Bárbaros nas HQ's

Bárbaro é um termo utilizado para se referir a uma pessoa tida como não-civilizada. A palavra é frequentemente utilizada para se referir a um membro de uma determinada nação ou grupo étnico, geralmente uma sociedade tribal, vista por integrantes de uma civilização urbana como inferiores, ou admirados como nobres selvagens. De maneira idiomática ou figurativa, o termo também pode se referir individualmente a uma pessoa bruta, cruel, belicosa e insensível.
Particularmente foram chamados de bárbaros os povos de origem germânica que, entre 409 e 711, nas migrações dos povos bárbaros, invadiram oImpério Romano do Ocidente, causando sua queda em 476 d.C..

As invasões ocorreram em duas ondas principais. A primeira com penetração dos bárbaros e a assimilação cultural romana. Os bárbaros tiveram uma certa "receptividade" a ponto de receber pequenas áreas de terra. Com o passar do tempo, seus costumes foram mesclando-se com os costumes romanos.
Uma segunda leva foi mais vagarosa, não teve os mesmos benefícios dos ganhos de terra e teve seu contingente de pessoas aumentado devido à proximidade das terras ocupadas com as fronteiras internas do Império Romano.
Os chamados bárbaros também foram responsáveis por algumas mudanças físicas e culturais da própria Grécia, já que, ao haver algumas "invasões concedidas" pelo próprio comando da Grécia, alguns povos não-gregos foram à cidade, lá estabeleceram estadia e, de lá, promoveram construções importantes e contribuíram de alguma forma com a cultura do local.
O termo se chama Conanesque  é um termo usado para definir personagens inspirados em Conan, o bárbaro, criado em 1932 por Robert E. Howard para a revista pulp Weird Tales, Howard é apontado como um dos precursores do gênero espada e feitiçaria.
As história dos bárbaros renderam até filmes e história em quadrinhos confira:
Blackstar
John Blackstar foi astronauta de uma futura versão da Terra que tinha sido sugado por um buraco negro e caído no planeta Sagar, onde a espada e a magia ainda governavam o dia. Com os seus aliados, os Trobbits (criaturas parecidas a Hobbits rosados), Klone (um elfo que se torna animais), o dragão Warlock, e Mara a Feiticeira, Blackstar combate o cruel Overlord, um opressor que governa pela força da Powersword, uma metade da Powerstar, uma arma imensamente poderosa. Afortunadamente, Blackstar possuia a outra metade, a Starsword.

Conan
Nascido em um campo de batalhas e filho de um ferreiro de aldeia, aos quinze anos ele participa do bem-sucedido cerco à fortificação aquiloniana de Venarium, a qual foi construída em território da Ciméria. Logo após, entre os quinze ou dezesseis anos, deixa voluntariamente sua tribo e começa a vagar pelo mundo, tendo lutado ao lado dos loiros aesires (de Aesgaard, região que geograficamente corresponderia hoje à Escandinávia), sendo, posteriormente, escravizado pelos hiperbóreos. Escapando, atuou como saqueadormercenário e pirata, sendo esta fase uma de suas mais marcantes devido a seu grande amor, a morena Bêlit, mais conhecida como a Rainha da costa Negra, uma pirata shemita que comandava corsários negros e que veio a falecer nas mãos do último sobrevivente de uma raça milenar. Durante sua vida enfrentou guerreiros, feiticeiros, monstros, vampiros, demônios, lobisomens e até mesmo criaturas dimensionais. Após inúmeras aventuras, aos quarenta anos, Conan, após uma guerra civil, estrangula o cruel tirano Numedides em seu trono, conseguindo se tornar rei da Aquilônia, que, junto com a culta Nemédia, constituíram as mais altivas e poderosas nações hiborianas. Após algumas tentativas de deposição, ele teria se casado com a cortesã Zenóbia e tido filhos com a mesma. Depois de cerca de trinta anos no poder, com cerca de sessenta e oito anos, Conan teria deixado o reino para seu filho mais velho, Conn, e partido para o enigmático Oeste, onde, após uma contenda nas misteriosas Ilhas de Antillia, remanescentes da desaparecida Atlântida, teria rumado com velhos companheiros de seus tempos de pirata ao obscuro continente de Mayapan, sendo que até aqui constam suas crônicas. É digno de menção que Robert E. Howard, em carta para o fã P. Schuyler Miller, menciona a visita de Conan ao continente localizado no extremo oeste do mundo, o que pode ter inspirado Sprague DeCamp a escrever o romance Conan das Ilhas que narra justamente esta viagem.
Criado pelo escritor texano Robert E. Howard em 1932, fez sua primeira aparição na revista pulp Weird Tales no conto chamado "The Phoenix on the Sword" (em português, A Fênix na Espada). Howard escreveu mais dezenove histórias e um romance protagonizados pelo personagem (três dos contos só publicados após sua morte), sendo que outros escritores de renome também criaram histórias de Conan ou reescreveram contos, a partir de sinopses e fragmentos originais após 1936, ano em que Howard se suicidou. Dentre esses recuperadores e continuadores da obra de Howard se destacam L. Sprague de Camp e Lin Carter.

