Dragon Ball ( Dossiê)


Akira Toriyama - Curiosidades e suas grandes obras - Suki Desu

Akira Toriyama, nascido em Kiyosu, é um aclamado autor japonês de mangá, conhecido principalmente por ser o criador de séries como Dragon Ball e Dr. Slump. Suas principais influências foram Astro Boy de Osamu Tezuka e 101 Dálmatas de Walt Disney. Ele serve de inspiração para muitos autores de mangás e animes, tal como Naruto.
Akira iniciou sua carreira em 1978 com a história Wonder Island publicada na Weekly Shonen Jump, depois fez outros mangás: Highlight Island, seguido por Tomato Girl Detective.
Ele conquistou sua fama com Dr. Slump, publicada semanalmente na Shonen Jump de 1980 a 1984, gerando 18 volumes encadernados, que veio a ser o primeiro anime baseado em uma obra de Toriyama.
Ele provavelmente é mais bem conhecido por ser o autor da famosa série Dragon Ball (a segunda parte do mangá em diversos países é conhecida como Dragon Ball Z para reduzir a confusão do público). Essa série é conhecida como um dos eixos para o que foi conhecido como "a Era Dourada da Jump". Seu sucesso "forçou" Toriyama a trabalhar em Dragon Ball de 1984 a 1995. Durante esse período de onze anos, ele produziu 42 volumes. Cada volume tem uma média de 200 páginas, de maneira que toda trama de Dragon Ball se estende por quase 10,000 páginas. Além disso, o sucesso de Dragon Ball levou a uma série de anime para televisão, filmes de longa-metragem, video games, e um mega-merchandising.
Seu traço simples e senso de design o levaram a trabalhos projetando personagens para a famosa e popular série de jogos de vídeo game Dragon Quest. Ele também serviu como designer de personagens para o RPG Chrono Trigger para Super Nintendo e o popular jogo de luta Tobal No. 1 para PlayStation, e continua a produzir algumas histórias ocasionais de mangá.
Seus trabalhos depois de Dragon Ball foram histórias curtas (100-200 páginas), incluindo Cowa!, Kajika, Sandland, e alguns one-shots, como a paródia Neko Majin Z.
Seu mais recente trabalho foi como designer de personagem para o RPG Blue Dragon, do Xbox 360, dirigido por seu amigo Hironobu Sakaguchi (aclamado ex-diretor de Final Fantasy com quem já havia trabalhado em Chrono Trigger). Recentemente, Blue Dragon também ganhou uma adaptação em anime.
Hoje em dia, Akira Toriyama é considerado o grande mestre dos principais autores do gênero shonen, como Eiichiro Oda (One Piece), Masashi Kishimoto (Naruto) e Kubo Tite (Bleach), que freqüentemente expressam sua admiração por Toriyama, até mesmo com pequenas referências em suas obras.
Nos mangás, Toriyama trabalhou num crossover Dragon Ball Z x One Piece, em dezembro de 2006, para a Shonen Jump especial de fim de ano.



Dragon Ball

Dragon Ball  é uma franquia de mídia japonesa criada por Akira Toriyama. Originalmente iniciada com uma série de mangá que foi escrita e ilustrada por Toriyama, teve os seus capítulos serializados na revista Weekly Shonen Jump de 1984 a 1995, com os seus 519 capítulos compilados em 42 volumes tankōbon e publicados pela editora Shueisha. Dragon Ball foi inicialmente inspirado pelo clássico romance chinês Jornada ao Oeste. A série segue as aventuras do protagonista, Son Goku, desde sua infância até a idade adulta enquanto ele treina artes marciais e explora o mundo em busca de sete esferas conhecidas como as Esferas do Dragão, que convocam um dragão que concede um desejo quando reunidas. Ao longo de sua jornada, Goku faz vários amigos e luta contra uma grande variedade de vilões, muitos dos quais também procuram as Esferas do Dragão.

