A História da Golden Harvest

Golden Harvest é uma empresa de produção, distribuição e exibição de filmes com sede em Hong Kong. Ele dominou as vendas de bilheteria de Hong Kong das décadas de 1970 a 1980] e teve um papel importante na introdução de filmes de Hong Kong no mercado ocidental, especialmente os de Bruce Lee (Concord Production Inc.), Jackie Chan e Sammo Hung.
Raymond Chow ao lado de Bruce Lee
Nomes notáveis ​​da empresa incluem seus fundadores, os veteranos produtores de filmes Raymond Chow e Leonard Ho. Chow e Ho eram executivos do principal estúdio de Hong Kong, Shaw Brothers, mas foram embora em 1970 para formar seu próprio estúdio. Eles conseguiram adotar uma abordagem diferente do modelo Shaw altamente centralizado. A Golden Harvest contratou produtores independentes e deu aos talentos salários mais generosos e maior liberdade criativa. Alguns cineastas e atores de Shaw Brothers desertaram. Mas o que realmente colocou a empresa no mapa foi um acordo de 1971 com o futuro superstar de artes marciais Bruce Lee com o filme The Big Boss, depois que ele recusou o contrato-padrão de baixo salário oferecido pelos Shaws.
Em 1973, a Golden Harvest iniciou uma coprodução pioneira com Hollywood para o filme em inglês de Bruce Lee, Enter the Dragon, um sucesso mundial feito com o estúdio da Warner Brothers e a Concord Production Inc.

Após a morte de Lee, a Golden Harvest obteve sucesso com as comédias dos irmãos Hui, como Games Gamblers Play (1974), The Last Message (1975), The Private Eyes (1976), The Contract (1978) e Security Unlimited (1981).
A Golden Harvest substituiu a Shaw Brothers como o estúdio dominante de Hong Kong no final dos anos 70 e manteve essa posição nos anos 90. O seu maior trunfo durante anos foi que, desde os anos 80 até muito recentemente, produziu quase todos os filmes de Jackie Chan. A Golden Harvest também produziu vários filmes com Jet Li e Donnie Yen. Golden Harvest também produziu The Cannonball Run e a trilogia Teenage Mutant Ninja Turtles nos Estados Unidos.
Em 1992, a Golden Village, uma joint venture 50:50 entre a Golden Harvest e a Village Roadshow da Austrália foi criada para desenvolver e operar cinemas modernos e multiplex em Cingapura. Em 1993, a Golden Harvest vendeu sua biblioteca de filmes para a Star TV.
A Golden Harvest foi listada na Bolsa de Hong Kong em 1994.
A atividade da Golden Harvest diminuiu desde a morte de Leonard Ho, em 1998. Em 2003, eles deixaram de fazer filmes para se concentrar no financiamento, distribuição e gerenciamento de filmes em Hong Kong e na China Continental.

Em 2004, Li Ka-shing e EMI se tornaram acionistas da empresa. Em 2007, Raymond Chow vendeu a empresa ao empresário chinês Wu Kebo, dono do Orange Sky Entertainment Group, com sede na China. No início de 2009, a Golden Harvest se fundiu com a Orange Sky e foi renomeada para Orange Sky Golden Harvest. De 2009 a 2011, foi operado por Kelvin Wu King Shiu, que se tornou o CEO da empresa. Naquela época, a Golden Harvest anunciou seu relançamento e visualizou um novo trailer para filmes em 2010.
Em outubro de 2017, a Golden Harvest adquiriu os outros 50% da Golden Harvest de seu parceiro de joint venture, Village Roadshow, e, portanto, detendo a propriedade total da Golden Village. Isso ocorreu após uma oferta prévia do mini-conglomerado de mídia MM2 Asia, de Cingapura, para adquirir a participação do Village Roadshow em junho de 2017, uma vez que o Village Roadshow não conseguiu garantir a aprovação da Golden Harvest. Não se sabe se o nome do Village será retirado do Golden Village como resultado da aquisição.
A Orange Sky Golden Harvest possui cinemas não apenas em Hong Kong, mas também na China Continental, Taiwan e Cingapura. A maioria destes são empreendimentos conjuntos. A Golden Village, agora de propriedade integral da Orange Sky Golden Harvest, era uma antiga joint venture com a Village Roadshow, responsável pela operação dos cinemas Gold Class e do primeiro multiplex da Ásia.
Na Malásia, o grupo foi fundamental na formação das duas maiores cadeias de cinema do país: Golden Screen Cinemas, uma joint venture com o PPB Group da Malásia, que comprou a participação da Golden Harvest por propriedade total, e a TGV Cinemas (antiga Tanjong Golden Village), uma joint venture com Tanjong, da Malásia, e Village Roadshow, da Austrália, tendo o primeiro adquirido as demais participações acionárias.

Fonte:
Wikipédia

You Tube

Adoro Cinema

Comentários