O herói foi criado por dois geniais garotos judeus, fãs inveterados de ficção-científica, cuja dieta consistia de “pulps”, histórias de “John Carter de Marte” (por Edgar Rice Burroughs), histórias em quadrinhos etc.
A origem do Superman (Superman, conforme o mercado editorial brasileiro na atualidade) já foi alterada diversas vezes desde que Jerry Siegel e Joe Shuster a criaram. Mas a premissa básica é sempre a mesma: no distante planeta Krypton, o sábio Jor-El descobre que seu mundo está condenado. O cientista tenta em vão alertar o pedante Conselho local, que acha a teoria absurda. É então que ele, junto à esposa, Lara, decide enviar, a moda de Moisés, seu recém-nascido filho, Kal-El, para um planeta que julgara ser adequado para a sobrevivência da criança: a Terra.
Viajando pelo espaço, a nave carregando o pequeno Kal-El chega à Terra e aterriza na pequena cidade de Smallville, Kansas, onde é encontrada por um bondoso casal de fazendeiros, Jonathan e Martha Kent.
Criado com carinho e responsabilidade por seus pais adotivos, Kal-El, agora batizado Clark Kent, cresce como um garoto relativamente comum, mas conforme o tempo passa, suas células kryptonianas passam a acumular energia solar, o que concede pouco a pouco ao jovem Clark habilidades sobre-humanas: super força, super velocidade, invunerabilidade, visão de raios-X, visão de calor, super sopro, super audição e a capacidade de voar.
Em Smallville, Clark faz amigos que o acompanham para toda a vida, como Lana Lang (sua primeira namorada) e Peter Ross. Ao se formar no colegial, Clark decide estudar jornalismo para ser repórter e, assim, estar sempre informado do que acontece no mundo à sua volta. Embora seja um excelente repórter investigativo, fuçando tudo que se passa no submundo, Kent finge ser um sujeito pacato, afim de não chamar atenção e não despertar supeitas de seus poderes.
Sabendo que perderia sua vida pessoal se por acaso revelasse sua identidade ao mundo, Kent resolve criar uma nova identidade para poder usar seus incríveis dons: cria um disfarce, passando a agir nas emergências como o Superman, mas decide não usar uma máscara, pois quer que as pessoas confiem nele. Para que as pessoas não suspeitem que Kent e Super-Homem são a mesma pessoa, o repórter usa óculos de aro de tartaruga, muda seu penteado e curva um pouco sua postura corporal.
Kent passa a trabalhar no jornal “Planeta Diário”, na cidade de Metrópolis, onde conhece o editor Perry White, o sardento “foca” (depois, fotógrafo) Jimmy Olsen e a bela repórter Lois Lane, seu interesse romântico e chegou a casar com ele e tem um filho com os mesmos poderes.
Coisas Bizarras de Superman
Antes o Superman não voava, ele dava grandes saltos e era vulnerável as bombas e mísseis mas depois o personagem passou a voar devido ao personagem Capitão Marvel criado pela Fawcett Comics. Além de voar, ser quase indestrutível, ele tinha poderes além da compreensão humana como viajar no tempo, mudar a aparência e se comunicar telepaticamente, ventriloquismo, podia criar uma cópia em miniatura e super-inteligência e poderes hipnóticos, ou seja, ele era quase um Deus. Até o superbeijo, da para acreditar, isso ocorreu em Superman II e IV, quando ele beijou a Lois para fazer ela esquecer que ele era o Clark Kent. Com a reformulação de John Byrne, grande partes desses poderes foram deixados para trás, mas não para por aí.
Predador |
Na fase do Superman de John Byrner, a mais bizarra foi quando o Superman assumiu a identidade de Predador e passava a combater o crime nos lados escuro de Metrópolis, no começo parecia ser o José Delgado. Também a fase em que ele perde sua humanidade ficando mais perecido com um kriptoniano. As vendas das HQ's do Superman não estava muito boa até que fizeram a Morte de Superman, depois apareceram quatro seres idênticos ao Superman. Na verdade o Superman não morreu ele ficou em estado de hibernação, até que finalmente apareceu, nessa fase do super ele ganhou um visual diferente um cabelo comprido.
A fase em que o devorador de sol estava devorando o nosso sol, o Lanterna Verde é que salvou o dia, mas, o Superman teve sua mudança drástica, pois ele adquiriu novos poderes, o da eletricidade, como não tinha o controle, então criou uma roupa para conter os poderes dele. Antes de voltar ao normal, ele se dividiu numa forma azul a mais calma e a vermelha, a mais agressiva, coisa que já aconteceu na HQ do Superman em 1963.
Na fase 52, Superman usou todos os seus poderes e perdeu sua energia, e não para por aí, ele teve sua identidade revelada pela Lois Lane, tornando público e ele passa a combater o crime numa moto e com uma camiseta com um S no peito.
O único homem que derrotou o Superman, não foi o Lex Luthor, mas sim o Batman, em Batman Cavaleiro das Trevas criado pelo Frank Miller ele provou que pode com o Superman mesmo sendo um idoso, isso aconteceu no longa-animado.
A fase que mais chocou foi criar uma kriptonita rosa, na qual muda o comportamento dos kriptonianos, no homem ele passa a ter comportamentos femininos e na mulher, comportamentos masculinos.
Superman é pego pelo Luthor com a Kriptonita Rosa |
Nos Cinemas
Superman I e II, estrelado por Cristopher Reeve até que foi um sucesso, mas o Superman III e IV, foi um fracasso, curioso é que a idéia principal do Superman III, era para colocar o Brainiac como o vilão, mas mudou tudo e teve a participação do comediante Richard Pryor que declarou que é fã do Superman, ou seja, o filme teve mais a participação dele. Em Superman IV em busca da Paz, era para ele enfrentar o Bizarro, e teve até a cena em que ele enfrenta o vilão, mas foi cortado, no lugar ele enfrenta o Homem-Nuclear.
Richard Pryor com o Superman |
No Batman versus Superman, para quem assistiu dizem que o homem-morcego é que rouba a cena do filme.
Batman Versus Superman |
Superman de George Reeves
Superman teve um seriado estrelado pelo George Reeves no dia 23 de novembro de 1951 que fez muito sucesso na época. Mas o ator não gostava de ir nas convenções como Superman, pois as crianças chutavam a canela dele para saber se ele era mesmo o super. Ele morreu no dia 16 de julho de 1959, dizem que foi suicídio, mas não se sabe a causa da morte.
George Reeves |
Bizarro
Bizarro é o nome de dois inimigos distintos do Superman. Ambos são clones defeituosos do Superman.
As duas versões do Bizarro só entendem o sentido oposto das palavras: Amor=Ódio, Salvar=matar, bom=mau, amigo=inimigo . É o resultado dessa sua imperfeição que o leva a ser um vilão, visto que em várias ocasiões Bizarro causa problemas por tentar agir como o Super-Homem, mas falha ao agir do modo oposto, graças à sua lógica 'bizarra'.
O Bizarro Pré-Crise tinha uma pele com aparência de pedra, pálida, e um rosto distorcido. Quando Bizarro foi criado, sua roupa era essencialmente idêntica à do Super-Homem, mas ele a mudou depois, usando um S invertido. Houve outras variações, como um cinto danificado. No Mundo Bizarro, ele passou a usar uma placa escrito "Bizarro #1", para se distinguir dos outros clones.
Bizarro I
Após ter conhecido Superman, Lex Luthor tentou fazer com que o Homem de Aço trabalhasse para ele, no entanto não aceitou. Lex resolveu criar o seu próprio Superman. Ele empregou um cientista vindo da China chamado Dr. Teng para clonar o Superman. Com o tempo ele conseguiu amostras do DNA do Homem de Aço e usou para cloná-lo, no entanto ele pensou que Superman era um humano geneticamente modificado (o mundo ainda não sabia que ele era um alienígena). Com isso o clone saiu imperfeito e Lex ordenou que ele fosse destruído, mas o clone escapou da LexCorp.
Alguns dias após a fuga, Bizarro começou a compartilhar as memórias de Superman, contudo seu cérebro não processou tudo da maneira correta, e ainda assim, tentou imitar Superman, indo para Metrópolis iniciar seus atos heroicos. Embora muitas vezes Bizarro tentasse imitá-lo sem dar certo, uma vez conseguiu impedir com que a irmã de Lois, Lucy Lane, cometesse suicídio. Como era cega, ela pensou que Superman a tivesse salvo. Depois Bizarro vai até o Planeta Diário, onde encontra Lois, se apaixona por ela e, enfrenta Superman. Ele a leva até o seu apartamento e, encontra Lucy novamente, o que o deixa calmo, até Superman aparecer de novo e uma nova batalha surgir. Superman percebe que Bizarro era um sofisticado andróide, e não um ser vivo. A batalha se segue até o céu e os dois caem no chão com o impacto, fazendo com que o corpo de Bizarro explodisse. Um resíduo acaba indo para os olhos de Lucy, devolvendo sua visão.
Bizarro II
Quando Lex Luthor estava com seu corpo se deteriorando devido a uma doença que estava atingindo os clones, Dr. Happerson criou um clone baseado no DNA do Superman para transferir a mente de Luthor, no entanto o clone foi se definhando, tornando-se o segundo Bizarro. Ele escapou e começou a construir uma versão de Metrópolis em um armazém abandonado.
Diferente do primeiro Bizarro, esse podia falar e era um pouco mais inteligente. Ele também desenvolveu sentimentos por Lois Lane e sequestrou ela, mantendo-a no armazém pondo-a em perigo e depois salvando-a. Quando Lois acidentalmente deixou Bizarro zangado, ela usou a situação a seu favor para escapar enquanto ele destruía ó armazém.
Superman a encontra ele e Bizarro se enfrentam. A criatura escapa indo para Smallville tentando falar com Lana Lang, mas ela corre ao vê-lo. Antes que ele pudesse chegar perto dela, ele é derrotado por Superman e enviado para a LexCorp. Lois convence Superman a resgatá-lo e então os dois vão junto atrás dele, no entanto era tarde demais já que Bizarro estava morrendo e sendo torturado por Happerson. Ele usa seus últimos suspiros para destruir o laboratório com sua visão de calor e morre em seguida... como o herói que ele queria ser.
Bizarro III
Bizarro depois é recriado por Coringa, o maior inimigo do Batman, quando este acaba ficando com os poderes do Mxyzptlk. Com esse poder ele se declarou Imperador e criou sua versão insana do Superman, daí nasceu o terceiro Bizarro.
Na saga Crise Infinita, Bizarro cai em uma armadilha do inimigo do Flash, Professor Zoom. Durante o confronto, Bizarro mata acidentalmente o Bomba-Humana.
Após criminosos liderados por General Zod fugirem em direção a Terra (no arco "O Último Filho), Bizarro sai vagando pelo espaço procurando um lar. Ele consegue criar um planeta em forma de cubo com restos de prédios e de outros materiais da Terra, mas ainda assim ele continua sozinho. Esse novo planeta tem um sol azul que deu uma nova habilidade a Bizarro chamada de "Versão Bizarra". Com esse poder, Bizarro consegue criar outros "Bizarros". Quando isso falha, Bizarro sequestra Jonathan Kent, o pai adotivo de Superman. Superman resgata seu pai e ajuda Bizarro a se tornar o grande herói de seu mundo.
