Mortal Kombat é uma série de jogos criados pelo estúdio de Chicago da Midway Games. Em 2011, depois da falência da Midway, a produção de Mortal Kombat foi adquirida pela Warner Bros, tonando-se de seguida na Netherealm. A Warner detém actualmente os direitos da série.
A produção do primeiro jogo foi baseada na ideia original que Ed Boon e John Tobias tinham em fazer um jogo em que participasse Jean-Claude Van Damme, mas a ideia foi deixada de parte, e em vez disso foi criado Mortal Kombat, um jogo de luta com temas de fantasia e ciência, lançado em Outubro de 1992. O jogo original, gerou muitas sequelas, vários jogos de acção-aventura, filmes (animados e live-action com a sua sequela) e séries de televisão (animadas e live-action). Outra média inclui banda desenhada, jogo de cartas e a Mortal Kombat: Live Tour, um teatro de artes marciais com personagens da série.
A série é conhecida pelos altos níveis de violência sangrenta, incluindo mais notavelmente, as Fatalidades (movimentos finalizadores, que requerem uma sequência de botões e movimentos para serem executadas). As Fatalidades, em parte, levaram à criação da ESRB, o sistema norte-americano que classifica os videojogos. O próprio nome da série também é conhecido por usar a letra "K" em vez da letra "C", isto para o "C" ter um som mais forte, criando intencionalmente um erro de soletração para a palavra "combat", assim bem como para outras palavras com o som rígido C para os jogos posteriores da série. Os primeiros jogos são reconhecidos especialmente pelos seus sprites realisticamentedigitalizados (os jogos contemporâneos usam sprites desenhados manualmente) e o uso extensivo de troca de palete para criar novos personagens.
Juntamente com Street Fighter da Capcom e Tekken da Namco, Mortal Kombat tornou-se uma das mais influentes e mais bem sucedidas séries de jogos de luta na história dos vídeojogos. Em Abril de 2015, depois do lançamento de Mortal Kombat X, a série já tinha vendido mais de 35 milhões de unidades.
A série se passa em um universo fictício formado por seis realidades criadas pelos Elder Gods (deuses ancestrais). São elas:
Earthrealm: casa de heróis lendários como Johnny Cage, Sonya Blade, Liu Kang e Jax. Está sob proteção do Deus do Trovão, Raiden.
Netherrealm: as profundezas de Netherrealm são inóspitas até para os mais vis, uma realidade habitada por demônios e guerreiros da escuridão.
Outworld: uma realidade em constante conflito, onde o imperador Shao Khan domina.
Realm of Order: os habitantes dessa realidade querem estrutura e ordem acima de tudo, mesmo que isso custe a liberdade. Os Seidan Guardsmen mantêm a lei sem compaixão.
Realm of Chaos: os habitantes não seguem leis, onde o tumulto constante e mudanças são reverenciados.
Edenia: governado como monarquia pelo Rei Jerrod e pela Rainha Sindel. Shao Kahn dominou este reino matando Jerrod e tomou posse do trono, enfeitiçando Sindel para fazer com que ela se alie aos desejos dele e adotando a princesa Kitana.Mais tarde esse reino passou a ser conhecido como Outworld. Edenia vem da palavra Éden.
Os Elder Gods (deuses ancestrais) decretaram que os habitantes de cada mundo só poderiam conquistar outra realidade se derrotassem os maiores guerreiros dessa realidade em 10 torneios consecutivos de Mortal Kombat.
