Sailor Moon: Dossiê Completo

Na década de 90, lá na saudosa Rede Manchete, um desenho (que mais tarde viríamos a descobrir chamar-se ‘anime’) faria muito sucesso entre a criançada, principalmente com as meninas. Era Sailor Moon, que contava a história da atrapalhada adolescente Serena Tsukino que ao salvar uma gatinha preta, descobre ser na verdade uma guerreira com uma missão. A gata em questão, Lua, lhe diz que ela é uma sailor e que sua missão e encontrar suas companheiras e também a princesa do Reino Lunar. Começava então uma grande aventura.
Criada por Naoko Takeuchi, não demorou muito para que o desenho caísse nas graças do público, principalmente devido a sua temática simples que envolvia amizade, romance, lutas e humor. A personagem principal, diferente de muitas heroínas, não pode ser tida como exemplo, pois é chorona, desastrada, tira notas baixas e está sempre chegando atrasada na escola. Ainda assim, sua dedicação para com os amigos e seu altruísmo, lhe garantiu um lugar no coração de muita gente (incluindo esta que vos escreve).
Mas, Serena não lutava sozinha e ao longo de 200 capítulos, divididos em cinco séries conhecidas como Classic, R, S, Super S e Stars, ela teve a companhia de suas inseparáveis amigas, Ami, Mina, Rei e Lita, as Sailors Inners, pois seus planetas regentes – Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter respectivamente – são mais próximos do Sol e também a fonte de seus poderes.
Essa ligação astrológica com os personagens e suas personalidades, era um dos pontos altos do anime. A Sailor Marte, por exemplo, é mais centrada, um tanto explosiva e possuía poderes com base no fogo, pois o planeta possui altas temperaturas. Já a Sailor Vênus era carinhosa, meiga e bastante romântica, refletindo mais o lado mitológico do planeta e sua associação a deusa Afrodite. Isso serviu basicamente para ditar os poderes das outras sailors e também como seriam suas personalidades, características principais e etc.
Na primeira temporada, Serena lutou contra a Rainha Beryl, junto com as demais sailors que foram surgindo aos poucos, assim como um outro gato, Ártemis que com a Lua (os dois são casados e possuem uma forma humana) auxiliava as meninas em suas missões. Quase no final, descobre-se que a própria Serena é a princesa que eles estavam procurando e que o misterioso Tuxedo Mask é na verdade o Darrien, estudante da faculdade que vivia esbarrando com a Serena pelas ruas. Após a derradeira batalha, elas acabam dando a vida para proteger a cidade de Tóquio e a Princesa, mas todas renascem na segunda temporada (por isso o R, de Return) e tem de enfrentar uma perda de memória – elas não se reconhecem nas ruas – e a misteriosa chegada de uma nova sailor, vinda do futuro, Rini, a Sailor Chibi Moon, que guarda muitos segredos. Conforme as temporadas foram acontecendo, podemos notar o quão vasto é esse universo criado por Takeuchi que a cada novo arco na história ia acrescentando mais aliados, assim como também novos e interessantes vilões. O anime voltou a ser exibido no Cartoon Network (incluindo a última temporada que é bastante controversa) o que alegrou muita gente, mas, depois de inúmeras exibições, saiu da grade de programação.
Destaque para os personagens da Sailor Urano e Netuno que eram um casal gay numa época em que se falava pouquíssimo a respeito.

A característica da série segue o padrão das séries japonesas super sentai, gênero a que pertencem séries como Changeman e Flashman. São 5 garotas que se transformam em super-heroínas. Não são monstros que aparecem para destruir o mundo, mas inimigos ora com aparência um pouco feia, ora personagens muito bonitos, mas gananciosos e de um outro universo.

Essas personagens frequentam a escola e passam pelas dificuldades normais de uma adolescente, principalmente a personagem principal. Seus uniformes escolares são típicos das escolas japonesas, ou seja, tem o estilo de marinheiro. É interessante perceber que na transformação dessas garotas para heroínas o traje também acompanha o estilo marinheiro, porém mais curto e colado ao corpo, como o dos super-heróis de quadrinhos americanos. Ao mesmo tempo que a história tem formato de super sentai, essas heroínas de Sailor Moon não utilizam um capacete para esconder suas faces, mas mesmo mostrando seus rostos ninguém as reconhecem, assim como em Clark Kent e Superman, o disfarce é muito sutil.

bishoujo-senshi-sailor-moon-1045297
O mangá por outro lado, segue uma linha completamente diferente do anime, inclusive em relação aos personagens que são mais complexos e a trama é bem mais ágil. As meninas ainda que colegiais, se portam de uma forma mais adulta, incluindo até a própria Serena (que no mangá é chamada de Usagi) e tratam de assuntos mais sérios também. Tal qual o anime, o mangá que possui 12 volumes em suas edições mais recentes, é dividido em cinco arcos e tem pequenas alterações na história e personagens extras. Como o anime foi vítima da dublagem americana, no mangá aprendemos os nomes originais e seus significados, pois a cada aparição de uma sailor a autora (ou mangaká) colocava uma nota de página com todas as informações necessárias sobre o personagem, nome completo, data de aniversário, comida favorita, etc, algo bastante costumeiro em mangás nesse estilo. Fato curioso é que a personagem principal inicialmente seria a Sailor Vênus, tanto que ela possui dois mangás a parte só para ela, Codename Sailor V, que correspondem como um prólogo a série e é muito lindo. O mangá finalmente virá para o Brasil depois de anos de espera, mas ainda não se sabe sobre o lançamento da Sailor V no Brasil.
Devido ao enorme sucesso, Sailor Moon virou também um live-action musical no Japão e teve até games para diferentes plataformas tais como Super Nintendo e Sega Saturno, que variavam de estilo indo do clássico modo arcade até ao RPG.

Personagens

Usagi Tsukino ou Serena Tsukino
qual-a-best-girl-de-sailor-moon-crystal-pn-artigo-opiniao_00025
A personagem principal da série, Usagi é uma aluna que não se dedica aos estudos, com um coração de ouro. Ela transforma-se em "Sailor Moon", guerreira que luta em nome do amor e da justiça. A lua em japonês é "Tsuki". Usagi e passa a gostar de Mamoru e também de Tuxedo Kamen. Fica logo vermelha quando vê ele. Ela precisa esconder seu segredo de se transformar em "Sailor Moon" para que não seja revelado. No passado era Serenity, princesa da Lua que se apaixonou por Endymion.

Mamoru Chiba ou Darien Chiba
In Defense of Tuxedo Mask | deus ex magical girl
O namorado e verdadeiro amor de Usagi (no começo do anime, Rei gostava dele). Ele transforma-se em 'Tuxedo Kamen'  Tuxedo Mask no Brasil, e ajuda as Sailors em seus combates e ele é o guardião da Terra. Em casos mais sérios (como no filme Sailor Moon R, A promessa da rosa) ele se transforma em Príncipe Endimyon, rei da Terra, que no passado se apaixonou por Serenity. No mangá, possui muito mais importância.

