Biografia de Lou Scheimer, um dos fundadores do Filmation Studios

Scheimer, nascido no dia 19 de outubro de 1928, é um dos criadores dos desenhos animados He-Man and the Masters of the Universe (He-Man e os Mestres do Universo) – embora não seja criador do personagem, que foi concebido por Roger Sweet para a fábrica de brinquedos Mattel -, She-Ra e Bravestarr. Sob o pseudônimo de Erik Gunden, ele chegou até mesmo a fazer as vozes de diversos personagens dessas séries, como Orko, Stratos e o Rei Randor.

Entre as décadas de 1960 e 1980, a Filmation foi responsável por produzir mais de 70 séries animadas que marcaram a infância de gerações. De As Novas Aventuras do Superman e Viagem Fantástica a He-Mane e She-Ra, a Filmation definiu uma linha de produção e se estabeleceu no mercado como uma das gigantes do ramo. Lou Scheimer, cofundador da produtora, faleceu no dia 17 de outubro, aos 84 anos de idade, segundo o Pittsburgh Museum of Cartoon Art. 

Rod Rocket


O principal executivo histórico da Filmation, Lou Scheimer, encontrou seu sócio Hal Sutherland quando ele trabalhava na Larry Harmon Pictures, os criadores de desenhos animados para a TV do Bozo e do Popeye. Depois do fechamento do estúdio, foi oferecido a Scheimer e Sutherland a produção de um desenho educativo chamado Rod Rocket. Nessa época também aceitaram produzir uma série de desenhos baseados na vida de Cristo, patrocinado pela Family Films, de propriedade da Igreja Luterana Missouri Synod. Com o dinheiro, a dupla criaria o estúdio True Line. A True Line mudou para Filmation Associates Corporation depois que Rod Rocket foi sindicalizado em 1963.

Lou Scheimer
Rod Rocket foi originalmente produzido pela True Line, um pequeno estúdio de animação de Los Angeles formado por Lou Scheimer e Hal Sutherland no início dos anos 1960. Scheimer e Sutherland se conheceram enquanto trabalhavam na Larry Harmon Productions nos desenhos animados para a TV Bozo, o Palhaço e Popeye. SIB Productions, uma empresa com sede no Japão com um escritório americano em Chicago, co-produziu a série em conjunto com a CBS Television Network. A produtora foi fundada por Scheimer, Hal Sutherland (artista da Disney) e Norm Prescott (locutor de rádio falecido em 2005), em 1962. Scheimer conheceu Sutherland quando trabalhavam na Larry Harmon Pescott (locutor de rádio falecido em 2005), em 1962. Scheimer conheceu Sutherland quando trabalhavam na Larry Harmon Pictures. Quando o estúdio fechou, os dois foram trabalhar na produtora True Line, onde conheceram Prescott, um DJ que narrava filmes animados. Juntos, os três decidiram montar sua própria produtora, que recebeu o nome de Filmation Studios. 

O primeiro trabalho importante da nova empresa foi Journey Back To Oz, sequência animada do filme O Mágico de Oz, lançado pela MGM em 1939. Mas as dificuldades técnicas e financeiras fizeram com que a produção somente fosse lançada em 1974. Neste meio tempo, para levantar dinheiro rápido, a Filmation começou a produzir animações para a televisão.

Lou Scheimer (A 1952) teve uma vida e carreira que engloba e incorpora a visão e missão atuais da CMU de ter "um impacto transformador na sociedade por meio da inovação contínua em educação, pesquisa, criatividade e empreendedorismo". Ele foi cofundador da Filmation Associates em 1963 e defendeu a diversidade racial e a igualdade de gênero em muitos dos programas infantis populares de televisão da produtora, como "She-Ra", "Fat Albert", "Isis" e "BraveStarr". Como resultado, ele ajudou a educar as mentes em crescimento de muitos jovens espectadores da série da Filmation sobre as virtudes da aceitação e da tolerância. O operador de scanner Jon McIntire recentemente teve a oportunidade de conversar com a filha de Lou, Erika, sobre os dias de seu pai na Carnegie Tech e sua carreira na animação.

