Existem muitos heróis espaciais que fizeram sucesso nos pulp fiction, como Buck Rogers, Flash Gordon etc. Aqui esta a lista deles:
Astronauta
Astronauta é uma personagem das histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa para tiras diárias e dominicais para o jornal Diário de São Paulo em 1963, o personagem foi criado por Mauricio dois anos após Yuri Gagarin ter se tornado o primeiro homem a fazer uma viagem espacial.
Mauricio de Sousa cita o herói espacial Flash Gordon de Alex Raymond com um dos seus personagens favoritos da infância.
Além das tiras de jornal o personagem tem histórias publicadas em revistas da Turma da Mônica, ao contrário da Tina, Astronauta não teve título próprio com histórias inéditas, entretanto teve almanaques de republicações nas editoras Globo e Panini.
História
Astronauta brasileiro que viaja pelo universo em sua nave espacial esférica, assim como seu traje. Astronauta tinha uma namorada chamada Ritinha, que se cansou de esperar por sua volta e casou-se com outro. O órgão para o qual o Astronauta trabalha chama-se Brasa - Brasileiros Astronautas.
Astronauta é aventureiro e adora conhecer novos planetas, mas sofre muito com a solidão, e vive sonhando com sua família e amigos. De vez em quando ele faz algumas visitas ao nosso planeta, mas nunca se satisfaz por completo pois quem ele realmente queria ver era a Ritinha, a sua única companhia nas viagens é o seu computador.
Adan Warlock
Adam Warlock, conhecido nos anos de 1960 como Ele, é um personagem fictício dos quadrinhos da Marvel Comics. Sua estréia foi na revista Fantastic Four #66 (setembro de 1967) (na forma de um casulo) e #67 (outubro de 1967), (na forma humanóide). Criado por Stan Lee e Jack Kirby.
Depois de sua aparição enigmática nas aventuras do Quarteto Fantástico, o personagem reapareceu na revista Thor #165-166 (junho e julho de 1969), como um super-vilão que rapta Sif, a namorada do Deus do Trovão, tentando formar com ela o primeiro casal de uma nova espécie cósmica. Com argumento de Roy Thomas e as ilustrações de Gil Kane, Ele reapareceria três anos depois primeiro como um guru de um grupo de jovens, depois como um alegórico Messias renomeado de Warlock, em série iniciada na revista Marvel Premiere #1 (abril de 1972). Essas aventuras se passaram na Contra-Terra, o planeta criado pelo Alto Evolucionário para abrigar suas formas de vidas evoluídas conhecidas por Novos Homens. A revista depois foi renomeada para Warlock e com o logo de "The Power of Warlock" (o poder de Warlock) a série continuaria até o #8 (agosto de 1972 - outubro de 1973).
Após reaparecer como convidado especial na revista The Incredible Hulk #177-178 (julho-agosto de 1974), Adam Warlock recebeu uma nova série criada por Jim Starlin, aclamada pelos críticos e conhecida como "A Saga de Magus",. As aventuras começaram na revista Strange Tales #178-181 (fevereiro-agosto de 1975) e continuaram em Warlock, revistas relançadas com os números 9-15 (outubro de 1975 - novembro de 1976). Starlin a escreveu e ilustrou (às vezes ajudado por Steve Leialoha). A trama envolve Warlock num épico de guerra contra a corrupção, império religioso espacial, sua versão futurista demagógica e louca e o cósmico supervilão Thanos. Num intervalo da saga Warlock apareceu numa aventura com o Homem-Aranha na revista Marvel Team-Up #55 (março de 1977), numa história escrita por Bill Mantlo e desenhada por John Byrne, até que a saga tivesse um grandioso epílogo em duas partes com autoria de Jim Starlin e publicada nas revistas anuais dos Vingadores (The Avengers Annual #7) e Marvel Two-in-One Annual #2 (ambas de 1977). Nesse desfecho morrem Adam Warlock, Thanos, Gamora e Pip. Warlock teria ainda uma quase-ressurreição na revista Marvel Two-in-One #61-63 (março-maio de 1980), escrita porMark Gruenwald e desenhada por Jerry Bingham, na qual estréia a personagem "Ela", mais tarde chamada de Kismet.
Starlin ressussitaria Thanos nas mini-séries The Thanos Quest #1-2 (setembro de 1990), nas quais escreveu com os desenhos de George Pérez e Ron Lim. Warlock, Gamora e Pip apareceriam na mini-série em seis edições Infinity Gauntlet (julho-dezembro de 1991). Os personagens voltariam em Silver Surfer, vol. 2, #60 eDoctor Strange vol. 3, #36 (ambos de dezembro de 1991).
Warlock começaria sua própria série em Warlock and the Infinity Watch, iniciada por Starlin e desenhada por Angel Medina. Durou 42 edições (fevereiro de 1992 - agosto de 1995), com Starlin escrevendo os primeiros 31 números. Foi substituído por Richard Ashford (uma revista) e John Arcudi até o término, com Pat Olliffe substituindo Medina nos desenhos. Mike Gustovich faria as duas revistas finais. Warlock foi um dos personagens principais em três mini-séries de Starlin : The Infinity War (junho-novembro de 1992), Silver Surfer / Warlock: Resurrection (março-junho de 1993) e The Infinity Crusade (junho-novembro de 1993).
Warlock também protagonizou as The Warlock Chronicles #1-8 (julho 1993 - fevereiro de 1994), com Starlin e diversos desenhistas. Apareceram depois quatro mini-séries chamadas deWarlock (vol. 3, novembro de 1998 - fevereiro de 1999), de Tom Lyle. Outra mini-série com o mesmo título mas sem ligação com Adam Warlock foi lançada em (1999-2000), estrelada pelo alienígena mutante Warlock de Novos Mutantes. Finalmente, outra mini-serie chamada Warlock (vol. 5, novembro de 2004 - fevereiro de 2005), foi escrita por Greg Pak e desenhada por Charles Adlard.
Warlock apareceu em quatro crossovers entre a Marvel Comics e a Malibu Comics (que criara o "Ultraverso"): Rune / Silver Surfer (abril de 1995, embora na capa apareça junho de 1995);Rune vol. 2, #6-7 (1995); e Ultraverse Unlimited #1 (junho de 1996).
As histórias das revistas regulares e das mini-séries citadas foram publicadas no Brasil pela Editora Abril, durante as décadas de 1980-1990, e atualmente pela Panini, embora algumas permanecem inéditas. Em Portugal, foram publicadas diversas histórias (da fase The Magus Saga) na revista Mundo de Aventuras.
Ás do Espaço
Space Ace conhecido no Brasil como Ás do Espaço, é uma série de mangá escrita e ilustrada por Tatsuo Yoshida, uma ficção científica publicada na revista Shōnen Book da editora Shueisha entre junho de 1964 e maio de 1966. Posteriormente foi adaptada em uma série de anime produzida pela Tatsunoko Production, sendo exibida originalmente pela Fuji TV de 8 de maio de 1965 a 28 de abril de 1966.
Adam Strange
Adam Strange é um personagem da DC Comics criado no ano de 1958, por Gardner Fox. Trata-se de um terráqueo que é transportado para o planeta Rann e torna-se seu defensor, lutando contra ameaças monstruosas usando um propulsor a jato e uma pistola de raios.
Sua criação foi inspirada em John Carter of Mars, personagem da série de livros Barsoom de Edgar Rice Burroughs, além de ser influenciada por Flash Gordon e Buck Rogers.
Adam Strange foi publicado pela primeira vez no Brasil pela Editora O Cruzeiro na revista Homem no Espaço em 1961. Foi chamado de Joe Cometa. Ao passar para outras editoras, foi adotado o nome original.
História
Adam Strange era um arqueólogo que por intermédio dos efeitos dos misteriosos raios zeta foi teletransportado através do universo e se rematerializou no Planeta Rann. Ali se tornou seu principal herói e constituiu família. Ele só permanecia em Rann enquanto duravam os efeitos dos raios em seu corpo, retornando à Terra sempre ao final das histórias. Para voltar para lá, ele viajava pelo mundo até os locais em que o raio atingiria a Terra uma vez mais.
Sua missão era proteger Rann das ameaças alienígenas usando alta tecnologia como uma arma de raios, um foguete acoplado às suas costas e um capacete com visor transparente. Por um erro de um autor numa história da Liga da Justiça, onde o Flash cita que Strange seria uma otima aquisição para a equipe sendo que a equipe nunca tinha encontrado o heroi, os autores tiveram que criar uma aventura na qual Adam Strange e A Liga da Justiça lutavam contra Kanjar-Ro.
Buck Rogers
Buck Rogers
O personagem apareceu pela primeira vez como Anthony Rogers, o personagem central da novela Armageddon 2419 A.D., publicada em agosto de 1928 na revista pulp Amazing Stories, a sequencia The Airlords of Han, foi publicada na edição de março 1929.
Philip Nowlan e o syndicate John F. Dille Company, mais tarde conhecido como o National Newspaper Syndicate, foram contratados para adaptar a novela para as tiras de jornal. Nowlan e Dille contrataram o cartunista Dick Calkins, Nowlan adaptou o primeiro episódio de Armageddon 2419 A.D., AD e mudou o nome do herói de Anthony Rogers para Buck Rogers. A tira diária foi publicada pela primeira vez em 7 de janeiro de 1929, coincidentemente, este foi também a data em que a tira de Tarzan por Hal Foster estreou nos Estados Unidos (a tira havia estreado em novembro de 1928 na revista inglesa Tits-Bits). Em 1930, o personagem começa a ser publicado em pranchas dominicais coloridas, ilustradas por Russell Keaton. Keaton queria ilustrar outra tira escrita por Calkins, Skyroads, com isso, foi substituído por Rick Yager.
Em 1933, Nowlan e Calkins co-escrevram Buck Rogers in the 25th Century, uma novela que recontou a origem de Buck Rogers e também resumiu algumas das suas aventuras. Uma reedição deste trabalho foi incluído com a primeira edição de 1995 da novela Buck Rogers: A Life in the Future de Martin Caidin.
Autoria das primeiros tiras é extremamente difícil de determinar. As assinaturas nas partes inferiores das tiras não são precisos indicadores de autoria.
O sucesso da tira deu origem a Big Little Books e livros pop-up, a tira era popular o suficiente para inspirar outras séries como Flash Gordon de Alex Raymond, Don Dixon and the Hidden Empire (1935-1941), Speed Spaulding (1940-1941), adaptação do romance When Worlds Collide (1933) de Philip Wylie e Edwin Balmer e John Carter of Mars (1941-1943), a adaptação da série literária Barsoom de Edgar Rice Burroughs, criador de Tarzan.
Murphy Anderson ilustrou a tira entre 1947 e 1949. George Tuska começou a desenhar a tira em 1959 e permaneceu até o capítulo final da história em quadrinhos original, que foi publicado em 8 de Julho de 1967.
Na década de 1960, duas novelas de Nowlan foram combinadas pelo editor Donald A. Wollheim em um livro de bolso chamado Armageddon 2419 A.D.
A tira voltou a ser publicada em 1979 por Gray Morrow e Jim Lawrence, sendo renomeada Buck Rogers in the 25th Century em 1980. Cary Bates roteirizou as últimas tiras entre 1981 e 1983.
Ao longo dos anos, tem havido muitas aparições Buck Rogers em revistas em quadrinhos, bem como sua própria série. Na década de 1930, Buck apareceu em 69 edições de Famous Funnies, em seguida, aparições 2 vezes em Vicks Comics, ambos publicados pela Eastern Color Printing. Em seguida, em 1940, Buck começou sua revistas intitulada Buck Rogers, que durou seis edições, novamente publicados pela Eastern Color Printing.
Buzz Lightyear
Buzz Lightyear é um personagem fictício, que apareceu pela primeira vez no filme de computação animada Toy Story, no segundo filmeToy Story 2 e no recém lançado Toy Story 3. Ele também apareceu no filme Buzz Lightyear do Comando Estelar: A Aventura Começa e na série da televisiva Buzz Lightyear do Comando Estelar. Seu lema, muitas vezes repetido, é "ao infinito... e além". Embora Tim Allen expressa o personagem dos filmes de Toy Story da TV e cinema, Patrick Warburton expressa Buzz Lightyear em jogos de video-games de Toy Story.
Nos filmes, Buzz Lightyear é um brinquedo - um boneco de astronauta - que é inspirado em um patrulheiro espacial ficticio, homônimo ao boneco. Seu nome foi inspirado no astronauta da Apollo, chamado Buzz Aldrin.
Buzz é um patrulheiro do espaço da Aliança intergaláctica e está estacionado no Quadrante Gama, Setor 4. Ele é o capitão da equipe da Aliança Lightyear. Buzz é o filho do Imperador Zurg, mencionado em Toy Story 2 e em Buzz Lightyear do Comando Estelar. De qualquer forma, Buzz não conhece seu pai. Buzz é treinado em várias formas de artes marciais e é um guerreiro altamente qualificados em combates.
Buzz é conhecido por sua bravura e coragem. Buzz acredita que, seguir as regras é a melhor forma das pessoas viverem a vida. Embora um grande líder, às vezes ele pode ser muito emocional, uma das suas maiores falhas do personagem.
Buzz usa um pouco de sua alta tecnologia em seu traje espacial, semelhante ao dos astronautas, embora mais simplificado. Seu tórax apresenta um painel de controle. No lado esquerdo, há um grande botão vermelho com uma etiqueta dizendo "Lightyear"; esse botão ativa o sistema de vôo. Quando ativada, as asas escondidas na mochila, irão desdobrar, e os amplificadores, na parte inferior da embalagem vai pegar fogo, permitindo que o brinquedo possa voar. Os lados das asas levam luzes que cintilam, a fim de evitar qualquer colisão no ar.
Os botões do lado direito tem inúmeras funções.Para cada botão,o brinquedo fala frases diversas,mas o verdadeiro patrulheiro espacial Buzz Lightyear possui várias utilidades para cada um dos botões,como mostrado em seu filme ele aperta um desses botões para acionar o turbo de suas asas. Em seu braço esquerdo, possui botões quando pressionados, o utente poderá entrar em contato com o Comando Estelar, a sede de Buzz Lightyear e seus aliados.
Um capacete retrátil, quando ativado, cobre a cabeça de Buzz e lhe permite respirar no espaço ou em planetas sem oxigênio. O capacete é ativado pressionando o botão roxo ao lado de sua armadura no peito. Quando pressionado uma vez, o capacete automaticamente oscila para cima; quando pressionado novamente o capacete vira para trás.
O braço esquerdo de Buzz possui um painel que, quando aberto, é revelado um display que contém um login da missão na área do punho para gravar histórias e fornecer registros. É também onde está escrito "Made in Taiwan", um dos fatos que prova que ele é realmente um brinquedo. Também nesta área estão localizados calibres de oxigênio, um medidor de combustível para o jet pack, e um alto-falante. O braço direito contém o sistema que prevê uma arma laser poderosa, fora do pequeno canhão na parte de trás do punho. Não se sabe quanto tempo a bateria do laser dura.
O fato da mochila, contendo asas dobradas e reforçadas, permite Buzz voar pelo espaço. Funciona sobre pilhas de combustíveis recarregáveis. Dependendo da situação, uma mochila diferente pode ser associada ao fato. As asas, quando ativadas, são revestidas com luzes.
O traje espacial de Buzz feito, predominantemente, nas cores: roxa, verde e branca, ascende no escuro (lembrando os brinquedos que brilham) em suas partes verdes.
Blackstar
Blackstar foi uma série animada americana de fantasia científica. Foi produzida em 1981 por Lou Scheimer e Norm Prescott para a Filmation. Blackstar tem notáveis similaridades a He-Man and the Masters of the Universe, de 1984, também produzido pela Filmation.
História
John Blackstar foi astronauta de uma futura versão da Terra que tinha sido sugado por um buraco negro e caído no planeta Sagar, onde a espada e a magia ainda governavam o dia. Com os seus aliados, os Trobbits (criaturas parecidas a Hobbits rosados), Klone (um elfo que se torna animais), o dragão Warlock, e Mara a Feiticeira, Blackstar combate o cruel Overlord, um opressor que governa pela força da Powersword, uma metade da Powerstar, uma arma imensamente poderosa. Afortunadamente, Blackstar possuia a outra metade, a Starsword.
Ben Tennyson
Capitão 7
Doutor Alpha
Criado em 1905 por Osvaldo Silva, Dr Alpha é um inventor brasileiro que construiu uma nave espacial chamada Meteoro com a qual viaja para o espaço e visita a Lua, o planeta Marte e o planeta Júpiter. Ele era loiro, tal qual Flash Gordon, Buck Rogers e Brick Bridford, porém surgiu quase 20 anos antes. Não seria errado considerá-lo um super-herói, pois diferente de seus similares surgidos depois, Dr. Alpha possui um uniforme espacial que usa em suas viagens com um balãozinho em cima que lhe permite voar, porém convencionou-se que heróis espaciais são uma categoria a parte dos super-heróis, sendo assim fica ao critério de preferência a classificação do Dr. Alpha em super-herói ou herói espacial, mas o fato é que ele é o primeiro do gênero a nível mundial.
Doutor
O Doutor (em inglês, The Doctor) é o personagem principal da série de ficção científica britânica Doctor Who. No enredo, ele é um um alienígena viajante do tempo que tem mais de um século de vida e viaja através da nave espacial e máquina do tempo chamada TARDIS, geralmente com companhias. O personagem já foi interpretado por doze atores, que possuem diferentes acompanhantes.
Duck Dodgers
Duck Edgar Dumas Aloysius Dodgers é o metaficcional protagonista da série de animada da Warner Bros. Ele é realmente o famoso (mas fictício) Patolino, que interpreta um herói intergalático do futuro. É um tipo de alter ego do Patolino. O personagem é uma paródia ao herói das tiras de jornal Buck Rogers in the 25th Century, que também fez sucesso em umseriado cinematográfico de 1939, estrelado por Buster Crabbe, que também havia interpretado outro herói dos quadrinhos no cinema, Flash Gordon Duck Dodgers fez sua primeira aparição em 1953, no curta de animação Duck Dodgers no século 24 ½, dirigido por Chuck Jones. Jones criou uma paródia dos seriados de ficção científica: Buck Rogers e Flash Gordon.
Esquadrão Atari
Esquadrão Atari (Atari Force no original) foi o nome de duas séries de quadrinhos publicadas pela DC Comics, de 1982 a 1986. Ambas foram extremamente baseadas em marcas comerciais da Atari, Inc.
Flash Gordon
Outros
Benjamin Kirby Tennyson, conhecido apenas como Ben Tennyson é o personagem principal da franquia americana de desenhos animados Ben 10, desenvolvida pela Cartoon Network. Foi criado originalmente pela equipe Man of Action, composta pelos produtores Duncan Rouleau, Joe Casey, Joe Kelly e Steven T. Seagle.
Ele é o protagonista da franquia estando presente em todos os episódios assim como todos os materiais relacionados a série tais como filmes e jogos eletrônicos.
Ben nasceu na cidade de Bellwood onde junto morou com seus pais por grande tempo. Aos 10 anos enquanto estava de férias viajando com seu avô Max e sua prima Gwen ele acaba encontrando um dispositivo vindo do espaço denominado de Omnitrix que acaba se prendendo ao seu braço feito um relógio de pulso. Ao ativá-lo descobre sua capacidade de transformá-lo em criaturas alienígenas o que acaba fazendo muita gente o atacá-lo na tentativa de obter o dispositivo. Com o tempo Ben vai descobrindo os segredos do Omnitrix, vai destrancando novos alienígenas e fazendo novos inimigos. Mais tarde é revelado que o Omnitrix seria na verdade mandado para o seu avô tendo se prendido ao seu corpo pela semelhança de seus DNAs. Com o tempo seus inimigos vão sendo derrotados, enquanto que outros vão perdendo o interesse em tomar seu dispositivo, mas ainda mantendo ódio com o garoto lhe querendo vingança.
Aos 15 anos após suas batalhas pelo Omnitrix, Ben reaparece misteriosamente sem o Omnitrix no pulso, isso até Gwen lhe alertar sobre o desaparecimento de seu avô forçando-o a recolocar o Omnitrix de volta sofrendo uma enorme mudança além de um novo exército de alienígenas. Mais tarde Ben se reencontra com Kevin, um de seus antigos inimigos que se vê a aliar com Ben para poder derrotar uma frota de alienígenas que estavam invadindo e dominando a Terra. Com o tempo Ben vai ganhando novos aliados, reencontrando alguns de seus antigos inimigos e recuperando transformações perdidas. Ele também passa a se apaixonar tendo com primeiro interesse sua recente amiga Julie. Mais tarde ele perde o Omnitrix e em seguida consegue uma versão evoluída chamada Superomnitrix, capaz de aumentar as forças de seus alienígenas além de mudarem suas formas.
Brick Bradford
Brick Bradford foi o herói de uma série de histórias em quadrinhos iniciada em 1933, criada pelo escritor William Ritt (um jornalista estabelecido em Cleveland, Ohio) e pelo artista Clarence Gray, sendo originalmente distribuída pela Central Press Association, uma subsidiária da King Features. No Brasil, foi publicado nas revistas Suplemento Juvenil e O Gibi da década de 1930, quando foi chamado de Dick James. Em publicações mais recentes o título original foi mantido.
Inicialmente, lembrava quadrinhos de aventuras aéreas como Skyroads, até que começou a abordar elementos de ficção científica presente em tiras como Buck Rogers e Flash Gordon visto que suas histórias características giravam à roda de temas como dinossauros, vilões intergalácticos, robôs e mundos sub-atômicos. Em meados dos anos 1930 a popularidade de Brick Bradford aumentou grandemente e a série ganhou uma edição semanal iniciada em 24 de Novembro de 1934, bem como já havia começado a aparecer nos suplementos dominicais dos grandes jornais em 1933, 15 meses antes de sua publicação semanal.
Em 20 de Abril de 1935, a série Brick Bradford ganhou uma máquina do tempo (no formato de um pião, que tanto podia ir para o futuro quanto para o passado) chamada de Time Top nos quadrinhos (similar àquela de Brucutu), a qual tornou-se um produto básico para a série pelos anos seguintes, bem como significou o primeiro uso regular de viagem no tempo numa HQ.
Bravestarr
BraveStarr é o nome em inglês de uma série de desenhos animados. É uma ficção científica misturada com Velho Oeste (space western) dirigida para as crianças. Foi criada por Donald Kushner e Peter Locke, tendo sido exibida originariamente no período de Setembro de 1987 a Fevereiro de 1989. A série foi lançada simultâneamente com uma linha de brinquedos do tipo bonecos de ação. Foi a última série do estúdio estadunidense Filmation (com Group W Productions).
