Judas Iscariotes foi escolhido como um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, sendo apresentado, na listagem dos seus nomes, sempre em último lugar (Mateus 10:2-4; Marcos 3:16-19; Lucas 6:13-16). ... Era o encarregado da bolsa do dinheiro dos apóstolos: «tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava» (João 12:6).
Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.
Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia.
Cada país realiza a tradição de um modo, sendo que alguns queimam os bonecos em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não tão bem aceitas pelo povo.
Algumas cidades fazem da Malhação de Judas uma atração turística, como a cidade paulista de Itu. O costume ituano difere da malhação do Judas de qualquer outro lugar do país. O Estouro do Judas é um acontecimento exclusivo da cidade de Itu, que mantém a tradição da literal explosão dos bonecos representando as figuras do próprio Judas e do diabo. Ao invés de realizar o espancamento do boneco, os ituanos inventaram um espetáculo no qual Judas, acompanhado do demônio, é detonado com bombas.
Como o próprio nome diz é véspera da Páscoa. Dia de alegria e festa. O próprio Jesus antes de sua morte explicou tudo que ia acontecer aos 11 apóstolos para Maria Madalena e Maria sua mãe. Ele iria morrer, mas ressuscitar ao terceiro dia.
A festa da Páscoa é determinada pelo calendário judaico que segue o ciclo Lunar, 28 dias as quatro fases da lua. O sábado Santo pode cair entre 21 de março e 24 de abril e nesse sábado é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa. Podemos observar que a cerimônia do sábado Santo que tem inicia fora das Igrejas, com a benção do fogo novo, e tem sempre Lua cheia, isto se o tempo não for nublado, fato determinado pela Páscoa Judaica que acontece na lua cheia da primavera.
Na cerimônia do Sábado de Aleluia acende-se o Círio Pascal, a partir do fogo novo e que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo que estava nas trevas. As letras gregas Alfa Ômega, estão gravadas nesta grande vela e significam "Deus é o princípio e o fim de tudo”.
Antes das novas normas conciliares os católicos, no sábado de aleluia deveriam praticar o jejum, como abstinência de carne de gado, mas poderiam consumir peixe, etc. No Brasil é muito comum nas comunidades do interior em especial do Centro do Pais e nordeste no Sábado de Aleluia fazer a tradicional malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes aquele que foi o traidor.
Assim no sábado todos eles ficaram na expectativa de chegar o domingo para se confirmar o que Jesus havia dito para todos eles.
Para sua Mãe Maria apesar do sofrimento da morte do filho, foi um dia de louvor, oração e aleluia....
Por isso é chamado Sábado de Aleluia..
Fonte:
A Bíblia
G1
Wikipédia
Comentários
Enviar um comentário