O mangá Dragon Ball foi adaptado em duas séries de anime pela Toei Animation: Dragon Ball e Dragon Ball Z, que, juntas, foram transmitidas no Japão de 1986 a 1996. Além disso, o estúdio desenvolveu 20 longas-metragens animadas e três especiais de televisão, assim como duas séries de anime, intituladas Dragon Ball GT (1996–1997) e Dragon Ball Super (2015–2018). De 2009 a 2015, uma versão remake e acelerada de Dragon Ball Z foi exibida no Japão sob o título Dragon Ball Kai, na qual a maior parte das cenas da versão original que não aparecem no mangá foram removidas. Várias empresas desenvolveram diversas adaptações da série de mangá, tornando-a uma grande e popular franquia de mídia que inclui filmes animados e em live-action, jogos de cartas colecionáveis, inúmeras figuras de ação, além de várias coleções de trilhas sonoras e um grande número de jogos eletrônicos. A partir de novembro de 2014, a franquia gerou $5 bilhões em mercadorias, tornando Dragon Ball uma das franquias de mídia baseadas em mangá mais comercializadas de todos os tempos.

Desde o seu lançamento, Dragon Ball tornou-se uma das séries de mangá e anime mais bem sucedidas de todos os tempos. Os 42 volumes do mangá já venderam 240 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se a terceira série de mangá mais vendida da história. Os críticos elogiaram a arte, os personagens e o humor da história. É amplamente considerado como uma das maiores séries de mangás já feitas, com muitos mangakás citando Dragon Ball como uma fonte de inspiração para suas obras. Os animes, especialmente Dragon Ball Z, também são altamente populares em vários países e foram indiscutivelmente uns dos mais influentes em impulsionar a popularidade da animação japonesa na cultura ocidental.

A história de Dragon Ball começa com Son Goku, um garoto ingênuo e puro com cauda de macaco e uma força extraordinária. Ele mora sozinho após a morte de seu avô adotivo em uma montanha chamada Paozu. Um dia ele conhece Bulma, uma garota muito inteligente da cidade, que estava em busca das sete Esferas do Dragão. Persuadido, Goku concorda em ajudar Bulma a encontrar as Esferas. Os dois partem em uma longa jornada, durante a qual eles fazem muitos amigos. Depois, Goku passa por um treinamento com Kame-Sennin, onde o garoto Kuririn se torna seu parceiro, e participa de vários torneios mundiais de artes marciais. No curso de seu crescimento e seu desenvolvimento, ele enfrenta inúmeros inimigos, incluindo Piccolo, que depois se torna seu aliado. Quando jovem adulto, Goku se casa com Chi-Chi, cumprindo uma promessa feita por ele quando ambos eram crianças, e possui seu primeiro filho chamado Gohan. Goku acaba descobrindo que pertence à raça extraterrestre Saiyajin, e que foi enviado à Terra quando criança para conquistar o planeta. Pouco depois de sua chegada, no entanto, ele tinha sofrido um ferimento na cabeça, perdendo desta forma a memória da missão e sua natureza agressiva. No entanto, o jovem decide continuar a defender seu planeta adotado do ataque de inimigos cada vez mais difíceis, incluindo o príncipe dos sayajins Vegeta, que depois também se torna seu aliado. Desta forma, juntamente com sua família e seus amigos, Goku luta contra inimigos como Freeza, Cell, Boo, entre outros, se tornando o protetor da Terra e todo o universo.