BraveStarr é o nome em inglês de uma série de desenhos animados. É uma ficção científica misturada com Velho Oeste (space western) dirigida para as crianças. Foi criada por Donald Kushner e Peter Locke, tendo sido exibida originariamente no período de Setembro de 1987 a Fevereiro de 1989. A série foi lançada simultâneamente com uma linha de brinquedos do tipo bonecos de ação. Foi a última série do estúdio estadunidense Filmation (com Group W Productions).
BraveStarr é um delegado do planeta "Novo Texas" (com três sóis) do século XXII. O planeta é rico em um minério valioso (Kerium), o que o faz ser constantemente atacado por vilões espaciais e colonizadores gananciosos.
BraveStarr é também um índio americano, que pode invocar os poderes dos "animais-espírito". Adicionalmente, usa como armas pistolas laser. Ele protege a comunidade da mesma espécie.
Os poderes dos "animais-espírito" são:
- Olhos de Falcão: Permite enxergar a grandes distâncias
- Ouvidos de Lobo: Super-audição
- Força do Urso: Super-Força
- Velocidade do Puma: Super-Velocidade
BraveStarr tem como parceiro um alienígena com aparência de cavalo cibernético (Techno Horse), que consegue falar e ficar sob duas patas. Chamado em inglês de Thirty/Thirty (de Furacão no Brasil), ele possui como arma um rifle de energia que chama de Sarah Jane(na dublagem brasileira ele é chamado de "Trabuco", ou "Trabuquinho").
Capitão 7
Capitão 7 é um super-herói brasileiro que é oriundo da TV Record (como série de TV) e posteriormente reformulado em gibi. Criado em 1954 na TV Record por Rubem Biáfora e tendo o ator mineiro Ayres Campos (que na época tinha físico de atleta) como protagonista, ficou no ar até 1966 (12 anos). O programa estreou em 24 de setembro de 1954. A princípio, o seriado era realizado ao vivo e depois de um certo tempo gravado.
O personagem era inspirado em personagens da tiras de jornal e revistas em quadrinnhos como Buck Rogers, Flash Gordon, Supermane Capitão Marvel.
História
Quando criança, Carlos foi levado por alienígenas ao Sétimo Planeta (daí seu codinome), onde cresceu aprimorando corpo e mente. Já adulto, retornou à Terra. Em sua identidade civil, Carlos é um brilhante químico. Quando a situação exige a presença de um herói, ele se transforma no Capitão 7.
- Parentes/amigos conhecidos:
Silvana – Carlos e Silvana tiveram um longo namoro, e por fim se casaram. No início a vida dupla do herói era um segredo, mas com o tempo Carlos revelou sua identidade a Silvana e até mesmo a levou até o Sétimo Planeta, onde a moça adquiriu poderes semelhantes ao do Capitão. Desde então, os dois passaram a atuar em conjunto.
Dr. Moreira - pai de Silvana, Dr. Moreira é um proeminente agente da Interpol e uma importante fonte de informação e apoio ao casal de heróis.
- Arqui-inimigo(s):
O Caveira - quando o bandido Cid, capturado pelo Capitão 7, tenta escapar da prisão, acaba por destruir seu rosto nas cercas elétricas. Jurando vingança contra o herói que o aprisionou, Cid passa a utilizar uma máscara e assume a identidade do Caveira – que com o tempo viria a se tornar um dos principais antagonistas do Capitão. O Caveira foi criado por Juarez Odilon, e faz sua primeira aparição na edição número 19 da revista do Capitão 7.
Poderes
O Capitão 7 é capaz de voar e se mover com grande velocidade. Também possui super-força e é praticamente invulnerável, além de ser capaz de resistir a ambientes inóspitos (como, por exemplo, viajar através do vácuo). Seus poderes, no entanto, funcionam completamente apenas enquanto estiver utilizando seu uniforme especial, que Carlos mantém guardado em uma caixa de fósforos enquanto se mantém em sua identidade civil. Sempre que necessário, o Capitão ainda pode viajar até o Sétimo Planeta e recorrer à ajuda de seus patronos, donos de uma ciência e tecnologia muitíssimo mais avançadas do que as da Terra.
Poderes
O Capitão 7 é capaz de voar e se mover com grande velocidade. Também possui super-força e é praticamente invulnerável, além de ser capaz de resistir a ambientes inóspitos (como, por exemplo, viajar através do vácuo). Seus poderes, no entanto, funcionam completamente apenas enquanto estiver utilizando seu uniforme especial, que Carlos mantém guardado em uma caixa de fósforos enquanto se mantém em sua identidade civil. Sempre que necessário, o Capitão ainda pode viajar até o Sétimo Planeta e recorrer à ajuda de seus patronos, donos de uma ciência e tecnologia muitíssimo mais avançadas do que as da Terra.
Doutor Alpha
Criado em 1905 por Osvaldo Silva, Dr Alpha é um inventor brasileiro que construiu uma nave espacial chamada Meteoro com a qual viaja para o espaço e visita a Lua, o planeta Marte e o planeta Júpiter. Ele era loiro, tal qual Flash Gordon, Buck Rogers e Brick Bridford, porém surgiu quase 20 anos antes. Não seria errado considerá-lo um super-herói, pois diferente de seus similares surgidos depois, Dr. Alpha possui um uniforme espacial que usa em suas viagens com um balãozinho em cima que lhe permite voar, porém convencionou-se que heróis espaciais são uma categoria a parte dos super-heróis, sendo assim fica ao critério de preferência a classificação do Dr. Alpha em super-herói ou herói espacial, mas o fato é que ele é o primeiro do gênero a nível mundial.
Doutor
O Doutor (em inglês, The Doctor) é o personagem principal da série de ficção científica britânica Doctor Who. No enredo, ele é um um alienígena viajante do tempo que tem mais de um século de vida e viaja através da nave espacial e máquina do tempo chamada TARDIS, geralmente com companhias. O personagem já foi interpretado por doze atores, que possuem diferentes acompanhantes.
Duck Dodgers
Duck Edgar Dumas Aloysius Dodgers é o metaficcional protagonista da série de animada da Warner Bros. Ele é realmente o famoso (mas fictício) Patolino, que interpreta um herói intergalático do futuro. É um tipo de alter ego do Patolino. O personagem é uma paródia ao herói das tiras de jornal Buck Rogers in the 25th Century, que também fez sucesso em umseriado cinematográfico de 1939, estrelado por Buster Crabbe, que também havia interpretado outro herói dos quadrinhos no cinema, Flash Gordon Duck Dodgers fez sua primeira aparição em 1953, no curta de animação Duck Dodgers no século 24 ½, dirigido por Chuck Jones. Jones criou uma paródia dos seriados de ficção científica: Buck Rogers e Flash Gordon.
Em 2003 ganhou uma série animada. Na série o personagem chegou a participar de um crossover com a Tropa dos Lanternas Verdes, Dodger aparece vestido com a roupa de Hal Jordan.
Em 2004, o personagem foi usado pela NASA no logo da missão para Marte Opportunity.
Esquadrão Atari
Esquadrão Atari (Atari Force no original) foi o nome de duas séries de quadrinhos publicadas pela DC Comics, de 1982 a 1986. Ambas foram extremamente baseadas em marcas comerciais da Atari, Inc.
O Esquadrão Atari teve 2 versões; a primeira era de revistas em formatinho distribuídas como brindes nos cartuchos dos jogos Defender,Berzerk, Star Raiders, Phoenix, e Galaxian.
A segunda foi publicada (vendida) no formato "comic book" (17 x 26 cm) pela DC Comics.
Em Julho de 2015, a Dynamite Entertainment anunciou que adquiriu a licença para republicar os quadrinhos e criar uma nova série, além de Esquadrão Atari, também obteve autorização das franquias: Asteroids, Centipede, Crystal Castles, Missile Command, Tempest, Yar’s Revenge, entre outros.
Flash Gordon
Flash Gordon é o herói de uma tira de jornal de aventura e ficção científica originalmente desenhada por Alex Raymond. Publicada pela primeira vez em 07 de janeiro de 1934, a tira foi criada para competir com outra tira de aventura, Buck Rogers.
A história girava em torno das aventuras de Flash Gordon, cujo nome batizava a série, e seus acompanhantes, Dr. Hans Zarkov e Dale Arden. A história começa com o Dr. Zarkov inventando um foguete, no qual os três fazem uma viagem ao planeta Mongo, onde naufragam. Mongo é habitado por várias culturas diferentes, algumas tecnologicamente avançadas, que têm caído uma a uma sob o domínio do cruel tirano Ming, o Impiedoso.
Logo após sua chegada, os três terrestres fazem amizade com o príncipe Barin, herdeiro legítimo do trono usurpado por Ming. Ming baniu o príncipe e seus seguidores — incluindo a própria filha, Aura, noiva de Barin — para o reino florestal de Arboria. Flash, Dale e Zarkov juntam-se então à luta de Barin para recuperar o trono.
Jedi
Joh Carter
Lanternas Verdes
Patrulha do Espaço
A Patrulha do Espaço foi criada e publicada pela primeira vez em 1953, com histórias e desenhos de Gedeone Malagola, algumas usando o pseudônimo de “Daramór Dias”. As HQs da Patrulha eram publicadas nas revistas “Capitão Astral” e “Ciência Ilustrada”.
As aventuras de ficção científica da Patrulha aconteciam na Terra e em outros planetas, reais ou imaginários. O grupo de patrulheiros era uma espécie de polícia espacial da Terra. Contava com integrantes como Capitão Astral, Eletra e outros personagens da editora Júpiter que também estrelavam aventuras solo. Os patrulheiros lembravam um pouco os “Lensmen”, do americano E. E. “Doc” Smith, que também eram patrulheiros interplanetários (ideia mais tarde copiada no “Lanterna Verde” da editora DC).
A Patrulha Sideral
Patrulha Sideral, criado por Nico Rosso, que é de 1949.
Filmes
Rom, o Cavaleiro do Espaço
Rom é um super-herói cósmico no Universo Marvel. Ele aparece pela primeira vez em Rom # 1 (Dezembro 1979) e foi criado por Bill Mantlo e Al Milgrom,originalmente a figura de Rom era vendida como um brinquedo de ação semelhante a Comandos em Ação.
Spielvan
Jikuu Senshi Spielban é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 7 de abril de 1986 e 9 de março de 1987 pela TV Asahi, totalizando 44 episódios. No Brasil, foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 1991. Posteriormente, foi adaptada para o público americano, juntamente com Metalder e Shaider, pela produtora norte-americana Saban Entertainment como a série VR Troopers.
História
A história tem início quando o Império Water ("Waller", no original) destrói o Planeta Clean e os sobreviventes enviam dois representantes do planeta ao espaço para, após um período de doze anos em animação suspensa, iniciarem o combate ao malévolo império impedindo que este conquiste o seu próximo alvo, a Terra, cobiçada em razão de seus recursos naturais e da imensa quantidade de água em sua superfície. Os escolhidos para a tarefa são o garoto Spielvan e a sua amiga Diana. Além de lutar contra as ambições do Império Water, o herói busca um outro objetivo, resgatar seu pai e sua irmã das mãos de Water, visto que estes foram sequestrados e postos à serviço dos objetivos funestos deste último. O que Spielvan não sabe é que sua família fora convertida em fiéis servos de seus captores: o Profº Paul, seu pai, se transformou no insensível Dr. Bio, e sua irmã Helen foi transformada pelo próprio pai na fria e calculista Herbaira, cujo objetivo é um só: assassinar seu irmão Spielvan, e assim impedir a derrota do Império Water.
Notas
Ultraman
Estatísticas de Ultraman
Ultra Seven
Jedi
Os Cavaleiros Jedi são uma ordem de indivíduos que tinham a habilidade de tocar e trabalhar em conjunto com a Força, afastando seu Lado Negro. A ordem começou dezenas de milhares de anos antes da ascensão do Império Galáctico. Da mesma forma, o planeta natal da ordem é desconhecida. Existem muitos candidatos, incluindo mundos conhecidos como Coruscant,Ossus, Corellia e Utapau, assim como planetas perdidos e míticos como Had Abbadon e Ondos. É sabido, contudo, que os melhores e mais sábios filósofos, religiosos e guerreiros reuniram-se em um único mundo muito tempo atrás para discutir suas descobertas envolvendo a enigmática, mística Força, e que a concentração desses esforços por fim levaram ao desenvolvimento da Ordem dos Jedi.
Inicialmente os Jedi formavam uma ordem contemplativa. Ao longo do tempo, contudo, a ordem assumiu um papel mais ativo e direto em assuntos da galáxia, por fim se centralizando em Coruscant no final da catastrófica Batalha de Ruusan depois e um pouco depois do renascentismo da Ordem Jedi.
"Por mais de mil gerações, os Cavaleiros Jedi foram os guardiões da paz e da justiça na Velha República. Antes dos tempos sombrios. Antes do Império." — Obi-Wan Kenobi
Tornar-se um Jedi requeria o mais profundo comprometimento e mente astuta. A vida de um Jedi era feita de sacrifícios. Aqueles que mostrassem aptidão para a Força eram levados logo após o nascimento para treinamento no Templo Jedi em Coruscant, preferencialmente após serem desmamados. Sua vida fora dos treinos era de simplicidade, aderindo ao Código Jedi que proibia materialismos ou apegos emocionais. Esse treinamento foi inicialmente feito por Jedi experientes e veneráveis até que o indivíduo tivesse proficiência suficiente para começar a jornada como Jedi.
Exceções eram feitas algumas vezes, mais notavelmente no caso de Anakin Skywalker, mas os Jedi achavam que seus métodos tradicionais eram bem sucedidos e detestavam mudanças.
Joh Carter
John Carter é um personagem criado por Edgar Rice Burroughs em 1912. Trata-se de um veterano confederado da Guerra Civil Americana que é transportado misteriosamente para Marte, onde passa a viver aventuras entre os inesperados marcianos e as paisagens fantásticas do planeta.
Lanternas Verdes
A Tropa dos Lanternas Verdes patrulha uma vasta região do espaço do Universo DC. Os Guardiões do Universo, uma raça super-inteligente e nobre, mas às vezes, fechada e arrogante, fundou e ainda administra a Tropa dos Lanternas Verdes do planeta Oa. Os Guardiões dividiram o Universo em 3600 setores, e escolheram um nativo de cada setor para servir como Lanterna Verde deste, no início da história da tropa. Posteriormente, quando do ressurgimento dos Lanternas Verdes, depois que Hal Jordan reativou a bateria central, essa norma foi mudada e passaram a ser dois Lanternas por setor. Essa modificação foi para que existisse maior segurança entre as ações entre os membros, sem o risco de isolamento e possível posterior derrocada deste (como o que aconteceu com Hal Jordan e com Sinestro em tempos mais antigos). Isto atualmente indica que existam aproximadamente 7200 membros efetivos e mais os agentes independentes e encarregados dos treinamento de novos recrutas. Cada Lanterna Verde recebe um anel que lhe dá grande controle sobre o universo a sua volta. O anel é considerada a arma mais poderosa do Universo, sendo limitado apenas pela vontade do portador.
Os Guardiões criaram a Tropa dos Lanternas Verdes há cerca de três bilhões de anos atrás, logo após o fracasso representado pela criação dos Caçadores Cósmicos, e a força sobreviveu a múltiplas rebeliões, assassinatos e colapsos dentro e fora dela.
Patrulha do Espaço
A Patrulha do Espaço foi criada e publicada pela primeira vez em 1953, com histórias e desenhos de Gedeone Malagola, algumas usando o pseudônimo de “Daramór Dias”. As HQs da Patrulha eram publicadas nas revistas “Capitão Astral” e “Ciência Ilustrada”.
As aventuras de ficção científica da Patrulha aconteciam na Terra e em outros planetas, reais ou imaginários. O grupo de patrulheiros era uma espécie de polícia espacial da Terra. Contava com integrantes como Capitão Astral, Eletra e outros personagens da editora Júpiter que também estrelavam aventuras solo. Os patrulheiros lembravam um pouco os “Lensmen”, do americano E. E. “Doc” Smith, que também eram patrulheiros interplanetários (ideia mais tarde copiada no “Lanterna Verde” da editora DC).
A Patrulha Sideral
Patrulha Sideral, criado por Nico Rosso, que é de 1949.
Os Policiais do Espaço Gyaban, Sharivan e Sheider
Uchuu Keiji Gavan é a primeira série de televisão do gênero tokusatsu da franquia Metal Hero . Foi produzida pela Toei Company, e exibida originalmente entre 5 de março de 1982 e 25 de fevereiro de1983 pela TV Asahi. A série é a primeira da trilogia dos Policiais do Espaço, continuada pelas duas séries seguintes,Sharivan e Shaider. No Brasil, foi transmitida pela Rede Globo a partir de 4 de março de 1991 na Sessão Aventura, quando foram exibidos apenas os 20 primeiros episódios. Posteriormente, foi remanejado para o extinto Xou da Xuxa, quando os 44 episódios foram milagrosamente exibidos. Também foi TV Gazeta subsequentemente no mesmo ano, no programa Gazetinha.
História
A Organização Criminosa Makuu percorre o espaço conquistando planetas, matando seus habitantes e escravizando seus povos. A União da Polícia Galáctica envia o oficial Takeshi Ichijouji (Retsu Ichijouji no original) para a Terra para que detenha a invasão de Makuu. O pai de Retsu também foi Policial do Espaço e foi capturado pela Makuu anos atrás. Ao chegar à Terra, Retsu usa a Combat Suit prateada e todas as suas armas de alta tecnologia contra a Makuu, dizimando seus monstros um a um, ao mesmo tempo em que procura pelo pai desaparecido.
Personagens
- Takeshi Ichijoji/Gaban: Herói da série, combate a Makuu e quando está trabalhando no Clube de Equitação Avalon, no final da série é promovido ao cargo de capitão. Transforma-se ao dizer "Transformação" (Jouchaku no original). Após derrotar Makuu, Gaban volta à estrela Bird, como Capitão da Polícia Intergaláctica, ficando assim responsável pela proteção de toda a galáxia, ajudando Sharivan em sua luta contra a organização Mad, e depois, retorna à sua estrela e luta contra as ameaças que surgem. Casa-se com Mimi, em eventos posteriores a vitória de Shaider, sucessor de Sharivan. Posteriormente aparece co-protagonizando Gavan:O Filme, já mais velho, no qual incentiva Geki, o seu novo sucessor a lutar contra Makuu e ajuda na guerra contra esses vilões.
- Mimi: Filha única e mimada do Comandante Kom, parceira de Gaban e prima da Shelly. Através da Visão Laser se transforma num periquito australiano para espiar Makuu. Apaixonada por Gaban, ela é capaz de ter atitudes infantis e se tornar ciumenta para defender esse amor e o apoia em qualquer circunstância. Possui a capacidade de ter outros pressentimentos, como sonhou com a morte de Gaban. No meio da temporada, sua mãe adoece e ela volta para resolver questões de família enquanto Marin vai a Terra para auxiliar Gaban. Sua habilidade extra-sensorial também foi importante para rastrear a base da Mad e Maoh Saiki. Depois na batalha final contra os Fuuma, Mimi se casa com Gaban, revelado no Crossover os três Uchuu Keiji.
- Comandante Kom: Comanda a União da Polícia Galáctica. Sempre aparece conversando com Gyaban. Reaparece no novo filme de Gyaban, já idoso.
- Marin: É a secretária do Comandante Kom. Ajuda Gaban e auxilia em algumas tarefas da Mimi enquanto ela resolvia alguns problemas de família.
- Tsukiko: É a irmã adotiva de Gaban que aparece na série a partir do episódio 11. Foi criada por Voiser a partir do momento que seus verdadeiros pais foram mortos pelo Caçador Maligno.
- Sr. Gousuke: É um senhor já idoso que dirige o Clube de Equitação Avalon em que Gaban passa a trabalhar. Sempre bem humorado, ele aparece com certa regularidade na série.
- Yuuchi e Wakaba: São duas crianças, um menino e uma menina que aparecem com frequência na série. São netos do Sr. Gousuke e moram junto ao avô no clube de equitação.
- Kojiro: Todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série.
- Alan(ep. 30-31): Policial do Espaço habitante do planeta Beeze. Ele veio à Terra em busca de uma princesa raptada por Makuu.
- Den Iga/Sharivan: Nativo da Ilha Iga, aonde trabalhava como patrulheiro florestal. Confundiu Gaban como membro da Makuu e se desculpou pelo mal-entendido. Ajudou seu antecessor (Gaban) em sua luta contra a sociedade Makuu em que enfrenta Buffalo Doubler, aonde recebeu um ferimento mortal no episódio 42. Então Gaban o salva e o envia para a Estrela Bird. Graças à ciência da Estrela Bird, Den Iga se recupera e recebe um treinamento especial, tornando-se assim o Policial do Espaço Sharivan e retribui o favor no episódio 44 quando salva Gaban das mãos de Kiba e Sandorba.
- Voicer: Pai de Gaban, ele era um antigo policial do espaço, traído por seu ex-companheiro Caçador Maligno e capturado pelos Makuu. Ele foi forçado a construir o Hoshino Cannon, uma arma que pode destruir um planeta, mas manteve os planos em segredo, mesmo depois de ter sido torturado. Ele foi salvo da prisão por seu filho.Foi trazido de volta para Dolgiran mas morreu logo depois, com o projeto secreto para o canhão escrito na palma da sua mão.
- Saburo(ep. 16): Garoto vindo do Planeta dos Lagos. Foi o primeiro amor de Wakaba. Ele veio para a Terra com seu pai Dr. Bud. Teve seu pai morto e continuava sua vida sendo criado por uma androide chamada Kasumi. Ela foi destruída por um monstro. No fim, ele volta para o seu planeta.
- Monica(ep. 28): Inicialmente ela aparece como uma velha. Nisso, faz um pacto com Don Holler e rejuvenesce através da flor da vida Eterna. Acaba sendo morta por um monstro de Makuu.
- Princesa Lyn(ep. 31): Essa garota estava sendo perseguida por Makuu. Nisso, a missão de Alan ao vir à Terra era exatamente isso: salvar a princesa. Aparentemente, ela deveria servir a Polícia Espacial pelo fato de seu uniforme.
- Princesa Lirara(ep. 37): Vinda do planeta Hopper. Possui a forma de uma criatura parecida com uma borboleta e vem a Terra na forma humana. É feita de refém por Makuu e salva por Gaban no final.
Makuu
É uma organização de criminosos com objetivo de expor a desordem no planeta. Sua fortaleza é o Castelo Makuu, localizado no Espaço Makuu. Desejam conquistar o Planeta inteiro espalhando o caos através das habilidades criminosas e guerrísticas de seus integrantes.
- Don Holler (Don Horror): Vilão principal da série, e líder da Organização Criminosa Makuu, é uma assustadora estátua branca com duas caras superpostas: uma de monstro e outra humana. Possui seis braços, dos quais apenas dois se mexem. Ele vive cercado pelos seus súditos, e pelas suas "assistentes" as Horror Girls. Vive em seu castelo voador, escondido num vórtice temporal.Sua cabeça também se move,como visto no último episódio,onde luta contra Gaban,sendo morto pelo próprio. Reaparece em Gavan: O filme como um fantasma no qual os vilões tentam ressuscitá-lo.
