Terror ou Horror é um gênero literário, cinematográfico ou musical, que está sempre muito ligado à fantasia e à ficção especulativa, e é criado com intuito de causar medo, aterrorizar. Também pode ser verificado na pintura, no desenho, na gravura e fotografia. A abstrata ideia de terror ou o ato de transmitir o sentimento de terror ou horror pode ser verificado em todas as formas de arte. Ao decorrer da década de 1990, até os dias de hoje, o gênero também compreende um estilo de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Porém existem duas diferenças nos filmes:
Terror é algo que assusta, que choca a pessoa, o exemplo o terrorista que faz coisas banais causando pavor nas pessoas e já o horror é algo que além de assustar causa re.pugnância e nojo.
Monstros Clássicos do Cinema
Existem monstros que além de fazer sucesso nos livros, também mexem com a cabeça das pessoas e fazem sucesso nos cinemas, alguns chegam a serem os mocinhos de séries e desenhos animados, viraram até jogos, conheçam os monstros mais adorados pelos fãs de terror:
Fantasma
Fantasma, na crença popular, é a alma ou espírito de uma pessoa ou animal falecido que pode aparecer para os vivos de maneira visível ou através de outras formas de manifestação. Descrições de aparições de fantasmas variam no modo como estes se manifestam. A tentativa deliberada de contactar o espírito de uma pessoa morta é conhecida como necromancia, ouséance no espiritismo.
A crença em manifestações espirituais dos mortos é comum, datando do animismo ou veneração dos mortos em culturas pré-históricas. Determinadas práticas religiosas — ritos funerários, exorcismos, e alguns costumes do espiritualismo e da magia — são especificamente designadas para agradar os espíritos dos mortos. Fantasmas são geralmente descritos como essências solitárias que assombram um local, objeto ou pessoa em particular a qual estiveram ligados em vida, embora histórias a respeito de exércitos, trens, navios e até mesmo animais e números fantasmas tenham sido relatadas.
Drácula
Drácula é um livro de 1897 escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula. Sem dúvida trata-se do mais famoso conto de vampiros da literatura. A obra está em domínio público e pode ser obtida gratuitamente on-line, na sua íntegra, em língua inglesa.
Enredo
Este romance em forma epistolar, dando voz às várias personagens, abre com a chegada de um solicitador, de nome Jonathan Harker, a um castelo em uma remota zona da Transilvânia. O jovem Harker trava conhecimento com o excêntrico proprietário do castelo, o conde Drácula, dado este ter em vista a aquisição de várias propriedades na Inglaterra.
Aos poucos Harker começa a perceber que há mais do que excentricidade naquela figura, há algo de estranho no anfitrião, algo de realmente assustador e tenebroso. Aliás, passada a inicial hospitalidade, Harker começa a entender que, mais do que um hóspede, é também um prisioneiro do conde Drácula.
Seguidamente, Drácula decide viajar até à Inglaterra, deixando um rastro de morte e destruição por onde passa – sob a forma de um enorme morcego -, enquanto Harker é deixado à guarda de três figuras femininas, três terríveis seres que se alimentam de sangue humano. Harker consegue fugir, apesar de bastante debilitado, e encontra-se com a sua noiva, Mina, em Budapeste.
O conde muda-se para Inglaterra dentro de caixotes que são transportados por mar. A tripulação desaparece gradualmente e um homem alto e pálido é visto no convés à noite. Em Whitby, Lucy, uma jovem inglesa, amiga de Mina, começa a apresentar estranhos sintomas: uma enorme palidez e dois enigmáticos orifícios no pescoço. Os seus amigos e pretendentes, John Seward, Quincey Morris e Arthur Holmwood, este último aquele que Lucy ama, são incapazes de identificar a origem daquela doença, recorrem ao auxílio do Dr. Abraham Van Helsing, professor, cientista, médico, filósofo etc, famoso pelos seus métodos considerados pouco ortodoxos, compreendendo que Lucy foi vítima dos ataques de um ser diabólico, uma espécie de morto-vivo que se alimenta de sangue humano. Contudo, receando a reação destes, Van Helsing decide não lhes apresentar imediatamente as suas conclusões.
Numa noite, Lucy e a sua mãe são atacadas por um morcego – a forma animal do conde Drácula – e ambas morrem, embora de causas diferentes: Lucy foi alvo do ataque sanguinário do morcego/Drácula; a mãe de Lucy, vítima de ataque cardíaco provocado pelo medo.
Em Londres, Lucy é enterrada mas a sua existência não termina por aí: esta renasce como vampira e começa a perseguir crianças. Van Helsing, não dispondo de outra opção, confidencia as suas conclusões aos amigos desta os quais, após postura cética, se determinam a colocar um fim naquela forma de existência e introduzem uma estaca no seu peito, trespassando o coração e decepam-lhe a cabeça, pois só assim ela poderá descansar em paz.
Pouco tempo depois, para surpresa dos mesmos, percebem que Drácula tem agora uma nova vítima como alvo: Mina, que já regressara de Budapeste juntamente com Harker, agora juntos na condição de marido e mulher. O Sr. e a Sra. Harker vinham, através dos seus diários e correspondências de Lucy, ajudando Van Helsing a descobrir tudo acerca da criatura.
Porém, além de se alimentar de Mina, Drácula também lhe dá o seu sangue a beber, ritual que os conecta espiritualmente, como numa espécie de matrimónio das trevas.
Decididos a destruí-lo e a salvar Mina, os homens o perseguem por toda Londres e, após ter suas propriedades descobertas e santificadas com hóstia, Drácula foge e refugia-se no seu castelo na Transilvânia. Contudo, é completamente destruído pelos perseguidores, assim libertando Mina da tal "maldição".
Frankenstein
Frankenstein ou o Moderno Prometeu (, mais conhecido simplesmente porFrankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. É considerada a primeira obra de ficção científica da história. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva.
O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental. O aclamado autor de literatura de terror Stephen King considerou Frankenstein um dos três grandes clássicos do gênero, sendo os outros dois Drácula e Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde. A obra está em domínio público e está disponível gratuitamente na Internet em língua inglesa.
Múmia
Há muitos e muitos anos, Imhotep, o sumo sacerdote do Faraó, se apaixona repentinamente pela esposa deste, Ankh-su-Namun e há um caso entre eles. Com o Faraó sendo assassinado pelo casal de amantes e ao descobrirem o que houve, Imhotep e sua amada são condenados horrivelmente: Ankh-su-Namun é morta e Imhotep é enterrado vivo, mas sob uma maldição que o declararam: se fosse ressurgido, traria desgraça e morte à humanidade. Em 1926, o aventureiro Rick O'Connell, junto com a bibliotecária Evelyn, seu irmão atrapalhado Jonathan e outros arqueólogos acabam acidentalmente trazendo à vida o sacerdote condenado Imhotep, que fará de tudo para também ressuscitar sua amada Ankh para viverem juntos pra sempre. Agora caberá a eles impedir que esta punição humanitária aconteça, com humor, mistério e muita aventura.
Egito, 1290 AC. O sumo sacerdote Imhotep está envolvido em um caso amoroso com Anck-su-Namun, a amante do Faraó Seti I. Quando o faraó descobre o caso, Imhotep e Anck-su-Namun assassinam o monarca. Os guardas de Seti chegam ao local para prender os culpados, mas Imhotep foge enquanto Anck-su-Namun se mata, com a intenção de Imhotep vir a ressuscita-la. Após o enterro de Anck-su-Namun, Imhotep e seus sacerdotes roubam o cadáver dela e viajam para Hamunaptra, a Cidade dos Mortos, onde eles começam a cerimônia de ressurreição. No entanto, eles são interceptados por guardas de Seti antes do ritual poder ser concluído, e a alma de Anck-su-Namun é enviada de volta para o submundo. Os sacerdotes de Imhotep são mumificados vivos; Imhotep é condenado a agonia imortal, condenado a sofrer a maldição Hom Dai, e é enterrado vivo com escaravelhos comedores de carne. Ele é enterrado sob alta segurança, selado em um sarcófago, aos pés de uma estátua do deus egípcio Anúbis, e mantido sob rigorosa vigilância por guerreiros conhecidos como Medjai; pois toda a humanidade estaria condenada caso ele pudesse ressurgir.
Em 1926, Jonathan Carnahan apresenta sua irmã Evelyn, uma bibliotecária Cairo e aspirante egiptólogo, uma caixa intrincada e mapa que Jonathan diz que encontrou em Tebas. Após ficar a par e descobrir o mapa que os leva à Hamunaptra, Jonathan revela que ele roubou de um aventureiro americano chamado Rick O'Connell, atualmente na prisão. Evelyn e Jonathan vão até a prisão visitar Rick, e ele diz que sabe a localização da cidade, porque a sua unidade da Legião Estrangeira Francesa encontrou-a numa localização anos atrás. Ele faz um acordo com Evelyn para revelar a localização de Hamunaptra, em troca de Evelyn salvar sua vida do enforcamento.