Chibiusa 
qual-a-best-girl-de-sailor-moon-crystal-pn-artigo-opiniao_00005
Filha de Usagi e Mamoru no futuro. Ela é uma menina do futuro, que veio para o passado (onde acontece a história) após pegar o cristal de prata, o qual , pode ajudar a sua mãe, que está em Tokyo de Crystal (uma cidade do futuro). Seu nome verdadeiro é Usagi, mas foi apelidada pelas Sailors como "Chibiusa". O motivo de receber esse apelido é que, teve que fazer uma "lavagem celebral" para a mãe de Usagi pensar que ela, na verdade, é prima de Usagi. Como ambas tem o mesmo nome, começaram a chama-lá de Chibiusa.
Depois de pegar o Cristal de Prata de volta, Chibiusa volta para o futuro. Mas, depois de alguns episódios, volta novamente ao passado, mas dessa vez na forma de Sailor Chibi Moon. Sua mãe a tinha mandado voltar para ser uma aprendiz de Sailor, para aprender a ser também uma guerreira. Assim, quando ela se transformava, ela virava Sailor Chibi Moon (Sailor Pequena Moon, Pequena Marinheira da Lua). Na fase Super S, Chibiusa ganhou um papel principal: esconder seu "segredo" e ainda, ser a protagonista (Somente na Fase Super S). Ela se transforma em "Sailor Chibi Moon"(Somente na Fase S) e depois na Fase Super S ela se transforma em Super Sailor Chibi Moon (junto com Usagi).

Ami Mizuno
qual-a-best-girl-de-sailor-moon-crystal-pn-artigo-opiniao_00006
A amiga mais inteligente de Usagi. Ela transforma-se em "Sailor Mercúrio", a guerreira da água e da sabedoria, tem os poderes da água e sonha em ser médica, como sua mãe. A água é o último elemento da astrologia chinesa e Mercúrio em nihongô é suisei e significa em português, o planeta da água ou a estrela da água.

Rei Hino
Rei Hino – Wikipédia, a enciclopédia livre
Uma sacerdotisa que estuda em uma escola particular só para meninas. Ela transforma-se em "Sailor Marte", a guerreira das chamas e da paixão, com poderes de fogo. Muito forte, decidida e um pouco arrogante. Temperamental, adora incomodar e brigar com Usagi, mas no fundo são boas amigas. O fogo é o segundo elemento da astrologia chinesa, o planeta Marte em nihongô é kasei e significa em português, o planeta do fogo ou a estrela de fogo.

Makoto Kino ou Lita Kino
Makoto Kino – Wikipédia, a enciclopédia livre
A mais alta e a mais conflituosa do grupo que mora sozinha, porque seus pais morreram em um acidente de avião. Ela transforma-se em "Sailor Júpiter", guerreira do trovão e da coragem, com poderes de trovão, luz, céu e árvore. É uma ótima cozinheira. A madeira é o primeiro elemento da astrologia chinesa, o planeta Júpiter em nihongô é mokusei e significa em português, o planeta da madeira, estrela da madeira ou planeta da planta.

Minako Aino ou Mina Aino
qual-a-best-girl-de-sailor-moon-crystal-pn-artigo-opiniao_00024
Ela agia por conta própria como "Sailor V" antes de juntar-se às outras guerreiras Sailor. Antes de se tornar Sailor Vênus, ela ajudava uma policial em Nova York, porém, durante uma patrulha noturna com sua amiga, ela entra em um balcão que acaba explodindo e sua parceira lamenta a perda dela para seu namorado, mas Sailor V ainda estava viva, e após ver sua amiga junto de seu amante, descobre que eles namoravam secretamente e decide ficar dada como morta em Nova York para começar uma vida nova em Tóquio. Ela transforma-se em "Sailor Vênus", guerreira do amor e da beleza. Junto dela está o gato guardião Ártemisi. Ela usa poderes metálicos e de luz. O metal é o quarto e penúltimo elemento da astrologia chinesa, o planeta Vênus em japonês é kinsei e significa em português, planeta de metal ou a estrela de metal.

Setsuna Meiou
qual-a-best-girl-de-sailor-moon-crystal-pn-artigo-opiniao_00013
Ela parece de forma discreta ajudando Chibiusa a voltar para o passado e encontrar Sailor Moon, mas depois ela aparece com Michiru Kaioh e Haruka Tennou, com seu talismã usado para salvar a Terra. Ela transforma-se em "Sailor Plutão", guerreira da Porta do Tempo. Na fase Stars ele aparecia junto com Sailor Saturno. Setsuna usa poderes do tempo. O planeta Plutão em nihongô é meiousei e significa em português, o planeta do mundo dos mortos.

Michiru Kaiou 
Quem é a Best Girl de Sailor Moon Crystal? – PróximoNível
Ela é inteligente, bonita, elegante, muito feminina, culta e bem-educada, ela é para os outros, uma mulher perfeita. Ela toca violino, piano e pinta quadros, tendo inclusive um chamado "espaço" em um museu. Estuda em um dos colégios mais difíceis de Tóquio, o Mugen High School, onde só estudam as pessoas mais inteligentes e ricas do país. Como Sailor, no entanto, deixa a postura de boa moça de lado e põe-se a lutar. Simpatiza muito com Mamoru. Ela transforma-se em "Sailor Netuno", guerreira dos Mares. Michiru usa poderes dos mares, diferentes da Ami. o planeta Netuno em nihongô é kaiousei e significa em português, o planeta dos mares.

Haruka Tennou 
qual-a-best-girl-de-sailor-moon-crystal-pn-artigo-opiniao_00011
Ela é uma esportista nata. Aficcionada principalmente por carros esporte e corridas, seu espírito é o de competição. Além disso, ama Michiru, mas o romance delas não é vulgar, elas se protegem e ajudam uma à outra, além de dividirem a mesma cama. Haruka também é bem mulherenga, ela chega a paquerar uma empregada que estava cuidando de sua febre, Michiru entra no quarto e dispensa a empregada, que estava gostando do assédio. Ela Transforma-se em "Sailor Urano", guerreira do céu e da transformação. Ela usa poderes diferentes da Lita. O planeta Urano em nihongô é tenousei e significa em português, o planeta dos céus e das transformações.

Hotaru Tomoe 
qual-a-best-girl-de-sailor-moon-crystal-pn-artigo-opiniao-27
Ela é uma menina tímida e ensimesmada. Não tem amigos, pois teve problemas na escola em que estuda a Mugen High Scholl. Hotaru é muito fraca fisicamente e é comum que sofra desmaios e perdas de memória. A sua primeira amiga de verdade é Chibiusa e só muito mais tarde se torna amiga das outras sailors, sendo que fica mais próxima de Sailor Plutão, Sailor Netuno e Sailor Urano. Ela transforma-se em "Sailor Saturno", guerreira da destruição e do renascimento. Chibiusa e Haruka são amigas de Hotaru. Ela usa poderes das destruições a terra é o terceiro elemento da astrologia chinesa, o planeta Saturno em japonês é dosei e significa em português, o planeta do solo, planeta de outros seres vivos ou estrela do solo.