- Caçador Maligno(1 - 30, 42): Braço direito de Don Holler. Ele traiu a Polícia Galáctica quando investigava o Grupo Makuu junto com o pai de Gaban, Voiser. Aliando-se assim, ao Makuu, que mais tarde, após uma traição no plano de destruir Gaban, foi punido por Don Holler sendo jogado ao espaço para morrer. Reaparece no episódio 42 dando informação sobre a localização de Makuu à Polícia Galáctica.
Bruxa Kiba e Sandorba |
- Sandorba (Cap 30 - 44): Filho de Don Holler, aparece no episódio 30 tomando o lugar do Caçador Maligno como general. Impiedoso e muito cruel, ele vem junto com sua mãe, a bruxa Kiba. Deu muito trabalho a Gaban,sendo morto no último episódio.
- Bruxa Kiba (Cap. 30 - 44): Mãe de Sandorba, sempre o ajudando em seus planos, como também arquiteta diversas estratégias para acabar com Gaban, mesmo que tenha que passar Don Holler para trás. Ela não é bem-vinda por Don Holler e não parece ter boas relações com ele, o que dá a entender que eles já se separaram há muitos anos. Morre no último episódio,junto com seu filho Sandorba.
- Monstros-BEM: São os monstros da Organização Secreta Makuu e que aparecem até o episódio 12 da série, onde posteriormente seriam fundidos com os guerreiros Doubler. São eles: Shako,Gamara,Condor,Sasori,Dokuja,Omadako,Samurai Ari,Kaenzaru,NijiCho,Armadillo,Goat e Sai.
- Guerreiros-Doubler: Aparecem também até o episódio 12 da série, e são uma espécie de homens-monstros oriundos de outro planeta que ocupam uma posição hieraquicamente mais elevada que os monstros-BEM normais.
- Monstros-Doubler: É o resultado da fusão entre os monstros Bem e os Guerreiros Doubler.
- Horror Girls: São as assistentes de Don Holler. Uma delas tem cabeça de ave e que não fala: apenas fica dançando e dando risadas histéricas e macabras. A outra, com aparência insetóide, algumas vezes assume a forma humana para espionar Gaban sem ser percebida.
- Dolgiran - a nave de Gaban. Possui um comando de defesa acionado por Gaban.
- Dolu- conhecido por Fera Estelar Dolu. quando Gaban fala: "Preciso de ajuda Dolu" (Denshi Seijū Doru no original), a parte inferior desprende-se formando o dragão robô .
- Cybarian (Cyberian no original) - a moto de Gaban, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Espaço Makuu, parecido como o Side Car. O Side Car foi relançado na série Metalder para dar nome de Side Phantom, conhecido e pronunciado como Speed Side Car.
- Gavion (Gyabion no original) - o tanque de Gaban. Em seu interior fica armazenado o veículo Super Broca (Scooper no original). Armas: "Gavion laser" e "Foguete gavion".
- Mogriran- Um veículo que tem uma imensa perfuratiz, armazenado dentro e à frente da cabine de controle do Tanque Sharinger. Foi utilizado uma vez por Gaban para salvar a Tsukiko. Armas: Projétil Mogriran.
Armas e Ataques
- Raios Seccionados/Raios Superativados (Laser Z Beam, no original): a arma de Gaban disparada diretamente de sua mão, sem nenhum auxílio de pistola ou coisa parecida. Pode ser feito também quando Gaban dá o comando para Dolu disparar através de seus olhos.
- Visor laser (Laser Scoope no original) - Serve para encontrar inimigos camuflados em pleno combate, ou para descobrir alguma base secreta, quando necessário.
- Escudo laser (Barrier no original) - Pouco utilizado por Gaban, serve para se proteger de ataques inesperados.
- Espada Laser (Laser Blade no original) - a espada de Gaban, com a qual desfere o "Dinâmico Gavan", traduzido para "Gaban Vencerá!" (Gavan Dynamicno original) que derrota os monstros da Makuu. A execução do golpe é acompanhada de uma cena em que exibe um cenário negro, acompanhado de vários raios, erguendo e desferindo um golpe luminoso em formato vertical, além de uma música especial (BGM) chamada Ijgen Dai-Kessen.
- Sonar Eletromagnético (Electro Sonar no original): acoplada no canto esquerdo da cabeça, usada apenas para rastrear inimigos ocultos como se fosse um radar.
- Chute Gaban: conhecido como super chute.
- Soco Gaban (Gyaban Punch no original) conhecido como super soco.
- Chute Espiral: Gaban dá um chute apenas com um pé.
- Bombardeio Dimensional (Dimension Bomber no original): conhecido como bomba veloz, Gaban dá um rodopio dando soco com ambas as mãos.
- Evaporação Vácuo: Gaban pode desmaterialisar na forma de luz para confrontar o grupo Makuu.
Filmes
- Kaizoku Sentai Gokaiger vs. Uchuu Keiji Gavan: The Movie
- Uchuu Keiji Gavan: The Movie
- Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z
Personagens exclusivos do Filme 1 e 2
- Geki Juumonji/Gavan Type G - Protagonista de Gavan:O Filme. Ex-piloto de Sidecar e ex-astronauta. Apareceu nos filmes da série Kaizoku Sentai Gokaiger e no Filme de Gavan. Ele e seu companheiro Toiyo se acidentam no espaço. Ele não consegue salvar Touya, mas é se livra do Buraco de Minhoca e se sente culpado por isso. Torna-se Gavan como apenas um recruta normal. Mas é bastante determinado e mesmo assim, não chega perto do antigo Gyaban.
- Shelly - Parceira de Geki, sobrinha do Comandante Kom e prima da Mimi. Bastante ingênua, mas também possui técnicas ágeis para fugir dos inimigos.
- Itsuki Kawai - Pesquisador em astrofísica e amiga de infância de Geki e ex-namorada de Touya. Chegou a ter sido sequestrada por Brighton e Gavan a salva.
- Kai Hyuga - Novo Sharivan, ajuda Gavan na luta contra os vilões.
- Shu Karasuma - Novo Shaider, ajuda Gavan na luta contra os vilões.
- Erina - Nova secretária do Comandante Kom.
- Touya Okuma/Brighton - Touya era o amigo de infância de Geki. Ele havia sido quase engolido pelo Buraco de Minhoca até que o fantasma de Don Holer o salva e lhe oferece uma armadura dourada lhe deixando poderoso. Tornou-se o líder de Makuu e junto com seus subordinados, tenta executar o plano para ressuscitar Don Holer. No fim, termina sendo ferido na luta contra Gavan e morre.
- Zan Vardo - Guerreiro na forma de homem-dragão que utiliza a armadura de SanDorba melhorada e suas técnicas também. Ele havia sido morto por Gavan, foi ressucitado por Brighton. É morto na segunda vez por Shaider.
- Majon Kill - Uma general de Makuu com poderes mágicos e armada com um chicote. Foi morta por Sharivan.
- Lizard Doubler - O último monstro Makuu, mas com a posição de general tal como os outros anteriores. Foi morto por Retsu/Gavan.
Games
The Space Sheriff Spirits é um Jogo eletrônico lançado em 25 de maio de 2006 do gênero Ação que possui 2 modos de jogo. O Modo Gavan no qual é um resumo jogável dos episódios da série(ep. 1, 13-14, 24, 30-31, 39, 42-43); O modo Uchuu Keiji que une o três detetives espaciais na luta contra a Rainha das Trevas Galáctica que seria parte da cronologia dos heróis após a morte de Kubilai; Modo Battle Royal que joga-se ao estilo Street Fighter escolhendo qualquer herói para lutar; E por último o modo Survival que escolhe qualquer herói para poder lutar contra uma quantidade ilimitada de oponentes sem ser derrotado.
Atores
- Takeshi Ichijouji/Gaban - Kenji Ohba
- Mimi - Wakiko Kano
- Comandante Kom - Toshiaki Nishizawa
- Marin - Kyoko Nashiro
- Voicer - Sonny Chiba
- Kojiro Oyama - Noboru Mitsutani
- Tamiko Ichijouji - Tamie Kubata
- Tsukiko Hoshino - Aiko Tachibana
- Maku - Morita Sakamoto
- Gousuke Fuji - Jun Tatara
- Shigeru Touyama - Shinichi Kase
- Don Holler - Shozo Iizuka (Episódios 1-10), Takeshi Watabe (Episódios 11-44)
- Hunter Killer - Michiro Ida
- Kiba - Noboru Mitani
- Sandorba - Ken Nishida
- Narrador - Issei Masamune
Participações Especiais
Honey, interpretada pela Machiko Soga |
- Guerreiros-Doubler - Satoshi Kurihara, Masashi Ishibashi e Shun Ueda
- Monstro Samurai Ari (forma humana) - Susumu Kurobe
- Go Daijoji/Hyou Doubler - Shinji Todo
- Honey - Machiko Soga
- Monica (jovem) - Hitomi Yoshioka
- Paul - Hirohisa Nakata
- Alan - Hiroshi Miyauchi
- Double Monster - Hideyo Amamoto
- Polial - Touta Tarumi
- Den Iga/Sharivan - Hiroshi Watari
Dubladores
- Takeshi Ichijouji/Gaban - Orlando Prado (Episódios do 1 ao 3)/Marco Ribeiro (Episódios 4 até o fim)
- Mimi - Miriam Ficher
- Don Holler - André Luiz Chapéu
- Hunter Killer (Caçador Maligno) - Leonardo José
- Sandorba - Waldyr Santana
- Kiba - Sônia Ferreira
- Comandante Kom - Dário de Castro
- Marin - Ilka Pinheiro
- Kojiro - Carlos Siedl (Episódios do 1 ao 13)/Ionei Silva (Episódios 14 até o fim)
- Den Iga/Sharivan - Oberdan Junior
- Tsukiko - Nair Amorim
- Sr. Gousuke - Miguel Rosemberg
- Narrador - Márcio Seixas
- Estúdio - VTI Rio
Músicas
Abertura
- "Uchuu Keiji Gavan"
- Letra: Keisuke Yamakawa
- Composição: Michiaki Watanabe
- Arranjo: Koji Makaino
- Artista: Akira Kushida
Encerramento
- "Hoshizora no Message"
- Letra: Keisuke Yamakawa
- Composição: Michiaki Watanabe
- Arranjo: Koji Makaino
- Artista: Akira Kushida
Notas:
- Gaban foi o precursor dos Metal Hero, linhagem que fez muito sucesso nos anos 80 e que acabou em meados da década de 90. A série é considerada uma das melhores já produzidas em sua década e "salvadora" da Toei Company, que na época estava passando por uma grave crise financeira.
- Por algum motivo desconhecido, a atriz Wakiko Kanô, que interpreta Mimi, saiu da série no episódio 30, retornando somente no 42. Na sua ausência, Marin tomou seu lugar como assistente de Gaban. Durante esse período, a cena da apresentação da atriz na abertura foi substituída por Gaban lançando seus Raios Seccionados.
- O termo "Espaço Makuu", referente ao espaço controlado pela organização, no qual as investidas são mais violentas, esteve sempre presente na série. Porém, no Brasil, o termo só foi usado no episódio 35, e novamente no episódio 40 ao 44 (final da série).
- Na França, Gaban foi chamado de X-OR.
- Devido ao enorme sucesso que Gaban fez na época no Japão, ele retornaria em participações especiais na serie sucessora, Sharivan.
- O tanque Gavion de Gavan, possui três divisões, somente um possui nome o Super Broca, fazendo a nave em que fica no Gavion ficar sem nome.
- O ator Eisei Amamoto faz uma pequena aparição no episódio 37 de Gaban. Dois anos depois, atuou como "Professor K" - o grande vilão da série Machineman. Ele faleceu em 23 de Março de 2003.
Versão Mangá - Kenji Ohba, o ator que interpretou Gaban, anos antes foi Battle Kenya na série Super Sentai Battle Fever J, que foi ao ar no Japão em 1979 e também interpretou Denji Blue em Denziman em 1980, tornando-se o primeiro ator a aparecer em dois seriados Super Sentai consecutivos. Em Metalder, de 1987, aparece nos episódios 25 e 26, junto de Junichi Haruta (Goggle Black em Goggle V, Dyna Black em Dynaman, MacGaren em Jaspion), Hiroshi Watari(Sharivan, Boomerman, Spielvan), Makoto Sumiwaka (Lady Diana e Reiko Shiratori) e Sumiko Tanaka (Jun Yabuki/Yellow Four II), como amigos de Satoru Kita ( Kazuoki Takahashi, Hayate/Change Griphon em Changeman). No ano seguinte, fez uma participação no seriado Jiraya como Yajiro, um discípulo do mestre Tetsuzan Yamaji.
- Segundo a Wikipedia Japonesa, o nome do heroi Gaban foi inspirado no nome do ator francês Jean Gabin, muito conhecido no arquipelago pelos seus filmes policiais.
- No episódio 6 aparece uma garotinha com um pijama com um desenho do Pica-Pau.
- Foi lançada em VHS pela extinta Globo Video contendo somente os 3 primeiros episódios.
- No Brasil a serie foi exibida pela Rede Globo e se chamou "Space Cop".
- Sonny Chiba interpretou Voicer, o pai de Gaban, nos episódios finais. Vinte anos depois, ele atuaria junto com Kenji Ohba novamente, em Kill Bill Volume 1, como Hattori Hanzo e seu aprendiz, respectivamente.
- Em janeiro de 2012, foi lançado um filme chamado Kaizoku Sentai Gokaiger vs. Uchuu Keiji Gavan: The Movie (Esquadrão Pirata Gokaiger vs. Detetive Espacial Gavan - O Filme). Pela primeira vez na história, dois seriados de universos diferentes se encontravam na tela do cinema (antes só acontecia em shows de parques de diversão).
- No filme Uchuu Keiji Gavan - The Movie, Yuma Ishigaki interpreta o novo Gavan, Geki Juumonji, o Gavan Tipe-G, devido sua idade avançada, Kenji Ohba ainda atua como o antigo Detetive Espacial e auxiliará seu novo pupilo, Riki Miura interpreta Kai Hyuga, o novo Sharivan e Hiroaki Iwanaga é Shu Karasuma, o novo Shaider
- Geki Juumonji/Gavan Type-G apareceu nos episódios 31 e 32 de Go-Busters em que ele persegue Sai Doubler, revivido pelo Makuu. Ele possui uma parceira chamada Shelli, que possui o mesmo dispositivo de transformação da Mimi.
- No filme Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z, os Detetives Espaciais atuam com Gokaiger, Go-Busters, Kyouryuger, Kamen Riders OOO, Fourze, Decade e Wizard e outros Riders Showa e Heisei e outros Super Sentai na batalha contra a organização Mad.
- Geki Juumonji/Gavan Type-G aparece nos filmes Uchuu Keiji Sharivan NEXT GENERATION e Uchuu Keiji Shaider NEXT GENERATION.
- Em Uchuu Keiji Shaider NEXT GENERATION, a personagem Horror Girl (alter ego da vilã Hilda Gordon) foi inspirado nas Horror Girls.
Sharivan
Uchuu Keiji Sharivan é uma série de televisão do gênero tokusatsu da franquia Metal Hero. É a segunda série da trilogia dos Policiais do Espaço, sucedendo Gyaban. Produzida pela Toei Company, a série foi exibida originalmente entre 4 de março de 1983 e 24 de fevereiro de 1984 pela TV Asahi, totalizando 51 episódios. No Brasil, foi transmitida nas tardes da Rede Bandeirantes a partir do dia 8 de outubro de 1990 a 21 de dezembro do mesmo ano, sendo parte integrante do programa TV Criança. Posteriormente foi exibida na Rede Record em 1993 (a partir de 13 de maio, pelas manhãs) e na TV Guaíba, de 13 de setembro de 1993 a 15 de janeiro de 1994, na Sessão Série, às 11h e 14h. Voltou a ser exibido em 1996 pela Rede Record no programa Tarde Criança junto com os outros heróis japoneses. Em 1998, teve uma exibição regional para o RJ durante o meio-dia, também na Rede Record.
História
Den Iga passa a ocupar o posto de Detetive Espacial na Terra, enquanto que seu antecessor Gyaban é promovido para capitão. Desta vez a ameaça é a Sociedade Secreta Mad (Maddou no Original), liderada por Maoh Saiki (Maoh Psycho).
Notas:
- O ator protagonista da série, Hiroshi Watari, atuou como dublê em Sun Vulcan a três anos atrás do início da série e participou de todos os Metal Heroes de Gyaban a Metalder, sendo que em Shaider ele participou apenas do movie Crossover e, mais para frente, protagonizou mais uma série: Spielvan. Além disso, Watari fez sucesso no Brasil como o personagem Boomerman em Jaspion.
- Sharivan fez muito sucesso no Japão, atingindo pontos de audiência superiores ao de seu antecessor Gyaban que também fez muito sucesso. No Brasil fez um sucesso mediano, porém foi o Uchuu Keiji que mais teve audiência e sucesso no solo tupiniquim.
- Os atores: Yuki Tsuchiya e Yuki Yajima, intérpretes dos irmãos Bell: Willy e Helen, nos anos seguintes interpretaram respectivamente: Mika Koizumi/Yellow Four 1 em Bioman e Jinjiro Mizuno/Bycrosser Jin em Bycrossers. Em 1990, Yuki Tsuchiya veio a falecer no dia 16 de maio em um acidente de carro.
- O tanque Tanque Sharinger de Sharivan, possui três divisões, somente um possui nome o Mogriran, fazendo a nave em que fica no Tanque Sharinger ficar sem nome.
- O ator Shouhei Kusaka, que tinha feito ponta como o personagem Tokio no episódio 5, atuaria como Kaminin Oruha em Jiraiya e protagonizaria a série Jiban como Naoto Tamura/Jiban.
- Akiko Hayasaka, que fez uma participação no episódio 22 como a tenista Jun Hanai, era a atriz originalmente escalada para interpretar a ginasta Miki Momozono/Goggle Pink em Goggle V, mas foi substituída por Megumi Ogawa.
- No filme Uchuu Keiji Gavan - The Movie, Yuma Ishigaki interpreta o novo Gavan, Geki Juumonji, o Gavan Tipe-G, devido sua idade avançada, Kenji Ohba ainda atua como o antigo Detetive Espacial e auxiliará seu novo pupilo, Riki Miura interpreta Kai Hyuga, o novo Sharivan e Hiroaki Iwanaga é Shu Karasuma, o novo Shaider.
- No filme Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z, os Detetives Espaciais atuam com Gokaiger, Go-Busters, Kyouryuger, Kamen Riders OOO, Fourze, Decade e Wizard e outros Riders Showa e Heisei e outros Super Sentai na batalha contra a organização Mad.
- Hiroshi Watari voltou a interpretar Den Iga no filme Uchuu Keiji Sharivan NEXT GENERATION, lançado em home video em 10 de outubro de 2014 no Japão. Neste filme foi mostrado como como Kai Hyuga (Riki Miura) se tornou Sharivan.
- A Apolo Brinquedos lançou no mercado brasileiro uma linha de bonecos articulados da series " Sharivan" e do " Comando Estelar Flashman " ,hoje são itens difíceis de serem encontrados para colecionadores pois foram lançados no começo da década de 90.
- Hitomi Yoshii (Rumi - Maria no original) viveu 3 anos depois a vilã Pérola em Kamen Rider Black
Personagens
- Den Iga/Sharivan: O protagonista da série. Nativo da Ilha Iga, onde trabalhava como patrulheiro florestal. Ajudou seu antecessor (Gyaban) em sua luta contra a sociedade Makuu, onde recebeu um ferimento mortal. Então Gyaban o enviou para a Estrela Bird. Graças à ciência da Estrela Bird, Den Iga se recupera e recebe um treinamento especial, tornando assim um Detetive Espacial, sucedendo Gyaban. Na Terra passa a combater a Sociedade Secreta Mad. Transforma-se ao dizer "Raio Solar" (Sekisha no original). No último episódio, após destruir Mad, Den se reúne aos outros descendentes do povo de seu planeta e volta para lá, para reconstruí-lo.
- Lili: A ajudante de Sharivan. Nativa da estrela Bird. Com a derrota do império Fuuma, Lili volta para o planeta Bird, sendo que ela queria ir para o planeta Iga com Den.
- Capitão Gyaban: Após derrotar Makuu, é promovido ao cargo de capitão. Luta junto com Sharivan contra a organização Mad.
- Kojiro Oyama: Todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série.
- Comandante Kom - Nativo da estrela Bird, é o Comandante da União da Polícia Galática.
- Mareen: Secretária de Kom.
- Mimi (ep. 1, 47 - 51): Filha do Comandante Kom e parceira de Gyaban. No fim da série foi forçada a casar-se com o General Gailer, mas é salva por Sharivan. Sua habilidade extra-sensorial também foi importante para rastrear a base da MAD e Maoh Saiki.
- Tsukiko (ep. 15, 34): É a irmã adotiva de Gyaban. Foi feita refém de Mad em troca de sua vida a destruição do Grand Bus. Ao ser salva, ela começa a trabalhar para a Polícia Galáctica.
- Chiaki, Akira e Chie: São os filhos do presidente da Suzuki Motors. Eles aparecem frequentemente ao lado de Kojiro.
Descendentes de Iga
- The Organizers (eps. 27 e 50): Grupo de Resistência Anti-Mad. É representado por Moore, Keith e Rita.
- Santo Protetor (eps. 34, 47 e 51): O Deus Protetor dos Igas. Para Sharivan entregou a Espada Santificada, e no episódio final da série ajudou Sharivan e Gyaban com a volta do Cristal Iga.
- Jii/Monstro Mascarado (ep. 19): O velho chefe da Ilha Iga. Teve consigo o mapa com a localização do Cristal Iga, o qual protege sob o disfarce do Monstro Mascarado.
- Mario (ep. 27): É um fugitivo da Penitenciária de Mad. Foi revelado possuir o mesmo sangue de Sharivan. Acaba sendo morto pelo monstro Uragiri Beast.
- Garotas da Ilha Iga (eps. 19, 20, 31 e 49 a 51): Colegiais que usam roupas de marinheira, são as protetoras do Cristal Iga, um sol artificial de 2000 anos de idade, oculto na Ilha Iga. Lideradas por Miyuki.
- Willy Bell (ep. 36): É o irmão mais novo de Helen Bell. Em uma viagem espacial teve seus pais assassinados por Mad. No final é morto pelo General Gailer.
- Helen Bell (eps. 36, 38, 39 e 42): Irmã mais velha de Willy Bell. Morreu vítima de um plano nefasto de Mad. Após isso Sharivan jurou vingar sua morte.
- Guerreiros de Iga(ep. 51): Os guerreiros do planeta Iga que ajudaram Sharivan e Gyaban no último episódio. Seus membros são: Jack, Fumio (Henry no original), Lumi (Maria no original) e Yoshio (Kirk no original).