Após os eventos de Novo Krypton, Bizarro visita o túmulo de Jonathan, e à mando de outros kryptonianos, Bizarro juntamente com outros inimigos do Superman são presos na Zona Fantasma.
Bizarro teve seu próprio título assim como a Arlequina
Cosplays Bizarros
Super Girl Bizarra |
Outras Mídias
SuperGirl
Na série SuperGirl, que narra a história da heroína titular prima do SuperHomem enquanto enfrenta o crime e vilões em Central City, a SuperGirl enfrenta a vilã Bizarro, versão feminina do vilão Bizarro. Na série ela era uma garota que sofreu morte cerebral e foi submetida a experimentos por Maxwell Lord para se tornar a nova SuperGirl assim que matase a original. Porém nessa tentativa um acidente deforma sua pele tornando-a branca e deformada. Ela não era exatamente uma vilã ja que seu cerebro não funciona corretamente e ela só é uma marionete nas mãos de seu criador. Alguns de seus poderes são o oposto da kryptoniana como visão congelante e sopro de fogo. Os demais poderes são semelhantes.
Laboratório Submarino 2021
No desenho "SEALAB 2021" existe o episódio intitulado BIZARRO sendo ele uma alusão direta ao Super-Homem bizarro onde os tripulantes da estação recebem a visita de semelhantes vestidos com roupas invertidas e com sérios problemas de razão.
Seinfeld
Num episódio da série Seinfeld, o personagem Jerry compara um amigo de Elaine (que seria exatamente o oposto dele) ao Bizarro dos quadrinhos. A explicação de que Bizarro é o oposto do Super-Homem leva Elaine a perguntar sobre uma série de detalhes do personagem, por exemplo se ele era negro já que o Super-Homem tradicional era branco.
Superman III
Em Superman III, Bizarro aparece como sendo o lado sombrio do herói, ele não tem a aparência igual a sua versão, pelo contrário, sua roupa é igual a do Superman só que escura, ele tem o cabelo desarrumado e tem barba.
Após ser afetado por uma kryptonita que traz à tona seu lado obscuro, o homem de aço começa a deixar o heroísmo de lado, começando a agir sem se preocupar com a humanidade, tornando-se agora uma pessoa egoísta e saindo por aí fazendo atrocidades.
Após se embebedar, Superman voa para um ferro velho onde sua parte boa ressurge como Clark Kent. É aí que o "Superman Vilão" torna-se Bizarro, não por causa da aparência que o personagem tem nos quadrinhos, mas sim ele por ele ser agora pura maldade. Em uma batalha épica Clark é quase derrotado, o único meio meio para poder matar o "Superman Vilão" foi estrangulando-o.
Smallville
Bizarro aparece na sexta e sétima temporadas da série de grande sucesso Smallville, sendo interpretado por Tom Welling.
O personagem é totalmente diferente do que estamos acostumados a ver nos quadrinhos. Ele é igual a Clark tanto na aparência quanto nos poderes, sua personalidade seria igual a do jovem de aço quando este está sob o efeito da kryptonita vermelha se não fosse por Bizarro ser um assassino frio, também um pouco similar com a versão do personagem em Superman III. Sua pele se torna pedra quando exposta ao Sol, o que diminui seus poderes, mas quando não está ele é mais poderoso que Clark e consegue sugar a energia da kryptonita verde para regenerar ferimentos e ficar mais poderoso do que já é. Além dessa kryptonita, Bizarro pode sugar a energia de outras mas quando ele faz isso com a azul, a energia é tamanha que faz com que ele cause em si mesmo uma autodestruição.
Na sexta temporada ele aparece em "Zod", ainda na forma de fantasma. Nesse episódio ele escapa junto com os outros fantasmas da Zona Fantasma quando Clark abre o portal para voltar à Terra e derrotar o General Zod. Ele retorna no último episódio da temporada, "Fantasma", onde Clark e Lex tentam capturá-lo. Durante o episódio John Jones também tenta capturá-lo mas ao tentar enfrentar Bizarro ele sai ferido. Lex consegue capturar Bizarro e o leva para Represa Reeves (para quem não se lembra era onde Lex fazia os experimentos do 33.1). Bizarro destrói o laboratório e vai atrás de Lex para matá-lo. Clark chega e tenta usar o cristal da Casa de El para destruí-lo, entretanto Bizarro o joga contra a parede e quando Clark se vira ele vê Bizarro transformado nele mesmo, e agora Bizarro tem os mesmos poderes que Clark possui. Os dois se enfrentam e Clark golpeia Bizarro fazendo com que este seja jogado para o outro lado da represa. Lionel chega e vê Bizarro caído e pensa que é Clark, o mesmo chega, Bizarro se levanta, Lionel usa a kryptonita mas Bizarro suga a energia contida nela e joga Lionel contra a parede, ferindo-o. Bizarro ataca Clark jogando-o pra fora da represa em direção à floresta, Bizarro vai atrás dele voando.
No episódio "Bizarro" que inicia a sétima temporada da série, Clark tenta achar uma maneira de deter Bizarro enquanto o mesmo está à procura de kryptonita para se tornar mais poderoso e, assim, matar Clark e assumir sua vida. John revela a Clark que a maneira de deter Bizarro é se ambos ficarem expostos ao Sol, já que o Sol bloquearia os poderes de Bizarro e amplificaria os de Clark. Enquanto Clark procura por Bizarro, o mesmo sai por aí fazendo coisas que Clark não faria ou ja teria pensado em fazer, ele mata um motorista e um policial, quase mata Lex e até tenta dar uns amassos em Lois. Os dois se encontram onde tudo começou, na Represa Reeves, Clark enfrenta Bizarro mas quase é derrotado até dar um super soco derrotando-o. Ele é levado à Marte por John, onde fica impossibilitado de usar os poderes já que está exposto ao Sol. Em "Gemini", Clark retorna da Fortaleza da Solidão após duas semanas em uma tentativa falha de encontrar Kara. Ele está bastante diferente, está mais ousado e até consegue voar. Ao final do episódio, ele e Chloe descobrem que Brainiac está de volta, mas Clark não parece nem se importar com isso, pelo contrário ele só parece se importar com seu relacionamento com Lana. Quando ele a abraça vemos que na verdade esse Clark é o Clark Bizarro e o verdadeiro Clark está congelado na Fortaleza da Solidão. Em "Pessoal", passou-se um mês desde que Bizarro está fingindo ser Clark, embora tudo esteja bem, ele tem medo de que Lana descubra que ele não o verdadeiro Clark. Ele começa uma busca para encontrar um meio de sua pele não se tornar pedra ao ficar exposta ao Sol. Jor-El liberta Clark para poder destruir Bizarro. Nisso Brainiac começa a manipular ambos, ele, se passando por Lionel Luthor diz a Clark como Bizarro pode ser destruído e diz quem pode auxiliá-lo, esse alguém é o criador de Brainiac, Jax-Ur. Enquanto isso ele diz a Bizarro como sua pele pode ficar normal e indica também Jax-Ur. Clark o encontra primeiro e assim Brainiac consegue a localização do seu criador. Clark revela a Lana o que ocorreu. Ela vai para o seu apartamento em Metrópolis onde dá de cara com Bizarro, que não quer machucá-la mas sim fugir com ela. Clark chega e os dois quase se enfrentam, Lana usa a kryptonita azul em Bizarro e ele explode. Isso ocorreu devido ao seu corpo não ter aguentado tamanha energia.
Adventures of Superman (série)
Adventures of Superman é uma série de televisão estadunidense baseada no personagem de histórias em quadrinhos Superman, criado em 1938 por Jerry Siegel e Joe Shuster. Esta foi a primeira série de TV que apresentava o Superman, e começou a ser filmada em 1951, naCalifórnia.
Patrocinado pelos cereais Kellogg's, foi a primeira e última série sindicalizada da TV, e as datas em que foi ao ar são controversas, mas geralmente aceitas como 19 de setembro de 1952 a 28 de abril de 1958. Após as duas primeiras temporadas (episódios 1 – 52, 26 títulos por temporada), em preto e branco, a série foi originalmente feita em monocromia, pela ABC, em first-run syndication. Os telespectadores não veriam Superman em cores, então, até que a série foi distribuída para as emissoras locais, em 1965.
George Reeves personificava Clark Kent/Superman; Jack Larson como Jimmy Olsen, John Hamilton como Perry White e Robert Shayne comoInspetor Henderson. Phyllis Coates personificava Lois Lane na primeira temporada, enquanto Noel Neill a interpretou na segunda temporada (1953). As histórias giravam em torno do Superman em suas lutas contra diversos vilões na cidade fictícia de Metropolis, enquanto o repórterClark Kent está fora do Daily Planet. Lois Lane e Jimmy Olsen, colegas de Clark no escritório, colocam-se frequentemente em situações de perigo, as quais só podem ser resolvidas pelo Superman.
Adventures of Superman apresentava efeitos visuais avançados para a televisão da época e, apesar de não ganhar nenhum prêmio importante, foi popular com seu público e continua popular até hoje. Seu tema de abertura é conhecido como The Superman March. Em 1976, o livroSuperman: From Serial to Cereal foi publicado e, em 1987, foram selecionados alguns episódios para o vídeo. Em 2006, a série se tornou disponível na íntegra em DVD, e as suas reprises ainda têm um lugar na agenda de programação de televisão. Em 2006, foi produzido um filme,Hollywoodland, uma dramatização que envolve a produção da série, até a morte de sua estrela principal, George Reeves.
Em 1951, o produtor californiano de filmes B, Robert L. Lippert, realizou um filme em preto e branco estrelando George Reeves e Phyllis Coates, denominado Superman and the Mole Men, com roteiro de Robert Maxwell e Whitney Ellsworth (sob o pseudônimo coletivo Richard Fielding) e direção de Lee Sholem. O filme, além de servir de teste para a primeira temporada da série na televisão, foi posteriormente transformado em um episódio em duas partes intitulado “The Unknown People”, o único episódio em duas partes da série, indo ao ar no final da primeira temporada. A série descontinuara, inicialmente, sua produção, não sendo exibida até setembro de 1952, quando a fabricante de cereais Kellogg's concordou em patrociná-la, pois a empresa já havia feito tal patrocínio com a série de rádio Superman.
O sucesso da série foi uma grande surpresa para o elenco. Jack Larson lembra de ter sido pego de surpresa pela sua nova fama. Após a primeira temporada, a atriz Phyllis Coates assumiu outros compromissos e não retornou ao papel de Lois Lane, sendo substituída por Noel Neill (que interpretara o papel no seriado Superman, em 1948), que interpretou o papel até o final da série. O elenco principal se manteve intacto até o episódio final, com Phillips Tead ocasionalmente juntando-se ao elenco nas últimas temporadas, como Professor Pepperwinkle. Para promover e divulgar o show, os integrantes do elenco Reeves, Hamilton e Larson ganharam dinheiro extra, aparecendo em comerciais de Kellogg's durante a segunda temporada. No entanto, Noel Neill nunca foi aventada para tais propagandas, pois os patrocinadores ficaram preocupados com o fato de que cenas de Clark Kent num breakfast com Lois Lane fossem muito sugestivas.
