Personagens da Marvel inspirado na DC Comics


Muita gente sabe da concorrência entre a Marvel e a DC Comics, nos quadrinhos, filmes e séries de televisão, mas o que não sabem é dos personagens da Marvel que foram inspirados nos personagens da DC Comics, confira:
A Guarda Imperial de Shiar 

Formada por superseres de várias partes do universo, a Guarda Imperial existe para defender os interesses do Império Shiar. Liderada pelo poderoso Gladiador, a equipe está pronta para proteger até à morte sua amada Imperatriz Lilandra. Para quem não sabe essa equipe foi inspirada na Legião dos Super-Heróis da DC Comics.



Deadpool
Deadpool é um personagem fictício que age em certos casos como herói e, em poucas vezes, como vilão do Universo Marvel. Publicado pela Marvel, atuando como um mercenário que usa alta tecnologia, é conhecido pelo seu fator de cura e não ser parado por ninguém, além de suas piadas com vilões e colegas de equipe. Deadpool foi criado por Rob Liefeld e Fabian Niciesa e apareceu pela primeira vez em 1991, como um vilão em New Mutants #98 (história que no Brasil saiu dentro de Os Fabulosos X-Men #584 em 1994). Foi inspirado no vilão da DC Comics Exterminador (Deathstroke), inclusive com seu nome parodiando o alter ego deste, "Slade Wilson".



Vingadores
Os heróis mais conhecidos são a formação original de ThorHomem de FerroVespaHomem-Formiga, e Hulk, além de seu primeiro recruta, o Capitão América (introduzido na quarta edição). A equipe, criada com inspiração na Liga da Justiça da DC Comics, tem molde de um clube, inclusive com o mordomo do Homem de Ferro, Jarvis, os servindo. No Universo Marvel, a equipe tradicionalmente é a primeira a ser chamada pelo governo dos EUA quando defrontado por desafios de ordem cósmica, e tem bases em Nova York e uma ilha na costa americana.

Homem Formiga
Dr. Henry "Hank" Pym foi o primeiro Homem-Formiga. Ele foi o inventor das partículas Pym, que dão aos seus usuários o poder de controlar sua massa e altura. Já foi integrante dos Vingadores e já usou os codinomes de GiganteGolias e Jaqueta Amarela. Atualmente, após a Invasão Secreta, assumiu o codinome de Vespa em homenagem à sua ex-mulher, morta pelos Skrulls. Tornou-se líder dos novos Poderosos Vingadores, grupo recrutado por Loki - que, então, passava-se pela Feiticeira Escarlate. Terá um grande papel na Era Heróica, que será a nova fase do Universo Marvel após o Cerco a Asgard e que dará fim ao Reinado Sombrio de Norman Osborn, diretor da S.H.I.E.L.D. e líder dos Vingadores Sombrios, equipe de supervilões que assumem a identidade de super-heróis ocultos na clandestinidade imposta pela Lei de Registro de Super-humanos. Ele foi inspirado no Elecktron da DC Comics.




Senhor Fantástico
Reed Richards nasceu em Central City, Califórnia, filho de Nathaniel e Evelyn. Assim como o filho viria a ser, Nathaniel era um gênio renomado. Reed era uma criança superdotada e se formou pela primeira vez ainda na adolescência. Estudou em várias universidades de prestígio, desde o Instituto de Tecnologia da Califórnia até a Universidade de Harvard. Durante sua viagem espacial com a Sue, Ben e Johnny, eles adquiriram super-poderes, Reed ganhou o da elasticidade, inspirado nos dois heróis da DC Comics, Homem-Elástico e Homem-Borracha.








Thunderbolts
Os Thunderbolts são um grupo de super-heróis fictícios da Marvel Comics, formado originalmente pelos super-vilões conhecidos como Mestres do Terror, ao resolverem se passar por um grupo de super-heróis quando Os Vingadores e outros heróis desapareceram, após a saga Massacre. Inspirado no Esquadrão Suicida da Dc Comics. 




