DePatie-Freleng Enterprises (também conhecida como Mirisch-Geoffrey-DePatie Freleng Productions quando envolvidos com os irmãosMirisch e Geoffrey Productions e DFE Films) foi uma companhia de animação baseada em Hollywood, ativa de 1963 a 1981.
DFE foi fundada após o fechamento do famoso departamento de animação Termite Terrace da Warner Bros. Dois profissionais de animação, o veterano Friz Freleng e David H. DePatie se associaram e fundaram a DFE. Muitos dos animadores com quem haviam trabalhado na Warner nos anos 1950 e 1960 juntaram-se a eles. DFE produzida desenhos animados para televisão, comerciais e aberturas para filmes. Destacam-se os títulos de filmes da série Pink Panther (Pantera Cor-de-Rosa) e curtas de animação, bem como as adaptações de desenhos animados baseados em obras do Dr. Seuss feitos para a CBS e a ABC. A maioria das Produções da DEF são de propriedade da Marvel Entertainment (uma subsidiária da The Walt Disney Company), com algumas exceções.
Juntamente com Hanna-Barbera Productions e Filmation, foram responsáveis pela maioria dos desenhos animados exibidos nas manhãs de sábado nos EUA nos anos 1970; e na programação infantil televisiva de vários países, inclusive o Brasil.
DFE foi fundada por dois ex-funcionários da Warner Bros. Cartoons, o diretor, compositor e produtor Friz Freleng e o executivo David H. DePatie, após a Warner Bros. fechar seu estúdio de animação em 1963. Embora Freleng e DePatie não estivessem trabalhando para a Warner Bros., um gesto generoso de um executivo da Warner permitiu Freleng e DePatie usar o locar onde era produzido os desenhos animados no estúdio da Warner na California Street, em Burbank, completo com equipamentos e suprimentos para alguns dólares a cada ano. Embora o negócio inicial de DFE tenham sido comerciais e filmes industriais, vários golpes de sorte colocaram o novo estúdio no mercado dos desenhos animados para a televisão.
O diretor Blake Edwards contactou DFE e pediu-lhes para desenhar um personagem pantera para o novo filme de Edwards, A Pantera Cor-de-Rosa. Satisfeito com o projeto para o personagem, Edwards contratado com DFE para produzir as sequências de abertura animada para o filme. No momento do lançamento do filme, as sequências acumularam uma quantidade enorme de atenção, tanto que se acredita o sucesso do filme tenha sido por causa das sequências produzidas pela DFE.
DFE logo concordou com um contrato com a United Artists para produzir uma série de curtas animados que caracterizam a Pantera Cor-de-Rosa, que incluiria mais de 100 curtas tanto para lançamento nos cinemas e na televisão até 1980. Também em 1964, a DFE fez um acordo com a Warner Bros. Produziriam as novas séries de personagens Looney Tunes, principalmente os desenhos do Show do Ligeirinho e Patolino. Com a Format Films lançariam a série do Papa-Léguas.
Foram produzidos especiais (notavelmente uma linha de adaptações de Dr. Seuss feitas para CBS). Um dos especiais de TV foi O Urso Que Dormiu Através do Natal, com Tommy Smothers gravando a voz do pequeno urso que queria conhecer o Natal no mundo humano enquanto seus companheiros de espécie hibernavam nas cavernas.
A DePatie-Freleng também fez a abertura animada da série cômica Jeannie é um Gênio, criada e produzida por Sidney Sheldon para a Screen Gems/Columbia Pictures, entre 1965 e 1970.
A inflação, o aumento dos custos de produção de desenhos animados , e as pressões da produção de séries de TV fez a qualidade da produção do DFE a cair na década de 1970 meio-de-final. Em 1981, Freleng e DePatie venderam a DFE Films para a Marvel Comics , e Freleng voltou a Warner Bros. Animation, que a Warner Bros tinha reaberto ao ano anterior, para produzir uma série de filmes que caracterizam desenhos da Warner com novas cenas de conexão. DePatie fez a transição para se tornar o chefe da Marvel Productions , como a DFE foi renomeada.
