Beavis and Butt-Head é uma série de animação americana criada por Mike Judge (também criador de O Rei do Pedaço) exibida originalmente no canal MTVde 1993 a 1997. Cada episódio mostra histórias curtas focadas em uma dupla de adolescentes em fase pós-puberdade, chamados Beavis e Butt-Head, que moram e estudam na cidade fictícia de Highland. Nos episódios, existem interrupções que mostram Beavis e Butt-Head assistindo videoclipes e fazendo piadas sobre eles.
A série originou-se no curta-metragem de 1992 Frog Baseball, dirigido por Judge e originalmente exibido no bloco Liquid Television. Depois de ver o curta, a MTV contratou Judge para desenvolver o curta em uma série completa.
Beavis and Butt-Head foi exibida originalmente por sete temporadas, de 8 de março de 1993 a 28 de novembro de 1997. Quatorze anos após o final da série, a série foi revivida para uma oitava temporada, que foi ao ar de 27 de outubro a 29 de dezembro de 2011.
Um longa-metragem baseado na série intitulado Beavis and Butt-Head Do America foi lançado em 1996 pela Paramount Pictures. No Brasil, a série foi exibida entre 1994 e 1998 pela MTV Brasil.
Daria, uma série spin-off protagonizada pela personagem coadjuvante homônima, foi lançada em 1997.
A série é centrada em dois adolescentes socialmente incompetentes e sedentários chamados Beavis e Butt-Head (ambos dublados por Judge), que estudam na escola Highland High, em Highland (localizada em algum ponto do sul dos Estados Unidos). Eles não têm supervisão evidente de um adulto em casa e são mal educados, pouco instruídos e semialfabetizados. Ambos não têm empatia ou escrúpulos morais, mesmo em relação um ao outro. Eles geralmente consideram coisas "legais (cool)" se estiverem associadas a heavy metal, violência, sexo, destruição ou o macabro. Embora inexperientes com mulheres, ambos compartilham uma obsessão por sexo e tendem a rir sempre que ouvem palavras ou frases que poderiam ser vagamente interpretadas como sexuais ou escatológicas.
Cada episódio apresenta cenas intersticiais frequentes em que eles criticam videoclipes musicais usando comentários improvisados por Judge (da mesma maneira que Mystery Science Theatre 3000; na oitava temporada, eles também comentaram clipes de outros programas da MTV como Jersey Shore e True Life, além de shows de outros canais da Viacom, como Spike). O restante dos episódios mostra a dupla embarcando em algum tipo de esquema ou aventura.
Seus professores em Highland High muitas vezes não sabem como lidar com eles e, em muitos episódios, Beavis e Butt-Head ignoram completamente a escola. Suas ações às vezes resultam em sérias conseqüências, mas, com frequência, para outras pessoas pelas quais eles mesmos não expressam nenhum remorso.
O criador Mike Judge disse que originalmente imaginou Beavis e Butt-Head como estudantes delinquentes do colégio existente Highland High School, na Coal Avenue em Albuquerque, Novo México, onde ele morava. Especificamente, ele criou Butt-Head como sendo sua visão de um tipíco delinquente colegial, incorporando o visual, o nome e a voz de um amigo que convidava todo mundo para chutá-lo no traseiro, e que se nomeava "Traseiro-de-Ferro" ("Iron-Butt").
Existe um rumor que diz que, para criar o visual de um parceiro para Butt-Head, Judge combinou a aparência de um colega de classe nerd do seu antigo colégio, com a sua concepção artistíca (ruim) de Barry Manilow. Ele lhe deu o nome de "Beavis", e modelou a voz dele a partir da sua interpretação de como soaria a voz de um adolescente "sem cérebro".
É um mito popular na Universidade da Califórnia em San Diego (aonde Judge estudou) que as aparências de Beavis & Butt-Head foram baseadas no corpo docente do Departamento de Física. Os nomes de seus prováveis inspiradores são David Kleinfeld e James Branson. Foi lançado action-figures dos personagens e também outros produtos baseados na série animada.
O sucesso da série resultou em um filme longa-metragem lançado em meados de 1996, com o nome de Beavis and Butt-Head Do America (título no Brasil: "Beavis e Butt-head Detonam a América"). No filme, a dupla tem seu aparelho de televisão roubado e na busca por uma nova TV acabam se metendo em uma confusão que os levam a cruzar os Estados Unidos, sem saber que eram procurados pela polícia de todo o país.