Thanos

A lua Titã era governada por Mentor, quando então reinava paz e tecnologia. Mentor tinha dois filhos: Starfox e Thanos. O primeiro tinha o poder de estimular os centros de prazer de seres vivos sencientes. O outro, entretanto, era bem mais poderoso e almejava ainda mais.
Assim, Thanos se voltou contra seu pai e contra o reino, forçando Mentor a procurar seu pai, Kronos. Kronos criou Drax, o Destruidor, para que ele eliminasse Thanos. Mas o Destruidor falhou e se rendeu a Thanos de modo que este conseguiu conquistar o trono de Titã. Em seguida, partiu para a Via Láctea, com o intuito de apoderar-se do Cubo Cósmico, um objeto que satisfaz quaisquer desejos de seu possuidor. Amando a Senhora Morte mais do que todas as coisas, o vilão planejava destruir o Universo (genocídio estelar). Foi inspirado em Darkseid, vilão da DC Comics.

Mercúrio
Mercúrio  é o codinome de Pietro Maximoff, um personagem mutante das histórias em quadrinhos da editora Marvel Comics. Foi criado por Stan Lee e Jack Kirby. Também conhecido no Brasil como RelâmpagoHomem-Relâmpago,Bala de Canhão e Raio Prateado. Foi inspirado no Flash da Era Ouro da DC Comics.








Gata Negra
Gata Negra (Black Cat no original inglês) é o alter-ego da personagem de HQ Felícia Hardy, do universo do super-herói Homem-Aranha. Na primeira aventura publicada no Brasil, seu nome foi Mulher-Gata. Depois foi trocado para evitar confusão com a vilã do Batman. Seu uniforme é todo preto, realmente baseado em uma "Gata Negra", tem cabelos brancos e compridos, e é uma bela jovem. Sua temática no nome e aparência refere-se ao fato de ser "gatuna", ou seja, ladra, notadamente de jóias. Namorou o protagonista Homem-Aranha por algum tempo.







Sentinela

Robert era um garoto franzino, vítima de
Outra versão da origem do Sentinela mostra que ele era um homem casado e alcoólatra, que teria conseguido os poderes da mesma forma contada na versão acima. Há, ainda, a versão contada por sua esposa, Lindy (durante a saga Reinado Sombrio), na qual Robert, um adolescente viciado em drogas, invadiu, com um comparsa, o laboratório de um cientista universitário conhecido como "o Professor", à procura de drogas e do que mais pudessem roubar. Encontrando o super-soro, Robert ingeriu-o e tornou-se um super-humano; seu parceiro, ao ingerir a substância, morreu envenenado. Inicialmente, Robert procurou o Professor para alimentar o vício no super-soro; com o passar do tempo, porém, contou com a ajuda de heróis da Marvel para superar a situação, assumindo uma identidade heróica para expiar os seus erros do passado, tornando-se, então, o Sentinela. Todavia, a situação se complicou com a aparição do Vácuo, ser superpoderoso que rivalizava com sua identidade heróica. Como se isso tudo não fosse o bastante, Robert Reynolds, sofrendo de esquizofrenia dissociativa, passou a acreditar que o Vácuo era uma outra pessoa (na verdade, o Vácuo é o lado negro do Sentinela, e ambos são parte da personalidade de Robert). Foi inspirado no Superman da DC Comics.



Prime
Prime é realmente um menino de treze anos chamado Kevin verde com o poder de transformar em um adulto super-potência. Nesse sentido, ele é muito parecido com o Golden Age Capitão Marvel . Como a versão Idade Moderna do Capitão Marvel, Kevin mantém os pensamentos, memórias e consciência de seus treze anos de idade, eu como Prime. Esta é a principal fonte de conflito para o personagem como ele é frequentemente colocado em situações e circunstâncias que podem não ser maduro o suficiente para lidar com adultos.



Quarteto Fantástico

Segundo a lenda, em 1961, o editor-chefe da Marvel, Martin Goodman, estava a jogar uma partida de golfe com o editor rival Jack Liebowitzda DC Comics. Liebowintou contou a Goodman sobre o sucesso que a DC estava a ter recentemente com a Liga da Justiça, um nova série que apresentava uma equipe formada por vários personagens de sucesso da editora.
Baseado nesta conversa, Goodman decidiu que sua companhia deveria começar a publicar a sua própria série sobre uma super-equipe. Lee, que estava prestes a deixar a indústria assim que seu contrato acabasse, associou-se ao desenhista Jack Kirby para produzir uma revista inovadora protagonizada por uma família de super-heróis, Reed Richards (Senhor Fantástico), Sue Storm (Garota Invisível), Ben Grimm (Coisa), e Johnny Storm (Tocha Humana) que eram imperfeitos e consequentemente mais humanos do que qualquer herói publicado à época, dessa forma, tornando-se o standard para a editora ao longo dos anos.
Para evitar entrar em conflito com a DC que, além de editora rival, era também proprietária da distribuidora que a Timely utilizava, Lee e Kirby evitaram deliberadamente fazer com que a nova revista parecesse feita para competir com a Liga da Justiça. Os protagonistas da série apareceram na capa da revista sem uniformes e nenhum deles tinha identidade secreta. O que Stan Lee esperava ser o seu último trabalho nos comics acabou sendo um grande sucesso e ele e Kirby permaneceram juntos na série e começaram a lançar outros títulos. A série produziu muitas histórias e personagens aclamados que se tornaram centrais no universo Marvel. Eles foram inspirados no grupo Desafiadores do Desconhecido, criado pela DC Comics.