Entre comerciais e vinhetas, a produtora também ofereceu algumas séries animadas, que competiam no mercado televisivo com a Hanna-Barbera. A primeira série da produtora foi Superman, versão do herói da DC Comics que estreou em 1966. A boa receptividade da animação levou a DC a oferecer outros heróis para a Filmation,  que produziu Aquaman e Batman. Mas o primeiro sucesso da Filmation,  a estabelecer a produtora e seu estilo, foi A Turma do Archie, que estreou em 1968.

Outros de seus créditos incluem participações no elenco vocal de desenhos como Jason of Star Command, Space Academy, Ghostbusters e Fat Albert and The Cosby Kids.

Sua filha, Erika Scheimer, também vez parte do elenco vocal de He-Man e, posteriormente, de She-Ra, a princesa do poder .

Na década de 1990, Scheimer fez uma cirurgia para colocar uma ponte de safena quádrupla e foi diagnosticado com Mal de Parkinson.

Como resultado, ele ajudou a educar as mentes em crescimento de muitos jovens espectadores da série da Filmation sobre as virtudes da aceitação e da tolerância. Recentemente, tive a oportunidade de conversar com a filha de Lou, Erika, sobre os dias de seu pai na Carnegie Tech e sua carreira na animação.

Em novembro de 2010, a editora TwoMorrows Publishing publicou sua autobografia Lou Scheimer – Creating the Filmation Generation. Ao discutir a ênfase da CMU na inovação, Erika afirma: “Se você está procurando inovadores, meu pai era um inovador”. Erika descreve que Lou, que faleceu em 2013, era “um ser humano profundamente humano — ele realmente se sentia por todos— [e] sentia muito fortemente sobre a importância da diversidade". Criado no bairro de Homewood em Pittsburgh, Lou foi exposto às suas diversas comunidades étnicas e raciais desde jovem; infelizmente, sendo filho de pobres imigrantes judeus, ele também foi exposto a seus preconceitos. Como Erika explica, seu pai “tinha tanto preconceito com o crescimento que era muito importante para ele abrir os olhos das crianças criando séries pró-sociais”. Posteriormente, Lou acreditou que a única maneira de realmente eliminar o preconceito na sociedade era expor a próxima geração de mentes em crescimento à diversidade racial e à igualdade de gênero desde tenra idade, como ele havia sido.

Vida pessoal

Casado com Jay Scheimer (falecida em 2009)

1 filha: Erika Scheimer

1 filho: Lane Scheimer


A filha de Scheimer, Erika, também fez vozes femininas de apoio e ocasionais dublagens para personagens de garotos. Mais tarde, ela estrelaria a série seguinte, She-Ra, que Scheimer também produziu. Scheimer deu voz a personagens de outros desenhos da Filmation além de He-Man. Mais notavelmente, ele forneceu a voz para "Dumb Donald" no longa Fat Albert and the Cosby Kids. Ele também foi a voz do Legal Eagle e do companheiro do Brown Hornet, Stinger. Ele também atuou como narrador durante os créditos de abertura da maioria dos programas e desenhos animados da Filmation. Em Jason, do Star Command and Space Academy, ele era consistentemente ouvido como vozes genéricas nos intercomunicadores. Na série de ação ao vivo The Ghost Busters, estrelada por Forrest Tucker ao lado de Larry Storch e Bob Burns, sua voz era "Zero", o chefe invisível dos personagens principais. Scheimer também forneceu as vozes de Bat-Mite, o Bat-Computer e Clayface (Primeira Aparição) em The New Adventures of Batman, um desenho animado da Filmation em 1977.