Lua e Artemis
Tumblr_necxqtAzNS1tq6mmwo10_1280
A Lua é a gata preta e o Artemis o gato branco, na verdade foram transformados em gatos, tanto que no mangá eles voltam à forma humana, no tokusatsu pecou deles serem gatos robôs de pelúcia. Eles auxiliam as Sailors.

Inimigos da Temporada Classic


Nome: Rainha Peril





Nome: Jedeite



Nome: Nephrite


Zoisite | Sailor Moon Brasil Wiki | Fandom
Nome: Zoisite
Na dublagem foi dublada por uma mulher, mas o personagem se trata de um homem, quando o anime foi para o México, eles acharam melhor colocar a vóz feminina, pois não ficaria bem um desenho abordando a homossexualidade.



Nome: Kunzite




Inimigos da Temporada R


1º Parte





        An                             Aller



2º Parte



Nome: Rubí


Nome: Mimi




Nome: Tellu





Nome: Viluy


Cyprine | Sailor Moon Crystal Wiki | Fandom
Nome: Cyprine




Nome: Petirol





Nome: Dama 9

Frases de transformação


  • Moon Prism Power, Make Up! (ムーン・プリズム・パワー・メイク・アップ!, Mūn purizumu pawā, meiku appu!Pelo poder do prisma lunar, transformar![Sailor Moon]
  • Moon Power... change! (ムーンパワー...になれ, Mūn pawā... ni narePelo poder lunar, me transforme em! [Sailor Moon]
  • Moon Crystal Power, Make Up! (ムーン・クリスタル・パワー・メイク・アップ!, Mūn kurisutaru pawā, meiku appu!Pelo poder do cristal lunar, transformar![Sailor Moon R]
  • Moon Cosmic Power, Make Up! (ムーン・コズミック・パワー・メイク・アップ!, Mūn kozumikku pawā, meiku appu!Pelo poder cósmico lunar, transformar! [Sailor Moon S]
  • Crisis, Make Up! (クライシス・メイク・アップ!, Kuraishisu, meiku appu!Pelo poder da taça lunar! [Sailor Moon S]
  • Moon Crisis, Make Up! (ムーン・クライシス・メイク・アップ!, Mūn kuraishisu, meiku appu!Duplo poder cósmico lunar! Ação! [Sailor Moon Super S]
  • Moon Eternal, Make Up! (ムーン・エターナル・メイク・アップ!, Mūn etānaru, meiku appu!Eterna Sailor Moon!Transformar! (Utilizado na quinta temporada do anime e somente uma vez no mangá) [Sailor Moon Sailor Stars]
  • Silver Moon Crystal Power, Make Up! (シルバー・ムーン・クリスタル・パワー・メイク・アップ!, Shirubā mūn kurisutaru pawā, meiku appu!Pelo poder do cristal prateado lunar, transformar! (Somente no mangá)

Acessórios


  • Henshin Brooch, em português "Broche de Transformação" (ep.001/classic): é o broche dado a Usagi por Lua. Com ele, Usagi pode se transformar em Sailor Moon
  • Tiara (ep.001/classic): É a sua arma principal na fase Clássica do anime. Ela lança a tiara nos inimigos dizendo "Tiara lunar... Ação!".
  • Henshin Pen, em Português "Caneta de transformação lunar" (ep.003/classic): diferente da caneta das outras Senshi, esta caneta permite à Sailor Moon transformar-se em qualquer profissional ou personalidade que quiser, mudando sua aparência física, basta que ela diga "Poder lunar!Me transforme em.." mais o que ela quer se transformar.
  • Communication device, em português "Comunicador" (ep.017/classic): É o primeiro comunicador dado às meninas. É rosa e quadrado com uma tela redonda que permite ver o rosto de quem esta falando.
  • Moon Stick, em Português "Cetro Lunar" (ep.025/classic): este cetro é dado a Sailor Moon por Lua e tem o poder de curar a influência do mal nos seres humanos. Para efetuar a cura, Sailor Moon deve dizer "Cura Lunar... Ação!". Posteriormente o Cristal de Prata é aderido a este cetro e a cura de Sailor Moon se torna mais eficaz. O cetro foi usado há tempos pela Rainha Serenity para expulsar as forças do Megaverso do reino lunar e é usado por Sailor Moon como Princesa Serena para liquidar a Rainha Beryl unida à Mettalia (energia mega).
  • Orgel, em português "caixinha de música" (ep.026/classic): é um pingente musical que toca a música da Princesa Serena e do Príncipe Endymion. A Princesa Serena deu este pingente ao Principe Endymion antes da guerra no reino lunar começar. Endymion prometeu à princesa que não morreria na guerra. Muitos pensam ter sido Endymion a dar o pingente a Princesa, mas não foi assim. Tanto que Sailor Moon encontra o pingente no episódio 26, que foi perdido por Tuxedo Mask e mais tarde ela tenta devolver a ele no episódio 28 e ele confirma ser dele o pingente. Neste momento ele lhe dá o pingente, como Tuxedo Mask. A cena da Princesa dando o broche a Endymion pode ser vista no episódio 35.
  • Crystal Star, (ep.051/R): é o segundo broche de Sailor Moon, é dado a Sailor Moon pela Rainha Serenity. A Rainha Serenity funde o broche de serena com o Cristal de Prata, que reaparece pelo desejo de Sailor Moon de ajudar as suas amigas. Forma-se então um broche que se abre na transformação e faz brilhar o Cristal. Para fazer a transformação Sailor Moon deve dizer "Pelos poderes do Cristal Lunar... Transformação!". Não tem um nome oficial em Português, é chamado apenas de broche. Uma tradução equivalente para o nome seria "Broche do Cristal Lunar".
  • Cutie Moon Rod, em português "Báculo Lunar"(ep.051/R): é dado a Sailor Moon pela Rainha Serenity, é o Cetro lunar da princesa, usado para curar as pessoas e destruir os inimigos.
  • Wirstwatch, em português "relógio comunicador" (ep.052/R): É um relógio que tem uma tampa redonda com uma estrela no meio que permite que as sailors se comuniquem. Foi dado por Lua e Artemis na fase R. No mangá elas recebem três modelos diferentes de relógios de comunicação nos arcos - Dark Kingdom, Black Moon e Infinity.
  • Cosmic Heart Compact (ep.091/S): é o terceiro broche de Sailor Moon, ela o adquire através de seu grande amor por Mamoru. Para se transformar em Sailor Moon, Usagi diz "Pelo poder cósmico lunar". Não tem um nome oficial em português, porém o broche poderia ser chamado de "Broche do Coração Cósmico", como uma tradução adaptada no nome original.
  • Spiral Heart Moon Rod (ep.091/S): em português "Cetro espiral do coração Lunar". Sailor Moon ganha o cetro devido ao seu amor por Mamoru, assim como o broche de coração.
  • Seihai (ep.111/S): em Português "Taça Lunar", no original seria "Santo Graal". Sailor Moon Ganha a Taça Lunar competindo com Eudial, logo depois que os Três Talismãs são reunidos. Os poderes da Taça Lunar transformam Sailor Moon em Super Sailor Moon, mas ela perde os poderes em pouco tempo.
  • Crisis Moon Compact (ep.130/Super s): é o quarto broche de Sailor Moon. Ela consegue o broche através de Chibiusa, que tem uma relação com Pégasus. Pégasus concede seus poderes às duas e seus broches mudam. E as duas só podem se transformar juntas. Não tem nome em português, mas uma tradução equivalente seria "Broche da ilusão lunar". Este broche transforma Usagi permanentemente em Super Sailor Moon.
  • Kaleid Moon Scope, (ep.128/Super s): é o baculo criado por Pégasus quando deposita o seu poder sobre o broche de Sailor Moon e sobre o "Cetro espiral". Em Português é chamado apenas de "báculo mágico", mas uma tradução equivalente do nome original seria "Caleidoscópio Lunar", principalmente porque quando Sailor Moon da o seu ataque "Sublime Meditação Lunar" ela lança vários pontos de energia que formam a figura de uma imagem de caleidoscópio.
  • Eternal Moon Article (ep.167/Stars): é o quinto e último broche de Sailor Moon. Segundo Sailor Saturn, é este o seu verdadeiro poder. Ela o consegue quando as Sailor, Inner e Outer Senshi, cedem a ela o seu poder, mas ela perde os poderes rapidamente. Mais tarde, quando Chibiusa e Mamoru estão em perigo, Usagi consegue transformar o broche permanentemente com a força de seu amor pelos dois. Não possui nome oficial em português. Uma tradução equivalente seria "Artigo da Lua Eterna".
  • Eternal Tiare (ep.167/Stars): este cetro é gerado quando Sailor Moon recebe os poderes de todas as Senshi e se torna Eternal Sailor Moon. Serve para purificar os seres cuja Semente Estelar foi retirada e trazê-los de volta a forma humana. Nunca foi dito um nome em Português para este cetro, mas uma tradução equivalente seria "Cetro Eterno"
  • Rainbow Moon Chalice (ep.187/Stars): apesar de não ser citado no anime este item é mostrado em todos os ataques de Sailor Moon a partir do episódio 167. É um tipo de cálice, assim como a Taça Lunar, que se desmembra e funde-se com o cetro de Eternal Sailor Moon. Tem um poder mais forte que o "Eternal Tiare". Como não é citado no anime, não possui nome em português. A tradução equivalente seria "Cálice do Arco-íris Lunar".
  • Final Tiare (ep.187/Stars): é a "Eternal Tiare" fundida com o "Rainbow Moon Chalice" que formam um báculo com poderes maiores. A tradução equivalente seria "Cetro Fina