Dragon Ball Z

Dragon Ball Z nasceu nas páginas da revista japonesa Shonen Jump em 1988. O mangá é continuação da série original de Akira Toriyama, a icônica Dragon Ball. Com o enorme sucesso do antecessor, Dragon Ball Z teve o caminho da TV como algo natural. No dia 26 de abril de 1989, a mais nova obra de Toriyama ganhava vida em forma de animação exibida pela Fuji Television. No total foram 291 episódios, sendo que o último foi ao ar no dia 14 de dezembro de 1998. A recepção não foi diferente do esperado. Dragon Ball Z fez muito sucesso e a Fuji liderou a audiência sempre que transmitia um episódio inédito - na lembrança dos fãs, entre as três séries lançadas (Dragon BallDragon Ball Z e Dragon Ball GT), certamente esta é a mais lembrada. Enquanto em Dragon Ball o uso de piadas era comum, em DBZ o tom fica um pouco mais sério. Apesar de bem-humorada, a série aposta em um roteiro mais maduro, cheio de violência e suspense. Uma curiosidade interessante é o motivo de usar "Z" ao final do título: como Toriyama estava ficando sem idéias para a saga, ele decidiu que era hora de por um fim e escolheu a última letra do alfabeto para demonstrar o encerramento das histórias de Goku e sua turma. No mangá, por exemplo, não há distinção, todas as histórias estão dentro de um só arco - no fim, o Z serve apenas para dividir a vida adulta da infância de Goku. Essa, no entanto, não foi a única dúvida de Toriyama no processo de criação. O desenhista ainda pensou em outros nomes e até cogitou a ideia de por Gohan como personagem principal da animação. O título seria Dragon Ball: Gohan's Big Adventure. Outras sugestões foram Dragon Ball 90Dragon Ball 2New Dragon Ball e Wonder Boy Dragon Ball. A história de Z é dividida em quatro arcos representados por quatro inimigos distintos. Os Saiyajins (Raditz, Nappa e Vegeta), Freeza, Cell e Majin Boo. Com o passar dos episódios as batalhas ficam maiores, os perigos aumentam e cada vez que Goku morre, um novo poder surge. Durante a série, inúmeros personagens foram apresentados e ficaram marcados na história da animação japonesa, entre eles Gohan, Trunks, Gothen e, é lógico, Vegeta - um dos rostos mais querido pelos fãs. Além de marcar época e a infância de uma legião de fãs, Dragon Ball Z continua a se destacar. Recentemente, Dragon Ball Z Kai apresentou o seriado para uma geração mais jovem e reformulou toda a parte gráfica e narrativa do anime - os episódios fillers foram eliminados e tudo foi levado à alta definição. A proposta não foi bem recebida pelos fãs mais antigos, mas não há dúvida que o desenho ficou mais bonito e atrativo para a nova geração. Independente da condição técnica, Dragon Ball Z continuará como um dos animes mais importantes de todos os tempos.

Dragon Ball GT


A série Dragon Ball GT foi criada para ser a continuação da história de Goku, que tinha terminado no último episódio de Dragon Ball Z. Contudo, a série foi um fracasso total!  Só para você ter uma ideia, Dragon Ball GT foi tão mau que o próprio criador da franquia, Akira Toriyama confessou que esta série tinha deixado muito a desejar! A série acabou até por não ser considerada cânone e eliminada da linha temporal oficial da franquia.

Essa série foi um fracasso, pois queria uma repetição da primeira saga de Dragon Ball onde Goku é criança que não agradou, que destruiu toda a construção do personagem e sem contar que as animações não eram de qualidades e perderam o rumo da história.

Uma das personagens principais da série era a jovem Pan. Ela era a neta de Goku (filha de Gohan e Videl), mas Pan se destacava por ser absurdamente irritante. Não havia nada na personagem de especial ou interessante. Os caras criaram um vilão chamado Baby! Só isso deveria ser suficiente para demonstrar o quanto os vilões desta série são bregas. Este, que foi o principal vilão de Dragon Ball GT, era apenas uma mistura de outros personagens como o Freeza, Cell e o Majin Boo. Muito pior! Dragon Ball GT - Uma história Paralela - Super Dragon Ball

Todo mundo adora as transformações Super Sayajin, e Dragon Ball Z nos trouxe algumas incríveis! Enquanto isso, Dragon Ball GT nos apresentou as mais ridículas... Aqui não foi apenas o cabelo de Goku que se transformou, em DBGT também o pelo corporal do saiyajin cresceu (e ficou rosa!) e os seus olhos ficaram com uma espécie de contorno vermelho.

