Cannon Films

A Cannon foi fundada em 1967 por Dennis Friedland e Chris Dewey e ficou conhecida no meio por seus filmes B, como sex comedies e exploitation de terror. Seu primeiro sucesso financeiro, ainda como Cannon Group, foi Joe – Das Drogas À Morte (PEGA ESSE TÍTULO PARÇA), lançado em 1970, que chegou até a concorrer ao Oscar de melhor roteiro e faturou mais de 19 milhões de dólares de bilheteria contra um orçamento de pouco mais de 100 mil.

O resultado animou a companhia, que elevou o teto de gasto de seus filmes para 300 mil. Só que, na prática, uma série de fracassos de bilheteria sugaram o capital da Cannon que, juntamente com o aumento das taxas de produção de filmes naqueles idos, levou as suas ações para uma queda fulminante durante o resto da década de 70.

Em 1977, a Cannon lançou no mercado americano o thriller de ação Operação Thunderbolt, dirigido por Golan e co-produzido por Globus. A trama consistia do sequestro de um avião de passageiros baseado no incidente real no qual uma aeronave da Air France foi sequestrada por membros da Frente Popular Para a Libertação da Palestina no aeroporto de Entebbe, em Uganda, no ano anterior. Os primos NADA oportunistas aproveitaram todo o sensacionalismo por conta do incidente internacional e já tinham seu filme prontinho para ser lançado apenas três meses depois da história ter tomado todas as manchetes do mundo.

Se você assistiu a um filme de ação, ficção científica ou terror nos anos 1980, havia uma boa chance de ter sido produzido pela Cannon Films. O estúdio - talvez a última grande casa de filmes B e clássicos de exploração - foi fundado em 1967, mas atingiu seu ápice entre 1979 e 1987, lançando dezenas de filmes que (na maioria) ninguém chamaria de alto cinema, mas que entregaram emoções, arrepios e muito sangue, ação e fogo em um orçamento.

Aproveitando o mercado massivo de tarifas de alto e baixo conceito - o equivalente da década de 1980 aos enchedores drive-in dupla - Cannon, sob a liderança dos primos israelenses Menahem Golan e Yoram Globus, eram talvez mais conhecidos por produzir atrativos para a multidão chintzy como o Chuck Estrelando Norris, Missing in Action e The Delta Force, juntamente com uma série de sequências de Death Wish.

Reza a lenda que, durante as gravações, um dos pilotos do avião estava cansado e se recusou a continuar a pilotar, quando Golan pegou uma Uzi, apontou para a sua cabeça e disse: “É melhor você voltar para a cabine e fazer o que eu mando!”. Junte este tratamento, fruto de um temperamento “excêntrico”, com uma produção feita às pressas para puramente se aproveitar de algo, e você tem a fórmula que acabaria ditando o jeito Cannon de realizar seus filmes depois da dupla comprar a empresa, dois anos depois, por meros 500 mil dólares.

Longe das amarras e dos executivos dos grandes estúdios, a Cannon arriscou grande, faturou alto (chegou a produzir 43 filmes em um ano) e explodiu em supernova. Quando a década virou, não havia mais fôlego financeiro, o que piorou com um punhado de parceiros que entraram em cena e rasparam o fundo do tacho. Menahem Golan morreu em agosto deste ano; Yoram Globus é dono de uma rede de 140 cinemas em Israel e ainda não desistiu de voltar a mergulhar no mundo da produção e distribuição de filmes.

Da esquerda para a direita: Yoram Globus e Menahem Golan.

Mas a empresa também produziu títulos estimulantes como Lady Chatterley's Lover, slasher fare como Schizoid e New Year's Evil, insanidade sci-fi como o lendário Lifeforce e até mesmo uma sequência do Superman (o infame Superman IV: The Quest for Peace, que matou os dois franquia e estúdio). Cannon também atingiu níveis mais altos de vez em quando, produzindo o clássico cult Runaway Train e o thriller holandês The Assault, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1986.

Agora a mídia BearManor está publicando The Cannon Film Guide de Austin Trunick, uma crônica em três volumes da história do estúdio e o primeiro guia abrangente para seu vasto catálogo de mais de 200 filmes.

O Volume I: 1980-1984 já está disponível e cobre em suas mais de 500 páginas os primeiros cinco anos da empresa sob o reinado de Golã e Globus. Os filmes abordados no primeiro livro incluem Death Wish 2, 3 e 4; Ausente na Ação 1, 2 e 3; Digite o Ninja, Revenge of the Ninja e Ninja III: The Domination; Exterminator 2; Hércules; Breakin ’and Breakin’ 2: Electric Boogaloo; The Happy Hooker vai para Hollywood, o Mal de Ano Novo, Schizoid, Lady Chatterley’s Lover, The Wicked Lady e muitos mais.