Sociedade Secreta Mad ("Mado", no original)
É uma organização de criminosos psíquicos. Sua fortaleza é o Castelo da Alucinação, localizado no Mundo da Alucinação. Desejam conquistar o Universo inteiro espalhando o caos através das habilidades psiônicas de seus integrantes.
- Maoh Saiki (Maoh Psycho): Vilão principal da série e líder de Mad. Passa todo o seriado sentado em seu trono e mesmo quando tem que lutar não se levanta dele. No penúltimo episódio é revelado que ele possui dois corpos e quando um morre o outro o ressuscita, o que o torna "imortal". Sendo que esse segundo corpo dele, Saikioh, aparece em várias episódios vigiando Sharivan. Tem a forma de um homem careca trajado de terno branco e se transforma em robô no penúltimo episódio. Mas na batalha final, Sharivan e Gyaban conseguem matá-lo, pois cada herói destrói um corpo de Maoh Saiki ao mesmo tempo.
- Doutora Porter: Estrategista, é a chefe dos cientistas de Mad e sucessora de Maoh Saiki no comando da organização. É ela quem aciona a Máquina do Mundo da Alucinação, que transporta as pessoas para outra dimensão. Foi morta por Sharivan no último episódio.
- General Gailer: Comandante de campo de Mad. Não gosta de Porter, mas é obrigado a se submeter à autoridade dela. Tentando melhorar sua imagem com Maoh Saiki, desafia Sharivan para uma luta mano a mano. Nesse último duelo, seu rosto fica com manchas vermelhas se tornando mais poderoso, quando Maoh Saiki o manda para o mundo da alucinação. Mesmo assim, o herói lhe mata.
- Miss Akuma 1 e 2: Com pouca projeção na série, são duas guerreiras que ajudam Gailer e fazem serviços de espionagem para Porter. Akuma 1, morta por Gyaban, vestia traje preto e Akuma 2, devorada por Gamagon, vestia traje rosa.
- Leider (eps. 34 a 50): Aparece pela primeira vez no episódio 34. É um feiticeiro de origem desconhecida. Ardiloso e estrategista, finge ajudar Mad, mas enquanto isso joga os membros da organização uns contra os outros, pretendendo se apoderar do comando do grupo quando este se encontrar em estado de caos. No penúltimo episódio, quando finalmente desafiou Maoh Saiki abertamente, este o destruiu.
- Grande Rei Gamagon (eps. 31, 49-50): É uma enorme cabeça de sapo. Tentou devorar Sharivan quando este acidentalmente caiu em seu planeta no episódio 31. Depois se aliou a Leider para roubar o Cristal Iga. Foi destruído por Sharivan no penúltimo episódio. Ele traz seus servos, que são soldados humanóides trajados de cor vermelha
- Brasas Benguel (Bengel Brothers, ep. 11): Piratas mercenários espaciais que vieram dos confins do universo planejando tomar o controle de Mad. Após serem torturados por Maoh Saiki, são transformados em ciborgues comandados por Mad e suas informações sobre os golpes de Sharivan são utilizadas para criar o monstro maligno Shouri Beast.
- Soldados Saikier: São os soldados rasos de Mad. Possuem uma máscara metálica e traje de cor escura.
- Leisa, a Guerreira do Mundo Espiritual (ep. 42): Um guerreira enviada por Leider para matar Helen Bell. Disfarçada de humana, ela engana Hellen dizendo que está muito triste sobre a perda de alguém. Mas nisso, ela mostra sua verdadeira face e duela contra Hellen. Sendo então morta pela mesma.
OutrosSoldados Saikier: São os soldados rasos de Mad. Possuem uma máscara metálica e traje de cor escura.
Leisa, a Guerreira do Mundo Espiritual (ep. 42): Um guerreira enviada por Leider para matar Helen Bell. Disfarçada de humana, ela engana Hellen dizendo que está muito triste sobre a perda de alguém. Mas nisso, ela mostra sua verdadeira face e duela contra Hellen. Sendo então morta pela mesma.
- Kumiko (ep. 3): Filha de um cientista escravizado por Mad para a construção de uma arma de destruição em massa. Quando Sharivan consegue salvar seu pai, é sequestrada por Mad e salva também pelo herói.
- Tsutomo (ep. 4): Garoto de raciocínio limitado que é vítima do plano MY-COM de Mad, que consistia em um sistema de estudos usando computadores capaz de tornar crianças comuns e supostos gênios ao prever o resultado dos futuros exames escolares. É salvo por Sharivan ao ser usado como chamariz para uma cilada preparada para o herói no ambiente hi-tech chamado "House".
- Tokio (ep. 5): Jovem que foi transformado em agente espião de Mad ao lado de outros jovens na mesma situação. Acaba sendo forçado a matar sua própria namorada, Yoko, e ao resistir é morto pelo monstro Sound Beast. Foi interpretado pelo ator Shouhei Kusaka, que viveu Naoto Tamura, o Jiban da série Policial de Aço Jiban em 1989.
- Satiko Osawa (ep. 7): Jovem possuída pelo monstro Double Beast e que manifesta uma dupla personalidade por sua influência. É salva por Sharivan.
- Goichi Mizoguchi (ep. 8): Garoto ecologista inconformado com a poluição do rio dos salmões. Seu sonho, assim como o de seu pai (que morrera de acidente de trânsito), era proteger o rio para que os salmões pudessem voltar a nadar livremente. Sua mãe trabalhava num supermercado.
- Professor Komura (ep. 12): Renomado astrofísico conhecido mundialmente por ter recebido um Prêmio Nobel de Física, pai de Akiko, é alvo da chamada "Operação Meu Amigo" de Mad, que falsamente difundia a amizade entre os povos das galáxias e os seres humanos.
- Arai (ep. 13) Boxeador: que perdeu sua mãe ainda pequeno e por conta disso queria construir um hospital. No entanto acaba sendo manipulado por MAD até que Sharivan o salva.
- Denichiro Iga (primeira aparição: ep. 13): Pai de Sharivan, botânico descendente do planeta Iga. Morreu quando Den Iga era criança após defender seus semelhantes do ataque de um urso com as próprias mãos.
- Senhora Gin (ep. 14): A última descendente da monarquia Demimoz, era uma velha senhora, já viúva, que vivia sozinha numa imensa mansão. Nesta mansão estava escondida um imenso tesouro que atraiu a atenção de Mad.
- Sayoko Hayashida (ep. 16): Cantora de sucesso que, antes de sua última semana de vida, perdeu sua voz por conta de uma doença e se suicidou enquanto estava na praia junto com a sua irmã Akiko. No entanto Mad a ressuscitou através de uma cirurgia e ainda fez sua voz voltar ao normal. Mad utilizou-a em um plano diabólico em que fez os jovens ficarem muito agressivos através de sua música.
- Jun Hanai (ep. 22): Tenista promissora que chegou a participar do torneio de Winbledon, manipulada pela influência maligna de Shinigami Beast. É induzida a cometer suicídio como parte de um plano de Mad para acabar com várias pessoas famosas (dentre elas a campeã de natação Yumi Yabuki e o renomado escritor Ichiro Omura), pois com isso várias pessoas seguiriam seus exemplos e também fariam o mesmo. É salva por Sharivan.
- Senhor Gohara (ep. 25): Bem-sucedido empresário vítima de um plano de Mad de extorsão por meio de dívidas contraídas com jogos. Seus filhos e mulher são sequestrados e cabe a Sharivan resgatá-los.
- Bita (ep. 29): Um ex-policial que convencido pelo monstro Heiki Beast a cair numa cilada para derrotar Sharivan. Anteriormente, ele havia sido expulso da polícia porque estava dentro de um Cassino.
- Naoko (ep. 32): Uma garota vítima de um plano da Laranja de Mad em transformar crianças em monstro.
Armas e Ataques
- Chute Sharivan (Shariban Kick no original): Chute especial utilizado por Sharivan. É tão poderoso que pode até mesmo quebrar uma enorme rocha.
- Bomba Faísca: Um soco aéreo que tem a força de quebrar um parede de concreto.
- Antena Solar: Tem o poder captar pequenos sons num raio de até 4 mil metros.
- Dimensão Trans-Silver: duas antenas aparecem em cada lado da cabeça para rastrear o inimigo, parecido com os riders em Kamen Rider Black.
- Campo de Observação: Radar que tem a capacidade de perceber, memorizar e analisar as ondas captadas como o raio infravermelho, raio ultravioleta e raio X. Os dados são expressos no visor da armadura.
- Proteção Sharivan: Uma barreira capaz de reter o fogo e até mesmo raio laser.
- Tiro Relâmpago (Crime Buster no original): A arma laser de Sharivan cujo raio laser pode se dividir em várias funções: Tiro Mortal, Tiro Dissolvente, Tiro Choque e Tiro Destruidor. Além disso, o Tiro Relâmpago pode ser usado para salvar vidas, convertendo-a numa seringa para transfusão de sangue.
- Protetor Plasma: Óculos especiais que Sharivan usou para combater as ilusões de Leider. Com o recurso do Grand Bus, Sharivan combate a Nave de Combate Caveira usando o Jato Plasma.
- Espada Laser (Laser Blade no original): A espada de Sharivan, com a qual desfere o "Choque Fatal Sharivan" (Shariban Crash no original) que derrota os monstros de Mad. A execução do golpe é acompanhada de uma cena em que exibe sua silhueta negra, em frente a uma enorme imagem dourada do sol, erguendo e desferindo um golpe luminoso, além de uma música especial (BGM) chamada Ijgen Dai-Kessen.
- "Espada Leão Iga ou Espada Santificada": Foi encontrado e tirado por Den, leva até a montanha Iga e liberta o cristal Iga. Posteriormente, utiliza a espada no episódio 47 e 51.
Veículos
- Grand Bus: A nave de Sharivan. Tem dois módulos: uma nave de batalha e uma forma humanoide, da qual pode disparar o "Canhão Plasma" (Plasm Cannon no original).
- Armas: Missil Grand Bus, Laser Grand Bus, Canhão Plasma e Canhão Plasma-Tipo 2 (Jato Plasma).
- Moto Sharian: A moto de Sharivan, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Mundo da Alucinação de Mad.
- Armas: Laser Sharian e Moto Foguete Sharian.
- Tanque Sharinger: O tanque de Sharivan. Em seu interior fica armazenado o veículo Mogriran.
- Armas: Laser Sharinger e Foguete Sharinger.
- Mogriran : Um veículo que tem uma imensa perfuratriz, armazenado dentro e à frente da cabine de controle do Tanque Sharinger.
- Armas: Projétil Mogriran.
Filmes
- Uchuu Keiji Gavan: The Movie
- Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z
Elenco
Atores japoneses
- Den Iga/Sharivan: Hiroshi Watari
- Capitão Gyaban: Kenji Ohba
- Lili: Yumiko Furaya
- Mimi: Wakiko Kano
- Miyuki: Sumiko Kakizaki
- Comandante Kom: Toshiaki Nishizawa
- Kojiro: Masayuki Suzuki
- General Gailer: Satoshi Kurihara
- Doutora Porter: Hitomi Yoshioka
- Leider: Mitsuo Andô
- Miss Akuma 1: Chieko Maruyama (1-22, 48-51) e Miyuki Nagato (23-47)
- Miss Akuma 2: Lala (1-22) e Yui Mizuki (23-50)
- Marin: Kyoko Nashiro
- Maoh Saiki (Ma Oh Psych): Shozo Izuka (voz)
- Narrador: Issei Masamune
Participações Especiais
- Tokio (5): Shouhei Kusaka (creditado como Hiroshi Tokoro)
- Boxer Beast (forma humana) (13)/Keith (27, 50): Toshimichi Takahashi
- Tsukiko Hoshino (15): Aiko Tachibana
- Hunter Killer (15) (flashback): Michiro Iida
- Voicer (15) (flashback): Sonny Chiba
- Koichi Iga (19): Yoshinori Okamoto
- Jun Hanai (22): Akiko Hayasaka
- Mário (27): Kiyohiko Ozaki
- Moore (27, 50): Isamu Shimizu
- Willy Bell (36): Ayumu Tsuchiya
- Helen Bell (36, 39, 42): Yuki Yajima
- Guerreira Do Mundo Espiritual (42): Chieko Maruyama
Dubladores brasileiros
- Den Iga/Sharivan: Élcio Sodré
- Capitão Gyaban: Carlos Laranjeira
- Lili: Eleonora Prado (episódios 1 e 2) e Rosana Garcia
- Comandante Kom: Luiz Antônio Lobue
- Mimi: Christina Rodrigues
- Tokio (episódio 5): Eduardo Camarão
- Kojiro Ooyama: Oswaldo Boaretto
- Patrão do Den Iga: Jorge Pires (a partir do episódio 3)
- Chiaki: Alessandra Araújo (a partir do episódio 3)
- Akira: Zezinho Cutolo (a partir do episódio 3)
- Miyuki: Cecília Lemes
- Helen Bell: Neuza Azevedo
- Willy Bell: Mauro Eduardo Lima
- General Gailer: Ricardo Medrado
- Doutora Porter: Márcia Gomes
- Leider - João Francisco Garcia
- Miss Akuma 1: Nair Silva
- Miss Akuma 2: Patrícia Scalvi
- Santo Protetor: João Paulo Ramalho
- Maoh Saiki (Maoh Psycho): Luiz Antônio Lobue
- Tigre Bengel: João Francisco
- Cobra Bengel: Ézio Ramos
- Mario (episódio 27): Ricardo Nóvoa
- Professor Wakami (episódio 28): Aldo César
- Narrador: Carlos Alberto Amaral
- Diretor de dublagem: Carlos Alberto Amaral
- Estúdio: Álamo
Trilha sonora
OST (Trilha sonora original)
- Uchuu Keiji Sharivan, por Akira Kushida (tema de abertura)
- Tsuyosa wa Ai da, por Akira Kushida (tema de encerramento)
- Yeh Sharivan, por Akira Kushida (tema do Tanque Sharinguer)
- Spark Sharivan, por Akira Kushida (tema do Raio Solar)
- Ultra Dimension Fighting Grand Bus, por Akira Kushida (tema do Grand Bus)
- Let's Walk The Streets Of The Starry Sky, por Kyohiko Ozaki
- Danger Melody, por Popura (tema de batalha, usado nas raras cenas de luta de Lili)
BGM (Músicas de fundo)
- Kakero! Iga Den
- Genmujou
- Sekisha Seyo! Sharivan
- Ai no Theme
- Chousen
- Chou Kagaku no Mistery
- Hasshin
- Ijigen Dai-Kessen
- Yume Miru Mirai
- Run Sharivan
- Hoshizora no Machi wo Arukou (Egao ga Modotte)
Músicas tema
Abertura
- "Uchuu Keiji Sharivan"
- Letra: Keisuke Yamakawa
- Composição & Arranjo: Michiaki Watanabe
- Artista: Akira Kushida
Encerramento
- "Tsuyosa wa Ai da" (強さは愛だ?)
- Letra: Keisuke Yamakawa
- Composição & Arranjo: Michiaki Watanabe
- Artista: Akira Kushida
Sheider
Sheider é uma série de televisão do gênero tokusatsu franquia Metal Hero, sucedendo Sharivan e antecedendo Jaspion. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 2 de março de 1984 e 8 de março de 1985 pela TV Asahi, totalizando 49 episódios. É a terceira e última série da trilogia dos Policiais do Espaço. No Brasil, Shaider foi exibido em 1990 pela TV Gazeta de 19/11/90 até 23/03/91. Posteriormente, exibido pela Rede Globo inicialmente aos sábados pela manhã (7h35) de 6 de abril a 22 de junho de 1991. Em 1992, foi remanejado para as madrugadas de sexta para sábado e sábado para domingo, junto com Bicrossers, no período de 14 de junho de 1992 até 10 de janeiro de 1993, sua última exibição. Posteriormente, foi adaptada para o público americano, juntamente com Spielvan e Metalder, pela produtora norte-americana Saban Entertainment como a série VR Troopers.
História
O terceiro Policial do Espaço a defender a Terra é Dai Sawamura, codinome Shaider, sua parceira Annie, é uma ótima lutadora e sempre ajuda a decidir os combates, A dupla luta contra o maligno Império Mágico Fuuma.
O Final
O Kubilai arruma um corpo mecânico e luta com Sheider. Ele é derrotado como um mero monstro do dia e isso faz com que suas tropas em todo cosmo entrem em colapso, tombando facilmente ante as armadas da polícia do espaço. Sheider vai pegar Annie no castelo de Kubilai, Paú que mostra sua verdadeira forma (uma múmia ) e se despede de Sheider e Annie, assim, tudo explode e Shaider ao por dor sol com Annie.
Notas:
Houve um especial em que faz uma homenagem a trilogia, onde só ocorre uma grande recapitulação do que ocorreu nas três séries, os atores originais se encontram e do nada uma voz dos céus diz algo como “as crianças do mundo nunca viram os 3 policiais do espaço juntos, transformem-se para elas verem” e eles se transformas. Ainda houve a participação especial de Satoshi Kurihara, que interpretou o General Gailer em Sharivan. Curioso é que a personagem Sacerdotisa Paul é um homem no original que teve a vós de mulher aqui no Brasil, ele foi interpretado pelo ator Jun Yoshida que fez o Taurus em Kamen Rider Black.
- Hiroshi Tsuburaya - Dai Sawamura/Shaider
- Naomi Morinaga - Annie
- Toshiaki Nishiwaza' - Comandante Kom
- Wakiko Kano - Mimi
- Kyoko Nashiro Myodai' - Marin
- Masayuki Suzuki - Kojiro
- Jun Yoshida - Sacerdotisa Paú
- Kazuhiko Kubo - Comandante Hesler
- Shozo Izuka - Kubilai (voz)
- Keiko Nawa - Garota 1
- Aya Kano (eps 1-15)/Mai Ooshi (eps 16-35)/Yumiko Yashima (eps 36-48) - Garota 2
- Yoshimi Kawashima - Garota 3
- Noriko Kojima - Garota 4
- Rina Naoi - Garota 5
Rom, o Cavaleiro do Espaço
Rom é um super-herói cósmico no Universo Marvel. Ele aparece pela primeira vez em Rom # 1 (Dezembro 1979) e foi criado por Bill Mantlo e Al Milgrom,originalmente a figura de Rom era vendida como um brinquedo de ação semelhante a Comandos em Ação.
Rom nasceu há cerca de 200 anos terrestres no planeta Gálador, lar de uma pacífica civilização no auge de sua prosperidade. Sendo a guerra, a pobreza e a doença algo praticamente esquecido os galadorianos decidiram enviar uma frota de naves para percorrer toda a galáxia, partilhando sua tecnologia e princípios de vida com outras civilizações.
Os galadorianos foram bem recebidos em todos os mundos que chegaram, mas ao penetrarem na misteriosa Nebulosa Negra pela primeira vez foram emboscados uma armada de naves guerreiras. Essas naves pertenciam ao Espectros (dire wraiths), uma civilização hostil de seres metamorfos, que combinavam alta tecnologia e magia negra e pretendiam conquistar toda a galáxia. Após uma feroz batalha, os Espectros destruíram toda a frota galadoriana invocando um gigantesco demônio espacial chamado Asa da Morte (deathwing). Antes de morrer o comandante da frota conseguiu enviar uma mensagem para Gálador alertando do perigo que os Espectros representavam.
O Conselho de Gálador, tomando conhecimento da tragédia, iniciou medidas para se defender e livrar a galáxia da sombra conquistadora dos espectros. Desenvolveram armas de defesa avançadíssimas, sendo as principais o Projetor do Limbo, uma devastadora porém não letal arma que bania os atingidos por seus raios para a dimensão etéra do Limbo, onde ficariam presos por toda a eternidade. Além dele, criaram poderosas armaduras capazes de dotar seus usuários de incríveis poderes, mas que custavam a eles sua humanidade, ao torna-los mais máquinas do que homens. A cirurgia para ligar alguém a essas armaduras era irreversível e o sacrifício exigido dos seus usuários era enorme. Por isso, o Conselho pediu voluntários incapaz de forçar alguém a tal ato de despreendimento heróico.
Rom foi o primeiro cidadão de Gálador a se oferecer para a transformação. Com seu exemplo, milhares o seguiram. Eles se tornaram os Cavaleiros Espaciais de Gálador. Cada um recebeu uma armadura diferente, dotada de poderes especiais para cada galadoriano. Sem perda de tempo os Cavaleiros partiram para a Nebulosa Negra. A guerra foi violenta e terrível. Centenas de cavaleiros pereceram. Mas com determinação e coragem destruíram a maior parte das naves dos Espectros e suas bases nos mundos da Nebulosa. Na batalha final, Rom, que havia se destacado como grande líder e herói dos cavaleiros espaciais, conseguiu destruir Asas da Morte.
Um grande número de espectros, porém, haviam fugido da derrota na Nebulosa Negra e se espalhado por milhares de mundos,usando seus poderes metamórficos para conquistar e usar esses mundos como armas em uma guerra de vingança contra Gálador. Rom e os demais cavaleiros, então, partiram em uma busca centenária por toda a galáxia, encontrando e banindo os malignos espectros antes que pudessem realizar seus planos.
Dois séculos de lutas depois, o Sensor de Rom localizou uma grande colônia de Espectros na Terra, onde as criaturas haviam assumido a forma de humanos e se infiltrados em postos-chave por todo o planeta. Chegando a Terra, Rom passou a eliminar sistematicamente os malignos feiticeiros espaciais. Porém, seus atos foram durante muitos anos confundios com assassinato de pessoas inocentes, e sua aparência robótica provocava medo e desconfiança. Por isso, era constantemente perseguido pelas autoridades terrestres e os super-heróis, que o consideravam um "invasor alienígena". Durante muito tempo, seus únicos aliados foram os jovens Steve Jackson e Brandy Clarck, que acabou se apaixonando pelo nobre Cavaleiro Espacial, embora seu amor nunca pudesse voltar a ser um homem real.
Finalmente, Rom convenceu os heróis da Terra da ameaça representada pelos invasores espectros, e, em uma grande batalha final, baniu os últimos transmorfos para o Limbo, retornando em seguida para Gálador na esperança de ter sua forma humana restaurada.
Na época trabalhando para o governo e inspirado pela arma de ROM, Forge criou uma replica do Neutralizador que acabou nas mãos de Henry Peter Gyrich, que na intenção de anular os poderes da Vampira acabou atingindo a Tempestade (Ororo Monroe), anulando temporariamente seus poderes.Forge, sentindo-se responsável, acolheu Ororo e ambos acabaram se apaixonando.Ororo quando descobriu que Forge era o criador da arma que tirou seus poderes ela se sentiu traída e o abandonou.Este episódio influenciou muito na fase dos X-Men.
