Looney Tunes


Looney Tunes é uma série de curta-metragens de animação americanos, produzida de 1930 a 1969 e distribuída pela Warner Bros. Animation durante a chamada Era de Ouro da animação americana, ao lado de sua série-irmã Merrie Melodies.

Looney Tunes apresentou inicialmente composições musicais através das aventuras de personagens de desenhos animados como Bosko e Buddy. Ela precedeu a série Merrie Melodies, e foi a primeira série de animação cinematográfica da Warner Bros. O nome Looney Tunes (que em português significa "Músicas Loucas") é uma variação do nome Sinfonias Ingênuas, que foi o título da série concorrente de Walt Disney, de desenhos baseados em músicas. Além disso é um trocadilho proposital entre as palavras "tunes" (músicas) e "toons" (síncope de "cartoon" - desenho).

De 1942 a 1964, Looney Tunes e Merrie Melodies foram os curtas animados mais populares nos cinemas; junto com as obras de Disney e outros populares concorrentes, incluindo Fleischer Studios, Walter Lantz Productions, United Productions of America, Terrytoons e MGM.

Desde seu sucesso durante a era de curta-metragem de desenhos animados, Looney Tunes tornou-se uma franquia de mídia em todo o mundo; ganhou passagens por várias séries de televisão, longas-metragens, quadrinhos, álbuns de música, vídeo games e parque de diversões; além de trazer uma geração de show com atualizações.

Muitos dos personagens têm feito e continuam a fazer aparições na introdução de vários outros programas de televisão(incluindo séries animadas), filmes e divulgações.

O personagem mais popular da Looney Tunes, Bugs Bunny (ou Pernalonga no Brasil), é considerado como um ícone cultural e já apareceu em filmes mais do que qualquer outra personagem de desenho animado. Alguns filmes de Looney Tunes são citados como alguns dos maiores de todos os tempos.

No início de 2014, o Cartoon Network, foi anunciada a série Wabbit: A Looney Tunes Production. Estrelada por Pernalonga, a série estreou em Cartoon Network e em seu canal irmão Boomerang no outono (no Hemisfério Norte) de 2015. A série teve um lançamento extraordinariamente lento, com a série tendo se mudado para o serviço de streaming do Boomerang em 2017, e dezenas de episódios ainda não lançados em junho de 2018.

Em 11 de junho de 2018, uma nova série de curtas chamada Looney Tunes Cartoons, foi anunciada pela Warner Bros. Animation. Com lançamento previsto para 2019 nas plataformas de televisão linear e streaming, sua primeira "temporada" contará com 1.000 minutos de novos desenhos animados de um a seis minutos com personagens relevantes da marca, com as vozes dos atores atuais em "simples, com gags e histórias visualmente vibrantes ”que são reproduzidas por vários artistas que empregam“ um estilo visual que vai ressoar com os fãs ”, mais notavelmente tendo um estilo que lembra os curtas dirigidos por Clampett. Sam Register, presidente da Warner Bros. Animation, e Peter Browngardt, criador do Titio Avô, serão os produtores executivos. 

Tex Avery, Chuck Jones e Bob Champet

Mais tarde, após a adição do estúdio de animação de Administração Tex Avery e Chuck Jones entre outros, bem como o ator de voz Mel Blanc (na versão americana), Looney Tunes chegou à fama maior para a criação de tais estrelas do desenho animado popular como os personagens regulares da série ficaram conhecidos como "os Looney Tunes" (muitas vezes incorretamente, intencionalmente ou não, como "Looney Toons"), sendo que os principais são: Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Hortelino Troca-Letras, Piu-Piu e Frajola, Papa-léguas, Coiote, Frangolino, Eufrazino Puxa-Briga, Pepé Le Pew, Marvin, o Marciano, Ligeirinho, Taz e outros. 

Originalmente produzida pela Harman-Ising Pictures, a série Looney Tunes foi produzida por Leon Schlesinger Productions de 1933 a 1944. Schlesinger vendeu seu estúdio para a Warner Bros. em 1944, e foi renomeado como Warner Bros. Cartoons, continuando a produção dos desenhos até 1963. A produção de Looney Tunes foi terceirizada pela DePatie-Freleng Enterprises de 1964 a 1967, e a Warner Bros. Cartoons ré-assumiu a produção para os dois anos finais da série. De 1942 até meados dos anos 60, Looney Tunes foi a série de desenhos animados mais popular nos cinemas dos Estados Unidos, sucedendo a Disney.

