelo ruivo brilhante e, aos treze anos, tentou tingi-lo de escuro com resultados desastrosos. Ela admite a Data mais tarde, no episódio "Offspring", que foi muitas vezes ridicularizada e impopular na escola e que isso foi muito doloroso para ela. Ela também admite que trouxe de volta memórias dolorosas daqueles anos, quando viu seu filho Wesley passar por ridículo semelhante quando criança.
Foi a carreira de sua avó como curandeira e o carinho, a alta inteligência e a sensibilidade de Beverly que em grande parte despertaram o interesse de Beverly pela medicina e pela cura de enfermos e feridos. O desastre do Arvada III solidificou a decisão de Beverly de ser médica.
Literatura
DOUTOR Jekyll ( O Médico e o Monstro)
Doutor Jekyll e seu alter ego violento Mister Hyde são personagens originalmente do livro "O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde", a clássica história de 1886 sobre o lado negro da natureza humana. Esta alma bifurcada se tornou um dos personagens mais icônicos da literatura, ambos horror e ficção científica. Já houveram filmes, quadrinhos, minisséries de televisão, e outros desde que a história foi criada.
Personagens da DC Comics
DOUTOR MEIA-NOITE (DR. CHARLES MCNIDER)
MORCEGO-HUMANO (DR. ROBERT LANGSTROM)
Para se curar de uma doença, o doutor Robert Langstrom injetou nele mesmo uma suposta vacina composta de DNA de morcego, mas isso só conseguiu fazer com que, através da dosagem errada da vaina, ele se tornasse no temível Morcego-Humano. Ora inimigo, ora aliado, o Doutor Langstrom já disseminou uma praga de morcegomens em Gotham City e conseguiu debelá-la através de um antídoto bolado por ele e sua noiva.Caldos II, onde Beverly morou até entrar na Academia da Frota Estelar.
DR. SILAS STONE
SR. INCRÍVEL (DR. MICHAEL HOLT)
Pelo seu nome já dá para tirar um pequena conclusão do que seus feitos podem alcançar. Se Michael Holt tem mais de quatro doutorados e é considerado o terceiro homem mais inteligente da Terra, vencer um vírus pode não ser uma tarefa tão difícil assim. O Senhor Incrível foi o primeiro ser humano da Terra 1 a conseguir alcançar a Terra 2 e viver por lá por um tempo.
DRA. SHAY VERITAS
Os Simpsons
Doutor Nick Riviera ( Os Simpsons)
duvidosas no Caribe (Haiti,Hollywood etc..). Riviera é descendente de latino-americanos e ganhou seu título de médico em uma escola pública (no qual aparentemente gastava a maior parte do seu tempo para adquirir drogas e então impressionar as garotas na década de 70). E também teve muita sorte, nenhum de seus pacientes reclamou para o conselho médico ou teve alguma sequela grave pela prática de sua medicina. Também estudou na "Escola Superior de Medicina de Hollywood". Ele é o esteriótico do doutor corrupto e imoral que exercem a medicina por dinheiro, com pouca ou nenhuma ética médica.
No episódio "Bart é atropelado", nas paredes de seu Consultório pode-se ler nos seus diplomas "Escola Clínica de Correspondencia Mayo" (Mayo Clinic Correspondence School), "Clube da Escola de Medicina" (Club Med School), "Inspetor do corpo feminino" (Female Body Inspector) e "Eu estudei por quatro anos na escola de medicina e tudo que consegui foi essa droga de diploma" (I went to medical school for four years and all I got was this lousy diploma). Nesse episódio, cita que ele é um especialista geral. Ele frequentemente aparece em comerciais de televisão, oferecendo todo tipo de medicina bizarra, e tornou suas operações como espetáculos de TV. Ele geralmente aparece como inventor no show de televisão I Can´t Believe They Invented It! O Dr. Nick é conhecido pela expressão (na versão dublada do brasil) "Olá, Pessoal!" quando entra em algum lugar e é imediatamente respondida com "Olá, Doutor Nick!" dos outros personagem (entretanto no episódio "Quem Matou o Sr. Burns - Parte 2" o senhor Burns só podia dizer "Homer Simpson", então quando o Dr. Nick entra na sala e fala "Olá, Pessoal!" ele responde "HOH, MEH-er simp-SON!" no qual Nick responde "Certo, isso é um tanto estranho...". Dr. Nick é um médico trambiqueiro, as operações bizzaras que os outros médicos se recusam a fazer ele faz sem exitar, ao lado você pode ver seu anúncio, onde diz "Tão bom quanto o Dr. Hibert" Existe também a versão autraliana do doutor Riviera no episódio Marge viaja na história no qual Lisa chama o melhor médico de toda Austria para Mozart, interpretado por Bart, no qual diz ao entrar no quarto, "Gutten Tag, para todos" e os dois respondem "Gutten Tag, Doutor Nick". Ele operou a família Simpsons várias vezes (principalmente quando não podiam pagar o Dr. Hibbert), principalmente quando Homer precisou de uma ponte de safena tripla. Lisa Simpson assistiu a operação e salvou o dia guiando o Dr. Riviera na operação. (no episódio As três safenas de Homer)
Doutor Hibbert ( Os Simpsons)
Julius Hibbert é um dos mais conceituados médicos de Springfield.