- Armadura galadoriana – pressurizada, pode manter o usuário em situação agradável no espaço, no fundo do mar ou no centro de um vulcão ativo. É feita de um aço galadoriano chamado PLANDANIUM que nem o adamantium demonstrou ser capaz de causar grandes danos, isso fornece uma grande proteção ao usuário. O elmo da mesma fornece visão infravermelha. Exoesqueleto que aumenta a força.
- Neutralizador – a arma principal de Rom, possui três formas distintas evocadas pelo usuário quando necessário. Nesta forma dispara rajadas escarlates em cone ou raio que neutralizam qualquer forma de radiação(permanente), habilidade mutante(temporariamente), doenças(permanente), magias(as dissipa, mas não impede que sejam relançadas).
- Analisador – a segunda forma de sua arma - um feixe de luz escarlate em forma de cone analisa o alvo completamente descobrindo sua verdadeira forma caso esteja transformado em outra coisa, detecta doenças, radiação, magia.
- Erradicador – a terceira forma de sua arma - um feixe de luz escarlate em forma de raio ou cone chato que pode banir para o limbo ou desintegrar o alvo, a escolha do usuário.
- Voo – jatos fundidos as costas da armadura.
Característica: Sua armadura pode ser usada como tal
Spielvan
Jikuu Senshi Spielban é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 7 de abril de 1986 e 9 de março de 1987 pela TV Asahi, totalizando 44 episódios. No Brasil, foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 1991. Posteriormente, foi adaptada para o público americano, juntamente com Metalder e Shaider, pela produtora norte-americana Saban Entertainment como a série VR Troopers.
História
A história tem início quando o Império Water ("Waller", no original) destrói o Planeta Clean e os sobreviventes enviam dois representantes do planeta ao espaço para, após um período de doze anos em animação suspensa, iniciarem o combate ao malévolo império impedindo que este conquiste o seu próximo alvo, a Terra, cobiçada em razão de seus recursos naturais e da imensa quantidade de água em sua superfície. Os escolhidos para a tarefa são o garoto Spielvan e a sua amiga Diana. Além de lutar contra as ambições do Império Water, o herói busca um outro objetivo, resgatar seu pai e sua irmã das mãos de Water, visto que estes foram sequestrados e postos à serviço dos objetivos funestos deste último. O que Spielvan não sabe é que sua família fora convertida em fiéis servos de seus captores: o Profº Paul, seu pai, se transformou no insensível Dr. Bio, e sua irmã Helen foi transformada pelo próprio pai na fria e calculista Herbaira, cujo objetivo é um só: assassinar seu irmão Spielvan, e assim impedir a derrota do Império Water.
No Brasil, inicialmente a série foi anunciada com o título de Spielvan. Faltando algumas semanas para a estreia, o título foi modificado para Jaspion 2, dando a falsa ideia de uma continuação. As duas séries não tinham nenhuma relação quanto ao enredo. Jogada similar a feita na França onde os seriados super-sentai Maskman e Liveman foram chamados de Bioman 2 e Bioman 3, respectivamente.
As únicas séries do gênero Metal Heroes que possuem cronologia são Gyaban, Sharivan e Shaider, depois temos Winspector, Solbrain e Exceedraft e por último B-Fighter e B-Fighter Kabuto.
Spielvan teve histórias em quadrinhos publicadas no Brasil na revista Heróis da TV da Editora Abril, as histórias eram produzidas por artistas brasileiros, em 1994 foi publicado pela editora um inusitado crossover entre Jaspion e Spielvan na revista "Almanaque do Spielvan, roteirizada por Marcelo Cassaro.
- Spielvan: Hiroshi Watari
- Diana: Makoto Sumikawa
- Helen: Naomi Morinaga
- Pandora: Machiko Soga
- Doutor Bio: Ichiro Mizuki
- Deslock: Shozo Izuka
- Lay: Michiko Nishizawaki
- Marin: Maria Hernandez
- Anna: Rachel Griffths (Cenas de Flashback)/Mitsuko Horie (ep. 44)
- Guiottini: Mickey Curtis
- Narrador" Toru Ohira
- Ficha Técnica
- Criação: Saburo Hatte (pseudônimo usado pela equipe de criação da Toei Company)
- Produtores: Yuuyake Usui (TV Asahi), Susumu Yoshikawa, Itaru Orita (Toei)
- Roteiros: Shozo Uehara, Yoshiaki Kobayashi, Noboru Aikawa, Kazuho Takizawa, Yasushi Ichikawa, Noboru Sugimura
- Diretores: Takeshi Ogasawara, Yoshiaki Kobayashi, Michio Konishi, Makoto Tsuji
- Música: Michiaki "Chumei" Watanabe
- Produção: Toei Company, TV Asahi e ASATSU-DK INC.
- Episódios: 44
Notas
- O nome "Herbaira", a forma maligna da Helen, surgiu a partir da pronuncia em japonês do nome original, "Hellvira".
- Algumas fotos do seriado apareciam na contra-capa das fitas de Jaspion. Um ano antes da estreia, foi lançado um LP contendo 4 cançoes da série versadas em português, misturadas com 2 músicas de Jaspion e duas músicas de Kamen Rider Black.
- Apesar de Hiroshi Watari ser quase um ano mais velho que Naomi Morinaga, Spielvan é dois anos mais novo que Helen.
- Os quatro últimos episódios de Spielvan nunca foram exibidos no Brasil. Segundo o então presidente da distribuidora Everest Vídeo (depois Tikara Filmes) Toshihiko Egashira, em entrevista à revista Herói, houve problemas com o frete marítimo das fitas da série, e o erro só foi descoberto na fase de dublagem. Assim, Spielvan, tal como Kamen Rider Black, e Jiban, ficou sem o seu final exibido pela TV brasileira. O ator Hiroshi Watari, em entrevistas no Japão e até mesmo no Brasil, declarou que, assim como muitos fãs, não compreendeu exatamente o final da série.
- A atriz Naomi Morinaga, depois da série, participou de filmes eróticos. Em 1993, fez uma participação no filme Kamen Rider ZO e atualmente é dona-de-casa. Em 2014 retornou para telas reprisando o seu papel da Annie do seriado Shaider como mentora do novo Shaider do novo filme dos policiais do espaço.
- Ichiro Mizuki, que dublou o Doutor Bio, canta os temas de abertura e encerramento da série. No ano seguinte, cantou o tema de encerramento de Metalder, Time Limit.
- Ézio Ramos, o dublador brasileiro do protagonista da série, faleceu em 1999. Já Rosana Garcia não mora mais no Brasil. De acordo com informações da dubladora Alessandra Araújo, ela se casou em meados dos anos 1990 e se mudou para a Espanha.
- Hiroshi Watari veio para o Brasil em várias ocasiões. A primeira, em julho de 2003, no Anime Friends, junto com os cantores Akira Kushida e Hironobu Kageyama. A segunda, em outubro de 2004, no Ressaca Friends, junto com Takumi Tsutsui (Jiraiya). E a terceira em julho de 2008, durante o Anime World em Porto Alegre.
- No dia 7 de Maio de 2006, Machiko Soga, que interpretou a Rainha Pandora na série, veio a falecer vítima de câncer no pâncreas.
- Os atores que interpretaram Spielvan e Diana quando crianças são Masaru Nagai e Mika Katsumura, que coincidentemente (ou não) trabalharam juntos novamente em Mirai Sentai Timeranger, respectivamente como Tatsuya/TimeRed e Yuuri/TimePink, fazendo par romântico. Além disso, a atriz que interpretou Helen quando criança também interpretou a Tsutsue de Hyakujuu Sentai Gaoranger.
- Segundo a Wikipédia japonesa, o nome 'Spielvan' é uma homenagem ao diretor norte-americano Steven Spielberg.
- Além de dublar a personagem transformada, Makoto Sumikawa também era a unica atriz que vestia a armadura da Lady Diana apenas para a poses, enquanto os demais eram dublês do JAC. Hiroshi Watari e Naomi Morinaga apenas emprestaram as vozes para Spielvan e Helen transformados, segundo Watari.
- Spielvan teve 4 episodios finais dublados por fans do estúdio da Action Studios.
Ultraman
Ultraman é uma série japonesa de tokusatsu que estreou em 1966. Foi o segundo seriado de TV exibido em cores na televisão japonesa. O sucesso de Ultraman foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje.
No Brasil, foi televisionada nos anos 70, 80, 1996 e 2001 pelas emissoras: TV Tupi, TV Record, TVS (atual SBT), Rede Bandeirantes, Rede Manchete e CNT. Na Tupi, foi exibida durante anos dentro do programa Clube do Capitão Aza, sendo uma das principais atrações. Em 1971, foi lançada a série Regresso de Ultraman, que contava a história do seu alter-ego Hideki Go.
Foi por essa época que o público brasileiro começou a confundir essa série com a do primeiro Ultraman. Ela alternava horário com o Ultraman de Hideki Goh, fazendo confusão, entre os telespectadores, com o de Hayata, dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade.
Com o fechamento da Tupi, em 1981 a série voltou a ser exibida pela TVS e repetiu o sucesso. Por fim, sua última exibição data de 1986, sendo uma das atrações do programa de jogos eletrônicos TV POW, exibido nessa emissora e apresentado por Mara Maravilha e Charles Myara, entre outros. Em 1996, é lançada em Home Vídeo (em parte, pois só foram lançadas doze fitas) pela RESERVA/ Intermovies e nesse mesmo ano foi reprisada pela Rede Manchete com a nova dublagem, mas exibida por pouco tempo. Depois, em 2001, passou a ser exibida na CNT. Atualmente é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre e pela Rede Brasil de TV, de São Paulo que é exibido todas as quartas. Em 2015 a Editora JBC anunciou o lançamento do mangá no Brasil.
HistóriaVersão Mangá lançado pela JBC |
Um alienígena vindo da Galáxia M-78 a bordo de uma cúpula vermelha, ao perseguir o monstro Bemlar, choca-se com a nave do oficial Shin Hayata da S.I.A. Hayata não suporta a gravidade dos ferimentos e morre. Para reparar o erro, o misterioso alienígena funde sua energia vital à de Hayata, trazendo-o de volta a vida e entregando-lhe a Cápsula Beta. Os feitos do Alien lhe deram poderes incríveis e agora Hayata pode se transformar em Ultraman para defender a Terra de qualquer ameaça.
E assim Hayata vai derrotando diversos monstros e outros invasores e sempre mantém sua identidade secreta em sigilo. Em diversas batalhas, Ultraman acaba se deparando com os Baltans-Seijins, aliens poderosos que queriam dominar a Terra e voltariam a atacá-la diversas vezes.
Uma vez enfrentou Zarabu-Seijin, um misterioso ser que queria dominar a Terra e colocar Ultraman contra a população. Para seu plano funcionar, ele escraviza astronautas que estavam a bordo de um foguete e aprisiona Hayata, transformando-se em um falso Ultraman. Depois de tentar muito, Hayata consegue se libertar e se transforma em Ultraman para enfrentar ZarabuSeijin.
Entre essa e muitas batalha de destaque, Hayata consegue ser um herói e ter uma vida normal junto com seus amigos da Patrulha Científica. Entre eles: o Capitão Muramatsu, Arashi, Ide e Fuji. Apesar disso, ele sempre tem restrição com todos e nada se sabe sobre sua vida pessoal.
Por fim, Zeton-Seijin invade a Terra com um plano para exterminar Ultraman, que acaba sendo derrotado e morto. Vindo do espaço, surge Zoffy, um outro Ultra que aparece para resgatar Ultraman e levá-lo de volta a M-78, assim se separando de Hayata (este recebeu uma nova vida que Zoffy trouxera com ele).
Hayata voltou a aparecer se transformando em Ultraman como convidado nas séries O Regresso de Ultraman (1971), Ultraman Taro (1973) eUltraman Mebius (2007). Na década de noventa, Ultraman também fez uma ponta num dos capítulos finais de Ultraman Tiga. No cinema, Hayata apareceu nos longa-metragens Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006), Dai Kessen e Chou Ultra Hachi Kyodai (2008).
- V-Tol 1: é usado em quase todos os episódios, é o principal meio de transporte da S.I.A.
- V-Tol 2: é usado em alguns episódios, na maioria das vezes é comandado por Hayata. Ele é menor que o betól original e possui menos armas do que ele.
Além desses dois, há diversas aeronaves que aparecem comandadas pela S.I.A.
- Submarino: a S.I.A. tem um submarino próprio quando a missão é em algum lago ou no oceano.
- Pistolas: são usadas por todos os membros da S.I.A. contra algum monstro ou outra criatura.
- Spyder: é a principal arma de Arashi, pode disparar tanto laser quanto fogo. É mais poderosa do que as pistolas comuns.
- Granadas: pouco usadas, têm força para derrubar um monstro, dependendo do caso e do monstro.
- Comunicadores: têm o símbolo da S.I.A. servem de walt-talks.
- Spark 8: arma mais poderosa da S.I.A. inventada por Ide. Foi a arma usada para vencer Drako e Gelonimon.
O carro utilizado pela S.I.A. era um Corvair 700 de 1961.
Estatísticas de Ultraman
Altura: 40 metros
Peso: 30.000 toneladas
Idade: 20.000 anos
Velocidade de voo: Mach 5
Velocidade de corrida: 450 km/h
Velocidade de nado: 370 km/h
Salto em distância: 800 metros
Planeta natal: Terra da Luz, Nebulosa M-78, 2.000.000 anos-luz da Terra
Item de transformação: cápsula Beta
Hospedeiro: Shin Hayata
Armas mortais: Raio Spectral
São poucos os utensílios de Ultraman:
- Capsula Beta: a capsula que permite a transformação de Hayata a Ultraman.
- Timer Colorido: é o marcador de energia de Ultraman, quando seu tempo começa a se esgotar, ele começa a piscar e, se parar de piscar, Ultraman morre. Para não morrer, Ultraman sempre tem que voar para carregar suas energias por meio do Sol. Com isso, Ultraman ganha mais um minuto para enfrentar seu adversário.
Ultraman possui uma variedade de poderes, entre eles:
- Spacium Ray: o ataque mais famoso de Ultraman, formado pela energia do espectrum (energia alienígena). Ultraman o aplica cruzando o braço esquerdo com o direito. Embora seja poderosíssimo, existem criaturas imunes a ele como Keronia, Antlar e Z-ton.
- Lâmina: Consiste em Ultraman lançar uma lâmina capaz de cortar metais duros como o aço.
- Anéis: Esse ataque é usado em últimas consequências, Ultraman concentra toda a energia e lança sobre o inimigo uma rajada de anéis que reduz seus inimigos ao pó! É raro o Ultraman usar esse ataque e apesar de pouco usado ele é tão poderoso se não mais do que o próprio Spacium Ray!
- Rajada: Ultraman também tem um ataque pouco conhecido, no qual ele junta as mãos, lançando uma pequena rajada.
- Outros poderes: Ultraman tem uma técnica capaz de lançar água em ocasiões de emergência. Tem na vista um detector, capaz de encontrar qualquer objeto camuflado. É extremamente forte, considerado de toda a linhagem dos Ultras o Ultraman com maior força física. Também pode voar, tendo também, nos pés, um efeito antigravitacional, o qual usa em algumas lutas para se deviar de alguns ataques. Além disso, é capaz de se teletransportar de uma distância muito grande em questão de segundos, utilizando isso para se locomover de um planeta a outro - um poder que usa raramente. Nota-se que isso encurta bruscamente o tempo do Timer, assim reduzindo o tempo em que Hayata pode ficar transformado em Ultraman. Por fim, Ultraman ainda pode reduzir o seu tamanho ao de uma pessoa normal.
Personagens
- Shin Hayata/Ultraman: É o segundo em comando da equipe, aparentemente não tem medo de nada. Nada se sabe sobre sua vida pessoal.
- Capitão Muramatsu: É o Capitão da S.I.A. É um homem sério e tem o respeito de todos.
- Arashi: É o homem forte da equipe, ele é astuto e sabe manipular qualquer tipo de arma. As vezes é meio teimoso e aparentemente é o melhor amigo de Hayata (entre os agentes da S.I.A.).
- Ide: É o cientista da equipe, em boa parte dos episódios ele cria uma nova arma para combater os monstros, é sempre brincalhão, medroso, bem-humorado e um tanto atrapalhado.
- Akiko Fuji: É a auxiliar do Capitão Muramatsu, sempre está presente e algumas vezes toma a iniciativa da equipe.
- Hoshino: Um garoto pentelho que sempre acompanha a equipe e acaba virando membro oficial Jr. da S.I.A.
Dr. Iwamoto |
- Dr. Iwamoto: Cientista que auxilia a equipe em várias ocasiões.
- Alan: Apareceu em um dos episódios em que presencia de um lugar onde existia um povo que reverenciava Ultraman. Retorna depois de descobrir que Jamila retornou para Terra, mas como um monstro.
- Pigmon: Monstro que ajudou os tripulantes quando sua nave espacial se colide na Terra. Ele se comunica com a S.I.A. do monstro Jerônimo, que seria uma ameaça. Ele se sacrifica protegendo Ide de um monstro, sendo que este dependia de Ultraman, ao invés de poder contar com sua própria força e seu intelecto.
Principais Vilões
- Bemlar - inimigo que enfrenta Ultraman no primeiro capítulo, fugiu de ser executado e se refugiou na Terra.
- Baltans Seijin - aliens vindos de um planeta que foi destruído, queriam emigrar para a Terra e, quando viram que seria impossível à população deles viver aqui por causa do seu tamanho, resolveram invadir a Terra à força. Depois de derrotados por Ultraman e terem sua nave destruída os inimigos voltaram para se vingar onde criaram um plano para levar Ultraman e os outros para o espaço assim deixando a Terra livre para o ataque! Eles então são atacados na viagem e a nave acaba caindo em Vênus, assim o Ultraman é obrigado a lutar em Vênus e em seguida regressar a Terra para deter a ameaça! Os Baltans são inimigos clássicos do universo Ultra, apareceram diversas vezes e se destacam pelo seu poder, que é muito superior ao da maioria dos monstros e guerreiros que aparecem no seriado.
- Red King - monstro habitante da Terra dos monstros, enfrentou Ultraman duas vezes. Apesar da sua postura, não dava muito trabalho para Ultraman.
- Banira e Aboras - Dupla de monstros mitológicos que foi transformada por uma civilização antiga em líquidos coloridos, de acordo com as suas cores originais (vermelho - Banira e azul - Aboras) e foi acidentalmente "ressuscitada" pelos cientistas da Universidade. Banira expelia fogo pela boca e, Aboras, um gás corrosivo. Ambos tinham instinto de destruir um ao outro e, no confronto, Aboras acabou por matar Banira, dissolvendo o corpo do inimigo com o ácido de sua boca, sendo depois destruído por Ultraman.
- Zarabu Seijin - alien que se dizia ancestral da nossa espécie e por isso superior. Seus planos eram de desdenhar Ultraman e colocá-lo contra os habitantes da Terra como se ele fosse um invasor do mal!. Tinha o poder de controlar a mente das pessoas.
- Gomora - um dos monstros mais poderosos do seriado. Sua principal arma era sua cauda, a qual tinha um ataque fatal. Tão poderoso que era chamado de príncipe dos monstros. Foi um dos monstros que por muito pouco não derrotou Ultraman.
- Mephilas Seijin - alien vindo de uma galáxia distante, seus planos eram trocar seu planeta natal pela Terra, pois o planeta já não suportava mais sua população. Como os terráqueos não quiseram efetuar a troca, ele libertou três monstros para ameaçar a Terra e fazer a vontade de seu povo à força. O confronto de Ultraman e Mephilas deu empate e o Alien prometeu voltar.
- Gelonimon - O Rei dos Monstros, tinha o plano de ressuscitar diversos monstros para causar um ataque surpresa à Terra. Tinha o poder de controlar o vento e tinha penas que serviam como dardos certeiros.
- Zeton Seijin(ou Z-Ton) - foi o guerreiro do último capítulo, treinado para destruir Ultraman. Feito que conseguiu realizar, mas foi destruído pela S.I.A.
Ultraseven é uma série de TV japonesa de tokusatsu. Produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela TBS entre 1º de Outubro de 1967 até 8 de Setembro de 1968, com um total de 49 episódios. Criado por Eiji Tsuburaya, esta sequência de Ultraman se tornou uma das grandes séries de fantasia produzidas no Japão. Sua popularidade foi tanta, que o herói Ultra Seven (ou simplesmente 'Seven') fez aparições em quase todas as outras séries da franquia 'Ultra', tendo, inclusive mais exposição do que o original Ultraman (embora o original Ultraman seja sem dúvida o mais conhecido dos Ultras).
Ultraseven é algumas vezes incorretamente chamado "Ultraman Seven" por muitas fontes fora do Japão. Tanto a série como seu herói pode também ser chamados de Ultraseven (sem espaço).
História
Em um futuro não muito distante, a Terra se encontra constantemente sob o ataque de ameaças extra-terrestres. Para os combater, a Força de Defesa Terrestre forma o Esquadrão Ultra , uma equipe de elite com seis membros que utilizam veículos e armamentos de alta tecnologia. Junto ao Esqudrão Ultra está o misterioso Dan Moroboshi que, secretamente, é um alienígena da Terra da Luz na Nebulosa M-78, Ultraseven.
Personagens
- Comandante Kaoru Kiriyama é o capitão do Esquadrão Ultra. Natural de Tóquio.
- Ator: Shōji Nakayama
- Shigeru Furuhashi é outro membro do Esquadrão Ultra. Muitos anos mais tarde, ele seria um alto comandante da TDF e um dos poucos aliados de Ultraseven. Ele é de Hokkaido.
- Ator: Sandayū Dokumamushi, que anteriormente tinha sido o Patrulheiro Daisuke Arashi em Ultraman.
- Anne Yuri é o único membro feminino do Esquadrão Ultra, e também o mais jovem. Ela é a operadora da equipe de comunicação e enfermeira, mas é ainda muito eficaz em ação. Tem uma queda pelo colega Dan Moroboshi. Ela também é de Tóquio.
- Atriz: Yuriko Hishimi
- Soga é atirador especialista no Esquadrão Ultra. Ele é divertido mas feroz na batalha. Ele é amigo de Dan Moroboshi. É do sul de Kyushu.
- Ator: Shinsuke Achiha
- Amagi é o estrategista. Ele é de Nagoya.
- Ator: Bin "Satoshi" Furuya, anteriormente o ator dublê de Ultraman.