Embora Marvel tenha produzido desenhos animados, principalmente de super-heróis e séries de animação baseado em linhas de brinquedos licenciados (incluindo propriedades daHasbro), ele continuou a produzir novas produções da Pantera Cor de Rosa. Metro-Goldwyn-Mayer Animation, mais tarde, em 1993, fez uma série revival da Pantera cor de Rosa como uma joint venture entre a MGM, Mirisch-Geoffrey-DePatie-Freleng e United Artists, uma década após a fusão da DFE com a Marvel e da Mirisch/UA com a MGM.
Na década de 1990, a Marvel vendeu seu catálogo animação para a Saban . Em 2001, Saban, Family Fox e Fox Kids foram vendidos para a The Walt Disney Company, com o material de Dr. Seuss e todas as outras propriedades licenciadas pertencentes aos seus respectivos proprietários. A Disney também comprou a Marvel Comics em 2009, trazendo bibliotecas de todos os desenhos da Marvel produzidos pela DFE; todas estas propriedades são agora distribuídas pela Disney-ABC Domestic Television . (Neste momento, no entanto, os direitos autorais, tanto para The Houndcats e The Barkleys parecem não terem sido renovados, e são, portanto, de domínio público.)
Embora o catálogo de televisão muitas vezes mudou de mãos ao longo dos anos, os desenhos continuam a ser propriedade de seus distribuidores originais: United Artists (através da sua atual empresa controladora, MGM ) para a Mirisch de desenhos animados e Warner Bros para os curtas de Looney Tunes / Merrie Melodies.
As exceções incluem todos os desenhos dos Looney Tunes e Merrie Melodies (de propriedade da Warner Bros.), todos os desenhos animados produzidos para a United Artists(de propriedade daMetro-Goldwyn-Mayer), os desenhos animados especiais do Dr. Seuss (atualmente licenciado por proprietário dos direitos autorais da Dr. Seuss Enterprises através da Warner Bros.), Doctor Dolittle eDe volta ao Planeta dos Macacos (propriedade da 20th Century Fox), The Tiny Tree (de propriedade da patrocinadora AT&T), What's New, Mister Magoo? (de propriedade da DreamWorks Classics/NBCUniversal) e O The Bear Who Slept Through Christmas (atualmente de propriedade da Lionsgate).
Desenhos produzidos pela DePatei-Freleng Enterprise
A Pantera Cor-de-Rosa
Em 1964 foi criada uma série de filmes para o cinema estrela por Peter Sellers, que não tinha muito haver com a personagem da Pantera Cor-de-Rosa que conhecemos dos desenhos animados. O primeiro filme da série, A Pantera Cor-de-Rosa, narra as aventuras do atrapalhado Inspetor Closeau correndo em busca do diamante que dá nome ao filme. Ele continua seguindo a joia “pantera cor-de-rosa” por mais algumas sequências como: A Volta da Pantera Cor-de-Rosa (1975), A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa (1976), A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (1978) e os embaraçantes A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa (1982) e A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa (1983), já sem Sellers no papel principal.
A primeira aparição da personagem em animação foi na abertura do primeiro longa-metragem. Friz Freleng e David DePatie foram chamados para criarem uma introdução para o filme, uma espécie de “mini” desenho animado que mostra o Inspetor Closeau correndo atrás da Pantera Cor-de-Rosa, só que, ao invés de desenharem o diamante, fizeram uma brincadeira ao pé-da-letra e desenharam a pantera que todos conhecemos.
A primeira dessas séries surgiu em 1964, onde a Pantera Cor-de-Rosa era perseguida por um pequeno homem que se assemelhava a uma versão animada do Inspetor Closeau, mas todo branco, parecendo um fantasma. Todos os desenhos utilizavam a música de tema composta por Henry Mancine para o filme de 1963.