O que fizeram com o Gohan nessa série deveria ser considerado um crime. Um dos personagens com mais potencial da franquia foi reduzido a um pai de família que preferia passar tempo na sua biblioteca do que na arena de combate.


Dragon Ball Super

Dragon Ball Super  é uma série de anime produzida pela Toei Animation, começou a ser exibida no Japão pela Fuji TV em 5 de julho de 2015. Dragon Ball Super é o primeiro anime inédito da franquia Dragon Ball, produzido dezoito anos depois de Dragon Ball GT e também é a sequência direta do anime Dragon Ball Z e Dragon Ball Kai. O anime conta a história de Goku após a batalha contra o inimigo Majin Boo.
Em Portugal, a sua transmissão é feita pela Sociedade Independente de Comunicação (SIC) (continuando a tradição iniciada com a série original), sendo um dos primeiros países a estrear a série. A dobragem ficou a cargo do estúdio Audio In que manteve o elenco das séries anteriores (com a exceção de António Semedo, já falecido). A estreia deu início a 24 de setembro de 2016.
Enredo

Vários meses após a derrota de Majin Boo, a paz voltou à Terra. Son Goku agora trabalha como um agricultor de rabanete para sustentar sua família. Sua família e amigos vivem vidas pacíficas.. No entanto, uma nova ameaça aparece, trata-se de Beerus, O Deus da Destruição, que é considerado o ser mais aterrorizante no Universo 7. Beerus está ansioso para lutar contra o lendário guerreiro que ele tinha visto em uma profecia, conhecida como o Deus Super Sayajin. Para proteger a Terra, Goku se transforma no Deus Super Sayajin para lutar contra Beerus e, apesar de perder, a luta acalma o Deus da Destruição o suficiente para que ele decida poupar o planeta. Esta saga reconta os eventos de Dragon Ball Z: Battle of Gods.
Enquanto Goku e Vegeta saem com Beerus e seu ajudante Whis para treinamento, dois remanescentes do exército de Freeza chegam à Terra e usam as Esferas do Dragão para revivê-lo. Freeza, em seguida, reúne suas forças e volta a decretar sua vingança em Goku e seus amigos, mas apesar de ficar forte o suficiente para alcançar uma nova transformação, ele é mais uma vez derrotado por Goku. Esta saga reconta os eventos de Dragon Ball Z: Fukkatsu no F.

Em uma época posterior, Champa, o irmão gêmeo de Beerus e o Deus da Destruição do Universo 6, aparece e o convence a realizar um torneio entre os melhores lutadores do universo de cada deus para uma posse da Terra. Goku, Vegeta, Piccolo e Majin Boo se juntam ao jogo, que terminam em uma vitória surpreendente para a equipe de Beerus após os lutadores mais fortes de cada lado, Goku e Hit do Universo 6 acabam perdendo.
Depois que o torneio foi concluído, Trunks do Futuro reaparece, trazendo notícias de um novo, poderoso inimigo assemelhando-se a Goku, conhecido como Goku Black. Goku e os outros eventualmente descobrem que Goku Black é realmente um Kaiō-shin do Universo 10 chamado Zamasu, que sequestrou o corpo de Goku de um cronograma diferente como parte de seu plano para alcançar a imortalidade e acabar com todos os mortais.
Algum tempo depois que a ameaça de Zamasu é eliminada, um novo torneio é organizado por Zen-Oh, o rei de todos os universos, apresentando equipes de lutadores de cada universo, chamado Torneio de Poder. Os guerreiros Goku, Vegeta, Piccolo, Majin Boo, Gohan, Androide 17, Androide 18, Kuririn, Tenshinhan e Mestre Kame se juntam ao torneio como representantes do Universo 7 em uma batalha que pode decidir seu destino. 