A dublagem do filme Beavis & Butt-Head Detonam a América foi feita nos estúdios VTI-Rio. A Marvel publicou em 1996 as histórias de Beavis e Butt-Head, na qual ele fala de cada personagens da Marvel e ídolos do rock.
Ficha Técnica
Primeiro episódio: 8 de março de 1993
Tema musical: Beavis and Butt-head theme song
Elenco: Mike Judge, Kristofor Brown, Tracy Grandstaff
Emissoras originais: MTV, Comedy Central
Agora, nove anos após a transmissão do último episódio, o Comedy Central (canal que abriga desenhos como South Park e Ugly Americans) anunciou o retorno de Beavis and Butt-Head para pelo menos mais duas temporadas.
Ao mesmo tempo que essa volta pode ser incrível, pode ser também que ela resulte em um enorme desastre, devido a todas as complicações que envolvem trazer de volta à tona uma obra muito amada em outros tempos e por outra geração.
Um ponto problemático da série é a abordagem em relação à violência. Nos anos 1990, a série retratou o assunto com poucos filtros e até mesmo normalizou o uso de armas dentro de escolas, como é possível ver no episódio “Incognito”.
Quando um colega de classe é quase atingido por um tiro que atravessa a janela da sala de aula, o estudante levanta e retribui o tiro de volta. Para resolver a situação, o professor apenas toma a arma do aluno e a coloca na gaveta de armas, enfatizando que ele poderá pegar o objeto novamente no final da aula.
Além disso, de acordo com o Independent UK, a produção já foi acusada de estimular comportamentos agressivos e ser responsável pela morte de uma criança de dois anos depois que o irmão de cinco anos colocou fogo no trailer da família.
Apesar da acusação ter sido rejeitada, os personagens, de fato, brincam diversas vezes com fogo, seja com armas, fogos de artifícios ou apenas mencionando frequentemente a palavra “fogo”.
A Marvel chegou a publicar os quadrinhos de Beavis and Butt-Head, e chegaram a ser lançados no Brasil. A revista dos garotos na Marvel durou de 1994 a 1996. Nos seus reviews de quadrinhos de heróis da Marvel, eles eram sempre desenhados por Rick Parker, mas todas as suas histórias eram escritas por uma variedade de roteiristas. O legal desses reviews era que desenhistas das próprias revistas dos super-heróis faziam uma participação especial. Alguns desses artistas foram John Romita Sr., Sal Buscema, Mark Texeira, Ron Lim, John Romita Jr., Steve Skroce, Steve Epting, entre outros,confira:
Beavis e Butt-Head n° 1 - Escala1996n° 1
Beavis e Butt-Head n° 3 - Escala1996n° 1
Almanacão Beavis e Butt-Head - Escala1994n° 2
Beavis e Butt-Head n° 1 - Escala1996n° 2
Almanacão Beavis e Butt-Head - Escala1994n° 3
n° 5
Beavis e Butt-Head n° 3 - Escala1996n° 5
Almanacão Beavis e Butt-Head - Escala1994n° 7
Beavis e Butt-Head n° 5 - Escala1996
Com o sucesso de Beavis and Butt-Head, rendeu outro desenho animado, Daria
Daria é uma série de animação americana criada por Glenn Eichler e Susie Lewis Lynn para a MTV. A série enfoca Daria Morgendorffer, umaadolescente inteligente, amarga, e um tanto misantropa que observa o mundo ao seu redor. A história se passa na fictícia cidade americana suburbana de Lawndale, e é uma sátira da vida de colegial, cheia de alusões e críticas da cultura popular e classes sociais. Daria foi originalmente transmitida a partir de 1997 a 2002, e é um spin-off da série de animação de Mike Judge, Beavis and Butt-Head, na qual Daria apareceu como uma personagem recorrente. Embora Judge concordara em liberar a personagem e permiti-la aparecer num spin-off, ele não teve nenhum envolvimento na produção de Daria.