Na década de 60, os desenhos animados da Pantera foram apresentadas originalmente nas manhãs de sábado pela rede NBC. Em 1976, a série de meia hora passou para o formato de 90 minutos, em The Pink Panther Laugh e Half Hour and a Half Show, esta última versão inclui um segmento em “live-action” com o comediante e anfitrião Lenny Schultz, que lia cartas e contava piadas ao espectadores.
Em 1978 a Pantera se mudou para a rede ABC onde foi apresentado mais uma temporada, antes de deixar a rede completamente. A versão apresentada pela ABC continha 16 episódios contendo 32 personagens novas.
Lançada em 1969, The Pink Panther Show, mostra a divertida e carismática Pantera Cor-de-Rosa, com aquele seu andar elegante e sem dar uma só palavra sequer, fugindo do Inspetor Closeau. O baixinho inspetor (ilustrado como uma caricatura de Sellers) se utiliza das mais diversas técnicas para correr atrás da magérrima pantera, mas ela sempre consegue escapar com muita inteligência.
No fim dos anos 70, o desenho animado da pantera já tinha transformado a personagem felina, o Inspetor Clouseau e a música-tema, composta por Henry Mancini, em um fenômeno de massa mundial. Com cenários e traços dos personagens extremamente simples e cenas muito engraçadas, o desenho chegou a ganhar um Oscar da Academia de Hollywood.
A Pantera tornou-se então a mais famosa criação da dupla Friz Freleng e David DePatie que depois lançaram outros personagens célebres, como o Inspetor (também tirado do filme de Blake Edwards), A Formiga e o Tamanduá, Toro e Pancho, a A Cobrinha Azul e outros.
Super 6
Em 1964 foi criada uma série de filmes para o cinema estrela por Peter Sellers, que não tinha muito haver com a personagem da Pantera Cor-de-Rosa que conhecemos dos desenhos animados. O primeiro filme da série, A Pantera Cor-de-Rosa, narra as aventuras do atrapalhado Inspetor Closeau correndo em busca do diamante que dá nome ao filme. Ele continua seguindo a joia “pantera cor-de-rosa” por mais algumas sequências como: A Volta da Pantera Cor-de-Rosa (1975), A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa (1976), A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (1978) e os embaraçantes A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa (1982) e A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa (1983), já sem Sellers no papel principal.
A primeira aparição da personagem em animação foi na abertura do primeiro longa-metragem. Friz Freleng e David DePatie foram chamados para criarem uma introdução para o filme, uma espécie de “mini” desenho animado que mostra o Inspetor Closeau correndo atrás da Pantera Cor-de-Rosa, só que, ao invés de desenharem o diamante, fizeram uma brincadeira ao pé-da-letra e desenharam a pantera que todos conhecemos.
A primeira dessas séries surgiu em 1964, onde a Pantera Cor-de-Rosa era perseguida por um pequeno homem que se assemelhava a uma versão animada do Inspetor Closeau, mas todo branco, parecendo um fantasma. Todos os desenhos utilizavam a música de tema composta por Henry Mancine para o filme de 1963.
Na década de 60, os desenhos animados da Pantera foram apresentadas originalmente nas manhãs de sábado pela rede NBC. Em 1976, a série de meia hora passou para o formato de 90 minutos, em The Pink Panther Laugh e Half Hour and a Half Show, esta última versão inclui um segmento em “live-action” com o comediante e anfitrião Lenny Schultz, que lia cartas e contava piadas ao espectadores.
Em 1978 a Pantera se mudou para a rede ABC onde foi apresentado mais uma temporada, antes de deixar a rede completamente. A versão apresentada pela ABC continha 16 episódios contendo 32 personagens novas.
Lançada em 1969, The Pink Panther Show, mostra a divertida e carismática Pantera Cor-de-Rosa, com aquele seu andar elegante e sem dar uma só palavra sequer, fugindo do Inspetor Closeau. O baixinho inspetor (ilustrado como uma caricatura de Sellers) se utiliza das mais diversas técnicas para correr atrás da magérrima pantera, mas ela sempre consegue escapar com muita inteligência.
