Heihachi Mishima, o poderoso e cruel dono da multinacional Mishima Zaibatsu, anunciou o King of Iron Fist Tournament (Torneio do Rei dos Punhos de Ferro), uma competição de luta com um prêmio de dinheiro de um bilhão de dólares. Há oito competidores e um deles é um campeão mundial invicto que quer se vingar de Heihachi. O nome deste homem é Kazuya Mishima, o filho de Heihachi. Quando Kazuya tinha cinco anos, Heihachi o jogou de um precipício para ver se ele realmente ele era o filho dele (isto seria determinado pela habilidade de Kazuya de sobreviver à queda e à escalada do precipício). Kazuya sobreviveu a queda, mas acabou deixando uma ferida profunda e sangrenta no tórax que o estava matando lentamente. A entidade Devil apareceu e lhe ofereceu a oportunidade de cura e vingança contra Heihachi a troco da alma de Kazuya, que, cheio de raiva e ódio, aceitou, claro.
Kazuya à esquerda e Heihachi |
O Torneio de Rei dos Punhos de Ferro acontece vinte e um anos depois deste fato. Agora Kazuya é um campeão invicto (o único empate que teve foi contra Paul Phoenix, outro personagem do jogo que deseja ganhar o torneio e também derrotar Kazuya). Kazuya entra no torneio e consegue chegar no round final, onde Heihachi o espera. Eles lutam sobre o mesmo precipício do qual Heihachi jogou Kazuya. O embate violento e sangrento dura horas, até que Kazuya, com o poder e força dados por Devil, derrota Heihachi. Kazuya apanha o corpo do pai e o joga no precipício. Com um sorriso de triunfo, Kazuya é agora o novo dono da Mishima Zaibatsu.
O King of Iron Fist Tournament estava chegando ao fim. Muitas batalhas foram travadas, mas apenas um solitário guerreiro surgiu com o direito de impugnar Heihachi Mishima. Este guerreiro era Kazuya Mishima, filho de Heihachi. Ostentando a cicatriz da ferida que lhe foi infligida pelo pai quando o lançou de um penhasco, ele entra em combate com Heihachi. Depois de uma dura batalha que durou horas, Kazuya saiu vitorioso, utilizando o poder dado pela entidade sobrenatural conhecida como Devil. Como o corpo de Heihachi ficou caído no chão, Kazuya levantou-o em seus braços, caminhou lentamente à beira do mesmo precipício de onde seu pai o havia jogado, observa a paisagem e deixa cair o corpo de seu pai. Kazuya é o novo dono da Mishima Zaibatsu. Logo após a aparente morte de Heihachi, Kazuya desaparece nas sombras.
Dois anos se passaram. Kazuya Mishima se tornou tão poderoso e maligno quanto seu pai, com uma influência capaz de chegar a todos os cantos do mundo. No entanto, rumores de seu imenso poder e um lado negro pouco a pouco começam a se disseminar por todo o mundo. Uma mensagem é retransmitida da fortaleza da Mishima Zaibatsu para as agências de notícias de todo o mundo, anunciando um segundo King of Iron Fist Tournament com um premio mil vezes maior que o do primeiro. Kazuya ainda não sabia, mas, assim como ele, Heihachi sobreviveu à queda, graças à sua resistência sobrenatural. Após escalar o precipício, Heihachi se recolheu às montanhas para meditar, a fim de reforçar sua capacidade de combate. Ele entra no King of Iron Fist Tournament 2 para reclamar seu conglomerado e depor Kazuya de uma vez por todas. Dessa forma, os papéis de protagonista e antagonista do primeiro jogo foram invertidos em Tekken 2, sendo Kazuya, primeiro em seu estado normal e em seguida transformado em Devil, o último chefe do jogo (com exceção do próprio Kazuya, que enfrenta Devil).
Tal como no primeiro Tekken, existe um final correspondente à história oficial. Nele, Heihachi voa em um helicóptero com Kazuya inconsciente na direção de um vulcão prestes a entrar em erupção. Heihachi joga Kazuya no vulcão e foge. A Mishima Zaibatsu é dele novamente e seu único adversário à altura está morto.
