Planetas Semelhantes a Terra

Astrônomos descobrem planetas parecidos com a Terra a 'apenas' 6 anos-luz de distância. Os planetas a seguir são alguns candidatos - de existência confirmada - ao título de planeta habitável, de acordo com ranking elaborado pelo Laboratório de Habitabilidade Planetária da Universidade de Porto Rico. O ranking utiliza o Índice de Similaridade com a Terra, que calcula a semelhança entre o planeta analisado e a Terra, com base em fatores como raio, densidade, temperatura na superfície e velocidade de escape. O índice varia de 0 (nenhuma similaridade) a 1 (idêntico). Kepler-62e É uma superterra com órbita em torno da estrela Kepler-62, o segundo mais externo de cinco desses planetas descobertos pela sonda. O Kepler- 62e situa-se na constelação de Lyra. Tem um Índice de Similaridade com a Terra de 0,83. Tem um tamanho 60% maior do que a Terra, orbita sua estrela-mãe a cada 122 dias e, provavelmente, tem sua superfície coberta por água. Foi descoberto em 2013.

Há cerca de 10 bilhões de planetas semelhantes à Terra na Via Láctea, de acordo com os estudos. Com isso, futuramente haverá possibilidade do ser humano poder colonizar planetas, além de procurar outras formas de vida alienígenas. Alguns deles foram descobertos, confere abaixo:



Kepler-62e

É uma superterra com órbita em torno da estrela Kepler-62, o segundo mais externo de cinco desses planetas descobertos pela sonda. O Kepler- 62e situa-se na constelação de Lyra. Tem um Índice de Similaridade com a Terra de 0,83. Tem um tamanho 60% maior do que a Terra, orbita sua estrela-mãe a cada 122 dias e, provavelmente, tem sua superfície coberta por água. Foi descoberto em 2013.

Kepler-69c
Kepler-69c está a cerca de 2.700 anos-luz de distância, e é cerca de 70% maior do que o nosso planeta, e mais uma vez, os pesquisadores não têm certeza de sua composição. O planeta completa uma órbita a cada 242 dias, tornando a sua posição dentro de seu sistema comparável à de Vênus. No entanto, a estrela hospedeira de Kepler-69c tem cerca de 80% do brilho do nosso Sol, de modo que o planeta parece estar na zona habitável.

Gliese 667 Cc e Gliese 667Cf
Gliese 667 Cc e Gliese 667Cf O exoplaneta orbita uma estrela de sistema estelar triplo, na constelação de Lira, com baixa quantidade de elementos mais pesados do que o hélio. Descoberto em 2011, foi descrito em 2012 como um dos maiores candidatos a possuir água líquida e, potencialmente, possibilitar vida em sua superfície. Segundo estimativas, o Gliese 667 Cc receberia 90% da luminosidade do que a Terra e seria um pouco mais quente do que o nosso planeta. Já o 667 Cf tem massa pouco menor do que a do vizinho Gliese 667 Cc.Situa-se no meio da zona habitável de sua estrela-mãe, em um sistema estelar triplo. De acordo com pesquisadores, recebe menos de 60% de luz em comparação com a Terra, embora receba maior percentual de radiação infravermelha.



Kepler-22b
Kepler-22b Mais uma descoberta do Kepler, este foi o primeiro exoplaneta a ter confirmada uma órbita em zona habitável de estrela semelhante ao Sol. Encontra-se a 600 anos-luz de distância da Terra, na Constelação de Cygnus, possui 2,4 vezes o raio da Terra e orbita sua estrela-mãe a cada 290 dias. Por enquanto, sua massa e composição não foram determinadas. 



Gliese 163
Gliese 163 c Descoberto em 2012, este planeta situa-se a 49 anos-luz da Terra. Orbita a estrela anã-vermelha Gliese 163, na Constelação Dorado. Considerado um planeta gasoso (como Júpiter, no Sistema Solar), possui massa 72 vezes superior à da Terra. Acredita-se que sua superfície seja quente demais para abrigar vida complexa.













Kepler-78b
Kepler-78b É o primeiro planeta do tamanho da Terra, com uma densidade semelhante. Ele é apenas 20% maior e pesa quase o dobro. Como resultado, tem uma densidade semelhante à da Terra, o que sugere uma composição física de ferro e rocha, como a da Terra. Há um detalhe, entretanto, que não colabora para a vida: o Kepler-78b situa-se tão próximo de sua estrela-mãe, que sua superfície, provavelmente coberta de lava, apresenta temperaturas superiores a 2 mil °C.









Fonte:
Galeria do Meteorito

Canaltech

Terra

Comentários