No fim dos anos 70, o desenho animado da pantera já tinha transformado a personagem felina, o Inspetor Clouseau e a música-tema, composta por Henry Mancini, em um fenômeno de massa mundial. Com cenários e traços dos personagens extremamente simples e cenas muito engraçadas, o desenho chegou a ganhar um Oscar da Academia de Hollywood.
A Pantera tornou-se então a mais famosa criação da dupla Friz Freleng e David DePatie que depois lançaram outros personagens célebres, como o Inspetor (também tirado do filme de Blake Edwards), A Formiga e o Tamanduá, Toro e Pancho, a A Cobrinha Azul e outros.
Super 6
Super 6 é um show da DePatie-Freleng Enterprises formado por animações de super-heróis que trabalham em uma agência chamada Super Serviço, onde combatem o crime. Os episódios tinham duração de cerca de 5 minutos, sendo que a cada dia, passava um pacote com três episódios juntos.
Homem-Elevador: varia a própria altura.
Homem-Granito: feito de rocha pura.
Super Scuba: herói submarino.
Homem-Magneto: o musculoso da turma. Possui magnetos nas mãos.Capitão Zammo: o personagem mais hilário.
Super Bwoing: voa em cima de uma guitarra.![]() |
| Os Irmãos Matzoriley |
Ainda existe "Os Irmãos Matzoriley" (conhecidos no Brasil à época como Irmãos Matusquelas). Um desenho que passava no show dos Super 6. É um personagem com três cabeças, uma corajosa, uma covarde e outra filosófica, sempre entrando em desentendimento.
Super Presidente
Super Presidente (Super President, no original em inglês) é um desenho de animação, criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises. Estreou nos EUA em 16 de setembro de 1967.Num mundo onde existe um presidente mundial, o Super Presidente é um governante que foi exposto a radiação cósmica e adquiriu super poderes de transmutar seu corpo em qualquer tipo de matéria. Combate os vilões e governa o mundo.
O Sombra
O Sombra (The Spy Shadow, no original em inglês) é um desenho de animação, criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises. Estreou nos EUA em 16 de setembro de 1967.
Mulher-Aranha
Mulher-Aranha (Spider Woman, no original, em inglês) é uma série de desenho animado, criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises. Estreou nos EUA em 22 de setembro de 1979.Jessica Drew é uma jornalista que recebe uma transfusão de sangue e adquire habilidades e poderes semelhantes à de uma aranha. Nas horas em que não está trabalhando na revista "Justice", combate o crime como a Mulher-Aranha.
De Volta ao Planeta dos Macacos
De Volta ao Planeta dos Macacos (Return to the Planet of the Apes) é uma série de desenho animado, criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises. Estreou nos EUA em 6 de setembro de 1975.Versão animada do romance La planète des singes, de Pierre Boulle, e da série cinematográfica adaptada iniciada com "O Planeta dos Macacos", com Charlton Heston. Conta a história de astronautas que avançam no tempo para um futuro onde os humanos são domesticados e os macacos governam o mundo. Diferentemente dos filmes e da série live-action de 1974, a sociedade de macacos do desenho é mais avançada, com tecnologia similar à dos humanos, com automóveis, televisão e filmes. Esta concepção é mais próxima ao livro de Boulle que as outras adaptações, nas quais os macacos viviam numa sociedade mais rudimentar.
O criador foi Doug Wildey, criador também de Jonny Quest, da Hanna-Barbera.
Missão quase Impossível
Missão Quase Impossível (The Houndcats, no original em inglês) é um desenho de animação, criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises. Estreou nos EUA em 9 de setembro de 1972.Um grupo de espiões formado por dois gatos e três cachorros combate o crime.
Grump, o Feiticeiro Trapalhão
Here comes the Grump foi um desenho produzido em 1969 pela DePatie-Freleng Enterprises e exibido a partir da década de 1970 no Brasil com o nome de Grump, o feiticeiro trapalhão.Os personagens principais da história eram o bruxo Rabugento (Grump, em inglês), seu dragão voador verde Ringo, a princesa Aurora(princesa Dawn) e o jovem Terry Dexter (do mundo real).