O primeiro Mortal Kombat se passa em Earthrealm onde sete guerreiros participaram do torneio, cada qual com suas próprias razões. O prêmio para o vencedor era a continuação da liberdade de Earthrealm. Entre os guerreiros de Earthrealm estavam Liu Kang, Sonya Blade e Johnny Cage. Com a ajuda do Deus do Trovão Raiden, eles foram vitoriosos, com Liu Kang sendo o grande campeão do Mortal Kombat. Em Mortal Kombat 2, enfurecido com a derrota de Shang Tsung, o Imperdor de Outworld Shao Khan sequestra Sonya, obrigando os guerreiros de Earthrealm a irem para Outworld. Os guerreiros conseguem frustar os planos de Shao Kahn e resgatam Sonya. Com Khan derrotado, Edenia se liberta do Outworld, se tornando novamente uma realidade independente. Em Mortal Kombat 3, Shao Khan revive Sindel, a rainha de Edenia que estava em Earthrealm e cometeu suicídio. Khan tenta então invadir o Earthrealm mas é novamente derrotado. Mortal Kombat 4 trouxe uma nova ameaça, Shinnok. Shinnok era um Elder God (deus ancestral) e agora voltava com planos de dominar todas as realidades e realizar sua vingança contra Raiden. Mas ele também é derrotado pelos guerreiros de Earthrealm.
Em Mortal Kombat: Deadly Alliance, os feiticeiros Quan Chi e Shang Tsung unem forças para conquistar as realidades, mas acabam brigando entre si. A história continua em Mortal Kombat: Deception, onde depois de várias lutas, os feiticeiros emergem vitoriosos depois de matar a maioria dos guerreiros de Eearthrealm. Ao mesmo tempo, Reptile liberou o espírito do Dragon King (rei dragão) Onaga. Onaga então enganouShujinko para que ele coletasse os seis pedaços do Kamidogu. Com a fonte de seus poderes recuperada, Onaga reclamou o corpo de Reptile e ressuscitou o seu Dragon Army (exército Dragão). Sua primeira ação foi recuperar o amuleto de Quan Chi para fundir os seis pedaços do Kamidogu. Ele conseguiu recuperar o amuleto de Quan Chi depois de Raiden se sacrificar para deter Quan Chi e Shang Tsung. Os três morreram e Onaga prevaleceu. O únicos lutadores que sobraram para enfrentar Onaga foram Sub-Zero, Kenshi, Ermac, Scorpion, Sindel, Jade, Bo' Rai Cho, Shujinko e Li Mei. Shujinko no final triunfou, derrotando o Dragon King Onaga e removendo sua ameaça do universo de Mortal Kombat.
No game Mortal Kombat: Armageddon a catástrofe conhecida por Armageddon (armagedom, ou juízo final) tem início. Séculos atrás, quando a rainha Delia previu o futuro das realidades como Armageddon, o rei Argus colocou seus dois filhos em incubação, guardados por um dragão. Os garotos eram Taven e Daegon. Eles deveriam ser acordados um dia para lutar contra Blaze e salvar as relidades do Armageddon. Durante a história, Taven derrota Daegon em uma batalha na cratera onde o Armageddon começaria. Taven chega ao final de sua aventura para salvar as realidades e decidir o destino dos outros lutadores. Ele podeira escolher entre destruir todos eles ou simplesmente tirar o poder de todos. Mas no final, nenhuma das duas opções se concretiza. Blaze havia sido corrompido pelos homens sagrados de Onaga e o resultado foi um aumento de poder para todos os lutadores, potencializando ainda mais o Armageddon. Como resultado, Taven assumiu o posto de novo Deus para atrasar o Armageddon até que uma solução seja encontrada.
A franquia Mortal Kombat completou 24 anos em 9 de agosto de 2012. O jogo sacudiu o mercado dos games no início da década de 1990 ao incorporar violência gráfica (com abundância de sangue) ao gênero dos jogos de luta, atraindo um público mais adulto. A franquia foi criada por Ed Boon e John Tobias, que colocaram o primeiro fliperama nas lojas em 1992. A partir daí, o título migrou para os consoles e, alguns anos depois, começou a gerar filmes, séries, bonecos e histórias em quadrinhos.