No começo Looney Tunes e Merrie Melodies desenharam suas histórias na biblioteca de música vasta da Warner. De 1934 a 1943, Merrie Melodies foram produzidas em cores e em Looney Tunes em preto e branco. Depois de 1943, no entanto, ambas as séries foram produzidas em cores e tornaram-se praticamente idênticos, com a diferença apenas estilística é a variação entre a abertura do tema da música e títulos. Ambas as séries também feitas de uso de vários personagens dos desenhos animados do estúdio. Em 1937, a música-tema de Looney Tunes foi "The Merry-Go-Round Broke Down" por Cliff Friend e Dave Franklin; a música-tema de Merrie Melodies foi uma adaptação de "Merrily We Roll Along" por Charles Tobias, Murray Mencher e Eddie Cantor.


Quando as séries Looney Tunes e Merrie Melodies começaram em 1930, embora Warner Bros. tenha mantido os direitos aos desenhos animados e as marcas Looney Tunes e Merrie Melodies, Harman e Ising detinham os direitos sobre o personagem Bosko. Quando Harman e Ising deixaram a Warner Bros. em 1933, o seu ex-produtor Leon Schlesinger começou seu próprio estúdio na Warner Bros. continuando a série Looney Tunes. Harman e Ising retiveram os direitos de Bosko e começaram a fazer desenhos de Bosko na Metro-Goldwyn-Mayer, em 1934. No entanto, estes desenhos não eram um sucesso e em 1937 MGM dispensou Harman e Ising e formou seu próprio estúdio para criar a MGM Cartoon, com Harman e Ishing ficando com os direitos de Bosko, A Time Warner acabou adquirindo os personagens Bosko das propriedades de Harman e Ising. Além disso, o estúdio de Schlesinger continuou a fazer desenhos animados populares até 1944, quando Schlesinger vendeu seu estúdio para a Warner Bros e, desde então, a Warner Bros. possuiu todos os direitos a todos os personagens pós-1933 criado por Leon Schlesinger Productions e a Warner Bros. Cartoons. Os direitos sobre desenhos individuais, porém, estão em outras mãos.

Em 1955, a Warner Bros. vendeu seu curtas em preto-e-branco de Looney Tunes (além dos curtas em preto-e-branco de Merrie Melodies feitos após Harman e Ising sairem) em syndication para televisão para a Guild Films.[8] Os direitos daqueles desenhos animados foram atribuídos ao Sunset Productions. Estes desenhos animados foram distribuídos pela Guild Films até sua falência e foram comprados pela Seven Arts. Com a compra da WB pela Seven Arts, a WB conseguiu os direitos dos desenhos em preto e branco.

Em 1956, Associated Artists Productions (AAP) adquiridos os direitos de exibição para a televisão da maioria dos curtas pré-1950 da Warner Bros,[9] incluindo todos os Merrie Melodies (exceto para os que foram vendidos para a Sunset e Lady, Play Your Mandolin!) e curtas coloridos dos Looney Tunes que foram lançados antes de agosto de 1948. ao contrário da venda a Sunset Productions, a AAP foi autorizada a manter os títulos da Warner intactos e simplesmente inserido a frase "Associated Artists Productions presents" (como resultado, cada um dos curtas de Merrie Melodies tiveram a canção "Merrily We Roll Along" tocada duas vezes). Dois anos mais tarde, United Artists comprou a.a.p. (que também havia comprado os curtas do Popeye produzidos pela Fleischer Studios e Famous Studios para Paramount), que fundiu a empresa em sua divisão de televisão; United Artists Television.

Em 1981, a UA foi vendida para a MGM, e cinco anos depois, Ted Turner adquiriu a biblioteca pré-maio de 1986 da MGM. Ele também adquiriu os direitos da bilioteca da a.a.p. . Em 1996, a empresa de Turner, Turner Broadcasting System (cuja divisão Turner Entertainment Co. supervisionou a biblioteca de filmes), foi comprada pela Time Warner que também possuía a Warner Bros. Com essa fusão, a Warner Bros. também conseguiu curtas de Bosko, personagem criado por Hugh Harman e Rudolf Ising que fez sua estréia em Looney Tunes e que depois mudou-se para a série Happy Harmonies da MGM. Atualmente a Warner Home Video detém os direitos de vídeo de todos os curtas de Looney Tunes e Merrie Melodies por conta da compra da Turner Entertainment pela Time Warner.

