Jogos Brasileiros que fazem sucesso no Exterior

Para quem achava que a produção de jogos no Brasil ainda está engatinhando, achou errado. Cada vez mais, há games criados e desenvolvidos aqui fazendo sucesso no exterior. Prova disso é que diversas produções nacionais ganharam reviews elogiosos em publicações estrangeiras e até receberam prêmios em grandes eventos internacionais. Selecionamos 10 deles que valem a pena conhecer.

No Heroes Here (PC, Switch, PS4, Xbox One) — Estratégia

Lançado para PC (com download via Steam) e previsto para sair para PS4, Xbox One e Switch, No Heroes Here alia o estilo tower defense a um multiplayer cooperativo frenético. Nele, cada jogador precisa fazer corretamente seu trabalho para evitar que o castelo seja invadido. Vencedor do prêmio de melhor game social no Game Connection America 2017, No Heroes Here foi criado e desenvolvido pelo estúdio Mad Mimic, de São Paulo.

Arani

O estúdio brasileiro Diorama Digital divulgou o primeiro teaser de Araní. O jogo é um projeto autoral do estúdio pernambucano, que, até então, trabalhava para empresas internacionais, como a Guerrilla Games.  Araní é a guerreira mais corajosa da Tribo do Sol, e está em uma jornada de auto-descoberta enquanto luta para salvar seu povo de um poder mitológico ancestral. O game usa a Unreal Engine, da Epic, e tem influências de combate hack ‘n slash.
No ano passado, a Diorama Digital foi contemplada com um investimento de 1 milhão de reais, graças a um projeto da Ancine chamado ‘Brasil de Todas as Telas‘. O programa lançou um edital de um total de 10 milhões que foi distribuído entre estúdios de games nacionais. Até o investimento da Ancine surgir, a Diorama Digital trabalhava para outros estúdios maiores. A empresa participou da produção de sete criaturas de Horizon Zero Dawn, da Guerrilla Games, por exemplo.


Araní ainda não tem data de lançamento confirmada, mas será lançado para PlayStation 4, PC e XBox.  Além de vermos alguns dos inimigos, somos apresentados também à provável dinâmica de combate do jogo. Tudo indica que Araní seguirá a linha de games famosos desse estilo, como Devil May Cry e God of War. No vídeo vemos a protagonista realizando vários combos e conectando golpes entre os inimigos.

Alpha Beat Cancer (iOS, Android) — Educativo

Alpha Beat Cancer é um jogo mobile que tem o intuito de ensinar sobre o câncer e seu tratamento por meio de minigames. Criado pelo estúdio Mukutu, de Santos (SP), o título contou com a parceria da ONG Instituto Beaba. Em 2018, o Alpha Beat Cancer ganhou na categoria Saúde e Bem Estar no World Summit Awards da ONU, na Áustria, e na categoria Escolha da Audiência no Indie Prize Award na Casual Connect 2018 nos EUA.


Celeste (PC, PS4, Xbox One, Switch) — Plataforma

Criado pelo canadense Matt Thorson, o indie Celeste contou com a arte do estúdio Miniboss, de São Paulo. A parceria, aliás, já é antiga: os dois trabalharam juntos em Towerfall Ascension.
Em Celeste, uma jovem chamada Madeline tem como objetivo conquistar uma montanha que conta com diversos perigos e armadilhas. Fazendo jus ao estilo 16 bits, o game desafia a precisão e a perseverança do jogador, que certamente morrerá várias vezes até conseguir completar todas as fases. Celeste recebeu o prêmio Escolha do Público do Independent Games Festival 2018.

Horizon Chase (Android, iOS, PC, PS4) — Corrida

O estúdio gaúcho Aquiris está por trás de Horizon Chase, que em maio ganhará uma versão para PS4 e PC. Inspirado em jogos clássicos dos anos 90, como Top Gear e Turbo OutRun, Horizon Chase é um dos grandes sucessos recentes brasileiros para Android e iOS. Ganhou prêmios no BIG Festival, no SBGames, foi indicado como um dos melhores da Apple Store e esteve no top 20 do Pocket Awards 2015.

Until Dead (Android, iOS) — Estratégia

Diferentemente de outros títulos com temática zumbi, Until Dead pega emprestado a mecânica dos gêneros de estratégia por turnos, como X-COM e Mario + Rabbids, e adiciona o clima sombrio de um mundo pós-apocalíptico. Criado pelo estúdio Monomyto, de Campo Grande (MS), Until Dead ganhou o prêmio de melhor jogo mobile no Indie Prize de Seattle (EUA) em 2017.


Distortions (PC) — Aventura

Lançado em março de 2018 para a plataforma Steam, Distortions parece até uma superprodução, mas na realidade é um ambicioso projeto que levou nove anos para ficar pronto. Criado pelo estúdio paulista Among Giants, Distortions trata de temas como relacionamentos e traumas em uma narrativa surrealista. Venceu o prêmio de melhor jogo brasileiro e melhor jogo segundo voto popular no BIG Festival 2017, melhor ideia original no AzPlay (Espanha) e melhor tecnologia no SBGames 2017.


Chroma Squad (PC, PS4, Xbox One, Android, iOS) — RPG

Vem diretamente de Brasília o game Chroma Squad, um RPG tático que homenageia os antigos seriados japoneses que fizeram sucesso no Brasil nos anos 80 e 90. Criado pelo Behold Studios, que foi responsável também pelo aclamado Knights of Pen & Paper, Chroma Squad foi premiado como melhor jogo indie e melhor áudio no SBGames 2015 e ficou entre os melhores games escolhidos pelo público do SXSW Game Awards 2015.


Starlit Adventures (Android, iOS, PS4) — Plataforma

O estúdio Rockhead Games, de Porto Alegre (RS), é o responsável pelo sucesso Starlit Adventures, lançado em 2015 para Android e iOS. Após ganhar o prêmio de melhor game brasileiro do BIG Festival 2016 e melhor jogo, segundo júri técnico do SBGames 2016, em 2018 o game foi adaptado para PS4 graças à parceria com o estúdio paulista Webcore.
Em Starlit Adventures, o jogador controla os personagens Bo e Kikki e precisa coletar itens espalhados em um mundo colorido e cheio de puzzles. À medida que o jogo avança, os desafios aumentam e diferentes roupas com habilidades especiais são desbloqueadas.


Lila’s Tale (Gear VR) — Aventura

De olho no nicho dos games de realidade virtual, o paulista Skullfish Studios criou Lila’s Tale, um jogo no estilo aventura com elementos de puzzle e plataforma para Gear VR. O game venceu na categoria melhor arte no Indie Prize de Singapura em 2017 e ainda não há uma data prevista de lançamento.


Sword Legacy: Omen (PC) — RPG

Com lançamento previsto para o segundo trimestre de 2018, Sword Legacy: Omen é um RPG tático que conta a história da Inglaterra antes da lenda do rei Arthur, em um mundo cheio de violência e batalhas brutais. O game foi criado pelo Firecast Studio em parceria com o Fableware Narrative Design, ambos do Rio de Janeiro, e tem como publisher a desenvolvedora Team17, a mesma da série Worms. Ganhou o prêmio de melhor narrativa do SBGames 2017.
Tech Tudo

Comentários