Desde o início, a série foi filmada como um seriado, com as mesmas roupas para agilizar os horários de gravação de seqüência e reduzir os custos. Por exemplo, todas as cenas que ocorreram no "Perry White Office" seriam filmadas de costas, para colocação futura em vários episódios, o que foi muitas vezes confuso para os atores. Outra opção foi usar o mesmo escritório de Clark para Lois Lane, com uma simples mudança de tapeçarias de parede, dispensando a construção de um conjunto adicional. Outro recurso cênico ocorreu nas últimas temporadas, em que algumas locações externas foram realizadas com episódios sendo filmados quase que inteiramente no estúdio.
O orçamento para a série foi relativamente baixo, com um episódio completo custando em média US $ 15.000. Os atores foram pagos com 200 dólares por episódio, com os historiadores da série e Jack Larson afirmando que o elenco teve que fazer repetidas visitas aos produtores para um aumento de 50 dólares, caso contrário desistiriam da produção.
Até o final da série, Reeves estava ganhando 2500 dólares por episódio, mas o restante do elenco ainda ganhava pouco. As estrelas assinaram uma "corrida do contrato de programa", significando que o produtor poderia exigir os seus serviços para disparar uma nova temporada dentro de um prazo de trinta dias. No entanto, essa cláusula também os proibiu de assumir qualquer compromisso de longo prazo, como filmes ou teatro.
O traje vermelho-azul-amarelo de Reeves foi originalmente marron-acinzentado e branco, de modo que seria mais apropriado em fotografia com tons de cinza em filme preto e branco. Após duas temporadas, os produtores resolveram filmar em cores, uma atitude ousada para a época, pois eram poucas as séries de TV em cores nos anos 50. A televisão em cores só foi padronizada em 1953, assim a maioria dos espectadores proprietários de aparelhos em preto-e-branco não podia ver a série em cores. Os produtores visualizaram a importância da cor no futuro, de forma a valorizar os episódios mais tarde. As filmagens dos episódios de cores começaram em 1954, e foram transmitidas em monocromia a partir de 1955. Mediante os custos da filmagem em cores, os produtores cortaram o número de episódios por temporada pela metade. Cada temporada de 26 semanas teria 13 novos episódios e 13 reprises das séries mais antigas em preto e branco. As impressões monocromáticas dos episódios em cores também tiveram que ser tratados de modo a produzir um contraste um pouco semelhante com as cores do novo traje de Reeves, como houve com o das estações anteriores (com o contraste aumentado a cada temporada), como os tons de cinza das cores azul e vermelho, de outro modo teriam sido quase indistinguíveis.
Durante os últimos 50 episódios, uma atitude de indiferença prevaleceu, atribuída à deterioração moral entre elenco e equipe, com a despesa adicional da filmagem em cores e disputas salariais. O produtor Whitney Ellsworth, posteriormente, admitiu: "Sometimes there was just garbage in the rushes, but we were often forced to use what we had, rather than relight the set and go again"
Temporadas em preto e branco, 1952–1953
Os episódios noir das duas primeiras temporadas lembram os seriados de ação e aventura, além de melodramas criminais da década de 1940. O elenco de apoio era preenchido com atores característicos do cinema, aumentando a semelhança. Phyllis Coates, assim como George Reeves, obteve liderança popular nos papéis B característicos do período.
Durante a série, Reeves e Coates recebiam a mesma bilheteria, pois Coates criara uma Lois Lane de temperamento forte, uma repórter empreendedora que tentava superar Clark Kent. Jack Larson representava Jimmy Olsen, como estagiário no Daily Planet, sempre investigando a verdade por trás de algo errado, mas que sempre acabava sendo pego pelos bandidos. Frequentemente era ajudado por Superman, no último instante.
Superman é visto como uma presença misteriosa, desconhecida para muitos dos bandidos ("Quem é o cara de roupa de circo?" pergunta um vilão em "The Riddle of the Chinese Jade"). Os episódios apresentavam muita ação, e muitas vezes histórias violentas, em que Superman lutava contra gangsters e mestres do crime; muitos personagens encontraram a morte nesses episódios.
Quando o elenco foi chamado para a segunda temporada, Phyllis Coates havia assumido outro compromisso, e os produtores procuraram Noel Neill, dando-lhe papel secundário ao lado de Larson, Hamilton e Shayne. A interpretação de Neill era mais acessível ao público jovem de televisão, mais doce e simpática ao contrário da eficiência e caráter forte de Coates. Bob Maxwell, cujos episódios na primeira temporada beiravam o macabro, deixou a série (iria produzir “Lassie” em 1954). Whitney Ellsworth tornou-se o produtor do Superman em 1953 e assim continuaria a ser durante todo o período da série (ele já estava trabalhando na mesma, creditado como produtor associado e editor de história, durante a época inicial). A segunda temporada se mostrava ainda bastante séria, mantendo suas qualidades de drama noir, mas caminhava mais na direção da ficção científica, com Ellsworth moderando a violência de forma significativa. Com a maioria dos bandidos tornando-se mais trapalhões e apenas alguns mortes ocasionais, geralmente fora da tela, a Kellogg's deu sua aprovação à abordagem de Ellsworth e a série continuou a ser um sucesso. Histórias sentimentais ou humorísticas eram mais comuns do que na primeira temporada, e uma grande parte das histórias tratou de assuntos pessoais do Super-Homem, tais como a sua perda de memória em "Panic in the Sky".
Temporada em cores, 1954–1958
Com a temporada colorida, a série começou a assumir o tom mais alegre das revistas em quadrinhos do Superman da década de 1950. Os vilões se tornaram mais caricatos, e a violência foi mais abrandada. O tiroteio que ocorria era apenas destinado ao Superman e, obviamente, as balas ricocheteavam. Superman ficou menos propenso a se envolver em brigas com os vilões. Nas ocasiões em que Superman fazia uso da força física, ele dominava os bandidos com golpes de karatê, ou dominava dois criminosos com as mãos, batendo suas cabeças juntas. Na maioria das vezes, os vilões fugiam de Superman. Muito popular entre os telespectadores, coube a Jimmy o papel cômico. Em muitos dos episódios ele e Lois sendo capturados, só para serem resgatados no último minuto por Superman.
Os roteiros da sexta e última temporada não atingiram o sucesso dos dois anos anteriores e muitas vezes foram retomadas situações comuns em seriados, e incluídos elementos de ficção científica como um robô movido a kryptonita e explosões atômicas. Em um dos últimos episódios, "The Perils of Superman" (numa retomada de The Perils of Pauline), houve de fato a retomada ao cliffhanger dos seriados: Lois amarrada a um trilho de trem, com um trem de alta velocidade caindo sobre ela, Perry White quase serrado ao meio, Jimmy em um carro desgovernado indo para um precipício, e Clark Kent imerso em um tanque de ácido. Este foi um dos três episódios dirigidos por George Reeves, na tentativa de injetar alguma vida nova à série. O cabelo de Noel Neill foi tingido para um vermelho brilhante para esta temporada, embora a mudança da cor não era aparente nas transmissões iniciais em preto e branco. Os esforços de Reeves não salvaram a série, porém, do cancelamento.
Surgem ocasionais confusões sobre o artigo "The" antes de “Adventures of Superman”, pois assim era proferido pelo narrador. Alguns referenciam como título "The Adventures of Superman"; outros simplesmente rotulam a série como Superman. O título é geralmente aceito como Adventures of Superman, sem o artigo precedendo "Adventures".
A narração de abertura do show, mais extensa do que o do programa de rádio de 1940 e do Superman, foi realizada por Bill Kennedy (com a primeira frase falada por Charlie Lyon), emoldurado pela música tema do programa, e preparando o terreno para cada programa:
“ | Kelloggs, 'The Greatest Name In Cereals', presents: The Adventures of Superman. Faster than a speeding bullet! More powerful than a locomotive! Able to leap tall buildings in a single bound! ("Look! Up in the sky!" "It's a bird!" "It's a plane!" "It's Superman!")... Yes, it's Superman ... strange visitor from another planet, who came to Earth with powers and abilities far beyond those of mortal men! Superman ... who can change the course of mighty rivers, bend steel in his bare hands, and who, disguised as Clark Kent, mild-mannered reporter for a great metropolitan newspaper, fights a never-ending battle for truth, justice, and the American way! And now, another exciting episode, in The Adventures of Superman! | ” |
Em tradução para a língua portuguesa:
“ | “Mais rápido que uma bala! Mais poderoso que uma locomotiva! Capaz de pular edifícios altos em um único salto! ("Olha! Lá no céu!" "É um pássaro!" "É um avião!" "É o Super-Homem !")... Sim, é o Super-Homem ... estranho visitante de outro planeta, que veio à Terra com poderes e habilidades muito além dos homens mortais! Super-homem…... que pode mudar o curso de rios caudalosos, dobrar o aço em suas mãos, e que, disfarçado de Clark Kent, o repórter bem-educado de um grande jornal metropolitano, luta uma batalha interminável pela justiça, verdade e o jeito americano! E agora, mais um episódio emocionante, em “The Adventures of Superman”! | ” |
A partir da segunda temporada, a última frase ("mais um episódio emocionante") foi descartada. Mais tarde, quando a Kellogg's já não era a patrocinadora, as aberturas dos episódio foram reeditadas para remover a linha de abertura dirigida à empresa.
Os episódios apresentam o Superman em batalhas contra gangsters, vilões, cientistas do mal, além de perigos tais como asteróides, robôs e máquinas radioativas. No primeiro episódio, são dramatizadas sua infância em Krypton, a chegada à Terra, e sua criação por um casal de fazendeiros. Nos episódios sucessivos, ele concilia sua super-identidade com o comportamento suave de Clark Kent, no Daily Planet, e em momentos críticos, corre para um armário ou um beco, joga suas roupas e reaparece em trajes de super-herói para resgatar algum infeliz das garras dos malfeitores.
Em 1976, Gary H. Grossman publicou '”Superman: Serial to Cereal”, um volume considerado por muitos um estudo definitivo da série. Em 1987 e 1988, a Warner Home Video lançou episódios selecionados para VHS e LaserDisc, sob o título TV's Best Adventures of Superman, com quatro volumes lançados no total. Cada volume continha um episódio em preto e branco e em um episódio colorido, além de um curta de animação de Max Fleischer. A Columbia House lançou 20 volumes VHS da série sob o título Adventures of Superman: The Collector's Edition, com cada fita de vídeo contendo três episódios, que só era disponível através de assinaturas pelo correio durante a década de 1990.
Em 2003, Truth, Justice, & The American Way: The Life And Times Of Noel Neill, The Original Lois Lane foi publicado e, em 2007, o filme Hollywoodland foi lançado em DVD.
Atores que deram vida ao Superman
Ao todo foram 9 atores que deram vida ao Homem de Aço nos cinemas e nas séries de televisão, confira:
Kirk Alyn
Kirk Alyn (8 de outubro de 1910 – 14 de março de 1999) foi um ator estadunidense, mais conhecido por ter interpretado o personagem Superman nas telas, no seriado de 1948 Superman, e na sequência, em 1950, Atom Man vs Superman. Teve participação em mais de 60 filmes, entre seriados, longa-metragens e filmes feitos para televisão.
