No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um grupo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.
A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.
Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.
No Brasil, para tornar-se professor, é preciso ter curso superior em uma área relacionada com o ensino, seja a pedagogia ou qualquer curso na modalidade de licenciatura, no qual se apreendam os principais conceitos didáticos pedagógicos e agariem-se as primeiras experiências em sala de aula.
Além disso, qualquer outro cidadão que tenha concluído o ensino superior com uma formação complementar posterior (pós-graduação lato sensu ou stricto sensu) também pode ministrar aulas na universidade, com a recomendação de que o profissional faça uma especialização de docência em nível superior ou algum outro curso correspondente.
O grande problema com relação ao exercício do professorado é a desvalorização da profissão. Embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem, em alguns casos, com baixos salários, precárias condições de trabalho e com o trabalho excessivo.
Além disso, destacam-se outros fatores, como a indisciplina dos alunos e a superlotação das salas. Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois a minoria dos que prestam vestibular e Enem deseja ingressar em carreiras relacionadas com licenciatura ou pedagogia.
Soma-se a esses fatores o peso que, muitas vezes, o professor carrega em educar os estudantes, haja vista que, não raro, as famílias transferem essa responsabilidade para a escola. Segundo o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, há uma diferença nem sempre muito nítida entre “educar” e “escolarizar”, sendo a primeira uma responsabilidade dos pais e da família e a segunda a função do professor e da escola.
Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. Vale lembrar que a função do professor não é transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.
Professores na Mídia
Como de praxe, o professor não está só na escola, também está na TV, Quadrinhos, Desenho Animados e são inesquecíveis até hoje. Aqui está a lista dos professores que marcou a infância da gente:
Professor Charles Xavier ( X-Men)
Charles Francis Xavier, conhecido como Professor X, é um personagem de quadrinhos da série X-Men, criado por Stan Lee e Jack Kirby, aparecendo pela primeira vez em Uncanny X-Men #1. Mutante, Xavier foi considerado um dos mais poderosos psíquicos do universo Marvel, tendo perdido seus poderes recentemente.
Professor Crocker ( Padrinhos Mágicos)
Sr. Crocker é o professor alucinado da escola de Timmy e é um dos principais antagonistas da série. Na sua infância, Cosmo e Wanda foram seus Padrinhos Mágicos, como revelado no episodio "A Origem Secreta de Denzel Crocker". Desde então ele vive tentando provar a existência de fadas. Ele já namorou a diretora da Escola de Timmy Turner.
Professora Cudi Ampola ( Fudêncio e seus amigos)
Cudi é idosa e possui um corpo largo e flácido, incluindo seios caídos. Seu olhar é sério e ameaçador. Ela possui cabelo vermelho com um pompom, usa óculos vermelhos pontudos, uma camisa rosa, uma saia azul e botas pretas. Sua voz é grave, rouca e áspera.
Ela é rabugenta, aparentando na maior parte do tempo insatisfeita e irritada com tudo. É muito rígida como professora, tendo o costume de aplicar pontos negativos sempre quando pode, especialmente a Conrado, seu aluno mais odiado. Mas para Fudêncio, seu aluno preferido, ela sempre dá pontos positivos.
Apesar de seu típico comportamento, ela também tem vários momentos de alegria na série, especialmente quando recebe elogios ou quando namora homens. Ela já namorou vários homens, incluindo Neguinho e Picadinho.
Professora Edna Krabappel ( Os Simpsom)
Edna Krabappel Flanders trabalha como professora na Escola Primária de Springfield. É responsável por educar Bart Simpson, Milhouse Van Houten , Nelson Muntz, entre outros.
No episódio História Quase Sem Fim foi mostrado que Edna não é nascida em Springfield e que, ao chegar à cidade, conheceu Moe e foi namorada dele por um breve tempo, mas ela destestava barmans e, por isso, Moe escondeu isso dela. Após certo tempo, eles decidiram morar em outra cidade com um dinheiro que Moe havia roubado sem ela saber, mas, ao conhecer Bart Simpson, Edna sentiu que ele precisava de uma boa professora que o orientasse, e resolveu ficar em Springfield, o que deixou Moe irritado e o fez romper com ela.
Edna é uma professora estressada, desiludida, encalhada e sem expectativas para a sua própia vida.
Muito desesperada para encontros, já teve vários relacionamentos improváveis, inclusive com um personagem fictício Woodrow, inventado por Bart Simpson em resposta a um anúncio de jornal. Depois de Edna cair na brincadeira de Bart, envia uma foto sua de lingerie pelo correio.
Manteve um relacionamento frustrado com o Diretor Skinner, onde chegaram a firmar noivado, porém, ela o deixou no altar, pois não o amava e nem ele a ela. Edna já teve breves casos com vários homens na cidade, como Moe, Barney, entre outros. E já foi noiva de Seymour Skinner e do Cara dos Quadrinhos.