Shanna


A personagem apareceu pela primeira vez nos quadrinhos na revista "Shanna the She-Devil #1", de 1972.
O escritor Stan Lee queria criar uma personagem com que atraísse mais leitoras femininas para os quadrinhos da Marvel. 
 
Stan Lee convidou roteiristas mulheres entre elas sua esposa, Jeanie; Linda Fite, esposa do desenhista do Hulk da época, Herb Trimpe; e Caroline, esposa do diretor de promoções da editora, Phil Seuling. 
 
A reunião dessas mulheres deu origem a três personagens, Shanna, Night Nurse e The Claws of Cat que depois passou a ser conhecida como Tigra. Foi inspirada na heroína Rima da DC Comics.

Personagens da DC inspirados na Marvel

Falamos dos personagens da Marvel inspirados na DC, agora é a vez dos personagens da DC inspirado na Marvel, confira:
Guardião

O Guardião lembra um personagem anterior de Kirby e Simon, o “Capitão América” (de março de 1941, da editora concorrente), que também não tinha superpoderes e usava um escudo indestrutível como arma. 



Na trama, o guarda Jim Harper resolveu combater a bandidagem do Bairro do Suicídio também como um herói mascarado. 



Ele foi treinado para condição de luta pelo ex-boxeador Joe Morgan (o mesmo homem que treinou outros dois homens mistério, Pantera e o primeiro Átomo ). 

Jim era também o protetor da Legião Jovem original (os garotos jornaleiros), mas escondia sua identidade secreta dos pupilos, para a segurança deles (para que não fossem ameaçados pelo submundo do crime). 

A Legião cresceu para posteriormente se tornarem os chefes do Projeto Cadmus, que posteriormente, salvaram a vida de Harper, transferindo sua mente de seu velho corpo que estava morrendo para um clone mais jovem de si mesmo, e agora protege a organização sob a identidade de Guardião.
Mais tarde foi revelado que Jim Harper era o tio-avô de Roy Harper, que se tornou o companheiro do Arqueiro Verde e Membro dos Novos Titãs sob o nome de Ricardito.


Monstro do Pântano

Ele era originalmente Alec Holland, um homem que foi transformado num monstro composto por matéria vegetal depois que uma explosão em seu laboratório o encharcou com produtos químicos. O Monstro do Pântano apareceu primeiramente na revista Casa dos Segredos #92 (Junho-Julho 1971), com o nome Alex Olsen. No começo do século XX, o cientista Alex Olsen é vítima de uma explosão em seu laboratório planejada por seu colega de trabalho, Damian Ridge, que pretendia matá-lo de modo que pudesse ganhar a mão da esposa de Olsen, Linda. Olsen é transformado pelos produtos químicos e pelas plantas dentro do pântano em um monstro disforme que volta para matar Ridge antes que este possa matar Linda. Incapaz de revelar a Linda sua verdadeira identidade, o Monstro do Pântano volta tristemente pras profundezas de sua nova morada. Essa devia ser uma história isolada (uma one-shot).
Após o sucesso dessa história na Casa dos Segredos, pediram para os criadores originais que escrevessem uma série contínua, mas atualizassem o personagem para o presente e que parecesse mais heróico. O Monstro do Pântano nº1 (1ª série, Outubro-Novembro 1972, por Wein e por Wrightson) estreou, trazendo a nova origem do personagem. O cientista Alec Holland, trabalhando em uma fórmula restaurativa secreta nos pântanos da Louisiana que poderia "fazer florestas brotar dos desertos", é morto por uma bomba plantada por agentes do misterioso Senhor E, que quer a fórmula. Coberto com os produtos químicos em chamas, Holland foge do laboratório e cai nas águas do pântano. Algumas horas mais tarde, uma criatura que assemelha-se a uma planta humanóide aparece." Muitas de suas histórias na antiga fase da revista envolviam o Monstro do Pântano buscando uma maneira de tornar-se outra vez humano.
A principal diferença entre o primeiro e o segundo Monstro do Pântano é que o último parece mais musculoso do que disforme, além de possuir a habilidade de falar. A impossibilidade de falar de Alex Olsen é o principal motivo pelo qual sua esposa era incapaz de o reconhecer. Foi inspirado no Homem-Coisa, personagem criado pela Marvel.

