O que é necessário para criar uma plantação em Marte?


Assim como na Terra, uma plantação marciana depende dos mesmos ingredientes básicos para as plantas crescerem: espaço, água, solo, algum tipo de fertilizante, e muita luz. Infelizmente, nenhuma dessas coisas é facilmente encontrada por lá. Ray Wheeler nos explicou como fazer para ir atrás dessas coisas.
A água na nossa plantação fictícia seria um pouco mais fácil de se obter para nós do que foi para a fazenda fictícia de Watney por um motivo: agora sabemos onde há água líquida em Marte. A parte difícil é que ela faz parte de uma solução de perclorato que provavelmente mata qualquer planta que tocar. Ainda assim, se der para limpar, é um dos elementos mais importantes que podemos riscar da nossa lista de ingredientes de fazenda. Em relação ao solo, estudos mostraram que, ao menos em versões simuladas, o solo marciano é adequado para o crescimento de plantas. E qualquer missão que tenha isso em seus planos vai incluir um bom fertilizante em sua carga.
Mas e a solução improvisada de Perdido em Marte? “Ele identificou a necessidade”, explicou Wheeler”, mas acho que você provavelmente precisaria de mais. E na verdade se você reciclar os dejetos humanos, muitos estudos mostraram que a urina tem muito mais nutrientes. Também há muito nitrogênio e outros elementos úteis para plantas. Mas também há sódio, que as plantas não querem.”
O que está errado na fazenda de Watney, e um dos maiores desafios para colonizarmos Marte, é conseguir a iluminação adequada. “Se você quer que as coisas cresçam rapidamente,” diz Wheeler”, “você vai precisar de muita luz. Pense no sol batendo em um campo durante o verão. E se você vai precisar gerar isso eletricamente, não será nada fácil.”

O solo marciano vem de um vulcão do Havaí e tem uma composição química semelhante ao pó que a sonda Viking 1 analisou em Marte. O solo simulado da Lua é originário de depósitos de cinzas vulcânicas perto de Flagstaff, no Arizona. Os solos reais da Lua e de Marte parecem conter os ingredientes essenciais que as plantas necessitam, com exceção de nitrogênio reativo e uma fonte abundante de água. Apesar de esses solos serem semelhantes aos que seriam encontrados em Marte ou na Lua, eles contêm vestígios de nitratos e compostos de amônia - compostos a base de nitrogênio que as plantas adoram. Assim, o solo simulador não é um modelo perfeito.

Para o experimento, os cientistas plantaram, em potes, 14 espécies - incluindo cenoura, tomate, trigo, algumas ervas daninhas e quatro espécies que transformam o nitrogênio atmosférico em alimentos vegetais. Os cientistas também plantaram sementes em um solo terrestre de um rio, pobre em nutrientes. Ao todo, foram plantados 840 potes.
Os resultados foram promissores. A maioria das plantas cresceu em todos os três tipos de solos. Na verdade, muitas floresceram melhor no solo simulador de Marte do que na terra pobre do rio. As plantas tiveram um desempenho pior no solo lunar. As plantas fixadoras de nitrogênio, por exemplo, nem germinaram. Isso sugere aos pesquisadores que os agricultores lunares terão que usar bactérias fixadoras de nitrogênio ou até mesmo fezes humanas como adubo para fornecer algum tipo de nitrogênio ao solo.
"Nossos resultados mostram que, em princípio, é possível cultivar plantas e outras espécies de plantas, em simuladores de solo marciano e lunar," escrevem os pesquisadores. "No entanto, muitas questões permanecem ...", tais como a quantidade de água retida pelos solos e como a gravidade, luz e outras condições em outros mundos podem afetar o desenvolvimento das plantas.
Além disso, uma lavoura em Marte poderia ser mais “poluente”. O solo marciano consome oxigênio mais rapidamente e demanda mais, o que resulta em um aumento de 10% nas emissões de CO2. Então, teríamos que arranjar providências para evitar um efeito estufa em Marte também. Isso tudo, claro, se é essa ideia for colocada em prática um dia.


Fonte:
Hype Science

History

Gizmodo

Comentários