Era Disco Brasileira

No Brasil também tivemos cantores da Era Disco, que começou a fazer sucesso por aqui mesmo sofrendo o regime militar, tivemos coisa boa, confira:

Elizângela

Começou na televisão no Clube do Guri da TV Tupi Rio e em 1965 apresentou o programa Essa Gente Inocente na TV Excelsior do Rio. Na Globo Rio estreou em 1966 no Clube do Capitão Furacão, programa infantil da Globo Rio comandado por Pietro Mário. Começou a atuar em novelas nos anos 70.
Iniciou a carreira de cantora sem muita expectativa. Queria cantar por amor, adorava cantar, mas nunca pensou ser profissional. Todos elogiavam sua voz, e por isso decidiu tentar. A carreira de atriz estava instável, e decidiu lançar-se a novos rumos. Gravou um disco em 1978, o compacto simples/single intitulado "Elizângela", que continha as canções "Ele ou Você" e "Pertinho de Você", distribuído pela gravadora RCA para todo o Brasil e exterior. O single vendeu mais de um milhão de exemplares e a canção do compacto, "Pertinho de Você" ficou entre as mais tocadas por 52 semanas no Brasil e é recordista de audiência no ECAD. Elizângela ficou muito surpresa, e emocionada quando foi premiada como uma das melhores cantoras do país. Após o estrondoso sucesso, a atriz sofreu pressão da indústria fonográfica e teve que decidir entre interpretar ou cantar, e resolveu desistir da carreira de cantora. "Era uma manipulação horrorosa. Queriam me forçar a entrar em um gênero e eu queria buscar meu estilo."


As Frenéticas
As Frenéticas foi um grupo vocal feminino brasileiro formado por seis integrantes, que surgiu em 1976 no Rio de Janeiro, no auge do sucesso das discotecas no Brasil.
Em 5 de agosto de 1976, o compositor e produtor musical Nelson Motta inaugurou num shopping no bairro da Gávea, Rio de Janeiro, a discoteca Frenetic Dancing Days, que se tornou a febre das noites cariocas. Para servir as poucas mesas no espaço ocupado por uma enorme pista de dança, Motta teve a ideia de contratar garçonetes que, vestidas de malhas colantes, com saltos altíssimos e maquiagem carregada, fariam o atendimento, mas com uma inovação: no meio da noite, subiriam de surpresa ao palco, cantariam três ou quatro músicas, antes de voltar a servir. Sandra Pêra, que era cunhada de Motta, casado com sua irmã, a atriz Marília Pêra, se interessou pela colocação e trouxe para o grupo as amigas Regina Chaves, Leiloca e Lidoka, que fizeram parte do conjuntoDzi Croquettes, e a cantora Dhu Moraes. Completou o sexteto, indicada pelo DJ da discoteca, a atriz Edyr de Castro, que tinha participado do elenco do musical Hair. Foi selecionado um repertório de cinco músicas e o grupo ensaiou com o músico Roberto de Carvalho, que então começava a namorar a roqueira Rita Lee.

Em julho de 2006, para comemorar os 30 anos das Frenéticas, o grupo se apresentou em São Paulo junto com o grupo franco-americano Santa Esmeralda, do sucesso "Don't Let Me Be Misunderstood". No dia 1 de Abril de 2011, a história do grupo foi contada no especial "Por Toda Minha Vida" da Rede Globo. Três integrantes do grupo, Leilóca e Sandra como elas mesmas e Dhu como Valda, fizeram uma aparição na novela Cheias de Charme.
Em 22 de julho de 2016, Lidoka morreu aos 66 anos, em decorrência de um câncer de pele.