Produção
A produção do novo anime Dragon Ball Super foi anunciada pela Toei Animation em 28 de abril de 2015 na cidade de Shinjuku, dez dias após a estreia do filme Dragon Ball Z: Fukkatsu no F. A série é feita em sagas, e conta com uma versão "mais detalhada" do que ocorreu nos filmes Dragon Ball Z: Kami to Kami e Dragon Ball Z: Fukkatsu no F.
Masako Nozawa
Masako Nozawa, que interpretou os personagens Son Goku, Son Gohan, Son Goten, foi confirmada para o elenco da nova série. O primeiro vídeo promocional da série foi ao ar em 14 de junho, seguido após o episódio 157 de Dragon Ball Kai.  No dia seguinte, a imagem promocional principal de Dragon Ball Super foi adicionada no website oficial da série, revelando dois novos personagens, o primeiro sendo Champa, e o segundo Vados, respectivamente. Um trailer que mostra os novos personagens foi lançado no website oficial em 26 de junho.
O tema de abertura é "Chōzetsu☆Dynamic!" interpretado por Kazuya Yoshii, integrante da banda de rock and roll, The Yellow Monkey, já o primeiro tema de encerramento é "Hello Hello Hello"  interpretado pela banda de rock and roll, Good Morning America. O segundo tema de encerramento é "Starring Star" intepretado pelo grupo Key Talk. O terceiro tema de encerramento é "Usubeni"  interpretado por Lacco Tower. O quarto tema de encerramento é “Forever Dreaming”. Para Sempre Sonhando) interpretado por Czecho No Republic. O quinto tema de encerramento é "Yokayoka Dance". interpretado por Batten Shōjo-tai. O sexto encerramento é "Chaahan Music", interpretado pela banda Arukara.

As letras da canção "Chōzetsu☆Dynamic" foram escritas por Yukinojo Mori, que já havia escrito várias canções para a franquia Dragon Ball. Norihito Sumitomo, o compositor dos filmes Dragon Ball Z: Kami to Kami e Dragon Ball Z: Fukkatsu no F, também compôs a banda sonora de Dragon Ball Super.
A história elaborada por Toriyama é adaptada para anime pela Toei, e para mangá por Toyotarō. O mangá começou a ser serializado na edição de agosto de 2015, da revista V-Jump, que foi lançada em 20 de junho.
Os dois primeiros boxes em DVDs e blu-rays tiveram doze episódios, cada um. O primeiro foi lançado no Japão em dezembro de 2015, e o segundo foi lançado em março de 2016 pela Emotion/Bandai Visual. A primeira caixa coletânea conteve os episódios um até ao doze, e a segunda caixa conteve os episódios treze até ao vinte e quatro.

Equipe

  • Projeto originalDragon Ball de Akira Toriyama, publicado pela Shueisha.
  • Produção: Osamu Nozaki (Fuji Television), Naoko Sagawa (Yomiko Advertising Inc. (ja), Atsushi Kido (Toei Animation).
  • Músicas de fundo: Norihito Sumitomo
  • Desenhista: Yamamuro Chokugi
  • Direção: Kimitoshi Chioka
  • Empresas responsáveis: Fuji Television, Yomiko Advertising Inc. e Toei Animation.

Controvérsias
Após a transmissão do quinto episódio, muitos espectadores criticaram nas redes sociais sobre os traços do personagem nas cenas do episódio, principalmente com o Goku, em sua forma de Super Saiyajin. Os traços renderam vários memes na internet. O episódio foi corrigido para o lançamento em DVD ,blu-ray e versões em outros países. Eu gostei do Dragon Ball Super, é bem melhor do que o Dragon Ball GT na minha opinião.
A Lenda de Son Goku

Para alguns fãs de Akira Toryiama e de sua criação mais famosa, Dragon Ball, o nome Sun Wukong pode não ser tão estranho. Este foi o personagem que serviu de inspiração para Toryiama criar o protagonista de sua série, as relações entre ambos são óbvias, começando pelo próprio nome: Son Goku nada mais é do que a versão japonesa para Sun Wukong.

Neste texto irei contar a lenda de Sun Wukong e você verá as semelhanças entre o ele e o famoso saiyajin.