- Dan Moroboshi / Ultra Seven (agente 340), o personagem-título, natural da Terra da Luz na Nebulosa M-78, o mesmo planeta de Ultraman. Originalmente enviado para mapear a Via Láctea, ele visita a Terra e esta o cativa. Em sua primeira visita ele salva a vida de um jovem alpinista chamado Jiro Satsuma, que quase cai para a sua morte ao salvar um companheiro alpinista. Em vez de fundir-se com ele, como fez Ultraman com o Patrulheiro Shin Hayata, 340 transforma-se em uma cópia do inconsciente Jiro (no episódio 17 é revelado como isso aconteceu). No entanto, muda seu nome para Dan Moroboshi para evitar confusão. Dan carrega consigo três cápsulas-monstro. Com elas pode invocar três monstros ajudantes: Windam, Aguira e Mikras. Um homem misterioso, mas amigável, Dan se junta ao Esquadrão Ultra como sexto membro. Desconhecido para eles ou qualquer outra pessoa, ele salva a Terra de invasões alienígenas como o Agente 340, batizado pelo Esquadrão como seu "7° membro honorário", Ultra Seven.
Veículos
- Terrestre: Chrysler Imperial, modelo de 1957 (carro)
- Aéreo: Gavião Ultra 1 (divisível nos módulos Alpha, Beta e Super Gama), Gavião Ultra 2 e 3 (caças)
Dados
Altura: 40 metros
Peso: 35.000 toneladas
Velocidade de voo: Mach 120.9
Velocidade de corrida: Mach 6.55
Velocidade de nado: 769 km/h
Velocidade de tunelamento: Mach 1
Salto em distância: 2300 metros
Planeta natal: Terra da Luz, Nebulosa M-78, 2.000.000 anos-luz da Terra
Forma humana: Dan Moroboshi
Item de transformação: Ultra Eye
Armas mortais: Eye Slugger e Wide Shot
Peso: 35.000 toneladas
Velocidade de voo: Mach 120.9
Velocidade de corrida: Mach 6.55
Velocidade de nado: 769 km/h
Velocidade de tunelamento: Mach 1
Salto em distância: 2300 metros
Planeta natal: Terra da Luz, Nebulosa M-78, 2.000.000 anos-luz da Terra
Forma humana: Dan Moroboshi
Item de transformação: Ultra Eye
Armas mortais: Eye Slugger e Wide Shot
Músicas
- ウルトラセブンの歌 (Urutora Sebun no Uta) - "A Canção Do Ultra Seven"
- Letra: Kyōichi Azuma
- Composição e arranhos: Tōru Fuyuki
- Artista: Misuzu Children's Choral Group
No Brasil, a série foi exibida pela Rede Tupi em diversas praças já que não havia a obrigação das afiliadas da rede exibirem os mesmos filmes da cabeça de rede (leia-se TV Tupi - Canal 4 - SP) no início dos anos 70. Integrou, já em meados da década, o cast de atrações do Clube do Capitão Aza. Este e outros seriados e desenhos que eram exibidos na Tupi pertenciam ao acervo da distribuidora Teleshow e esta por volta de 1978 entrou com ação judicial cobrando os valores referentes as exibições de suas atrações que em sua maioria estavam alugados a Rede Tupi e suas afiliadas. Quando a Tupi faliu em Julho de 80, muitas séries e desenhos como Ultraseven foram parar na Record/TVS rede que se formara com as antigas afiliadas da Rede Tupi e que não tiveram o seu canal cassado pelo decreto governamental que extinguiu a rede. Por essa época era exibida na grade de programação com Robô Gigante da Record/TVS. Depois que Silvio Santos ganhou o Canal 4 em São Paulo (antiga Tv Tupi -SP) e criou a partir deste, o SBT, Ultraseven ficou sendo uma das atrações da Record (Canal 7). Sua última exibição no Brasil data-se do ano 1986, quando era exibida às 8h da manhã na mesma Rede Record, quando perdeu espaço para um programa evangélico e nunca mais voltou ao ar. Desde 2010 a série está sendo exibida pela Rede Brasil de Televisão (SP) canal 50 de segunda à sexta as 13:30. O episódio 12 foi cancelado no Japão pois, abordava a tragédia que aconteceu em Hiroshima e Nagazaki, pois nesse episódio, alienígenas distribuíam relógios para as crianças para extraríerm o sangue delas, mas no Brasil chegou a passar.
Dublagem Brasileira
Cinecastro, Rio de Janeiro e São Paulo, em 1969.
Elenco:
- Dan: Celso Vasconcelos;
- Furuashi: Ary de Toledo;
- Soga: Carlos Marques;
- Amagi: Mauricio Barroso;
- Annie: Mara Di Carlo ;
- Capitão Kiriyama: Magno Marino/Gualter de França/Magno Marino;
- Kurata: Francisco Milani;
- Narração: Emerson Camargo;
Ultraman Jack
O Regresso de Ultraman é uma série de televisão japonesa pertencente à franquiaUltraman de séries de Tokusatsu. Produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela Tokyo Broadcasting System, estreando no dia 2 de Abril de 1971 e encerrando no dia 17 de Março de 1972, num total de 51 episódios. Criado por Hajime Tsuburaya, filho de Eiji, o seriado teve altas doses de ação, um dos mais eletrizantes seriados da Família Ultra. A série teve a participação especial do ator Akiji Kobayashi, o capitão Muramatsu da Patrulha Científica ou S.I.A. nos episódios 13 e 14. Ultraman Jack teria a presença dos seus irmãos: Ultraseven no 18 e no 38; e do primeiro Ultraman no 38 e no 51 (em sonho, alertando o seu irmão).
Posteriormente, o herói da série (que até então era chamado apenas de Ultraman) foi rebatizado como Ultraman Jack, para evitar confusões com o primeiro Ultraman.
A série estreou na TV Tupi em 1974, durante o programa do Capitão Aza. Em 1976, passaria a ser exibida, diariamente, ao meio-dia, saindo do ar após um ano e meio, quando deu espaço ao seriado Mundo Animal. Voltaria ao ar pela TV Record, em 1979.
Já nos anos 80, foi exibida pelo SBT, alternando horário com o Ultraman de Hayata, dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade. Em 1986, a série passou a ser exibida no programa do TV Poww. Naquele mesmo ano, mudaria de lugar: era exibida no carrossel de desenhos do SBT, como tapa-buracos, às 19h.
Sua última exibição foi muito curta: outubro de 1987, no programa do Bozo, quando deu lugar ao seriado Spectreman, nas tardes do SBT. Os episódios 6, 8 e 36 nunca foram exibidos aqui. No SBT, o episódio seis era raramente exibido. Por outra curiosidade, vários episódios eram exibidos fora de ordem, o que causava uma dúvida na cabeça do público, que via o capitão Kato em um episódio e Ibuki no outro. A troca de capitães aconteceu no episódio 22 e o episodio 48 " O Monstro da Preguiça " os personagens principais estão com outras vozes e não á do elenco de dubladores oficiais.
História
Comovido pela morte de Hideki Goh ao salvar um garoto e seu cão de um desabamento, o herói gigante dá sua vida para restituir a do rapaz. Com isso, Goh passa literalmente a ser o Ultraman, recebendo todo o poder e consciência do herói. Isso rendeu episódios memoráveis, que mostravam os treinamentos dele para se tornar mais hábil e usar melhor seu poder.Diferente da tradição Ultra em que a transformação é feita com algum objeto especial, Goh se transformava apenas com sua força de vontade.
Goh, um ex-piloto de corridas foi recrutado para ser um oficial do GAM- Grupo de Ataque aos Montros, que no original era MAT ( Monster Attack Team), uma equipe no estilo Patrulha Científica e Esquadrão Ultra, liderando inicialmente pelo Capitão Kato e depois pelo Capitão Ibuki. Diferente de seus antecessores, o herói levava uma vida social, ao lado de sua namorada Akiko e seus irmãos Sakata e Jiro.
A maioria dos montros que ele enfrentava eram da Terra, quando ele enfrenta a coruja espacial Bem Star, sofre uma derrota, então ele parte para o sol para recarregar sua energia, mas é sugado pelo sol, mas Ultra Seven aparece e salva o herói e presenteou dando um bracelete, chegando na Terra, ele põem um fim em Bem Star. Depois disso ele enfrenta outros monstros espaciais.
Os alienígenas conhecidos como Os Poderosos do Espaço envia o monstro Negrume na Terra para acabar com Ultraman Jack, sabendo a sua identidade secreta, ele mata a sua namorada Akido e o seu amigo Sakata para atingir os sentimentos de Goh, então começa a batalha e Ultraman Jack é derrotado e aprisionado na cruz. Mas com a ajuda de Ultraman e Ultra Seven, Jack consegue escapar e derrota os Poderosos do espaço.
O final da série , o derradeiro capítulo da série (Os cinco Mandamentos de Ultra) sela com chave de ouro a produção. Mesmo avisado pelo 1° Ultraman que Zetton (o alien que derrotou o Ultraman no último capítulo da primeira série!) estava aprontando, Hideki é pego de surpresa quando a criatura rapta o fedelho Jiro e Lumiko (Yumiko no original) do GAM. Zetton ainda destrói o quartel general da GAM – e não tem nada mais épico que uma base dos heróis indo pros ares no final de uma série.
O Capitão Ibuki salva Jiro e Lumiko enquanto Goh parte em direção ao gigante Zetton no último caça da GAM. O caça explode, mas ao mesmo tempo Goh se tranforma em Ultraman e liquida o bicho. Seus amigos do esquadrão fazem um “enterro” por crer que Goh estava morto. Mas quando todos se dispersam, Hideki aparece e se despede de Lumiko e do pequeno Jiro – que ao por do sol, numa bela praia japonesa, recita os 5 mandamentos ultras. Ultraman Jack regressa para Nebulosa M-78 para se unir aos demais Ultras para lutar contra o ataque dos Zettons ao planeta em que ninguém faz necessidades fisiológicas.
Elenco
- Hideki Goh: Jiro Dan
- Capitão Juichito Kato: Nobuo Tsukamoto
- Capitão Ryu Ibuki: Jun Negami
- Fumio Kishida: Ken Nishida
- Ippei Ueno: Yutaro Mitsui
- Takeshi Minami: Shunsuke Ikeda
- Yukiko: Mika Katsuragi
- Yumiko Murano: Kazuko Iwasaki
- Akiko Sakata: Rumi Sakakibara
- Ken Sakata: Mori Kishida
- Jiro Sakata: Hideki Kawaguchi
Notas
Ultraman Jack também fez sua aparição na série Ultraman Ace, Ultraman Tarô e Ultraman Leo, para ajudar seu irmãos Ultras. O Ator Jiro Dan fez participação especial em Mach Baron, Machine Man na qual ele interpreta o vilão Sir Thomaz, na Patrine ele faz o Senhor da Guerra, e também faz uma rápida aparição em Hurricanger. Ele faz uma ponta como repórter em Ultraman Zearth 2.
Ultraman Powered
Ultraman: The Ultimate Hero (também conhecido como Ultraman Powered é um Tokusatsu produzido nos Estados Unidos em 1993 pela Major Havoc Entertainment (depois renomeada para Steppin Stone Entertainment) e Tsuburaya Productions com um total de 13 episódios. Seguindo os passos da produção australiana Ultraman: Towards the Future, esta foi a segunda série em live-action do Ultra Séries produzida fora do Japão.
O membro do WINR, Kenichi Kai, transforma-se em um novo Ultraman para defender a Terra de monstros gigantes e alienígenas. No final do primeiro episódio Ultraman declara que os Baltans não foram completamente derrotados e que ele permanecerá na Terra para continuar a luta.
Winr e Ultraman destruir inúmeros outros monstros, mas winr descobre que os Baltans foram organizando todas as batalhas para aprender os pontos fortes e fracos de Ultraman. Eles também aprendem a identidade secreta de Kai quando Ultraman é ferido por Dorako e Kai ostenta uma ferida idêntica. No final os Baltans libertar o seu monstro mais poderoso, Zetton. Ultraman separa de Kai e assume Zetton, mas é oprimido. Cor temporizador do Ultraman está a piscar mais e mais rapidamente, enquanto ele tenta explodir Zetton só para ter Zetton facilmente suportar as explosões. Ele, então, convoca mais energia, apesar do risco de disparar um tiro em navio de Zetton. Isso faz com que o tiro para saltar fora-lo para trás do Z-ton, mas ele se vira e bloqueia o tiro. No entanto, este dá Ultraman uma abertura e ele convoca o último de sua energia para uma explosão final que atinge Zetton na parte de trás, destruindo-o. Ultraman cai então para trás como sua energia é completamente drenado. Antes que ele possa perecer completamente, outros membros da raça Ultra, aparecendo como bolas de luz, chegar e converter Ultraman em uma bola de luz vermelha para que ele possa voltar para casa.
Estrelas:
Kane Kosugi , Harrison Page , Rob Roy Fitzgerald- Ultraman Powered é o primeiro Ultra a ter olhos azuis.
- Ele também é o único Ultra cujos olhos também podem mudar dependendo do seu nível de energia.
- Os olhos de Ultraman Powered são normalmente azuis, mas em sua ascensão, seus olhos eram brancos. Provavelmente, a Powered não deveria ter olhos azuis durante o tempo de desenvolvimento e seus olhos ficaram azuis para torná-lo mais atraente para os novos espectadores.
- Ultraman Powered é o segundo Ultra que quase nunca fez grunhidos na batalha. As únicas vezes em que ele grunhiu foi quando ele disparou seu Mega Specium Ray para Alien Baltan no episódio 1 e quando ele voa depois de cada batalha, o que o tornou o Ultra silencioso, mesmo quebrando o recorde de Ultraman Taro , quem é o primeiro.
- Powered é o primeiro Ultra a possuir um órgão semelhante a uma lâmina em seus braços
- Os grunhidos da Powered são apenas mordidas de som reutilizadas do Original Ultraman no Dub japonês.No entanto, na versão original, seus grunhidos são expressos por Kane Kosugi , que interpreta Kenichi Kaina série.
- O som do timer a cores da Ultraman Powered foi uma versão alta do Ultraman's.
- Tanto no inglês quanto no japonês, a voz de Ultraman Powered é oferecida por Sho Kosugi - que é o pai de Kane Kosugi, que interpreta Kenichi Kai na série.
- O Mega Specium Ray da Ultraman Powered é o segundo raio disparado de ambas as mãos ao mesmo tempo, o primeiro foi o Storium Ray da Ultraman Taro .
- O som ascendente da Ultraman Powered é um som ascendente de Ultraman Ace modificado e agudo.
- O terno do motorizado é feito inteiramente de spandex, o que fez dele o segundo Ultra que possui um terno de spandex em vez de um terno de borracha tradicional. O primeiro foi o Ultraman Great . No entanto, o terno da Powered é muito frágil do que o de Great.
- Devido ao alto custo de produção dos figurinos, os produtores americanos estavam preocupados com a possibilidade de serem danificados em uma cena de luta violenta. Como tal, a Powered tem algumas das coreografias de luta mais fracas em toda a franquia Ultra, consistindo principalmente de atores mutuamente e ataques SFX com contato físico mínimo. Por isso, esta é uma das principais desvantagens dessa série.
- Portanto, seu nome Powered tornou-se uma gíria para "lento" por muitos fãs.
- A luta da Ultraman Powered com Dada foi a única vez em que o Timer de cores não piscou.
- Episódio 12 é a primeira e única vez que o Kenichi transformou-se no Ultraman Powered duas vezes (ele geralmente transforma uma vez em cada episódio apenas).
- O Traje do Ultraman Powered foi reutilizado para um gigante de luz sem nome, petrificado, em ' Ultraman Tiga: The Final Odyssey .
- Ultraman Powered, embora tenha aparecido no filme Mega Monster Battle, ele não apareceu em sua sequência Ultraman Zero The Movie: The Revenge of Belial . Os únicos Ultras não canônicos a aparecer são Ultraman Max e Ultraman Xenon .
- Dorako é o único monstro no Ultraman: The Ultimate Hero para fazer o Ultraman Powered retreat.
- Ele é o único Ultra a lutar contra a sua última batalha sem o seu anfitrião.
- Sua luta final antes de colapsar em seus ferimentos é de fato um Zetton controlado por Alien Baltan . No registro, ele é o terceiro Ultraman para lutar contra um Zetton no final da série, sendo o primeiro Ultraman e o segundo Ultraman Jack . Assim como o último, ele também ganha sua batalha, mas logo entrou em colapso devido a uma briga sem ajuda externa.
Ultraman Tiga
Ultraman Tiga (ウルトラマンティガ ou Urutoraman Tiga em japonês) é uma série de TV japonesa e a décima segunda Série Ultra. Produzido pela Tsuburaya Productions, Ultraman Tiga foi ao ar entre 7 de setembro de 1996 e 30 de Agosto de 1997, num total de 52 episódios e 3 filmes (sendo que um foi uma participação especial e outro, Legend of the Spark Lens, feito especialmente para o mercado consumidor chinês de Hong Kong, em homenagem à tradição sino-japonesa do Ultraman).
Depois de um hiato de mais de 15 anos na franquia, a ação de Ultraman Tiga transcorre num universo diferente das séries anteriores e com um visual e colorido atualizados. Tiga é o primeiro Ultraman com modos de combate múltiplos e cores não-avermelhadas.
No Brasil, a série foi exibida incompleta em 2000, na Rede Record , no extinto programa Eliana & Alegria. Também foi exibido por completo em 2005 na Rede 21.
A Históira
Situado no período 2007-2010 (2049 nos EUA dub), monstros gigantes e alienígenas conquistar começam a aparecer, como foi anunciado por uma profecia apocalíptica sobre um caos incontrolável sobre a Terra. Diante da ameaça, o TPC (Organização da Paz pela Terra) é criado, tal como o seu ramo, GUTS (Pelotão global de tarefa ilimitada). Através de uma mensagem holográfica em uma cápsula encontrada por pesquisadores, a GUTS adquire conhecimento sobre uma pirâmide de ouro construído por uma civilização antiga. No local, três estátuas de uma raça de gigantes que defenderam a civilização humana precoce na Terra cerca de 30.000.000 de anos de Super Monstros antigos e outras forças da escuridão são encontrados, mas dois deles são destruídos pelos monstros Golza e Melba. O terceiro ganha vida a partir da energia vital do oficial Daigo, descendente da antiga raça. Daigo e a estátua restante se fundem em um único ser, feito de luz. Pouco depois de derrotar os dois monstros, é revelado a Daigo pelo holograma da profecia que 30 milhões de anos no passado, um grande mal que nem mesmo os gigantes poderiam parar, destruiu a antiga civilização. O mesmo mal reaparece no final da série, o rei das trevas Ghatanothoa, e seus servos, e Gijera Zoigar. Ghatanothoa derrota Tiga com facilidade, resistindo às Delcalium Light Stream e uma versão modificada do Raio Zepellion, derrotando Tiga, e o transforma de volta em uma estátua, mas a luz da humanidade é capaz de transformá-lo em Glitter Tiga, dando-lhe o poder de derrotar Ghatanothoa e salvar a Terra.
No entanto, a vitória Tiga veio com um custo. Daigo já não era capaz de se tornar Tiga após a Cápsula Beta desintegra em pó e depois de sua batalha final. É, em última análise revelou que Tiga, embora já não vinculado a Daigo, a sua energia agora permanece no coração de todos aqueles que acreditam em Tiga, força interior e justiça. Dadas as condições certas, como momentos de desespero, as faíscas irão reunir-se e a estátua Tiga seria revitalizada.
No filme "A Odisséia Final", fixado em dois anos após a batalha final de Tiga, Daigo foi abordado por uma misteriosa mulher que possuía uma versão escura da Cápsula Beta. É então revelado que mais de 30 milhões anos atrás, Tiga foi originalmente mal na natureza, parte de um grupo de quatro que dominava a Terra. O grupo era formado por Dark Tiga, a mulher de ouro com habilidades telepáticas, um Ultraman do mal vermelho com força sobre-humana e outra em roxo com velocidade sobre-humana. Um dia, Tiga se apaixonou por um homem local, e decidiu converter das trevas para protegê-la do perigo. Ser o mais fraco dos quatro, Tiga rapidamente se tornou um alvo do grupo. No entanto, sem o conhecimento do grupo, o original "talento" Dark Tiga tinha a capacidade de absorver os poderes dos inimigos caídos. Como ele eliminou cada um dos três membros escuro, ele absorveu seus poderes o que explica os padrões de Tiga nova cor (roxo, vermelho e dourado forrado com sua prata original). Convencido por sua capacidade de converter a última conhecida Cápsula Beta para o bem, Daigo aceita o presente e se torna Tiga novamente mais uma vez, sobrevive à sua luta interior e desaparece na escuridão interior.
GUTS
- Daigo Madoka / Ultraman Tiga (大子まどか/ウルトラマンティガ, Madoka Daigo / Urutoraman Tiga?): O principal protagonista e personagem da série. Ultraman Tiga na forma humana, é apaixonado, ingênuo, de olhos arregalados, ansioso, sério e de bom coração com o tipo certo de DNA que faz o útero digno de ser o Ultraman Tiga. Ele é apaixonado por Rena, e mais tarde se tornaria seu marido. Embora não necessariamente, fisicamente forte ou particularmente brilhante, ele aceita e abraça o seu destino de ser Ultraman Tiga. Isso mostra a força, tem força de vontade, coragem, amor e espírito. Antes da série, Daigo era apenas um funcionário TPC normal, que pertencia à divisão de transportes. Ele foi capaz de introduzir na GUTS depois que ele foi recrutado pelo general Sawai para ser capaz de impedir o seqüestro do general Sawai de um UFO invasor. Ele acredita que a humanidade não é fraca, que sempre repete velhos erros, mas fazer de um futuro melhor para as futuras gerações. Ele luta para proteger a humanidade e o mundo como Ultraman Tiga. Daigo é diferente do Ultraman, nenhum lugar que não possui quaisquer habilidades sobrenaturais, como seus predecessores e Ultraman Tiga também sofre pelos pesares de Daigo. Tornando-os uma entidade, e também inseparáveis. No episódio 43, o item de sua transformação, a Spark Lens, foi roubada por Masaki Keigo. Por este ponto, Daigo provou que ele não é invencível ou uma existência especial, apesar de ser capaz de se transformar em um gigante de luz e fora um fraco humano. Masaki, que também é um descendente da antiga raça humana, como Daigo, continua a manipular a Cápsula Beta e muda o seu corpo em partículas de luz e se fundir com a estátua gigante que encontrou. Mas, intenções gananciosas e egoístas Masaki virou-se e corrompeu o novo gigante de luz para o Mal de Tiga, um gigante das trevas. Em última análise, Daigo foi capaz de recuperar a Cápsula Beta e derrota Masaki Keigo. Daigo finalmente confessa a sua verdadeira identidade como Ultraman Tiga a Rena no episódio 50 e transforma-se na frente dela. Após tentar duramente lutar contra Ghatanothoa "O senhor das trevas", Ultraman Tiga foi derrotado e voltou em uma estátua sem vida. Aparentemente, não havia mais esperança e até mesmo Guts planejou dar a estátua Tiga energia da luz, frustrado por Ghatanothoa. Os filhos da terra que ainda não tinha perdido sua fé e esperança, foram as pessoas capacitadas, que finalmente revive Ultraman e desperta Daigo, que estava preso dentro da estátua, através da sua luz mudou de Glitter Tiga. No final, com enorme poder Glitter Tiga, Daigo foi capaz de derrotar Ghatanothoa mas perdeu seu poder e não poderia transformar-se. A Cápsula Beta se transforma em pedra e desaparece. No entanto, com isso, Daigo diz a Rena que todos os seres humanos, ele acredita que isso poderia também mudar a luz com seu próprio poder.