Alyn apareceu como Superman no primeiro seriado Superman, realizado em 1948. O seriado consistia de 15 episódios, que recontavam a chegada do Superman na Terra, como conseguir um emprego como repórter no jornal Daily Planet e o encontro com Lois Lane e Jimmy Olsen. A trama principal consistia na batalha do Superman contra Spider Lady. Dois anos depois,Atom Man vs. Superman foi realizado, apresentando Lyle Talbot como o arquiinimigo de Superman, Lex Luthor. Esse seriado incluía uma sequência envolvendo uma misteriosa dimensão alternativa, ao contrário da “Phantom Zone”, que não apareceria nas histórias em quadrinhos por mais 11 anos.
Alyn apresentou um retrato diferente de Clark Kent, adicionando o elemento do disfarce. Isto foi na tradição do Superman do rádio, Bud Collyer. Por outro lado, seu sucessor, George Reeves atuou nos dois papéis de fomra muito parecida, como apontado no livro de Gary Grossmans, Superman: Serial to Cereal. O vôo do personagem foi efetuado com Alyn saltando, no ponto em que ele se transformava em um personagem animado por meio de rotoscopia e voava. Alyn tinha tentado voar suspenso por fios escondidos para o primeiro seriado, mas os fios acabaram sendo claramente visíveis, afinal de contas, e aquela filmagem foi descartada.
Após interpretar Superman, novamente, ele sofreu problemas para novas atuações. Além de estrelar em alguns seriados, conseguiu alguns papéis em séries de TV e filmes, alguns até mesmo não creditados, até se aposentar. Quando o Superman foi adaptado para a televisão, em 1951, Alyn declaradamente foi convidado, mas recusou. Em 1971, ele publicou uma autobiografia intitulada A Job for Superman.
George Reeves
George Reeves, pseudônimo de George Keefer Brewer (Woolstock, Iowa, 5 de janeiro de 1914 — 16 de junho de 1959) foi um ator estadunidense, famoso por interpretar o personagem Super-Homem numa telessérie nos anos 1950.
Conseguiu alguns papéis menores em outros filmes clássicos do cinema, como A um Passo da Eternidade(1953, com Burt Lancaster ) enquanto fazia a série do Super-Homem, mas na maior parte de sua carreira foi personificando o herói de Krypton.
George Reeves alcançou fama e dinheiro (na época ele ganhava 2.500 dólares por semana). O sucesso era principalmente com as mulheres e crianças. Curiosamente, segundo sua biografia, ele evitava contato com as crianças, porque elas sempre queriam partir para a agressão com a idéia de testar a invulnerabilidade do ator. Ficou famoso e rico, mas fora isso os únicos trabalhos que ele conseguia eram comerciais de cereais ou então apresentações de luta-livre. A série de televisão do "Homem de Aço" durou até 1958.
Christopher Reeves
Christopher D'Olier Reeve (Nova Iorque, 25 de setembro de 1952 — Mount Kisco, 10 de outubro de 2004) foi um ator e realizador de cinema norte-americano. Seu papel mais famoso foi como o Super-Homem, numa série de quatro filmes. Tetraplégico desde 1995, após sofrer um acidente a cavalo, passou a liderar uma campanha pela legalização de pesquisas com células-tronco. Faleceu 10 de outubro de 2004 aos 52 anos de uma grave infecção, em virtude do seu estado de saúde. Chris Reeve tornou-se famoso ao protagonizar o papel de Superman no cinema, mas já era ator desde os 14 anos de idade, tendo estudado em prestigiadas escolas de artes cênicas. Iniciou sua carreira com pequenas participações no teatro e na televisão, obtendo seu primeiro bom papel em Alerta Vermelho: Netuno Profundo, em 1977. Mesmo tendo participado de outros bons filmes, como Em Algum Lugar no Passado e Vestígios do Dia, o Homem de Aço foi seu principal trabalho na vida cinematográfica.
John Haymes Newton
John Newton (nascido 29 de dezembro de 1965) é um ator americano. Ele é talvez melhor conhecido por seus papéis regulares sobre os programas de televisão Superboy como Clark Kent em primeira temporada da série e como Ryan McBride na novela Melrose Place .
John Newton é mais conhecido por interpretar o papel principal de Clark Kent / Superboy na série de TV Superboy durante a primeira temporada da série apenas de 1988-1989. Newton estava entre as mudanças elenco drásticas que ocorreram entre as estações, e foi substituído por Gerard Christopher no papel para o restante da temporada do espetáculo. Além Superboy , que desempenhou papéis regulares sobre os programas de televisão Melrose Place e os intocáveis . Ele teve um papel recorrente na Models, Inc. , antes de ser transferido para Melrose Place após o seu cancelamento. Ambos os shows foram parte do Beverly Hills, 90210 franquia . No lançamento do DVD de Superboy: The Complete First Season, em 2006, Newton aparece como ele mesmo no featurette documentário "Superboy: sair do chão" e comentários de áudio fornecido com o produtor executivo Ilya Salkind em dois episódios. Ele estrelou em O cartão de Natal (2006) e em 2009 filme independente Yesterday Was a Lie .
Em 2011, Newton e sua esposa Jennifer emprestaram suas vozes como Clark Kent / Superman e Lois Lane , respectivamente, no desenho animado do Superman pelo animador veterano Robb Pratt.
Gerard Christopher
Gerard Christopher (nascido Jerry DiNome em Nova York em 11 de maio de 1959) é um americano ator. Ele foi o segundo ator a desempenhar o papel de Superboy na série de mesmo nome (1989-1992). Durante seu mandato na Superboy mais tarde viria a ser também um produtor e escritor da série. Ele já se apresentou em vários telefilmes, e foi uma estrela de convidado em novelas diurnas, como Days of Our Lives e Sunset Beach , e o horário nobre novela Melrose Place . Ele também estrelou o filme de comédia Tomboy (1985).
Christopher fez o teste para o papel de Superman / Clark Kent em Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman e foi escolhido pelo diretor de elenco. No entanto, quando os produtores soube que ele tinha, essencialmente, já desempenhou o papel, ele foi demitido em favor de Dean Cain .
Seu papel mais recente filme (a partir de 2003) era "Zack" no filme O Primeiro de Maio (1999). Ele também apareceu recentemente como a si mesmo no documentário 2006 televisão Olha, Up in the Sky: A incrível história de Superman falando sobre seu tempo na Superboy .
Dean Cain
Dean George Tanaka ou Dean Cain (Mount Clemens, Michigan, 31 de julho de 1966) é um ator franco-canadense, descendente deirlandeses, galeses e japonês (de seu avô paterno). Em 1969, a mãe de Cain se casou com o diretor de cinema Christopher Cain, que adotou Dean e seu irmão (músico Roger Cain), e a família se mudou para Malibu, Califórnia. O casal teve mais tarde uma filha, meia irmã de Dean, a atriz Krisinda Cain. Ambos participaram de Santa Monica High School, onde se destacou no desporto.
Cain se formou no colegial em 1984 e foi oferecido bolsas atléticas para 17 universidades, mas decidiu participar na Princeton University. Ele namorou a atriz Brooke Shields, enquanto em Princeton. Cain se formou em Princeton em 1988, com um diploma de bacharel em história. Sua tese sênior foi intitulado "A história e desenvolvimento das funções da academia de artes cinematográficas e ciências ". Em 1993, Cain tomou em seu maior papel até à data como o Super-Homem na série de televisão Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman. No auge de sua popularidade, que traria em uma média de pelo menos 15 milhões de telespectadores por episódio. A série teve quatro temporadas, terminando em 1997.
Tom Welling
Nascido em Putnam Valley no Condado de Putnam, Tom Welling tem ascendência irlandesa e alemã, além de fazer parte dos nativos americanos. A família Welling é composta por mais cinco pessoas, as irmãs mais velhas Rebecca e Jamie, o irmão mais novo e também ator Mark, e seus pais Bonnie e Sr. Tom, uma dona de casa que dedicou-se exclusivamente ao acompanhamento dos filhos e um executivoaposentado da General Motors. O trabalho do Sr. Welling exigia que a família vivesse se mudando para diferentes lugares dos EUA, eles saíram de Putnam Valley e foram para Janesville. Em seguida, se mudaram para Hockessin, até que finalmente se estabeleceram emOkemos. Tom estava no início do ensino médio, então transferiu-se da Salesianum School para a Okemos High School. Ele era um aluno mediano e preferia ser ativo em alguns esportes de equipe, incluindo beisebol, basquete e futebol como goleiro. Se formou na Okemos High School em 1995, excluindo a hipótese de fazer faculdade. Depois dos estudos, escolheu pegar no pesado e trabalhar como operário de construção, continuando a viver com seus pais.
Tom gosta de ler, praticar esportes do tempo de escola com os amigos, correr e passar tempo com seus cães. Teve um cão da raça pug chamado Cook. Ele é fã da banda Radiohead. Suas roupas favoritas incluem Ralph Lauren, The Gap, Gucci, YSL, Hermes, Club Monaco e Helmut Lang. Gosta de comer amoras e acrescentar mostarda enquanto saboreia cachorros-quentes. Um de seus filmes favoritos é Mutiny on the Bounty. Seus atores favoritos incluem Bob Saget, Marlon Brando, Al Pacino, Robert De Niro, Christopher Walken, Steve Martin e Jerry Seinfeld. Ele é primo de Reed Nilssen, um sueco snowboarder que ganhou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Salt Lake City no ano de 2002.
Foi casado com a modelo Jamie White durante 10 anos, eles se conheceram em 1998. O casamento aconteceu em julho de 2002, na ilha Martha's Vineyard nos EUA, em uma cerimônia pequena. O casal não teve filhos e viveram por muito tempo em Vancouver, onde Smallville era filmada. Quando a série chegou ao fim, em 2011, eles se mudaram para Los Angeles. No dia 16 de outubro de 2013, a corte superior de Los Angeles recebeu o pedido de divórcio por Jamie, alegando diferenças irreconciliáveis, ela também alegou estar preciso de pensão do ex-marido. De acordo com os documentos, o casal estaria separado desde dezembro de 2012.
Durante meses a partir de outubro de 2000, os produtores Alfred Gough e Miles Millar tiveram uma dedicação especial para encontrar o ator que interpretaria o jovem Clark Kent. Entre dezenas de audições e materiais recebidos dos candidatos, eles se interessaram pelo perfil de Tom. Curiosamente, Tom foi chamado para fazer o teste duas vezes, mas recusou o papel principal. Os motivos seriam: Medo de não ser bom o suficiente para o papel, saber que o personagem tranca os atores na memória do público, e principalmente porque sentiu que seria um show estúpido e coxo, levando em consideração que não apresentavam o roteiro completo, o que lhe deu a impressão de que o show seria algo como “Superman na escola”, coisa que ele não estava interessado, assim como o seu agente. Após o diretor do episódio piloto David Nutter ver uma foto de Tom, decidiu entrar em contato com o agente dele, oferecendo um teste com todas as informações que ele quisesse saber. Tom foi convencido e aceitou fazer a audição, era da cena no cemitério com Kristin Kreuk (a primeira contratada do elenco), ele adorou o roteiro e a grande produção. No caminho pra casa depois de ter feito a audição final, parou num posto de gasolina e ligou de um telefone público para seu agente. Ele ficou chocado quando escutou vozes dizendo que tinha conseguido o papel, pois o agente já teria sido informado. Com tamanha felicidade, Tom ficou gritando perto da estrada.