Rick leva Evelyn e uma pequena expedição de Jonathan para a cidade, onde o grupo encontra um bando de caçadores de tesouro norte-americanos liderados pelo famoso egiptólogo britânico Dr. Allen Chamberlain e guiados por Beni Gabor, um ex- companheiro covarde de Rick. Pouco depois de chegar a Hamunaptra, as expedições são atacadas pelo Medjai, liderada pelo guerreiro Ardeth Bay. Ardeth adverte-os do mal sepultado na cidade, mas apesar de sua advertência, as duas expedições continuam a escavar em porções separadas da cidade. Evelyn procura o Livro de Amon-Ra, um livro de ouro maciço supostamente capaz de trazer a vida, mas se depara com as ruínas da tumba de Imhotep. A equipe de norte-americanos, enquanto isso, descobrem uma caixa que contém o negro livro dos Mortos, acompanhado por vasos de vísceras que transportam órgãos preservados da Anck-su-namun; Chamberlain rouba o Livro dos Mortos, enquanto cada um dos americanos embolsa um vaso canópico como saque. Antes de abrir a caixa, Chamberlain lê uma gravura dizendo que toda e qualquer criatura que abrir a caixa é amaldiçoado se Imhotep for despertado. Os homens ignoram os avisos, mas Beni se recusa a ajudá-los, e foge.
À noite, Evelyn leva o Livro dos Mortos e lê uma página em voz alta, acidentalmente despertando Imhotep. As expedições fogem para o Cairo, mas Imhotep segue-os com a ajuda de Beni, que barganha com Imhotep; uma promessa de não matar Beni. Imhotep absorve a vida a partir da expedição americana, tendo de volta sua força vital. Procurando uma maneira de parar Imhotep, Rick, Evelyn e Jonathan encontram Ardeth em um museu. Depois de Evelyn revelar que Imhotep se referiu a ela como Anck-su-Namun em Hamunaptra, Ardeth e o curador do museu Terrence Bay levantam a hipótese de que Imhotep quer ressuscitar sua amada outra vez e vai fazê-lo sacrificando Evelyn. Evelyn comenta que se o Livro dos Mortos trouxe Imhotep de volta à vida, o Livro de Amon-Ra pode matá-lo novamente. Depois de descobrir a localização do Livro, Imhotep convoca um exército de escravos que persegue o grupo. Evelyn concorda em acompanhar Imhotep se poupar a vida do resto do grupo. Imhotep volta atrás em sua palavra e deixa seus escravos matarem o grupo de qualquer maneira. No entanto, Rick descobre uma entrada para os esgotos e eles escapam. Terrence sacrifica-se, ganhando tempo para que os outros possam escapar.
Imhotep, Evelyn e Beni retornam à Hamunaptra, perseguido por Rick, Jonathan, e Ardeth. Evelyn é resgatada após uma intensa batalha com sacerdotes mumificados de Imhotep, e ela lê partes do Livro de Amon-Ra. Imhotep se torna mortal novamente, e Rick apunhala-o, forçando-o a cair no Rio da Morte. Imhotep deixa o mundo dos vivos, prometendo vingança com as mesmas palavras que ele havia esculpido em seu sarcófago, a morte é apenas o começo. Enquanto saqueia o tesouro da pirâmide, Beni acidentalmente aciona uma armadilha antiga e fica preso com um enxame de escaravelhos carnívoros, e com Hamunaptra afundando nas areias do deserto. Os heróis escapam, apesar de perderem o Livro de Amon-Ra no processo. Rick, Jonathan e Evelyn montam em um par de camelos ao pôr do sol, carregando os tesouro da cidade, que Beni havia saqueado.
Homem Invisível
O Homem Invisivel é um livro de H. G. Wells em que o protagonista se torna completamente invisível. Obra-prima de Herbert George Wells, certamente o mais destacado entre os percursos da ficção científica, narra a história de um cientista que, após uma experiência parcialmente bem-sucedida, muda para um pacato lugarejo, gerando uma série de especulações. Com hábitos estranhos, humor instável, e sempre com o rosto enfaixado, chama sempre a atenção dos moradores da cidade.
Lobisomem
Entre os muitos famosos lobisomens da ficção estão:
- Lawrence Talbot e seu pai Sir John Talbot, respectivamente o protagonista e antagonista do filme clássico de 1941, O Lobisomem, que recentemente ganhou um remake em 2010.
- Lucian (Michael Sheen) dos filmes Anjos da noite e Anjos da noite: a rebelião dos Lycans;
- Tyler Lockwood e Mason Lockwood da série The Vampire Diaries;
- Tyler Smallwood e Jacob Smallwood de Diários do Vampiro: Reunião Sombria;
- David Naughton como David Kessler em Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, no original);
- Scott McCall (Michael J. Fox no filme original e Tyler Posey na série de 2011) de Teen Wolf;
- Remo John Lupin e Fenrir Lobo Greyback da saga/serie Harry Potter de J.K. Rowling, representados no cinema por David Thewlis ( Remo Lupin) e Dave Legeno ( Fenrir Greyback )
- Alcide Herveaux (e outros) de True Blood
- Astromar Junqueira (Rui Resende) da novela Roque Santeiro
- Hunter Sands "(Castelo do Medo)"
- Ginger Fitzgerald de Ginger Snaps
- George Sands e Tom McNair de Being Human
- Peter Rumancek (da série Hemlock Grove, baseada no livro escrito por Brian McGrevy, e atualmente reproduzida no Netflix. O personagem é interpretado por Landon Liboiron.)
- Professor Aristóbulo Camargo, da novela ou minisérie Saramandaia
- Lobi, o lobisomem da Turma do Penadinho, nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica
- A minisérie Sítio do Picapau Amarelo teve lobisomens como personagens, tanto na série dos anos 70 quanto nos anos 2000.
- Eddie, o filho do seriado The Munsters
- Luby, personagem das histórias em quadrinhos da A Turma do Arrepio
- Kagerou Imaizumi, personagem da série de jogos Touhou Project
- Pernambuco Nogueira (Selton Mello do filme O Coronel e o Lobisomem (2005) ).
- Gabriel Van Helsing (interpretado por Hugh Jackman em Van Helsing caçador de monstros..fora mordido por Velkan que tambem era um lobisomem)
- Ruby, personagem da serie Once Upon A Time interpretada por Meghan Ory.
- Ginei Morioka da série de mangás Rosario + Vampire de Akihisa Ikeda.
Monstro da Lagoa Negra
Monstro da Lagoa Negra é um personagem de cinema americano surgido em filme preto e branco de 1954 chamado Creature from the Black Lagoone lançado com efeitos 3-D, dirigido por Jack Arnold com roteiro de Harry Essex, Arthur A. Ross e Maurice Zimm, e que recebeu duas sequências:Revenge of the Creature (1955) e The Creature Walks Among Us (1956). O monstro é anfíbio e embora seu habitat natural seja aquático ele consegue respirar e caminhar na superfície. A aparência associa-o a uma espécie de homem-peixe, com pele escamosa, guelras e membranas como nadadeiras nas mãos e pés.
Ricou Browning é o Monstro nas cenas subaquáticas dos três filmes. Ben Chapman interpretou o Monstro em terra no primeiro filme. Tom Hennesy fez o mesmo no segundo e Don Megowan no terceiro. O Monstro da Lagoa Negra se tornou uma figura popular do cinema e aparece em diversas outras produções, inclusive uma participação na série The Munsters, no filme The Monster Squad e no musical de teatro Creature from the Black Lagoon- The Musical.
O Monstro da Lagoa Negra é anfíbio, capaz de respirar dentro e fora d'água. No primeiro filme ele se mostra vulnerável a rotenona, um composto químico usado como pesticida. Ele possui uma força bem superior à humana, característica diminuída no segundo e terceiro filmes. Suas mãos são grandes e com garras, além das membranas entre os dedos. A pele do Monstro é bastante resistente além de um fator de cura que lhe permite se recuperar de ferimentos que seriam fatais para qualquer homem, mesmo os causados por tiros. Foi dito no terceiro filme que o Monstro possui pulmões, ativados quando suas brânquias são machucadas. O Monstro demonstra sofrer de uma fotofobia, adquirida pela permanência em aguas escuras do seu habitat. 35% do sangue do Monstro é composto de glóbulos brancos.
Zumbi
Zumbi ou zombie é uma criatura cujo estereótipo define-se, nos livros e na cultura popular, tipicamente como uma pessoa morta reanimada usualmente de hábitos noturnos, que vive a perambular e a agir de forma estranha e instintiva; um morto-vivo; um ser privado de vontade própria, sem personalidade. Histórias de zumbis têm origem no sistema de crenças espirituais e nos rituais do vodu haitiano: segundo crenças populares, o vodu faz com que uma pessoa morta volte à vida à procura de vingança com aquelas pessoas que lhe teriam feito mal. Histórias contam sobre trabalhadores controlados por um poderoso feiticeiro.
Segundo o estereótipo popular, um zumbi é um ser humano dado como morto que, após sepultado, foi posteriormente desenterrado e reanimado por meios desconhecidos. Devido à ausência de oxigênio na tumba, os mortos vivos seriam reanimados com morte cerebral e permaneceriam em estado catatônico, criando insegurança, medo e portando-se de forma a ver os seres humanos normais como presas.