- Rena Yanase (レナ柳瀬, Yanase Rena?): uma garota de ação, sendo a melhor piloto de caça e nenhuma capacidade de utilização de máquinas pesadas e peças de artilharia, possui uma grande compaixão por alguns dos monstros. Daigo a ama, mas torna-se mais tarde sua esposa. Após uma série de acontecimentos, ela se torna consciente da identidade de Tiga, e descobre que Daigo é Tiga e testemunha Daigo se transformar em frente a ela no episódio 50. Contudo parece ter um contato telepático com Daigo toda vez quando corre perigo.
- Capitã Megumi Iruma (キャプテンめぐみ入間, Taicho Iruma Megumi?): primeira Capitã mulher em uma série Ultra, ela tem uma presença dominante ainda maternal. Ela costuma ficar na sede e operações de campo, mas deixa nas mãos habilidosas de seu vice-capitão, Munakata. Sua influência faz a GUTS talvez menos militar do que alguns de seus superiores durante a TPC, que oferece algumas oportunidades para a tensão dramática. Ela é uma ex-cientista e ela também é uma viúva com um filho. Mais tarde, foi revelado que era a reencarnação de Yuzare. Chega a suspeitar de que Daigo fosse Tiga.
- Vice-capitão Seiichi Munakata (副キャプテン誠一宗像, Munakata Seiichi Taicho?) comandante, não gosta de brincadeiras. Ele foi salvo por Iruma e volta a seus dias na força da defesa. Um abstêmio que tem uma inclinação para o jazz em bares e vestindo um boné de beisebol. Se compromete com Iruma até o fim da série.
- Masami Horii (正美堀井, Horii Masami?): inteligente, fâ de quadrinhos e se casa durante a série. Conhecido como o "cérebro de coragem", por sua genialidade.
- Tetsuo Shinjoh (哲夫Shinjoh, Shinjoh Tetsuo?):sujeito mal-humorado, mas alto e bem paparicado por sua irmã Mayumi, enfermeira TPC e seu sobrinho Shinichi, que o chama de tio. Ele às vezes é ousado e impetuoso, mas é também um pouco medroso e inclusive fantasmas e coisas sobrenaturais. Ele faz parceria com o ingênuo Daigo ou Horii.
- Junho Yazumi (6月Yazumi, Jun Yazumi?): nos arredores da tripulação está o jovem Yazumi, comunicaivo e especialista em computadores. Quando os relatórios de um monstro alado aparece a partir da Ilha Easter, a maior parte da tripulação da GUTS assiste a isso, o segundo monstro solto desde o meteorito lançado, enquanto Yazumi fica para trás com a pesquisa o nome "Tiga". Yazumi descobre que o nome é um antigo de um bairro popular do nordeste do Japão.
TPC
- Inspetor-Geral Souichiro Sawai (検査官ソウイチロウ澤井ジェラル, Sokan Sawai Soichiro?): chefe e fundador da TPC, e um forte defensor do GUTS. Um grande pacifista, mas também um racionalista em face dos perigos que a humanidade enfrentou. Defendeu a formação de TPC, quando ele foi secretário-geral das Nações Unidas no século XX. Freqüentemente participa de operações de campo. Também dedicado ao contacto com vida extraterrestre. Considera Daigo um jovem promissor e especial.
- Chefe da equipe oficial Masayuki Nahara (チーフスタッフ役員正幸Naharaの, Sanbo Nahara Masayuki?): um sujeito, que detesta confronto.
- Diretor Geral da Polícia Militar Tetsuji Yoshioka (憲兵哲二吉岡の局長, Yoshioka Chokan Keimukyoku Tetsuji?): é responsável pela execução da TPC. Um falcão de guerra, mas também um velho amigo do pacifista Sawai. Muitas vezes, discorda de Nahara, mas nunca age irracionalmente. Um ex-submarinista. Ele gosta de transportar e utilizar um leque japonês tradicional.
- Mayumi Shinjoh (憲兵哲二吉岡の局長, Shinjoh Mayumi?): Irmã de Shinjoh, tem 19 anos e pouco que trabalha como enfermeira na TPC. Ela tinha um namorado motociclista que morreu no episódio 15. Ela se juntou à organização com a ajuda de seu irmão mais velho.
- Professor Naban Yao (教授八尾Naban, Hakase Yao Naban?): fundador do Maxima Overdrive, que pode aproveitar o poder da luz. Como cientista, ele continua a perseguir os sonhos da sua infância. Ele leva 20 anos para transformar seu sonho de criar a maior espacionave já vista, Art Dessei).
- Diretor Técnico Omi Yanase (テクニカルディレクターの柳瀬近江, Omi Gikan Yanase?): pai de Rena, chefe da Estação Delta. Ele tem um mau relacionamento com Rena. Mas eles se reconciliam, depois que ele mostra que ele realmente ama a sua filha, quando foi capturado pelo Alien Regulan.
- Capitão Shin Hayate (新キャプテンハヤテ, Taicho Hayate Shin?): capitão da lua base Garowa. Foge para a Terra quando Garowa é aniquilado pelo monstro Menjula. Um velho amigo e sênior de Capitã Iruma, que o vê como um grande figura sênior.
Outros
Tiga versus Evil TIga e um monstro que veio ajudar o herói
- Masaki Keigo / Evil Tiga (正樹圭吾/悪ティガ, Keigo Masaki / Tiga Iviru?) um cientista de primeira classe. Ele é um descendente da antiga raça, por possuir DNA similares. Ele encontrou uma outra estátua Ultra em Kumamoto, parecidos com os que estavam presos como Tiga. Masaki sente que tem tanto direito como o Daigo herdar a luz e humanidade que transcende sua. Assim como um deus, mas a única coisa que é uma transformação falta itens, como a Spark Lens de Daigo para transformá-lo em Ultra. Para se preparar para o que ele é consiga, Masaki tem treinado seu corpo, ser digno forte e poderoso, fisicamente e de ser um Ultra. Para Masaki, Daigo não merece o monopólio de se tornar luz, e se transfofrma em luz perante de Daigo. Um cão vadio segue Daigo até a base de Masaki em uma caverna, mas Daigo demoinstra ser incapaz de falar de Masaki. Masaki coloca uma faísca em um conversor de lente, que é protegida por uma barreira elétrica, alterando seu corpo em partículas de luz e de fusão com a estátua Ultra. Falta no entanto, ele tem o coração ganancioso e egoísta, na intenção de se tornar no novo gigante da luz corrompido das Trevas, Evil Tiga, e levando-o para iniciar as sessões de agitação da cidade. Em última análise, para recuperar a Cápsula Beta Daigo teve de enfrentar a electricidade e foi capaz de romper a força de vontade que recupera a Cápsula Beta. Depois de uma luta amarga, Tiga vence o Evil Tiga suficiente usando o Raio Espacial, derrotando seu homólogo corrompido. Ao compartilhar a maior parte da energia, Evil Tiga compartilhada sua fraqueza do único Ser capaz de permanecer na terra por um determinado período de tempo.
Evil Tiga - Makio Kirino (槇尾桐野, Kirino Makio?): um homem com habilidade extraordinária de prever eventos futuros e se comunicar com outras pessoas através de telepatia. Graças a esta habilidade, ele conhecia a identidade Daigo como Ultraman Tiga. Ele ficou com ciúmes de Daigo, por ser o Tiga e ser aclamado como um herói com seu "poder extraordinário", enquanto Makio era mesmo visto pelos outros como um monstro. Makio seguia chantageado Daigo para jogar como ele diz para derrotar o monstro Galra sem se transformar, e até ameaçou revelar a identidade Daigo como Ultraman Tiga ao mundo, se ele se transforma-se, perderia conforme as regras. Mas depois de ver Daigo ânsiava proteger Rena, ele se toca e se redimiu dizendo a Daigo que Galra possui um ponto fraco, então ele pôde finalmente derrotá-lo. Foi o que indicou que Masaki poderia salvar Tiga a Hayate.
- Miura Tomoki (三浦智樹, Tomoki Miura?): filho único de Iruma. Ele vive com sua avó e é um gênio da computação que supera até mesmo Yazumi.
- Shinichi Shinjoh (真一Shinjoh, Shinjoh Shinichi?): sobrinho de Shinjoh, aspira também ser um grande membro da GUTS. Shinjoh detesta ser chamado de tio por ele.
Personagens Épicos
- Daigo Nakamura (醍醐中村, Nakamura Daigo?): um ajudante de filmagem e um dos parentes de Daigo, Daigo o conheceu quando viajava no tempo.
- Eiji Tsuburaya / Ultraman (英二円谷/ウルトラマン, Tsuburaya Eiji / Urutoraman?): foi o primeiro Ultraman terrestre, Eiji conhece Ultraman e recebe a Estrela Ultra no intuito de se tornar no Ultraman e por fim acabam se tornando num só. Ajuda Tiga na batalha contra Metamorga e Menjyura. Durante a perseguição contra o monstro Bem-Lar no passado, Ultraman sem querer, atinge Shin Hayata, que é mortalmente ferido e Ultraman passa o poder da nebulosa para que possa ser o próximo Ultraman.
- Tsubasa Madoka / Ultraman Tiga (翼まどか/ウルトラマンティガ?, Madoka Tsubasa / Urutoraman Tiga?): filho de Daigo e Rena, que surge futuramente no segundo filme "Revivendo o Gigante de Luz", Tsubasa viaja em algum lugar do passado e também sem querer trás o monstro do passado. Para derrotar o monstro, Tsubasa adquire em posse a Cápsula Beta no passado e também viria a se transformar no Ultraman Tiga como seu pai Daigo.
Armas da GUTS
- GUTS Wing 01 (GW-01): um caça avançado, com asas de varredura variável. Seria mais tarde usado pelo SuperGUTS como treino, assim como os combatentes de outras organizações.
- GUTS Wing 02 (GW-02): ele pode transportar até quatro membros da equipe. Pode abrir o seu Hyper Launcher eletromagnético, deslizando sua fuselagem para o lado.
- GUTS Wing EX-J (GW-EXJ): versão bastante modificada do GUTS Wing 02. Ela pode se dividir em EX-J α e β EX-J.
- Snow White: feitos do GUTS Wing 01 projetado para vôo hipersônico.
- GUTS Wing Blue Tornado (BT GW): A GUTS Wing foi construiu 01 desenhado pela TPC. Embora a sua disponibilidade velocidade exceder GW-01 suas armas são menos eficazes.
- GUTS Wing Crimson Dragon (GW-CD): A GUTS Wing o construiu 01 desenhado pela TPC.
- Artdessei: grande fortaleza para carregar três GUTS Wings, o Artdessei possui de viajar no espaço aéreo. Também é equipado com o canhão de destruição Neo-Maxima.
- Sherlock Machine (carro GUTS): Chevrolet Camaro modificado, equipado com canhões acima do teto.
- Machine De La Mu: Chevrolet Blazer modificação, equipado com Degner Canon no teto.
- Peeper: tanque equipado com uma broca para a exploração subterrânea e de combate.
- Dolpher-202: submarino usado para missões submarinas.
- StuG 1 e 2: motocicleta modificados para fins de missão offroad.
Formas do Tiga
- Normal: através dessa forma, Tiga possui a capacidade de lançar raios ou até mesmos Raios Espaciais. Possui a capacidade de usar sua força para alteração da estrutura molecular, animais que foram transformados em monstros ou teletransporte, mas exige muito de sua força vital.
- Vermelho: sua força muscular aumenta, mas seu corpo fica lento, mais usado por Tiga. Possui a capacidade de disparar feixes ou até mesmo Raios Espaciais em Ghatanothoa no episódio 51.
- Roxo: sua velocidade aumenta, mas perde força muscular, possui a capacidade de lançar feixes e até mesmo raios congelados.
Notas
A Mundial Filmes trouxe o Ultraman Tiga para o Brasil, foi o quarto seriado a ser exibido por aqui, é que antes teve Ultraman, Ultra Seven e Ultraman Jack, batizado de O Regresso de Ultraman, fez tanto sucesso na Record que a Glasslite lançou uma linha de brinquedos do herói. A Eliana sabendo do sucesso pediu para tirarem o Ultraman Tiga do programa dela, pois ela estava fazendo propaganda de Pokémon, e com isso, prejudicaria os negócios dela. Mas o problema é que não esperava terminar direito e já pulava para a Eliana, e fora que mudava o horário para dificultar e nem rodava o tema de encerramento, o pior de tudo é que a Record fez desfeita para os fãs e não passou o final. Também foi lançado um jogo do Ultraman Tiga para o Playstation.
A Dark Horse lançou uma HQ baseada na série desenvolvida por Tony Wong e Koo Fuk Lung, permanece inédito no Brasil. A música Take Me Higher fez tanto sucesso no Japão que era tocada nas rádios de lá, cantada pelo V6. O ator que viveu o protagonista é o Hiroshi Nagano, e também foi carismático, pois mostrou uma pessoa humilde e também o herói. Takami Yoshimoto é filha de Sussumu Kurobe, o Hayata do Ultraman, ela interpretou a oficial Rena. Shigeki Kagemaru que interpretou o oficial Shinjoh foi o Sync Redder em Exceedraft e a Mio Takagi interpretou a Capitã Megumi Iruma, a série renovou por ter colocado um mulher na liderança. Assim como no Kamen Rider Black RX, Ultraman Tiga também podia assumir as formas, a vermelha e a roxa se necessário. No episódio 49 o Ultraman faz a sua aparição. A personagem Capitã Iruma faz uma aparição no longa-metragem do Ultraman Dyna e também aparece os integrantes da Guts no final. Foi lançado o jogo do Ultaman Tiga para o Playstation e também uma nova série do Ultraman Tiga onde o filho de Daigo vai para a pré-história no Japão e se torna no novo defensor, também é ínédito por aqui.
A Mundial Filmes trouxe o Ultraman Tiga para o Brasil, foi o quarto seriado a ser exibido por aqui, é que antes teve Ultraman, Ultra Seven e Ultraman Jack, batizado de O Regresso de Ultraman, fez tanto sucesso na Record que a Glasslite lançou uma linha de brinquedos do herói. A Eliana sabendo do sucesso pediu para tirarem o Ultraman Tiga do programa dela, pois ela estava fazendo propaganda de Pokémon, e com isso, prejudicaria os negócios dela. Mas o problema é que não esperava terminar direito e já pulava para a Eliana, e fora que mudava o horário para dificultar e nem rodava o tema de encerramento, o pior de tudo é que a Record fez desfeita para os fãs e não passou o final. Também foi lançado um jogo do Ultraman Tiga para o Playstation.
Versão para o Playstation |
HQ do Ultrana Tiga |
Capitã Iruma |
Letras da Música
Take Me Higher
Shizuka ni asayake ga daichi wo tsutsundeku
itsumo to kawaranu yoake
Haruka ni tsuzuiteku kurikaeshi no naka de
bokura wa ima wo ikiteru
Mienai kyou no kaze ni tachimukatteyuku
itsumademo mamoritai sono hohoemi wo
Wanna take you, baby, take me higher
ai wo dakishimete ima
Gonna TIGA! Take me, take me higher
yuuki dakishimete tsuyoku
Wanna take you, baby, take me higher
kitto tadoritsukeru sa
Gonna TIGA! Take me, take me higher
atsui kodou wo shinjite...