Na 22ª temporada, Edna começou a namorar Ned Flanders, que se sentiu incomodado ao descobrir todos os homens com que ela já se relacionou. O futuro do casal foi decidido por uma votação aberta ao público, no site oficial da série. O resultado foi anunciado no primeiro episódio da 23ª temporada: Ned e Edna continuaram juntos! Eles se casaram no penúltimo episódio desta temporada (Ned 'n' Edna's Blend Agenda).
Sempre arranja um tempo para fumar, principalmente no fundo da sala de aula durante as exibições de filmes educacionais. Edna Krabappel já foi despedida de seu cargo de professora (Por dar um tapa em Bart), porém foi readmitida no mesmo episódio.
Devido ao falecimento de Marcia Wallace em outubro de 2013 a personagem também acabou morrendo na série pois os produtores não queriam substituir Marcia que foi a voz de Edna por mais de 20 anos. Sua despedida acontece em uma cena que Ned Flanders, com os olhos fechados, lembra-se de estar dançando com Edna e logo após abrir os olhos ele suspira e diz que sentirá falta dela.(Ned encontra-se com uma fita preta no braço em sinal de luto na cena) No instante seguinte, Nelson aparece na janela e com o seu famoso HA-HA abaixa a cabeça em tom de tristeza e diz a Ned que também sentirá.
Professor Girafales ( Chaves)
Nunca se casou, devido à sua timidez. Contou aos alunos que só teve sua primeira namorada quando já era professor. Mas sempre com um charuto na boca e um buquê de flores na mão, Girafales visita a vila em busca de sua paixão: Dona Florinda. Sempre convidado para tomar uma xícara de café, mantém com ela uma relação amorosa "inocente e cafona"[9] (daí seu nome Inocêncio).
Vaidoso, Girafales se acha superior intelectualmente e fisicamente a todos os outros, principalmente Seu Madruga. Também diz ter conhecimentos em diversas áreas diferentes, como a carpintaria e a botânica. Para se mostrar inteligente, Girafales usa palavras difíceis em conversas cotidianas.
Um dos grandes jeitos de irritar Girafales são os apelidos dados pelas crianças, principalmente devido a sua altura. Mas apesar de todos os momentos difíceis que o fizeram passar, teve sempre a paciência necessária para explicar várias vezes a mesma coisa; mostrou ter um grande conhecimento de todas as matérias - chegou a dar lições de inglês e até de violão - e acima de tudo, exerceu sua heroica vocação de professor com grande carinho, honestidade, e dedicação.
Herbert Garrison ( South Park)
Herbert Garrison , conhecido como Janet Garrison após uma operação de mudança de sexo, e o professor da quarta série da Escola Elementar de South Park .Sr. Garrison era um homem ao longo dos primeiros oito temporadas de South Park, mas no primeiro episódio da nona temporada, "A Nova Vagina de Sr Garrison", ele recebeu uma operação de mudança de sexo, em seguida, tornar-se homem novamente em" Eca! Um Pênis."
Professora Helena ( Carrossel)
Kaioh do Norte ( Dragon Ball Z)
Kaioh usa óculos de sol Teashade, e tem um carro Chevrolet Bel Air ano 1957. Ele tem uma estatura baixa e antenas, que ele usa para ter conversas psíquicas com outros ao redor do universo.
Kaioh tem um grande senso de humor, tanto que antes dele aceitar treinar alguém, a pessoa tem que fazê-lo rir, ele conta piadas muito ruins. Ele possui grande inteligência e conhecimento sobre o universo, e é especialista em conversas telepáticas universais. Embora ele seja mais fraco que Vegeta quando ele ensinou Goku, Kaioh ainda é uma grande biblioteca de técnicas e elabora vários planos, como evidente na Saga Freeza. Kaioh é um mentor excêntrico, e seus métodos de treinamento em artes marciais são bem incomuns; como fazer seus alunos pegarem seu macaco de estimação Bubbles e acertar seu mordomo elfo Gregory com um martelo. Ele é bem imaturo, assim como todos os Kaiohs, e eles são vistos brigando sobre seus lutadores como se eles fossem irmãos e irmãs.
Professor Licurgo ( Turma da Mônica Jovem)
LouAnne Johnson ( Mentes Perigosas)
Realizando o sonho de dar aulas, a ex-marine LouAnne Johnson é designada para ensinar inglês a um grupo de adolescentes rebeldes e com baixa autoestima. LouAnne não poupará esforços para ganhar a confiança deles e a fazer a diferença em suas vidas, mas aprenderá amargas lições.
