Tokusatsu

Tokusatsu (特撮, Tokusatsu) é uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei(特殊撮影), traduzida como "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróisproduzidos no Japão com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando várias técnicas como a pirotecniacomputação gráficamodelismo, entre outras, para simular performances deartes marciaissuperpoderesmagiaarmas de energia dirigidamechas, etc.

A História


Após o final da 2ª Guerra Mundial com a vitória dos Aliados em 1945, houve uma enorme expansão nacionalista iniciada pelos Estados Unidos, que aumentou consideravelmente a criação, divulgação e produção de heróis que exaltavam tal ideal, como Superman, Mulher Maravilha e Capitão América, entre outros. Acredita-se que o Japão, temendo que essa invasão de heróis ocidentes advindos da "nação da liberdade" (um manto sob o qual cobriam-se os heróis norte-americanos) se alastrasse pelo seu território, resolveu iniciar os primeiros projetos de criação de seus próprios "heróis". As primeiras produções tokusatsu de que se tem notícia foram os longa-metragens do monstro Godzilla (produzidos pela Toho), que fizeram muito sucesso na década de 50. Em 1958, a Toei Company deu início à produção do primeiro super-herói japonês da história: Gekko Kamen (traduzido como Máscara Luar). A partir de então, o gênero começa a abranger também as séries televisivas e produções cinematográficas de super-heróis. Nos anos 60, o gênero passa por uma grande "onda", desencadeada pelas novas tecnologias da época (principalmente pela televisão a cores), num período em que a produção de heróis aumentou consideravelmente e diversas produtoras engajavam-se na criação de novas e variadas produções.

Em 1966, pelas mãos de Eiji Tsuburaya, surge Ultraman, herói que revolucionou o conceito de tokusatsu e desencadeou uma das maiores ondas produtivas, iniciando o sucesso dos chamados Kyodai Heroes (heróis gigantes), que invadiram a televisão japonesa até meados dos anos 70. Anos mais tarde, em 1971, a série Kamen Rider, do famoso mangaká Shotaro Ishinomori, ganha uma adaptação para a televisão, tornando-se um dos maiores sucessos da época e também "abrindo" uma nova frlanquia que, de certa forma, mostrava-se como uma antítese ao "modelo" dos heróis gigantes. Em 1975, estréia a série Himitsu Sentai Goranger ("Esquadrão Secreto Goranger"), que abre uma nova vertente no tokusatsu: o gênero Super Sentai (então chamado simplesmente de "Sentai"), que também fez grande sucesso e tornou-se uma franquia independente.
Ao longo do tempo, o gênero tokusatsu aumentou de forma considerável sua abrangência: atualmente, contempla não apenas as séries e filmes de super-heróis produzidas anualmente, mas também outras produções anteriormente não abrangidas (como as adaptações live-action de mangás ou animes, por exemplo).

Produtoras
Atualmente, quatro produtoras japonesas se destacam na produção de tokusatsus, apesar de existirem outras que também produzem o gênero, porém em número limitado. A supremacia da Toei é notável em relação a empresas menores, como a Toho ou a Takara, em razão de sua riqueza de subsídios e quantidade de patrocinadores, o que traz mais aprimoramentos aos projetos das séries.
  • Toei Company: Maior produtora de televisão do Japão, é responsável por mais de 70% da produção de tokusatsus e criadora das franquias Kamen Rider, Super Sentai e Metal Hero.
  • Tsuburaya: Criada por Eiji Tsuburaya (considerado um mago da televisão no país), produz a franquia Ultraman, considerado o segundo super-herói mais popular do Japão. Também já produziu outras séries como Denkou Choujin Gridman.
  • Toho: Responsável pelos filmes do Godzilla, pelas séries CybercopsGuyferd e pela trilogia Chouseishin (GransazerJustiriser e Sazer-X).
  • P. Productions: Foi responsável por séries como Vingadores do Espaço, Spectreman, Kaiketsu Lion Maru, Fuun Lion Maru, Tiger Seven e Denjin Zaborger. Atualmente a produtora está extinta.
  • Senkousha & Nihon Gendai Kikaku produziu as series Príncipe Planeta, Esper, Silver Kamen, Iron King e Super Robô Red Baron . Atualmente a produtora está extinta .
  • Takara: Inicialmente uma produtora de brinquedos e outras variedades (concorrendo diretamente com a Bandai), hoje possui um núcleo que produz tokusatsu em parceria com outras empreendedoras, sendo responsável pela série Madan Senki Ryukendo e pela franquia Tomica Hero Series (Tomica Hero Rescue Force e sua continuação, Tomica Hero Rescue Fire).


Gênero
As séries tokusatsu são divididas em grupos ou franquias nos quais cada um possui suas peculiaridades. São elas: Kamen Rider, Sentai/Super Sentai, Metal Hero, Ultraman, Henshin Hero,Kyodai Hero e Kaiju.

Exibidos no Brasil

O tokusatsu chegou ao Brasil em 1964, com a exibição de National Kid pela Rede Globo (TV Paulista, na época), pela TV Rio e pela Rede Record. A série foi um sucesso de público (ao contrário de seu país de origem, em que foi um fracasso): porém, com a ditadura militar da época, a série foi submetida à censura prévia e posteriormente cortada. E ainda nos anos 60 viriam dar as caras na TV Brasileira mais series japonesas como Vingadores do Espaço ( TV Bandeirantes ),Ultra Q ( TV Bandeirantes ), Ultraman ( TV Bandeirantes ),Príncipe Dinossauro(TV Bandeirantes ) e depois exibido na TV Record no começo da década seguinte.
Nos anos 70, seria exibida a serie Esper na TV Gazeta e Ultraman agora na Rede Tupi e mais duas series da família Ultra, Ultraseven e O Regresso de Ultraman fizeram sucesso ao serem exibidos nesta emissora já extinta. Além deles, séries como Vingadores do Espaço e Robô Gigante também foram exibidas com sucesso por essa emissora.
No começo da década de 80, vieram Spectreman exibido na TV Record e depois pela TVS . A partir do fim da década, chegam ao Brasil: Jaspion e Changeman, através um investimento arriscado do empresário Toshihiko Egashira em parceria com a Rede Manchete. Ao contrário do que se pensava, as séries obtiveram um enorme sucesso, gerando uma explosão do gênero de super-heróis japoneses no Brasil, abrindo as portas do mercado para a vinda de novas séries e a venda de produtos e brinquedos. Por conta disso, a segunda metade dos anos 80 e a primeira metade dos anos 90 foram marcadas por essa "onda" de super-heróis japoneses na televisão. Isso se deu até meados dos anos 90, quando o gênero tornou-se cada vez menos explorado até desaparecer da televisão quase que por completo no início dos anos 2000.
Na primeira metade da década de 2000, a série Kamen Rider Kuuga chegou a ser adquirida pela empresa DaLicença (a mesma licenciadora que trouxe animes como Dragon Ball ZCard Captor Sakura e outros), mas não houve interesse das redes de televisão em exibi-la. Além disso, há rumores de que cinco séries (BiomanLivemanTurboranger , Exceedraft e Robô Investigador Janperson ) foram adquiridas por empresas brasileiras ainda na década de 90, mas não chegaram a ser exibidas.
Segundo Egashira, antigo dono da Everest Vídeo (e posteriormente Tikara Filmes), o sucesso do gênero tokusatsu fez com que muitas empresas, tais como a Oro Filmes, a falida Top Tape e a extinta Globo Video, também se interessassem pelo filão, o que acabou saturando o mercado e o público-alvo com o passar do tempo. Além disso, um fator apontado como causa para o desgaste do gênero no país foi a massiva exploração comercial sobre esse tipo de seriado a partir dos anos 90, o que, a longo prazo, acabou "dissipando" o interesse no gênero, não mais considerado como algo "inovador" e, dessa forma, perdendo seu potencial econômico.
Power Rangers
Algo digno de nota, ainda, é a "concorrência" com a franquia nipo-americana Power Rangers, criada por Haim Saban e que utiliza as cenas de ação das séries originais e as adapta para o público norte-americano. Sendo a franquia norte-americana, seus custos de aquisição, licenciamento comercial, tradução e dublagem se mostram muito mais baratos do que os das séries originais, de maneira que o investimento na adaptação — em detrimento da série original — seria economicamente mais seguro e lucrativo.

Em 2000, a Rede Record exibiu a série Ultraman TigaEm 2006, o filme Ultraman The Next foi lançado oficialmente no Brasil em DVD pela Impact Records. Em 2007, foi lançado o longa-metragem Ultraman Tiga - A Odisseia Final, pela mesma empresa. No dia 13 de setembro de 2008, o canal Cinemax exibiu o filme "Ultraman Mebius & Ultraman Brothers".

Em outubro de 2008, foi confirmada a aquisição da série Madan Senki Ryukendo pela RedeTV!. A série estreou em 13 de abril de 2009, no horário das 19:00. Apesar de muitos fãs terem criticado a dublagem (tirada da dublagem em espanhol), a série completou sua exibição até o final.
Em 2009, a empresa Focus Filmes, anunciou a compra dos direitos e o lançamento de três séries do gênero em DVD: JaspionChangeman e Jiraiya, todas exibidas pela Rede Manchete nas décadas de 80 e 90. As três séries foram lançadas em boxes no mesmo ano. Posteriormente, a empresa lançou a série Jiban, também clássico da Rede Manchete, completa em doisboxes. Em 2012 o canal de tv paga TCM reprisa uns filmes clássicos de tokusatsu, no canal passou Godzilla, Rodan, Mothra, The H-Man, The Manster e The Green Slime passaram no canal.
Entre 2014 e 2015, o serviço de streaming Crunchyroll exibe as séries Ultraman Leo, Ultraman 80, Ultraman Mebius, Ultraman Max e a recente Ultraman X, além disso, filmes da franquia foram distribuídos pela Focus Filmes e exibidos no canais da rede HBO.
Em Maio de 2015, o serviço de streaming Netflix anuncia que a aquisição das séries Jaspion, Changeman, Flashman, Jiban, Jiraiya, National Kid, Black Kamen Rider e a inédita Garo.
Em Julho do mesmo ano, a Editora JBC anunciou o mangá Ultraman, roteirizado por Eiichi Shimizu e ilustrado por Tomohiro Shimoguchi, publicado desde 2012 na revista Monthly Hero’s da editora Shogakukan, o mangá conta a história de um novo Ultraman, Shinjiro Hayata, filho de Shin Hayata, o Ultraman original.Entre setembro e novembro do mesmo ano, os cinemas doGrupo PlayArte exibem o "Festival Tokusatsu", uma parceria entre Grupo PlayArte, Sato Company e Focus Filmes, sendo exibidos as séries Jaspion, Jiraiya, Flashman, Jiban, e filmes das franquias Ultraman: Ultraman Mebius & 6 Irmãos Ultra – Yapool Ataca!, Ultraman Mebius & 8 Irmãos Ultra - A Grande Batalha Decisiva e Ultraman - O Filme: Mega Batalha na Galáxia Ultra, e Rurouni Kenshin: Samurai X - Rurouni Kenshin: O Filme, Samurai X - Rurouni Kenshin: O Inferno de Kyoto e Samurai X: O Fim de uma Lenda

  • Series exibidas
  • National Kid exibida pela TV Paulista ( atual TV Globo ), TV Record e Rede Manchete nesta ultima emissora redublado.
  • Vingadores do Espaço exibida pela TV Bandeirantes , Rede Tupi e TV Record .
  • Ultra Q exibida pela TV Bandeirantes .
  • Ultraman exibida pela TV Bandeirantes , Rede Tupi , TVS , Rede Manchete e Rede Brasil nestas duas ultimas a serie passou redublada .
  • Principe Dinossauro exibida pela TV Bandeirantes e TV Record .
  • Esper exibida pela TV Gazeta e TV Globo.
  • Ultraseven exibida pela Rede Tupi e TV Record .
  • Robô Gigante exibida pela Rede Tupi e TV Record .
  • O Regresso de Ultraman exibida pela Rede Tupi e TVS .
  • Spectreman exibida pela TV Record e TVS .
  • Jaspion exibida pela Rede Manchete , Rede Record , CNT e Rede Brasil .
  • Esquadrão Relâmpago Changeman exibida pela Rede Manchete , Rede Record , CNT e Rede Brasil .
  • Comando Estelar Flashman exibida pela Rede Manchete , Rede Record , CNT e Rede Brasil .
  • Jiban exibida pela Rede Manchete e Rede Brasil .
  • Jiraiya exibida pela Rede Manchete , Rede TV!, NGT e Rede Brasil .
  • Jaspion 2 - Spielvan exibida pela Rede Manchete .
  • Lion Man exibida pela Rede Manchete .
  • Lion Man Branco exibida pela Rede Manchete somente 13 episódios foram exibidos.
  • Winspector exibida pela Rede Manchete .
  • Cybercops exibida pela Rede Manchete e CNT .
  • Patrine exibida pela Rede Manchete .
  • Goggle V exibida pela Rede Bandeirantes , Rede Record .
  • Metalder exibida pela Rede Bandeirantes .
  • Machine Man exibida pela Rede Bandeirantes , Rede Record e NGT .
  • Sharivan exibida pela Rede Bandeirantes e Rede Record .
  • Gavan com o nome Space Cop exibida pela Rede Globo e TV Gazeta .
  • Bicrossers exibida pela Rede Globo e TV Gazeta .
  • Shaider como o nome Sheider exibida pela TV Gazeta e Rede Globo.
  • Kamen Rider Black exibida pela Rede Manchete .
  • Kamen Rider Black RX exibida pela Rede Manchete .
  • Defensores da Luz Maskman exibida pela Rede Manchete e Rede TV!.
  • Solbrain exibida pela Rede Manchete .
  • Ultraman Tiga exibida pela Rede Record .
  • Ryukendo exibida pela Rede TV!.