Sun Wukong, também conhecido como Rei Macaco, Xing Zhe,e Pi Ma-Wen, é o principal personagem do clássico romance épico chinês, Jornada ao Oeste, criado pelo escritor chinês Wu Chengen, em meados da Dinastia Ming, por volta de 1570.

Sun Wukong

Neste romance, Sun Wukong acompanha o monge Xuanzang (Tang Sanzang em algumas traduções) em sua viagem para recuperar sutras budistas provenientes da Índia.

Sun Wukong nasceu de uma mítica pedra formada pelas forças do caos. Viveu em um reino de macacos numa ilha remota. Após conquistar o respeito dos outros macacos, Sun Wukong se tornou o rei deles. Mas percebeu que mesmo sendo um rei ainda era mortal, e determinado a encontrar imortalidade, ele viajou em uma balsa que o levou para a terra dos humanos, onde encontrou e se tornou o discípulo de um sacerdote taoísta.

No inicio o sacerdote estava relutante em treiná-lo, pois ele não era um humano, mas sua determinação o impressionou a ponto de se tornar um de seus discípulos favoritos. Com isso Sun Wukong aprendeu diversas técnicas marciais e mágicas, tais como a técnica de voar sentado em nuvens, a capacidade de saltar quilômetros de distancia, e de se transformar em diversos tipos de animais e objetos, no entanto seu poder de transformação não era perfeito já que sempre que tomava a forma humana ainda possuía sua cauda de macaco. Mas por ser muito arteiro e exibido Sun Wukong acabou sendo expulso pelo sacerdote.

Sun Wukong SeloEle decide então voltar para sua ilha, e acaba tendo que enfrentar diversos monstros que a tinham tomado. Para derrotá-los, Sun Wukong teve que ir em busca de uma arma mágica, e assim encontrou um bastão capaz de crescer tão alto quanto o céu ou encolher ao tamanho de uma agulha. Ele, finalmente, derrotou os monstros, e acreditando estar tão poderoso quanto um deus, queria que o Imperador de Jade (senhor dos céus, do homem e do inferno) o reconhecesse como tal. O imperador atendera seu pedido colocando-o no posto de Pi Ma-Wen, mas mais tarde Sun Wukong descobre que estava servindo apenas como um lacaio e que os outros deuses zombavam dele por isso. Furioso, Sun Wukong roubou e comeu os pêssegos da imortalidade e fugiu para sua ilha.

Sun Wukong teve que enfrentar as tropas celestes enviadas pelo Imperador de Jade, e acabou sendo capturado. Após isso, inúmeras foram as tentativas de executá-lo, mas ele era muito poderoso, até que o Senhor Buda veio e conseguiu aprisioná-lo por 500 anos na Montanha dos Cinco Elementos (Wu Xing Shan).

Sun Wukong 2

Cinco séculos depois, o Bodhisattva Guanyin saiu em busca de discípulos que poderiam proteger uma peregrinação para obter os sutras budistas. Sun Wukong ofereceu para servir o peregrino de nome Xuanzang, um monge da Dinastia Tang, em troca de sua liberdade. Sob a supervisão de Xuanzang, a Sun Wukong foi permitida a viagem para o Ocidente. Durante a peregrinação Sun Wukong protegeu o monge de diversos monstros e outras criaturas malignas, que queriam comer um pedaço da carne de Xuanzang a fim de ganhar a vida eterna.

HanumanDevido a sua popularidade a lenda de Sun Wukong foi se adaptando de acordo com a cultura chinesa. E atualmente uma festa de Sun Wukong é celebrada no décimo sexto dia do oitavo mês lunar no calendário chinês.

Em Hong Kong a festa é celebrada no Templo Budista em Sau Mau Ping, que contém um santuário para a Sun Wukong. Alguns estudiosos acreditam que Sun Wukong fora baseada em Hanuman o deus macaco do Hinduísmo.


Fonte:
Guia dos Quadrinhos

Aficionados

Omelete

Joven Nerd

Mitografia

Wikipédia

Comentários