O livro de Trunick oferece estudos aprofundados da filmografia de Cannon, bem como entrevistas com muitas pessoas envolvidas na produção dos filmes, incluindo Luigi Cozzi, William Sachs, Catherine Mary Stewart, Diane Franklin, Lisa London, Michael “Boogaloo Shrimp” Chambers e muitos mais. O texto é aprimorado por quase 200 capas em VHS, pôsteres raros, cartões de entrada e peças de arte de vendas internacionais.

O Volume II, que abrangerá o período entre 1985 e 1987, está programado para chegar no próximo ano. Para estudantes de história do cinema - da qual a saga Cannon tem sido um capítulo amplamente inexplorado - fãs de filmes de exploração e filmes B e aficionados do cinema cult, The Cannon Film Guide é provavelmente um complemento essencial para sua estante de livros.

Pode até inspirá-lo a desenterrar algumas daquelas fitas VHS surradas e empoeiradas e deleitar-se mais uma vez com a marca ilimitada de filmes baratos do Cannon.

A década de 90 começou bem para a Cannon Films, sendo que apenas em 1990, a produtora lançou três produções de relativo sucesso. O risível LAMBADA: A DANÇA PROIBIDA (aproveitando outra moda da época), o já citado COMANDO DELTA 2: CONEXÃO COLÔMBIA e GARANTIA DE MORTE (DEATH WARRANT), com o astro de ação da época, Jean Claude Van Damme.

No Entanto, 1990 foi o ano do canto do cisne para a Cannon, já que o único lançamento da companhia após o ano de 1990, foi o veículo de ação STREET KNIGHT, com Jeff Speakman (de A ARMA PERFEITA), lançado em 1993.  Durante este hiato de três anos sem nenhum lançamento, a Cannon viu suas ações desabarem (principalmente devido ao fracasso de bilheteria de diversas de suas obras), e com isso, o estúdio, que chegou a ser o 7º maior do cinema mundial, fechou suas portas.  Consequentemente, a América Video Filmes, principal distribuidora da Cannon na América Latina, sentiu o golpe, e também fechou suas portas.

É um triste final para as histórias tanto da Cannon Films como da América Vídeo, principalmente para os fãs saudosistas do VHS, que com certeza, não se esquecem das capinhas azuis e cheias de estrelas que envolviam os filmes distribuídos pela companhia.

Menahem Golan (Tiberias, 31 de março de 1929 - Jafa, 8 de agosto de 2014) foi um diretor e produtor de cinema israelense. Ele é mais conhecido como co-proprietário, com seu primo Yoram Globus, do The Cannon Group, uma empresa que se especializou em filmes americanos de baixo custo médio durante a década de 1980, depois que Golan e Globus alcançaram um sucesso significativo como cineastas em seu país natal Israel durante a década de 1970.

Golan produziu filmes com estrelas como Sean Connery, Sylvester Stallone, Chuck Norris, Jean-Claude Van Damme e Charles Bronson.







Yoram Globus (em hebraico: יורם גלובוס; nascido em 7 de setembro de 1943) é um produtor, proprietário e distribuidor de cinema israelense-americano. Ele é mais conhecido por sua associação com o The Cannon Group, Inc., uma produtora de filmes americana, da qual ele foi co-proprietário de seu primo Menahem Golan.

Globus nasceu em Tiberíades, no lago da Galiléia, Israel em 1943, filho de pais judeus que imigraram da Polônia. Aos 3 anos ele se mudou com sua família para a cidade de Kiryat Motzkin, no norte. Seu pai, Shmuel, construiu um cinema único na época. Quando o cinema abriu, Globus tinha 5 anos e estava muito interessado em todos os aspectos do cinema. Ele ajudava com tudo o que seu pai precisava, desde pendurar pôsteres, ser caixa, promover filmes e, aos 10 anos, Yoram se tornar o projecionista. Durante o ensino médio, ele se mudou para Tel Aviv, onde seus pais abriram outro cinema.

Globus se formou na escola de negócios. Ele então alistou-se nas Forças de Defesa de Israel, serviu como soldado e oficial de combate e aposentou-se como tenente. Seu primo é o cineasta israelense Menachem Golan.

