Para quem acha que filme brasileiro é só limitado com pornôchanchada ou ambientado em favela com tiroteio, aqui estão alguns filmes que valem a pena ver, confira:
Para preservar a espécie humana da radiação ionizante, a população é alocada em um abrigo subterrâneo. Chefiados sob forte regime pela Comandante Avo (Conceição Senna) e seus fieis, a geóloga Lix (Norma Bengell) e um grupo de habitantes desenvolvem um projeto que permitirá o retorno da raça humana a superfície, e a libertação do controle de Avo, o filme foi produzido no dia 15 de julho de 1982.
As Aventuras de Sérgio Mallandro
As aventuras de Sérgio Mallandro é um filme brasileiro dirigido por Erasto Filho lançado em 1985 e considerado pela crítica da época como um dos piores filmes brasileiros de todos os tempos. Foi lançado em VHS em 1987 pela TransVideo/VideoLar
O Extraterrestre anão Superpoderoso vem a Terra para designar a um humano o poder de "fazer o bem", Mallandro é o escolhido, mas para ter o poder, ele deve primeiramente cumprir uma missão: achar o macaquinho da Tinhinha. Se ele falhar o poder será dado ao vilão Dom Pedro interpretado por Pedro de Lara.
Besouro
Besouro é um filme brasileiro que conta a vida de Besouro Mangangá (Ailton Carmo), um capoeirista brasileiro da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heróicos e lendários. Estreou nos cinemas do Brasil no dia 30 de outubro de 2009. Dirigido por João Daniel Tikhomiroff.
Huen Chiu Ku, coreógrafo de Kill Bill, é o responsável pelas cenas de luta do filme.
A escravidão foi abolida. Mas o preconceito fez com que os negros fossem tratados como escravos para ganhar um pouco de dinheiro para sobreviver. A palavra capoeirista assombrava homens e mulheres, mas o velho escravo Tio Alípio nutria grande admiração pelo filho de João Grosso e Maria Haifa. Era o menino Manoel Henrique que, desde cedo aprendeu, com o Mestre Alípio, os segredos da Capoeira na Rua do Trapiche de Baixo, em Santo Amaro da Purificação, sendo batizado com Besouro Mangangá por causa da sua flexibilidade e facilidade de desaparecer quando a hora era para tal. Mestre Alípio foi jurado de morte por ensinar capoeira. Mas Besouro tinha a responsabilidade de protegê-lo. Um dia, quando Besouro estava em uma roda de capoeira, um policial matou o mestre Alípio. Em uma feira onde escravos trabalhavam, Besouro começou a ver uma entidade (Exu) que o manda ajoelhar. Na tentativa de lutar capoeira com a entidade, besouro destrói toda a feira. O feitor e seus homens perseguem Besouro, que pula na água. Dona Zulmira, sua mentora espiritual e conselheira, entrega-lhe um colar (patuá) para fechar o corpo, protegendo-o dos ataques dos inimigos. Ou seja, a única coisa que pode matá-lo agora é a faca de ticum. Besouro começa a incendiar as plantações do coronel. Quero Quero, amigo de infância de Besouro, começa a se voltar contra ele, já que ele estava destruindo tudo que os escravos estavam fazendo. A namorada de Quero Quero, Dinorá, então termina o namoro com ele. Dinorá se encontra com Besouro com ele. Quero Quero, revoltado, luta com Besouro na mata, e Besouro vence. Quero Quero então mata o feitor e o coloca na frente da casa grande incriminando o Besouro. Os homens do coronel caçam Besouro. Besouro elimina todos, mas o coronel o mata com a faca de ticum. O coronel tenta estuprar Dinorá que o massacra com capoeira. O filho de Besouro com Dinorá também recebe o nome de Besouro. O filme acaba com Besouro Jr. sorrindo com cara de mau para o coronel que passa de cavalo.
Capitão Eléctron contra a Ameaça Venusiana
Curta Metragem / Co-dirigido por Dario R. C. Castro, Edmundo G. Barreiros, Humberto Pereira e Marcello Monteiro . Produzido em 1986.
Com Nauro Campos, Suzy Luz, Dario R. C. Castro, Ennio Torresan.
Super-herói – Alienígena – Ficção Científica
Sinopse – Terra, 1997: um maligno ser do espaço sideral ameaça nosso planeta e só quem pode detê-lo é o super-herói atômico Capitão Eléctron!
Cassiopéia
É um filme de animação brasileiro produzido e realizado pela NDR Filmes e lançado no ano de 1996 pela PlayArte. Foi dirigido pelo animador Clóvis Vieira.
O Escaravelho do Diabo
O Escorpião Escarlate
É um filme de animação brasileiro produzido e realizado pela NDR Filmes e lançado no ano de 1996 pela PlayArte. Foi dirigido pelo animador Clóvis Vieira.
Cassiopéia compete duramente com o norte-americano Toy Story (da Disney/Pixar) pelo título de primeiro longa animado feito em CGI do mundo. A controvérsia é causada pelo fato dos americanos terem usado moldes de argila para serem escaneados digitalmente, a chamada rotoscopia (o que não o tornaria 100% digital), enquanto que a produção brasileira foi totalmente realizada em CGI, com imagens geradas por pura computação gráfica, sem nenhum escaneamento exterior de imagens ou vetorização de modelos reais. Apesar desse feito, Cassiopeia só foi lançado quase cinco meses depois de Toy Story.
O filme foi lançado no dia 1 de abril de 1996 numa premiere na cidade de São Paulo e posteriormente foi apresentado em projetos cinematográficos culturais e por entidades educacionais pelo país.