Lady Zu
Lady Zu, nome artístico de Zuleide Santos Silva (São Paulo, 7 de maio de 1958), é uma cantora brasileira.
Surgiu no cenário musical em 1977, com o compacto simples "A Noite Vai Chegar", que vendeu 1 milhão de cópias, e entrou para a trilha da novela Sem Lenço, Sem Documento, elevando-a ao título de "Rainha das Discotecas Brasileiras". Emplacou diversos sucessos nas paradas, antes de se afastar da indústria fonográfica por uma década. Com 5 discos lançados, continua ativa com shows por todo o país.
O grande sucesso de Lady Zu lhe valeu o título de "A Donna Summer brasileira", dado pelo apresentador de televisão Chacrinha, em referência à cantora norte-americana que, na época, era conhecida como a Rainha das Discotecas. O epíteto sempre foi visto com bom-humor por Lady Zu: nos anos 1990, perguntada sobre o que pensou quando ouviu pela primeira vez a comparação com Donna Summer, ela afirmou "Gente, será que eu sou alta e linda desse jeito? (risos)" Em entrevista de 2006, ela explicou um pouco mais: "Eu vejo com muita espirituosidade... é gostoso... é bom saber que você é comparada a alguém tão talentoso como Donna Summer. "
No início de 2005, Lady Zu lançou seu sítio oficial, abrangendo toda sua carreira.
A importância de Lady Zu no cenário da música nacional começou finalmente a ser reconhecida. No início de 2006, a gravadora Som Livre lançou a coletânea "Soul Brasil", que incluiu "Hora de União (Samba Soul)" (versão original de 1979), com o famoso dueto com Totó. Além disso, o grupo mineiro de black music Berimbrown a convidou para participar do disco "Mestres Negros da Música Brasileira", em que reverencia grandes artistas do país. A música escolhida, é claro, foi também "Hora de União (Samba Soul)". Em 2010, ela gravou novo dueto com Carlos Navas, na faixa "Isso Não Vai Ficar Assim" (Itamar Assumpção) para o 8º CD do cantor paulistano, intitulado "Tecido".
Lady Zu emprestou sua voz à faixa "A Crazy Night At Papagaio" do CD "Papagaio's Fever", lançado em janeiro de 2011, de Che (codinome do músico e DJ Alexandre Caparroz).



As Melindrosas

As Melindrosas foi um quarteto feminino brasileiro composto pelas cantoras GretchenSula Miranda, Yara e Paula que se formou em 1978 e encerrou em 1986.
Descobertas e produzidas por Jorge Gambier, lançaram em 1978 o LP "Disco Baby", que apresentava cantigas de roda gravadas em estilo disco (sucesso na época). Obteve sucesso, chamando pela primeira vez a atenção para o mercado musical infantil no Brasil.
Eram suas integrantes as irmãs, Maria Odete, Yara, Suely e a amiga Paula.
Alguns meses após o lançamento do lp Disco Baby a integrante Maria Odete deixa o grupo e parte para carreira solo como Gretchen.
O grupo gravou quatro LPs ultrapassando quatro milhões de cópias vendidas e ainda em 1979, estrelou o filme dirigido por J. B. Tanko "É Proibido Beijar As Melindrosas/Vamos Cantar Disco Baby".
Em 1981 lançam o compacto com a música O Feiticeiro que fazia parte da trilha sonora do palhaço Bozo. A integrante Suely deixa o grupo em 1981 para casar e no seu lugar entra a integrante Ezilda.

As Melindrosas ainda lançam um compacto em 1982 e logo em seguida terminam o grupo.
Yara ainda tenta emplacar com dois grupos o 1º chama Video Girls(Certo, Bonitinho e Correto), grupo formado pelas integrantes Yara, Ezilda e Fati. A música é bem executa nas rádios de todo o país mas o grupo não segue carreira.
Em 1984 Yara lança o grupo Hora Certa com Fati e um integrante homem, se apresentam nos programas de auditório e emplacam o hit A Colegial.
Yara nos anos 90 lança carreira solo como Yara Miranda.
Suely muda o nome para Sula Miranda e grava como cantora sertaneja e é coroada a Rainha dos Caminhoneiros. Sula algum tempo depois vira cantora gospel sem muito exito volta a tentar carreira com músicas sertanejas.
Paula é dona de um badalado restaurante em SP.
Gretchen seguiu carreira de sucesso pelo Brasil e hoje está aposentada, casada morando em outro país.


Discografia

  • 1978: Disco Baby
  • 1978: Disco Baby - vol. 2
  • 1979: Disco Baby - vol. 3 È proibido beijar As melindrosas
  • 1981: Disco Baby - Cantigas de roda
  • 1989: O melhor do disco Baby
Compactos
1980: Três Senhoritas - compacto duplo
1981: O feiticeiro - compacto duplo
1982: Te amarei me amarás - compacto simples

Fonte:
Wikipédia

Comentários