E também vai haver um novo filme do Mortal Kombat, vai ser produzido pelo James Wan de Aquaman, mas ele não divulgou o elenco, confira:
“O filme ainda está sendo preparado. Com esse projeto em particular, é uma propriedade que eu amava quando criança. Além do game, até mesmo os filmes, eu meio que gostava deles pelo que eles eram. A chave para o filme funcionar é fazê-lo da forma certa. Eu não quero apressar as coisas. Então, neste momento, estamos tirando um tempo para assegurar que tudo está indo na direção certa. Acho isso mais importante do que tentar acelerar as coisas e fazer algo que ninguém gosta”.
DC Universe versus Mortal Kombat
Após a invasão à Terra de Shao Kahn ter sido um fracasso, derrotado pelas Forças da Luz, Raiden atinge e manda Shao Kahn através de um portal. E ao mesmo tempo na Terra,Superman consegue deter a invasão de Darkseid e seu exército de para-demônios por atingir o Novo Deus com sua visão de calor enquanto Darkseid entrava num portal. Esses atos não destruíram nenhum dos dois, mas os fundiu de certo modo, transformando-os em Dark Kahn, o que causa a colisão dos universos DC e Mortal Kombat. Nesse caso, as habilidades dos personagens vão além, causando violentos surtos da "Fúria" (Rage), que são na verdade os sentimentos de Dark Kahn sendo fundidos. Por causa disso, certos personagens ganham força ou vulnerabilidade. Isso permite que as coisas tais como a possibilidade de Superman ser derrotado devido a sua vulnerabilidade à magia, e dando o Coringa a capacidade de combater Raiden. Com cada mundo pensando que o outro é responsável pela fusão, eles lutam entre si no Mortal Kombat, até que apenas um lutador de cada lado permanece: Raiden e Superman. Na batalha final, os dois lutam enquanto Dark Kahn se alimenta de sua raiva, até que os ambos percebem que o outro não estava trabalhando para Dark Kahn. Após superarem a raiva dentro de si, derrotam seu inimigo fundido, restaurando os dois mundos à sua separação normal. Enquanto todo mundo foi enviado ao seu universo original, Darkseid e Shao Kahn permanecem em universos diferentes e ficam impotentes. No final, eles estão numa prisão eterna no outro universo; Darkseid está contido no Submundo enquanto Shao Kahn é preso na Zona Fantasma.
A DC Comics lançou uma HQ de Mortal Kombat X, em formato digital, e mostra acontecimentos anteriores ao início do game. O roteiro é de Shawn Kittelsen e os desenhos são de Dexter Soy.
A DC Comics lançou uma HQ de Mortal Kombat X, em formato digital, e mostra acontecimentos anteriores ao início do game. O roteiro é de Shawn Kittelsen e os desenhos são de Dexter Soy.
Conhecendo Mileena
Mileena é uma personagem fictícia da série jogos Mortal Kombat. Originalmente conhecida como uma assassina a serviço do Imperador da Exoterra, Shao Kahn, Mileena se trata de um clone tarkatan da princesa Kitana (filha adotiva do imperador), criada pelo feiticeiro Shang Tsung. Ela também serve a outros mestres nos jogos posteriores. Extremamente violenta, Mileena não mede esforços para tentar matar Kitana, com quem possui grande rivalidade, desejando matá-la a todo custo para conquistar o "afeto" de Shao Kahn.
Metade humana e metade tarkatânea (raça humanóide com dentes pontiagudos e afiados devido a fusão de humanos com demônios deNetherrealm), Mileena é uma guerreira que luta com kodachi, armas utilizadas pelos orientais.
Após o governante de Outworld, Shao Kahn, conquistar o reino de Edenia, fundindo-o ao seus domínios, ele decidiu que iria manter Kitana, filha do falecido rei de Edenia, viva para criá-la como sua própria. Embora ela tenha crescido sem saber nada de sua origem, Kahn ainda assim temia que um dia Kitana descobrisse sua verdadeira paternidade e se voltasse contra ele. Então, ele ordenou que o feiticeiro Shang Tsung criasse uma versão mais cruel e leal de Kitana que poderia tomar seu lugar futuramente, se necessário. Isso foi feito através da fusão da essência de Kitana com um guerreiro Tarkatan. Em vez de substituir Kitana, como originalmente havia sido planejado, Mileena foi usada para garantir a lealdade de Kitana a Kahn, e assim foi apresentada a ela como sua irmã gêmea, supostamente perdida.