Aclamado como um dos pais da televisão nas manhãs de sábado, Lou Scheimer foi o co-fundador do Filmation Studios, que por mais de 25 anos proporcionou emoção à TV e ao cinema. Sempre na vanguarda, a empresa de Scheimer criou os primeiros desenhos animados DC com Superman, Batman e Aquaman, dominou as paradas musicais com The Archies, manteve a esperança de Trekkie viva com o vencedor do Emmy Star Trek: The Animated Series, ensinou moral com Fat Albert e os Cosby Kids e mergulhou na alta aventura com Tarzan, The Lone Ranger e Zorro. As incursões ao vivo incluíram o Shazam! e The Secrets of Isis, além de efeitos especiais inovadores em Jason of Star Command e outros. E nos anos 1980, Filmation sozinha causou a explosão de sindicação com He-Man e os Masters of the Universe e seus sucessores. Agora, Lou Scheimer conta toda a história ao autor do best-seller Andy Mangels, incluindo como seu pai enfeitou Adolf Hitler, memórias dos quadrinhos da Idade de Ouro, a escola com Andy Warhol e o que significou liderar a última animação totalmente americana empresa através de quase trinta anos de inovação e diversão! Profusamente ilustrado com fotos, folhas de modelo, storyboards, arte de apresentação, visões de séries raras e não produzidas e muito mais - além de histórias de especialistas em animação sobre o passado de Scheimer e Filmation e arte rara de Filmation de Bruce Timm, Adam Hughes, Alex Ross, Phil Jimenez, Frank Cho, Gene Ha e Mike McKone - este livro mostrará a Filmation Generation a história por trás das histórias!

Em 1989, a Westinghouse vendeu Filmation a um consórcio de investidores liderado pela empresa de cosméticos L'Oréal, Paravision International. Antes que a venda fosse concluída, Westinghouse fechou o estúdio de cinema em 3 de fevereiro de 1989, que deixou L'Oreal com apenas a biblioteca da Filmation. Isso aconteceu um dia antes de uma nova lei entrou em empresas que necessitam de prática para dar aos funcionários 60 dias de antecedência antes de uma rescisão em massa.

A venda para a L'Oréal acabou sendo ruim para a Filmation pois o seu acervo foi abandonado. Depois da venda, Lou Scheimer, o seu presidente histórico, fundou a Lou Scheimer Productions. Mas jamais conseguiu recuperar o brilho de seu antigo estúdio.

Nos anos 2000, a empresa britânica Entertainment Rights adquiriu o acervo e a biblioteca da Filmation, produzindo também DVDs de seus programas, em 2009, a Entertainment Rights foi adquirida pela Classic Media, mandando todo o acervo da Filmation para a Classic Media, com a aquisição da DreamWorks Animation pela Classic Media em 2012, os direitos e catálogo da Filmation passaram a pertencer à DreamWorks Animation e agora são distribuídos sob o rótulo DreamWorks Classics.

A Filmation ficou conhecida por uma usar uma técnica de animação chamada rotoscopia, que copiava movimentos filmados em live-action, fazendo com que a ação de seus personagens ficassem incrivelmente realistas. A animação era feita de forma limitada, onde os personagens não eram redesenhados totalmente, animados em partes. Isso permitia que a atração tivesse ótimos resultados e um custo muito pequeno.

Desde então, os ativos de propriedade intelectual do estúdio mudaram mãos em um número de ocasiões. As produções que formam a maioria da Filmation foram vendidos a Hallmark Cards em 1995, e gerida pela sua subsidiária Hallmark Entertainment. No entanto, já que o resto da produção da Filmation foi baseado em personagens licenciados de outras empresas, tais títulos eram, na verdade (e ainda são) sob o controle de outros estúdios (como CBS Television Distribution e Warner Bros.).

Em março de 2004, a propriedade da biblioteca da Filmation, que estava sob a posse de Hallmark, foi vendida para a Entertainment Rights.

Em 1 de abril de 2009, foi anunciado que o entretenimento Direitos seria adquirido pelo Boomerang Media e em 11 de maio de 2009, foi anunciado que as subsidiárias e escritórios de entretenimento Direitos seriam absorvidos sob o nome Classic Media.

Em 2012, foi anunciado que a Classic Media, proprietária da biblioteca da Filmation, seria adquirida pela DreamWorks Animation, tornando uma subsidiária chamada DreamWorks Classics. DreamWorks Animation e sua biblioteca, incluindo a Filmation (não incluindo produções cujos direitos são propriedade de outras empresas, tais como The New Adventures of Gilligan e Star Trek: The Animated Series), viria a ser adquirida em 28 de abril de 2016 pela NBC Universal por US $ 3,8 bilhões.