Assim como Christopher Reeve (de quem Tom é fã), ele nunca ligou muito para o Superman antes de ser lançado como Clark Kent. De fato, continua a não ler os quadrinhos do herói.
Para desenvolver o projeto, a Tollin/Robbins Productions em parceria com a Warner, contatou a dupla de roteiristas Alfred Gough e Miles Millar, que decidiram concentrar a história na juventude e vida pessoal de Clark Kent, em seu processo emocional e psicológico de se tornar um adulto, tendo como carga extra a informação de que nasceu em outro planeta e é dotado de superpoderes. “É sobre a viagem que leva Clark Kent de Smallville para Metrópolis, de Clark Kent para Superman. A figura do Superman começa e continua no último episódio da atração.”
Oferecido aos canais WB e FOX, o projeto ficou com o primeiro, que encomendou a produção de 13 episódios para sua primeira temporada. Filmada em Vancouver, a série estreou nosEUA no dia 16 de outubro de 2001, registrando a média de 8.40 milhões de telespectadores e tornando-se a maior audiência do canal até aquele momento. Tom foi citado pela revistaPeople como um dos “Stars Breakthrough de 2001.”
Com o tempo, sempre que renovada, permanecia com uma audiência média de 4 a 5 milhões de telespectadores por temporada. Mas, em 2006, ocorreu a junção entre o WB e a UPN, que fez surgir um novo canal americano, a The CW, destinada exclusivamente para o público alvo da faixa etária entre 18 e 34 anos. Com a mudança, o canal perdeu várias das retransmissoras do WB e da UPN, reduzindo seu alcance no território americano. Nesse meio tempo, a internet ganhou espaço, afastando o público alvo da televisão. Com isso, Smallvilleperdeu audiência na TV. Ao longo das cinco temporadas produzidas para a The CW, a série registrou queda contínua em sua audiência média, passando de 4 milhões para 2.7 milhões de telespectadores até a última temporada.
O último episódio foi ao ar no dia 13 de maio de 2011, após uma década e dez temporadas, que trouxeram o personagem icônico para a vida de toda uma nova geração.
Brandon Routh
Brandon James Routh (Des Moines, 9 de outubro de 1979) é um ator e modelo norte-americano. Em 2006, ele ganhou fama por seu papel como Superman no filme Superman Returns.
O diretor de Superman Returns, Bryan Singer, promoveu vários testes para escolher o ator para o papel de Superman. Depois de vários testes, Routh foi escolhido. Nas palavras de Singer, o ator tem "o talento necessário para o papel, além da presença física e da similaridade com os traços do personagem". Também deu vida à Dylan Dog e o Átomo na série Arrow e Flash.
Henry Cavil
Henry William Dalgliesh Cavill (Jersey, 5 de maio de 1983) é um ator britânico. É mundialmente conhecido por interpretar Clark Kent no filme Man Of Steel (no Brasil: O Homem de Aço), um papel que estará reprisando em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016),Liga da justiça - Parte 1 (2017) e Liga da Justiça- Parte 2 (2019).
Cavill nasceu em Jersey, e foi educado na Escola Preparatória St. Michael, na ilha, antes de frequentar a Stowe School, um internato, onde ele actuou em vários jogos.
Cavill fez uma audição para o papel principal para o novo filme de Batman Begins, mas perdeu para Christian Bale. Em 2005, ele tornou-se um jovem concorrente para o papel de James Bond. Os produtores e o director tiveram de escolher entre Cavill, Daniel Craig e Sam Worthington. Aparentemente, o director favoreceu Henry Cavill com uma versão mais nova de James Bond. No entanto, os produtores acreditavam que Cavill era muito jovem para o papel, que depois passou para Daniel Craig. Ele também fez uma audição para o papel de Superman para o novo filme de Superman Returns. Devido ao fato de não ter sido aprovado para estes papéis, na edição de Dezembro de 2005 do Empire Magazine, ele foi apelidado de "… o homem mais desafortunado em Hollywood".
Entre 2007 e 2010 articipou na série televisa da Showtime, The Tudors, interpretando o papel de Charles Brandon, Duque de Suffolk, cunhado de Henrique VIII de Inglaterra e inimigo da Rainha Ana Bolena.
Heróis que derrotaram o Superman
O Superman é um dos heróis com maior complexo divino na história dos quadrinhos. Quando se fala de Clark Kent, muita gente acredita ser impossível derrotar o super-herói, por conta de todo seu histórico, evolução e desenvolvimento ao longo dos anos, o tornando cada vez mais poderoso. Mas, claro, isso é um mito e o Filho de Kripton já levou muitas surras em sua carreira.
Shazam
Por conta da fraqueza do kriptoniano para a magia, oCapitão Marvel, ou Shazam já deu uns bons socos na cara do Clark.
Mulher-Maravilha
Tá certo que, pelo menos na trama ao lado, o Superman estava sob o controle de Max Lord, mas aMulher-Maravilha provou que pode e já derrubou Kal-El algumas vezes durante a história.
Batman
“Eu quero que você se lembre... Clark, em todos os anos que estão por vir... nos seus momentos mais íntimos... Eu quero que você se lembre da minha mão na sua garganta... Eu quero que você se lembre do cara que te derrubou”.
Pra fechar, o Homem de Aço já caiu peranteMuhammad Ali, no final dos anos 70, na história épica de Neil Adams e Dennis O’Neil, “Superman vs Muhammad Ali”.
He-Man
Até o Defensor de Etérnia já deu uma surra no Superman, o Esqueleto para derrotar o He-Man, dominou a mente de Superman para que assim o derrotasse, mas como todo mundo sabe a fraqueza do Super além da Kriptonita vem a magia, daí o He-Man levou a melhor.
Heróis que o Superman Derrotou
Superman já foi derrotado por alguns heróis, também já deu uma surra em outros, confira:
Ajax
Para o Superman é complicado encontrar oponentes de mesmo nível, mesmo entre amigos, no entanto, alguns fãs concordam que o Caçador de Marte é um dos que conseguiriam competir de igual. Felizmente, eles normalmente trabalham juntos, compartilhando suas experiências alienígenas na Terra e, seus trabalhos como integrantes da Liga da Justiça.
Podemos dizer que o encontro mais drásticos que ambos tiveram foi em Injustice, mas diferente de Shazam, esse foi nos quadrinhos. Quando J’onn alerta Clark para o risco da confusão que pode se formar caso ele continue o caminho da tirania, Mulher Maravilha não gosta de seu conselho e tenta afastá-lo. Sentindo a violência nas palavras dela, o marciano entra em seu corpo e ameaça derreter seus órgão, então Diana grita para Clark queimá-la e, como sabemos, não há fraqueza maior para os marcianos que fogo. A visão de calor de Superman não apenas expulsa o Caçador de Marte do corpo da Mulher Maravilha, como também o mata.
Arqueiro Verde
Superman é um desses heróis que não acredita em matar, sendo assim, quando tal evento acontece, ou é um personagem extremamente maligno ou uma outra linha temporal de história. Já que sabemos que o Arqueiro Verde não é nenhum vilão e, muito menos tenebroso, só nos resta uma realidade alternativa, na qual Superman só lutaria com ele sob o cenário “e se”. Neste caso, Superman era o cara mau, junto com Batman, tanto que o Arqueiro se referia a eles como os gêmeos de Hitler, coisa que eles não gostavam.
Durante o embate, Oliver atira uma flecha de kryptonita em Superman, enquanto sai no braço com Batman, porém, o morcego não tem muito tempo para aproveitar, já que Superman volta tão irado que queima o Arqueiro Verde com sua visão.
Homem-Aranha
DC e Marvel, as duas mais populares editoras de história em quadrinhos já tiveram crossover entre seus personagens e um desses encontros foi marcado por Superman e Homem-Aranha. Se pararmos para pesar bem, o cabeça de teia não teria grandes chances reais de vencer esse embate, tanto que Peter Park precisou de uma ajudinha de Lex Luthor para enfrentar o Homem de Aço.
Na história, Lois Lane e Mary Jane foram sequestradas e os dois heróis culpavam o outro. Antes da luta Lex injetou uma energia similar ao sol vermelho no Homem-Aranha, deixando assim, Superman mais vulnerável. O cabeça de teia até manteve a luta no nível, porém, conforme o efeito da radiação passava, sua força voltava ao normal, um soco em Superman e Perter quebrou a mão.
Clark tinha consciência que poderia mata-lo, por isso, ele neutralizou o Homem-Aranha e o forçou a colaborar junto.
Hulk
Hulk, sem dúvidas, é um oponente muito mais complicado de se enfrentar que Homem-Aranha. Os dois já se enfrentaram algumas vezes, com ambos saindo vitoriosos. No entanto, quando pessoas inocentes estão em perigo, Superman consegue reunir forças suficiente para derrotar heróis tão fortes quanto Hulk.
Graças a Lex Luthor – claro – Bruce Banner perde controle sob si mesmo e invade Metropolis em um ataque de fúria. Superman tenta lutar com ele lá mesmo, porém, civis eram pegos no fogo cruzado, por isso, Clark leva a luta até a Fortaleza da Solidão. Como Hulk não demonstrava sinais de se acalmar, Superman o chuta para fora da Terra, literalmente. Clark prende Hulk na Zona Fantasma, encerrando assim a luta.
Superman tem mais vitórias que derrotas em sua longa carreira como herói, mas algumas delas são marcantes demais para serem esquecidas. Esperamos que tenham gostado. Fiquem à vontade para acrescenta mais nomes na lista.
Super-Heróis Inspirados no Superman
Superman é considerado no maior super-herói dos quadrinhos, com isso, foi surgindo heróis inspirado neles conheça alguns deles:
Supremo
Supremo foi introduzido por Brian Murray na revista número 3 de Youngblood, de autoria de Rob Liefeld. Ganharia depois um título próprio. Suas características variavam de história para história: num determinado ponto ele foi um extremamente religioso "anjo da vingança", que citava os Evangelhos Bíblicos para justificar suas ações. Em outra época, Supremo se achou ele próprio um Deus, particularmente ao derrotar o deus nórdico Thor e tomar o místico martelo, Mjolnir. Geralmente considerado o personagem mais poderoso do universo criado por Liefeld, ele sofreu várias derrotas e foi inclusive assassinado (em uma aventura na revista Deathmate Black, crossover da Image com a Valiant Comics). Também perdeu seus poderes em Extreme Prejudice e novamente foi brutalmente assassinado por Crypt em Extreme Sacrifice.