A partir de 1960, os desenhos foram reagrupados em vários programas de TV diferentes que permaneceu popular durante várias décadas antes de ser comprada pela Turner Broadcasting System. O Cartoon Network exibiu os curtas por 12 anos, desde o seu lançamento em 1 de outubro de 1992 até 3 de outubro de 2004, e novamente a partir de 2009 até os dias atuais. Uma versão da década de 2000 chamada The Looney Tunes Show, foi produzido pela Warner Bros. Animation para a rede, foi transmitido entre 2001 e 2004. O bloco contou com curta originais de Looney Tunes e Merrie Melodies.



Cinco dúzias de curtas de Looney Tunes e Merrie Melodies de antes de dezembro 1943 caíram em domínio público e estão assim distribuídas livremente através de vários lançamentos não-oficiais. Muitos destes desenhos de domínio público tendem a não ter boa qualidade de som e imagem. 

No Brasil, Looney Tunes foi chamado de Turma do Pernalonga, estreando na Sessão Desenho no SBT com dublagem brasileira.

Em Portugal, Looney Tunes foi chamado de Bugs Bunny and friends, estreando na RTP, na versão original com legendas em português.

Nas décadas de 30, 40 e 50, foram produzidos 11 episódios dos Looney Tunes, associadas ao racismo. Em 1968, a United Artists censurou esse vídeos. Alguns vídeos foram disponibilizados pela internet, mas outros tiveram proibição severa. Originalmente, a censura chama-se "Censored Eleven".

Um episódio chamado "Injun Trouble" de 1969 é o último "cartoon" da fase clássica da Looney Tunes/Merrie Melodies, mas também dos mais controversos. Ainda na época, teve sérias acusações de estereótipos e piadas irritantes, como a "luta indiana" e o "salão topless". Como resultado, esse episódio (apesar de ser o último) nunca foi adaptado à televisão americana, nunca foi distribuído para a televisão estrangeira e nunca chegou a ser lançado em VHS. No entanto, ele pode ser achado na internet. Em 1999, os desenhos animados de Speedy Gonzales (Ligeirinho) foram censurados da transmissão do Cartoon Network por causa de seus alegados estereótipos dos mexicanos. Muitos hispânicos protestaram que não ficaram ofendidos e recordaram com carinho os desenhos animados de Speedy Gonzales como uma representação da sua juventude e da individualidade da nação; Estas curtas foram disponibilizadas para transmissão novamente em 2002.

Leon Schlesinger

Em 1941, Leon Schlesinger recebeu um episódio do cartunista Tex Avery, com uma cena final que gerou sérias controvérsias pela Warner. Nesse episódio, houve em particular, uma cena que sugeria a morte do próprio Pernalonga (Bugs Bunny). No episódio lançado ao público, o episódio termina com um gag de travagem do personagem, no entanto, a cena prosseguiria e o episódio terminaria com ele ainda a cair. Leon exigiu imediatamente o corte da cena pela ideia da morte do personagem, sabendo muito bem que isso ia contra as regras da Banda Desenhada, no entanto, Tex queria que ela ficasse. No entanto, Tex não tinha o cargo de produtor e isso fez com que tivesse de obedecer a Leon, pois era a ele que estava a pagar a criação dos episódios e era quem mandava nos estúdios. Essa cena acabou por nunca ir ao ar, nem sequer nas bilheteiras e permanece escondida nos estúdios, sem divulgação ao público.

Vários fãs e YouTubers criticam constantemente a Warner Bros. pelo exagero de censura na rede. A Warner proibiu severamente a partilha de vídeos em maior parte das redes da internet, por questões autoriais. No YouTube, alguns minutos depois da tentativa de publicação, o vídeo acaba por ser bloqueado pela empresas em maior parte das redes da internet.