Séries da Filmation

Anos 1960

The New Adventures of Superman (1966-1967 CBS)

The Superman / Aquaman Hour of Adventure (1967–1968 CBS)

Viagem ao Centro da Terra (1967 ABC)

Fantastic Voyage (1968 ABC)

Aquaman (1968 CBS)

The Archie Show (1968 CBS)

The Batman / Superman Hour (1968-1969 CBS)

The Archie Comedy Hour (1969 CBS)

As Aventuras de Batman e Robin, o Menino Maravilha (1969–1970 CBS)

The Hardy Boys (1969 ABC)

Anos 1970

Será que o verdadeiro Jerry Lewis sente-se? (ABC 1970) aplique pela extinta Rede Manchete

Sabrina e os Groovie Goolies (1970 CBS & ABC) aplicam pela TV Bandeirantes

Archie's Funhouse (híbrido live-action / animação) (1970 CBS)

Sabrina A Bruxa Adolescente (CBS 1971-1974) aplica pela TV Bandeirantes e TV Gazeta

TV Funnies de Archie (CBS 1971) aplica pela TV Bandeirantes

Fat Albert and the Cosby Kids (1972 CBS)

The Brady Kids (1972–1974 ABC) aplicar pela GLOBO

Rescue Rangers de Lassie (1973–1974 ABC) aplicar pela GLOBO, TV Record e SBT

Star Trek: The Animated Series (1973 NBC) aplique pela GLOBO e pela extinta TV Tupi

Meus marcianos favoritos (CBS 1973)

Missão: Magic (1973 ABC) aplicar pela TV Record e SBT

Os EUA de Archie (1974) aplicar pela TV Bandeirantes

As novas aventuras de Gilligan (1974 ABC)

Shazam! (série de TV live-action) (CBS 1974) aplicar pela GLOBO e pela TV Record

The Secret Lives of Waldo Kitty (1975 NBC) aplica pela GLOBO

O Segredo de Ísis (série de TV live-action) (1975 CBS) aplicar pela TV Record

The Ghost Busters (série de TV live-action) (1975 CBS) aplicar pela GLOBO

Uncle Croc's Block (1975 ABC) (com Fraidy Cat, Wacky and Packy e M * U * S * H)

Tarzan, Senhor da Selva (CBS 1976) aplica pela GLOBO, TV Record e SBT

Ark II (série de TV live-action) (CBS 1976) aplicar pela TV Record e SBT

As Novas Aventuras de Batman (CBS 1977) aplica na TV Globo e SBT

Academia do Espaço (série de TV live-action) (CBS 1977) aplicar pela TV Gazeta

Space Sentinels (1977 NBC) - Record

Tarzan e o Super 7 (CBS 1978) aplicam pela TV Record e SBT

Fabulous Funnies (1978 NBC)

Mighty Mouse, Heckle & Jeckle, & Quackula Adventure Hour (CBS 1979) com a Subsdiária da Paramount Pictures com a Viacom, no Brasil aplica na Rede Globo e na TV Record

Jason of Star Command (série de TV live-action) (CBS 1979)

As Novas Aventuras de Flash Gordon (NBC 1979–1981) aplique pela TV Globo

The Brown Hornet (segmento de Fat Albert) (1979 CBS)

Sport Billy (1979 NBC) aplicar pela Rede Manchete e RECORD

Anos 1980

The Tom and Jerry Comedy Show (1980 CBS) aplique pelo SBT, Cartoon Network e Boomerang

The Tarzan / Lone Ranger Adventure Hour (1980-1981 CBS) aplique pela SBT e RECORD

Blackstar (CBS 1981) aplica pela Rede Globo, TV Record e SBT

Hero High (1981 CBS)

Kid Superpower Hour com Shazam! (1981 NBC)

The Tarzan / Lone Ranger / Zorro Adventure Hour (1981–1982 CBS) aplica pela Rede Globo, RECORD

Gilligan's Planet (1982 CBS)

He-Man and the Masters of the Universe (1983-1985 Synd) aplica na Rede Globo, TV Record e nos canais pagos com Cartoon Network, Locomotion, Boomerang, Tooncast e Gloob

As aventuras de Fat Albert e Cosby Kids (1984-1985 Synd)

She-Ra: Princess of Power (1985–1987 Synd) aplicar na Rede Globo, Cartoon Network, Locomotion, Boomerang, Tooncast e Gloob