Por diversas vezes salvou a vida de membros da família Simpson, principalmente de Homer de bom coração, tem o péssimo hábito de rir nas horas mais impróprias, sobretudo no que diz respeitos às injúrias de seus pacientes, como quando expressou apenas uma leve surpresa quando ambos os rins de Abe Simpson explodiram.
Membro da Mensa, formado na Universidade Escolar de Medicina de Johns Hopkins, e membro da firma Thayer no hospital Johns Hopkins. Hibbert é notado como o menos disfuncional de todos os personagens do show.
Em alguns episódios há indícios de que o Dr. Hibbert não está acima de práticas médicas duvidosas:
Recomenda à Marge virar Homer de barriga para cima se ela quiser que ele sobreviva (Guerra conjugal);
Quando Bart é operado do apêndice, as crianças que vão visitá-lo pedem para também serem operadas para ficar sem ir na escola e ganhar uma cicatriz. No recital escolar o Diretor Skinner anuncia que a maioria dos membros da orquestra estão no hospital removendo o apêndice (A volta de Springfield);
Sugere recompensar Marge com prescrições do mercado negro quando ela o convence a não comprar uma casa inadequada (Propriedade indesejada);
Quando Bart machuca o cóccix em A grande vigarice, Dr. Hibbert aplica o desfibrilador em suas nádegas. Questionado por Marge porquê fez isso, simplesmente responde: "É bom para as baterias."
Prescreve maconha medicinal para Homer (Fim de Semana em Burnsie);
Em Homer tamanho família não concorda com a intenção de Homer tornar-se obeso para trabalhar em casa, mas quando indagado se poderia indicar um médico para isto, simplesmente responde: "Posso."
Quando ele percebe que Marge inicialmente não estava entusiasmada sobre ter uma terceira criança, ele deixou implícito que um bebê saudável pode render US$60.000 no mercado negro. Com a reação horrorizada de Marge, alegando que era "só um teste", Dr. Hibbert disse que se ela reagisse de outra maneira seria enviada para a prisão (E com Maggie já são três).
Também foi sugerido no episódio Um bom Bart não deixa se dobrar que ele não tem de fato uma licença médica. No Brasil foi dublado pelo já falecido Paulo Flores, hoje é dublado por José Santa Cruz.
Turma da Mônica
Ho Yen Li ( Turma da Mônica)
Nascida em Taiwan, Ho Yeh Li veio para o Brasil em 1983, onde se naturalizou e cursou medicina na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é coordenadora da UTI de infectologia do Hospital das Clínicas em São Paulo. Ela foi homenageada pelo Maurício de Sousa e virou personagem da turminha.
Nos Animes
Kuro Hazama ( Black Jack)
Kuro Hazama é um personagem que divide opiniões quanto ao seu carácter, mas ninguém duvida de suas habilidades médicas. O personagem é um cirurgião habilidoso que faz operações pelo mundo em troca de grandes quantidades de dinheiro. Apesar de ser um grande mercenário, ele também já trabalhou de graça para pessoas que o conquistaram. Graças à sua ajuda, outra personagem da nossa lista se tornou uma grande profissional da saúde.
Ryouko Mikado ( To LOVE-Ru)
Apesar de não parecer, Ryouko é uma alienígena com grandes habilidades médicas. Ela trabalha como médica na escola Sainan High, sendo muito habilidosa. Sua formação é desconhecida, provavelmente vinda de outro planeta. Além de seres humanos, ela pode curar outros alienígenas e também criaturas, como demônios.