Os zumbis não são por completo míticos. Há rituais necromânticos, em particular ligados à religião do vodu haitiano, que, realizados com o intuito maligno de subjugar e gerar subserviência a seus invocadores, trazem, à realidade, o conceito de zumbi. Auxiliados pelos efeitos psicológicos das crenças socialmente difundidas, os rituais de zumbificação, se não alcançam em plenitude seu intento, são por certo bem eficazes em induzir comportamentos em suas vítimas que pouco ficam a dever aos comportamentos estereotípicos dos zumbis míticos.
Zumbis também são bem reais entre outras espécies animais, cujos comportamentos dos espécimes infectados podem ser drasticamente modificados e controlados por patógenos hospedeiros. O comportamento do animal é usualmente modificado de forma a garantir a disseminação do agente patogênico. Como exemplo, há fungos que transformam formigas e outros insetos em "zumbis". ; e há vermes que zumbificam lesmas. A figura dos zumbis humanos ganhou destaque no gênero de filme de terror principalmente graças ao filme de 1968 "Night of the Living Dead", de George A. Romero.
Cthulhus
Cthulhu é uma entidade cósmica criada pelo escritor de terror H. P. Lovecraft em 1926. A primeira aparição da entidade foi no conto "The Call of Cthulhu", publicado na revista Weird Tales em 1928.
Cthulhu é um dos Grandes Antigos principais dos Mitos de Lovecraft. É frequentemente citado pelos livros de história, seu tamanho gigantesco e o terror abjeto que evoca. A entidade é usada também em círculos de ficção científica e fantasia como sinônimo de horror ou mal extremo.
Após sua primeira aparição em "The Call of Cthulhu", a entidade tornou a figurar brevemente em outras histórias de Lovecraft.
Também é mencionado em algumas paródias como os desenhos South Park e As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy.
A banda americana de heavy metal Metallica gravou a canção instrumental "The Call of Ktulu" no álbum Ride the Lightning, de 1984. O baixista da banda, Cliff Burton, era um grande fã de Lovecraft.
A Coisa
Conta a história de sete indivíduos que, quando crianças, enfrentaram uma criatura centenária que se alimentava do medo e mudava de forma, ora chamada de It (Coisa), ora de Pennywise (o palhaço Parcimonioso) na cidade fictícia de Derry, no Maine, e 30 anos depois eles são chamados de volta para o confronto definitivo quando a criatura volta a matar crianças. Quem sente sua presença é Michael Hanlon , um bibliotecário e único do grupo dos sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier (o brincalhão piadista), Eddie Kaspbrak (o fracote hipocondríaco), Stanley Uris (o escoteiro), Beverly Marsh Rogan (a garota do grupo), Ben Hanscom (um gordinho tímido) e Bill Denbrough (espécie de "lider" do grupo), pois todos os sete, quando jovens, viram "A Coisa" e juraram combatê-la caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas. Nesta obra Stephen King descreve claramente a personalidade e peculiaridades de cada uma das sete personagens principais, demonstrando sua ótima técnica de criação de descrição.
Em 1990 foi adaptado para cinema e TV, com direção de Tommy Lee Wallace.
Fantasma
Fantasma, na crença popular, é a alma ou espírito de uma pessoa ou animal falecido que pode aparecer para os vivos de maneira visível ou através de outras formas de manifestação. Descrições de aparições de fantasmas variam no modo como estes se manifestam. A tentativa deliberada de contactar o espírito de uma pessoa morta é conhecida como necromancia, ouséance no espiritismo.
A crença em manifestações espirituais dos mortos é comum, datando do animismo ou veneração dos mortos em culturas pré-históricas. Determinadas práticas religiosas — ritos funerários, exorcismos, e alguns costumes do espiritualismo e da magia — são especificamente designadas para agradar os espíritos dos mortos. Fantasmas são geralmente descritos como essências solitárias que assombram um local, objeto ou pessoa em particular a qual estiveram ligados em vida, embora histórias a respeito de exércitos, trens, navios e até mesmo animais e números fantasmas tenham sido relatadas.
O Fantasma da Ópera
Na obra original de Leroux, a ação desenvolve-se no século XIX, na Ópera de Paris, um monumental e luxuoso edifício, construído entre 1861 e 1875, sobre um enorme lençol de água subterrâneo. Os empregados afirmam que a ópera se encontra assombrada por um misterioso fantasma, que causa uma variedade de acidentes. O fantasma chantageia os dois administradores da Ópera, exigindo que continuem lhe pagando um salário de 20 mil francos mensais e que lhe reservem o camarote número cinco em todas as atuações.
Entretanto, a jovem inexperiente bailarina (e mais tarde cantora) Christine Daaé, acreditando ser guiada por um "Anjo da Música", supostamente enviado pelo seu pai após a sua morte, consegue subitamente alguma proeminência nos palcos da ópera quando é confrontada a substituir Carlotta, a arrogante Diva do espectáculo. Christine conquista os corações da audiência na sua primeira atuação, incluindo o do seu amor de infância e patrocinador do teatro, Visconde Raoul de Chagny.
Erik, o Fantasma, vive no "mundo" subterrâneo que Christine considera um lugar frio e sombrio, onde ela percebe que o seu "Anjo da Música" é na verdade o Fantasma que aterroriza a ópera. Christine descobre também que o Fantasma é fisicamente deformado na face, razão pela qual usa uma máscara para esconder a sua deformidade. Vendo a verdadeira imagem de Erik, ela entra em choque, e Erik decide prendê-la no seu mundo, dizendo que somente a deixará partir se ela prometer não amar ninguém além dele e voltar por vontade própria.
Christine enfrenta uma luta interna entre o seu amor por Raoul e a sua fascinação pelo gênio da personagem do Fantasma, e decide se casar com Raoul em segredo e fugir de Paris e do alcance do Fantasma. No entanto, o seu plano é descoberto e, durante uma atuação da Ópera Fausto de Charles Gounod, Christine é raptada do palco e levada para os labirintos embaixo da Ópera.
Nos aposentos de Erik ocorre o confronto final entre ele, Christine e o Visconde Raoul de Chagny, que é levado até lá pelo Persa, através dos subterrâneos da Ópera, passando pela câmara dos suplícios, onde ambos quase acabam por enlouquecer e enforcar-se com o "Laço de Punjab" (espécie de cordão feito de tripas de gato que Erik usava para matar), e Christine é forçada a escolher entre Erik e Raoul. Christine escolhe Erik, com o intuito de salvar a vida das pessoas da Ópera (já que ele ameaça destruir a Ópera de Paris, colocando muitas vidas em risco, caso Christine escolha ficar com Raoul). Christine diz ainda que concordará em ser a esposa de Erik se ele libertar o Persa e Raoul, ainda presos na câmara dos suplícios. Erik leva o Persa de volta para sua casa, mas mantém Raoul como refém e o encarcera no local mais longínquo dos subterrâneos da Ópera.
Quando Erik retorna para Christine, ela o está esperando como uma verdadeira noiva; ele então se atreve a dar-lhe um beijo na testa, o qual ela aceita sem rejeitá-lo ou demonstrar horror. Esse ato simples trouxe uma alegria imensa a Erik, que pela primeira vez na vida foi tratado como uma pessoa comum. Os dois começam a chorar e Erik diz a Christine que ela pode ir embora e se casar com Raoul, o homem que ela ama, e que ele, Erik, não passava de um cachorro aos seus pés, pronto para morrer por ela. A única coisa que ele pede é que, quando morrer, ela o enterre junto com o anel que lhe havia dado. Christine e Raoul vão embora e nunca mais são vistos. Erik morre três semanas depois. O anúncio de sua morte foi feito pelo Persa em um jornal. Anos mais tarde, um esqueleto é encontrado nos subterrâneos da ópera e, junto ao esqueleto, havia um anel de ouro, o mesmo que Erik havia dado a Christine, indicando que ela cumpriu sua promessa.
Filmes de Terror Antigos mais Assustadores
Se vocês são fanáticos por filmes de terror, veja quais os filmes mais assustadores que já vimos na vida. O primeiro filme de terror surgiu em 1896, alguns anos depois da Sétima Arte, quando a gente assiste o filme de terror, simpatizamos com aquele personagem em perigo que nem sempre ele termina bem. Pois então esta uma lista de fimes de terror mais assustadores do que os de hoje e olha que não tinham muitos efeitos especiais e computação gráfica, confira:
O Caso Valdemar- Esse filme mostra um cientista que usa o seu amigo em um de seus experimento pois ele queria saber o que aconteceria quando uma pessoa perto de morrer é hipnotizada, e então a experiência dá certo fazendo com que o sujeito tuberculoso entra em transe conseguindo responder algumas perguntas. Satisfeito com o resultado, o cientista tenta trazer o seu amigo de volta a vida, mas o corpo dele começa a se decompor até a morte.
Belphegor- Conta a história de um sujeito que rondava o museu Louis fantasiado de fantasma cujo objetivo era roubar obras de arte sem ser descoberto, ele é pego e teve seu rosto descoberto causando um choque, pois o rosto do sujeito era desfigurado.