Em 1963, ele se associou a Menahem Golan, que já era um conhecido diretor de teatro e cinema em Israel. Juntos, eles foram fundamentais na criação da indústria cinematográfica em Israel. Ao longo dos anos tiveram muito sucesso, construindo uma empresa com experiência na produção de filmes em Israel, co-produções na Europa, que se tornou a entidade produtora número 1 em Israel. Eles distribuíram filmes europeus, filmes israelenses e por mais de 25 anos representaram a Warner Bros., Universal, Paramount e DreamWorks em Israel. Seus projetos de maior sucesso, incluindo; Operação Thunderbolt (história de The Anthebe [esclarecimento necessário] nomeada para o Oscar), Kazablan (Musical vendido à MGM), "Picolé de limão", "I Love You Rosa" e "The House on Chelouche Street", que foi nomeado para Melhor Filme Estrangeiro do Oscar. Com filmes adicionais que representaram Israel em muitos festivais, como: Festival de Cinema de Cannes, Festival de Cinema de Berlim, AFM, Mercado de Cinema de Milão e muito mais.

No início dos anos 1970, Yoram e Menahem começaram a fazer filmes na Europa (“Magician of Lublin” baseado no livro de Isaac Bashevis Singer) e em Hollywood (“Lepke” com Tony Curtis que foi vendido para a Warner Bros. e “The 4 Deuces ”com Jack Palance e Carol Lynley, que foi vendido para a Avco-Embassy). Em 1978, Globus e Golan mudaram-se para Hollywood e adquiriram o The Cannon Group, Inc. por US $ 500.000, que foi negociado na NASDQ por 25 centavos a ação. Eles foram ao Festival de Cinema de Cannes naquele ano e licenciaram os filmes de Cannon por aproximadamente US $ 2,5 milhões. Após adquirir 51% das ações da empresa, eles usaram o dinheiro para começar a fazer filmes de ação de baixo orçamento.

No início da década de 1980, Yoram e Menahem reconheceram que o vídeo era o próximo grande sucesso e assinaram com Chuck Norris por um acordo exclusivo de 7 anos, Charles Bronson para um acordo de várias fotos, descobriu Jean-Claude Van Damme e o contratou para muitas fotos. Eles começaram a tendência ninja, descobriram Michael Dudikoff e o contrataram para um contrato com várias fotos. Algumas das imagens resultantes desses negócios incluem: A série “Missing in Action” (Chuck Norris), A série “Death Wish” (Charles Bronson), ”Blood Sport” (Jean-Claude Van Damme), “American Ninja” ( Michael Dudikoff).

A empresa elevou o nível de produção e separou os filmes de ação que começou a produzir em 1982, filmes como: "Sahara" (Brooke Shields), The Championship Season (Bruce Dern e Martin Sheen), "Wicked Lady" (Faye Dunaway), “Mina do Rei Salomão” (Richard Chamberlain e Sharon Stone). Ao longo desses anos, as ações do Cannon Group foram transferidas para a bolsa de valores de NY e subiram de 25 centavos no final dos anos 1970 para US $ 48 em 1984. Cannon se tornou o maior produtor e distribuidor independente do mundo.

Em meados da década de 1980, Cannon estava produzindo uma média de 40 filmes por ano e se tornou a maior produtora independente de filmes do mundo com um patrimônio líquido de mais de US $ 1 bilhão. [Carece de fontes?] Por causa de seu rápido e baixo orçamento estilo de cinema, eles ganharam o apelido de "os Go-Go Boys". Entre os filmes produzidos por Cannon estão Bloodsport com Jean-Claude Van Damme, Superman IV: The Quest for Peace com Christopher Reeve, King Lear dirigido por Jean-Luc Godard, Runaway Train (1985), Over The Top com Sylvester Stallone e Street Smart com Morgan Freeman. Durante esse tempo, Globus e Golan também adquiriram os direitos do Homem-Aranha e do Capitão América.

Com o sucesso de Cannon, Yoram expandiu as operações do grupo para territórios adicionais. A Cannon adquiriu aproximadamente 1.600 cinemas em toda a Europa e nos Estados Unidos (alguns dos quais foram posteriormente adquiridos por Silvio Berlusconi), também estúdios, uma extensa biblioteca de filmes e aquisições adicionais, que ampliaram as atividades da Cannon.

Fonte:

Den Of Geek

https://www.denofgeek.com/books/the-history-of-cannon-films-to-be-told-in-new-book-trilogy/

Formiga Elétrica

https://formigaeletrica.com.br/cinema/artigos/cannon-films-america-video/

UOL

https://robertosadovski.blogosfera.uol.com.br/2014/10/09/doc-sobre-a-cannon-resgata-o-estudio-que-hollywood-e-voce-amava-odiar/

Cannon Films

https://judao.com.br/cannon-films-casa-dos-mais-deliciosos-absurdos-dos-anos-80/

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