The Original Ghostbusters (Synd 1986-1988) aplique pelo SBT, Cartoon Network, Boomerang e Tooncast,

BraveStarr (Synd 1987–1989) aplicar pela TV Globo

Lista de alguns desenhos produzidos pela Filmation

viagem

Viagem ao Centro da Terra – (Journey to the Center of the Earth) – 1967

O desenho havia inspirado no filme homônimo que tive o prazer de assistir na Sessão da Tarde quando víamos filmes que prestavam. A produção é caprichada e mesmo pra época foi superinteressante ver como aquilo mexia com nossa imaginação. O filme obviamente também havia sido inspirado no livro do autor Julio Verne.

O explorador Arnie Saccnuson havia feito uma descoberta sensacional do túnel que levava a antiga cidade perdida de Atlântida (no centro da Terra). Só que isso havia acontecido há muito tempo atrás, pois quando morreu seu segredo descansou com ele.

Alguns séculos haviam se passado até que o túnel fosse redescoberto pelo nobre Professor Oliver Linderbrook na companhia de sua sobrinha Cindy e também de Alec, Gertrude e Lars.

Conde Saccnuson seguindo a expedição de Linderbrook mandou se capanga Torg destruir o grupo. Somente para ficar com os tesouros que pensava existir daquela terra perdida, pois era o último descendente do primeiro explorador.

Diante da explosão criada por Torg a equipe precisa encontra um caminho para retornar a superfície e vemos durante os episódios diversas criaturas estranhas no fundo da Terra.

viagem-fantastica

Viagem Fantástica – Fantastic Voyage – 1968

Essa animação surgiu baseada no famoso filme homônimo, Viagem Fantástica, dirigido por Richard Fleischer, em 1966.

Na trama, uma equipe é miniaturizada e injetada no corpo de um cientista para operar um coágulo, mas tal operação deverá ser feita no limite máximo de tempo de 60 minutos.

Obviamente, eles passam por vários problemas, correm diversos riscos para conseguirem seu objetivo e é isso que torna o filme interessante.

Se não me falha a memória a nostálgica Sessão da Tarde já passou esse filme há muito tempo atrás.

Na série animada acompanhamos as aventuras do C.M.D.F.  – Combined Miniature Defence Force (Força de Defesa Miniatura Combinada), uma organização secreta americana que possui a capacidade de reduzir o tamanho das pessoas a nível microscópico.

A equipe era formada por Jonathan Kidd (comandante), Erica Lane (bióloga), Guru (místico com poderes psíquicos) e o cientista Busby Birdwell.

Juntos eles poderiam ficar miniaturizados pelo período máximo de 12 horas. A equipe realizava missões secretas com a intenção de proteger o mundo que conheciam.

the-hardy-boys

Aventuras dos Hardy – The Hardy Boys – 1969

Esse desenho surgiu inspirado no livro de mesmo nome escrito por Edward L. Stratemeyer que usava o pseudômino de Franklin W. Dixon.

The Hardy Boys é como são conhecidos os irmãos adolescentes Frank e Joe Hardy que são detetives amadores (em histórias de mistério). A dupla aparece em diversas séries de livros feitas para crianças e adolescentes.

Na série animada acompanhamos a banda de rock The Hardy Boys que durante suas turnês acabam resolvendo algum mistério.

A parte interessante é que havia um grupo de músicos profissionais que interpretavam as canções da série (e até fizeram uma turnê pelos Estados Unidos).

A série produziu dois discos que fizeram um sucesso razoável na época.

Historicamente, The Hardy Boys foi o primeiro desenho da telinha americana que incluiu um personagem afro-americano.

A série estreou ao mesmo tempo que Scooby Doo, Cadê Você? e como curiosidade seu enredo também é parecido tanto com o cão medroso, quanto A Turma do Archie (The Archie Show).

Aventuras dos Hardy teve somente uma temporada exibindo apenas 17 episódios.

jerry-lewis

Jerry Lewis – (Will the Real Jerry Lewis Please Sit Down?) – 1970

comediante mais carismático de todos os tempos. Começou sua carreira cantando nos palcos, depois que conheceu o galã Dean Martin. Iniciou uma parceria em que fazia o cara engraçado demonstrando diversas caretas e muito atrapalhado. Fizeram muito sucesso, diversos shows e estrelaram alguns filmes como: O Bagunceiro Arrumadinho, O Professor Aloprado, Artistas e Modelos entre vários outros.