l".

Ataques - Manga/Crystal


  • Moon Frisbee (ムーン・フリスビー, Mūn furisubī), mais tarde reintitulado Moon Tiara Boomerang (ムーン・ティアラ・ブーメラン, Mūn tiara būmeran) (Act 1 Manga/Crystal). Brasil: Tiara Lunar Bumerangue!. Portugal: Bumerangue da Tiara Lunar! possui a mesma função do "Moon Tiara Action".
  • Sailor Moon Kick (セーラームーン・キック, Sērā mūn kikku) (Act 2 Manga/Crystal): Em Português Chute Sailor Moon!, é quando Sailor Moon chuta o inimigo.
  • Moon Twilight Flash (ムーン・トワイライト・フラッシュ, Mūn towairaito furasshu) (Act 4 Manga/Crystal): em Português Brilho do Crepúsculo da Lua! quando Usagi ganha uma nova tiara, após ter perdido a anterior durante a batalha contra Nephrite, com ela consegue refletir o brilho do luar e lançar um raio de luz no inimigo, aparece somente no mangá.
  • Moon Healing Escalation (ムーン・ヒーリング・エスカレーション, Mūn hīringu esukarēshon) (Act 6 Manga/Crystal): em Português Cura Lunar! Ação!. é o ataque utilizado para curar pessoas que foram hipnotizadas pelo Dark Kingdom. Posteriormente é usado com o Cristal de Prata e seu poder fica mais forte.
  • Moon Princess Halation (ムーン・プリンセス・ハレーション, Mūn purinsesu harēshon) (Act 15 Manga/Crystal): Em Brasil: Halo da Princesa Lunar! e Auréola da Princesa Lunar!. Sailor Moon libera os poderes do Moon Rod. O ataque é uma poderosa energia liberada pelo cetro em forma de pequenas luas e estrelas. Na primeira parte da fase R, na saga de Al e Ann, ele destrói os inimigos, transformando-os novamente em cartas e na segunda parte, quando chega a família Black Moon, destrói os monstros mandados por eles.
  • Moon Spiral Heart Attack (ムーン・スパイラル・ハート・アタック, Mūn supairaru hāto atakku) (Act 28 Manga/Act 27-2 Crystal): Em Português Ataque Espiral do Coração Lunar!. Com este ataque Sailor Moon destrói os inimigos na fase S do anime. Sailor Moon gira muitas vezes e seu cetro solta uma energia em forma de pequenos corações que se unem e formam um gigante que atravessa o corpo dos inimigos ao destruí-los.
  • Rainbow Moon Heartache (レインボー・ムーン・ハートエイク, Reinbō mūn hātoeiku / Kanji: 虹色月心, Nijiiro getsushin, "Disparo do coração arco-íris da lua") (Act 33 Manga/Crystal): Em Português: Disparo do Coração da Lua-Arco-Íris!. É o ataque promovido pelo "cetro espiral" quando Sailor Moon utiliza o poder da Taça Lunar. O ataque é bem parecido com o primeiro visualmente, apenas com algumas diferenças, como a de que antes do inimigo ser atingido e ter o corpo atravessado pelo coração gigante, aparece a imagem de um arco-íris perto dele. Este ataque na verdade é apenas uma versão melhorada e mais poderosa do primeiro.
  • Rainbow Double Moon Heartache (レインボー・ダブル・ムーン・ハートエイク, Reinbō daburu mūn hātoeiku; Kanji: 虹色双月心激, Nijiiro sōtsuki kokoro geki, "Disparo do coração arco-íris das luas gêmeas") (Act 37 Manga/Crystal). Brasil: Disparo do Coração das Luas-Arco-Íris Gêmeas!. É semelhante ao ataque anterior, porém dessa vez o ataque e realizado junto com a Super Sailor Chibi Moon. Aparece somente no mangá.
  • Moon Gorgeous Meditation (ムーン・ゴージャス・メディテーション, Mūn gōjasu meditēshon) (Act 39 Manga): em Português Sublime Meditação Lunar!. É o ataque proferido por Sailor Moon com o báculo transformado por Pégasus, o Caleidoscópio Lunar. Ele lança uma luz que propaga inúmeras partículas refletoras e estas criam uma imagem semelhante a visão de um caleidoscópio, que quando atinge o inimigo, é como se ele estivesse preso dentro de um espelho, logo depois o vidro do espelho se quebra em pedaços com o inimigo dentro e este é eliminado.
  • Starlight Honeymoon Therapy Kiss (スターライト・ハネムーン・セラピー・キッス, Sutāraito hanemūn serapī kissu) (Act 49 Manga): Em Português: Beijo da Cura da Lua-de-Mel Estelar!. Ataque produzido pelo Cetro Eterno, utilizado para prender Rainha Nehellenia num espelho.
  • Starlight Honeymoon Double Therapy Kiss (スターライト・ハネムーン・ダブル・セラピー・キッス, Sutāraito hanemūn daburu serapī kissu) (especial do mangá Short Stories - vol 01 - O segredo da casa Hammer Price): em Português Duplo Beijo Terapêutico da Lua-de-Mel Estelar!. É semelhante ao ataque anterior, porém dessa vez o ataque e realizado junto com a Eternal Sailor Chibi Moon. Aparece somente no mangá.
  • Silver Moon Crystal Power Therapy Kiss (シルバー・ムーン・クリスタル・パワー・セラピー・キッス , Shirubā mūn kurisutaru pawā serapī kissu) (Act 58 Manga): Em Português: Beijo da Cura do Poder do Cristal Prateado Lunar!. Sailor Moon utiliza seu Cetro Eterno para atacar.
  • Silver Moon Crystal Eternal Power (シルバー・ムーン・クリスタル・エターナル・パワー, Shirubā mūn kurisutaru etānaru pawā) (Act 60 Manga): Em Português: Pelo Poder Eterno do Cristal Lunar Prateado!. Ataque mais forte de Sailor Moon, utiliza o Cristal Lunar Prateado para atacar Chaos.