Ray Kasugano ( Ray)
A história de Ray Kasugano, uma garota que teve seus olhos roubados e vendidos no mercado negro. Com ajuda de Kuro, ela consegue seus olhos novamente, mas eles agora têm uma habilidade especial: olhos raio-X que ajudam em diversas ocasiões, inclusive na hora de cirurgias delicadas.
Tsunade ( Naruto)
Em primeiro lugar, temos Tsunade, uma das mais poderosas ninjas de Konoha que, por acaso, também é uma médica formidável. Conhecemos ela ainda no anime clássico, quando Jiraya e Naruto partem em sua busca para oferecer a ela a vaga de Quinta Hokage. Após muito custo, ela aceita o cargo, tornando-se a ninja mais importante da Vila da Folha. Dentre seus maiores feitos estão curar Rock Lee quando todos acreditavam que era impossível, salvar uma parte dos habitantes de Konoha durante a invasão dos Pain, e suas lutas incríveis durante a Quarta Guerra Ninja.
Dra. Kureha ( One Piece)
Dra. Kureha é muito mais velha do que imaginávamos. Com seus 141 anos, ela ainda está viva e bem graças aos seus conhecimentos na área da medicina. Assim como Tsunade, ela também é uma ótima lutadora, conhecida por seus socos extremamente poderosos. Kuhera também tem a sua Sakura, que na verdade é o Tony Tony Chopper. O integrante da tripulação de Luffy é muito poderoso, além de um médico espetacular.
Heaven Canceller ( A Certain Magical Index)
Conhecido como Kamijou Touma, ou médico com cara de sapo, ele poderia claramente estar em primeiro lugar. O médico é conhecido em seu universo por ser capaz de curar qualquer doença, salvo algumas exceções. Ele, por exemplo, é incapaz de curar algumas lesões cerebrais e fazer pessoas voltarem à vida.
Shinra Kishitani ( Durarara!!)
A história de Shinra Kishitani com a medicina começou ainda na infância. Ele observava os pais em autópsias e cirurgias, o que o fez desenvolver grandes habilidades apenas pela observação. Kishitani acabou se tornando médico quando cresceu, e salvou a vida de muitas pessoas. Como médico clandestino, ele tem muito interesse em situações sobrenaturais.
Megumi Takani ( Samurai X)
Doutor Tofu ( Ranma 1\2)
Dr. Tofu Ono é um Quiroprático local e especialista em medicina de artes marciais o que o faz, muitas vezes ajudar a Akane e o Ranma quando têm inchaços, hematomas ou articulações deslocadas de suas muitas lutas. Ele está muito bem informados sobre técnicas de artes marciais e pontos de pressão. Acredita-se também que o Dr. Tofu é considerado um dos artistas marciais mais qualificados na série embora ele nunca é visto praticando. Ele também é profundamente apaixonado por Kasumi Tendo. Na verdade, sempre que está em sua presença, ele fica mais nervoso e fica completamente louco, causando perigos a si e a seus pacientes. Dr. Tofu é bem conhecido na comunidade e tem muitos clientes mais antigos. Mas seus pacientes há muito tempo aprendem a ficar longe dele quando Kasumi está ao redor, e no anime mostra diversos exemplos bem-humorados do que acontece com o Dr. Tofu quando está sob a influência do amor. Em pelo menos duas ocasiões diferentes, ele tomou o seu esqueleto e dançaram em torno da cidade com ela nas costas depois de ter simplesmente falado com ela no telefone. Por um tempo ele utilizou tanto Genma Saotome e Shampoo como assistentes. Ele é freqüentemente visto na companhia de seu esqueleto, Betty. Akane tinha uma queda por Dr. Tofu e ele costumava dar-lhe aconselhamento e apoio.
Fonte:
Guia dos Quadrinhos
http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/dr-tofu-(tofu-ono)/17320
Fatos Desconhecidos
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-melhores-medicos-dos-animes/
Universa
O Vício
https://ovicio.com.br/top-5-medicos-da-dc-comics-que-poderiam-curar-o-covid-19/
Jamesons
Mundo Educação
https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-medico.htm
Comentários
Enviar um comentário