Tanto sucesso fez o ator virar desenho animado e nesta versão Jerry trabalhava pro chato do Sr. Barra Funda. Na Agência de Empregos Malucos sendo enviado para os mais variados lugares que você possa imaginar.

A parte mais interessante é que todos os outros personagens tinham o rosto do ator como: O Professor Lewis, seu pai um inventor malucão, Geraldine, sua irmã, o tio Cão do Mar, um capitão de navio, o detetive Hon Kong, seu tio entre vários outros.

Se ainda não bastasse a enorme lista de coadjuvantes, Jerry era apaixonado pela Honda, tinha um cão de estimação, Alf e também Spot, um sapo (era uma confusão muito divertida).

lassie-socorro

Lassie Socorro – Lassie’s Rescue Rangers – 1973

Como curiosidade, o episódio piloto, Lassie and the Spirit of Thunder Mountain, foi exibido no The ABC Saturday Superstar Movie (desenhos com duração de uma hora exibidos nas manhãs de sábado pela rede ABC).

No desenho, Lassie vive perto desta montanha com a família Thunder.

O guarda Ben Turner trabalha com sua esposa Laura e seus filhos Susan, Jackie e Ben Jr. Juntos formam A Força Florestal, uma equipe de resgate que protege o Parque Nacional.

Lassie é líder dos The Rescue Rangers, um grupo de animais selvagens que vivem no parque, trabalhando pros Turner e ajudando a proteger o meio ambiente e mantê-lo seguro pros vistantes.

The Rescue Rangers era formado por: Groucho (coruja), Musty (gambá), Toothless (leão-da-montanha) e Roobie (guaxinim). Também tinha Gene Fox, um indígena amigo das crianças que auxiliava a Força Florestal.

Em terras tupiniquins foi transmitido pela antiga TVS (atual SBT).

Filmation_Fabulous_Funnies

Brucutu e Sua Turma – Fabulous Funnies – 1978

Alley Oop foi criado pelo desenhista Vinvent T. Hamlin e publicado em tiras de jornais americnaos, em 1932.

Nas histórias, Brucutu é muito forte e vive no reino pré-histórico de Mu (Moo) onde estava na companhia de Dinny, seu dinossauro de estimação.

Suas primeiras aventuras tinham como enredo sua vida junto com Ulla (Ooola), sua namorada e Foozy, seu melhor amigo. Ainda tínhamos o Rei Guz (Guzzle e a Rainha Umpateedle entre outros persinagens da aldeia.

Geralmente tinha algum problema envolvendo o reino de Lem, governado pelo Rei Tunk.

Em 1939, Hamlin demonstrou uma história introduzindo uma máquina do tempo. Inventada pelo Dr. Elbert Wonmug (parodiando Albert Einstein), no séc. XX e trazendo Brucutu para aquele período.

O personagem curtia aventuras através da História encontrando: Cleópatra, Rei Arthur,, Ulisses e até viajando pra Lua.

Na versão animada da Filmation, Fabulous Funnies apresentava episódios do Brucutu com segmentos de outros personagens que foram muito populares nas antigas tiras de jornais.

No seu desenho, Brucutu era um homem das cavernas que tentava viver de uma maneira civilizada, mas infelizmente não conseguia.

Como curiosidade, o termo Brucutu ficou famoso em nosso país por causa de uma música do Roberto Carlos. E tornou-se popular ao demonstar ser sinônimo de homem primitivo, bruto e sem modos.

Na verdade, o nosso Rei Roberto fez uma versão da música Alley Oop cantada pelo grupo “The Hollywood Argyles“,

Os segmentos apresentados continha os personagens: Nancy, uma menina de oito anos que sempre está acompanha de seu amigo Tico (Slugo), Broom-Hilda, uma bruxa feia e muito atapalhada, Os Sobrinhos do Capitão (The Captain and the Kids), Emmy Lou e Tumbleweeds.

A série animada de Brucutu e Sua Turma foi mostrada na telinha da Rede Globo nos anos 70 (e também na metade da década seguinte).