Rabugento havia lançado uma maldição sobre o reino da princesa Aurora, e, para escapar disso, ela precisava encontrar a Chave de Cristal no Vale das Orquídeas Sussurrantes. Porém, o bruxo perseguia a todo momento a princesa e seu ajudante Terry, evitando assim que ela pudesse recuperar a autonomia sobre seu reino.
Ringo, dragão de Rabugento, muitas vezes, mesmo estando a serviço de seu dono, ajudava sem querer Aurora e Terry a se distanciarem domago, pois sofria de uma certa alergia e a cada vez que espirrava queimava tudo ao seu redor, principalmente Rabugento.
As histórias se passavam muitas vezes em lugares malucos ou psicodélicos, como o "Mundo dos Relógios" e o "Mundo das Portas". Aurora e Terry possuíam um meio de locomoção semelhante a um dirigível que no lugar do balão de ar tinha uma sombrinha bem estranha. No Brasil Grump foi exibido na TV Tupi na década de 70 e na TV Colosso da Rede Globo na década de 90.
Os Cometas
Bailey's Comets (br: Os Cometas) foi uma série animada produzida por DePatie-Freleng Enterprises em 1973, num total de 16 episódios, divididos em dois blocos. Uma especie de parodia de Corrida Maluca, só que neste desenho a competição se dá entre um time de bons sujeitos e outros de vários tipos de vilões. Os competidores são patinadores que disputam o premio em diversas partes do mundo.Os Caretas
Os Caretas (The Barkleys, no original em inglês) é um desenho de animação, criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises. Estreou nos EUA em 9 de setembro de 1972.
Conta a história de uma família de cachorros na década de 1970, retratados como se fossem seres humanos normais. O grande enfoque da série é a caretice do pai em aceitar a modernidade dos filhos.
Meu Amigo Tubarão
Misterjaw (no Brasil: Meu amigo, o tubarão) é uma série de desenho animado produzido pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises em 1976.Conta a história de Bocão (Misterjaw), um tubarão e do seu amigo, o Peixe-Gato (Catfish). Bocão adora assustar as pessoas usando sua terrível fama de mau. Bocão só tem medo de Fred-sem-medo (Fred Fearless).
Este mesmo desenho teve uma redublagem e os nomes dos personagens foram alterados. O Peixe-Gato passou a se chamar Bagre e Bocão ficou sem nome, apenas chamado de "Chefe" pelo Bagre.
Bombom e Maumau
Roland and Rattfink (no Brasil: Bom-Bom e Mau-Mau) é uma série de desenho animado, criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises. Estreou nos EUA em 18 de Dezembro de 1968.Conta a história de Bom-Bom, um rapaz bondoso, gentil e educado, sempre vestido de branco e de Mau-Mau, invejoso, vestido de preto e armando confusão para Bom-Bom. No final Mau-Mau sempre se dá mal.
Tem como moral o famoso dito que "O bem sempre vence no final".
Crane, a Cegonha Perna Fina
Crane, a cegonha perna fina (Crazylegs Crane, no original em inglês) é um desenho de animação, criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises. Estreou nos EUA em 9 de setembro de 1978.[
Conta a história de Crane, uma cegonha atrapalhada, que sempre se machuca quando vai aterrissar, e de seu filho, que morre de vergonha do pai. Nas histórias, ele tem com missão capturar um animal conhecido como Dragonave, que cospe fogo. Mas tem vezes que eles também ficam juntos.
Era um personagem secundário no desenho de Toro e Pancho, mas depois, com o sucesso, acabou ganhando uma série própria.
A Formiga e o Tamanduá
A Formiga e o Tamanduá (The Ant and the Aardvark, no original em inglês) é um desenho de animação, criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises e lançado pela United Artists. Estreou nos EUA em 5 de Março de 1969.Teve um total de 17 episódios
É a história de um aardvark azul sempre perseguindo uma formiga vermelha, mas nunca conseguindo ter sucesso. Embora o protagonista do desenho seja um porco-da-terra (ou Aardvark), na versão brasileira do desenho ele aparece como um tamanduá, talvez pelo fato deste mamífero ser mais conhecido no país. O aardvark é um mamífero africano cuja alimentação é basicamente composta por cupins e formigas.