Ataques - Anime


  • Moon Tiara Action! (ムーン・ティアラ・アクション, Mūn tiara akushon) (Epi.001/Classic): em Português "Tiara Lunar... Ação!", é o ataque usado com a Tiara Lunar de sua roupa de transformação. Sailor Moon tira a tiara da testa e ela se transforma em um disco e Sailor Moon a lança diretamente no inimigo.
  • Moon Tiara Stardust! (ムーン・ティアラ・スターダスト, Mūn tiara sutādasuto) (Epi.005/Classic): em Português "Tiara Lunar... Pó Estelar", é um pó mágico que a tiara solta para curar hipnoses malígnas. É utilizado apenas uma vez.
  • Sailor Moon Kick (Epi.017/Classic): em Português "Chute Sailor Moon", é quando Sailor Moon chuta o inimigo.
  • Moon Healing Escalation (ムーン・ヒーリング・エスカレーション, Mūn hīringu esukarēshon) (Epi.025/Classic): em Português "Cura Lunar! Ação!". é o ataque utilizado para curar um monstro que era humano, transformando-o em humano novamente. Posteriormente é usado com o Cristal de Prata e seu poder fica mais forte.
  • Moon Princess Halation (ムーン・プリンセス・ハレーション, Mūn purinsesu harēshon) (Epi.051/R): Anime: "Pelo Poder do Cetro da Princesa da Lua", manga: "Auréola da Princesa da Lua". Sailor Moon libera os poderes do "Cutie Moon Rod". O ataque é uma poderosa energia liberada pelo cetro em forma de pequenas luas e estrelas. Na primeira parte da fase R, na saga de Al e Ann, ele destrói os inimigos, transformando-os novamente em cartas e na segunda parte, quando chega a família Black Moon, destrói os monstros mandados por eles.
  • Sailor body attack (Epi.060/R): em Português "Ataque corporal da Sailor Moon", é quando sailor Moon se joga contra o inimigo.
  • Moon Spiral Heart Attack (ムーン・スパイラル・ハート・アタック, Mūn supairaru hāto atakku) (Epi.091/R): em Português "Cetro Espiral do Coração Lunar! Atacar!", manga:"Ataque Espiral do Coração Lunar!". Com este ataque Sailor Moon destrói os inimigos na fase S do anime. Sailor Moon gira muitas vezes e seu cetro solta uma energia em forma de pequenos corações que se unem e formam um gigante que atravessa o corpo dos inimigos ao destruí-los.
  • Rainbow Moon Heartache (レインボー・ムーン・ハート・エイク, Reinbō mūn hātoeiku). Português: "Arco-íris do Coração Lunar! Disparar!". É o ataque promovido pelo "cetro espiral" quando Sailor Moon utiliza o poder da Taça Lunar. O ataque é bem parecido com o primeiro visualmente, apenas com algumas diferenças, como a de que antes do inimigo ser atingido e ter o corpo atravessado pelo coração gigante, aparece a imagem de um arco-íris perto dele. Este ataque na verdade é apenas uma versão melhorada e mais poderosa do primeiro.
  • Double Sailor Moon kick (Epi.107/S): em Português "Duplo Chute da Sailor Moon!". É quando Sailor Moon e Sailor Chibi moon dão um chute duplo no oponente.
  • Moon Gorgeous Meditation (ムーン・ゴージャス・メディテーション, Mūn gōjasu meditēshon) (Epi.128/SuperS): em Português "Sublime Meditação Lunar". É o ataque proferido por Sailor Moon com o báculo transformado por Pégasus, o "Kaleid Moon Scope". Ele lança uma luz que propaga inúmeras partículas refletoras e estas criam uma imagem semelhante a visão de um caleidoscópio, que quando atinge o inimigo, é como se ele estivesse preso dentro de um espelho, logo depois o vidro do espelho se quebra em pedaços com o inimigo dentro e este é eliminado.
  • Starlight Honeymoon Therapy Kiss (スターライト・ハネムーン・セラピー・キッス, Sutāraito hanemūn serapī kissu) (Epi.168/Stars): em Português "Doce Luz da Estrela!", mangá: "Beijo da Cura da Lua-de-Mel Estelar". Ataque produzido pelo "Eternal Tiare", semelhante ao ataque "Cura lunar... ação!", este ataque também serve para curar um humano transformando em monstro, transformando-o em humano novamente. Neste ataque o cetro libera uma forte luz rosa que se propaga e faz brilhar a vítima que foi transformada em zumbi quando sua semente estelar foi retirada e perdeu o brilho, surgem inúmeras penas em volta dela e esta é transformada novamente em humana e sua semente estelar volta para dentro novamente.
  • Silver Moon Crystal Power Kiss (シルバー・ムーン・クリスタル・パワー・キッス , Shirubā mūn kurisutaru pawā kissu) (Epi.187/Stars): em Português "Pelo Poder do Cristal Prateado Lunar", no original seria "Poderoso Beijo terapêutico do Cristal Prateado Lunar!". Sailor Moon aplica este ataque unindo seu cetro com a "Final Tiare", é o seu ataque mais forte de todos no anime. Visualmente é bem parecido com o Starlight Honeymoon Theraphy Kiss, mas com maior poder e intensidade e a cor da luz que brilha é amarela.