Havia aquela marca registrada da Filmation, porque no final tinha uma lição de moral pras crianças. Algo que demonstrava uma certa preocupação de ensinar o que era certo e aquilo que não deveria ter sido feito.

Fabulous Funnies teve somente uma temporada com 13 episódios e terminando em 1979.

sport-billy

Sport Billy – 1980

É um desenho que conta a história do garoto conhecido como Sport Billy que veio do planeta Olympus.

Esse planeta é gêmeo da Terra e se posiciona no lado oposto do Sol. Olympus é povoado por seres atléticos que se parecem com deuses.

A parte interessante é que Billy possui a Omni-Sac, uma maleta mágica esportiva que muda de tamanho (conforme for preciso).

Ele viaja pra Terra numa importante missão de promover o trabalho em equipe e espírito esportivo.

Em suas viajentes o herói recebe ajuda da menina Lilly e de seu cachorro falante Willy. O trio usa uma nave espacial que se assemelha a um despertador gigante (pra viajar no tempo).

A principal antagonista é a vilã Rainha Vanda que junto ao gnome Snipe dejesa destruir todos os esportes que existem na galáxia.

Durante os episódios o grupo viaja pelo tempo pra salvar um esporte diferente antes que seja destruido pela Rainha Vanda.

Só pra constar, Sport Billy surgiu primeiro numa revista em quadrinhos que foi vendida tanto na Europa, quanto na América Latina.

blackstar

Blackstar – 1981

Surgiu inspirado no desenho Thundarr, O Bárbaro, da Ruby-Spears Productions.

O astronauta, John Blackstar durante uma viagem espacial havia ido parar dentro de um buraco negro. Caindo no estranho planeta primitivo Sagar, um reino místico de espada e feitiçaria (controlado pelo ditador Overlord do Submundo). Ele havia escravizado a maior parte dos habitantes usando a “Power Stone”.

Diante daquela situação e acreditando que nunca mais voltaria pra Terra, Balckstar resolveu adotar o planeta como seu lar.  Tendo que combater o mal recebeu a Star Word, uma poderosa espada mística.

O vilão queria a espada de Blackstar para juntar com a sua, dominar o mundo e conquistar o universo. Durante os episódios nosso herói tinha companhia da Mara, uma feiticeira, Warlock, um dragão, os Trobbits, uma tribo de anões e Klone, um elfo-mutante.

Como curiosidade, Bruce Timm participou da produção desta série animada. Dizem as lendas que Blackstar seria afro-americano, mas os produtores ficaram receosos quanto a isso e resolveram muda-lo pra moreno.

Foi devido ao sucesso de Blackstar que também surgiu a inspiração pro desenho do He-Man que possuía algumas característica idênticas. E só pra constar é um dos meus desenhos preferidos de todos que já assisti.

Escola de Hérois Hero High

Escola de Heróis – (Hero High) – 1981

Como o título já diz era uma escola aonde os jovens heróis iam aprender a usar seus poderes. Nos Estados Unidos o desenho era intercalado com Kid’s Super Power Hour, um segmento live-action com atores vestidos como os personagens da série animada mostrando um auditório com crianças, cantando e contando piadas (algo que hoje em dia soa muito, muito ridículo, mas naquela época as crianças deviam adorar).

Durante os episódios os heróis: Capitão Calmo, a bela Glória Gloriosa, sua amiga Mística e o chato do Rex Implacável faziam uma enorme confusão. A parte interessante é que tínhamos algumas participações especiais do Capitão Marvel, Mary Marvel e da Poderosa Ísis.

Fonte:

Além da Torre

https://alemdatorrez.wordpress.com/2015/09/25/filmation/

Coleção Ação Show

https://www.youtube.com/watch?v=FKYU26WxC0o

Memory Glands

https://memoryglands.com/rod-rocket

Libary

https://www.library.cmu.edu/blog/scotty-tales/03122019

Universo HQ

http://www.universohq.com/noticias/faleceu-lou-scheimer-fundadores-filmation-studios/

Veja 

https://veja.abril.com.br/blog/temporadas/morre-lou-scheimer-cofundador-da-filmation/

Comentários