Eu ao lado do Jaspion

O termo tokufã foi criado para identificar fãs das séries no país.

Histórias em quadrinhos

Embora muitos personagens de tokusatsus tenham surgido ou tido versões em mangá, nenhuma dessas histórias originais haviam sido publicadas no país, o primeiro personagem a ter sua versão em quadrinhos foi Spectreman pela Bloch Editores, com histórias ilustradas por Eduardo Vetillo, a revista não possuía licença da P-Productions e era produzida no estilo doscomics de super-heróis teve 30 edições publicada entre 1982 e 1986. Em 1989, a Editora Brasil-América Limitada, mais conhecida como EBAL lança uma revista com adaptações oficias de tokusatsus da Toei produzida pelo Studio Velpa, começando por Jaspion e Changeman, com roteiros de Ataíde Braz e arte de Roberto Kussumoto, Neide Harue e Edson Kohatsu, em 1990,
A Editora Abril lança a revista "O Fantástico Jaspion" com histórias de Jaspion e Changeman também produzidas pelo Studio Velpa, com isso, a EBAL negocia outras séries da Toei, o então inexperiente Alexandre Nagado escreve para EBAL histórias de Goggle V, Machine Man e Sharivan e para Abril de Flashman, Maskman e Changeman a revista "O Fantástico Jaspion" foi cancelada na edição 12 e deu lugar a Heróis da TV (que anteriomente havia publicado personagens da Hanna-Barbera e da Marvel Comics), a editora ainda publicou Spielvan, Black Kamen Rider, Change Kids, uma versão infantil dos Changeman e Cybercop (única série que não pertence a Toei). Na Abril os heróis da Toei ambientavam o mesmo universo compartilhado, além de Nagado, passaram pela Abril, Marcelo Cassaro e Rodrigo de Góes (roteiros); Aluir Amâncio, Marcello Arantes, João Pacheco, Jaime Podavin, Watson Portela, e Arthur Garcia (desenhos) .

Inspirações


Apesar de a cada ano que passa essas séries passam a ser esquecidas por grande parte do público e são desconhecidas entre o recente seu legado permitiu alguns fãs criarem séries nesse estilo.


Entre as mais conhecidas está a série independente Insector Sun criada por Christiano Lee baseada num quadrinho criado por ele mesmo, tendo sua série divulgada na internet e inclusive exibida na televisão. Outra bastante conhecida está os Mega Powers!, série criada pela empresa Intervalo Produções, mesma desenvolvedora do projeto de animeDogmons! que foi inclusive vendida por meio de DVDs pela Vídeo Brinquedo, porém só durou uma única temporada de três episódios. As séries também inspiraram histórias em quadrinhos, são elas: Ultraboy de Franco de Rosa, de Blue Fighter de Alexandre Nagado,webcomics Combo Rangers de Fabio Yabu, que depois ganhou versões impressas pelas editoras JBC e Panini.










A história dos Temas de Aberturas de Tokusatsu

Tudo começa nos anos 50, época que nasciam no Japão as primeiras produções tokusatsu ainda em preto & branco. A grande característica das músicas de heróis clássicos como Gekkou Kamen (1958), National Kid (1960) ou Akuma-kun (1966) eram as letras que basicamente exaltavam os heróis como defensores da paz e da justiça, quase sempre cantadas por coros infantis e com melodias simples e de fácil assimilação. Na segunda metade dos anos 60, com o surgimento de séries como Magma Taishi (Vingadores do Espaço; 1966), Ultraman (1966) e Robo Gigante (1967), muitas das músicas passam a ser inspiradas em marchas militares, caracterizando bem a imponência dos guerreiros gigantes. 
Mas até ali as músicas de animes e tokusatsu não eram comercializadas, e só podiam ser escutadas nas exibições das séries na televisão. Só no início dos anos 70 que ditas Anime Songs (gênero musical que compreende músicas de animes e também de tokusatsu) começariam a ser lançadas em LP, para alegria dos fãs. Também no início daquela década, surgia Kamen Rider, produção baseada no mangá de Shotaro Ishinomori, a qual iria revolucionar não só o tokusatsu como também suas músicas. Kamen Rider e seus sucessores contavam com as diferentes composições de Shunsuke Kikuchi e com vozes de grandes veteranos das Anime Songs como Ichiro Mizuki, Masato Shimon, Mitsuko Horie e Isao Sasaki. 
Os anos 70 pareciam ser mesmo uma década e tanto para as “Tokusongs”. As séries contavam cada vez mais com uma maior quantidade de temas e as influências musicais iam aumentando, com destaque para o Rock e a Disco Music, estilo muito popular em todo o mundo naquele período. Por fim, em 1975 estreava Himitsu Sentai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger), o primeiro Super Sentai da história. Mas nada é tão bom que não possa ficar melhor 
Eis que chegam os anos 80. Os principais gêneros do tokusatsu eram representados pelas séries Ultraman 80 (1980), Kamen Rider Super 1 (1980) e Taiyou Sentai Sunvulcan (1981), essa última com suas músicas criadas por Chumei Watanabe, compositor conhecido pelas músicas de Mazinger Z (um dos animes de maior sucesso no Japão; 1972), Kikaider (1972), Inazuman (1973), Goranger (1975), JAKQ Dengekitai (1977), Spiderman (versão nipônica do super-herói americano; 1978), e inúmeros outros animes e tokusatsus. O mesmo Chumei Watanabe seria o responsável pela parte musical de outro fenômeno que estrearia no ano de 1982: Uchuu Keiji Gavan (Policial do Espaço Gaban, como ficou conhecido no Brasil), percussor do gênero Metal Hero. O tema de abertura sob a voz poderosa de Akira Kushida é até hoje uma das músicas de tokusatsu mais lembradas pelos japoneses. Com Gavan, Watanabe deixaria os Super Sentai e passaria a trabalhar com os Metal Heroes. Em 1985 faria toda a trilha sonora de Kyojuu Tokusou Juspion (o nosso Fantástico Jaspion), incluindo abertura, encerramento e o tema do Gigante Guerreiro Daileon, também na voz de Akira Kushida. 
Ainda nos anos 80, as “Tokusongs” também receberiam influencias do Soul, do Pop (levemente), e até mesmo da música espanhola e do Jazz, nos casos respectivos de Kagaku Sentai Dynaman (1983) e Seiun Kamen Machineman (1984), este último graças ao renomado pianista Yuji Ohno 
Já na década de 90, com a consolidação do CD frente ao LP e com a febre mundial dos relançamentos de antigas músicas, muitas das canções de tokusatsu dos anos 50, 60 e 70 finalmente chegaram às mãos dos fãs, como, por exemplo, a abertura de National Kid, jamais lançada até então. E mais surpresas estavam por vir. Em 1996, o Pop finalmente dá o ar da graça: o hit TAKE ME HIGHER, tema de abertura de Ultraman Tiga (na voz do grupo V6) se consagra como a primeira música de tokusatsu a alcançar o topo das paradas musicais nipônicas. 
A popularização das “Tokusongs” já era certa e crescente, mas mesmo com toda sua evolução ao longo de três décadas, algo parecia estar faltando. Até 1999, as performances ao vivo das músicas de tokusatsu só eram realizadas em festivais específicos de Anime Songs realizados pelas gravadoras ou em apresentações dos cantores e bandas. Foi então que os mesmos produtores do show Super Robot Spirits (criado em 1998, contando exclusivamente com canções de animes de robôs gigantes) realizaram naquele ano o Super Hero Spirits, este 100% dedicado às músicas de tokusatsu com a presença dos próprios cantores dos temas. O sucesso foi imediato e o show ganharia inúmeras edições que seguem até os dias de hoje. O Super Hero Spirits também pode ser visto como uma inspiração para shows nos mesmos moldes que viriam a acontecer nos anos seguintes fora do Japão. E o maior exemplo disso é o Super Friends Spirits, que acontece durante o Anime Friends, o maior evento de anime/mangá/tokusatsu do Brasil, realizado anualmente desde 2003 em São Paulo. Dentre os artistas que já se apresentaram por aqui, podemos destacar Akira Kushida (Jiraiya, Jiban, Jaspion), MoJo (Goggle V, Machineman), Takayuki Miyauchi (Winspector, Solbrain) e Hironobu Kageyama (Changeman, Maskman). 
Hoje em dia, especialmente no gênero Kamen Rider, vemos a presença maciça de verdadeiras celebridades da música Pop japonesa dando voz aos temas dos heróis, tais como ISSA, Nanase Aikawa e AAA. Mas o tradicional estilo das Anime Songs continua vivíssimo no tokusatsu. E embora nós, fãs brasileiros, não possamos acompanhar na televisão as séries que tanto gostamos, ainda podemos sentir a nostalgia das antigas músicas e descobrir a beleza das novas, mantendo assim acesa a chama do tokusatsu no Brasil. 

Hoje em dia, especialmente no gênero Kamen Rider, vemos a presença maciça de verdadeiras celebridades da música Pop japonesa dando voz aos temas dos heróis, tais como ISSA, Nanase Aikawa e AAA. Mas o tradicional estilo das Anime Songs 
As músicas tanto nos animes quanto nos tokusatsu mudou bastante, pois agora elas tem muita influência dos astros de J-Pop, ou seja, não esta tão marcante como a dos anos 70 e 80, que vinha com temas heróicos e tudo mais. Nos tokusatsu nacionais como Insector Sun, Robô de Resgate XD, Krom etc, as músicas tem mais influência do rock nacional e metal, nos Power Rangens predomina o rock, as vezes com uma leveza de rap e pop. Na Minha opinião as melhores músicas é a dos anos 70 e 80.

Tokusatsu Brasileiro


Ata-Man

Os Araçatubenses criam um novo herói, o seu nome é Ata-Man, um homem todo de preto que usa a gola da blusa até o nariz e óculos escuro, luvas e cabelos encaracolado, combate todo o mau na cidade de Araçatuba e é auxiliado pelo Ata-Master. O vilões que Ata--Man enfrenta usa umas roupas mais estranhas ainda, inclusive usa até um saco na cabeça. Ata-Man junto com o seu fusca branco sai patrulhando a cidade.
Os criadores de Ata-Man são Marcos Gratão e Luis Gustavo ( Bodyn) que sempre fazem herói e vilão respectivamente. Você pode encontra algumas dessas aventuras no You Tube. Embora o custo eram poucos, mas até que fez sucesso e chegou a produzir histórias em quadrinhos de Ata-Man. 








Insector Sun

Christiano Silva é quem deu vida ao personagem, escreve os roteiros, divulga e cria os figurinos. Professor de kung-fu e web designer, Silva uniu as duas habilidades para criar a web série. Inspirado pelo herói Kamen Rider, Silva criou sete edições do fanzine com as histórias do Insector Sun. A ideia para trazer o herói das páginas para as telas veio no ano seguinte, em 2000. “No início gravávamos em VHS e distribuíamos para os amigos que faziam cópias e passavam adiante. Era assim a nossa divulgação”, explica o criador.