Groo, o Errante

Groo, o Errante é um Barbaro criado,e desenhado por Sergio Aragonés com diálogos e roteiro de Mark Evanier. O título cômico recebe o nome do personagem principal, que tem como características mais marcantes a habilidade lendária com as espadas, a ausência total de raciocínio lógico, a notória e merecida fama de azarão em navios e um apetite sem fim por queijo derretido. Fez sua estréia no título "A Morte de Groo", onde foram apresentadas as personagens Bardo - que não oficialmente narra as aventuras - e Sábio - considerado por Groo um verdadeiro pai e detentor das respostas de todos os problemas -, constantes em suas desventuras e, criando um contexto para as suas aventuras posteriores.
Seu grande bordão "Groo faz o que Groo faz melhor!" é uma referência satírica direta as excepcionais habilidades de combate de Wolverine dos X-Men. Sem contar com a frase: "Terei errado?" - Quando até ele sente que fez algo errado. A peleja - termo comum em suas histórias - é a única coisa capaz de fazer Groo deixar para trás um monte de queijo derretido, mas não sem antes levar um bom bocado consigo. Sua maestria em combate foi posta a prova algumas vezes, na mais memorável participou sozinho de combate contra um exército inteiro, acuado sobre uma pilha de inimigos caídos, enquanto os demais suplicavam para que ele parasse de lutar pois já era noite e estavam todos cansados.
Sua ingenuidade autêntica aliada a uma burrice infinita sempre acaba por gerar situações inesperadas e hilariantes. Seus inimigos mais espertos tentam explorar seus talentos com as espadas mas de uma forma ou outra são surpreendidos por um ato de estupidez calamitosa, que acaba por levar por terra todos os planos.
O personagem é uma sátira inspirada em Conan, criação máxima do escritor Robert E. Howard. Seu criador soube dosar com maestria a inserção de novas personagens e a reutilização das já existentes, garantindo assim uma maior profundidade em enredos mais verossímeis e divertidos, ambientados em um clima de vale-tudo capa e espada medieval com dragões, bruxos, samurais, cavaleiros, piratas e diversos monarcas absolutos e irascíveis.



He-Man
Príncipe Adam / He-Man: Filho mais velho do Rei Randor e herdeiro do Trono de Etérnia. Adam recebeu da Feiticeira uma das espadas do poder (a outra ficou guardada com a Feiticeira para, no devido tempo, ser entregue a Adora), que permite que ele se transforme em He-Man tocando-a e invocando os poderes de Grayskull. Quando o herói foi criado ele não tinha identidade secreta, tanto que no desenho animado produzido pela Filmation resolveram colocar.

Kull
Kull é um dos mais célebres e violentos personagens criados por Robert E. Howard. Segundo os contos, Kull nasceu em uma era selvagem chamada Era Thuriana, por volta de 100.000 a.C., na Atlântida Pré-Cataclísmica.
Kull era um jovem bárbaro, nascido na Atlântida antes desta ter sido encoberta pelas àguas do mar. Abandonado pelos pais na floresta e criado por tigres, o menino viveu entre animais até que foi encontrado pela tribo do mar. Convivendo com os selvagens, ele atingiu a idade de se tornar um guerreiro. O velho feiticeiro da tribo declarou que o espírito do tigre seria seu simbolo e seu protetor. Dias depois, quando Kull e alguns companheiros chegavam de viagem à aldeia, o jovem atlante avistou uma multidão se preparando para queimar uma jovem, Sareeta. Revoltado ao saber que a nativa seria sacrificada por haver fugido com um pirata, pois aliar-se a inimigos constitui-se crime capital, vendo que seria impossível salvá-la, ele a matou antes que o fogo tomasse seu corpo e a envolvesse num sofrimento insuportável. Considerado um traidor, todos se voltaram contra o rapaz, que mergulhou no mar e fugiu, sendo encontrado por piratas lemurianos. Escravizado pelos saqueadores, ele os serviu como remador, até que a caravela onde se encontrava ancorou próxima ao Reino de Valúsia, um dos países que compunham os chamados Sete Impérios. Fugindo da embarcação, ele foi capturado pelo valusianos e forçado a lutar na arena. Não demorou muito e, graças a sua força e coragem, Kull acabou se tornando um soldado, depois oficial até atingir o posto de Comandante da Legião Negra, a tropa de elite do Rei Borna, e cujo posto é subordinado apenas ao próprio rei. Instigado por alguns nobres a assassinar o soberano para que o barão Kaanub assumisse o poder, Kull matou o monarca e decidiu ele mesmo usar a coroa real. Hoje Kull é um rei odiado por grande parte dos seu súditos, que o consideram um selvagem, indigno de governar um povo tão civilizado. Kaanub e seus aliados passam a maquinar planos pra tirá-lo do trono desde então.
Seu maior amigo é, por incrível que pareça, o lanceiro picto Brule, que nutria uma cordial e fiel amizade ao atlante, apesar da imemorial inimizade entre seus povos. Tinha como conselheiro o idoso Tu e como chefe da Legião Negra o bravo Alecto.
Durante sua atribulada vida como rei, ele teve que defender seu trono dos "Homens-serpente" e do maligno feiticeiro grondariano Thulsa Doom, sem esquecer dos diversos inimigos (em especial os rivais da Valúsia, Commoria). O personagem foi de vital importância para a idealização de outro bárbaro: Conan, de quem seria ancestral.

Thundarr
Em 1994, um gigantesco meteoro, vindo do espaço sideral, passa entre a Lua e a Terra, partindo a Lua ao meio, provocando uma destruição em massa. A raça humana é levada à ruína. Dois mil anos depois, a Terra renasce, um novo e estranho mundo ergue-se do caos, um mundo selvagem, dominado pela tecnologia e pela feitiçaria. Mas um homem consegue se libertar das prisões, livre, esse ex-escravo decide combater as forças do mal que dominam a humanidade.
O herói Thundarr (dublado por Robert Ridgely) foi inspirado em Conan, o bárbaro. Neste cenário, Thundarr e seus companheiros, a Princesa Ariel, uma jovem feiticeira formidável e Ookla o Mok (que lembra o wookiee Chewbacca de Star Wars) viajavam o mundo a cavalo, lutando contra magos maléficos que combinavam magia com as tecnologias do mundo pré-catástrofe.

Fonte:
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Conanesque

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