Naoko Takeuchi
Naoko Takeuchi | Sailor Moon oficial Amino
Naoko Takeuchi nascida em  Kofu, 15 de março de 1967, é uma mangaká japonesa. Seu trabalho mais popular, Sailor Moon, é um dos mangás e animes mais reconhecidos de todos os tempos.
Naoko Takeuchi é filha de Kenji e Ikuko Takeuchi. Ela tem um irmão mais novo chamado Shingo. Ela usou nomes de pessoas da sua família no mangá de Sailor Moon, e costumava mencioná-los nas entrevistas e em várias tiras em quadrinhos que ela produzia no lugar das observações do autor.
Takeuchi estudou na Kofu Ichi High School. Ela vestia o uniforme estilo sailor fuku e fez parte do clube de astronomia e de mangá. Essa experiência influenciou seu trabalho em Sailor Moon, Love Call e Rain Kiss. Ela queria se tornar uma mangaká nessa época, porém seu pai disse que caso isso não desse certo, ela devia ter garantia de outra profissão. Assim, ela foi para a universidade estudar Química.
Formou-se em Química na Universidade de Farmácia de Kyoritsu (parte da Universidade Keio desde 2006),  porém fez especialização em Ultrassonografia e Utilitários Médicos, tornando-se uma farmacêutica licenciada no Hospital da Universidade de Keio. Sua tese sênior tinha o título de "Elevados Efeitos de Ações Trombolíticas Devido ao Ultrassom".
Em 6 de janeiro de 1999, Takeuchi se casou com o também mangaká Yoshihiro Togashi. Atualmente, eles vivem em Tóquio, no distrito de Azabu-Jūban. Em janeiro de 2001, nasceu o primeiro filho do casal, que é chamado publicamente de "Petit Ouji" (em português, "Pequeno Príncipe"). Em 2009, eles tiveram outra criança, alegadamente uma menina, desenhada como uma coelhinha no volume 27 de Hunter X Hunter.
Quando ainda era estudante do ensino superior, Takeuchi trabalhou como uma miko no Santuário de Shiba Daijingu, próximo da universidade que frequentou. Esta experiência se tornou mais tarde o trabalho de base para um de seus personagens de Sailor Moon, a Rei Hino.
Em 1985, quando tinha apenas 18 anos, sua pequena história titulada Yume ja Nai no ne recebeu o 2º Prêmio de Mangá Nakayoshi para Novatos. No ano seguinte, começou a trabalhar na Kodansha e sua história Love Call ganhou o Prêmio Novo Mangaká Nakayoshi e foi publicada na revista Nakayoshi Deluxe. Mesmo na época ainda trabalhando no hospital, começou a se dedicar a carreira como mangaká, publicando histórias curtas e regulares na revista.
Após publicar a série The Cherry Project, Takeuchi queria um criar um mangá com garotas lutadoras de outro espaço. Seu editor, Fumio Osano, sugeriu que elas usassem sailor fuku e, assim, surgiu Codename: Sailor V. Quando surgiram planos em fazer uma adaptação em anime do mangá, ela refez a série e adicionou outras quatro Sailor Senshi, resultando em Sailor Moon. O mangá ganhou o 17º Prêmio de Mangá da Kodansha.
Depois de terminar Sailor Moon, criou a série PQ Angels. Embora bastante popular, foi cancelada no 4º capítulo, pois a Kodansha perdeu sete páginas do seu manuscrito para o capítulo seguinte. Bastante chateada com esse acontecimento, deixou a editora e se juntou a Shueisha.[8] Nela, publicou Princess Naoko Takeuchi's Return-to-Society Punch!!, um mangá em que ela fala de maneira descontraída sobre o que fez desde o fim de Sailor Moon.
Nesse tempo, Takeuchi concebeu a ideia de Toki*Meka, que se transformou mais tarde em Toki*Meca.
Com a expiração iminente da licença de Sailor Moon, Kodansha fez um acordo com Takeuchi, que retornou a editora em 1999. Assim, começou a publicar Love Witch, porém o mangá foi cancelado por razões desconhecidas. Além disso, trabalhou nas reedições de Sailor Moon e Codename: Sailor V.
Interessada em aprender mais sobre a indústria de anime, esteve fortemente envolvida na produção de Pretty Guardian Sailor Moon, uma série live-action baseada no seu mangá. Depois da série ser finalizada, Takeuchi trabalhou em Toki*Meca e começou a fazer palestras para estudantes universitários. Ao mesmo tempo, escreveu um livro intitulado Oboo-nu- to Chiboo-nu- como um presente de aniversário para seu filho.
Em 2012, Takeuchi anunciou que Sailor Moon ganharia um novo anime.

A guerreira com roupa de marinheiro
Sailor Moon conta a história da adolescente preguiçosa e chorona Usagi Tsukino – ou Serena, para quem assistiu o anime dublado. Certo dia, atrasada para a escola, Usagi se encontra com Luna, uma gatinha falante que a convoca para assumir a identidade da heroína Sailor Moon, encontrar suas aliadas, derrotar inimigos misteriosos e, principalmente, descobrir o paradeiro da princesa de um reino perdido e sua pedra mágica, o Lendário Cristal de Prata.
Considerado por muitos uma mãe para os mahou shoujo, gênero de mangás e animes sobre garotas com poderes mágicos, Sailor Moon popularizou a fórmula do grupo de meninas adolescentes que se transforma e luta com suas habilidades mágicas – fórmula esta que foi apareceu diversas vezes em outras franquias, tais como Winx, W.I.T.C.H. e Pretty Cure, que beberam da fonte da guerreira lunar.
A saga das Guerreiras Sailor foi o grande sucesso da carreira da mangaká Naoko Takeuchi, mas os planos iniciais da autora eram bem diferentes. Takeuchi deu origem ao universo de Sailor Moon em 1991, com a publicação de Codename: Sailor V, um quadrinho de capítulo único que saiu na edição de férias da revista japonesa RunRun, que contava a história de origem de Minako Aino, a Sailor Vênus.
Logo após o lançamento, Takeuchi recebe a proposta de transformar a historinha de Minako em anime, mas prefere escrever uma nova história alternativa, no mesmo universo, mantendo os elementos principais de Sailor V: e assim, no ano seguinte, nasce o mangá Bishoujo Senshi Sailor Moon (no Brasil, Pretty Guardian Sailor Moon) publicado pela Nakayoshi, e o anime, produzido pela Toei Animation. Embora tenha sido planejada como uma história curta, com começo, meio e fim bem definidos, o sucesso estrondoso da obra impulsionou Takeuchi a continuar escrevendo, e a história continuou por mais 5 anos. Dessa forma, Sailor Moon é divido em cinco fases ou arcos. A cada novo arco, aparecem novos personagens, novos vilões, e a trama fica cada vez mais complexa.