Uma Página de Loucuras- Produzido em 1926 no Japão, conta uma história de um zelador que tem uma esposa maluca acusada de matar seu próprio filho e acabou sendo internada num manicômio, ao perceber que a sua esposa não teria cura, então decide distribuir máscara para os pacientes até que um deles começa a dançar e todos seguem os passos e o visual fica bem estranho.
A Execução de Mary Stuart- Lançado em 1895, um dos primeiros filmes de terror a chegar nas telas do cinema, pois mostra a cena em que a Mary Stuart perde a cabeça na guilhotina, para fazer essa cena colocaram um boneco no lugar da atriz, mas chocou na época. Thomas Edson recriou essa cena junto com uma equipe de profissionais para fazer a história ocorrida em 1587.
L'Inferno- Produzido em 1911, essa adaptação da Divina Comédia de Dante tinha imagens assustadoras na época, mostra um homem decapitado segurando sua cabeça até pessoas enterradas com as cabeças para fora e o diabo comendo uma pessoa em um das última cenas.
O Homem Que Ri- O personagem serviu de inspiração para o Coringa, inimigo de Batman, primeira cena mostra um nobre sendo condenado à morte e o filho do casal sendo cobaia em uma experiência bizarra, paralisando sua face, ao contrário do que se pensa ele é o herói do filme e luta contra aqueles que se apossaram do trono na qual ele era o herdeiro, e tinha uma jovem cega que era apaixonado por ele.
Personagens de Filmes de Terror
Todo mundo adora filme de terror, eu mesmo gosto de assistir desde criança e ficava com medo na hora de dormir, mas mesmo assim eu não tomava jeito e assistia os filmes, e tem personagens que marcou a minha infância no gênero de terror. Principalmente aqueles que eram filmes B, mas que eram bem legais. Por isso, apresento alguns personagens que se destacam nos filmes.
Zé do Caixão é um personagem amoral e niilista que se considera superior aos outros e os explora para atender a seus objetivos. Zé do Caixão é um descrente obsessivo, um personagem humano, que não crê em Deus ou no diabo. O cruel e sádico agente funerário Zé do Caixão é temido e odiado pelos habitantes da cidade onde mora. O tema principal da saga do personagem é sua obsessão pela continuidade do sangue: ele quer ser o pai da criança superior a partir da "mulher perfeita". Sua ideia de uma mulher "perfeita" não é exatamente física, mas a de alguém que ele considera intelectualmente superior à média. Na busca por esta mulher ele está sempre disposto a matar quem cruza o seu caminho.
Fred Krueger
Frederick Charles Krueger, nascido em Springwood, Ohio em 3 de Setembro de 1942, é fruto de um estupro coletivo ocorrido num velho manicômio da Rua Elm, quando a freira Amanda Krueger foi trancada junto com cem internos por dias. Durante toda a sua vida, ele foi capaz de se lembrar dos gritos de sua mãe. Amanda imediatamente pôs o filho para adoção, e alguns anos depois, Freddy foi adotado por um velho alcoviteiro, Sr. Underwood, que viu utilidade no menino como atração de bêbados curiosos na pequena e imunda rua, repleta de prostitutas e drogados. O jovem apanhava constantemente do padrasto, que o tratava como um nada, tirando sangue e deixando-o cheio de marcas roxas pelo corpo. Após uma surra, em que quase foi morto, o jovem Freddy matou Underwood com uma lâmina - a mesma que Freddy usava para se cortar, devido ao abuso do padrasto e dos colegas.
Ficou da adolescência até a idade adulta perambulando pela cidade como um vagabundo, até num dia em que dormia sob uma ponte, algumas crianças vieram até ele atraídas por curiosidade. Nesse meio tempo, Freddy acordou e as assustou, que saíram correndo, exceto um garoto que caiu e machucou a cabeça. Freddy de alguma forma ficou excitado em ver o garoto coberto de sangue e despertou nele algo que não sentia há anos quando ele próprio se cortava quando jovem.
Freddy começou a trabalhar em uma fábrica, casou-se e teve uma filha. Porém ao mesmo tempo começa a matar crianças, usando um carrinho de sorvete para atraí-las e mais tarde matá-las na sala da caldeira onde trabalha. Em 1966, sua esposa Loretta descobriu instrumentos de tortura no porão de casa (o principal sendo uma luva com lâminas afiadas nos dedos), e viu que seu marido era o "retalhador de Springwood". Freddy estrangulou-a em frente à filha Katherine. A filha delatou-o para as autoridades e Freddy foi preso, mas acabou sendo solto por não terem assinado um mandado de busca.
Aproveitando que estava livre, Freddy decidiu que era hora de deixar a cidade e procurar novas presas, mas os moradores furiosos, conduzidos pelo tenente Thompson e sua esposa Marge, haviam decidido se vingar do cruel assassino. Os Thompsons e os vizinhos da rua Elm colocaram gasolina no local onde Freddy passava suas noites e colocaram fogo. No momento em que estava sendo queimado, Freddy invocou os demônios dos sonhos, três cobras voadoras que tem o poder de tornar real os pesadelos das vítimas. Freddy pediu imortalidade. Em troca iria ser o maior assassino dos pesadelos.ele matava crianças e morreu queimado
Jason Voorhees
Jason Voorhees (24 de Março de 1975) é um personagem fictício da série Sexta-Feira 13 (Friday the 13th). Apareceu pela primeira vez no filme Friday the 13th (1980) como o filho mais novo de Mrs. Voorhees, uma cozinheira de um campo de férias que se tinha tornado assassina. Em Friday the 13th, Jason é interpretado por Ari Lehman. Criado por Victor Miller, com contribuições de Ron Kurz, Sean S. Cunningham e Tom Savini, originalmente, não era intenção fazer de Jason o principal antagonista da série. O personagem tem vindo desde então a ser representado noutros média incluindo livros, banda desenhada, videojogos e num filme crossover, em que é protagonista com outro personagem icônico do cinema de terror, Freddy Krueger.
Jason tem sido primariamente o antagonista nos filmes, seja a perseguir e a matar outros personagens, ou atuando como uma ameaça psicológica para o protagonista, como em Friday the 13th: A New Beginning. Desde a interpretação de Lehman, Jason tem sido representado por múltiplos atores e duplos, por vezes por mais do que um de cada vez, causando controvérsia sobre a quem deveriam ser dados os créditos de representação. Kane Hodder é o mais conhecido a interpretar Jason Voorhees, tendo-o já feito em quatro filmes consecutivos.
A aparência física de Jason teve várias transformações, com vários artistas de efeitos especiais a deixar a sua marca no desenho do personagem, incluindo o artista de maquilhagem Stan Winston. O desenho inicial de Tom Savini tem sido a base para muitas das incarnações seguintes. A icónica máscara de hóquei foi usada pela primeira vez em Friday the 13th: Part III. Desde Friday the 13th Part VI: Jason Lives, os cineastas deram a Jason força sobre-humana, poderes regenerativos e invulnerabilidade quase intocável. Tem sido descrito como um personagem complacente e compreensivo, cuja motivação para matar tem sido citada como sendo impulsionada pelas ações imorais das suas vítimas e pela sua própria raiva por se ter afogado quando era criança. Jason Voorhees já foi protagonista em várias revistas de humor, referenciado em vários filmes, parodiado em programas de televisão, inspiração para canções e para a criação de uma banda de horror punk. Inspirados nos filmes Friday the 13th, empresas de brinquedos lançaram produtos baseados nas várias versões do personagem. A máscara de hóquei de Jason Voorhees é uma imagem amplamente reconhecida na cultura popular.
Em 1992, Jason ganhou o prémio Lifetime Achievement Award da MTV. Foi o primeiro das únicas três personagens fictícias a quem foram dadas este prêmio; os outros foram Godzilla em 1996 e Chewbacca em 1997. Jason ficou em #26 na lista dos "100 Maiores Vilões de Sempre" da revista Wizard e em #37 entre "100 Maiores Vilões de Sempre do Cinema", numa lista feita pelo site Games Radar.
Michael Myers
Michael Myers é o antagonista primário na série de filmes Halloween, excepto em Halloween III: Season of the Witch, que não tem nenhum dos personagens dos dois filmes antecedentes, incluindo Myers, que não tem nenhuma relação com a história. Michael regressa no filme seguinte, apropriadamente intitulado Halloween 4: The Return of Michael Myers. Para além do cinema, Michael Myers já entrou em várias formas literárias, que de alguma forma expandem o universo fictício da personagem. Para fazer a máscara do Michael Myers pegou a máscara do Capitão Kirk e pintaram de branco.
Chuchy
Charles Lee (nascido em 9 de Março), conhecido como o "Estrangulador de Lakeshore", é um serial killer obcecado com voodoo que está em fuga da polícia em 1988 Chicago. Depois de seu motorista e parceiro Eddie Caputo abandona-lo em sua van para fugir da polícia, Charles se refugia em uma loja de brinquedos. Aqui, ele é baleado por homicídio detetive Mike Norris. Ciente que ele é mortalmente ferido, Charles jura vingança sobre Mike e Eddie antes de transferir sua alma em um bom boneco Guy através de um ritual vodu. Trovões e relâmpagos destruiu a loja devido ao ritual. Mike encontra o corpo de Charles no rescaldo, acreditando que ele estivesse morto.