A verdade vem à tona quando ela se alia aos guerreiros da Terra em Mortal Kombat II. Em uma dada oportunidade, as duas lutam mortalmente, e Kitana sai vitoriosa. Ressucitada pelo deus ancião caído Shinnok, Mileena se torna sua aliada. Derrotada por Kitana novamente, surge o rei dragão Onaga que ressuscita Mileena, tornando-a comandante de seu exército para invadir Edenia.
Em Mortal Kombat (2011), Mileena teve parte de sua história reescrita. A princesa Kitana, instigada por Raiden a procurar por verdadeiras respostas, investiga os Poços de Carne, pertencentes ao feiticeiro Shang Tsung. Lá, descobre que o feiticeiro estava criando clones a partir de sua aparência. Kitana se depara com uma legítima cópia sua, deitada em uma mesa, com sua aparência física, mas com dentes tarkataneos. Mileena, como se apresenta, se diz "irmãzinha" da princesa, que fica horrorizada. Após o combate, Kitana leva Mileena à seu pai, denunciando uma possível traição de Shang Tsung. Qual não foi sua surpresa, Mileena havia sido "encomendada" pelo próprio Kahn, que lograva uma filha "realmente fiel a seus interesses".
Nos acontecimentos de Mortal Kombat X, após a morte de Kahn, Mileena pretende levar o nome de seu pai adiante, governando a Exoterra como sua Real Imperatriz. Seus súditos Ermac, Reptile, D'Vorah e Kotal Kahn voltam-se contra ela. Mileena, então, é deposta do trono. Indignada, ela reúne Rain, Tanya e Kano (embora este seja fiel apenas a quem lhe oferece mais dinheiro). Capturada, Mileena é levada a julgamento pelo próprio Kotal Kahn. Ela é executada por D'vorah,que vomita larvas em sua boca. As larvas comem toda a carne da cabeça de Mileena e também abrem um rombo em seu abdome.
Outras Mídias
- Dana Hee interpretou Mileena no filme Mortal Kombat:A Aniquilação. Ela aparece em uma cena curta lutando com Sonya Blade.
- Mileena também aparece no seriado Mortal Kombat: Conquest intepretada pela americana Megan Brown, e nos quadrinhos.
- Mileena divide dois episódios com Kitana na primeira temporada do seriado Mortal Kombat: Legacy e foi interpretada por Jolene Tran.
- Na segunda temporada de Mortal Kombat: Legacy Mileena é enviada por Shao Khan para participar do torneio, e luta contra Kitana e Johnny Cage. Foi interpretada por Michelle Lee.
O co-criador de Mortal Kombat, Ed Boon, anunciou a chegada de um novo filme de animação ainda neste ano, trazendo já o nome da produção (Mortal Kombat Legends: Scorpion's Revenge) e seu primeiro pôster oficial. O envolvimento de tantos veteranos de animação da DC não deve ser uma surpresa, visto que Mortal Kombat Legends: Scorpion's Revenge é produzido pelo mesmo estúdio, a Warner Bros, junto com a NeatherRealm Studios. O co-criador de Mortal Kombat, Ed Boon (da NetherRealm Studios), atua como consultor criativo do filme. "Estamos nisso há bastante tempo e estamos entusiasmados em anunciar a próxima animação do Mortal Kombat! Está programada para o primeiro semestre de 2020 e será BRUTAL!", escreveu o co-criador.
Canal Tech
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mileena
Mortal Kombat
Omelete
Comentários
Enviar um comentário