Legado
O anime e o mangá são citados como responsáveis por revigorar o gênero magical girl ao adicionar heroínas dinâmicas e cenas de ação. Depois de seu sucesso, muitas séries do mesmo tema surgiram, como Wedding Peach, Nurse Angel Ririka SOS, Pretty Cure.Sailor Moon foi chamada como "o maior avanço" de um anime até 1995, quando estreou na YT] e foi "o auge do anime shōjo". Matt Thorn notou que logo após Sailor Moon, o mangá shōjo se tornou destaque nas livrarias. Ele credita esse fato como o o início de um movimento de garotas para ampliar o gênero de mangá shōjo. Gilles Poitras define que uma "geração" de fãs de anime foi introduzida inicialmente pelo anime de Sailor Moon na década de 1990, notando que todos eram muito jovens e também na maior parte meninas.
Fred Patten deu créditos a Takeuchi por popularizar o conceito de uma equipe Super Sentai dentro do gênero magical girl[13][14] e Paul Gravett credita a série por "revitalizar" o gênero magical girl em si. A série é creditada por trazer mudanças ao gênero de magical girl, fazendo com que a heroína tenha que usar seus poderes para lutar contra o mal e não simplesmente para se divertir, como as séries anteriores tinham feito.
No Ocidente, as pessoas por vezes associam Sailor Moon aos movimentos feministas ou ao movimento "Girl Power", principalmente em relação ao jeito "carismático e independente" das personagens, que foram "interpretadas na França como uma forma inequívoca da posição feminista". Sailor Moon é considerada responsável por diversos atos feministas, devido a personalidade forte das Sailor Senshi e por elas terem uma função que é tradicionalmente masculina. Embora as Sailor Senshi sejam fortes e lutadoras independentes que combatem o mal (o que geralmente é um estereótipo masculino), elas também são femininas, pois, através da transformação para Sailor Senshi, ou seja, de adolescentes para magical girls, com ênfase em suas joias, maquiagem e roupas. As mais notáveis características das Sailor Senshi (e na maioria das personagens femininas dos mangás) são as garotas com corpos magros, pernas extremamente longas e, em particular, os olhos redondos.[26] Os olhos são comumente conhecidos como a fonte primordial da emoção dos personagens — personagens sensíveis têm os olhos maiores do que os insensíveis. Personagens masculinos geralmente têm olhos menores e não contêm um brilho como nos olhos das personagens femininas. O papel estereotipado da mulher na cultura japonesa é de ser romântica e muito amorosa; por tanto, a prevalência de qualidades femininas, como os grande olhos das personagens nos mangás, é claramente apresentada em Sailor Moon. Assim, Sailor Moon enfatiza um tipo de modelo feminista, combinando ações tradicionalmente masculinas com o afeto e sexualidade feminina, através das Sailor Senshi. Por causa disso, seus personagens são descritos como "estereótipos maliciosos" e são apontados como menos feministas.
Sailor Moon também é comparado a Power Rangers, Buffy, Sabrina e Witch.
James Welker acredita que o cenário futurista de Sailor Moon ajuda a tornar o lesbianismo "natural" e pacífico. Yukari Fujimoto observa que, embora existam algumas "cenas lésbicas" em Sailor Moon, o anime tornou-se um assunto popular para paródias de yuri. Ela atribui isso ao trabalho "alegre" do anime, embora ela observe que "a posição dos heterossexuais é fervorosamente garantida".
Em países de língua inglesa, Sailor Moon desenvolveu um culto entre os fãs de anime e vários estudantes universitários do sexo masculino[26] e Drazen considera que a Internet foi um novo meio que os fãs utilizaram para se comunicarem e que isso desempenhou um papel importante na popularidade da série. Os fãs podiam usar a Internet para conversarem sobre Sailor Moon, para organizarem campanhas para fazer com que o anime fosse transmitido novamente nos EUA e para compartilharem informações sobre episódios que não tinham ido ao ar ainda ou para escrever fanfic. Em 2004, um estudo sugeriu que havia 3.335.000 sites sobre Sailor Moon, em comparação com 491.000 para Mickey Mouse.  A revista NEO sugeriu que parte do fascínio por Sailor Moon era que os fãs se comunicam, via Internet, sobre as diferenças entre a dublagem do país e a versão original.  O grupo de fãs de Sailor Moon foram descritos em 1997 como sendo "pequenos e dispersos". Em um estudo realizado nos Estados Unidos, as crianças prestavam bastante atenção nas cenas de luta em Sailor Moon. Porém, quando questionadas se o anime era violento, apenas duas diriam que sim, enquanto as outras dez diriam que os episódios eram "suaves" e "fofos".

Ressurgimento internacional
Em 2010, a Toei ofereceu os 200 episódios renovados de Sailor Moon na MIPTV. No mesmo ano, Toei começou a licenciar os episódios de Sailor Moon para os países que não os tinham transmitido ainda, como Israel, que colocou a série no ar em janeiro de 2011. Na Polónia, em dezembro de 2011, Sailor Moon começou a ser exibido pela terceira vez.
Em 2009, a Funimation Entertainment anunciou que estava pensando na possibilidade de redublar a série Sailor Moon e fez uma pesquisa para saber qual deveria seu próximo projeto. A redublagem de Sailor Moon foi incluída nele. Os resultados da pesquisa não foram divulgados ao público.
Em 2011, a Kodansha USA anunciou que iria publicar o mangá de Sailor Moon em inglês, junto com a série Codename: Sailor V, ambos sendo lançados em 13 de setembro de 2011. O mangá continuou a ser publicado a cada dois meses tendo os volumes seguintes lançados em 15 de novembro de 2011
Em 2012, Takeuchi, Kodansha e Momoiro Clover Z anunciaram que um novo anime de Sailor Moon estava sendo produzido e que estava programada para estrear no verão de 2013, em um lançamento mundial simultâneo em comemoração do seu 20º aniversário. No entanto, a estreia foi adiada e a nova série estreou em 5 de julho de 2014.