Pinhead
O líder dos Cenobitas, que não aparece até o fim do livro, é o ser misterioso chamado "O Engenheiro". Na série cinematográfica, o líder dos Cenobitas (mais tarde conhecido como "Pinhead") aparece logo no começo, durante o encontro inicial de Frank com eles. Entretanto, no quinto filme da série, Hellraiser: Inferno, o título "O Engenheiro" é utilizado para descrever um assassino serial que acaba sendo um gêmeo maligno do próprio protagonista do filme, assim como um dos muitos nomes que Pinhead utiliza. Outra menção ao termo é usada para nomear um ser disforme que vive nos corredores do Labirinto. Ao que tudo indica, o nome "O Engenheiro" relaciona-se mais ao pesadelo pessoal daqueles que entram no Labirinto do que a um ser em particular.
Pinhead, nos filmes, tem incisões cruzadas que serpenteiam pelos pregos cravados em sua cabeça, mas sua contraparte no livro tem essas linhas tatuadas na cabeça. Essa contraparte não é o líder dos Cenobitas. O líder é uma criatura cujas pálpebras e lábios são mantidos abertos por ganchos e correntes presas em seu crânio.
Jigsaw
O seu aspecto mais marcante é o fato de ele sempre proporcionar opções às vítimas, para que elas possam escolher entre a vida e a morte. Segundo a personagem, isto faria com que os participantes de seu jogo valorizassem a vida que têm. Por esse motivo, ele afirma que não deve ser identificado como assassino pois, no seu ponto de vista, todos os participantes têm a chance de sobreviver.
É muito perspicaz e analista a ponto de prever todas as reações possíveis das suas vítimas, e elabora as suas armadilhas em função disso, de forma a não haver nenhuma outra fuga além da proposta fornecida por ele.
Ghostface
É o antagonista na quadrilogia de Scream, que é um assassino em série que sempre tenta matar Sidney Prescott e seus amigos. Seu modus operandi é ligar para a vítima fazendo perguntas sobre filmes de terror. Se errar a pergunta, ele ataca e mata a pessoa esfaqueando-a por completo. Ele usa uma faca totalmente afiada, roupas pretas e uma máscara de fantasma. Sua máscara branca e pálida, que às vezes lembra uma caveira e suas vestimentas pretas que se assemelham a um tipo de túnica antiga, dão visualmente a ghostface uma curiosa combinação de fantasma com grim reaper (a morte com foice) duas lendárias entidades sobrenaturais relacionadas com a morte.
Leatherface
Nascido em 25 de agosto de 1939 , é o principal vilão dos filmes um homem alto e robusto com cabelo preto , porém sua principal característica é a máscara que o personagem utiliza, uma máscara feita de pele humana, prática da qual originou seu nome. Usa uma Motosserra como arma, ou uma marreta para assassinar suas vítimas. Leatherface é retratado como portador de um severo retardo mental e louco, que nem sequer aprendeu a falar, apenas resmunga e grita é também praticante de canibalismo|necrofilia.
É um dos primeiros e mais populares vilões de filmes de terror, ele apareceu em todos os seis filmes da série, desde o original e clássico filme de1974. Enquanto nos outros filmes Slasher os assassinos usam máscaras para esconder sua identidade, Leatherface já a usa para ganhar umaidentidade. Ao contrário de assassinos de outros filmes, Leatherface não é sádico ou de natureza maligna; por ter um retardo mental, é facilmente manipulado por seus irmãos para cometer crimes.
Seu verdadeiro nome é desconhecido, embora tenha dito kiiiiie é Robert Sawyer. Seu irmão mais velho o chama de "Bubba". No remake O Massacre da Serra Elétrica (2003), o nome do Leatherface é Thomas Hewitt.
Em O Massacre da Serra Elétrica - O Início (2006) o filme conta, com detalhes explícitos e sádicos, o seu "nascimento" com uma deformação na face em um matadouro, é mostra o começo das atividades da sua estranha família de canibais. Ele vive com a família Hewitt, numa isolada cidade do Texas. A família de Leatherface é composta por seus irmãos Drayton Sawyer, Nubbin (Edward) e Chop-Top (William) e seus dois avós. O Xerife Hoyt também e Charles Hewitt, o tio de Leatherface.
O personagem foi inspirado no assassino em série Ed Gein, que também retirava e vestia a pele de suas vítimas, que havia aterrorizado a população com seus crimes envolvendo canibalismo. Ed Gein foi inspiração para diversos filmes, entre eles Psicose, do cineasta Alfred Hitchcock.
O primeiro filme conta a infância de Damien Thorn (Harvey Spencer Stephens), trocado após o seu nascimento pelo filho natimorto de Robert Thorn (Gregory Peck), embaixador americano no Reino Unido. Damien agora tem 5 anos de idade. O que o diplomata e sua família não sabem é que ele é na verdade filho de Satã, nascido de um chacal na sexta hora do sexto dia do sexto mês, e destinado a ser o Anticristo. Um padre que sabe da verdade sobre Damien alerta um cético Robert sobre o que seu filho realmente é. Robert só começa a acreditar no aviso do padre após uma série de mortes bizarras de pessoas ligadas de alguma forma à Damien - a começar pela sua primeira babá, o próprio padre em questão e a esposa de Robert.
Auxiliado pelo fotógrafo Keith Jennings, que tem motivos para acreditar em ser a provável próxima vítima de Damien, Robert vai à Israel para pegar com um certo Bugenhagen, como havia indicado o padre, a única coisa que pode destruir o Anticristo - sete adagas sagradas. Atordoado pelo dever de matar seu próprio filho, ele só se decide após ver a morte de Jennings se confirmar. De volta à sua casa, Robert confirma suas suspeitas após cortar um pouco do cabelo de Damien, enquanto este dorme, e ver a marca da besta, o número 666, no couro cabeludo. Robert, entretanto, é impedido de matar Damien pela nova babá deste, Mrs. Baylock - revelada como uma apóstola de Satã.
Após matar Baylock, o embaixador foge com Damien em direção à uma igreja, para matá-lo em um altar, como Bugenhagen havia lhe aconselhado. Entretanto, a alta velocidade de seu carro atrai a polícia. Os policiais chegam à igreja no momento em que Robert vai desferir a adaga contra Damien. Ao verem tal cena, atiram em Robert, matando-o antes que ele pudesse assassinar seu filho, que termina o filme de mãos dadas com o presidente dos Estados Unidos e sorrindo.
Um remake deste primeiro filme foi lançado intencionalmente no dia 6 de junho de 2006 (666), com Damien sendo interpretado por Seamus Davey-Fitzpatrick. Esta primeira versão foi exibida no Brasil no final da década de 80 pela Rede Record de Televisão.Damien pressente que seu rival, a reencarnação de Jesus Cristo, está voltando. Os sete anos previstos em que o diabo governaria a Terra - que são os sete anos em que Damien está à frente de suas empresas - estão prestes a se completarem; o mesmo evangelho afirma que Jesus renascerá em uma ilha, que Damien interpreta ser a Grã-Bretanha. Para ficar mais próximo de seu inimigo, ele convence o presidente dos EUA a lhe tornar o novo embaixador americano no Reino Unido (assim como seu pai adotivo, Robert), já tendo feito o embaixador anterior se suicidar para o cargo ficar vago.
Um alinhamento de três estrelas da constelação de Cassiopeia causam a criação de uma segunda estrela de Belém, simbolizando a nova vinda do Salvador. Como o fenômeno se deu nas primeiras horas do dia 24 de Março, Damien ordena a seus numerosos asseclas que matem todos os bebês britânicos nascidos neste dia - similarmente ao que Herodes havia feito. Paralelamente à isso, ele também se envolve com uma repórter da BBC, Kate Reynolds, chegando a tomar o filho dela, Peter, como discípulo. E sete padres que conhecem a identidade de Damien preparam-se para matá-lo, após reaverem as adagas sagradas.
Um a um, entretanto, bem como os britânicos recém-nascidos no dia 24 de Março, os padres vão sendo mortos, até restar somente o padre DeCarlo. Ele informa Kate sobre Damien, trazendo-lhe um dossiê sobre este. Mesmo com todos os bebês em questão mortos - inclusive o filho de seu assistente, Dean - Damien continua a se sentir enfraquecido, o que seria um sinal de que o filho de Deus ainda estaria entre os homens. Ao saber que Peter também se tornou um servo do mal encarnado, Kate implora à Damien que ele devolva seu filho a ela. Em troca disto, ela lhe revelaria o local onde a reencarnação de Cristo estaria, e Damien concorda, apesar do alerta de Peter de que eles serão emboscados.
A emboscada acaba realmente acontecendo. Peter, entretanto, protege seu mestre e leva em seu lugar a facada desferida por padre DeCarlo, que depois é golpeado por Damien. Este, porém, realmente sente a presença divina no local e ordena que Ele se revele. Distraído, o Anticristo acaba apunhalado pelas costas por Kate, que foge. Uma aparição luminosa de Cristo surge diante de Damien. Antes de tombar morto, ele diz suas últimas palavras: "Nazareno...você ganhou...nada".
