Bumerangue é um objeto de arremesso com origem em várias partes do mundo. Como desporto, o seu número de adeptos vem crescendo em todo o mundo. Os bumerangues foram criados para voltar à mão do arremessador quando não atingir um alvo.
A origem ainda não é muito certa; pesquisas mostram que antigas tribos na Europa usavam machados de arremesso e diversos tipos de bumerangues foram achados em várias partes do planeta em diferentes continentes. No Antigo Egito, um tipo especial de bastão era usado exclusivamente pelos faraós para caçar pássaros. O bumerangue mais antigo de que se tem notícia foi encontrado na Polônia, em 1987. Esta relíquia foi construída a partir de uma presa de mamute, há 23 mil anos.
O país que ficou mais famoso no mundo como "o país do bumerangue" foi a Austrália, onde os aborígenes usaram tanto bumerangues quanto bastões de arremesso por milhares de anos. O arqueólogo Roger Luebbers, em 1973, encontrou os mais antigos exemplares australianos. Acredita-se que tenham aproximadamente 9 mil anos. Foram escavados três bumerangues completos e o pedaço de um quarto, todos feitos de madeira. Há dois tipos de bumerangues, os retornáveis e os não retornáveis:
Bumerangues retornáveis tenham sido usados como parte de algum jogo, mas há poucas evidências para sustentar essas teorias.
Bumerangues não-retornáveis são usados para a caça há pelo menos 20 ou 30 mil anos. Ao contrário de simples bastões de arremesso, eles eram esculpidos para, quando atirados corretamente, voarem em linha reta e permanecerem no ar pelo maior tempo possível.
Foi a Associação de Bumerangue da Austrália (Australian Boomerang Association) que estabeleceu as principais provas disputadas atualmente. É deles também o primeiro campeonato oficial de bumerangues, disputado na década de 1960 em Melbourne, dois anos após a fundação da associação.
Quanto à origem do nome, há diversas hipóteses mas nenhum consenso. A mais aceita e a de que o nome estaria ligado à forma como os aborígines chamavam o vento, "boomori". Também pode estar relacionado com a palavra usada por eles para designar uma alavanca, "woomera".
Os americanos incluíram modalidades como M.T.A., doubling, trick catch e provas em equipe. As competições de bumerangue ganharam força nos anos 1980.
O primeiro evento internacional, realizado em 1987, nos EUA, reuniu estadunidenses, franceses e alemães. A história das "copas" começa definitivamente em 1991, quando foi disputada em Perth, na Austrália, a primeira Copa do Mundo. No mesmo período, foi fundada a World Boomerang Association (WBA), responsável pela promoção do esporte e organização de campeonatos. A Internation Federation of Boomerang Associations (IFBA), fundada oficialmente em 2004, é herdeira da WBA.
Apesar da tradição australiana, o bumerangue como esporte não é popular em nenhum país do mundo, nem mesmo na Austrália.Hoje em dia a região mais atuante no esporte é a Europa, com a Federação Francesa de Bumerangue (France Boomerang Fédération) com o maior destaque no apoio, organização e divulgação de eventos e competições, sendo mais ativa até mesmo do que a IFBA, que é a responsável por padronizar as regras de competições e deveria promover o esporte pelo mundo, mas não o faz.
Um campeonato internacional, o Campeonato Mundial, acontece de dois em dois anos, com os times da Alemanha, Estados Unidos e França na liderança. O título de campeão do mundo individual foi conquistado por Manuel Shütz em 2000, 2002, 2004 e 2012.
Federação Brasileira de Bumerangue
Fundada em 24 de março de 2007, a FBB é a maior entidade promotora do bumeranguismo nacional. Seu quadro de Membros é composto por profissionais de diversas áreas, todos bumeranguistas competidores ou não, mas, no mínimo, amantes do esporte e dispostos a promover o crescimento da prática no Brasil.
A FBB nasceu da união básica de duas vertentes: a necessidade de uma entidade capaz de organizar, difundir e fazer crescer o bumeranguismo brasileiro e o antigo desejo de um homem batalhador inconteste por este esporte, este homem, Carlos Martini Filho, o "Magrão", que foi o mais querido aluno do precursor do bumeranguismo brasileiro, o médico radiologista Carlos de Campos Pagliuchi.
Como Fazer um Bumerangue de Papel?
Primeiros Passos
Encontre um papel grosso para adicionar um volume ao papel, mas fino o bastante para que você possa cortá-lo facilmente. Você pode pegar uma caixa de cereal, usar um pedaço de papelão, ou até mesmo uma caixa de sapato velha.
- Para deixar seu bumerangue mais bonito, você pode pegar um pedaço de papel cartão com estampa, ou desenhar sua própria estampa.
Desenhe um bumerangue no papel cartão. Use uma caneta hidrocor, esferográfica ou lápis para desenhar três pontas separadas de tamanho e formato iguais. Se você quiser que o bumerangue voe bem, os três lados deve ter a mesma forma.
- Se você quiser que o seu bumerangue seja tão uniforme quanto possível, você pode cortar uma ponta de um papel diferente e usar como um contorno para as três pontas do bumerangue. Isso irá garantir que elas tenha realmente o mesmo tamanho e formato.
Corte o desenho. Use tesouras grossas para cortar o contorno que você fez. O bumerangue deve estar bonito e bem firme depois que você tiver cortado ele. Se você quiser que a parte que você desenhou apareça, você pode cortar levemente dentro do desenho, ou por o desenho na parte de trás do lado que você quer que fique virado para cima no começo. Desta maneira, ele não ficará visível mesmo se você deixar o contorno do bumerangue.
Dobre levemente cada ponta do bumerangue. Vire o bumerangue de lado e dobre o lado direito de todas as pontas para dentro levemente. Dobre apenas 2,5cm da parte de trás do bumerangue para dentro só um pouco, apenas cerca de 3mm. Certifique-se de ter dobrado todas as pontas da mesma maneira.
Jogue seu novo bumerangue. Leve o bumerangue lá pra fora, ou para um lugar aberto e pratique jogá-lo. O truque está no pulso: basta segurar uma das pontas do bumerangue com o indicador e o polegar e jogar para frente. Certifique-se de que ele esteja paralelo ao chão quando você lançá-lo para que ele não caia instantaneamente.
Fonte:
Federação Brasileira de Bumerangue
Giz Modo
Wikipédia
Comentários
Enviar um comentário