Jogos
Sailor Moon": Conheça o beat 'em up para Mega Drive desenvolvido ...
Mais de 20 jogos de Sailor Moon para console e arcade foram lançados no Japão, todos baseados no anime. A Bandai e uma companhia japonesa chamada Angel foram responsáveis pela maioria deles, sendo alguns produzidos pela Banpresto. Os primeiros lançamentos foram jogos em estilo beat 'em up, enquanto que os posteriores foram jogos de quebra-cabeça e jogos de luta. Another Story foi baseado no RPG eletrônico.
O único jogo de Sailor Moon produzido fora do Japão, VR New Media's The 3D Adventures of Sailor Moon, foi lançado na América do Norte em 1997.
Um jogo foi lançado na primavera de 2011 para Nintendo DS, chamado Sailor Moon: La Luna Splende.

Outras Versões
Sailormoon Live Action – NIJI zine
Talvez você já tenha assistido as duas versões do anime e também lido o mangá. Tudo bem! Além de quadrinhos e desenho animado, Sailor Moon já esteve em diversas outras mídias e versões.
Com um pouquinho de pesquisa, você consegue encontrar na internet versões legendadas do live-action da série. Pretty Guardian Sailor Moon foi lançado em 2003, em um estilo tokusatsu (séries do tipo Ultraman, Kamen Rider, Jaspion ou Power Rangers). Apesar dos efeitos especiais e figurinos um tanto questionáveis, o enredo do seriado é bastante interessante. É verdade que trata-se de uma abordagem um tanto infantil da história, porém com bastante aprofundamento em vários aspectos. O live-action de Sailor Moon cobre o primeiro arco da história e tem um total de 49 episódios, além de dois especiais.
Outra opção para quem está buscando algo diferente são os espetáculos musicais, os SeraMyu (Sailor Moon Musical). Já foram mais de 30 montagens com música, dança e histórias originais e adaptadas – e algumas delas podem ser encontradas legendadas em português (e mais ainda legendadas em inglês). Fica uma recomendação especial para os espetáculos mais recentes (2013-2017), conhecidos entre os fãs como “NewMyu” – são cinco musicais que adaptam cada um dos arcos da história, com letras originais e um elenco inteiramente feminino: La Reconquista, Petite Étrangère, Un Nouveau Voyage, Amour Eternal e Le Mouvement Final. Além disso, um novo espetáculo está sendo preparado para 2020, adaptando a história-curta do mangá “O namorado da Princesa Kaguya”.

Sailor Moon USA
Adaptação de Sailor Moon para o mercado americano - Ronaldo Matos ...
Em 1993, o estúdio de animação Toon Makers pretendia produzir uma versão "americanizada" da popular série japonesa de anime Sailor Moon. Foi concluído um episódio piloto de 17 minutos, combinando animação com filme de ação ao vivo dos personagens Sailor Scout na adolescência, e Toon Makers esperava atrair Bandai ou Saban para a produção de uma série completa no ar nas manhãs de sábado da FOX, a partir de em 18 de junho de 1994. Foi feito um "videoclipe" promocional de dois minutos, exibindo o elenco ao vivo, os personagens animados e a música tema, mas, finalmente, o acordo foi encerrado e as versões dubladas dos episódios japoneses originais foram ao ar em syndication. Por causa dos elementos exagerados de ação ao vivo, o programa recebeu o apelido depreciativo "Saban Moon", devido ao fato de se parecer muito com algo que teria acontecido durante os primeiros anos de Power Rangers.
O videoclipe foi visto em convenções; a versão completa de 17 minutos do piloto, no entanto, nunca foi divulgada publicamente. O videoclipe temático de dois minutos foi exibido ocasionalmente para fins promocionais após o cancelamento da série Toon Makers. Uma apresentação notável foi feita na Anime Expo 1998 por Allen Hastings (cuja empresa NewTek fez o software gráfico no qual Toon Makers havia renderizado parte da animação); O vídeo de sua breve introdução e do videoclipe pode ser visto no YouTube.
Curiosamente, o videoclipe termina com um logotipo de Sailor Moon que mais tarde seria reutilizado para os dubs americanos da série, bem como para todas as suas mercadorias. O vídeo dos Toon Makers foi sua primeira aparição e o logotipo continua sendo seu único legado animado.
No final de 2012, o conteúdo de um armário de armazenamento da Califórnia alugado por Raymond Iacovacci da Toon Makers foi vendido. Entre os conteúdos estavam arte conceitual, cels de animação originais e outras obras relacionadas ao projeto American Sailor Moon. Também foi vendido um roteiro, ostensivamente o usado para o trabalho de voz no piloto de 17 minutos. Páginas deste script, com diálogos e notas, podem ser encontradas online.
Não se sabe se Iacovacci, que vive nas Filipinas, pretendia vender esses itens ou se simplesmente abandonou a unidade de armazenamento para ser leiloada.
Em algum lugar no VHS existe um piloto completo de 17 minutos. Ainda está por vir e não se sabe se esse boato é verdadeiro ou falso.
A produtora Toei Animation revelou durante o evento Usagi Special Birthday Party, no domingo (30), que a heroína Sailor Moon ganhará um filme em 2020. Intitulado "Sailor Moon Eternal", o longa trará as personagens que ganharam fama através dos mangás e anime dos anos 1990, segundo noticiou o canal FoxLife. 
Ainda não se sabe a data certa de lançamento do filme ou detalhes sobre ele, mas a história, sob direção de Chiaki Kon, deverá ser dividida em duas partes – ambas lançadas em 2020, no Japão.
Sabe-se também que o roteiro mostrará Usagi Tsukino, uma garota do ensino médio meio desajeitada, que certo dia encontra Luna, uma gata preta com uma lua crescente na testa, e se transforma na guerreira mágica Sailor Moon. "Como guardiã escolhida, Usagi e as outras guardiãs embarcam na missão de encontrar o Lendário Cristal de Prata enviado pela Rainha Beryl do Reino da Escuridão", diz uma sinopse do filme.
Sailor Moon nasceu de um mangá de Naoko Takeuchi, em 1992, e trata de um grupo de adolescentes que lutam contra o mal. As histórias foram escritas em mangá até 1997, e acabaram virando uma animação de TV dentro deste período, exibindo 200 episódios em diversos países, como o Brasil.
A Toei Animation, estúdio de animação que anunciou o filme, também já trabalhou com nomes como Hayao Miyazaki.

Dia Internacional de Sailor Moon
Dia Nacional de Sailor Moon é um evento que reuniu fãs do anime pelo Brasil e pelo mundo. Foi realizado no 29 de Abril (primeira exibição de Sailor Moon no Brasil pela extinta Rede Manchete) é um dia mais que especial, onde todos os fãs lembram-se de como nossas heroínas apareceram em nosso país. 
A cada ano a data do evento principal pode mudar por não cair em um final de semana. 
Em todos os anos também é escolhido um personagem para representar o evento. Como Sailor Moon é a primeira, também representa o primeiro ano e assim por diante

Fonte:
Quadirnheiros

Link Fang

Animo

Simpla

Folha de São Paulo

Plano Crítico

HQZona

Comentários