O filme termina com a transcrição de uma passagem do Apocalipse que esclarece que o Messias não retornaria à Terra como uma criança, "mas como Rei dos Reis, para governar em força e glória eternamente".
Samara Morgan
Nasceu no ano de 1970. Após ser adotada por Anna e Richard Morgan, vive seus piores momentos. Sendo forçada a dormir com os cavalos no estábulo da casa, após ser culpada das visões que a mãe tinha. A menina não conseguia dormir com o barulho que os cavalos faziam, fazendo assim, com que dentro dela, desabrochasse um ódio profundo dos animais.
A menina tinha um poder estranho. Tudo o que via, podia ser reproduzido em um objeto, como ela demonstrou nas folhas de raio x, encontradas na pasta de arquivos que ela tinha no hospital em que ficou internada. Ela também mostrou esta habilidade na fita, que era o portal que trazia ela ao plano material. Samara também conseguia teleguiar os cavalos com a mente, obrigando-os a cometerem suicídio, atirando-se ao mar.
A fita continha algumas imagens recolhidas pela menina ao longo de sua curta vida. O que o filme indica é que a menina morreu com aproximadamente 8 anos de idade.
Sua morte foi onde atualmente é uma espécie de hotel fazenda. Anna Morgan, que estava enlouquecida com as visões que acreditava ser culpa da menina, a levou até o local, onde a menina se encantou com um poço. Anna tentou sufocá-la com um saco plástico e a jogou no poço. A menina foi jogada ainda viva, vendo assim a mãe fechar o poço.
A fita foi criada depois que a menina morreu e voltou ao plano material como um espírito, que matava todo aquele que visse o vídeo, dentro de um período de 7 dias, com um alerta que era dado, através de uma ligação que era recebida após o fim do vídeo.
Filmes de Terror com Palhaços
Quem tem medo de Palhaços? Pois saiba que você não é o primeiro, ainda mais que a vida imita a arte com os Palhaços Assustadores, saibam que tem filmes de terror com Palhaços Assustadores, confira os palhaços que assustam nos cinemas:
1. O boneco-palhaço que parece adorável, mas ataca o seu filho de madrugada
O primeiro Poltergeist - O Fenômeno (1982) trazia um palhaço assustador, que parecia ser um simples brinquedo infantil, mas atacava as crianças no quarto escuro, quando elas estavam com mais medo... O personagem está de volta na refilmagem Poltergeist - O Fenômeno (2015). Desta vez, o visual do boneco está mais assustador (o que achou dos dentes?), mas a ideia é a mesma: usar o objeto possuído para matar de susto as criancinhas indefesas.
2. O palhaço que lê mentes e muda de forma
Sem dúvida, este é um dos filmes de terror mais traumatizantes para crianças. O perverso Pennywise (Tim Curry) de It - Uma Obra-Prima do Medo (1991) é capaz de arrancar o braço de uma criança e deixá-la sangrando até a morte. Pior do que isso, ele consegue detectar exatamente o medo de cada vítima, mudando de forma para melhorar o seu ataque. Para muitos fãs do escritor Stephen King, esta foi uma das melhores histórias do mestre do terror.
3. O palhaço malandro que ataca gângsteres nas ruas
Com essa aparência assustadora (que lembra um pouco o cantor Marilyn Manson),Killjoy (2000) é um tipo que fuma, fala todos os palavrões, conta piadas e diz adorar uma b**eta. Por incrível que pareça, esse boneco possuído por um ser maligno (interpretado porÁngel Vargas) acaba ajudando um jovem vítima de bullying, enquanto mata diversos jovens negros da vizinhança. Killjoy é um filme tosquíssimo, mas conquistou os fãs e ganhou três sequências, lançadas diretamente em home video.
4. O palhaço vingativo acusado de estupro
Gurdy (Jack Amos), protagonista de 100 Tears (2007), é um palhaço triste. Ele foi acusado de estupro, e está sendo perseguido pelo crime que afirma não ter cometido. Para fazer justiça, ele pega sua gigantesca faca de açougueiro e sai cortando as pessoas por aí. Poucos filmes de terror trash têm tanto sangue, tantas vísceras cortadas e membros decepados quanto este aqui.
5. O palhaço que fugiu do manicômio
O título já deixa bem claro: Palhaço Assassino (1989) mostra a história de um matador profissional, que fugiu do manicômio com dois comparsas e passou a assombrar os jovens Randy e Casey. Eles não são palhaços profissionais, mas roubam as roupas dos membros de um circo para assustar os garotos. O filme chegou a ser proibido na época de seu lançamento, e depois despertou mais polêmicas quando o diretor Victor Salva foi condenado e preso por abusar sexualmente do garotinho do filme, interpretado por Nathan Forrest Winters.
6. O palhaço zumbi
Este palhaço não é o personagem principal de Zumbilândia (2009), longe disso. Mas é muito engraçado ver o zumbi correndo atrás de Columbus (Jesse Eisenberg) e Whichita (Emma Stone) em um parque de diversões, vazio por causa do apocalipse zumbi.
7. O palhaço que mata outros palhaços
Os personagens da foto acima não são muito assustadores, e justamente por isso eles decidem ir a um acampamento para a formação palhaços profissionais. Klown Kamp Massacre (2010) mostra especialmente um dos membros do grupo, o desequilibrado Edwin (Jared Herholtz). Traumatizado por não conseguir fazer ninguém rir, ele desconta a sua fúria nos colegas de profissão.
8. Palhaços alienígenas
Eles vêm de outro planeta. Eles têm forma de palhaço, usam uma grande tenda de circo como disco voador, lançam pipocas assassinas e aproveitam cadáveres como marionetes. O tamanho pode não ser muito intimidante, mas os Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (1988) vão destruir os humanos com todas as suas armas, incluindo sombras mortais e potentes raios laser.
9. O palhaço artista que corta gargantas alheias
Blood Harvest (1987) retrata uma cidadezinha do interior dos Estados Unidos, totalmente devastada. As pessoas estão desaparecendo, mas o palhaço Mervo (Tiny Tim) continua contente. Com sonhos de ser artista e conquistar a sua amada Jill, ele passa a assustar as pessoas, que aparecem com as gargantas cortadas... Mas será que Mervo é o verdadeiro culpado? Este pequeno filme de terror foi um fracasso total, mas marcou a pequena carreira cinematográfica do cantor Tiny Tim, especialista nas canções com ukelele.
10. O palhaço fã de Jogos Mortais
Pela foto acima, dá para ver que este é um dos palhaços mais feios e assustadores do cinema. The Laugh (Keir O'Donnell), de Diversão Macabra (2008), é totalmente perverso: ele assusta jovens adultas, prendendo-as em cômodos cujas paredes vão diminuindo, perseguindo-as com caminhões e preparando outras brincadeirinhas sangrentas. Ou seja, um parente não muito distante de Jigsaw.
11. O palhaço com uma família de assassinos em série
O Capitão Spaulding (Sid Haig) já tinha aparecido em A Casa dos 1000 Corpos (2003), mas é apenas na sequência, Rejeitados Pelo Diabo (2005), que ele se torna o personagem principal. Este homem é divertido, maníaco e sanguinário, a ponto de bater em uma mãe na frente de um garotinho, e depois ameaçar a criança de morte, caso ela não tenha uma boa razão para destestar palhaços.
12. O palhaço que sai de uma fita cassete para te matar
A história de All Hallows' Eve (2013) não é exatamente original: um palhaço fictício faz parte de histórias de uma fita cassete. Uma babá assiste às imagens, e aos poucos descobre que o assassino está se materializando, pronto para matar as crianças dentro de casa! Pensou em O Chamado versão circense? Pois é.
13. O palhaço assassino de uma rede de fast food
Cuidado quando você decidir comprar uns lanches no caminho de casa! Em Drive Thru: Fast Food da Morte (2007), o mascote Horny the Clown (Van de la Plante) adora usar seu facão de cozinha para retalhar adolescentes... Logo, a série de mortes é associada à figura bizarra da foto acima. Depois desse filme, é melhor pegar leve com os sanduíches e comer uma saladinha.
14. O palhaço que ataca jovens delinquentes com "palhaçofobia"
Muitas pessoas têm medo de palhaço, mas em Clownstrophobia (2009), o caso é ainda mais grave. Um psiquiatra trata de pessoas que sofrem de "coulrofobia", ou seja, medo de palhaços. Os pacientes acreditam terem sido atacados por eles no passado, ou terem a sua família toda dizimada pelos homens maquiados.
15. O palhaço que ataca casais em crise
Em All Dark Places (2012), o casamento entre Jamie e Christian não vai nada bem, mas eles estão dispostos a fazer o relacionamento funcionar. O problema é que Christian (Joshua Burrow) está cada vez mais louco, cheio de raiva, vendo palhaços por todos os lados. Um deles, em especial, ataca pessoas dentro de uma floresta.