Arasoigoto no nai ashita wo sagashiteru
daremo ga machinozonderu
Bokura ga dekiru koto wo tsuzuketeyuku yo
yasashiku narereba ii tayasazu itai
Wanna take you, baby, take me higher
subete ugokihajimeta
Gonna TIGA! Take me, take me higher
michi wo kirihiraiteyuku
Wanna take you, baby, take me higher
tachi do matterarenai
Gonna TIGA! Take me, take me higher
Hikaru hitomi wo shinjite
Wanna take you, baby, take me higher
Gonna TIGA! Take me, take me higher
Itsuka wa todoku kitto bokura no koe ga
Sekai mo kaete yukeru jidai wo koete
Wanna take you, baby, take me higher
ai wo dakishimete ima
Gonna TIGA! Take me, take me higher
yuuki dakishimete tsuyoku
Wanna take you, baby, take me higher
kitto tadoritsukeru sa
Gonna TIGA! Take me, take me higher
atsui kodou wo shinjite
Brave Love Tiga
Tiga yuhki ga ima tarinai tiga yuhki o
Sazuketekure tatoe chikara ga
Tsuyokute mo hitorikiri ja tatakaenai
Tsuyoku mirai o motometemo hitorikiri ja todokanai
Kanashimi ni oowareteru kono sora o kowasu yo
S.o.s. ukete kimi no matsu ashita e
Tiga ai koso ima hitsuyoh tiga chikyuh o mitsumete kure
Donna kurayami no naka demo hoshi wa dokoka de kagayaku yo
Yowaku hakanai hoshitachi mo yume o motemete kagayaku yo
Aishiteru aishite iru tamashih ga sakebu yo
Toki no gehto akete kimi no matsu mirai e
Tiga yuhki ga ima tarinai tiga yuhki o sazuketekure
Kanashimi ni oowareteru kono sora o kowasu yo
S.o.s. ukete kimi no matsu ashita e
Tiga ai koso ima hitsuyoh tiga chikyuh o mitsumete kure
Tiga yuhki ga ima tarinai tiga yuhki o sazuketekure
Brave Love Tiga
Tiga yuhki ga ima tarinai tiga yuhki o
Sazuketekure tatoe chikara ga
Tsuyokute mo hitorikiri ja tatakaenai
Tsuyoku mirai o motometemo hitorikiri ja todokanai
Kanashimi ni oowareteru kono sora o kowasu yo
S.o.s. ukete kimi no matsu ashita e
Tiga ai koso ima hitsuyoh tiga chikyuh o mitsumete kure
Donna kurayami no naka demo hoshi wa dokoka de kagayaku yo
Yowaku hakanai hoshitachi mo yume o motemete kagayaku yo
Aishiteru aishite iru tamashih ga sakebu yo
Toki no gehto akete kimi no matsu mirai e
Tiga yuhki ga ima tarinai tiga yuhki o sazuketekure
Kanashimi ni oowareteru kono sora o kowasu yo
S.o.s. ukete kimi no matsu ashita e
Tiga ai koso ima hitsuyoh tiga chikyuh o mitsumete kure
Tiga yuhki ga ima tarinai tiga yuhki o sazuketekure
Episódios
1. Aquele que herda da Luz (光 を 継ぐ もの, Hikari Tsugu o Mono?)
2. As Pedras Lendárias (石 の 神話, Ishi no Shinwa?)
3. A Profecia do Diabo (悪魔 の 預言, Akuma no Yogen?)
4. Adeus a Terra (サ ヨ ナ ラ 地球, Sa.Yo.Na.Ra Chikyū?)
5. O Dia em que a Monstro se Libertou (怪獣 が 出 て きた 日, Kaiju ga Detekita Hi?)
6. Segundo Contato (セカンド コンタクト, Sekando Kontakuto?)
7. O homem que veio para a Terra (地球 に 降り て きた 男, Chikyu ni Oritekita Otoko?)
8. Na noite de Halloween (ハロウィン の 夜 に, Harowin no Yoru ni?)
9. A menina que espera por um monstro (怪獣 を 待つ 少女, Kaijū o Matsu Shōjo?)
10. O Parque Fechado (閉ざさ れた 遊園 地, Tozasareta Yūenchi?)
11. Réquiem para as Trevas (闇 へ の レクイエム, Yami e no Rekuiemu?)
12. SOS do fundo do mar (深海 から の SOS, Shinkai kara no SOS?)
13. Coleção de Humanos (人间 采集 Ningen Saishū?)
14. Alvo Travado (放た れた 標的, Hanatareta Hyōteki?)
15. Ligação Fantasma (幻 の 疾走, Maboroshi no Shissō?)
16. Revivendo o Demônio (よみがえる 鬼神, Yomigaeru Kishin?)
17. A Batalha entre o Vermelho e o Azul (赤 と 青 の 戦い, Aka to Ao no Tatakai?)
18. Contra-ataque do Golza (ゴルザ の 逆襲, Goruza no Gyakushu?)
19. GUTS no Céu (parte 1) (GUTS よ 宙 (そら) へ 前編, Gattsu yo e Sora (Zenpen)?)
20. GUTS no Céu (parte 2) (GUTS よ 宙 (そら) へ 後編, Gattsu yo e Sora (Cohen?)?)
21. Transformando-se em Deban (出番 だ デ バン!, Deban da Deban?)
22. A Vinda de Nevoeiro (霧 が 来る, Kiri ga Kuru?)
23. Dinossauros Estrela "(恐竜 たち の 星, Kyoryū-tachi no Hoshi?)
24. Vá! Equipe de expedição do monstro (行け! 怪 獣 探 検 队, Ike! Kaijyū Tankentai?)
25. Julgamento do Diabo (悪魔 の 審判, Akuma no Shinpan?)
26. O Monstro do Mal que Veio do arco-íris (虹 の 怪獣 魔境, Niji no Kaijū Makyō?)
27. Eu vi Obico! (オビコ を 見た!, Obiko o Mita!?)
28. Frágil ... (うたかた の ..., Utakata no ...?)
29. Memória na Noite Azul (青い 夜 の 記憶, Aoi Yoru no Kioku?)
30. Monstro no Zoo (怪 獣 动物园, Kaijū Doōbutsuen?)
31. Ataque a Base da GUTS (襲わ れた 基地 GUTS, Osowareta Gattsu Kichi?)
32. Defesas em Zelda Point (ゼルダポイント の 攻防, Zeruda Pointo no Kōbō?)
33. Cidade de Vampiros (吸血 都市, Kyūketsu Toshi?)
34. Para o limite sul (南 の 涯 て まで, Minami no Hate Made?)
35. A Bela Adormecida (眠り の 乙女, Nemuri no Otome?)
36. O Sorriso que transcende o tempo (時空 を こえた 微笑, Toki o Koeta Hohoemi?)
37. A Flor (花, Hana?)
38. O Monstro Miragem (蜃気楼 の 怪獣, Shinkirō no Kaijū?)
39. Caro Sr. Ultraman (拝啓 ウルトラマン 様, Haikei Urutoraman-sama?)
40. Sonhos (梦, Yume?)
41. Amigo do Espaço (宇宙 から の 友, Uchu kara no Tomo?)
42. A Cidade da Menina Desaparecida (少女 が 消えた 街, Shōjo ga Kieta Machi?)
43. Tubarão Terrestre (地 の 鮫, Chi no Same?)
44. Aquele que Herda as Trevas (影 を 継ぐ もの, Kage o Tsugu Mono?)
45. Vida Eterna (永遠 の 命, Eien no Inochi?)
46. Pais e Filhos (いざ 鎌倉!, Iza Kamakura!?)
47. Adeus às Trevas (闇 に さようなら, Yami ni Sayōnara?)
48. Fugitivo da Lua (月 から の 逃亡 者, Tsuki kara no Tōbōsha?)
49. A Estrela Ultra (ウルトラ の 星, Urutora no Hoshi?)
50. Rumo ao Infinito! (もっと 高く! ~ Take Me Higher! ~, Motto Takaku!~Teiku Mī Haiyā?)
51. Mestre as Trevas (暗黒 の 支配 者, Ankoku no Shihaisha?)
52. O Bilho da Raça Humana (輝ける もの たち へ, Kagayakeru e Mono-tachi?)
2. As Pedras Lendárias (石 の 神話, Ishi no Shinwa?)
3. A Profecia do Diabo (悪魔 の 預言, Akuma no Yogen?)
4. Adeus a Terra (サ ヨ ナ ラ 地球, Sa.Yo.Na.Ra Chikyū?)
5. O Dia em que a Monstro se Libertou (怪獣 が 出 て きた 日, Kaiju ga Detekita Hi?)
6. Segundo Contato (セカンド コンタクト, Sekando Kontakuto?)
7. O homem que veio para a Terra (地球 に 降り て きた 男, Chikyu ni Oritekita Otoko?)
8. Na noite de Halloween (ハロウィン の 夜 に, Harowin no Yoru ni?)
9. A menina que espera por um monstro (怪獣 を 待つ 少女, Kaijū o Matsu Shōjo?)
10. O Parque Fechado (閉ざさ れた 遊園 地, Tozasareta Yūenchi?)
11. Réquiem para as Trevas (闇 へ の レクイエム, Yami e no Rekuiemu?)
12. SOS do fundo do mar (深海 から の SOS, Shinkai kara no SOS?)
13. Coleção de Humanos (人间 采集 Ningen Saishū?)
14. Alvo Travado (放た れた 標的, Hanatareta Hyōteki?)
15. Ligação Fantasma (幻 の 疾走, Maboroshi no Shissō?)
16. Revivendo o Demônio (よみがえる 鬼神, Yomigaeru Kishin?)
17. A Batalha entre o Vermelho e o Azul (赤 と 青 の 戦い, Aka to Ao no Tatakai?)
18. Contra-ataque do Golza (ゴルザ の 逆襲, Goruza no Gyakushu?)
19. GUTS no Céu (parte 1) (GUTS よ 宙 (そら) へ 前編, Gattsu yo e Sora (Zenpen)?)
20. GUTS no Céu (parte 2) (GUTS よ 宙 (そら) へ 後編, Gattsu yo e Sora (Cohen?)?)
21. Transformando-se em Deban (出番 だ デ バン!, Deban da Deban?)
22. A Vinda de Nevoeiro (霧 が 来る, Kiri ga Kuru?)
23. Dinossauros Estrela "(恐竜 たち の 星, Kyoryū-tachi no Hoshi?)
24. Vá! Equipe de expedição do monstro (行け! 怪 獣 探 検 队, Ike! Kaijyū Tankentai?)
25. Julgamento do Diabo (悪魔 の 審判, Akuma no Shinpan?)
26. O Monstro do Mal que Veio do arco-íris (虹 の 怪獣 魔境, Niji no Kaijū Makyō?)
27. Eu vi Obico! (オビコ を 見た!, Obiko o Mita!?)
28. Frágil ... (うたかた の ..., Utakata no ...?)
29. Memória na Noite Azul (青い 夜 の 記憶, Aoi Yoru no Kioku?)
30. Monstro no Zoo (怪 獣 动物园, Kaijū Doōbutsuen?)
31. Ataque a Base da GUTS (襲わ れた 基地 GUTS, Osowareta Gattsu Kichi?)
32. Defesas em Zelda Point (ゼルダポイント の 攻防, Zeruda Pointo no Kōbō?)
33. Cidade de Vampiros (吸血 都市, Kyūketsu Toshi?)
34. Para o limite sul (南 の 涯 て まで, Minami no Hate Made?)
35. A Bela Adormecida (眠り の 乙女, Nemuri no Otome?)
36. O Sorriso que transcende o tempo (時空 を こえた 微笑, Toki o Koeta Hohoemi?)
37. A Flor (花, Hana?)
38. O Monstro Miragem (蜃気楼 の 怪獣, Shinkirō no Kaijū?)
39. Caro Sr. Ultraman (拝啓 ウルトラマン 様, Haikei Urutoraman-sama?)
40. Sonhos (梦, Yume?)
41. Amigo do Espaço (宇宙 から の 友, Uchu kara no Tomo?)
42. A Cidade da Menina Desaparecida (少女 が 消えた 街, Shōjo ga Kieta Machi?)
43. Tubarão Terrestre (地 の 鮫, Chi no Same?)
44. Aquele que Herda as Trevas (影 を 継ぐ もの, Kage o Tsugu Mono?)
45. Vida Eterna (永遠 の 命, Eien no Inochi?)
46. Pais e Filhos (いざ 鎌倉!, Iza Kamakura!?)
47. Adeus às Trevas (闇 に さようなら, Yami ni Sayōnara?)
48. Fugitivo da Lua (月 から の 逃亡 者, Tsuki kara no Tōbōsha?)
49. A Estrela Ultra (ウルトラ の 星, Urutora no Hoshi?)
50. Rumo ao Infinito! (もっと 高く! ~ Take Me Higher! ~, Motto Takaku!~Teiku Mī Haiyā?)
51. Mestre as Trevas (暗黒 の 支配 者, Ankoku no Shihaisha?)
52. O Bilho da Raça Humana (輝ける もの たち へ, Kagayakeru e Mono-tachi?)
Elenco
- Hiroshi Nagano: Daigo Madoka/ Ultraman Tiga
- Mio Takaki: Capitã Megumi Iruma
- Akitoshi Ohtaki: Vice-Cap. Seiichi Munakata
- Yukio Masuda: Masami Horii
- Shigeki Kagemaru: Tetsuo Shinjoh
- Yoichi Furuya: Jun Yazumi
- Takami Yoshimoto: Rena Yanase
- Issei Futamata: Narrador
Dubladores Brasileiros
- Daigo Madoka/ Ultraman Tiga: Eduardo Borgueth
- Capitã Megumi Iruma: Mabel Cezar
- Vice-Cap. Seiichi Munakata: Sérgio Stern
- Masami Horii: Hamilton Ricardo
- Tetsuo Shinjoh: Ettore Zuim
- Jun Yazumi: Thiago Fagundes
- Rena Yanase: Marisa Leal
- Locutor: Marco Ribeiro
- Narrador: Pietro Mário
- Estúdio: Audio News
Ultraman Orb
É o herói principal da sua série . Descrito como um "andarilho", Orb continua o tema de Ultras alimentado por dispositivos que foi iniciada três anos antes pelo Ginga 's série de estreia . Ele é capaz de utilizar as habilidades de seus colegas Ultras para transformar e ganhar seus poderes. Ao mesmo tempo, a bonecas de ignição tendência das referidas séries também tem finalmente terminou.
Esteticamente, motivo de Ultraman Orb é baseado em guerreiros Ultra passadas, que se destina a coincidir com o Tsuburaya aniversário 50º ano da Ultra Series . A evidência mais concreta é sua forma básica, Spacium Zeperion, que é baseado em Ultraman e Ultraman Tiga. Claro, ele também se entende como uma celebração marco para os dois Ultra Warriors 'acima mencionados titular série , celebrando seu 50º e 20º aniversário respectivamente. Originalmente, Ultraman Orb foi provocado pela primeira vez em um vídeo promocional pela Tsuburaya Productions, que comemora o referido aniversário. No final do vídeo, um fundo preto com um par de olhos Ultraman pode ser visto, com as letras em inglês mostrados "Qual é o próximo ...?".
Background sábio, de acordo com um dos autores do Ultraman Orb, Takao Nakano, Orb (e por extensão a sua forma humana, Gai Kurenai) teve sua concepção baseada em Ultraseven , a quem, como Orb, usa disfarces humanos e começaram suas vidas como peregrinos na Terra em algum momento Antes da definição da sua série. Afora isso, outros motivos e elementos incluem romance japonês Lone Samurai monjiro,ator americano Clint Eastwood (cujo conhecido por seu papel como andarilhos) e cantor Tsunehiko Kamijo música imagem 's, Dareka ga Kaze no Naka de. Tudo isso é feito sob o propósito de "re-chamar o herói errante no mundo do século 21".
Há muito tempo, Orb era conhecido como sua forma humana Gai Kurenai , que foi escolhido pela luz, mas isso eventualmente gerou uma rivalidade entre ele eJugglus Juggler , que foi influenciado pela escuridão.Durante esse período, ele lutou contra Maga-Tanothor e presume-se que obter Ultraman Tiga card 's de sua destruição.
Enquanto passeia em torno da Terra, ele fez uma parada em Rusalka e conheci uma mulher chamada Natasha Romanova , que ele fez amizade. Durante Maga-Zetton despertar e Rampage 's, Orb lutou contra o monstro, enquanto seu amigo tentou olhar para Gai. Ao notar Natasha, Orb tentou tirá-la, mas quando o Ultra foi atingido por seu ataque, a explosão feriu Natasha também. Vendo seu querido amigo ferido, Orb decidiu deixar sair toda a sua raiva, ele sacou a Orbcalibur e lançou um ataque total, mas como resultado, a espada se quebrou eo impacto causado toda a floresta para ser engolida com uma enorme explosão. Retomando sua forma humana, Gai recolhidos Ultra Card Fusão Ultra 's, e depois gritou de remorso e desespero, sabendo que ele machucou ou possivelmente matou Natasha na explosão, a julgar pelo dano que ele fez e selado sua forma Orb Origin. Tendo perdido sua forma original, Gai foi forçado a confiar no uso de cartões Ultraman e Ultraman Tiga que lhe permitiram assumir a forma de Spacium Zeperion.
108 anos depois no dia de hoje, ele encontra seu velho inimigo Juggler e lutou contra o King Demon Beasts, um grupo de monstros antigos que foram selados pelo Ultra Ultra Warriors e vários outros monstros. Durante a sua missão, ele se depara com a SSP e VTL Esquadrão líder Ittettsu Shibukawa, salvando-os em numerosas ocasiões e recebe novos cartões Ultra fusão com cada rei demônio Besta ele eliminado, mas sem saber assistida Juggler, cujo motivo original para recolher os seus cartões. Depois de derrotar Maga-Pandon , Orb aparentemente acreditava que ele tinha parado o plano de Juggler no despertar Maga-Orochi e durante esse ponto enfrentou ataques de monstros frequente, alguns dos quais foram enviados pela União Invasão Planeta .Quando Juggler revelou as cartas do Rei Demon Beast ele tinha e despertado Maga-Orochi, Orb foi rapidamente derrotado pelo monstro e teve suas posses de Ultra Fusion Cards confiscadas por ninguém menos que o próprio Juggler.
Poder de Belial
Princesa Tamayura logo dá-lhe os cartões de Zoffy e Ultraman Belial , dizendo-lhe que tanto a luz ea escuridão combinados lhe dará grande poder, mas ao mesmo tempo ele deve controlá-lo. Enquanto Gai estava tendo problemas com o cartão de Belial, não foi até o sacrifício de Tamayura que causou Gai para liberar sua raiva e, portanto, trazendo Thunder Breaster. Usando este formulário, Orb traz retorno contra Maga-Orochi batendo o monstro através de vários edifícios e cortando sua própria cauda antes de destruí-la através do Zedcium Ray. Retornando à sua forma humana, ele recuperou suas cartas de Juggler, que admite a derrota, mas advertiu que ambos não são muito diferentes.
Este poder, mais uma vez provado fatal quando Gai não tinha escolha, mas para usá-lo contra um robô inter-dimensional,Galactron . Quando ganhar contra o seu adversário, ele também havia ameaçado duas pessoas ao mesmo tempo, em primeiro lugar é uma Z-VTOL piloto cujo navio se chocou contra as montanhas e, mais tarde, Naomi quando foi sequestrada como refém do Galactron. Thunder Breaster quase matou Naomi em seu ataque contra Galactron e, embora ele tenha parado por causa da alegação de Jetta, a ativação do robô do seu grande finisher forçou o Ultraman a disparar seu Zedcium Ray. Esta ação fez Gai incapaz de perdoar a si mesmo (Orb), e se perguntar se ele é digno do poder de Belial.
Valerian
Valérian, agente espácio-temporal, é uma série de banda desenhada franco-belga de ficção científica criado por Pierre Christin, escritor,Jean-Claude Mézières, desenhador e Évelyne Tranlé, colorista. A sua primeira aparição, surge na edição 420 da revista Pilote a 9 de Novembro de 1967, sendo posteriormente publicada em álbum pela Dargaud a partir de 1970. Esta é uma das séries francesas mais antigas.
A série enfoca as aventuras do Valérian, um agente espaço-temporal, e sua colega, Laureline, enquanto viajam o universo pelo espaço e pelo tempo. Valérian é um herói clássico, bondoso, forte e corajoso que segue as ordens de seus superiores, mesmo que sinta, no fundo, que é a coisa errada a fazer. Por outro lado, sua parceira Laureline combina sua inteligência superior, determinação e independência com sex-appeal. Influenciado pela ficção científica clássica, a série mistura a space opera com viagens no tempo. Os textos de Christin são notáveis para seu humor, complexidade e ideias políticas liberais fortemente humanistas, a arte de Mézières é caracterizada por suas descrições vívidas dos mundos e das espécies extraterrestres encontrados por Valérian e Laureline em suas aventuras. A série é considerada um marco na banda desenhada europeia e da cultura pop, e influenciou outros meios de comunicação também: vestígios de seus conceitos, histórias e desenhos podem ser encontrados em filmes de ficção científica como Star Wars e The Fifth Element.
Em 2007, no quadragésimo aniversário da criação da série, com o lançamento de L'Ordre des Pierres , a série muda de nome paraValérian et Laureline. A partir dessa data, as reimpressões dos álbuns, passaram a ter esse título.
A série Valérian e Laureline é "tanto um clássico da nona arte como uma obra prima da ficção científica" já vendeu mais de 2.500.000 cópias. Na tradição da ficção científica, acrescenta uma dimensão especial ao género space opera abrindo a porta para todas as séries atual de ficção científica, com um ambiente especial que incorpora alguns dos componentes básicos da fantasia heróica, apesar de o títulofantasia não aparecer na série, abriu a porta a todas as actuais séries de ficção científica, antecipação e fantasia heróica, como disse Stan Barets na introdução do Intégrale No. 1, "a série Laureline e Valérian e é o arquétipo original a partir da qual todos os outros foram feitos".
Depois de vários testes de Mézières e Christin, Valérian e Laureline ganha uma série animada em 2007, uma produção franco-japonesa inspirada em animes. foi apresentada pela primeira vez em França a 7 de Novembro de 2007, no Canal + Família, mantendo-se a continuação da série no canal France 3.
Uma adaptação cinematográfica dirigida por Luc Besson, Valérian et la Cité des mille planètes, está prevista para 2017.
No final dos anos 1960 , época da primeira publicação de Valerian, séries de banda desenhada de ficção científica ainda eram escassos. Entre os títulos haviam raras precursoras antes da Segunda Guerra Mundial:
- Estadunidenses: Buck Rogers, criada por Philip Francis Nowlan e Dick Calkins (1929), Brick Bradford, criada por William Ritt e Clarence Gray (1933) e Flash Gordon, criada por Alex Raymond (1934).
- Francesas: Futuropolis de Martial Cendres e René Pellos (1937).
Depois da Segunda Guerra na França:
- Pionniers de l'Espérance de Roger Lecureux e Raymond Poïvet (1945), Kaza le Martien de Kline (1946), Barbarella por Jean-Claude Forest (1962), Les Naufragés du temps por Jean-Claude Forest e Paul Gillon (1964) e Lone Sloane por Philippe Druillet (1966)
Durante a criação, em 1959, da revista Pilote, os seus editores tentaram cobrir todos os géneros de banda desenhada. A revista tem de fazer frente à concorrência principalmente a Le Journal de Mickey, Spirou, Le Journal de Tintin e Vaillant. Assim, com um índice bastante ecléctico, o número 1, lançado a 29 de Outubro de 1959, apresentava, entre outros Asterix o gaulês, As Aventures de Michel Tanguy,Barba Ruiva, O Escoçes Jacques Le Gall e Le Petit Nicolas, mais tarde Bob Morane (1962) e Bluberry (1963). Enquanto o editorRené Goscinny, procurava novos criadores para a Pilote, Greg, editor da revista Tintin, mas também colaborador da revista Pilote, escreveu e publicou, em Janeiro de 1967 uma história de ficção científica, Luc Orient, desenhada por Eddy Paape.
Valérian apareceu pela primeira vez em 9 de Novembro de 1967 na edição 420 da revista Pilote, os primeiros doze arcos foram publicados na revista.
Após a sua primeira colaborações na revista Jean-Claude Mézières e Pierre Christin buscavam um género para publicar na revista, Mezieres foi atraído pelo western, , tendo ele próprio vivido como cowboy no Estados Unidos, contudo, o género género já estava representado em séries como Blueberry de Moebius, Lucky Luke de René Goscinny e Morris e Jerry Spring de Jijé. Depois de pensarem uma história medieval, ou uma história no século XIX na linha de Arsène Lupinou Sherlock Holmes, concordaram no gênero ficção científica, sendo ambos leitores de revistas como Fiction e Galaxy Science Fiction.
Christin cita os autores John Wyndham, A. E. van Vogt, Isaac Asimov, Poul Anderson, Jack Vance, Dan Simmons, Ray Bradbury, René Barjavel e Theodore Sturgeon. Mezieres é um menor leitor regular do gênero, mas ele leu todos os clássicos, como Isaac Asimov, A. E. van Vogt, Philip K. Dick ou Jack Vance. O nome Valérian veio de Valéran, prince des ténèbres, herói do livro de Nathalie Henneberg, o último publicado na coleção Le Rayon Fantastique.
O primeiro arco a ser reunido em um álbum pela Dargaud foi La Cité des Eaux Mouvantes, o décimo-terceiro arco, Sur les frontières foi publicado diretamente no formato álbum. Sete histórias curtas foram publicados entre 1969 e 1970 na revista Super Pilote, uma revista em formatinho, essas histórias foram reunidas em um álbum chamado Par Les Chemins De l’Espace, publicado em 1997.
Quando Les Mauvais Rêves foi eventualmente publicado como um álbum, recebeu o número "0" para refletir sua posição como a aventura de estréia na série.
A série foi originalmente publicada sob o título Valérian, agent spatio-temporel, no entanto, com a publicação do álbum L'Ordre des Pierres em 2007, a série passou a se chamar Valérian et Laureline.
Em outubro de 2009, foi publicado o romance ilustrado Valérian et Laureline : Lininil a disparu, escrito por Christin e ilustrador por Mézières.
Em 22 de Janeiro de 2010, foi publicado o último álbum, L'OuvreTemps.
Depois de terminar a série, os criadores permitiram que os outros autores produzissem histórias, contudo, essas não deveriam ser continuações da série, mas sim releituras, chamada de Valérian Vu Par, o primeiro volume foi L'Armure du Jakolass de Manu Larcernet, publicado em 2011, o segundo volume ilustrado por Mathieu Lauffray e roteirizado por Wilfrid Lupano, será publicado em setembro de 2017.
O diretor francês Luc Besson foi o escolhido para transportar o universo de Valérian para as telas dos cinemas. Feita em inglês, o longa é uma superprodução, provavelmente uma das mais caras feitas pelo cinema francês.
No elenco, estão Dane DeHaam como Valérian, e Cara Delevingne, como Laureline. Além deles, o filme conta com Rihanna, Ethan Hawke, John Goodman.
Zoran
É um anime em preto e branco criada pelo estúdio de animação Television Corporation of Japan ou TCJ (hoje conhecido apenas como Eiken) tendo 96 episódios, no Japão o anime estreou no canal TBS entre 4 de maio de 1965 até 28 de março de 1967. Também teve um filme da série intitulado Space Boy Soran que foi lançado no dia 24 de julho de 1965.
É um anime em preto e branco criada pelo estúdio de animação Television Corporation of Japan ou TCJ (hoje conhecido apenas como Eiken) tendo 96 episódios, no Japão o anime estreou no canal TBS entre 4 de maio de 1965 até 28 de março de 1967. Também teve um filme da série intitulado Space Boy Soran que foi lançado no dia 24 de julho de 1965.
No Brasil a série foi transmitida pela TV Tupi e pela Rede Record entre 1970.
História
Zoran é um órfão que foi salvo e resgatado por extraterrestres. Ele foi levado a um planeta alienígena que possui gravidade 15 vezes maior do que a da Terra. Para sobreviver, Zoran ganhou implantes cyborgs. De volta ao seu planeta de origem, devido aos implantes, o garoto descobre que tem super força ( 15 vezes maior do que um humano comum), super velocidade e outras habilidades especiais. Tem como companheiro Chap, um esquilo espacial com capacidade de se comunicar telepaticamente, de pressentir o perigo e o poder de invisibilidade. Ele passa a tomar parte da Força de Defesa da Terra, na Divisão Aurora e passa a combater os malfeitores e invasores espaciais, com a ajuda do professor Furutsuki e de sua filha.
Equipe
- Direção: Haruyuki Kawajima
- Composição da série: Haruyuki Kawajima
- Roteiro: Masaki Tsuji
- Direção dos episódios: Tsunetoki Seko
- Música: Kazuo Iba ,Taku Izumi
- Conceito original: Kazuya Fukumoto
- Design dos personagens: Yoshikatsu Miyakoshi
- Direção de arte: Hisako Takemura
- Animação intermediária: Masae Abiko, Shizuko Komooka, Toyoo Ashida
- Chave de animação: Yoshikatsu Miyakoshi
- Supervisão: Kazuya Fukumoto
- Estúdio de animação: Television Corporation of Japan
Fonte:
Diversão e Arte
Wikipédia
Ultra Wikia
Omelete
http://omelete.uol.com.br/teve/1000098/Ultraman_Tiga___O_Guerreiro_da_Luz.aspx/
Wikipédia
Letras
http://letras.mus.br/ultraman/1273073/
Toku Share
Wikipédia
Wikipédia
Letras
http://letras.mus.br/ultraman/1273073/
Unisatsu
J-Box
Os Primeiros Super-Heróis do Mundo
http://primeirossuperherois.blogspot.com.br/2014/06/dr-alpha-primeiro-heroi-espacial-das.html
Guia dos Quadrinhos
http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/patrulha-do-espaco/23368
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Her%C3%B3is_espaciais
Comentários
Enviar um comentário