KROM - O Sentinela do Espaço

Krom é um sentinela da frota estelar comandada pelo Comandante Ashtar Sheran, que tem o objetivo de manter a paz e a ordem no universo. A série começa com o furto da Pedra Galáctica e Krom foi enviado para recuperar essa pedra, pois se cair em mão erradas, todo o universo seria comprometido. Então começa a perseguição espacial, Krom consegue abater a nave inimiga que acaba fazendo uma aterrissagem forçada no planeta Terra. Com isso Krom, vai para o nosso planeta e assume a forma humana, e assim começa a sua investigação.
Ele enfrenta o agente de Jahra e descobre que a missão não é tão fácil, pois existem outros que querem a Pedra Galáctica.



Personagens

Krom

Ele é um sentinela da Frota Estelar, pupilo do comandante Ashtar Sheran, ambos vindos do sistema estelar Pleiades. Assim como o seu mestre, é devoto da Ordem dos Pleiadinos. Na Terra ele assume a forma humana de Léo.
Ispaier
Membro da SIG ( Serviço de Inteligência Galática), atua no serviço de espionagem na Terra e também ele coleta toda as informações relativas as movimentações estranhas que vem causando no planeta. Assim como Krom, ele é um Pleiadino, mas se desgarrou da Ordem dos Pleiadinos. 

Ashtar Sheran
Comandante da Frota Estelar e membro da Ordem dos Pleiadinos, é reconhecido por seu feitos e dignidade, também é membro da Fraternidade Branca.

Zankar
Manipulado pelo cientísta Jahra, traiu o seu pai, vindo do planeta Kranker, deseja ter seu próprio império. Chegando a Terra, ele construiu o seu Império afim de dominar o universo.

Jahra
Nativo do Planeta Kuris, foi um cientista do império Krankeriano, sua vontade de fazer pesquisas o levou a manipular Zankar a trair o seu pai. Quando chegou à Terra instalou o seu laboratório com recursos e proteção do império.

Elenco
Itur ( Shao)
Leonardo Jacobina
Paulo Herculano
Adriano Lopes
Marcus Duprat
Éder Willian
Nicolle
Mônica
Rodrigo
Adriano
Tema de Abertura: A Última Estrela  - Rádio Clock
Tema de Encerramento: Gaijin Sentai


A Produção
A Produção começou com três amigos que decidiram fazer uma série chamada Desorganização Ninja,  uma série sobre uns ninjas atrapalhados que lutam contra o mal. Entre uma filmagem e outra criaram um fanfilm do Jaspion. Foi assim que saiu o projeto de produzir a série Krom. Assim como o Insector Sun, Krom não tem nenhum patrocínio, pois eles fizeram na raça, apesar de amador, tem ótimos efeitos especiais. Nas cenas de luta tem até a pedreira que lembra da Toei.  O objetivo da série é focar com algumas histórias sobre UFOs, mitos e lendas.


Robô de Resgate XD

Num o muito distante, a Terra é dominada por duas facções de robôs a CRR ( Cuidado Robôs Revoltados) querem o domínio total das máquinas enquanto os Robôs de Resgate querem manter e recuperar o ambiente do planeta para que assim os humanos possam viver melhor.  Assim, a CRR volta no tempo para alterar a história e dominar a Terra de vez. Para proteger a humanidade, foi enviado o Robô de Resgate XD, e com os seus poderes ele enfrenta os robôs da facção CRR, além de ameaças comuns como criminosos, ou então alienígenas e monstros que ameaçam a paz no planeta.
A série é produzida pela Hero Factory Brasil que já produziram séries como Cyberbio, Justice Kamen, Bio Gear, Axe Fighter, entre outros, vocês podem conferir no canal do You Tube Hero Factory. O ator que interpreta o herói é o Irlayne Silveira,também foi o criador da série, ele junto com o seu irmão Irio e seu amigo Thiago Matsumoto criaram a Hero Factory, muito dessas séries produzidas é inspirada nos heróis japoneses.
Nova evolução de XD


Ficha Técnica

Produção: Hero Factory
Elenco:  Irlayne Silveira, Thiago Matsumoto, Irio J. Silveira
Tema de Abertura: Banda Zé Oito
Criação: Irlayne Silveira
Ano de Produção: 2012

Tsebayoth- O Exército do Senhor

Guibor é o herói principal que ajuda as crianças a encontrarem o caminho de Jesus, ele é o lider dos Tsebayoths que lutam comtra Os Pecados Capitais, um grupo de demônios que anseiam em dominar não só o nosso mundo mas todo o universo. E o lema é o seguinte:
"Nós somos os Tsebayoth! Temos a missão de enfrentar todas as dificuldades do nosso mundo atual sem negar ou esconder a nossa fé. Aqui neste Blog estamos só começando nossa missão e logo você também poderá fazer parte deste Exército. Mande também suas sugestões e transformaremos a Internet em um guande campo de batalha, onde nossa luta consiste em Evangelizar."
Tsebayoth significa Exército do Senhor, por isso que a temática da série é sobre religião. o traço lembra até as séries Metal Heroe, e séries brasileiras de super-heróis seguindo o estilo dos heróis japoneses e inspirado no herói religioso Bibleman, para quem é crente e gosta de tokusatsus, esta aí a dica. Quem pensa que é uma sequência de Insector Sun, esta enganado, pois a série não tem nada a ver uma com a outra, essa foto foi só uma montagem que eu fiz dos dois heróis, até que a sacada seria boa juntar os dois em uma aventura.



Inukendo

Mais  um novo tokusatsu brasileiro que é de Volta Redonda no Rio de Janeiro o Hidden Warrios uma criação do tokufã Paulo Ricardo Jr.

Inukendo era um guardião  que caiu nas trevas depois de ter perdido seu propósito como guardião da paz hoje ele apenas vaga observando a humanidade se auto destruir sem se importar, mas o destino lhe oferece uma oportunidade de descansar de pois que cumprisse uma ultima tarefa que é salvar a Terra de um inimigo muito poderoso que já havia conquistado outros mundos. Primeiramente Inukendo recusou, mas vendo que não tinha nada a perder ele decide aceitar.
O criador da série Inukendo de um lado e do outro Inukendo 







Tokusatsu Coreanos

Quem disse que Tokusatsu é só no Japão esta enganado, pois na Coréia do Sul eles produzem animes e tokusatsu e são bons, pena que não passam por aqui, só coisas ruins. A Rede Brasil bem que poderia passar tokusatsu coreano no lugar das novela ou das coisas ruins da Coréia, no caso as músicas os desenhos comerciais, confira a lista de Tokusatsu da Coréia:


EreXion
Erexion - conta a história de de 7 guardiões, os quais possuem seus poderes baseados nos sete dias do Calendário Asiático ( que traz os seguintes elemntos: Sol, Lua, Fogo, Água, Madeira, Metal e Terra). A história é um drama infantil recheado de muitos efeitos especiais. Tudo começa em um planeta distante denominado Airon (Hangul: 아이런), onde nele havia uma torre chamada "Crystal" que mantinha "os cristais", uma poderosa fonte de energia que mantinha a galáxia em equilíbrio. No entanto, o mal Terra (Hangul: 테라), tentou ganhar o controle do mesmo destruindo a torre, acabou sendo detido pelo corajoso general Kamo (Hangul: 카모). Os cristais foram divididos em sete peças e espalhados por toda a Terra, e Terra estava adormecida devido à explosão que bateu a atingiu. Assim Li (Hangul: 리 대사제), a alta sacerdotisa da Airon, aventurou-se para a Terra com o objetivo de encontrar as sete peças e restaurar o equilíbrio juntamente com seu guarda-costas Mok-gi e seis indivíduos do passado, presente e do futuro.
À medida que o Universo Sete (Hangul: 천지 인 7), Il-sung (Hangul: 일성), Wur-hwa (Hangul: 월화), Hwa-san (Hangul: 화산), Soo-calço (Hangul: 수심), Toh- Ryuk (Hangul: 토력), Geum-gang (Hangul: 금강 은), e Mok-gi (Hangul: 목기) lutam contra a traiçoeira Chu-yi (Hangul: 츄이) e os renegados da Terra, a fim de evitar que os cristais caiam em mãos erradas.


Elenco




Woo-seok Choi (최우석) - Il-seong
Jang Ji-Won - Wol-hwa
 Lee Keon (이건) - Hwa San
 Lee Ka-Young (이가영) - Su Shim
 Woo-jin Cha (차우진) - Mok-gi
Jeong Se-In - Keum-kang
 Lee-ro Jeong (정이로) - Do-ryeok
 Lee Han-Sol - Te-Ra
 Jeon-yeong (전영)
 Jun-seong Ji (지춘성) - Chu-yi
 Lee Han-Sol (이한솔) - Te-ra 



K-Cop
K-cop é um tokusatsu sul-coreano produzido no ano de 2015, conta com um total de 26 episódios e foi exibido em canais como Daesyo Kids e Animax. A exemplo de séries do gênero, a produção foi feita em parceria com a Samjin International para fazer o lançamento dos brinquedos dos personagens e seus veículos.








Legend Hero

Legend Hero  é uma nova franquia de séries Tokusatsu, só que desta vez produzida na Coréia do Sul pela produtora Moonwatcher.



Contando a história da Lenda dos 3 Reinos, os heróis são escolhidos aparentemente poracaso para se enfrentarem em batalhas para que o vencedor realize seu sonho. Mas nem tudo parece que correrá conforme o que foi prometido ou planejado.





Junto a isso, a série conseguiu se igualar ou até superar algumas produções japonesas, dando ao público uma série moderna e de ótimos efeitos especiais, com personagens carismáticos e ótimos exemplos.





SFX Fantasy 





A série mostraria uma equipe de heróis com poderes especiais, e com conceitos bastante interessantes (há de se reparar no golpe ao estilo “Ikki de Fênix”, ou mesmo na garota que oferece suporte aos heróis, e que também lembra Mio Tendo, a “mentora” dos heróis da série Gen Seishin Justirisers, pelo que parece ser seu estilo de atuação na equipe). Outra influência gritante aos Tokusatsus japoneses, é o capacecete do vilão que aparece no video abaixo, muito parecido com o Kamen Rider Hibiki. SF X, teria ao todo 52 capitulos, divida em duas temporadas que seriam exibidas em uma emissora que não foi anunciada.
A série estava prevista para ir ao ar na Coréia na metade de 2010. Os direitos de exibição também foram vendidos a emissoras na Tailandia e negóciações estavam em progresso com emissoras em Taiwan, Hong Kong e Filipinas. Até hoje a série não foi ao ar e está ameaçada pela falta de investidores. Pelo que sabe seria um grande estouro, já que vinha acompanhada de uma forte campanha publicitária que envolvia de brinquedos a jogos de videogame.

Para quem não sabe, a Coréia já lançou um Tokusatsu, "Erexion", uma série que seguia uma temática bem "Super Sentai", porém com alguns "toques extras"

TOKUSATSU É COISA DE CRIANÇA?


Eu vi a reportagem no canal Tokudoc que os tokusatsu é feito para criança de 3 a 10 anos, e que tem adultos lá no Japão que tem vergonha de falar que assiste e gosta de tokusatsu lá. O que acontece é que não é o tokusatsu que é feito para criança e sim que eles estão produzindo para atrair um público infantil. Pois existem tokusatsu feito para atrair um público adulto, vale lembrar o Ultra Seven, Garo, Ultra Seven X, Lobo Solitário, que este passava na manhã do SBT lá no começo dos anos 80, e tinha uma dose de violência. Então não é uma coisa feito para criança, Metalder, Spectreman, Cybercops, foi feito para atrair não só as crianças, mas um público adulto, tanto que abordava fatos históricos, questões sociais no caso a poluição etc.

Assim como existem animes voltado para criança, existem animes voltado para adulto, devemos considerar isso. O que acontece é que ultimamente eles fazem uma coisa voltado para fins comerciais, para vender brinquedos. O que acontece é que perderam a qualidade, é isso que aconteceu, pode ter melhorado nos efeitos especiais, mas perderam a qualidade, no caso são as séries dos Kamen Riders, que antes era um único herói que enfrentava todo os tipos de perigos com histórias legais, agora são inúmeros Kamen Riders e histórias fracas, alguns até se salvam, os Super Sentais ainda estão no auge, a franquia de Ultraman continua intacta. 

