O primeiro trabalho que conheci do Ricardo Medrado foi na dobradinha Jaspion/ Changeman. Essas dublagens são datadas do final de 1986, mas só foram veiculadas em VHS no ano seguinte, até o grande estouro na TV Manchete, em 1988.
É fato que a maioria lembra dele como a voz do Tsurugi Hiryuu/ Change Dragon e do Macgaren, já que são as séries que mais cativaram os telespectadores quando nem se sabia da existência da palavra "Otaku" neste lado do mundo. E curiosamente foram esses dois personagens que ele "herdou" de outros profissionais, que fizeram a primeira parte das dublagens: Paulo Ivo (Changeman) e Francisco Borges (Jaspion). Inúmeros outros papéis apareceram em séries seguintes como Flashman, Jiraiya, Jiban, Metalder, e depois de um certo hiato, um fixo no Kamen Rider RX, em 1995. Mas em nenhum deles a sua interpretação marcou tanto como nos pioneiros.
Pelos depoimentos que colhi, Medrado era uma pessoa excêntrica. Curtia Rock (como é possível perceber na imagem, empunhando um disco dos Beatles), andava de moto e vestia-se de forma condizente com aquilo que curtia. Há alguém que lembra dele usando uma camisa estampada com a foto do Che Guevara, por exemplo. Gostava de tudo que fosse relacionado a som, e depois que afastou-se da dublagem, na segunda metade dos anos 90, abriu uma pequena fábrica de caixas de som e amplificadores. E com ela ficou até o seu falecimento, onde não se sabe o dia e mês exatos, mas foi em 2002. Não consegui encontrar a Mônica, sua ex-esposa, e tampouco tenho informações se deixou ou não descendentes.
Ele também fez a dublagem em Kamen Rider Black RX dublando o Jo Kazumi, foi a voz de General Guiller em Sharivan e Drew Pickles na série animada Rugrats - Os Anjinhos. Não se sabe muito sobre ele, mas ele se afastou das dublagens brasileiras.
Fonte:
Infan TV
Falando em Dublagem
Comentários
Enviar um comentário