Filmes que recomendo assistir no Natal
Como todo mundo sabe, estamos em dezembro, época de natal, e todo natal passa filmes natalinos, mas tem alguns filmes que eu recomendo assistir, vejamos eles:
Natal Sangrento ( 1984)
Ao ver a morte de seus pais, garoto cresce e se torna um serial killer que usa as roupas de Papai Noel para atrair novas vítimas. O assassino tenta seguir uma vida comum, mas o encontro com o passado resgata seu ódio pela data. Lilyan Chauvin faz uma Madre Superiora insuportável, uma personagem que faz a Madrasta da Branca de Neve se tornar uma vovozinha.
Gremlins ( 1984)
Rand Peltzer é um inventor que, ao tentar dar um presente de Natal único para seu filho, Billy Peltzer, compra em uma loja de artigos chineses um Mogwai, um bichinho aparentemente gracioso. Mas o dono, um velho chinês, não queria vendê-lo por dinheiro nenhum, pois ter um Mogwai envolve muitas responsabilidades. Entretanto, o neto do ancião o vende por 200 dólares e diz as regras essenciais para ter um Mogwai:
- Nunca colocá-lo diante da luz forte e muito menos na luz solar, que pode matá-lo;
- Nunca molhá-lo;
- E a regra principal, nunca o alimente após a meia-noite, mesmo que ele chore ou implore.
Rand Peltzer ouve o aviso sem dar a devida importância e leva o Mogwai para sua casa, na pequena cidade Kingston Falls.
Quando Billy Peltzer recebe o Mogwai como presente de Natal fica maravilhado e dá ele o nome Gizmo, mas as regras não são respeitadas. Assim, acidentalmente o Mogwai é molhado e se multiplica assustadoramente dando origem à novos Mogwais. Os novos Mogwais são alimentados após a meia-noite, transformando-se em criaturas más chamadas de Gremlins. Dentre os Gremlins, há um que possui uma cabeleira na cabeça e que, por esse fato, é chamado de Faixa. Faixa é o líder dos Gremlins. Billy e sua mãe conseguem matar todos os novos Gremlins, exceto Faixa, o qual consegue escapar vivo. Faixa vai até a Associação Cristã de Moços de Kingston Falls e mergulha em uma piscina, dando origem à centenas de novos Gremlins, que destroem quase a cidade inteira em apenas uma noite.
Já estava quase amanhecendo em Kingston Falls e os Gremlins procuram um lugar escuro para ficar, pois a luz do Sol pode matá-los. Os Gremlins vão para o cinema e começam a assistir o filme Branca de Neve e Os Sete Anões. Os Gremlins ficam encantados com filme. Billy e sua namorada Kate aproveitam a situação para entrarem encondidos no cinema e provocar um vazamento de gás, para provocar uma explosão. Porém, antes do cinema explodir, Faixa vai até uma loja pegar doces e chocolates. O cinema explode e todos Gremlins morrem, exceto o Faixa. Na loja onde o Faixa está, há uma fonte d'água que, se ele conseguir chegar até ela, vai começar tudo de novo. Felizmente, Faixa é morto antes de se molhar na fonte. Todos os Gremlins finalmente são mortos.
O velho chinês vai à casa de Rand Peltzer devolver os 200 dólares e pegar Gizmo de volta. Ele diz que a sociedade não está pronta para os Mogwais, e diz a Billy que um dia ele pode estar preparado e que o Gizmo estaria esperando.
Uma Noite em Fúria ( 2005)
É um filme sobre o Natal, do gênero terror e comédia do ano de 2005. Estrelado pelo ex-lutador profissional Bill Goldberg como Papai Noel. O filme foi escrito e dirigido por David Steiman.
Foi filmado em Edmonton e Wetaskiwin, Alberta, Canadá. O filme foi lançado para home-video pela Lionsgate Home Entertainment.
Natal Negro ( 2006)
Billy é um garotinho que foi violentado pela mãe, ela o tranca no sotão e mata o marido, começando a viver com seu amante. A mãe de Billy tem uma filha,Agnes que é tratada com todo amor e carinho. Trinta anos depois, Billy escapa do sotão e mata sua mãe e toda sua nova família. Quinze anos depois, a casa onde ele morou virou uma fraternidade feminina onde entre elas viviam Heather, Kelli,Melissa, na noite de natal Billy escapa da prisão e volta pra lá, determinado a matar qualquer um que esteja dentro dela.
Krampus: Terror de Natal ( 2015)
Krampus – O Terror do Natal reúne elementos de terror, fantasia e comédia para contar a história de um espírito maligno do Natal, o Krampus – criatura mitológica que acompanha o Papai Noel. Quando Max (Emjay Anthony) fica desapontado com as festas de fim de ano por conta dos conflitos com sua família, ele libera uma antiga força que tem a intenção de punir as crianças que não acreditam no Natal. Um pandemônio é causado enquanto adorados ícones festivos assumem uma figura monstruosa, rodeando a casa da família de Max e forçando-os a lutar uns pelos outros.
A Christmas Horror Story ( 2015)
DJ Dan (William Shatner) é um DJ de rádio preso puxando um longo turno na estação de rádio Bailey Downs durante o Natal. Durante sua transmissão de uma série de quatro histórias são testemunhados: Um grupo de adolescentes invadir sua escola para investigar um assassinato que aconteceu há um ano atrás, um casal que descobre que seu filho pode ter algo perturbadoramente de errado com ele, uma família gananciosa descobre que suas tentativas de congraçar-se com um rico membro da família tem provocado a ira de Krampus, e um surto de zumbis na oficina do Papai Noel.
Silent Night, Deadly Night
É um filme slasher estadunidense de 1984 dirigido por Charles E. Sellier, Jr., e estrelado por Robert Brian Wilson, Lilyan Chauvin, Gilmer McCormick, Toni Nero, Linnea Quigley, Britt Leache Leo Geter. Ambientado na época natalina, o enredo concentra-se num jovem, Billy, que sofre de estresse pós-traumático ao testemunhar o assassinato de seus país na véspera de Natal e sua educação subsequente em um abusivo orfanato católico. Quando adulto, o feriado de natal leva-o a uma ruptura psicológica, e ele surge como um spree killer vestido de papai Noel.Lançado pela TriStar Pictures em 9 de novembro de 1984, é o primeiro filme da franquia Silent Night, Deadly Night, e ganhou controvérsia substancial sobre seu material e conteúdo promocional, que apresentou um papai Noel assassino. Como resultado, o filme recebeu críticas negativas e foi retirado dos cinemas uma semana após seu lançamento. Embora tenha sido bem sucedido durante a semana de abertura, o filme foi um sucesso moderado, arrecadando 2,5 milhões de dólares. Desde a sua divulgação, o filme desenvolveu um clássico cult e foi seguido por quatro sequências, sendo que o quarto e o quinto título não possuem conexão com original. Cerca de 28 anos depois, um remake foi lançado.
Após presenciar o assassinato de seus país na véspera de natal e ser abusado durante sua estadia num orfanato, um jovem atormentado inicia uma matança vestido de papai Noel.O filme foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos pela TriStar Pictures em 9 de novembro de 1984, estreando em 400 cinemas do leste dos Estados Unidos. No fim da semana de abertura, o filme superou o slasher de Wes Craven, A Nightmare on Elm Street, que estreou no mesmo dia. Antes de ser retirado dos cinemas, arrecadou mais de 2,4 milhões de dólares.Em novembro de 2013, foi anunciado que a revista Fangoria, em associação com a Brainstorm Media e a Screenvision, estaria re-lançando o filme nos cinemas dos Estados Unidos em dezembro daquele ano.
José Mojica Marins
José Mojica Marins (São Paulo, 13 de março de 1936 - São Paulo, 19 de fevereiro de 2020) foi um cineasta, ator, roteirista de cinema e televisão brasileiro. Mojica também é conhecido como Zé do Caixão, seu personagem mais famoso.
Embora Mojica seja conhecido principalmente como diretor de cinema de terror, teve trabalhos anteriores cujos gêneros variavam entrefaroestes, dramas, aventura, dentre outros, incluindo filmes do gênero pornochanchada, no Brasil, durante aquela época. Mojica desenvolveu um estilo próprio de filmar que, inicialmente desprezado pela crítica nacional, passou a ser reverenciado após seus filmes começarem a ser considerados cult no circuito internacional. Mojica é considerado como um dos inspiradores do movimento marginal no Brasil.
Em todos seus filmes, com exceção de Encarnação do Demônio, José Mojica Marins foi dublado. Na década de 1960, diversos filmes nacionais necessitavam serem dublados, por diversas razões: nitidez de som nas externas e até realçar uma melhor interpretação. Algumas vezes o próprio ator dublava o seu personagem, mas em outras ocasiões necessitava de um profissional qualificado para um melhor desempenho. Na Odil Fono Brasil, lhe mostraram vários filmes, para que escolhesse um dublador. Mojica ficou particularmente impressionado com a voz usada para dublar o ator italiano Mario Carotenuto: a voz de Laercio Laurelli. Laurelli fez a voz de Zé do Caixão em À Meia-Noite Levarei Sua Alma, Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver e O Estranho Mundo de Zé do Caixão; enquanto O Ritual dos Sádicos, Finis Hominis, Quando os Deuses Adormecem foram dublados por Araken Saldanha, na AIC; já Exorcismo Negro e Delírios de um Anormal tiveram a voz de João Paulo Ramalho, também na AIC.
