Como surgiu o Papai Noel?

São Nicolau de Mira, dito Taumaturgo, também conhecido como São Nicolau de Bari, é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. É o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados seus restos.
O dia 6 de dezembro do ano de 350 é a data da morte de São Nicolau de Mira na Turquia,  um bispo que ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Devido à sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos, foi santificado pela Igreja Católica e tornou-se um símbolo ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus. São Nicolau é considerado um dos santos mais conhecidos da cristandade.
É aceito que São Nicolau, seja proveniente de Patara, na Ásia Menor (Turquia), onde teria nascido na segunda metade do século III, e falecido no dia 6 de dezembro de 350. Sob o império de Diocleciano, Nicolau foi encarcerado por recusar-se a negar sua fé em Jesus Cristo. Após a subida ao poder de Constantino, Nicolau volta a enfrentar oposição, desta vez da própria Igreja. Diante de um debate com outros líderes eclesiásticos, Nicolau levanta-se e esbofeteia um de seus antagonistas. Isso o impede de permanecer como um líder da Igreja. Nicolau, porém, não se dá por vencido e permanece atuante, prestando auxílio a crianças e outros necessitados.

A ele foram atribuídos vários milagres, sendo daí proveniente sua popularidade em toda a Europa e sua designação como protetor dos marinheiros e comerciantes, santo casamenteiro e, principalmente, amigo das crianças. De São Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, há um grande número de relatos e histórias, mas é difícil distinguir o que é autêntico e o que são lendas, que germinaram sobre este santo, cuja imagem foi tardiamente relacionada e transformada no ícone do Natal, chamado de Papai Noel  ou Pai Natal um velhinho corado de barba branca, trazendo nas costas um saco cheio de presentes. Nos Estados Unidos e Canadá e na maior parte dos países da língua anglófona é conhecido como Santa Claus, Father Christmas ou St. Nicholas.
É tido como acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes, o primeiro santo da igreja a se preocupar com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.
Algumas Igrejas Ortodoxas, como a Igreja Ortodoxa Russa, o honram com a celebração litúrgica do último domingo do ano no calendário juliano. Os cristãos de ritos copta católicos e ortodoxos e de rito bizantino lhe dedicam grande relevância e a celebração de sua vida pastoral tem grande destaque. Os calendários romano e bizantino celebram o seu dia como sendo a 6 de dezembro.
Sua devoção difundiu-se na Europa quando as suas relíquias, roubadas de Mira por 62 soldados de Bari, e trazidas a salvo subtraindo-as aos invasores turcos, foram colocadas com grandes honras na catedral de Bari a 9 de maio de 1087. As relíquias eram precedidas pela fama do suposto "taumaturgo" ("fazedor de milagres") e pelas diversas lendas que cercavam sua figura, proporcionando o aumento sua fama.
Conta-se que teria conseguido converter hereges que querendo saquear a sua igreja, lá encontrando hóstias consagradas, e, ao tocá-las, elas viraram pão. A mais famosa destas lendas conta que uma família muito pobre não tinha como custear o "dote" para casar as suas filhas. O bispo Nicolau, à noite, jogou um saco de moedas de ouro e prata para ajudar a pagar o referido "dote". A São Nicolau é atribuído o dom de ressuscitar crianças em sua região (Mira), hoje a localidade de Demre na Turquia. Muitas são as histórias sobre supostas aparições suas; a mais famosa foi no Natal de 1583, na Espanha, quando atendendo às orações de algumas senhoras, teria auxiliado para que nenhum pobre deixasse de receber o seu pão bento. Os pobres, ao serem perguntados sobre a quem lhes teria dado alimento em meio a um "tão pesado inverno", estes teriam dito que foram socorridos por "um senhor de feições muito serenas e mãos firmes".
São estas lendas religiosas e a sua iconização, que fazem Nicolau de Mira ser muito conhecido, mas são também a razão de não se ter uma visão clara sobre a vida do mesmo. São Nicolau é igualmente padroeiro dos estudantes. E nessa condição é cultuado em Guimarães, Portugal. Pelo menos desde 1664 (ano da construção da Capela de São Nicolau) que existem indícios da realização das festas em sua honra, pelos estudantes daquela cidade, também chamados de nicolinos. Estudantes que pouco mais tarde, em 1691, constituíram a Irmandade de São Nicolau, nessa data tendo aprovado os seus estatutos.
Em honra a São Nicolau, padroeiro dos estudantes, realizam-se em Guimarães as Festas Nicolinas, uma das mais antigas celebrações académicas do Mundo, que têm início no dia 29 de Novembro e têm como seu dia mais importante, precisamente o dia 6 de Dezembro (antigo dia dedicado a São Nicolau, por ser o dia do seu falecimento), em que se realizam as Maçãzinhas, número nicolino claramente inspirado na lenda de São Nicolau que salvou as filhas de um estalajadeiro.
O culto de São Nicolau é próprio dos países da Europa Central, conhecendo em Guimarães (Portugal), também a sua implantação na Península Ibérica.
São Nicolau morreu muito velho em meados do século IV, mas com a morte dele, a sua ajuda não cessou. Durante mais de 1500 anos ele dá a sua rápida ajuda a todos, que rezam à ele. Os testemunhos da ajuda dele constituem uma vasta literatura e o amor da gente ortodoxa aumenta a cada dia.