Acontece também nas séries de super-heróis americanos, hoje em dia eles estão voltando para um público adulto ou de todas as idades. Até Maurício de Souza esta fazendo uma coisa voltada para adultos. Quem assistiu Transformers, Tartarugas Ninjas nos anos 80? Os novos desenhos estão cada vez mais infantil, He-Man que foi feito para as crianças nos anos 80, o novo desenho foi voltado para um público de todas as idades, e o famigerado Superamigos? Os desenhos que a Warner Bros lança da DC Comics é voltado para um público maduro. Os Jovens Titãs foi feito para um público infantil e por aí vai. Então nos tokusatsu não é diferente, a Toei Company faz os tokusatsu, mas para fins comerciais, a intenção deles é lucrar cada vez mais, é o capitalismo, eles não ligam se o roteiro é bom ou ruim, mas de ganhar dinheiro na venda de brinquedos.
O que acontece eles fazem as coisas para vender brinquedos e esquecem dos roteiros. Mas se tem japoneses que tem vergonha de falar que gosta de tokusatsu ou que acha que quem curte tokusatsu é infantil, isso é relativo, pois aqui no Brasil o pessoal que gosta de fazer cosplay, curte quadrinhos, série e filmes, é considerado infantil para alguns, vivemos no preconceito. Lembrando que a Toei fez a série Akibaranger, voltado para um público adulto. Então o tokusatsu não foi feito para criança e sim estão produzindo para as crianças.


Fãs Brasileiros que perdem a Linha perante aos atores japoneses de Tokusatsu

Desde a era Orkut ao Facebook que vem acontecendo, eu sou fã de Tokusatsu, tanto que também posto algumas matérias de Tokusatsu, mas a maioria fica marcando os caras, marcando fotos e vinculando com Tokusatsu, por Exemplo: Ah! Achei um gibi do Kamen Rider no Sebo! Daí essa pessoa entra no Facebook e vai na página do Tetsuo Kurata e marca ele, ou tira a foto de um boneco do Jaspion lançado pela Glasslite e posta no Face e marca na página de Seiki Kurosaki que nem é mais ator.
Por isso eu pergunto " QUE DIREITO A GENTE TEM DE AMOLAR OS ARTISTAS DE TOKUSATSUS NO FACEBOOK?!" Porque somos fãs! Não é assim gente. Outra coisa muita gente manda mensagem em português para os artistas e quando não respondem ficam xingando, e também esquecem que eles não entendem o português, ou seja, não tem nem a decência de ir no Google Tradutor e traduzir pelo menos para o inglês, caso não de para traduzir em japonês, e depois os taxam de esnobes. Muitos atores não adicionam mais os fãs brasileiros como por exemplo o Touta Tarumi, ele é considerado um chato, esnobe, mas o que acontece, ele jã não esta nesse meio artístico, e posta fotos de pássaros e plantas ornamentais e o pessoas vincula isso com tokusatsu falando as seguintes frases: Meu Herói! Você no Brasil é um Deus!
A atriz Sayoko Hagiwara ( a Néfer de Flashman, Dyna Pink de Dynaman e Yullian de Ultraman Ace), infelizmente ela não adiciona mais fãs brasileiros no facebook dela e sabem o por que? Tinha muita gente, não são todos que postaram fotos nuas dela na story line dela, sendo que isso foi a 40 anos atrás, e ela nem era famosa estava começando, tem que lembrar que ela agora é uma senhora e nem se sabe se ela é avó. Mesma coisa fazer amizade com a Luíza Brunet, que já é uma senhora de idade e postar fotos nuas dela na época que posou para Playboy na década de 80 com seus 20 e poucos anos. Não para por aí, na story line de Sayoko também haviam comentários de fãs brasileiros como: Linda! Gostosa! Case-se comigo! Pois se o cara não consegue uma namorada no Brasil, como ela vai conseguir conquistar o amor de uma atriz japonesa que mora no Japão?


O ator Shouhei Kusaka que vivou o Naoto de Jiban, uma fã marcou ele como relacionamento sério no Fecebook e ele aceitou achando que marcou ele em uma foto, e se alguém no Japão que entenda o português e vê isso, olha a confusão que vai causar, além de estragar a imagem dele perante a nós brasileiros, e se a fã for menor de idade, e se o cara for casado? Já pensou no que pode acontecer?!
Lembre-se que eles são orientais e o costume deles é um e de nós são outros, não que não haja respeito, mas tem que ter noção, pensando nisso aqui vai umas dicas:
1- Se for conversar com algum ator japonês, pelo menos traduza para o japonês, se não der tente o inglês que é mais fácil.
2- Sempre que eles postarem fotos no Facebook, não vincule isso com tokusatsu, elogie em inglês se for o caso.
3- Cuidado com que escreve, pois eles podem não entender e se sentirem ofendidos.
Isso é só um toque que estou dando a vocês que são fãs assim como eu! E também tenho alguns atores japoneses como Takumi Tsui Tsui, Hiroshi Watari e Seiko Senoo ( o Hideki Kondo de Metalder), mas nem por isso eu fico enchedo o saco dos caras no facebook.




P-Productions
P Productions é uma produtora japonesa , que produziu programas de anime e tokusatsu (efeitos especiais), com menor trabalho em filmes. Foi fundada em 1960 pelo falecido produtor de TV Tomio Sagisu (também conhecido como Soji Ushio). A empresa existe hoje como acionista. Talvez suas criações mais famosas sejam Ambassador Magma , de Osamu Tezuka , uma das primeiras séries de tokusatsu dublada em inglês e exibida nos Estados Unidos , e as três séries que compõem a franquia exclusiva Lion-Maru , apresentando samurais de leão antropomórficos lutando contra o mal em Japão feudal . A maioria dos projetos de cinema e televisão da P Productions, como o Embaixador Magma, por exemplo, apresenta sequências de animação criadas com pinturas foscas de Yoshio Watanabe com o próprio Tomio Sagisu e denominadas em japonês como "desenhos compostos" ( 作画 作画 Gōsei Sakuga ) ou
síntese " ( 作画 合成 Sakuga Gōsei ).
Ushio Souji foi um mangaká, animador e fundador da P Productions, que produziu uma série de shows tokusatsu populares como Magma Taishi e Kaiketsu Lion-maru .

Sua carreira começou em 1939 na Toho, trabalhando para o departamento de animação em filmes de propaganda.

Em 1947 ele fez sua estréia no mangá com "Tantei 815-gou". Ele foi relativamente bem-sucedido na época, mas depois de fundar a P Productions em 1960, seu foco mudou de mangá para tokusatsu e, posteriormente, sua produção de mangás diminuiu significativamente.

Ele morreu em 28 de março de 2004.

O verdadeiro nome de Ushio era Sagisu Tomio. Ele também usou o pseudônimo Wakabayashi Fujigo.

Seu filho é o conhecido compositor musical e produtor Sagisu Shirou.


Chibikko Kaiju Yadamon


Toei Company
Toei Company, Ltd.  é um estúdio japonês fundado em 1957. O estúdio é responsável pela produção de vários filmes, séries (especialmente de tokusatsu) e animes (através de sua subsidiária, a Toei Animation), muitos deles famosos em todo o mundo.
Toei foi formada em 1951, a partir da junção da Toyoko e Oizumi Studios ea Tokyo Motion Picture Distribution Company. Em 1954, começou a produção de dois longas-metragens por semana, eliminando conjunto de alterações e concentrando-se em filmes de ação. Foi o primeiro estúdio japonês a produzir filmes no formato wide-screen. Isso foi possível devido a ajuda financeira de exibidores que emprestaram o dinheiro para converter a instalações para wide-screen. Na década de 1950, A Toei entrou no ramo da televisão, a entrada da toei na tv foi devido declínio de sua participação nos cinemas. A Toei se especializou no início da sua fundação na criação de Tokusatsu alguns anos depois a Toei Company criou a Toei Animation e começou a investir na criação de animes. A partir dos anos 1980, a Toei Animation, sua divisão de animação, produziu uma série de animes de sucesso, incluindo o Voltron, Sailor Moon, e franquias de Dragon Ball, e consolidou-se como a maior distribuidora de anime do Japão.


Há alguns anos no japão, a Toei lançou o seu próprio canal de tv por assinatura, o Toei Channel, ele é oferecido na Sky Perfect TV operadora similar a Sky Brasil e a partir de outubro de 2013 o canal passou a estar disponível nos Estados Unidos através da operadora My Globe TV. A distribuição do canal nos EUA é feito através do chamado IPTV e por CABO o canal custará 19,99 dólares por mês. No caso do Japão é diferente pois o canal além da transmissão IPTV ele tem a transmissão via satélite.
Com a entrada do canal nos Estados Unidos deu esperança aos fãs brasileiros de tokusatsu de terem no Brasil o canal. No entanto, a Toei não se pronunciou sobre uma possível expansão do canal fora dos EUA.


No caso do Brasil a chance do canal chegar a alguma operadora de cabo é maior, pois um dos principais argumentos da Toei Company para levar seu canal para os EUA foi de atender o grande numero de descendentes que vive por lá, cerca de 400 mil pessoas. O número só é inferior ao do Brasil que tem a maior colônia japonesa do mundo, mais de 1 milhão de pessoas. Por esse motivo a chance do canal entrar no Brasil é maior que no restante da America Latina que tem um baixo número de descendentes japoneses.

As Reciclagens da Toei

Comandante Com e o Líder 

Além da pedreira conhecida e alguns lugares conhecido pelo público, a Toei anda reciclando muito seus figurinos, até nos tokusatsus atuais, é muita descaração. Confira os itens que foram reciclados. Em 2011 saiu o especial Gokaiger e Gyaban, apareceu um vilão chamado Gyaban Multi Leg, um robô com as mesmas características dos Policiais do Espaço, em 2014 saiu o movie Sharivan Next Generation, aparece o policial espacial Estevan, Na série dos Policiais do Espaço, a roupa do Comandante Kom é a mesma usada pelo líder sobrevivente do Planeta Clean em Spielvan, já no segundo episódio.
Machine Man e o Mágico
Ainda em Spielvan, os soldados Clown as máscaras deles foram reaproveitados em Kamen Rider Ryuki no episódio 15, forma pintados de uma cor prateada. No episódio 45 de Sheider onde a atriz Kiyomi Tsukada apareceu, a roupa dela é a mesma em que o príncipe Osman usou no episódio 32, em Jaspion uma alienígena usa o colete dessa roupa no primeiro episódio, já nos Changeman, a Nana veste esse mesmo colete tanto na forma criança, quanto na forma adulta. Em Changeman as roupas em que os cadetes usam é a mesma em que Sheider e outros policiais espaciais usou no primeiro episódio.

A roupa prateada de Machine Man quando ele lia as cartas para as crianças no final do episódio é a mesma usada pelo Mágico no episódio 39 de Solbraino. No episódio 41 de Solbrain, um ladrão usa uma jaqueta e uma luva que é a mesma usada pelo Issamu Minami em Kamen Rder Black. Ainda em Kamen Rider Black, os Gorgons envia um monstro lagarto que foi reaproveitado em Jiraya onde Benin Lagarto usou um holograma e em Jiban.

O Robô Bryan de Winspector houve muita descaração, pois o capacete de Mac Garen, o ombro direito de Fire e o esquerdo de Blue Kid, no episódio 11 de Metalder, o antebraço de Jiban, a cintura da cena de ação de Jiraya, a cintura e as pernas de Jaspion, foram reutilizadas. 






Monstro Lagarto



Robo Bryan








O traje de Jaspion na forma civil é a mesma em que a rainha Ésper usou em Sheider no episódio 25. No episódio 22 de Jaspion onde ele enfrenta Titânia na forma monstruosa, aparece no episódio 35 de Jiban.





Tokusatsu que abordam as questões sociais

Muita curtiu tokusatsu nos anos 60, 70, 80, 90 e na década de 2000 com Ryukendo, Power Rangers, Kamen Rider Cavaleiro Dragão entre outros, mas o que ninguém sabe é que alguns tokusatsu abordavam questões sociais como o meio ambiente, a violência etc, vejamos quais desses que abordavam esses temas:


Fireman - Conhecido como Magma Man em outros países, essa série da Tsuburaya produzido em 1973 abordava mudanças climáticas nas histórias.



















Godzilla- Outra questão social era abordado sobre os testes nucleares que gerou o lagartão que dispara raios atômicos em sua boca e que bota outros monstros para correr, ao todo teve 32 filmes.

Spectreman- Produzido em 1971 pela P-Productions na qual o nome título era Doutor Gori e logo depois Spectreman, Gori ao fugir do planeta Epsilon junto com o general Karas e seus soldados, eles adotam a Terra como lar devido a beleza natural, porém ele achava os humanos uns empecílios, pois eles causavam danos na natureza tanto que ele criava monstros a partir da polução, e para impedir, os Dominantes mandaram um andróide Spectreman para detê-lo.