Nascido em uma fazenda pertencente à fábrica de cigarros Caruso, na Vila Mariana, em São Paulo, é filho dos artistas circenses Antônio André e Carmen Marins, primo de Fernando Marins, e neto do espanhol José Marins que chegou ao Brasil em 1904. Seu tio (Miguel, também filho de José Marins) foi toureiro enquanto o avô, José Marins, fazia performance de toureiro vestido de palhaço no picadeiro.
José Mojica Marins ainda criança, passava horas lendo gibis, assistindo a filmes na sala de projeção do Cinema em que seu pai trabalhava, brincava de teatro de bonecos e montava peças com fantasias feitas de papelão e tecido. Quando tinha 3 anos, a família de Mojica veio a se mudar para os fundos de um cinema na Vila Anastácio. O pai de Mojica passou a ser gerente do cinema.
Depois que ganhou uma Câmera V-8, aos 12 anos, não mais parou de fazer cinema, essa era a sua vida. Muitos de seus filmes artesanais feitos nessa época eram exibidos em cidades pequenas, cobrindo assim os custos de produção. Autodidata, montou uma escola de interpretação para amigos e vizinhos e quando tinha 17 anos, depois de vários filmes amadores, fundou com ajuda de amigos, a Companhia Cinematográfica Atlas. Especializado em terror escatológico, criou uma escola de atores (1956), onde na década seguinte, montaria uma sinagoga (1964), no bairro de Brás, onde fazia experiências com atores amadores, usando insetos para medir sua coragem.
Depois da fundação de sua escola, a carreira profissional de Mojica Marins passou a ficar cada mais mais próxima. Mojica Marins tentou realizar o filme Sentença de Deus por três vezes e o filme acabou como inacabado. Semiprofissional, o filme Sentença de Deus é experimental no sentido mais genuíno e revela os primeiros passos de José Mojica Marins na arte do cinema.
Em 1958, veio a ser concluído A Sina do Aventureiro, em lente 75 mm, com apenas duas pessoas que não eram da escola de atores de Mojica Marins, mas que depois vieram a ter aulas, Ruth Ferreira e a Shirley Alvez. A Sina do Aventureiro é um faroeste caboclo (ou “western feijoada”, na definição do pesquisador Rodrigo Pereira), vertente prolífica, mas desprezada pela historiografia clássica do cinema brasileiro. Insere-se, portanto, na tradição mais ampla dos filmes rurais de aventura, território que compreende nomes tão heterogêneos quanto significativos como E. C. Kerrigan, Amilar Alves, Luiz de Barros, Humberto Mauro, Eurides Ramos, Antoninho Hossri, Victor Lima Barreto, Carlos Coimbra, Wilson Silva, Osvaldo de Oliveira, Reynaldo Paes de Barros, Edward Freund, Ozualdo Candeias, Tony Vieira e Rubens Prado.
Para lançar o filme A Sina do Aventureiro, Mojica Marins contou com a ajuda dos irmãos Valancy, que eram proprietários do Cine Coral, em São Paulo, aonde o filme permaneceu em cartaz por muito tempo. O realizador do filme, Mojica Marins explicou, posteriormente, como foi o sucesso do filme.
"Para fazer sucesso, eu usei um estratagema, porque já era difícil você entrar uma semana, e ficar três semanas em cartaz num cinema era mais difícil ainda. O que eu fiz? Eu pegava os meus alunos, numa época em que os cinemas tinham fila, e dividia um grupo de alunos numa fila, outro grupo em outra e mais outra. Todos eram atores, né? Então ficavam todos no meio da fila e diziam: “Pô, a gente perdendo tempo nessa fila, passando uma fita tão boa no Cine Coral!”. Com isso, eles saíam de lá e levavam o pessoal da fila. E ia todo mundo para o Cine Coral. A fita foi muito bem nas capitais. Estourou em Salvador, em Porto Alegre. Porque ela tem uma miscelânea de Nordeste, de roupa nordestina com roupa gaúcha, com roupa americana. Eu misturo tudo, tem uma miscelânea. No final, tem uma curiosidade: a fita realmente agradou, só não agradou aos padres. Aí eu tive uma desavença com os padres que me acompanharia a vida toda".
— José Mojica Marins
Depois de aceitar a proposta de Augusto de Cervantes, de fazer um filme que agradasse aos padres, Mojica Marins criou a história de Meu Destino em Tuas Mãos e procurou Ozualdo Candeias para fazer o roteiro - que não foi creditado. As tragédias familiares são apresentadas pelo cineasta com requintes de maldade, temperados por aquele neo-realismo involuntário das produções sem dinheiro. A direção de Mojica deixou o filme ainda mais cru e violento.
O filme conta o drama de cinco crianças pobres que vivem infelizes com suas respectivas famílias. Cansados de abuso e desprezo, os amigos fogem de casa e saem pelas estradas, acompanhados do violão e da cantoria de Carlito (vivido por Franquito), o mais velho deles. O jovem Franquito, o “garoto da voz de ouro”, foi uma aposta para embarcar no estrondoso sucesso de Pablito Calvo, astro-mirim de Marcelino, pão e vinho (1955). Mojica compôs três das dez canções interpretadas por Franquito. Meu destino em tuas mãos foi realizado com o dinheiro da venda dos long plays de Franquito, hoje uma raridade por ser um dos primeiros filmes a ter disco com todas as músicas lançado pela gravadora Copacabana. O filme, apesar de ter agradado os padres, não teve repercussão nenhum e acabou esquecido.
Algum tempo depois, o produtor Nelson Teixeira Mendes contratou Mojica para ser ator no O diabo de Vila Velha, um bang-bang. Como condição, o Mojica pediu para poder levar o pai, que estava muito doente, para o Paraná, onde o filme ia ser feito. Após muitas discussões com o diretor Ody Fraga, este veio a se afastar e Mojica assumiu a direção filme, aonde demonstrou afinidade com o gênero faroeste, que já havia exercitado em A sina do aventureiro e ao qual voltaria em D’Gajão mata para vingar.
Prêmios e Indicações
À Meia-Noite Levarei Sua Alma
- Prêmio Especial no Festival Internacional de Cine Fantástico y de Terror Sitges (Espanha), em 1973;
- Prêmio L’Ecran Fantastique para originalidade, em 1974;
- Prêmio Tiers Monde da imprensa mundial, na III Convention du Cinéma Fantastique (França), em 1974.
Ritual dos Sádicos (O Despertar da Besta)
- Melhor ator (José Mojica Marins) e Melhor Roteiro (Rubens Lucchetti), no Rio-Cine Festival, em 1986.
Encarnação do Demônio
- Troféu Menina de Ouro de Melhor filme de ficção por júri oficial e crítica, Melhor fotografia (José Roberto Eliezer), Melhor montagem (Paulo Sacramento), Melhor edição de som (Ricardo Reis), Melhor direção de arte (Cássio Amarante) e Melhor trilha sonora (André Abujamra e Marcio Nigro) no 1º Festival Paulínia de Cinema, em 2008;
- Melhor Diretor de Cinema (José Mojica Marins), no 2º Prêmio Quem de Cinema, 2008;
- Melhor Direção de Arte (Cassio Amarante) e Prêmio Especial de Atuação pelo Conjunto da Obra, no Prêmio de Cinema do Paraná, 2008;
- Indicação a Melhor Direção de Arte (Cassio Amarante) e Efeitos Especiais (Kapel Furman, Rogério Marinho, Robson Sartori), no Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro, 2008;
- Melhor Melhor Ator (José Mojica Marins) e Melhor Direção de Arte (Cassio Amarante), tendo sido indicado a Melhor Direção (José Mojica Marins), Melhor Roteiro (Dennison Ramalho e José Moijica Marins), Melhor Atriz (Cléo de Paris), Melhor Ator Coadjuvante (Jece Valadão), Melhor Atriz Coadjuvante (Helena Ignez) e Melhor Trilha Sonora (André Abujamra e Marcio Nigro), no V Prêmio FIESP/SESI-SP de Cinema Paulista, em 2009;
- Prêmio de Melhor Fotografia (José Roberto Eliezer) e indicado a Melhor Filme, no Prêmio Contigo de Cinema;
- Segundo lugar no Fant-Asia Film Festival, na categoria de Melhor Filme Internacional, em 2009;
- Prêmio do Júri Carnet Jove do Sitges - Catalonian International Film Festival, em 2008.
Outros
- Prêmio Fantasporto por Carreira e Conjunto da Obra, em 2000.
Guia da Semana
http://www.guiadasemana.com.br/cinema/noticia/conheca-os-monstros-classicos-da-universal
http://www.guiadasemana.com.br/cinema/noticia/conheca-os-monstros-classicos-da-universal
You Tube
6 filmes de terror antigo mais assustadores que os de hoje
Comentários
Enviar um comentário