Os episódios tinham em média 6 minutos de duração.
Toro e Pancho
Tijuana Toads (no Brasil: Toro e Pancho) é uma série de desenho animado estadunidense que foi produzida de 1969 a 1972 pela DePatie-Freleng Enterprises e pela United Artists. A série contava a história de dois sapos chamados Toro e Pancho que sempre viviam confusões e aventuras ao longo de cada um dos episódios. O desenho teve um total de 17 episódios.A Cobrinha Azul
The Blue Racer (no Brasil: A Cobrinha Azul) é uma série de desenho animado produzido pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises entre1972 e 1974.
O personagem que dá título à animação foi baseado em um réptil que vive nos Estados Unidos famoso pela velocidade em que ataca sua presa.
O desenho mostrava o dia-a-dia e as dificuldades da Cobrinha Azul ("a cobra mais rápida do Hemisfério Norte", segundo ela mesma) em capturar sua refeição. Seu principal alvo era o Besouro Japonês (Japanese Beetle), faixa preta em karatê e comedor de flores que sempre complicava a vida da cobrinha. Além de sofrer nas mãos do inseto, a cobra ainda era obrigada a ouvir uma irritante melodia entoada pelo estereotipado personagem oriental: "toli-toli-toláááá, a cobla ficou lááááááááá". Ambos os personagens tinham aparecido antes, em episódios de Tijuana Toads.
No Brasil, o desenho foi exibido pela TV Tupi nos anos 70 e pela TVS (atual SBT) nos anos 80.
Hoot Kloot
Hoot Kloot (no Brasil: Xerife Hoot-Kloot) é uma série de desenho animado, criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises. Estreou nosEUA em 19 de Janeiro de 1973.
O desenho é sobre o Xerife Hoot Kloot e seu cavalo manco, Molenga. Embora pareça durão e ter pose de herói, os bandidos roubam tudo o que querem, bem na sua frente.
O Poderoso Cachorrão
The Dogfather (no Brasil: O Poderoso Cachorrão) é uma série de desenho animado produzido pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprisesentre 1974 e 1976.É uma versão em série de animação do filme clássico de Francis Ford Coppola, "O Poderoso Chefão". Uma gangue de cachorros atrapalhados, chefiados pelo Poderoso Cachorrão, que é uma caricatura do personagem do filme, interpretado por Marlon Brando.
O Inspetor
O Inspetor é um desenho de animação, criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises. Foi criado a partir do enorme sucesso da Pantera cor-de-rosa e tem como personagem principal, um inspetor da polícia francesa, a Sureté, extremamente atrapalhado. Baseado no personagem Inspetor Clouseau, interpretado por Peter Sellers no filme da A Pantera Cor-de-rosa.
Também possuía a mesma música famosíssima, composta por Henry Mancini, título da "Pantera".
Os episódios tinham cerca de 7 minutos de duração.
Já no primeiro episódio surgem várias referências a um famoso diamante (Pantera cor-de-rosa) e a um famoso personagem da vida real (Charles de Gaulle).
A Pantera Cor de Rosa
A Pantera Cor-de-Rosa (The Pink Panther Show, no original em inglês) foi um desenho de animação criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises. Estreou nos EUA em 18 de dezembro de 1964.
A Pantera Cor-de-Rosa foi um personagem criado para fazer apenas uma introdução ao filme Pantera Cor-de-Rosa, de Blake Edwards, comPeter Sellers. O filme é sobre o roubo de um diamante cuja característica ímpar é possuir uma imagem de uma pantera, cor-de-rosa, no seu interior. O sucesso foi tão grande com crítica e público que, de personagem coadjuvante, passou a principal. Começou a ter uma série animada própria no ano de 1964 e teve mais de 100 episódios no total, tornando-se um dos personagens mais queridos da televisão e quadrinhos.