Rescue Police ( Winspector, Solbrain e Exceedraft)- Produzidos pela Toei Company entre 1990 e 1992, essas séries abordavam sobre a criminalidade, pois os monstros foram subsistidos por bandidos.


Outras séries que teve um final com questão social foi Cybercops na qual o vilão da série Barão Kajeyama ao se fundir com o supercomputador Furer revela que o plano era salvar o planeta para que o futuro não seja ruim, para isso ele queria transformar as pessoas em super-humanos com o controle do computador ou em Kamen Rider Black RX onde o Imperador Crises revela que os humanos destroem o planeta Terra com a poluição e isso vem causando mudanças climáticas em seu planeta natal e também na série Metalder que embora o protagonista fosse um andróide, ele respeitava a natureza e outras formas de vida, embora ele destruísse alguns humanos à mando de Neroz, mas deve lembrar que eles eram terrorístas.


As Musas do Tokusatsu

Para quem assistia séries tokusatsus na televisão e sente falta, lembra que tinha as beldades que deixavam os marmanjos babando, algumas não atuam mais, mas continua na lembrança dos fãs. Mesmo com seus 50 ou 60 anos continua bem confira:


Hiroko Nishimoto
Atriz que interpretou a Sayaka Nagisa, a musa da equipe. Sayaka era a cientista da equipe, sendo membra do grupo de operação de ataque. Com o fim de Changeman, Hiroko continuou a atuar como atriz enquanto perseguia seu antigo sonho: trabalhar como uma repórter. Tal sonho foi alcançado quando tornou-se repórter do canal NHK, onde adotou o nome de Keiko Nishio.

Hiroko Sakurai
Hiroko Sakurai nasceu 04 de março de 1946 em Meguro, Tóquio , Japão . É uma atriz japonesa, autor e produtor daTsuburaya Productions . Ela interpretou a Akiko Fuji em Ultraman, também apareceu em Ultraman Earth e Ultraman Max.







Jun Takanomaki
A atriz Jun Takanomaki fez a sua aparição nos tokusatus  quando interpretou a Lady Diana em Spielvan e Reiko Shiatori em Kamen Rider Black RX. Também fez participação especial em Metalder e Winspector. Em 2005 participou do lançamento do DVD do Guerreiro Dimensional Spielvan, ao lado do seu grande amigo Hiroshi Watari, o Spielvan.

Kanako Maeda
Kanako Maeda  É uma atriz japonesa conhecida por suas aparições no Super Sentai série de TV Hikari Sentai Maskman , da Toei décima primeira entrada da série 's. Ela é conhecido como Momokona série.

Séries
  • Hikari Sentai Maskman como " Momoko / Pink Mask"
  • Choujin Sentai Jetman como "Kanna" - episódio 23-24








Kiomi Tsukada
Kiyomi Tsukada (Japão, 9 de Janeiro de 1964) é uma atriz japonesa que participiou das séries japonesas Kyojuu Tokusou Jaspion e Seiun Kamen Machineman.
Ficou famosa entre o público brasileiro pela personagem andróide Anri do seriado Jaspion. Vive atualmente nos Estados Unidos. Foi dublada no Brasil por Denise Simonetto (ep. 1-16) e Cecília Lemes (ep. 17-46) em Jaspion e por Rosana Garcia em Machineman. Também participou de um episódio de Shaider, dublada por Fátima Mourão.
Ainda em tokusatsu, participou do longa-metragem exclusivo para o mercado de VHS Kamen Rider Shin (1992), junto com também famoso ator no Brasil Akira Ishihama (Dr. Tokimura em Flashman e Yanageda em Jiban).
Chegou a fazer testes para o papel de Yoko Katagiri, a policial parceira de Naoto Tamura em Jiban, mas não continuou as audições. (fonte: Wikipedia japonesa).
Em fevereiro de 2015 o também ator Hiroshi Watari publicou, em seu blog, uma conversa que teve com Kiyomi via celular, onde aparece a imagem dela.
Atualmente, é casada e tem um filho. (fonte: Wikipedia japonesa).


Mika Chiba

Nascida em 7 de agosto de 1972 em Kamaishi , na província de Iwate, é uma cantora e atriz japonesa que participou de algumas séries tokusatsus produzidas pela Toho. Ficou conhecida no Brasil por interpretar a policial Tomoko em Cybercops, série que chegou ao país em 1990 e rodada na antiga Rede Manchete (sendo posteriormente reprisada pela CNT e pela TV Gazeta). "Shooting Star" foi tema de encerramento de Cybercops. Este foi o trabalho de estréia de Mika Chiba como (Tomoko) aos 16 anos e depois do seriado, ela começou sua carreira como cantora pop.

Mika Katsuragi
Mika Katsuragi nasceu em 2 de março de 1949, em Tóquio, Japão. Ela é uma atriz, conhecida por Chi o suu bara (1974), Kaseki no mori (1973) e Nagurikomi Shimizu Minato (1970). Ela ficou conhecida por interpretar a oficial Yukiko em Ultraman Jack.












Mio Takagi
Nascida 31 de dezembro de 1959 é uma atriz, modelo e cantora japonesa. Ela estreou como atriz em 1981 com Mōningu Mun wa Sozatsu ni. Seu single Dansu wa Umaku Odorenai, lançado em julho de 1982, foi um sucesso, vendendo 800.000 cópias. Ela ficou conhecida por interpretar a capitã Megumi Iruma na série Ultraman Tiga, exibido na Rede Record no final dos anos 90.

Principais Trabalhos
  • Shiawase no Jikan (Fuji TV, 2012)
  • Kono yo no ódio (Fuji TV, 1994)
  • Hotel (TBS, 1992)
  • Daihyo Torishimariyaku Deka (TV Asahi de 1990, EP2)
  • Asobi ja nai sem yo, Kono Koi wa (TBS, 1986)
  • Aeromoça Monogatari (TBS, 1983)








Takami Yoshimoto


Takami Yoshimoto nasceu em 13 de outubro de 1971, em Tóquio, Japão. Ela é uma atriz, mais conhecida para ser tão Rena Yanase em Ultraman Tiga . Ela é a filha de Susumu Kurobe que potrayed o herói tittular, Shin Hayata na segunda série Ultra, Ultraman .
Ela é casada em 2010, e ela um pouco desbotada da indústria do entretenimento depois de dar à luz seu filho em 2011. Yoshimoto atualmente vive na ilha de Ishigaki com sua família.



Yuriko Hishimi
Hishimi Yuriko nasceu no dia 10 de junho de 1947 em Tóquio , Japão, é uma atriz japonesa . Ficou mais conhecido por interpretar Anne Yuri na série de televisão japonesa Ultra Seven (1967-1968) e manifestações subsequentes em outra série Ultra cinema e televisão e projetos.

Principais Filmes


  • 1972 - Godzilla vs. Gigan
  • 1974 - Bohachi Bushido: Código do Forgotten Eight
  • 1975 - Novas Batalhas sem honra e Humanidade: cabeça do chefe
  • 1997 - Ultraman Zearth 2
  • 2006 - Ultraman Mebius & Ultraman Irmãos
  • 2008 - Superior Ultraman 8 irmãos (Anne Yuri)


Isso que é um verdadeiro fã de Tokusatsu
 Technoardo: Apareceram o Sintetron veio para ameaçar o mundo. Doutor Matsumura tive que projetar "Policial maquina - Technoardo (Techno Edward)" no Instituto de DESP-Tech (Development of Special Technology). Miyuki - a Filha do Doutor Matsumura que está pedindo que mova o Technoardo. Miyuki se abraça nele e chorando e pingou a lágrima dela no peito do technorado e começou mover. Na verdade é uma criação de Eduardo Yugo Ogura, ele criou o personagem inspirado nos Metal Heroes, como Jiban, Jamperson, Winspector etc. É considerado num grande fã, veja a foto dele abaixo:
Eduardo Yugo Ogura

Eis uma de suas criações:







Ele também criou personagens inspirado nos tokusatsus, pirncipalmente nos Metal Heroes, veja algumas inspirações e muitas que vocês podem conferir no blog dele:
Machine Detetive Technoardo



Artistas de Tokusatsus, como estão Hoje?!



























Nerds nos Tokusatsu

Não é só nos animes, mangás, HQ's, séries, filmes que tem nerds, nos tokusatsus também mostram que tem alguns nerds, confira:

 Yazumi ( Ultraman Tiga)
O jovem Yazumi, comunicaivo e especialista em computadores. Quando os relatórios de um monstro alado aparece a partir da Ilha Easter, a maior parte da tripulação da GUTS assiste a isso, o segundo monstro solto desde o meteorito lançado, enquanto Yazumi fica para trás com a pesquisa o nome "Tiga". Yazumi descobre que o nome é um antigo de um bairro popular do nordeste do Japão.


Kojiro ( Gyaban, Sharivan e Sheider)
Embora ele seja todo atrapalhado e azarado, também é um nerd, tanto que nos especial do Sheider no cinema, ele aparece auxiliando Gyaban, Sheider e Sharivan ( esses são os sucessores dos policiais do espaço).





Kiichi Setoyama (Ryukendo) 

Engenheiro da S.H.O.T., responsável por analisar as Chaves Madan no Canhão de Luz e enviá-las aos guerreiros, bem como desenvolver novos apetrechos para combater a Jamanga.





Ide (Ultraman) 
 O assistente técnico da equipe original SIA gênio tecnológico do IDE é a força por trás da criação de armas, embora ele seja atrapalhado da turma.







Masami Horii (Ultraman Tiga) 
  •  Inteligente, fâ de quadrinhos e se casa durante a série. Conhecido como o "cérebro de coragem", por sua genialidade.
  • Tetsuo Shinjoh (哲夫Shinjoh, Shinjoh Tetsuo?):sujeito mal-humorado, mas alto e bem paparicado por sua irmã Mayumi, enfermeira TPC e seu sobrinho Shinichi, que o chama de tio. Ele às vezes é ousado e impetuoso, mas é também um pouco medroso e inclusive fantasmas e coisas sobrenaturais. Ele faz parceria com o ingênuo Daigo ou Horii.
  • Junho Yazumi (6月Yazumi, Jun Yazumi?): nos arredores da tripulação está o jovem Yazumi, comunicaivo e especialista em computadores. Quando os relatórios de um monstro alado aparece a partir da Ilha Easter, a maior parte da tripulação da GUTS assiste a isso, o segundo monstro solto desde o meteorito lançado, enquanto Yazumi fica para trás com a pesquisa o nome "Tiga". Yazumi descobre que o nome é um antigo de um bairro popular do nordeste do Japão.


Takeshi Todo ( Gridman)
Um colega de Naoto e seus amigos, porém rico. Sozinho e não tendo nenhum amigo a não ser ele mesmo, Todo aprecia fazer monstros em um jogo do PC conhecidos como o "The Castle of Torture". Conheceu Kahn Digifer pelo prazer de desenhar os monstro, que Kahn Digifer traz então ao mundo digital, a motivação Takeshi de fazer um monstro varia cada episódio. Faz de seus monstros seus meios de começar uma vingança em uma destruição, em uns rancores mesquinhos, ou punir a humanidade. Takeshi igualmente desenvolve um evolvimento insalubre em Yuka, tendo algumas de suas criações alvejou-a especificamente. Eventualmente foi livrado de seu controle e ajuda Naoto e seus amigos a encontrar uma maneira de derrotar Kahn Digifer. Devia tornar-se no Gridman Sigma  na sequencia.


Cenas Polêmicas nos Tokusatsu

Para aqueles fãs de Tokusatsu como eu, existem cenas polêmicas nos mundo dos Tokusatsus, pois tem até episódios que foram censurados no Japão. Vejamos um deles:

Ultra Seven

Episódio 12- Esse episódio mostra alienígenas que distribuem relógio  para as crianças para extrairem o sangue delas. Foi banido no Japão por conta da bomba atômica que destruiu Hiroshima e Nagazaki.








Solbrain


Episódio 38- Mostra cenas da cruz suástica nazista e do Hitler, no Brasil não foi censurado, mas no Japão foi. 









Kamen Rider Kuuga


Não chegou a passar no Brasil, estava em possibilidades de passar, mas no episódio 2 e 3 chocou ao ver o herói lutando com o monstro dentro de uma igreja, isso chamou a atenção aqui.





Jiraya


O episódio em que Jiraya enfrenta o Kanin Dragon e Kanin Shang Kung Fu Júnior, logo no começo do episódio o Manabu aceita drogas de uma menina que era a Benikiba disfarçada.