O desenho foi readaptado em episódios de meia hora, essa nova versão nomeada simplesmente de "Show dos Looney Tunes", que estreou em 2010 no Cartoon Network, com os personagens clássicos, e até novos personagens adicionados como figurantes e as vezes contendo um dialogo com os personagens clássicos, mas não é só isso que mudou, muitos personagens mudaram de personalidade, costumes e hábito deixando de lado o "Politicamente Incorreto" que garantiu o sucesso dos antigos curtas-metragens. Para alguns, esta readaptação foi divertida em muitas crianças, mas para alguns (principalmente adultos) foi mais chata, devido à mudança de personalidade dos personagens.

Mais tarde em 2015 foi criada uma serie chamada "Wabbit" (atualmente chamada de New Looney Tunes) que retomou o estilo de comédia dos desenhos clássicos.

Ontem, a WarnerMedia realizou uma conferência para anunciar oficialmente o lançamento da HBO Max, sua nova plataforma de streaming que contará com um catálogo robusto das produções do grupo, além de novas produções originais.

Dentre os lançamentos anunciados, teremos uma série de animações baseadas em personagens clássicos dos Looney Tunes e da Hanna-Barbera, algo que deixou os fãs bem animados.

Os lançamentos incluem a produção Looney Tunes Cartoons, uma série que abraça “o valor da alta produção e o processo dos curtas para o cinema originais dos Looney Tunes”. A série é descrita como bem cômica e colorida. A série é composta por oitenta episódios de onze minutos, que contam com diversos curtas animados de durações variadas, incluindo episódios temáticos com datas comemorativas.

Teremos também uma série chamada Jellystone, uma comédia de animação que mostra personagens clássicos da Hanna-Barbera vivendo na cidade de Jellystone. O local é descrito como uma cidade animada onde os personagens vivem em conjunto, trabalham e interagem… mas ao mesmo tempo, não podem ajudar a resolver os problemas uns dos outros. Personagens como Zé Colmeia, Catatau, Bibo Pai e Bobi Filho, Jambo e Ruivão, Patinho Duque, Shag Rugg, Tutubarão, El Kabong, Manda-Chuva, Capitão Caverna, Cindy Bear, Mildew Wolf, Plic e Ploc e Chuvisco, Peter Potamus, Leão da Montanha, Maguila, o Gorila e mais.

Lista de Personagens de Looney Tunes

Embora o desenho dos Looney Tunes esteja focada em manter o espírito dos originais, a nova série de episódios curtas, fez novos pequenos ajustes nos designs de vários personagens icônicos, incluindo o amado mascote da Warner Bros, Bugs Bunny. Toda a premissa era trazer os personagens e a franquia de volta às suas raízes de diversão louca e violenta, algo que as partes recentes, como o novo Looney Tunes , se afastaram.

A HBO Max forneceu uma imagem mais clara de quanto mudou. Yosemite Sam não tem mais seus revólveres duplos , mas seu visual permanece o mesmo. Isso também vale para Porky Pig, Marvin, o Marciano, Sam, o Cão Pastor, Roadrunner, Gossamer e Piu Piu. No entanto, a HBO Max fez pelo menos alguns ajustes. Aqui está todo personagem cujo design foi atualizado pela nova série.

Pernalonga e Eufrazino Puxa-Briga

A mudança mais óbvia também é a mais intrigante, e foi a que ocorreu com Pernalonga, que agora tem luvas amarelas em vez de brancas . Esta emenda foi revelada quando a arte para Looney Tunes Cartoonsfoi exibido pela primeira vez em março de 2019. Pernalonga usava luvas amarelas no curta de 1941, “Elmer’s Pet Rabbit”, que foi a segunda aparição de Pernalonga após sua estréia oficial em “A Super Hare”, de 1940, e foi o primeiro desenho animado a ser usado o nome dele. (O Pernalonga não deve ser confundido com os outros personagens de coelho cinza que apareceram antes dele). Depois de “Elmer’s Pet Rabbit”, as luvas amarelas nunca mais foram vistas – até agora. Considerando que as luvas amarelas eram apenas parte de seu visual por um curto, mais o fato de não fazerem parte de seu visual original, é certamente uma escolha estranha de design.