A Pantera não se comunica verbalmente, apenas através de mímica. Sempre seguida pela famosa trilha de Henry Mancini.
Ficha Técnica
- Distribuição: United Artists
- Direção: Friz Freleng
- Produção: David H. DePatie e Friz Freleng
- Animação: Don Williams, Bob Matz, Norm McCabe, LaVerne Harding
- Roteirista: John W. Dunn
- Data de estreia: 18 de dezembro de 1964
- Colorido
Exibição no Brasil
O desenho estreou no Brasil sendo exibido pela extinta TV Tupi, no Rio de Janeiro, São Paulo e no resto das afiliadas de Rede Tupi de Televisão. Período 1973 a 1978. De 1979 á 1981 foi exibida na Tv Record. A Partir de 1982 a série foi exibida pela extinta TVS, atual SBT e era exibida na faixa nobre da emissora ás 21h15. Em 1985 o desenho foi exibido no programa do palhaço Bozo. Em 1986 o desenho chegou á ser transmitido aos domingos ás 09h00 mas também continuou passando na faixa nobre de segunda á sexta ás 21h15. A partir de 1988, A Pantera Cor de Rosa foi exibida dentro do programa Show Maravilha da apresentadora Mara Maravilha até o ano de 1990. No inicio da década de 1990 passou para a Globo onde começou a ser exibida no Xou da Xuxa. Depois disso após alguns anos fora do ar, foi transmitida em 1998, novamente na Record no programa Eliana & Alegria, e em seguida em 1999, na Globo pelo programa Angel Mix da apresentadora Angélica, onde foi exibida até meados dos anos 2000, o desenho retornou ao SBT por volta de 2002 quando começou a passar no Bom Dia e Cia, agora com apresentação de Jackeline Petkovic e posteriormente por Jéssica e Kauê que exibiam também "Os Filhos da Pantera Cor de Rosa", nessa fase até o ano de 2005 também foi exibida no programa Sabado Animado. Em 2008 a Record então comprou em definitivo o desenho e o exibiu até 2009, dentro da serie de desenhos animados Record Kids, quando deixou a grade da Record substituído pela série Todo Mundo Odeia o Chris.
Em 2015 a TV Cultura anuncia a exibição após 5 anos com estreia em 12 de outubro, no dia da criança,com 4 temporadas totalizando 82 episódios .As exibições na cultura acontecem atualmente de segunda à sexta, às 19h45. Aos sábados, às 19h40. O programa está sendo exibido na íntegra, ou seja, com abertura e episódios de O Inspetor e A Formiga e o Tamanduá.
O desenho já passou pelos canais fechados Cartoon Network de 2002 a 2004, Boomerang de 2004 a 2006, no Tooncast a partir de 2010 e noTCM entre 2014 e 2015. A versão da Pantera Cor-de-Rosa falando, criada nos anos 1990, foi transmitida pela Rede Globo em meados dos anos 2000.
Henry Mancini
Henry Mancini, nascido Enrico Nicola Mancini, (Cleveland, 16 de abril de 1924 — Beverly Hills, 14 de junho de 1994) foi um compositor, pianista e arranjador americano. Dono de um apuro estético muito sofisticado no arranjo de suas músicas e tendo sido um melodista excepcional, ele é melhor lembrado como sendo um dos mais conhecidos compositores de trilhas sonoras para a televisão e o cinema, ganhando um número considerável de prêmios Grammy (incluindo um em reconhecimento em 1995).
Nascido numa família ítalo-americana, Mancini nasceu em Cleveland, no Estado de Ohio e cresceu em West Aliquippa, na Pensilvânia. O pai de Henry era um exímio flautista, e o filho rapidamente começou a tocar flauta e piano. Henry Mancini começou a estudar Arranjo e Composição na famosa Juilliard School of Music, em Nova York (em 1942), e mais tarde fez especialização em Música para o Cinema com mestres do porte do compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco.