Aquaman
Aquaman é um super-herói dos quadrinhos que aparece na DC Comics. Criado por Paul Norris e Mort Weisinger, o personagem estreou na More Fun Comics #73 (novembro de 1941). Inicialmente um herói secundário em títulos da antologia da DC, Aquaman depois estrelou em vários volumes como herói principal. Durante o final dos anos 1950 e 1960, período do renascimento dos super-heróis, conhecido como Era de Prata dos Quadrinhos, ele era um membro fundador da Liga da Justiça da América. Na década de 1990, a Era Moderna dos Quadrinhos, o personagem Aquaman tornou-se mais sério do que na maioria das interpretações anteriores, com enredos que descreve o peso de seu papel como o rei da Atlântida. Inspirado no Namor da Marvel Comics.

Abelha
Karen Beecher-Duncan apareceu pela primeira vez em Jovens Titãs #45, em dezembro de 1976, três edições depois adotou o nome Abelha e se tornou a primeira super-heroína afro-americana da DC. Ela fez parte dos Jovens Titãs e hoje integra a Patrulha do Destino.






Aranha Negra

A história da origem de Eric Needham, que também atende pelo nome Derrick Coe, até o momento é desconhecida.

Ele é conhecido como o Aranha Negra, um vigilante, que por alguns é considerado herói, por matar criminosos, por outros é considerado um criminoso como qualquer outro, afinal ele é um assassino. Foi preso e condenado por vários assassinatos, e enviado para Belle Reve, uma prisão de segurança máxima para super-seres. Foi inspirado no Homem-Aranha


Black Alice
Black Alice é uma das personagens mais recentes da DC, apareceu pela primeira vez em Aves de Rapina #76 em janeiro de 2005 e ela consegue “emprestar” os poderes e habilidades de outros seres poderosos. Inspirada na Vampira, personagem da Marvel. Ela tem a capacidade de usurpar temporariamente os poderes mágicos de qualquer ser, mesmo aqueles tão poderoso como o Spectre, ganhando todas as suas habilidades e poder e deixando-o impotente por sua vez. O limite para a distância em que ela pode roubar o poder de um ser-alvo é desconhecida, mas potencialmente ilimitada que ela empresta Alan Scott habilidades 's durante as fugas da prisão, enquanto ele está no espaço.



Imperiex
Imperiex apareceu pela primeira vez em Superman (vol. 2) #153 em fevereiro de 2000, criado por Jeph Loeb e Ian Churchill. Ele foi o vilão principal no crossover Mundos em Guerra. Ele também é conhecido como Devorador de Galáxias. Inspirado no Galactus da Marvel.



Raio Negro
Jefferson Pierce, o super-herói Raio Negro, foi um dos primeiros super-heróis afro-americanos da DC e apareceu em Black Lightning #1 em abril de 1977, criado por Tony Isabella e Trevor Von Eeden.



Gládio ( Aço)
O personagem inspirado no Capitão América da Marvel, Gládio apareceu em The Indestructible Man #1 em março 1978 e foi criado por Gerry Conway e Don Heck. Suas história se passavam na Segunda Guerra Mundial.














Caveira Atômica
Caveira Atômica é um super-vilão do Superman que fez sua primeira aparição em Superman #303 em setembro de 1976, foi inspirado no Motoqueiro Fantasma.










Máscara Negra
O primeiro Máscara Negra foi Roman Sionis, um inimigo do Batman. Sua primeira aparição foi em Batman #386 em agosto de 1985. O personagem foi criado por Doug Moench e Tom Mandrake, inspirado no maior inimigo do Capitão América, o Caveira Vermelha.



Fonte:


Wipipédia

Guia dos Quadrinhos

Comentários