Professora Maluquinha ( Menino Maluquinho)
Catarina conquista os alunos e alunas da sua turma do curso primário com suas aulas inventivas e divertidas. Bonita e simpática, ela chama a atenção dos rapazes locais, mas também desperta a inveja de muita gente.
Madame Gazela ( Peppa Pig)
Foge aí vem ela, pedófila e assasina em serie.. Madame Gazela usa o sangue de suas vitimas como maquiagem, ela é uma vampira seguidora de chtulhu que usa os sacrificios para conseguir mais poder para matar mais pessoas e comer crianças, ela faz ERP com suas vitimas antes de mata-las, ela possui um iphone 1500 que ela conseguiu como primeira recompensa por ser uma devota seguidora de chtulhu, as outras recompensas foram seus chifres que ela pode retirar de sua cabeça e usar como nunchakus que são ligados um com o outro apartir do seu cerebro que é desenrolado para servir de corrente para seus chifres.
Mark Thackeray ( Ao Mestre com Carinho)
Massao Hata ( National Kid)
Professora Mizuno Kazami ( Onegai Teacher)
Mizuho tem muitas personalidades diferentes. Embora ela tenha 23 anos e seu pai seja humano, ela sabe pouco ou nada sobre a Terra, exceto o amor pelos melhores doces do Japão. Ela tem dois parentes vivos, sua mãe e irmã. Sua irmã, Maho, ameaça Kei toda vez que o vê, e mais de uma vez tentou matá-lo. A mãe de Mizuho, Hatsuho tenta mostrar a Mizuho muitos truques sexuais.
Professora Marocas ( Turma do Chico Bento)
Marocas dá aula de tudo quanto é matéria, desde humanas como história, gramática e artes, até exatas como matemática, física e química. Antigamente aparecia em algumas tiras do Chico Bento com cabelos pretos e curtos, ainda sem nome definido, sempre chamada pelo Chico de "Fêssora" e de temperamento rígido. Ganharia mais destaque nos próximos anos, com cabelos ruivos e presos por um coque, sempre com seus óculos fundo-de-garrafa. Ainda dá belas broncas nos meninos, principalmente no Chico, por não suportar que cheguem atrasados em sua aula, pois sabe que são frequentes as faltas dos alunos para passar a manhã nadando no laguinho próximo ao sítio dos Bento.
Apesar de implicar muito com o Chico, ela tem um carinho muito especial por ele e só deseja o seu bem, assim como ele a adora. São poucas as histórias em que ela se desfaz do visual de professora e revela sua beleza exuberante.
Nube
Hell Teacher Nūbē é um mangá japonês escrito por Shō Makura e ilustrado por Takeshi Okano. Foi publicada a revista Weekly Shōnen Jump da Shueisha entre setembro de 1993 e maio de 1999. O mangá teve 276 capítulos e foi compilado em 31 volumes de tankōbon. A série segue Meisuke Nueno, também conhecido como Nūbē, a professora da classe 5–3 na Dōmori Elementary. Mais do que um professor, no entanto, ele é um exorcista habilidoso, protegendo a cidade de Dōmori de ameaças sobrenaturais com a força emprestada de um poderoso demônio selado em sua mão esquerda - uma técnica que ele chama de Mão do Demônio.
O mangá foi adaptado para uma série de anime de 49 episódios pela Toei Animation, e foi ao ar de abril de 1996 a agosto de 1997 na TV Asahi. O anime resultou em três filmes e três episódios OVA.
Uma história spin-off para Izuna Hazuki, a itako-girl, Reibaishi Izuna: The Spiritual Medium, foi serializada em Oh Super Jump e mais tarde em Super Jump de julho de 2007 a outubro de 2011. Uma sequência do spin-off intitulada Reibaishi Izuna: Ascension começou em novembro de 2011 e terminou em junho de 2016. Em maio de 2014, uma sequência direta Hell Teacher Nūbē começou com a premissa de dez anos, com Kyoko se tornando uma professora no Dōmori Elementary e Nūbē retornando para a escola de Kyushu. O mangá terminou em dezembro de 2018. Uma sequência intitulada Hell Teacher Nūbē S começou em Saikyō Jump em agosto de 2018.
O que parece ser um dia normal na escola Dōmori é interrompido por algum fenômeno estranho, geralmente tendo como alvo um dos próprios alunos de Nūbē. Nūbē é forçado a agir, na maioria das vezes usando o poder da Mão do Demônio para ajudar a resolver o problema, mas ocasionalmente a solução está em outra de suas armas espirituais, ou de alguma forma raciocinando ou apaziguando a entidade ameaçadora. No final, as coisas sempre parecem voltar ao normal, com Nūbē e seus alunos tendo aprendido algo com a experiência. A maior parte da série mantém uma fórmula episódica, renunciando a um enredo abrangente em favor de uma ação mais orientada para o personagem, embora haja vários antagonistas recorrentes ao longo, bem como alguns arcos de história mais longos no final da série.