Na conclusão no segundo torneio Tekken, Heihachi Mishima derrota e mata seu filho Kazuya e retoma o controle sobre a megacorporação Mishima Zaibatsu.
Quinze anos depois, Heihachi ouve boatos sobre uma força misteriosa atuando no México. Simultaneamente notícias correm o mundo sobre lutadores famosos que vem sendo atacados e algumas vezes mortos por uma misteriosa criatura, chamada Ogre por algumas tribos próximas ao local onde ela surgiu. Os aldeões dizem que Ogre é o deus asteca da luta, que veio do céu para viver entre os mortais. Heihachi manda seu grupo paramilitar, a Tekken Force, para investigar. Eles encontram um templo asteca onde Ogre vive, mas a ação não sai como planejado, pois o ser é muito mais poderoso do que imaginavam. Ao chegar, Heihachi encontra suas tropas dizimadas.
Pouco depois, nos escritórios da Mishima Zaibatsu, Heihachi recebe a visita de um adolescente que diz ser seu neto. Seu nome é Jin Kazama, filho de Jun Kazama e de seu filho Kazuya. Jin relata a Heihachi que Ogre atacou o lugar onde morava e matou sua mãe. Dias antes, ela o orientou que procurasse o avô caso algo acontecesse, pois havia pressentido a aproximação de um grande mal. Intrigado e com a ambição de ter aquele poder, Heihachi percebe a força e a sede de vingança de Jin e decide treiná-lo. Suas reais intenções, contudo, eram de atrair Ogre usando Jin como isca.
Algum tempo depois, quando Jin já se tornara um poderoso lutador, Heihachi anuncia o terceiro torneio King of Iron Fist Tournament (ou "Torneio Rei dos Punhos de Ferro"), esperando atrair a atenção de Ogre. Mas havia algo que Heihachi não sabia.
Há dois anos atrás, Heihachi Mishima, dono da poderosa corporação Mishima Zaibatsu, falhou em capturar Ogre. Sem desistir, ordenou que seus investigadores buscassem amostras de sangue, tecido, pele e qualquer outro fragmento que restasse do monstro para começar suas experiências genéticas. A meta de Heihachi era criar uma nova forma de vida tão poderosa quanto Ogre. A pesquisa acabou dando errado e Heihachi ordenou uma invasão da Tekken Force aos laboratórios da G Corporation, uma empresa líder em biotecnologia que fazia avanços nos campos de busca biogenética, a fim de conseguirem algo que pudesse ajudar no sucesso de sua pesquisa científica. A missão ocorreu normalmente e a Tekken Force obteve sucesso. Após testes experimentais intensivos, os bioengenheiros chegaram a conclusão que era preciso um elemento adicional para que o plano de Heihachi funcionasse: o Devil Gene! Ele era a chave para criar com sucesso um organismo que pudesse continuar vivo. E Heihachi já sabia quem tinha esse gene: Seu neto, Jin Kazama, que venceu o Ogre e libertou Heihachi no King of Iron Fist Tournament 3. Assim que se libertou de Ogre, Heihachi deu um tiro na cabeça de Jin, que sobreviveu graças ao Devil Gene, nocauteou Heihachi e fugiu. Irritado com a traição do avô, Jin passou um tempo afastado das lutas e se transformou várias vezes em Devil Jin durante esse período.