Gaguinho e Patolino

O melhor amigo ciumento e preguiçoso de Pernalonga, Daffy Duck , geralmente é combinado com Porky Pig nos novos Looney Tunes Cartoons . Não há nada de novo na HBO Max sobre Daffy, mas ela se apóia mais em retratos muito mais antigos do personagem do que os fãs podem estar acostumados a ver. Esta versão do Daffy é menos reservada e muito mais estranha que o Daffy Duck da década de 1950 e além. Seu bico se curva e seus olhos têm uma aparência um tanto selvagem e louca. Foi assim que Daffy foi retratado em seus primeiros dias.

Hortelino Troca-Letras

Um dos dois antagonistas mais conhecidos de Bugs Bunny, Elmer Fudd, foi notadamente prejudicado pelos Looney Tunes Cartoons da HBO Max . Ele também tem um nariz rosa, que não é incorporado ao seu design desde o início dos anos 40. Como Yosemite Sam, Elmer não estará perseguindo Bugs com uma arma , mas outros aspectos de seu personagem permanecem intactos, incluindo seu impedimento de fala de marca registrada.

Ralph

Nos curtas originais de Looney Tunes , Ralph era um personagem que tentava capturar ovelhas, mas sempre se opunha ao sempre vigilante cão pastor Sam. Apesar de ser um lobo, Ralph parece quase idêntico a Wile E. Coyote , além do nariz vermelho e dos olhos brancos de Ralph. Agora, Ralph tem uma presa que sai da boca. Esse aspecto não estava presente em projetos anteriores e serve para distinguir Ralph de Wile E. Coyote.

Wile E. Coiote

Wile E. Coyote, da HBO Max, tem algumas diferenças sutis em comparação ao personagem clássico. Até agora, ele não apareceu em nenhum dos desenhos animados completos e só foi utilizado nos curtas de um minuto. Wile E., que costumava recorrer a planos ” engenhosos “, não parece capaz de falar nos desenhos animados da Looney Tunes , mas, em seguida, ficou calado na maioria de seus desenhos animados com o Roadrunner. Quanto à sua aparência física, ele normalmente é de um tom marrom escuro, mas agora ele é um pouco mais brilhante, e sua cor é mais marrom-avermelhada. Ele tem um contorno vermelho mais perceptível ao redor dos olhos amarelos, que permanecem inalterados, e vários dentes podem ser vistos, mesmo quando a boca está fechada.

Vovó

Uma das mudanças mais marcantes da Looney Tunes Cartoons é o visual que foi dado a Granny, a gentil velhinha dona de Sylvester e Piu Pi. Vovó é normalmente alta e um pouco magra, mas a nova série adicionou uma quantidade considerável de peso ao rosto e ao corpo do personagem. Esse design não é novo, por si só, mas foi usado apenas alguns episódios nos curtas clássicos e nunca foi um visual popular para a Granny. Uma característica divertida que foi adicionada a Granny nos novos desenhos animados é que ela agora anda de moto.

Frajola

Por uma razão que não está totalmente clara, Sylvester estava sujeito a mais mudanças do que os outros personagens. Enquanto Bugs, Daffy e Elmer foram aprimorados para homenagear versões anteriores, as mudanças no design de Sylvester parecem ser novas. Os olhos brancos de Sylvester foram inexplicavelmente substituídos por olhos amarelos, e seu corpo não é tão magro quanto antes. Além disso, seu nariz vermelho é tão descaradamente grande agora que ele se afasta do rosto. Felizmente, nem tudo sobre o novo Sylvester dos Looney Tunes Cartoons é novo. Ele ainda não perdeu o gosto por pássaros e continua cuspindo quando fala.


Ligeirinho











Piu-Piu













Hector, o Bulldog









Papa-Léguas












Bruxa Hazel












Marvin, o Marciano














Frangolino











Pepé Le Pew













Taz











Lola















Chiquinho Gavião












Chester & Spike











Mac & Tosh









Pete Puma














Cecil Tartaruga










Petúnia













Doutor Frankenbeans











Fonte:

Blog da Criança

https://blogdacrianca.com/personagens-looney-tunes/

Legião dos Super-Heróis

https://www.legiaodosherois.com.br/2019/novas-series-dos-looney-tunes-e-da-hanna-barbera-sao-anunciadas-para-a-hbo-max.html

Geek in Action

https://geeksinaction.com.br/index.php/2020/06/14/looney-tunes-cada-mudanca-de-personagem-que-a-hbo-max-fez/

Comentários