Apesar de ter sido colocado no Exército durante a Segunda Guerra Mundial, Mancini conseguiu trocar da infantaria para a banda, tornando-se o arranjador e pianista da Orquestra deGlenn Miller. Mais tarde, Mancini foi contratado por Tex Beneke, um saxofonista de Glenn Miller que anos depois da II Guerra Mundial, com o misterioso desaparecimento de Miller num ataque aos aviões das tropas aliadas no Canal da Mancha, praticamente continuou o legado do grande band leader, tornando-se então o líder da nova formação da The Glenn Miller Orchestra, em 1946.
Mancini conheceu sua futura esposa, Ginny O'Connor, numa audição para a banda de Tex Beneke, onde ele era o pianista, em Los Angeles. Com Ginny O'Connor, Mancini teve três filhos: Christopher e as gêmeas Felice e Monica.
Houve o período em que Mancini tocava à noite, em Los Angeles, antes de ser contratado por algum estúdio cinematográfico. Começou a compor para o Cinema, quando entrou para aUniversal City Studios, na década de 50, em que arranjou e regeu música para filmes como "Creature from the Black Lagoon", e "The Glenn Miller Story" (mais conhecido no Brasil como"Música e Lágrimas"), que valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora para Mancini e os músicos comandados por Joe Gershenson, na Universal, em 1954.
Com uma vida praticamente toda dedicada à arte, à divulgação e ao ensino do melhor da Música popular, Henry Mancini morreu aos setenta anos de câncer no pâncreas, em Beverly Hills,Los Angeles, na Califórnia, em junho de 1994.
O Henry Mancini Institute foi fundado em 1996, na Califórnia, dois anos depois de sua morte, para a manutenção do ensino da Música, com o qual o maestro e compositor sempre foi identificado, porém fechou as portas em 2000, por impossibilidade de continuar seus trabalhos.
As composições pelas quais Henry Mancini é mais conhecido incluem Moon River (a canção tema do filme de 1961 dirigido por Blake Edwards Breakfast at Tiffany's/Bonequinha de Luxo) e os temas dos filmes A Pantera Cor-de-Rosa (direção de Blake Edwards) e Charada de 1963(direção de Stanley Donen), bem como o tema do famoso Pássaros Feridos, minissérie de 1983, exibida no Brasil pelo SBT desde 1985.
Alguns cineastas para quem Henry Mancini compôs trilhas: Paul Newman (Sometimes a Great Notion, The Glass Menagerie), Howard Hawks (Hatari!), Vittorio de Sica (The Sunflower / Os Girassóis da Rússia), Norman Jewison (Gaily, Gaily), Martin Ritt (The Molly Maguires / Ver-te-ei no Inferno), George Roy Hill (The Great Waldo Pepper) e muitos outros. Para Stanley Donen, Mancini compôs as trilhas de Charade / Charada, Arabesque e Two For the Road / Uma Estrada para Dois.
A atriz Audrey Hepburn trabalhou em quatro filmes com trilha composta por Henry Mancini: Bonequinha de Luxo / Breakfast at Tiffany's, Charada / Charade, Uma Estrada para Dois / Two For the Road e Um Clarão nas Trevas / Wait Until Dark (este último dirigido por Terence Young).
É de Henry Mancini as aberturas de séries televisivas como Acredite Se Quiser (Believe It or Not), Os Detetives/(NBC Mistery Movie) e Remington Steele ("Jogo Duplo", como foi batizado no Brasil), entre muitas outras.
Também é muitas vezes creditado pela composição de trilhas sonoras de filmes de Charlie Brown e Sua Turma, em particular o tema "Linus and Lucy". Mas na verdade estas canções foram compostas e tocadas por outro pianista de jazz, Vince Guaraldi. Grande parte do trabalho de Mancini pode ser classificado no gênero easy listening.
Henry Mancini também o compositor da trilha para os desenhos animados de longa-metragem Tom & Jerry - O Filme, de 1993 (MGM) e O Ratinho Valente, dos Estúdios de Walt Disney, em 1986.
Infan TV
Wikipédia

















Comentários
Enviar um comentário