Assim que surgiu a figura do Papai Noel, o curioso é que a roupa do Papai Noel ficou vermelha graças à Coca-Cola, que na época queriam comercializar, e a partir daí é que vimo o Papai Noel de vermelho.










Kurt Russel vira Papai Noel

Filmes de Natal são uma instituição hollywoodiana. Tanto que podem ser considerados um gênero por si só, com características específicas que os diferenciam de outras produções. Não basta se passar durante as comemorações de fim de ano na América do Norte, é preciso uma dose cavalar de sentimentalismo e a ilusão de que o espírito natalino é capaz de superar toda e qualquer adversidade. Crônicas de Natal, produção da Netflix estrelada por Kurt Russell, segue perfeitamente essa receita. Após causar um acidente com o trenó do Papai Noel, os irmãos Kate e Teddy embarcam em uma noite alucinante para tentar salvar o Natal.
O roteiro de Crônicas de Natal é bem rotineiro: as crianças se envolvem com o Papai Noel, embarcam nuca confusão atrás da outra, precisam resgatar objetos e correr contra o tempo, e ao longo da jornada aprendem lições sobre a importância do Natal e acreditar em si mesmo. Além disso, os jovens Lewis e Camp são inexpressivos e não conseguem realmente cativar. O filme é bem produzido, mas os efeitos em computação gráfica são meio irregulares – a cena do voo no trenó é bem feita e apresenta um ótimo e potente trabalho sonoro, mas em algumas cenas com as renas o chroma key não convence e os elfos do Papai Noel parecem figuras de desenho animado, em nenhum momento convencendo o espectador de que estão mesmo coexistindo dentro do cenário com os atores de carne e osso.
O astro do filme acaba sendo mesmo Russell, que demonstra estar se divertindo e por conseguinte, diverte o espectador. O timing do ator é impecável nas diversas tiradas do Papai Noel – o comentário dele “fake news” é o momento mais hilário do longa – e numa cena ele até canta num número musical rock’n’roll com a participação do Steven Van Zandt, famoso pelo seu papel no seriado Família Soprano e por tocar na banda do Bruce Springsteen. Nessa cena, o divertido Russell até aproveita para incluir na sua atuação pequenas lembranças do Elvis, o qual ele também interpretou num velho telefilme sob a direção do seu amigo Carpenter.
Produtor Chris Columbus – “Kurt é definitivamente o Papai Noel. Carismático, duro quando é preciso e dono de um humor ácido. Estamos muito animados para o público ver sua performance nas telas e esperamos que Crônicas de Natal se torne um clássico”.
Diretor Clay Kaytis – “Ninguém melhor que Kurt Russel para dar vida à uma versão carrancuda, carismática e hilária do Papai Noel. Desde nossa primeira reunião ele se dedicou totalmente ao personagem – e cultivou uma barba impressionante durante o processo. É um sonho se tornando realidade trabalhar com Kurt e criar o que acredito ser a definição do Papai Noel para as próximas gerações”.

Papai Noel vai enfrentar o Conde Drácula nos Quadrinhos

Um encontro histórico será lançado em outubro nos EUA: Papai Noel contra o Conde Drácula. A publicação da Scout Comics colocará vampiros contra elfos, Lobisomens contra Renas e o Frankenstein contra os Bonecos de Neve. Quando o Conde Drácula, Igor, Mr. Hyde e as forças das trevas invadem o Polo Norte para roubar a habilidade do Bom Velhinho de entrar em qualquer casa, Papai Noel e Jack Frost e todas as forças do Natal são forçadas a defender sua casa.
Ed Power escreve o roteiro e Melissa Dejesus desenha. Serão aproximadamente 168 páginas.











Finlândia Brasileira

Sim ela existe, em Penedo, na Serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro e o clima de Natal é constante o ano todo porque é lá que  fica a casa oficial do Papai Noel no hemisfério Sul, dentro de uma área chamada de Pequena Finlândia.
Pois é, essa história curiosa de Finlândia e Papai Noel em plena serra do Rio de Janeiro começou com a chegada dos finlandeses, em 1929, e tinham o objetivo inicial de criar uma comunidade vegetariana no Brasil, um paraíso tropical, liderado pelo finlandês Toivo Suni. Ao longo dos anos, esses imigrantes chegaram por aqui e foram viver numa fazenda, a Fazenda Penedo, tornando a cidade a única colônia finlandesa no Brasil. E também o governo brasileiro da época queria europeizar o Brasil, pois era considerado terra de índio.
A Pequena Finlândia, é nada mais do que um shopping a céu aberto, com diversas lojas de artesanato, comida, bebida e arte, além da Casa do Papai Noel Casa do Papai Noel dentro da Pequena Finlândia acaba no fim sendo a maior atração do local, com sala, cozinha e quarto onde mora o bom velhinho e fica aberta o ano todo. As crianças adoram! Fomos em Dezembro para Penedo e o clima de Natal já comum na cidade, estava ainda maior, com árvore de Natal e decorações típicas por todos os lados.

Fonte: 



São Nicolau
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Nicolau

Comentários