Supremo recebeu um tratamento mais abrangente na minissérie The Legend of Supreme, três capítulos escritos por Keith Giffen e desenhados Robert Loren Fleming. Nessa aventura, uma repórter chamada Maxine Winslow investiga a "Origem do Supremo". É contado que em 1937, Ethan Crane matou a tiros dois homens como vingança por eles terem estuprado uma garota de quinze anos. Crane depois levou tiros dados por dois policiais mas sobreviveu e foi sentenciado a passar a vida na prisão. Durante o cumprimento das pena, o governo lhe ofereceu a chance de participar de uma experiência na qual seis outros voluntários haviam perecido. Apesar de Crane ter sucumbido como os outros, ele ressuscitou. Liberto e de volta a um mundo mudado e estranho para ele, Crane encontrou um santuário com o Padre Beam, e aos poucos descobriu seus novos poderes. Ele adotou o nome de "Supremo" e, ao saber da Guerra na Europa, decidiu tomar parte. Não se soube muito das suas ações na guerra, exceto que ele lutou ao lado dos Aliados. Ao término do conflito, Supremo achou que já tinha feito sua parte como bom samaritano e deixou a Terra. A verdadeira causa foi a morte acidental do Padre Bean provocada pelo próprio Supremo.
Supremo ficaria décadas no Espaço quando lutou contra várias ameaças ao lado dos alienígenas Katellans (a mesma espécie de Gary Carlson e Erik Larsen da Vanguarda). Voltou à Terra em 1992, com uma sociedade mudada e o mundo habitado por humanos geneticamente alterados e com superpoderes. Ele encontrou os grupos Youngblood e Heavy Mettle. Supremo se tornou o líder de campo dos Heavy Mettle por um curto período, mas abandonou essa posição ao derrotar o vilão Khrome.
Enquanto lutava com Thor, um personagem chamado Enigma encontrou um Supremo de uma linha de tempo alternativa e pretendia usá-lo no caso do primeiro Supremo ser derrotado. Com o desfecho conhecido, esse novo Supremo ficou à própria sorte (como mostrado em "The Legend of Supreme"). Supremo foi aparentemente morto durante um ataque do Lorde Chapel, mas ele ficou preso numa Terra alternativa. Ficaria prisioneiro ali por muito tempo até que o Supremo alternativo fosse retirado da realidade por Enigma, o que fez com que o Supremo original recuperasse seus poderes e escapasse ao se mesclar com ele. Após vários acontecimentos envolvendo Enigma e Probe (filha do Supremo no futuro, algumas vezes chamada de Lady Supremo), o Supremo original se aliou a Probe, Enigma e ao Supremo alternativo para derrotar Loki, cujas maquinações estavam causando vários distúrbios nas diferentes realidades. Ao final da revista Supreme #40, Probe permaneceu na Terra alternativa e Supremo retornou à Terra.
Senhor Majestic
Mr. Majestic, nascido Majestros no planeta Khera, Majestic foi um Kherubim senhor da guerra. Ele tem dois filhos, Kenesha e Majestrate.Kenesha nasceu de uma união com Majestros e Lady Zannah (Zealot) em Khera. No entanto Zannah não podia ficar um guerreiro, se ela se tornou mãe. Thusly Zannah deu Kenesha a sua mãe para aumentar, permitindo Majestros acreditar Kenesha era irmã de Zannah, ao invés de sua própria filha.
Majestic foi um dos quatro senhores Kherubim presas na terra durante o Kherubim / Daemonite guerra. Mais tarde é revelado que ele levou seu filho com ele nesta viagem. Ele passou séculos lutando por justiça e, eventualmente, se juntou ao governo patrocinou Equipe One durante a guerra fria. Enquanto a equipe estava lutando Senhor Helspont eo Cabal, Majestros foi forçado a matar seu amigo e companheiro Kheran Yon Kohl (também conhecido como John Colt). Este evento levou a buscar a solidão no Ártico. Foi só anos mais tarde que Savant pediu-lhe para ajudar a Zealot em sua batalha com tapeçaria. E, assim, Mr. Majestic fez o seu regresso ao mundo civilizado.
Quando Jim Lee foi perguntado por que ele baseou Mr. Majestic tanto em Superman, ele afirmou que estava cansado de ver tantos heróis de quadrinhos que possuíam grande poder, mas estavam com muito medo de usá-lo. Mr. Majestic possui poderes semelhantes aos do Superman, mas sua personalidade é totalmente diferente. Majestros tem uma vista mais militantes, como ele é um Kheran senhor da guerra. A diferença entre os dois é ainda retratado quando Majestros encontra-se preso em Superman Terra. Os dois têm uma conversa interessante sobre Majestic de no-nonsense, todos os negócios personalidade e abordagem mais sutil do Superman para as coisas. A discutir temas incluem o fato de que Majestic colocar vilões sobre-humanas na prisão sem dar-lhes um julgamento justo e entrar em lutas com heróis que mundo, alegando que ele encontra-los assustadoramente reticente.
Apollo
Apolo é um personagem fictício, um super-herói de quadrinhos que apareceu pela primeira vez no Stormwatch série, mas é mais conhecido por seu papel em Autorithy. Embora visualmente distinta, Apollo é lançada no molde do Superman arquétipo.
Apollo é notável por ser um dos primeiros abertamente gay super-heróis em impressão, apesar de vários anos de atraso Marvel ComicsNorthstar. Ele se casou com outro membro A Autoridade Meia Noite e ambos adotados Jenny Quantum.
Sentinela
Robert era um garoto franzino, vítima de "bullying", que foi direcionado para ser ajudante de um cientista. Um dia, descobriu que seu instrutor estava fazendo testes com um super-soro, o mesmo que havia dado poderes ao Capitão América. Só que a fórmula deste elixir era mais poderosa, pois alteraria seu organismo em nível molecular. Ele, na esperança de ficar mais forte, tomou-a e sentiu se transformar. Foi aí que percebeu que havia ganhado poderes equivalentes a "um milhão de sóis explodindo". Seu primeiro ato antes de fazer um uniforme para si e estrear como o Sentinela foi dar uma surra no valentão que o atormentava no colégio. Porém, seus traumas fizeram originar-se o seu maior inimigo: Vácuo, o seu lado sombrio, que, originariamente, alimentava-se dos medos profundos de seus inimigos. Numa aparição, o Vácuo disse que quem era Robert Reynolds era ele, e não o Sentinela (identidade heróica assumida por Robert): disse que Bob sempre quis ser um "garoto mau", pois gostava disso, e que o Sentinela não passava do lado bom que se materializou.
Outra versão da origem do Sentinela mostra que ele era um homem casado e alcoólatra, que teria conseguido os poderes da mesma forma contada na versão acima. Há, ainda, a versão contada por sua esposa, Lindy (durante a saga Reinado Sombrio), na qual Robert, um adolescente viciado em drogas, invadiu, com um comparsa, o laboratório de um cientista universitário conhecido como "o Professor", à procura de drogas e do que mais pudessem roubar. Encontrando o super-soro, Robert ingeriu-o e tornou-se um super-humano; seu parceiro, ao ingerir a substância, morreu envenenado. Inicialmente, Robert procurou o Professor para alimentar o vício no super-soro; com o passar do tempo, porém, contou com a ajuda de heróis da Marvel para superar a situação, assumindo uma identidade heróica para expiar os seus erros do passado, tornando-se, então, o Sentinela. Todavia, a situação se complicou com a aparição do Vácuo, ser superpoderoso que rivalizava com sua identidade heróica. Como se isso tudo não fosse o bastante, Robert Reynolds, sofrendo de esquizofrenia dissociativa, passou a acreditar que o Vácuo era uma outra pessoa (na verdade, o Vácuo é o lado negro do Sentinela, e ambos são parte da personalidade de Robert).
Omni-Man
Omni-Man chegou à Terra na década de 1980, onde ele finalmente adoptado a identidade secreta de um autor best-seller chamado Nolan Grayson. Ele se casou com uma mulher cuja vida ele salvou nomeado Debbie, e os dois produziram um filho, Mark Grayson. Mais tarde foi revelado que Nolan foi enviado à Terra como um conquistador do Império Viltrumite, uma revelação que estava em contraste com suas declarações anteriores de que sua presença era para avançar a tecnologia humana e proteger a Terra dos perigos extraterrestres. Em um confronto pouco depois, Omni-Man bater Mark dentro de uma polegada de sua vida e, em seguida, fugiram do planeta.
Foi ainda revelado que Nolan tinha encontrado um novo planeta sobre o qual se pronunciar, na esperança de compensação algumas das conseqüências de sua falha terrestre. A ascensão de Nolan ao poder, no entanto, foi inteiramente pacífica. O costume dos habitantes nativos, os Aliens Mantis (um povo insectoid que vivem inteiramente dentro de um intervalo de nove meses) foi simplesmente escolher o mais velho entre eles a agir como seu líder. Além disso, como na Terra, Nolan deu mais um nativo esposa, Andressa, e gerou um segundo filho, Oliver (que posteriormente começa a usar o nome de código "Kid Omni-Man", quando ele acompanha Invincible volta para a Terra).As diferenças genéticas entre Viltrumites e os mantis-pessoas eram mais aparentes, porém, do que eram com os seres humanos. Isso fez com que a criança a idade muito mais lentamente do que as espécies de sua mãe, mas muito mais rápido do que seu pai.
As tentativas da Omni-Man para apaziguar o Império Viltrumite terminou em fracasso com a sua derrota e captura nas mãos de seu próprio povo. Ele foi mantido em cativeiro em uma prisão até que o Império foi capaz de enviar os carrascos Viltrumite necessários. Suas palavras de despedida para Mark foram "Leia meus livros, Mark. Meus livros ..." Em uma conversa com seu alfaiate Art Rosenbaum, Mark descobre que os livros Nolan referidos não eram seus livros de viagem bem conhecidas, mas uma série de fracassadas de ficção científica"romances". Enquanto Arthur suspeita de que as histórias eram folclore Viltrumite, Mark rapidamente perceberam que estavam em contas de fato em primeira pessoa de próprias missões de Nolan para destruir possíveis ameaças ao Império Viltrumite, que poderia fornecer os segredos para derrotar o Viltrumites.
Mais tarde, ele é salvo no dia de sua execução por Allen o estrangeiro, a quem ele concorda em revelar o "segredo": Viltrumites são uma raça quase extinta, com menos de cinquenta puro-sangue indivíduos capazes esquerda. Encorajado pela incrível força mostrada por seu novo aliado, ele começa uma campanha de dois homens para erradicar a supremacia de Viltrum. Embarcar em aventuras por toda a galáxia, eles se reúnem armas e aliados que lhes dará uma vantagem sobre o Viltrumites, antes de retornar à Terra para coletar e Mark Oliver. Eles são brevemente assaltado pelo campeão Viltrumite Conquest, um velho inimigo de Invincible que é morto na batalha que se seguiu, mas não antes que Mark está gravemente ferido. Nolan passa os meses subseqüentes a ligação com Oliver enquanto Mark cura.