Daria Morgendorffer, a personagem-título e protagonista da série, apareceu pela primeira vez na MTV como uma personagem recorrente emBeavis and Butt-Head de Mike Judge. O vice-presidente sênior e diretor de criação da MTV, Abby Terkuhle, explicou que: "Quando a série se tornou um sucesso, nós criamos Daria, porque queríamos uma personagem feminina inteligente, que poderia servir como uma personagem contrastante." O design original de Daria foi criado por Bill Peckmann enquanto trabalhava para a J. J. Sedelmaier Productions, na primeira temporada de Beavis and Butt-Head. Durante a produção da última temporada, os representantes da MTV abordaram o editor de história Glenn Eichler, lhe oferecendo um spin-off da série sobre Daria, e então um episódio piloto de cinco minutos chamado "Sealed with a Kick" foi criado por Eichler (embora sido escrito por Sam Johnson e Chris Marcil) e a assistente Susie Lewis que também trabalhara na produção de Beavis e Butt-Head. A MTV aprovou e encomendou 13 episódios; Ambos Eichler e Lewis foram contratados para a série como produtores executivos.
O primeiro episódio de Daria foi ao ar em 3 de Março de 1997, cerca de nove meses antes de Beavis and Butt-Head terminar sua transmissão original. Intitulado "Esteemsters", o episódio estabeleceu que Daria e sua família se mudaram de Highland (a cidade fictícia de Beavis and Butt-Head), para Lawndale (também fictícia) devido ao Urânio encontrado na água. Assim como a introdução dos pais de Daria e a sua irmã mais nova como principais personagens coadjuvantes, também no primeiro episódio conhecemos Jane Lane, a melhor amiga e confidente de Daria. Em excepção de uma breve menção de Highland, Daria não contém quaisquer referências de Beavis and Butt-Head.
A série contou com a produção de cinco temporadas, com 13 episódios cada, e dois filmes de TV. O primeiro filme, Is It Fall Yet?, foi ao ar em 2000. Após o final da quinta temporada, a MTV planejou uma sexta temporada de seis episódios, mas a pedido de Eichler, o projeto foi cortado dando lugar ao segundo filme, Is It College Yet?, o qual serviu como o final da série, em janeiro de 2002. Glenn Eichler, disse em uma entrevista que Daria foi criada com a finalidade de ser uma paródia do colegial, e que ele não queria um "mundo confortável e alternativo". Ele disse, "Nós não queríamos ninguém em busca da felicidade, ponto final".
Nenhuma outra personagem de Beavis and Butt-Head fez uma aparição em Daria. Glenn Eichler, em entrevista realizada após a transmissão da série explicou:
"Beavis and Butt-Head foram personagens muito fortes, com um tipo muito específico de humor e fãs muito leais , e é claro que eles imediatamente se identificaram. Eu senti que, referenciá-los em Daria, enquanto estávamos tentando estabelecer os novos personagens e um tipo diferente de humor, correríamos o risco de criar falsas expectativas e desapontamento nos telespectadores - o que poderia levar a uma reação negativa para o novo show e o seu tom diferente. Então, nós nos afastamos de Beavis and Butt-Head, a princípio, e uma vez em que o novo show havia sido bem recebido, não houve realmente nenhuma necessidade de qualquer liação ao antigo".
A série apenas fez referência direta aos personagens de Beavis and Butt-Head em um spot promocional do primeiro episódio. Daria fala, em voz de fundo: "Depois de deixar Highland, e aqueles dois, nós nos mudamos para Lawndale."
No filme Is It Fall Yet?, várias celebridades emprestaram suas vozes. O apresentador de Talk show, Carson Daly interpretou o tutor de verão de Quinn. A cantora de pop punk, Bif Naked interpretou a companheira de acampamento de Jane, e o cantor de rock, Dave Grohl, interpretou o pretensioso anfitrião do acampamento de arte. Várias músicas da banda Foo Fighters (da qual Grohl é o vocalista) fizeram parte da trilha sonora.
Na série homônima, a protagonista Daria Morgendorffer aparece na maioria das cenas. Sua mãe Hellen, seu pai de Jake, sua irmã mais nova Quinn e sua melhor amiga Jane Lane, aparecem em quase todos os episódios. Uma série de personagens secundários completam o elenco regular
Personagem
|
Da esquerda para a direita: Jake, Helen, Quinn, Daria e Jane |
Como protagonista epônimo do show, Daria Morgendorffer aparece na maioria das cenas. Sua família imediata (mãe Helen, pai Jake, e irmã mais nova, Quinn) e sua melhor amiga Jane Lane aparecem em quase todos os episódios. Uma série de caracteres secundários completam o elenco regular.