King |
Heihachi empreendeu uma verdadeira caçada por Jin, sem sucesso. Entretanto, durante essa busca, Heihachi descobriu uma fotografia que o motivou ainda mais: Era seu filho, Kazuya Mishima, o qual ele mesmo jogara num vulcão vinte e um anos antes, matando-o. Sabendo que o filho também possuia o Devil Gene, Heihachi desviou-se um pouco da sua meta, mandando a Tekken Force outra vez à G Corporation, agora em busca ao corpo de Kazuya, pois soube que a corporação havia encontrado seu corpo, extraido e analisado seus dados genéticos. De fato, Heihachi percebeu que a empresa rival estava a caminho de criar a tal forma de vida que ele tanto queria, usando esses novos dados, e que as partes remanescentes do corpo de Kazuya e os dados desta pesquisa estavam guardados em segurança máxima nos laboratórios da G Corporation em Nebraska e Nepal, respectivamente. A Tekken Force invadiu o laboratório de pesquisas de segurança máxima no Nepal, enquanto, ao mesmo tempo, uma unidade separada, liderada por Heihachi, se infiltrava na base subterrânea de pesquisas em Nebraska, onde os restos mortais de Kazuya estavam sendo preservados. Porém, observando de seu helicóptero, Heihachi percebeu que as coisas não estavam indo bem. Informações das tropas diziam que a primeira linha de força estava sendo rechaçada ainda do lado de fora da sala de armazenamento onde os restos de Kazuya estariam. De repente, uma grande silhueta emergiu lentamente da sala. Quando Heihachi pode ver claramente através de seu monitor, ele percebeu imediatamente que era Kazuya, ressuscitado na base de pesquisas da G Corporation! Aproveitando que os planos de Heihachi não estavam seguindo como previsto, Kazuya desapareceu nas chamas por entre os integrantes armados da Tekken Force no laboratório. Heihachi estava enfurecido com o repentino sumiço de Kazuya e descontou a sua raiva nos seus subordinados que haviam relatado a fuga. Dr. Abel, conselheiro científico da Zaibatsu, disse a Heihachi que seria melhor usar essa fúria em uma maneira mais rápida possível de encontrar Kazuya. Refletindo melhor, Heihachi pensou em um novo plano, enquanto um sorriso maléfico aparecia em seu rosto.
O fato é que os cientistas da G Corporation haviam recolhido os restos mortais de Kazuya no vulcão onde fora lançado e conseguiram recriá-lo num tipo de processo de clonagem. Só não conseguiram descobrir como ele manteve todas as suas memórias anteriores. Após a sua ressureição, Kazuya ofereceu seu corpo como material de pesquisa para determinar a verdadeira natureza do demônio que o habita, com o objetivo de unificar seus dois egos, acreditando que só assim aproveitaria verdadeiramente os poderes de Devil e finalmente se vingaria de Heihachi e da Mishima Zaibatsu. Sabendo que Kazuya não resistiria à chance de se vingar e de tomar o controle da Mishima Zaibatsu, Heihachi anuciou o King of Iron Fist Tournament 4 e colocou o MFE (Mishima Financial Empire) como prêmio máximo. A pessoa que derrotasse Heihachi e se tornasse o campeão do torneio iria controlar a Mishima Zaibatsu. Kazuya, bem ciente de que o torneio era apenas uma armadilha criada por seu odioso pai, não desperdiçou a chance de derrotá-lo. O Tekken 4 já havia começado!
A final do King of Iron Fist Tournament 4 estava chegando. Jin Kazama lutaria com Kazuya para decidir quem ia lutar com Heihachi Mishimana final do torneio. Porém Heihachi Mishima o sequestra e o acorrenta em seu dojo, na luta Kazuya interessado no Devil Gene de Jin pergunta seu paradeiro, Heihachi disse que Jin estava aprisionado e depois de sua luta ele o levaria até o dojo ao encontro do Jin. Kazuya vence a luta e sem perder tempo exige o combinado. Ao chegar no dojo Jin se desperta de um pesadelo com seu pai, tendo o visto em pessoa resolve enfrenta-lo, apos vencer Kazuya Jin enfrenta Heihachi que queria seu Devil Gene para si, Jin o enfrenta e no golpe final Jin manisfesta sua raiva se transformando em Devil Jin, antes de matar Heihachi, Devil Jin vê a imagem de sua mãe Jun Kazama na imagem de buda, Devil Jin cessa o golpe e sai do dojo voando, sem dar a mínima para o prêmio.