Na batalha final da guerra, a coalizão anti-Viltrumite é vitorioso, destruindo o planeta natal Viltrumite e espalhando seus inimigos, embora Nolan está gravemente ferido pelo regente Viltrumite Thragg, que secretamente realoca os membros sobreviventes de sua raça na Terra, o planejamento para cruzar com os seres humanos para reconstruir o império secretamente.As tensões montado quando Thragg descobre que Nolan é um descendente do rei morto há muito tempo Viltrimute, e, portanto, herdeiro do trono, provocando uma batalha feroz entre eles. Apesar de Nolan é dominado, os Viltrumites reconhecê-lo e rali atrás dele, forçando Thragg a fugir. Nolan é posteriormente coroado como governante do Império Viltrumite.
Samaritano
É um dos heróis de Astro City, que é uma cidade cheia de super-heróis e vilões, esse personagem Samaritano é um dos defensores da cidade.
Cometa
O planeta Reh-Lum é dominado por mulheres, não restando aos homens qualquer destino melhor do que a escravidão. Para que evitar que seu filho Simacnot compartilhasse desse destino, a rainha Silena o enviou ainda bebê à Terra, onde acreditava que estaria à salvo. Em nosso planeta a criança foi encontrada por cientistas de uma organização chamada “o Centro”, e por muitos anos foi estudada e treinada para se tornar uma poderosa arma de guerra – até que obteve o auxílio do jovem hacker Jonas para libertar-se. Livre, Simacnot adotou o nome Marcelo Vasconcelos e fez um acordo com o governo: em troca de sua liberdade, trabalharia como agente oficial, utilizando seus poderes para proteger o país. Apenas recentemente o Cometa descobriu a verdade sobre sua origem alienígena, após ser contatado por Silena, que solicitou sua ajuda para lutar contra as forças de sua irmã, a pretensa usurpadora do trono Ígnea-Meg.
Marcelo vive em Porto Alegre, onde mora com seu amigo Jonas em uma casa cedida pelo governo federal.
Poderes:
O cometa possui força e resistência superiores às dos seres humanos. Além disso, é capaz de controlar em certo grau as forças gravitacionais.
Parentes/amigos conhecidos:
Jonas Almeida – o jovem órfão é o melhor amigo do Cometa. Aos treze anos de idade, é um verdadeiro gênio e um hacker brilhante. Foi o responsável por libertar o herói das mãos de seus captores.
Silvana Sandiego - o interesse romântico do herói. Infelizmente, devido seus constantes desencontros, a relação entre os dois não tem progredido como ambos gostariam.
Silena Rin - mãe de Simacnot, é rainha de Reh-Lum, seu planeta natal.
Arqui-inimigo(s):
O Cometa tem enfrentado diversos desafios e vilões, como o mercenário Lâmina Mortal. Além disso, muitos outros vilões ainda estão para ser apresentados ao público. Entretanto, o grande inimigo do Cometa continua sendo o Centro, que utilizando seus soldados, andróides e espiões tenta a todo custo recapturar o “espécime” mais valioso que já possuiu.
Marcelo vive em Porto Alegre, onde mora com seu amigo Jonas em uma casa cedida pelo governo federal.
Poderes:
O cometa possui força e resistência superiores às dos seres humanos. Além disso, é capaz de controlar em certo grau as forças gravitacionais.
Parentes/amigos conhecidos:
Jonas Almeida – o jovem órfão é o melhor amigo do Cometa. Aos treze anos de idade, é um verdadeiro gênio e um hacker brilhante. Foi o responsável por libertar o herói das mãos de seus captores.
Silvana Sandiego - o interesse romântico do herói. Infelizmente, devido seus constantes desencontros, a relação entre os dois não tem progredido como ambos gostariam.
Silena Rin - mãe de Simacnot, é rainha de Reh-Lum, seu planeta natal.
Arqui-inimigo(s):
O Cometa tem enfrentado diversos desafios e vilões, como o mercenário Lâmina Mortal. Além disso, muitos outros vilões ainda estão para ser apresentados ao público. Entretanto, o grande inimigo do Cometa continua sendo o Centro, que utilizando seus soldados, andróides e espiões tenta a todo custo recapturar o “espécime” mais valioso que já possuiu.
Shakitimaan
Shaktimaan é um super-herói indiano da série de televisão do mesmo nome produzido por Mukesh Khanna e dirigido por Dinkar Jani. Cerca de 400 episódios da série foi originalmente exibido na Doordarshan, rede de televisão nacional da Índia, de 27 de setembro de 1997 (exceto o episódio introdutório em 27 de Setembro de 1997) a 27 de Março de 2005, aos domingos, às 12 horas IST. O slot de transmissão, porém foi transferida para 09h30 para os últimos episódios. Ele também foi ao ar em Pogo , em Inglês, Tarang em Oriya e Chutti TV em Tamil, e repetiu sua transmissão Hindi em ESTRELA Utsav. Mukesh Khanna desempenha os papéis de Shaktimaan, o principal protagonista e seu alter ego Pandit Gangadhar Vidyadhar Mayadhar Omkarnath Shastri, um fotógrafo do jornal Aaj Ki Aawaz. Shaktimaan é retratado como um ser humano que atingiu a força sobre-humana e poder através da meditação profunda e controle de atingir mais de cinco elementos da vida. Kitu Gidwani, e mais tarde Vaishnavi Mahant desempenha o papel de Geeta Vishwas, um repórter na série que ama Shaktimaan. Surendra Pal desempenha o papel de Tamraj Kilvish, o principal antagonista da série.
História: Desde o alvorecer da humanidade, a humanidade estava em paz até a chegada do Kali Yuga. Desde então, a ganância eo ódio assumiu a humanidade e tem vindo a deteriorar-lo para últimos 6000 anos. Para terminar esta, uma seita mística dos santos, conhecidos como "Suryanshis" escolheu um homem a levantar-se contra todas as probabilidades e derrotar o mal que prevalece na sociedade. Ele foi ensinado o caminho para energizar os 7 chakras do corpo através de Kundalini Yoga que o ajudaram a obter poderes místicos e sobrenaturais. Durante seu treinamento, ele também realizou o ritual da morte, a fim de obter o controle total sobre seus poderes, digitando o fogo sagrado e imergindo seu corpo físico na mesma. Quando os cinco elementos naturais da vida, fogo, terra, água, vento e céu revigorado seu corpo, ele ganha super poderes e se torna um sobre-humana. Por fim, ele assume o compromisso de concluir a corrupção e injustiça na sociedade e combater o mal prevalecente no mundo. Devido a suas obras iniciais heróicos, ele é nomeado Shaktimaan por um repórter, Geeta Vishwas.Mais tarde, é revelado que Shaktimaan foi o renascimento de Shri Satya que haviam formado a Suryanshi Sect após a guerra do Mahabharata 5.000 anos atrás.
Seu alter-ego é um geek engraçado chamado Pandit Gangadhar Vidyadhar Mayadhar Omkarnath Shastri, que trabalha como fotógrafo em um escritório do jornal diariamente para manter sua identidade secreta como Shaktimaan.
Nemesis do Shaktimaan é Tamraj Kilvish, que é a personificação viva das forças do mal e escuros do mundo.
Shaktimaan é outro ser humano comum, e não qualquer encarnação, mas tem seus poderes espirituais internos inflamado com a prática contínua e típico de filosofia hindu sistema de valores culturais e atividades como Yog Sadhna e Meditação. Além disso, ele segue os valores morais e éticos da verdade, a não-violência, e os valores expressos em livros como o Bhagavad Gita. Shaktimaan é o renascimento de Shri Satya, primeiro guru de Suryanshis após a morte de Guru Sarvagya e divisão de Shaktipunja em dois pedaços ou seja Shakti Punja(permaneceram com a Verdade / Light) e Pap Punja (levado por Andhera / Escuridão).
Shazam
Ícone
Super Giant
Super Gigant é uma ficção japonesa super-herói destaque em uma série de sucesso da série -como tokusatsu filmes curtos produzidos entre 1957 e 1959 por Shintoho Company, Ltd. (a não -union ramo de Toho). Ele também é conhecido no Japão como Gigante de Aço. É conhecido na América como Starman, e conhecida em França e Itália como Spaceman.
Com a eminência do sucesso rapidamente alcançado pelo personagem (chegando a ofuscar o Homem de Aço), a National iniciou um processo judicial contra a Fawcett Publications, por sua subsidiária Fawcett Comics, argumentando que o Capitão Marvel representava "um plágio descarado" de seu principal personagem, Superman.
O personagem Capitão Marvel estreou em no segundo número da revista Whiz Comics, publicada pela Fawcett Comics em fevereiro de 1940 e foi criado em 1939 pelo roteirista Bill Parker e pelo desenhista C. C. Beck, o nome do herói seria inicialmente "Capitão Trovão" (Captain Thunder, em inglês), mas foi modificado para Marvel (que em inglês quer dizer algo como maravilhoso, incrível), pouco antes do lançamento da revista, pois já havia um personagem com esse nome na editora Fiction House, assim como os títulos propostos para a revista de estréia, Flash Comics, pertencente a DC e Thrills Comics, que remetia a uma revista da Standard Comics, a revista foi renomeada com o título Whiz Comics, embora os dois títulos propostos tenham sido impressos como “Edições Ashcan” (usadas pelas editoras para registrar as revistas).
Capitão Marvel usava uma roupa totalmente vermelha, com uma capa amarela curta e um relâmpago dourado desenhado no peito do uniforme, tendo sua imagem física moldada a semelhança do ator cinematográfico Fred MacMurray. A batalha judicial prolongou-se por doze anos, encerrando-se em 1953 com um acordo proposto pela Fawcett, que havia decidido, devido às baixas vendas de sua revista, abandonar a publicação de histórias em quadrinhos e dedicar-se a outros ramos editoriais. Devido a esse acordo, o Capitão Marvel mergulhou no esquecimento durante o restante dos anos 1950 e todos os anos 1960 no mercado norte-americano, retornando a ser veiculado somente durante a década de 1970. No Brasil, no entanto, ele foi republicado normalmente durante os anos 1960, pela RGE, do Rio de Janeiro. E, no Reino Unido, teve até um substituto, o Marvelman, atualmente conhecido como Miracleman.
Em 1973, a DC Comics, a editora responsável pelo processo judicial, adquiriu os direitos da personagem e retomou sua publicação nos Estados Unidos. No entanto, a nova revista teve de se chamar Shazam, porque a agora Marvel Comics era a detentora da marca Captain Marvel (Ela lançou o seu Capitão Marvel em 1967).O Suspendium foi a explicação que a DC Comics encontrou para explicar porque o elenco de Capitão Marvel não havia envelhecido desde que parou de ser publicado pela Fawcett Comics em 1953. Tal substância inventada pelo vilão Dr. Silvana pôs em animação suspensa toda a Família Marvel, bem como o resto do elenco e o próprio Silvana, por 20 anos. Quando retornou, o personagem era ainda desenhado por seu maior ilustrador, C. C. Beck, que se manteve, à frente do título durante apenas nove números sendo logo substituído. Originalmente, admitia-se que Capitão marvel e todos os personagens relacionados viviam na Terra S, uma dimensão a parte da Terra Paralela principal da DC, a Terra 1, onde estava a Liga da Justiça. A revista Shazam! foi bimestral (nos EUA), durou 35 números, de 1973 a 1978. Passou por várias fases; a partir do número 25, a série de TV de Shazam começou a influenciar o título, quando começou a ser impresso "A DC TV Comic" (um quadrinho DC da TV) nas capas de Shazam!. No número 25, Ísis, que surgiu como um seriado gêmeo a Shazam fez sua primeira aparição num quadrinho, e logo ganhou sua própria série, que durou 8 números. No número 26, tentou-se adaptar-se para comportar a realidade apresentada em sua popular série de TV, onde o Mago Shazam deu a Billy Batson o Eterni-phone, aparelho que permitia comunicar-se com os Elders, as figuras mitológicas que compunham o nome de Shazam. O Sr. Morris, da rádio WHIZ, deu a Billy um novo emprego, onde ele poderia ser um repórter móvel, guiando um furgão da rádio por todo o país. Além disso, Dudley, o Tio Marvel, deixou seu uniforme de lado e cultivou um bigode. Ele ofereceu-se para acompanhar Billy como seu "Mentor". O Mago Shazam permaneceria na Pedra da Eternidade, e Capitão Marvel Jr. e Mary Marvel ficariam em Fawcett City para defender a cidade. A partir do número 34, a arte de Shazam se libertou do traço inspirado por C.C. Beck e adotou um visual mais realista, que estava em voga nos quadrinhos da época. Infelizmente a série foi cancelada no número seguinte, 35.