As tramas de Daria se referem, em grande parte, a uma justaposição entre o cinismo ardiloso e sardônico do personagem central e os valores / preocupações de sua cidade natal suburbana em Lawndale. Em uma entrevista de 2005, o co-criador da série Glenn Eichler descreveu o local não especificado como "um subúrbio do meio do Atlântico, fora de algum lugar como Baltimore ou Washington, DC . Eles poderiam ter vivido na Pensilvânia, perto da linha principal ".
Para fins cômicos e ilustrativos, a representação do show da vida suburbana americana foi deliberadamente exagerada. mistura de Dorothy Parker , Fran Lebowitz e Janeane Garofalo , usando óculos de Carrie Donovan . Daria Morgendorffer, 16 e amaldiçoado com um cérebro funcional, tem a desgraça de Ver o ensino médio, sua família e sua vida exatamente como eles são e a temeridade de comentar sobre ela. "
Definida durante os anos de ensino médio de Daria e terminando com sua graduação e aceitação na faculdade, o local principal usado para o show (fora da casa de Morgendorffer) é Lawndale High School, uma instituição de ensino público operando em alta disfunção.
A dinâmica entre os personagens mudar durante a temporada quatro, quando Jane começa um relacionamento com Tom Sloane, filho de uma das famílias mais ricas da cidade. Embora Daria hesita em aceitar Tom no início, ela e Tom se encontram cada vez mais perto, culminando em um beijo no final da temporada. O tumulto emocional e cômico entre Jane, Tom e Daria foi a peça central do filme de TV Is It Fall Yet? , Ea relação entre Tom e Daria alimentou várias das histórias da quinta temporada.
A canção-tema de Daria é "You're Standing on My Neck", escrita e executada pela Splendora . A faixa mais tarde criou temas originais para os dois filmes de TV da Daria , "Turn the Sun Down" (para Is It Fall Yet? ) E "College Try (Gives Me Blisters)" (para Is It College ainda? ), Junto com alguma música de fundo.
O show em si não tinha nenhuma pontuação original. Embora os elementos do tema de Splendora fossem usados na ocasião, a música incidental de Daria foi tomada das canções damúsica do PNF . A maioria destes eram contemporâneos, inseridos sobre tiros exteriores e algumas cenas, com raramente qualquer relevância da história ou consciência dos caráteres.Por exemplo, um episódio retrata personagens dançando com Will Smith "Gettin 'Jiggy wit It" poucas semanas após o lançamento da música, enquanto a seqüência em si foi projetado e animado meses antes.
Alguns pontos da história foram construídos em torno de canções específicas, como em "Legends of the Mall", onde " Girls Just Want to Fun Fun " de Cyndi Lauper se tornou um ponto importante trama para uma seqüência de fantasia. Os créditos de encerramento também contou com uma canção licenciada em quase todas as ocasiões, a letra ou conceito de que muitas vezes refletiu algum aspecto do episódio anterior.
Para as versões de 1998 e 1999 da VHS de alguns episódios de Daria , música acidental foi substituída, e "You're Standing on My Neck" foi tocada nos créditos finais. No entanto, para os episódios de bônus incluídos nos lançamentos de DVD dos dois filmes de TV , a música foi removida quase inteiramente.
Na versão completa do DVD da série, o criador Glenn Eichler diz nas notas que "99 por cento da música foi alterada, porque o custo de licenciar as muitas mordidas musicais que usamos teria tornado impossível a liberação da coleção (e por muitos anos ). " Ele comparou isso a um episódio de The Twilight Zone, onde o astronauta chega em casa, e sua esposa não consegue descobrir o que é diferente sobre ele, "... até que amanhece sobre ela que em vez de uma música legal de 1997 tocando ... É alguma melodia que ela nunca ouviu. Sim, é exatamente assim. "
Fonte:
Wikipédia
Splash Pages
https://splashpages.wordpress.com/2018/04/01/os-crossovers-de-beavis-butt-head-com-os-personagens-da-marvel/
Guia dos Quadrinhos
http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao-estrangeira/beavis-and-butt-head-(1994)-n-1/4365/34185
Rolling Stone
https://rollingstone.uol.com.br/noticia/volta-de-beavis-butt-head-e-possibilidade-de-um-fracasso-historico/
Comentários
Enviar um comentário