Meros momentos depois da partida de Jin, helicópteros começam a aproximar-se do dojo. O som acorda Heihachi e Kazuya, e, momentos mais tarde, um esquadrão de Jack-4 invade Hon-Maru, já em algumas ruínas. Heihachi e Kazuya se unem para lutar contra os Jack-4, vencendo os andróides juntos. Mas Heihachi começa a perder sua força. Kazuya tira proveito disto, e joga seu pai para cima dos Jack-4, que se amontoam sobre ele enquanto Kazuya foge. Segundos mais tarde, um Jack-4 ativa uma bomba e destrói o dojo. A única testemunha da explosão é um misterioso agente, conhecido como Raven, que declara Heihachi morto para seus superiores. Raven é atacado por um Jack-4, que rapidamente é fatiado ao meio. No dia seguinte, a morte de Heihachi é anunciada em todo o mundo, e todos começam a prever o fim daMishima Zaibatsu. Mas Heihachi ainda está vivo. Ele acordou no fim do torneio e, quase derrotado por Raven, Heihachi diz que na explosão ele apenas foi jogado em uma rocha.
Jin Kazama |
No entanto, não foi Heihachi que tomou o controle da empresa, foi outra pessoa e o jogo continua como sempre. Dois meses depois, o King of Iron Fist Tournament 5 foi anunciado. Entretanto, Jin Kazama e seu Devil Gene estão furiosos, ele decide procurar por uma das responsáveis pela mudança de entrar no torneio. Kazuya também entra para saber exatamente quem na G Corporation enviou o Jack-4. Com o progresso de Jin e Kazuya no torneio, o misterioso organizador é finalmente revelado: Jinpachi Mishima, pai de Heihachi e que tem estado desaparecido nos últimos trinta anos. Jinpachi é o fundador da Mishima Zaibatsu e foi um respeitado mestre das artes marciais até que seu ganancioso filho, Heihachi, tomou a companhia e o prendeu sob Hon-Maru onde Jinpachi morreu de fome até que o Diabo assumiu sua mente (assim como um Devil Gene).
Devil Jin |
Seus poderes se ampliaram graças a uma pequena quantidade de sangue de Devil Jin que caiu sobre ele. A partir de agora, o Devil Gene está lentamente consumindo-o, e Jinpachi anunciou o torneio na esperança de alguém matá-lo e pôr um fim ao seu reinado de terror, antes de sequer começar. Kazuya entra no torneio, vence os competidores incluindo seu pai Heihachi e descobre o patrocinador do torneio, seu avô Jinpachi, apesar de Kazuya ter boas lembranças, Kazuya duela com seu avô e perde. Já Jin derrota vários competidores em sua forma Devil e, no final, volta a sua forma normal novamente. Ao fim, Jin consegue derrotar Jinpachi, tornando-se o novo dono da Mishima Zaibatsu. Apesar de aparentemente Jin ter vencido o torneio(já que se tornou o novo presidente da Zaibatsu, saindo-se melhor que os demais competidores), outros se destacaram durante a competição e em meio á toda confusão, o torneio chega ao fim sem que se declare um campeão. Após a conclusão do King of Iron Fist Tournament 4, uma intensa batalha entre pai e filho, Kazuya Mishima e Jin Kazama, tomou conta de Hon-Maru, um dojo da família Mishima. Assim que Heihachi viu o corpo de Kazuya inconsciente no chão, no mesmo momento ele disse: "Como você é patético... Eu já sabia da sua covardia". Pelas palavras de Heihachi e por suas lembranças de dois anos atrás (durante o terceiro King of Iron Fist Tournament), Jin começa a lutar contra Heihachi. E por lembrar da pequena luta de dois anos atrás, Jin começa a manifestar os poderes do Devil que habitam nele, poderes dos quais foram herdados de seu pai, Kazuya.