Uma história spin-off para Izuna Hazuki a itako-girl, intitulada Reibaishi Izuna: The Spiritual Medium, começou na revista seinen de Shueisha Super Jump na edição de agosto de 2007. A série foi transferida para a Super Jump em 8 de setembro de 2010. Ela foi veiculada na revista até sua suspensão em 12 de outubro de 2011. Dez volumes de tankōbon foram publicados pela Shueisha entre 4 de agosto de 2008 e 2 de dezembro de 2011.
O mangá foi então transferido para a nova revista da Shueisha Grand Jump, mas renomeado como Reibaishi Izuna: Ascension, começando em 16 de novembro de 2011. Em 16 de julho de 2014, o mangá foi anunciado para ser transferido para Grand Jump Premium e o primeiro capítulo no A revista foi publicada em 27 de agosto. O mangá foi finalizado na 7ª edição de 2016 da Grand Jump, publicada em 22 de junho de 2016. Dez volumes de tankōbon foram publicados entre 19 de abril de 2012 e 2 de dezembro de 2016.
Um capítulo único Jigoku Sensei Nūbē: Ōmagatoki foi publicado em Grand Jump em 2 de abril de 2014. Uma sequência da série original, Hell Teacher Nūbē Neo, começou na revista da Shueisha Grand Jump Premium em 28 de maio de 2014. Foi transferido para Grand Jump em 16 de julho do mesmo ano. A série terminou em 5 de dezembro de 2018. Em 4 de janeiro de 2019, 17 tankōbon foram publicados.
Hell Teacher Nūbē Neo foi serializado simultaneamente na revista shōnen de mangá da Shueisha Saikyō Jump da edição de setembro publicada em 5 de agosto de 2016 até a edição de julho de 2018, publicada em 1 de junho de 2018. Então, na edição de setembro, publicada em 3 de agosto 2018, uma nova série intitulada Hell Teacher Nūbē S começou. Esta é uma continuação da série anterior. O primeiro volume do tankōbon foi publicado em 4 de março de 2019. Em 4 de janeiro de 2020, dois volumes foram publicados.
Professor Pardal ( Disney)
Professor Pirajá ( Turma do Lambe-Lambe)
Esse personagem é como se fosse o Professor Pardal da Disney, ele cria uma série de inventos.
Professora Puff ( Bob Esponja)
Senhora Puff é a professora de pilotagem de Bob Esponja, que já tentou várias vezes tirar carteira de motorista para dirigir mas nunca conseguiu. Como não poderia deixar de ser, se irrita muito com Bob Esponja. Em um episódio da série, Seu Siriguejo se apaixonou por ela e tentou, de todas as formas, conquistá-la com presentes comprados por Bob Esponja, mas acabou gastando uma fortuna sem consequir conquistar o coração da amada. Além de dar aulas de pilotagem, gosta de pintar. Nasceu em 12 de janeiro de 1949 e é uma espécie de baiacu, um peixe que incha para afugentar os predadores.
Professor Raimundo
Takeshi Yamato ( Ultraman 80)
Professor Utônio ( As Meninas Super Poderosas)
É o cientista responsável pela criação das Meninas Superpoderosas. Ele tem uma aparência muito quadrada. Ele se apresenta como Professor ou Professor Antônio no filme das Meninas Superpoderosas. Ele é muito protetor e sempre se preocupa com as meninas, mesmo sabendo que elas tem super poderes. Embora pareça ser um pouco atrapalhado, ele sempre age com firmeza.
Ele gosta de jogar golfe e suas melhores criações são as feitas por acidente. Ele não gosta de fígado e cebola. Ele já se relacionou com Sedusa e com a Srta. Keane. O seu romance com Sedusa era só um plano dela para poder comandar as meninas, enquanto seu namoro com a Srta. Keane acabou pelo fato de ela amar gatos e ele odiá-los (pelo que aconteceu no episódio "O Gato Malvado").
Ele veste um jaleco branco com canetas no bolso e veste uma camisa e gravata por baixo do jaleco. Sua cabeça é um pouco retangular e ele tem cabelos pretos e sobrancelhas grossas. A voz do professor é profunda e pensativa, exatamente o tipo que você poderia esperar de um cientista ou de uma figura paterna.
Sra. Viviam Morello ( Todo Mundo Odeia o Chris)
Sra. Wingo ( Doug)
É professora de Doug e seus amigos. É uma senhora gentil e compreensiva.
Fonte:
Guia dos Quadrinhos
http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/professor-piraja/14578
Brssil Escola
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-professor.htm
Comentários
Enviar um comentário