Jiban


No tema de encerramento em que o Naoto entrega a arma para a Mayumi que é uma criança, na época eu nem me liguei nisso, mas agora deu o que falar.










Lion Man


Esse deu o que falar, pois o herói conhece John Tiger que o chama de afeminado, nos dias de hoje o pessoal logo iria pensar mau do Lion Man.








Samurai Fugitivo



Passava nas manhãs do SBT, essa série deu o que falar por causa das cenas de violências da época, mostra Itu Ogami cortando o braço de um samurai e fora outras cenas de violência, sofreram até corte na época.










Personagens gays nos Tokusatsu

Com a questão de gênero sexual nos quadrinhos, desenhos, séries, novelas e filmes, isso não é novidade, pois eles querem atrair mais públicos em tokusatsu não é exceção.  Entra ano e sai ano sempre tem uma nova serie Rider estreando no Japão e sempre com um personagem gay, Alias a ultima tinha um casal gay e na recente temos um gay que se transforma em kamen Rider.

A serie kamen Rider e direcionada para crianças de 8 a 13 anos. E pelo visto o tema homossexualidade não e “tabu” no Japão.

Personagens gays nas series japonesas
Blog do Ranger Sombra: Sheider, Policial do Espaço
Sacerdotisa Paú ( Shaider) -  ( Shikan Poe(Sacerdote Poe) no original) – Braço direito de Kubilai. Sempre astuta arma planos mágicos para Fuuma para expor a desordem no Planeta, não gosta de lutar. Para ela, a conquista não se deve usar violência. Torna-se bela através da essência de Kubilai, porém sua verdadeira forma é um monstro feio. No final da série, ela fica vagando no Tempo Espacial Mágico com os monstros raros de Fuuma. No texto original, Paú sempre foi chamada de "sacerdote" e nunca de "sacerdotisa". E sempre se fez referência a ela como se fosse um homem, ao mesmo tempo em que no áudio original podemos ouvir que ela sempre fala com voz de homem, embora com um tom afeminado. Assim, parece claro que a personagem foi projetada para ser realmente uma transexual, mas a tradução do seriado no Brasil parece ter confundido isso.


Philip - Kamen Rider W
Raito Sonozaki  , ou por seu nome adotado, Philip  é a metade direita do Kamen Rider Double . Ele é um jovem misterioso que trabalha como parceiro de Shotaro Hidari depois que ele e o detetive Narumi o salvam de um experimento conduzido pela família Sonozaki. Sendo um avatar para a verdadeira Memória Gaia, ele tem acesso total à Biblioteca Gaia, que ele muitas vezes interage com a busca de informações sobre Dopants e possui capacidades computacionais comparáveis ​​às de um supercomputador . Ele luta com Dopants com Shotaro, projetando sua mente no corpo de Shotaro para formar a metade direita de Kamen Rider Double. Philip representa a mente de Double.
Ele é um jovem misterioso que possui a verdadeira Memória Gaia  . Seu nome real é Raito Sonozaki , o filho terceiro e único filho de Ryubee, cuja mente foi alterada por Satoshi Yamashiro sob os desejos de seu pai de não ter memória de seu nome e família. Também é revelado para ele que Raito morreu há 12 anos, em um acidente insolente caindo em um poço conectando-se à verdadeira Memória Gaia, mas ele de alguma forma foi revivido como um avatar quase instantaneamente. Depois de ser resgatado por Shotaro e Sokichi Narumi de uma organização misteriosa, Philip ajuda a investigar a atividade Dopant através de sua capacidade de acessar a Biblioteca Gaia  , uma coleção de todas as informações no mundo conhecido . No entanto, devido a não ter memória de sua vida antes de ser resgatado e a necessidade de manter sua localização secreta das pessoas que Shotaro o resgatou, ele geralmente passa seu tempo no hangar secreto da Agência de Detetives, lendo sobre tópicos comuns que ele considera interessantes. Ele luta com os Dopants com Shotaro como a mente e a alma do Kamen Rider Double, fornecendo as Memórias de Gaia para o lado direito de Double.
Depois de ser jogado na Memória de Gaia para o Gaia Impact e extraído de ClayDoll Xtreme, o corpo de Philip tornou-se instável ao ponto em que ele deveria se transformar em Kamen Rider Double, novamente, ele seria dividido em dados e completamente absorvido pelo planeta. Salvando sua transformação final para salvar Wakana e lutar contra o Utopia Dopant, Jun Kazu , Philip tem Shotaro prometer-lhe que ele ainda vai lutar por Fuuto, mesmo que ele tenha ido embora.Depois que Kazu é derrotado, Philip oferece sua última despedida para Shotaro enquanto desaparece quando a transformação acabar. Antes de partir, Philip deixou Shotaro um presente contendo um cinto Lost Driver e o livro em branco que ele usava para acessar a Gaia Library contendo uma mensagem agradecendo a Shotaro e pedindo-lhe para continuar a proteger o Futo.Poucos dias depois, depois de ser resgatado por Shotaro e Philip, Wakana descobre que Philip sacrificou sua própria existência física para salvá-la e inicia seu próprio Gaia Impact para trazer de volta a Xtreme Memory, que reconstrói lentamente o corpo físico de Philip que demorou um ano. Depois de ser revivido, Philip tem um último momento com sua família que lhe diz que o estarão cuidando. Ele passou o ano seguinte, esperando que seu corpo restaurasse e observasse Shotaro dentro da Xtreme Memory. Ao retornar à forma física, ele continua a proteger a cidade de Futo como Kamen Rider Double.


Kamen Rider Mage


 Yu Kamimura  é homossexual, que é o Gerente da Donut Shop Hungry, que sempre tenta fazer novos estilos de rosquinha originais, que desenha Haruto Soma ao caminhão como cliente leal embora ele prefira sucatas de açucar simples, muito a seu disgusto.

É revelado em Movie War Ultimatum que o seu verdadeiro nome é Yu Kamimura, e que o Young Poledrino Mascarado é o seu Submundo. Seu self do submundo no filme era como ele tinha parecido quando era mais novo, tendo sido muitas vezes confundido com uma garota.




Oren Pierre Alfonzo - Kamen Rider Durião
Recapitulação: Jonouchi e Hase revelam suas formas de cavaleiro blindado, mas não exatamente da maneira que Kaito planejou. Enquanto isso, Kouta continua sua caça ao trabalho e acaba com a pastelaria mais popular da cidade.



Pensamentos de Aqua: nenhum show de Cavaleiro foi tão significativo como o fandom hijinks como Gaim. Especialmente os caras sábios no Æsir Subs fizeram todo o possível para fazer isso, reconhecidamente, um show bastante sério em um paraíso memético de piadas ocultas e meta-hilaridade, e eu não teria de outra maneira.Enquanto o show em si está faltando de humor um pouco, os personagens são fortes o suficiente para serem enviados de forma credível sem perder a integridade, e não há personagens que mostram isso melhor do que Hase e Jonouchi, ou como devemos chamá-los carinhosamente " os nozes ".



Desde o início, era óbvio que os Nozes não eram exatamente os mais brilhantes do grupo, e suas ações, esse episódio, ainda mais provam que: eles se nomeam após trocadilhos grosseiros - a gag de Ornac / Gridon é uma coisa, mas Hassy literalmente se nomeou "Black Shadow", como ele pertence a Love, Chunibyo e Other Delusions - eles apunhalam Kaito nas costas principalmente apenas porque gostam de ser dicks e eu ficaria surpreso se essa fosse a única vez que eles receberam seus jumentos chutados e enviados de volta para Sid o negociante do bloqueio com a cauda entre as pernas. Enquanto o show em si não é muito pesado nas piadas, vendo esses caras bumbling em torno de tentar desesperadamente olhar legal enquanto vestida como um pino gigante e bolota, respectivamente, acrescenta uma maravilhosa camada de humor.


Claro, os Nuts não são os únicos que conseguem brilhar neste episódio. A maior parte serve para apresentar o proprietário do sexto Wärring Driver, Pierre Alfonso "Mister Dangerous" Ouren, que o site oficial apresenta como Armored Rider Bravo. Vamos tirar o elefante da sala imediatamente; sim, ele é um estereótipo altamente tóxico e datado de um homen do acampamento, e o fato de que suas palhaçadas afeminadas nem sequer são usadas como um meio para o humor, mas como uma maneira de fazê-lo parecer ameaçador e perturbador faz o todo ainda mais dolorosamente regressivo. No entanto, estou feliz por ver que "ele é gay" não é o único ou mesmo caractere definidor do personagem. Seu exterior pateta cobre algumas profundidades ocultas bastante ameaçadoras, e eu tenho curiosidade em ver o personagem que está sendo desenvolvido mais.

Falando sobre o desenvolvimento do personagem, é bom ver Kouta perder um pouco novamente depois da breve interrupção no último episódio. A cena em que ele come bolos com Mai e sua irmã mais uma vez coloca as habilidades faciais de Gaku Sano no centro das atenções, enquanto sua caça ao trabalho vê o personagem constantemente em frente. É bom ver Kamen Rider Gaim excluir completamente o status quo, sempre mudando a situação e desenvolvendo seus personagens. Não ficaria surpreso se alguns dos cintos - especialmente os Nuts '- mudassem de propriedade algumas vezes. Dado que ele é o único grupo que ainda pensa ser um Cavaleiro Armado é toda diversão e jogos, Mitchy parece ser o próximo na fila para uma escolaridade. Tendo roubado o que parece ser a Sementes de semente de melancia de seu irmão, ele provavelmente dará a Kouta no próximo episódio, como sugere a pré-visualização. Estou bastante certo de que Takatorabata não ficará satisfeito.


Pensamentos de Zigg: Realmente, realmente queria que Kamen Rider deixasse de se apossar de estereótipos desatualizados de "gay flamejante", mas pelo menos desta vez o caráter por trás deles parece ter alguma substância. Na verdade, Pierre é uma adição bastante surpreendente e intrigante para o elenco, e é mais um outro curinga eficaz em um show que cada vez mais parece ser composto de nada além de eles. A chave é que, para todo o seu ... er, "flamboyance", ele ainda é retratado como tão habilidoso e perigoso e, de fato, ajudado por uma ótima performance da Metal Yoshida (a sério, como esse nome é grande?), Há realmente um sentido genuíno de uma ameaça incômoda sempre que ele está por perto, auxiliado por sua aparência de cavaleiro de aparência selvagem. Estou esperando que eles possam ignorar a maioria das piadas insípidas e apenas se concentrar no personagem atual, porque este soldado transformou patissiere com um gosto por uma briga é uma chave inglesa muito interessante nas obras para as equipes ainda obcecadas pelo jogo Inves.

Em outro lugar, este é um episódio que não transforma o enredo em sua cabeça, mas faz várias mudanças pequenas e significativas. As Nozes virando Baron quase imediatamente são um toque legal, eu não vou fazer nada para ver. Eu honestamente pensei que eles iriam rolar com ele como cavalinhas de canhão, mas, em vez disso, parece que eles estarão trabalhando para todos os Cavaleiros igualmente. Sua sessão de treino encantadora é uma mordaça visual muito boa e, embora eu suspeite que seu papel na história não será enorme, é bom ter um par de caras de alívio em quadrinhos ao redor.