Logo após ser derrotado pela força desumana de Jin, Heihachi retoma a consciência ao lembrar-se das últimas palavras de seu neto antes de quebrar o teto e voar de Hon-Maru: "Agradeça a minha mãe, Jun Kazama". Os sons da batalha agora dão lugar ao silêncio. Silêncio no qual só foi interrompido pelo motor de um avião que se aproximava rapidamente. Os sons do motor aumentavam, um grupo de Jack-4s acabara de entrar destruindo todo o teto de Hon-Maru. No início, Heihachi suspeitou que Kazuya e seus associados da G Corporation eram os responsáveis pela intrusão.
Porém, ele percebeu que Kazuya estava tão confuso quanto ele ao ataque surpresa. "Quem os emitiu? Porque vocês estão aqui?" - disse Heihachi antes dos primeiros ataques dos JACKs. Sem nenhuma resposta e com pouca escolha, Heihachi e Kazuya Mishima deram uma improvável trégua e se aliaram para lutar lado a lado contra o esquadrão de Jack-4s. Os reforços apareciam tão rapidamente que nem dava para destruir todos os JACKs. Heihachi, sentindo o peso da sua idade, começa a se cansar e perder sua respiração. Aproveitando-se da situação, Kazuya usa a oportunidade que tem para sair de Hon-Maru e deixar seu pai sozinho na luta jogando-o no meio do esquadrão de JACK. Logo em seguida um dos Jack-4s ativa a auto-destruição e explode o dojo.
No alto de uma montanha próxima, a explosão é assistida de perto por um personagem desconhecido até então, Raven, que na mesma hora comunica a seus superiores: "Heihachi Mishima... Está morto". Neste mesmo momento, um Jack-4 ataca-o desprevenido, mas é cortado ao meio. No dia seguinte, a notícia de que Heihachi Mishima estaria morto se espalhou rapidamente em todo o mundo. A maioria das pessoas acreditavam que a morte de Heihachi resultaria no fim da Mishima Zaibatsu, mas misteriosamente uma pessoa desconhecida tomou o controle dela, e os negócios continuaram normalmente, era o pai de Heihachi, Jinpachi Michima. Um mês depois a Mishima Zaibatsu anunciou que iria lançar o King of Iron Fist Tournament 5, e o motivo desta vez foi diferente dos demais, a intenção de Jinpachi era ser derrotado por quem chegasse à batalha final. Ele queria que alguém o matasse pois estava prestes a ser dominado pelo seu lado maléfico, e as consequências disso seriam incalculáveis. Antes de Tekken (1) Jinpachi era o fundador da Michima Zaibatsu e foi derrotado por se filho, Heihachi, e preso no dojo Hon-Maru. Lá, Jinpachi ficou anos preso e acabou se rendendo às tentações do demônio (semelhante ao Devil) resultando na sua decisão de fazer King of Iron Fist 5.
Desta vez, o organizador do torneio é Jin Kazama, e a história segue o seu final em Tekken 5 (isto é, a ascensão à liderança da Mishima Zaibatsu através da vitória no torneio anterior). Jin agora tem ambições, usando seus recursos dentro da organização para se tornar uma superpotência global. Ele rompe os laços nacionais da Mishima Zaibatsu e, abertamente, declara guerra a várias nações, colocando o mundo em um caótico espiral. Kazuya está ciente disso, julgando que a interferência de Jin em seus próprios planos para dominação global são um grande incômodo. Agora encarregado da G Corporation (deixada em seu comando após uma grande revolta entre os líderes da companhia), Kazuya é a única pessoa que pode se opor a Jin, oferecendo uma recompensa a qualquer um que capturá-lo. A resposta de Jin foi organizar o novo torneio para enfrentar Kazuya e destruir a G Corporation.
Tekken 7
O produtor Katsuhiro Harada disse que o jogo será mais sombrio do que nunca, com o tom perto de Tekken 4 e ele servirá como uma conclusão da saga Mishima.Ele vai providenciar as respostas entre o conflito de Heihachi Mishima, Kazuya Mishima e Jin Kazama, incluindo as origens do gene Devil, e outros mistérios da história de Tekken. Um trailer lançado em julho de 2014 introduziu a volta da esposa de Heihachi, Kazumi, que foi morta por ele anos antes de começar o torneio.