Mon-ElEm 1973, a DC Comics, a editora responsável pelo processo judicial, adquiriu os direitos da personagem e retomou sua publicação nos Estados Unidos. No entanto, a nova revista teve de se chamar Shazam, porque a agora Marvel Comics era a detentora da marca Captain Marvel (Ela lançou o seu Capitão Marvel em 1967).O Suspendium foi a explicação que a DC Comics encontrou para explicar porque o elenco de Capitão Marvel não havia envelhecido desde que parou de ser publicado pela Fawcett Comics em 1953. Tal substância inventada pelo vilão Dr. Silvana pôs em animação suspensa toda a Família Marvel, bem como o resto do elenco e o próprio Silvana, por 20 anos. Quando retornou, o personagem era ainda desenhado por seu maior ilustrador, C. C. Beck, que se manteve, à frente do título durante apenas nove números sendo logo substituído. Originalmente, admitia-se que Capitão marvel e todos os personagens relacionados viviam na Terra S, uma dimensão a parte da Terra Paralela principal da DC, a Terra 1, onde estava a Liga da Justiça. A revista Shazam! foi bimestral (nos EUA), durou 35 números, de 1973 a 1978. Passou por várias fases; a partir do número 25, a série de TV de Shazam começou a influenciar o título, quando começou a ser impresso "A DC TV Comic" (um quadrinho DC da TV) nas capas de Shazam!. No número 25, Ísis, que surgiu como um seriado gêmeo a Shazam fez sua primeira aparição num quadrinho, e logo ganhou sua própria série, que durou 8 números. No número 26, tentou-se adaptar-se para comportar a realidade apresentada em sua popular série de TV, onde o Mago Shazam deu a Billy Batson o Eterni-phone, aparelho que permitia comunicar-se com os Elders, as figuras mitológicas que compunham o nome de Shazam. O Sr. Morris, da rádio WHIZ, deu a Billy um novo emprego, onde ele poderia ser um repórter móvel, guiando um furgão da rádio por todo o país. Além disso, Dudley, o Tio Marvel, deixou seu uniforme de lado e cultivou um bigode. Ele ofereceu-se para acompanhar Billy como seu "Mentor". O Mago Shazam permaneceria na Pedra da Eternidade, e Capitão Marvel Jr. e Mary Marvel ficariam em Fawcett City para defender a cidade. A partir do número 34, a arte de Shazam se libertou do traço inspirado por C.C. Beck e adotou um visual mais realista, que estava em voga nos quadrinhos da época. Infelizmente a série foi cancelada no número seguinte, 35.
Lar Gand, conhecido também por Mon-El, é um personagem fictício da DC Comics, tendo participado majoritariamente de histórias envolvendo a mitologia de Superman e da Legião de Super-Heróis.
Nativo do planeta Daxam do sistema Valor, onde os Daxamitas são descendentes dos kryptonianos, devido a uma queda de uma grande nave kryptoniana num planeta paradisíaco a milhares de anos atrás numa missão feita pelo Erradicador a cientistas kryptonianos, durante o início da tecnologia em Krypton a 20 anos-luz de distância de Krypton. Os sobreviventes fundaram uma colônia que se expandiu a grandes cidades, o sol de Daxam também é vermelho batizando de Valor,(na crença kryptoniana Valor era o irmão gêmeo desaparecido de Rao) que para eles foi encontrado neste planeta. Mon-EL foi o único inocente aprisionado na Zona Fantasma. No passado, Lar Gand havia conhecido Clark Kent quando ambos ainda eram adolescentes, ele chegou na Terra na missão de rastrear uma mensagem subespacial deixada por Jor-EL a Daxam "enviando Kal-EL para a Terra", anos depois da destruição de Krypton, foi voluntário de seu planeta de encontrar o único sobrevivente de Krypton, em que Kent descobre seu verdadeiro nome "Kal-EL" através dele. Entretanto, Clark batiza um novo nome a Lar Gand de Mon-EL, quase adotado como parte da família Kent, ele era vulnerável ao chumbo, e após ser envenenado pelo material, viu-se sem chance de cura definitiva. Kent, sem condições de salvá-lo, ofereceu uma alternativa: aprisioná-lo na Zona Fantasma, onde ele não estaria suscetível à passagem do tempo, contendo o envenenamento, dando tempo para que fosse encontrada uma cura.
- Em action comics N°859, 860, 861, 862, Superman volta encontrar os Legionários e viaja de novo para o futuro para combater o Terráqueo que estava transformando todos os sistemas do Universo em caos entre várias estrelas vermelhas, ao voltar da missão depois de derrotar o terráqueo, poucos anos mais tarde, com o surgimento da "Nova Krypton" na Terra, A Zona Fantasma é destruída e todos os criminosos são libertados, inclusive Mon-EL, onde Superman resgata diretamente para a Fortaleza da Solidão, porém Mon-EL estava voltando a agonizar com a dor do envenenamento do chumbo, Superman ao ver seu desespero tenta encontrar uma cura do envenenamento de Mon-EL, mas fica surpreso ao encontrar o soro deixado de presente por Brainiac 5 do futuro, depois de estudar seus relatos históricos, alterando essa passagem fazendo Mon-EL viver, Superman entrega o soro de cura à Mon-EL eliminando definitivamente o envenenamento do chumbo.
Ainda na série "Nova Krypton", Mon-EL assume a identidade de Jonathan Kent, e se une ao Guardião, depois de derrotar a vilã "Rampage" (conhecida como Fúria na HQ no brasil), onde passa a trabalhar como agente de segurança em Metrópolis contra alguns kryptonianos renegados infiltrados na Terra.
Na atual continuidade, essa cura só foi encontrada mais de mil anos mais tarde, por Brainiac 5, membro da Legião dos Super-Heróis e a origem de Lar Gand foi estabelecida em Action Comics Annual #10, publicada em Fevereiro de 2007.
Ícone
Em 1839, um starliner alienígena derrapou e explodiu, alijando um pod de vida no meio de um campo de algodão no Sul-americano. O pod alterado automaticamente a aparência de seu passageiro, chamado Arnus, para imitar o primeiro senciente forma de vida que ele descobriu. Essa forma de vida era uma mulher negra escravizada chamada Miriam, que viu a terra acidente pod e adotou Arnus como seu filho.
No presente, Arnus ainda está vivo. Ele não envelhecer visivelmente além idade adulta; para disfarçar esse fato, ele assume periodicamente a identidade de seu próprio filho. No final do século 20, ele está posando como Augustus Freeman IV, o bisneto de sua identidade humana original. Ainda abandonado, Arnus / Freeman aguarda Terra tecnologia 's para pegar até. De sua Lifepod superpotências Secretamente possuam que desmentem sua aparência humana, ele sempre realizados atos silenciosos de caridade.
No entanto, quando a casa de Freeman é dividido em, ele usa seus poderes pela primeira vez em décadas, uma acção testemunhado por um dos intrusos, Raquel Ervin, um adolescente idealista que nasceu em Paris Island, os mais pobres, a maioria bairro em Dakota City cheias de gangues. Suas perspectivas parecia bastante sombria até que este encontro com Freeman. Depois de ver Freeman usar seus poderes, Raquel convence-lo a se tornar um super-herói chamado Ícone, com ela mesma como seu ajudante, Foguete.
Super Giant
Super Gigant é uma ficção japonesa super-herói destaque em uma série de sucesso da série -como tokusatsu filmes curtos produzidos entre 1957 e 1959 por Shintoho Company, Ltd. (a não -union ramo de Toho). Ele também é conhecido no Japão como Gigante de Aço. É conhecido na América como Starman, e conhecida em França e Itália como Spaceman.
Considerando Takeo Nagamatsu 1930 's kamishibai
Foi Gekko Kamen que se tornou primeiro super-herói de televisão do Japão, quando seu programa de TV estreou em 1958.
Super Gigant é um humanóide criado a partir do aço mais forte pelo Conselho de Paz do Emerald Planeta. Ele é criado para destruir o mal para restaurar a paz no universo.Semelhante a um homem japonês com meias brancas / capuz (equipado com uma antena) e capas debaixo de seus braços, ele é praticamente indestrutível. Ele usa em seu pulso um "Globe-Meter", que lhe permite:
- Voar através do espaço
- Detectar radiação
- Falar e entender qualquer idioma
Ele também pode usá-lo para se disfarçar como um Earthling para caminhar entre eles. Quando enviado à Terra para parar as forças do mal, ele se disfarça como um homem japonês que veste um terno e um chapéu fedora fantasia (quase parecendo um detetive), mas ainda usa o seu nome "Super Gigante". Sua identidade secreta que não é segredo, como ele trabalha com as autoridades japonesas em ajudá-los a parar as ameaças do mal. Ele é tão poderoso em sua forma civil. Ele também se dá bem com as crianças, e os salva do perigo, como as crianças representam o futuro da Terra.
Ao realizar sua tarefa, Super Gigante voa de volta para o Planeta Emerald.
Super Gigante foi interpretado em todos os filmes de respeitados filme / ator de TV Ken Utsui. No entanto, Utsui odiava jogar Super Gigante, e até sua morte, ele se recusou a falar sobre o papel. Esta foi parcialmente por conta da fantasia um tanto embaraçoso, especialmente a região da virilha um pouco estofada (os produtores pensaram que as fêmeas foram atraídas por homens com grande anatomia, para que eles recheado região da virilha com algodão). No entanto, isso não impediu que a apreciação do público dos filmes.
Fonte:
Guia dos Quadrinhos
http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/cometa-(marcelo-vasconcelos)/2039
Guia dos Quadrinhos
http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/cometa-(marcelo-vasconcelos)/2039
Planeta Chewbacca
Fatos Desconhecidos
Legião dos Super-Heróis
http://legiaodosherois.uol.com.br/lista/10-personagens-que-podem-ou-ja-derrotaram-o-superman.html/10
Cinemágico
Wikipédia
Guia dos Quadrinhos
Comentários
Enviar um comentário