Mitchy descobrindo Takatorabata é um Cavaleiro, porém, é algo que é obrigado a ter consequências muito mais graves abaixo da linha. Por enquanto, eu gosto de como é relativamente subestimado. A sutileza não é exatamente uma característica do gênero Toku, mas deixando a discoteca.




























































































































Atores Ocidentais nos Tokusatsu

Léo Meneghetti

Nos tokusatsu existem atores estrangeiros que atuaram na série, que não é a primeira vez que vejo isso, pois já apareceram em séries como Ultraman, Ultra Seven, Google V entre outros, confira a lista:
Godzilla chegou aos EUA pela primeira vez em 1956 no filme "Godzilla, o Rei dos Monstros", uma americanização do original "Gojira" no qual novo roteiro e novas cenas, estreladas pelo ator canadense Raymond Burr como o repórter americano Steve Martin, foram acrescentados, criando-se um antecedente que seria feito anos mais tarde com duas produções da Saban Entertainment: "Power Rangers" e "Masked Rider".
Dorothée
Leo Meneghetti nasceu em Veneza, Itália. Ele é um ator, conhecido por Gojira vs Mekagojira (1993), JibanO Policial de Aço (1989) e Yogoreta eiyû (1982). O vilão principal, Dr. Jean Marrie (Dr. Giba, no original), foi interpretado pelo ator italiano Leo Mangetti (que interpretou outros papéis breves em séries tokusatsu da época). Entretanto, o personagem é dublado na pós-produção pelo famoso dublador Shozo Izuka (também dublador de outros vilões de tokusatsu, como Don Horror em Gyaban e Satan Goss em Jaspion). Por meio de leitura labial, todavia, é possível perceber que o ator fala inglês durante as gravações.
Na série Jiraya nos episódios 29 e 30 aparece uma repórter francesa chamada Catherine, na verdade ela é uma agente ninja da França que foi interpretada pela apresentadora de um programa infantil Dorotheé, também aparece no episódio 45 em Kamen Rider Black e no episódio 30 em Liveman. No episódio 11 de Jiraya aparece um cientista chamado Dr. Smith que é discípulo de Tetsusan Yamashi, ele é que melhora a armadura de Jiraya, e era interpretado pelo ator inglês Chris Reymonds e episódio 23 ele contracenou com dois atores também ingleses chamado Roney Santana era o Dr.Brown e Malcon Mclown foi o Dr. Smith que juntos ajudam o Jiraya. Nos primeiros episódios de Maskman aparece um personagem chamada Catarine e era interpretada pela atriz Lily Blues.

Em Winspector Mós lidera a Gangue da Morte causando assaltos em todo o mundo. Sequestrou um cientista e também Biker que foi desmontado e salvo por Demitaz. No fim, foi preso pelo Winspector. O ator que fez o vilão era Aydin Yamanlar e era turco,  ao que se sabe já é falecido e também apareceu no episódio 45 de Kamen Rider Black.
Em B-Fighter KabutoMac Windy é do ramo de Nova York do Cosmo Academia, e fala frequentemente em frases quebradas do inglês. É um homem muito extrovertido, flertando com meninas japonesas em cada possibilidade e comendo toneladas de sushi. Ele foi escolhido pela Medalha da Libélula para se tornar Yanma, cuja armadura é modelada após uma libélula e possui a medalha. Como B-Fighter Yamma, ele é o Guerreiro do Vento. Seus ataques incluem o Spinning Bomber, um soco de salto e o Dragon Flying, no qual ele gira a altas velocidades como um tornado e ataca seus oponentes enquanto ele voa. Tonbou Gun é sua arma e se torna parte do poderoso Rifle de Entrada que Kabuto exerce. foi interpretado pelo ator Reuben Langdon.


Sean Nichols
Em Ultraman Max tem um ator americano chamado Sean Nichols nascido na Virgínia, Califórnia dos Estados Unidos ele interprea Sean White engenheiro do Esquadrão de Defesa DASH. Em Jiban, Léo Meneguetti interpreta o vilão Jean Marrie, ele teve sua vóz dublada no Japão, ele nasceu na Veneza na Itália. Na série Battle Fever J série de 1979, a atriz que interpreta a Miss América era Diane Martin que durou até o episódio 24 e passou a personagem para outra agente. Em Kakuranger de 1994 o ator kane Kosugi filho do ator Sho Kosugi, interpreta o Black Ninha Jraya, e pai e filho contracenaram em Kakuranger nos episódios 28 e 29. Em 2013 na série Super Sentai Kyoryuger aparece um integrante da cor ciano chamado Ramirez que foi interpretado pelo ator Robert Baldwin,apesar de ser japonês, mas tem descendência canadense e americana. Curioso é que o ator é gordo mas na hora da transformação ele fica magro. Perceberam isso?
Vale lembrar que em Sheider, Sharivan, Google V, Spiderman e na abertura de Denziman, apareceu um ator negro, não se sabe o nome dele.




Tokusatsu dos anos 70 que valem a pena ver!

Existem séries tokusatsus dos anos 70 que valem a pena dar uma olhada pois são interessante confira alguns:
Akumaizer 3
Primeiro episódio: 7 de outubro de 1975
Episódio final: 29 de junho de 1976
Número De Episódios: 38
Emissora original: TV Asahi
Criador: Shotaro Ishinomori

Gêneros: Tokusatsu, Drama, Minissérie
O programa segue as aventuras de três super- heróis mutantes do Clã Akuma, um vasto império que existe abaixo da superfície da Terra e seus esforços para impedir que os Akumas ataquem a superfície mundo. Os três guerreiros são Xavitan, um espadachim meio-demônio, Mal, um atirador um tanto vago e voraz, e Gabura, um homem forte lento e mal-humorado.Juntos, eles compõem a equipe de super-herói do título da série. No final da série, os corpos dos heróis são destruídos, mas suas almas sobrevivem para serem reencarnadas na sequela direta da série, Choujin Bibyun.

Choujin Bibyun

Os heróis de Akumaizer 3 venceram parcialmente as forças do mal, mas deram suas vidas para alcançar esse objetivo e salvar o planeta Terra. No entanto, o imperador Gulliver sobreviveu e formou uma nova força de combate recrutando Youkais, que são espíritos maléficos do mundo dos mortos.
Dr. Daima é o responsável por fazer com que as almas dos Akumaizer 3 fossem incorporadas a três seres humanos para impedir que a invasão Youkai acontecesse e assim criando os chamados “Super Homens Bibyun”.
Denjin Zaborger
O agente Yutaka Daimon Retorna ao Japão depois de saber que seu pai foi assassinado pelo malvado Dr. Akunomiya, que responde aos comandos de voz de Yutaka. Zaborger tem a habilidade única de se transformar em uma motocicleta, Machine Zaborger, para Yutaka Daimon para montar.
A principal assistente do Dr. Akunomiya em Sigma é uma mulher conhecida como Miss Borg. Ela é um cyborg com (nos primeiros episódios de qualquer maneira) a capacidade de se transformar em um guerreiro robô aparecendo masculino. A Sigma com o Dr. Akunomiya ea Srta. Borg são os Sete Executivos do Sigma, líderes das várias operações mundiais da Sigma. Esses cyborgs desagradáveis ​​acabam caindo em Yutaka Daimon e Denjin Zaborger. Servindo como agentes de campo Sigma são Sigma Mecha Animais, Sigma Cyborgs, Sigma Grupo Hitmen (assassinos humanos), Sigma Mecha Borg, Sigma Borg e Sigma Soldados. Dr. Akunomiya é um mestre cruel e exigente. Ele até se volta contra a sua mais fiel serva, a Sra. Borg, substituindo-a por uma nova assistente feminina, Lady Borg Até então, Sigma está em suas últimas pernas, então Lady Borg não dura muito tempo.
Depois que seus cyborgs e robôs (mesmo Miss Borg) não conseguiram eliminar Yutaka Daimon, o Dr. Akunomiya atribui a tarefa de se livrar de seu maior inimigo para um jovem assassino, a moto que monta Gen Akizuki. A motocicleta em forma de pássaro do Gen Akizuki é chamada Máquina Hawk. As técnicas de artes marciais "Thunder Punch" e "Hurricane Punch" do Gen Akizuki provaram ser um jogo para o "Flying Dragon Tri-Stage Kick" de Yutaka Daimon e deram ao herói alguns momentos difíceis.
Depois de finalmente derrotar Gen Akizuki, no episódio 38, Yutaka Daimon e Denjin Zaborger pegar o último robô Sigma, no episódio 39, e Yutaka Daimon finalmente se encontra cara a cara com o assassino de seu pai, o Dr. Akunomiya. No entanto, Yutaka não é o único interessado no desaparecimento do Sigma. Outro grupo maligno que se esconde nas sombras espera pela eliminação de um rival. E assim a batalha de Yutaka Daimon e Zaborger para restaurar a paz no Japão realmente começou.
No episódio 40, Yutaka Daimon se encontra contra um grupo ainda mais perigoso, o Exército dos Dinossauros. Para combater esse grupo, Yutaka Daimon é acompanhado por um segundo agente de polícia secreta, Ken Matsue, Mais jovem (e menos qualificado ), que monta uma motocicleta bazooka chamada Machine Bach ( Mashīn Bahha ) . Começando com o episódio 41 Machine Zaborger e Machine Bach se fundem para formar Strong Zaborger, Uma versão mais poderosa de Denjin Zaborger.
O Dinosaur Army é liderado por um antigo monstro, Triple Neck Demon. É um dinossauro de três cabeças / dragão. Uma cabeça desta besta antiga cospe fogo, um gás venenoso e um um parafuso de energia. Os principais assessores de Triple Neck Demon são os adoradores humanos Diabo HatEaPrincesa Meza. O chapéu do diabo faz o dinossauro dar forma aos robôs para o exército do dinossauro e usa seu chapéu como uma arma. Princesa Meza é um especialista em disfarces e serve como um espião. Sob estes três são o Dinosaur Army Mecha, dinossauro Army Hitmen (assassinos humanos) eo reptil chefiado Dragon Face Soldiers.
Baron One


Barom One  é uma série de mangá escrita e ilustrada por Takao Saito. Foi publicado originalmente na Weekly Bokura Magazine entre 1970 e 1972.
Foi adaptado para uma drama japonês no ano em que o mangá acabou, sendo exibido pela Nippon Television. Foi lançada como anime no mercado japonês em 2002, onde os treze episódios foram exibidos pela AT-X e, no Brasil, foi exibido no canal Animax, com início em julho de 2006.
Uma noite, um monstro sai de um lago e começa a atacar os amigos-de-infância e nascidos-no-mesmo-dia Takeshi Kido e Kentaro Shiratori. Quando o monstro está prestes a matar os dois, uma coisa chamada Kopu chama-os e diz que eles são os escolhidos para proteger o mundo do Doruge de criatura do mal. Kopu dá um radar para Kentaro e Takeshi a capacidade de se transformar em Barom o poderoso monstro One, unindo as suas mãos. Agora os meninos devem destruir os monstros possuídos por Goumon.
Aztekaizer
Esta série principalmente de ação ao vivo é única, em que, durante cada batalha climática com a ameaça demoníaca semanal, o super-herói de luta livre é capaz de transformar todo o seu ambiente de ação ao vivo em material de anime, permitindo-lhe realizar técnicas de wrestling sobrehumanas que são de outra forma Impossível executar em live-action.


Bruxos e Feiticeiros nos Tokusatsu

Nos tokusatsu apareceram bruxos para dar dor de cabeça para os heróis, mas com muita dificuldade eles conseguiram vencer, confira os principais bruxos:

Kiba
Em Gyaban no episódio 30 aparece o vilão Sandorba com a sua mãe Kiba, ela é uma bruxa espacial que deu trabalho para o Gyaban, mas foi destruída junto com Sandorba no último episódio. 

Leider
Aparece pela primeira vez no episódio 34 de Sharivan. É um feiticeiro de origem desconhecida. Ardiloso e estrategista, finge ajudar Mad, mas enquanto isso joga os membros da organização uns contra os outros, pretendendo se apoderar do comando do grupo quando este se encontrar em estado de caos. No penúltimo episódio, quando finalmente desafiou Maoh Saiki abertamente, este o destruiu.






Só em Jaspion ele enfrentou quatro bruxas:

Purima
Uma bruxa pertencente aos Quadridemos, foi morta quase no antepenúltimo episódio de Jaspion quando se fundiu  a Gyoru se transformando em um monstro.










Titânia
Aparece no episódio 22 em Jaspion e era a mestra de Purima, enfrentou o herói se transformando em uma aranha gigante, mas acaba sendo destruída pelo Daileon.









Bruxa Kilza

Bruxa Galáctica Kilza é um personagem do seriado nipônico Kyojuu Tokusou Jaspion. Aparece entre os episódios 29 a 36. Foi interpretada no Japão por Atsuko Takahata e dublada no Brasil por Maximira Figueiredo.
De uma família de bruxas galácticas, Kilza se caracteriza por ser uma vilã muito ousada e maldosa em seus planos. Para vencer Jaspion não mediu esforços, chegando ao ponto de envolver até crianças em seus planos. No entanto ela também é muito esquentada e confiante em seus planos. Tem como irmã a bruxa Kilmaza, que aparece 3 episódios após seu falecimento. Quando ia usar seus poderes malignos ela dizia as seguintes palavras: "Berebekan Katabamda" e na execução final era "kikerá".