Notas
Personagens do Jogo |
Tekken (鉄拳) é uma série de jogos de luta produzida e publicada pela Namco. Originalmente um jogo de arcade, foram criadas versões para PlayStation, PlayStation 2, Game Boy Advance, PlayStation Portable, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U.
A série Tekken foi uma das primeiras franquias de jogos de luta em 3D, com o primeiro jogo sendo lançado menos de dois anos após Virtua Fighter. Existem seis sequências para o primeiro jogo: Tekken 2, Tekken 3, Tekken Tag Tournament, Tekken 4, Tekken 5 e Tekken 6. Uma atualização de Tekken 5 (apelidada Tekken 5.1 pelos fãs), e uma atualização mais recente chamada Tekken 5: Dark Resurrection também foram lançadas, e o último título da série foi Tekken Tag Tournament 2 para os arcades, PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii U.
A série Tekken também inclui Tekken Advance, que foi lançado para o Game Boy Advance da Nintendo em 2001. Entretanto, a Namco não lançou mais jogos de Tekken para o Game Boy Advance, devido ao acordo exclusivo da franquia com a plataforma PlayStation. Uma versão em PSP de Tekken 5, chamada Tekken 5: Dark Resurrection, foi lançada no Japão e nos Estados Unidos no verão de 2006. A versão européia foi lançada em 15 de Setembro do mesmo ano.
Como vários jogos de luta, os jogadores escolhem um personagem e entram em combate com o oponente. É primeiramente um jogo de competição para dois jogadores, mas uma pessoa pode jogar sozinha contra a máquina.
No Tekken original, os personagens lutavam em arenas, e o nome do lugar ficava escrito no canto da tela. Os lugares incluíam Angkor Wat, Szechwan, Monument Valley, Chicago, Kyoto,Fiji, Lake Windermere, Venezia, Akropolis, King George Island e Chiba Marine Stadium. Entretanto, as sequências de Tekken não têm nomes de lugares reais escritos na tela durante as lutas.
Tekken difere dos outros jogos de luta em alguns aspectos. Jogos de luta tradicionais possuem botões que correspondem à força do ataque, como um soco forte ou chute fraco. Tekken, entretanto, dedica um botão para cada membro do corpo do personagem, fazendo dos ataques especiais um processo mais intuitivo. Jogos de luta tradicionais, como Street Fighter, envolvem a execução de ataques o mais rápido e mortal possível, enquanto Tekken diminui a velocidade, aumentando ritmo e estratégia.
Os jogos Tekken são populares entre a comunidade de artes marciais graças ao fato de que a maioria dos estilos de luta dos personagens podem ser encontrados em artes marciais reais. Entretanto, existem algumas dúvidas sobre os estilos de alguns personagens. Por exemplo, o personagem Marshall Law é listado como sendo um praticante de "artes marciais", o que não é especificamente uma disciplina. Similaridades existem entre Marshall Law e Bruce Lee, incluindo Jeet Kune Do e também a aparência. O fato de Marshall ser listado usando "artes marciais" é normalmente atribuído a uma parte do manual Americano de Tekken 2, onde se diz que Marshall Law pratica "Marshall Arts", uma referência ao seu próprio nome, que lembra a pronúncia de artes marciais em Inglês (martial arts). Outros personagens de Tekken também foram inspirados em pessoas da vida real, como os personagens Lei Wulong, inspirado em Jackie Chan, Craig Marduk, uma mistura de lutadores como Bill Goldberg, Nathan Jones e Bob Sapp e ainda Paul Phoenix, que foi insperado no ator Chuck Norris. A própria Namco admitiu que os estilos apresentados em Tekken não representam acirradamente estilos reais, apenas dão impressão disso.
Fontes:
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tekken
Comentários
Enviar um comentário