De pedaticum, outro derivado do Latim pedis; significava, originalmente, o direito de pôr o pé, de pisar em determinado lugar, e correspondia à taxa cobrada sobre pessoas, animais ou mercadorias para passar por uma ponte ou por uma estrada. No Italiano, entrou como pedaggio. Assim como o péage do Francês, nós também temos a forma peagem, pouco usada. O sentido primitivo foi esquecido e hoje só se cobra pedágio de veículos motorizados.
A palavra "pedágio" remete ao latim pes, "pé". Em português, temos "peagem", registrada pelo dicionário mas fora de uso. O sentido primitivo foi esquecido e hoje a cobrança de pedágio é feita apenas sobre veículos motorizados. A rigor, deveríamos então falar em "motorágio"?
Há, certamente, mais interesses neste caso do que sonha a nossa vã filosofia. Entretanto, o assunto pedágio precisa realmente ser discutido com mais profundidade. A comparação, feita pelo próprio governador, faz sentido – por que um trecho de pouco mais de cem quilômetros, entre Curitiba e Paranaguá, tem pedágio custando R$ 12,50, e o trecho de quase 300, entre Curitiba e Florianópolis, “custa” R$ 2,00 para um veículo pequeno?
Se o problema está nos contratos, no acerto anterior entre governo e concessionárias, é uma história que precisa ser devidamente explicada. O que não pode é haver uma discrepância tão brutal entre os valores do pedágio. Os motoristas, principais atingidos pela situação, não têm como entender – e nem devem, pois não é obrigação de ninguém conhecer a fundo planilhas de custos e contratos de cessão. Isso é obrigação dos agentes públicos, que precisam sempre evitar que se lese o contribuinte.
Só que na base do grito nada se resolve. O governo precisaria montar uma estratégia que trouxesse a sociedade para seu lado, para que juntos fosse feita a pressão que mudasse esta situação. Mas, com sua truculência, o governador só afasta quem poderia estar apoiando, e não consegue atingir seu objetivo – e, sequer, minorar o impacto do pedágio na economia do Paraná.
Fonte:
Tribuna
Palavras e Origens
Dicionário Etimológico
Comentários
Enviar um comentário