Kilmaza
Kilmaza é um dos personagens da seriado japonês Jaspion. Aparece pela primeira vez no episódio 39. Dublada no Brasil pela veterana Isaura Gomes.
Kilmaza é a irmã de Kilza. Aparece na série no episódio 39 para se vingar a morte de sua irmã. Ao contrário de sua irmã que usa o Berebekan Katabanga Berebekan Katabanga Berebekan Katabanga e finalização: Kikerá, ela usa duas castanholas (uma em cada mão) para fazer os seus feitiços. Aparece também para obter uma fração do poder de Satan Goss. Embora não tenha confrontado Jaspion diretamente (não por tempo significativo), seus auxiliares, os cinco ninjas espaciais (Ka, Sui, Mok/Moku, Do e Fu), o fizeram, e foram sendo mortos um a um.

Na série Jiraya apareceram duas bruxas, são elas:

Manin Luana
Esta romena era um mistura de ninja com bruxa feiticeira. Morreu queimada pela Inquisição há centenas de anos, e seu espírito amaldiçoado ficou preso numa caverna. Despertada acidentalmente por Ronin Haburamu, ela quis implantar o terror no mundo com sua espada sedenta de sangue, mas Jiraiya a selou novamente no mundo dos mortos.









Aracnin Morgana
Essa deu muito trabalho para o Jiraya e os Togakuris, é uma bruxa poderosa que podia ficar jovem, foi morta pelo Tetsuzan Yamashi no último episódio.








Bruxa Bandora
Bandora é uma feiticeira que se aliou a Gran Satã para vingar a morte do filho Kai. Uma terrível tirana sem escrúpulos que tenta de tudo para conseguir matar os Zyuranger e dominar a Terra. Ela possui um bastão chamado Doracetro, que atira na Terra para fazer os Dora Monstros crescerem e para fazer diversos feitiços. Ela também possui um telescópio para observar o planeta e uma bicicleta voadora, que usa em suas visitas a Terra. Durante o final, Bandora perde seus poderes depois de derramar lágrimas devido a segunda morte de seu filho Kai. Sendo assim, ela e seus capangas são selados novamente pelo Daizyujin.

Grandiene
Mãe dos quatro demônios e a verdadeira líder do Clã Saima. Aparece na forma de um casulo de início, pois não possui energia negativa suficiente para sair desse estado. Seus filhos atacam a Terra para obter essa energia, e assim revivê-la. É revelado, eventualmente, que o plano de Grandiene era que seus filhos morressem, pois acreditava que eles se voltariam contra ela. Ela é destruída pelo Max Victory Robo, mas seu espírito toma os corpos de Zylpheeza e Salamandes no final da série, para derrotar os GoGo Five e dominar a Terra.


Jogos de Tokusatu

Existem jogos que foram baseados em Tokustasu muitos são disputados por fãs mesmo sendo aqueles mais chatos, confira alguns:

Gaoranger
Hyakujuu Sentai Gaoranger é um jogo de ação, o jogo teve uma ótima aceitação pelo o publico e pelos os críticos, com ótimos gráfico e com uma jogabilidade ótima, o jogo é sem dúvida uma boa pedida pelos os fãs da série e da franquia dos Super Sentais. O jogo é baseado na história de Gaoranger.  



Godzilla.


Godzilla: Save The Earth foi lançado em 02 de novembro de 2004 para o PlayStation 2 e Xbox. O jogo é em si é a continuação do jogo Godzilla: Destroy All Monsters  que foi lançado para o GameCube e Xbox, em 2002, Godzilla:. Save The Earth é seguido por jogo Godzilla: Unleashed lançado em 2007 para o Wii e PlayStation 2.

Enredo do jogo :

O enredo se baseia a dois anos após Godzilla : Destroy All Monstros, A história envolve a humanidade começar a preensão de DNA de Godzilla , conhecido no jogo como "G -Cells ". O Vortaak ( Inimigo do jogo ) mais uma vez retornar à Terra, controlando um vasto exército de monstros, incluindo a sua última arma : Space Godzilla. O jogador enfrenta para baixo muitos monstros controlados em locais diferentes. No clímax cut-scene , Godzilla confronta Space Godzilla em um duelo final. Godzilla tem cristais no ombro na onde pode se proteger dos ataques de Space Godzilla, é aparentemente morto, forçando o Vortaak a recuar enquanto Godzilla solta um rugido de vitória ao ter salvado a Terra mais uma vez. Desta vez, novos monstros são adicionados, bem como arenas mais detalhadas, incluindo montanhas, estradas elevadas e água até a cintura . Outra adição é o Modo Desafio, no qual o jogador deve atingir seus adversários. Este jogo também teve um modo online somente para o Xbox, mas este modo está desabilitado.



Gyaban


The Space Sheriff Spirits é um jogo de ação para o PlayStation 2. Este jogo é baseado na popular série de TV japonesa da trilogia Uchuu Keiji,  produzido pela famosa empresa Toei. As três temporadas foram dirigidos por Hattori Kazuyasu e Yoshiaki Kobayashi, e foram nomeados Uchuu Keiji Gyaban, Uchuu Keiji Sharivan  e o Uchuu Keiji Shaider. Estas séries ajudou o gênero Metal Hero a crescer muito e ficar bem popular no Japão nos anos 80. A trilogia Uchuu Keiji foi rapidamente exportado em países europeus, como a França desde 1982 (a série foi rebatizada X-OR), Ásia (incluindo a Indonésia, Malásia e principalmente Filipinas) e América Latina (Brasil). O jogo foi lançado simultaneamente em 25 de maio de 2006, no Japão, Hong Kong e Taiwan. Famitsu Weekly.
Modos Do Jogo :

 História :

 Neste modo é baseado na série de TV Uchuu Keiji Gyaban. O enredo é seguido por stills tiradas dos episódios mais importantes. O jogador tem a capacidade de pegar e jogar itens. Abaixo a lista das missões do jogo.

Missão 1 (episódio 1 da série)

Missão 2 (resumir rápida do episódio 13, com base no episódio 14)

Missão 3 (episódio 24)

Missão 4 (resumir rápida de episódio 30, com base no episódio 31)

Missão 5 (episódio 39 .. mini-jogo sem batalha em tudo)

Missão 6 (episódio 42)

Missão 7 (episódios 43, 44 (final))

Uchuu Mode Tamashii Keiji (extra)

Modo Battle Royale :

Neste modo Versus, o usuário seleciona um dos personagens jogáveis, e luta contra um  vilã em uma luta mortal de um único Round. Pequenas variações são oferecidos nesta modalidade, como a capacidade de selecionar um aliado, ou para lutar contra qualquer um único ou um par de inimigos. O jogador tem a capacidade de pegar e jogar itens neste modo de jogo também.

Survival Mode :

O jogador selecionar um, dos cinco personagens disponíveis, e tem que derrotar os vilões, incluindo 999 chefes que aparecem no modo de Gyaban. Excepcionalmente, este modo é uma fase única, situada no mundo paralelo, também existem itens que pode ser usado pelo jogador. Vencer este modo irá desbloquear vídeos no Modo Omake.

Omake Mode :

Este modo é de teatro que contém cinco comerciais de TV originais desbloqueáveis ​​transmitidos no Japão nos anos 80. Um Marking Of e cenas extras.

Segue abaixo imagens e uma Gameplay do jogo :






Ultraman

Modo Do Jogo :

Srory Mode :

Neste modo, você vai seguir a história do Ultraman original. Onde você vai enfrentou muitos Kaiju, o último chefe deste modo é Zetton, que é o adversário mais difícil, se você é capaz de derrotar Zetton sem usar Specium Ray haverá um final alternativo. Se você jogou no 2nd Time no modo história, haverá mudança, mas o último chefe será Zetton.

Battle Mode Edit : 

Neste modo, você estará selecionando Todos os Kaiju para lutar (Sem Ultraman) é selecionável um mostro por combate.

Monster Mode Edit :

Neste modo, você vai selecionar 3 kaiju como qualquer monstro jogável e o último chefe deste modo é Ultraman. 

Monster Graveyard Mode Edit :

Neste modo, você deve encontrar todos os Kaiju que havia sido derrotado se você encontrar um deles, o Narrador irá dizer-lhe a história do monstro se você encontrar todos os monstros, você vai encontrar Seabozu.

Violence Rock Mode Edit :

Neste modo, você joga como King Red para atirar uma pedra, será contado o quão longe você pode atirar uma pedra.

Return Of Ultraman Mode Edit :

Neste modo, você vai acompanhar a história de Ultraman Jack. Onde você vai enfrentar muitos Kaiju o último chefe para este jogo é Rei Negro e estrangeiro Nackle.

Survival Mode Edit :

Neste modo, você estará escolhendo um ou outro Ultraman Hayata ou Ultraman Jack, para combater vários monstros. 

Option Mode Edit :

Você pode alterar as configurações do jogo neste modo.


Segue abaixo imagens e uma Gameplay do jogo :


Ultraman Nexus

Ultraman Nexus  é um jogo de ação que foi baseado na série de TV Ultraman Nexus. Foi publicado pela Bandai em 26 de maio de 2005. O jogo também inclui personagens do filme.


Chroma Squad

Chroma Squad é um RPG tático sobre cinco dublês que decidem sair de seus trabalhos e criar o seu próprio estúdio de TV inspirado em Power Rangers! Contrate atores, compre equipamentos e melhorias para o seu estúdio, crie armas e robôs gigantes feitos de papelão e fita crepe. Assim que ligar as câmeras, você controla o seu time de cinco guerreiros cromáticos vestidos de colant em batalhas por turno épicas!









  • Customize o seu estúdio de TV: contrate atores, melhore seus equipamentos, faça marketing, crie armas e robôs gigantes!
  • RPG Tático de combate com um diferencial: combine os ataques de seus heróis com habilidades em time!
  • Sistema profundo de RPG com árvore de habilidades, equipamentos aleatórios, criação de equipamentos, e história com 3 finais diferentes!
  • Combate de Robôs Gigantes – Destrua a cidade para salvar a cidade!
  • Uma carta de amor aos Power Ranges, Super Sentais, Tolusatsu e as séries japonesas de nossas infâncias.
  • Pixel Art deliciosamente animado com trilha sonora chiptune que brilha como a justiça!


POLÍTICA JAPONESA CRITICA FÃS ADULTOS DE KAMEN RIDER

Katsuko Inumaru faz parte do Partido Republicano do Japão. Em 2014, ela entrou na disputa para representar o distrito de Tóquio, mas não ganhou.
No dia 23 de setembro, ela estava respondendo tweets de seguidores sobre o popular gênero de tokusatsu Kamen Rider. Inumaru afirmou que assistia quando criança, porém, a discussão ficou acalorada quando ela disse que aqueles que assistiram essas séries quando criança certamente não assistem mais agora que são adultos.
Depois de receber respostas que muitos adultos ainda assistem Kamen Rider, ela comentou: “Há adultos que ainda assistem isso? Não posso acreditar! Eles devem ser crianças eternas!”
Isso gerou uma onda de revolta por parte dos internautas, já que muitos interpretaram isso como uma ofensa aos fãs mais velhos. Em sua defesa, ela disse: “Vocês acham que eu não deveria me surpreender ao saber que um adulto com mais de 40, 50 ou 60 anos ainda assista Kamen Rider? Adultos ocupados de verdade não têm tempo para assistir televisão, muito menos Kamen Rider. ”
O que torna essa situação tão absurda é que Inumaru faleceu em 2017. Sua conta no Twitter ainda está sendo usada pela irmã mais nova de Inumaru, que também é envolvida na política. Ela afirmou que estava usando a conta de Katsuko porque seu próprio Twitter foi suspenso e ela ainda queria fornecer informações a seus seguidores.
A conversa, então, voltou-se para a moralidade de usar a conta do Twitter de alguém que faleceu, especialmente ao usar a voz do falecido para se comunicar. Uma vez que esta conta do Twitter tem um crachá verificado, os usuários do Twitter expressaram suas dúvidas sobre o motivo pelo qual o site de mídia social ter permitindo que isso continue.
Os tweets sobre Kamen Rider foram excluídos da conta oficial do Twitter de Katsuko Inumaru.

Fonte:


Tokureply



Blog Toku Force



Only Animes



Senpuu



Hero Factory



You Tube
Toku Doc



Filmow

Mundo Toku



Senpuu
http://senpuu.com.br/2012/10/fireman/



Toku Doc 



Ranger das Sombras

Wikipédia


YouTube
Resistência Tokusatsu
https://www.youtube.com/watch?v=HKkKIOcsHZc




Comentários

  1. Backup do Blog do Technoardo agora está no Blog Yugo Universe. Eu fiz o Conteúdo de Backup do Blog Technoardo... depois eu importei o conteúdo no Novo blog.
    https://yugouniverse.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário