Ramones


O movimento punk surgiu em meados dos anos 70 quase que simultaneamente entre várias grandes metrópoles, principalmente em Londres e Nova Iorque. Há versões diversas para o surgimento do movimento, e até há os que consideram punks os rebeldes dos anos 50 e 60 (“punk” significa algo como “moleque” em inglês). Mas foi nos anos 70 que apareceram os primeiros “ativistas” punks por assim dizer, num movimento de contra-cultura em oposição aos hippies. Essa turma era embalada pelo pessoal que fazia um rock cru, simples, agitado e acelerado – The Stooges, New York Dolls e até mesmo o Velvet Underground, que tinha seus momentos mais tranquilos. Nesse cenário, no fim da década, surgem quatro bandas quase que ao mesmo tempo. Três delas em Londres e uma em Nova Iorque. As inglesas eram os Sex Pistols, The Clash e The Damned. A americana era os Ramones.
Com esta nova formação, a banda gravou seu quarto álbum, Road to Ruin, que marcou uma mudança na sonoridade. Agora, o som estava mais acessível, limpo, e o álbum tinha duração de quase meia hora, o que era um recorde tratando-se dos Ramones. Em 79, eles participaram do filme Rock N' Roll High School do diretor Roger Corman e gravaram o quinto álbum de estúdio, End of the Century, com o lendário produtor dos anos 60 Phil Spector. Deste álbum, a gravação do cover das Ronettes, Baby I Love You, ficou entre as dez mais tocadas na Inglaterra, mas o resto do disco não teve nenhum impacto nos E.U.A.
O grupo continuou a carreira lançando o sexto álbum, Pleasant Dreams, em 1981. Mas o disco também desapontou em termos comerciais, desta vez, tanto na América quanto na Inglaterra. Juntamente com a queda de vendas veio o início de atritos entre os integrantes. Marky Ramone deixa a banda, sendo substituído por Richard Beau, ex-membro dos Vevelteens que prontamente mudou seu nome para Richie Ramone. Em 84, apresentam o álbum Too Tough to Die, uma resposta à crescente cena hardcore californiana.
Após este álbum, os Ramones retornam ao estilo de composição que o consagrou no início da carreira. Voltando à velha fórmula, a banda lançou, em 1986, Animal Boy, e foi esta a direção que seguiram até o final da carreira, esquecendo os tenebrosos seis anos anteriores. Na mesma linha, saiu o petardo Halfway to Sanity, com a saída de Richie Ramone e o retorno de Marky Ramone. Em 88, apresentam a música Pet Sematary, que entrou na trilha sonora do filme Cemitério Maldito, de Stephen King. A música foi incluída no álbum de 89, Brain Drain, porém, neste mesmo ano, Dee Dee Ramone deixa  a banda para dedicar-se ao seu projeto paralelo, o Dee Dee King, um disco de rap que foi um dos maiores fiascos da história da música. Ele foi substituído por C. J. Ramone, um jovem fanático pela banda.
No início dos anos 90, Joey e Marky iniciam um tratamento contra o alcoolismo. Em 92 a banda retorna com o álbum ao vivo Loco Live e depois com Mondo Bizarro, primeiro disco de estúdio após três anos sem  novidades. O disco foi outro fracasso de vendas, assim como o posterior Acid Eaters.

Com a maioria dos americanos fãs do punk rock abraçando grupos como Green Day e Offspring, os Ramones emendaram o disco Adios Amigos, com o qual conseguiram elevar um pouco o volume de vendas. Com este álbum, a banda embarcou em uma grande turnê de despedida que durou até o fim de 95. Eles ainda voltariam para excursionar junto aos grupos do Lolapalooza de 1996, mas encerraram suas atividades 20 anos após o lançamento de Ramones, seu primeiro álbum.
Joey Ramone falece em abril de 2001, vítima de linfoma. Pouco mais de um ano após a morte do vocalista, Dee Dee Ramone é encontrado morto em sua casa em Los Angeles. Em 2004, foi a vez de Johnny Ramone, que faleceu após uma longa batalha contra o câncer.


Integrantes

  • Joey Ramone - vocal (1974-1996): Faleceu em decorrência de um câncer linfático em 15 de abril de 2001, em Nova Iorque. Sofria da doença havia anos, mas, com seu sistema imunológico enfraquecido devido a um pequeno acidente, o mal piorou.













  • Johnny Ramone - guitarra (1974-1996): Morreu em decorrência de um câncer de próstata em 15 de setembro de 2004, em Los Angeles. Lutava contra a doença desde 1999.













  • Dee Dee Ramone - baixo (1974-1989): Foi encontrado morto em sua casa em Hollywood em 5 de junho de 2002, devido a uma overdose de heroína.













  • Tommy Ramone - bateria (1974-1978): Após a gravação do terceiro disco, Tommy deixou a bateria e virou produtor da banda. Faleceu em 11 de julho de 2014, aos 65 anos de idade, em decorrência de um câncer no ducto biliar.








  • Elvis Ramone - bateria (1987): Apresentou-se com a banda em duas ocasiões: 28 de agosto de 1987, em Providence, Rhode Island, e 29 de agosto de 1987.














  • Marky Ramone - bateria (1978-1983; 1987-1996): Em 1983, Marky foi forçado a abandonar a banda por causa dos problemas com o álcool. Em 1987, voltou a ocupar o lugar de baterista após estar recuperado do alcoolismo.


  • CJ Ramone - baixo (1989-1996): Substituiu Dee Dee Ramone de setembro de 1989 a 1996
















  • Richie Ramone - bateria (1983-1987): Substituiu Marky Ramone na bateria. Deixou a banda pois queria casar-se, também motivado por não receber participação nos lucros das vendas de camisetas e por não suportar o autoritarismo de Johnny Ramone.











Fonte:
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ramones

Info Escola
http://www.infoescola.com/musica/ramones/

DCM
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/os-ramones-foram-vitimas-de-sua-propria-criacao-uma-ode-a-tommy-ramone-1952-2014/

Comentários