O filme conta a história do planeta Ateneia, localizado na constelação de Cassiopeia, que um dia é atacado por invasores do espaço que começam a sugar sua energia vital. Um sinal de socorro é enviado para o espaço sideral pela astrônoma local, Liza, e recebido por quatro heróis que viajam através da galáxia para salvar o planeta.
A ambientação sugere (também por inviabilidade técnica para se produzir árvores e outros elementos caóticos naturais) um ambiente completamente tomado pela artificialidade. Numa primeira análise, pode-se pensar que é uma ideia rasa, mas o formato da resposta ao ataque do "predador gigante" evidenciam uma abordagem biológica no roteiro, como se os habitantes liberassem "anticorpos" ou "substâncias" encapsuladas para defesa a partir de armazéns de emergência, contrastando com o formato estado-unidense, que evidentemente escolheria o míssil.
O Escaravelho do Diabo
O Escaravelho do Diabo é um filme de suspense e aventura dirigido por Carlo Milani, baseado no bestseller infanto-juvenil homônimo, publicado pela primeira vez em 1956, da autora mineira Lúcia Machado de Almeida. É o primeiro longa do diretor que antes trabalhou apenas na televisão, dirigindo filmes como "Bang Bang" (2005), "América" (2005) e "Além do horizonte" (2013). Trabalhou ainda em “Malhação” (2006) e nos reality shows “The Voice Brasil”, “Fama” e “Big Brother Brasil".
As filmagens aconteceram no primeiro semestre de 2015, com locações nas cidades de Campinas, Amparo, Monte Alegre do Sul, Holambra e Jaguariúna.
Alberto é um menino de 12 anos que tem uma vida normal. Não gosta muito de fazer as tarefas da escola e seu grande sonho é andar na moto de seu irmão mais velho Hugo.
Até que um fato misterioso acontece com Hugo: ele recebe uma caixa com um escaravelho dentro. Dias depois, o irmão é encontrado morto dentro de seu quarto, com uma espada cravada no peito.
Mesmo abalado com a morte, Alberto quer de todo jeito encontrar o assassino do irmão. Ele se aproxima do delegado Pimentel, que está investigando o crime, e havia prendido um suspeito, o namorado de uma menina pela qual Hugo era apaixonado.
Mas então outra morte acontece na cidade. Um homem, também ruivo, teria se jogado do prédio. É Alberto quem encontra na casa mais uma escaravelho e descobre a associação: o assassino em série mandava o inseto para as próximas vítimas, todas ruivas.
Enquanto o serial killer mata os ruivos da cidade, a polícia, a imprensa e a igreja local tentam encontrar maneiras de descobrir sua verdadeira identidade.
O Escorpião Escarlate
O Escorpião Escarlate é um filme brasileiro de 1990, uma comédia produzida e dirigida por Ivan Cardoso, baseada nas séries de rádio As aventuras do Anjo e O Escorpião Escarlate, essa última criada por Rubens Francisco Lucchetti, que também roteirizou o filme. Distribuído pela Topázio Filmes com trilha sonora do maestro Júlio Medaglia e de Gilberto Santeiro. A canção-tema é interpretada pelo grupo João Penca e Seus Miquinhos Amestrados (que aparecem durante os letreiros finais). Números musicais com Ivon Cury e Roberta Close.
Em outubro de 2015, o roteirista Rubens Francisco Lucchetti lançou pela Editora Laços, a romantização O Escorpião Escarlate - O Roteiro Original.
A Gaiola da Morte
Unindo o sadismo com sua vontade de ganhar uns troados, o professor Yago sequestra lutadores de artes marciais de todo o país com o intuito de gravar lutas, que apenas terminam com a morte de um dos oponentes, e depois veicular esses videos pela internet.
A Garota Dourada
Garota Dourada é um filme brasileiro de 1984, do gênero aventura, dirigido por Antônio Calmon. Depois de ser abandonado por sua esposa, o surfista Ricardo Valente decide ir para o litoral catarinense na companhia de sua filha e do astro de rock Zeca. Lá ele se apaixona por Diana e desperta fúria do inescrupuloso Betinho, também apaixonado pela moça. Os dois travarão uma emocionante disputa pelo coração de Diana, a "garota dourada".
Menino do Rio
Menino do Rio é um filme brasileiro de 1982, do gênero aventura, dirigido por Antônio Calmon. O jovem surfista Ricardo Valente se apaixona pela modelo Patrícia Monteiro, menina rica e sofisticada. Para conquistar o seu amor ele terá de enfrentar o preconceito da família e a fúria do noivo de Patrícia.
As Sete Vampiras
O filme conta com a participação da banda João Penca & Seus Miquinhos Amestrados e o trapalhão Dedé Santana e o humorista Tião Macalé fazem pequenas participações.
Depois de ver seu marido ser devorado por uma planta carnívora, a professora de dança Sílvia se isola de todos em sua casa de campo. Só é convencida a abandonar seu retiro quando um velho amigo a convida para trabalhar numa boate, e prontifica-se a montar um balé intitulado "As Sete Vampiras", mas o sucesso do espetáculo é interrompido por estranhos assassinatos.
Vamos Cantar Disco Baby
À beira da falência, o Orfanato Santa Cecília e a floresta que o cerca vão a leilão. A diretora do orfanato e as meninas internas procuram uma maneira de salvar a instituição da ganância da Imobiliária Sérgio Pancada, que pretende tudo destruir para lucrar com a construção de vários edifícios no local. Na floresta, vive uma velhinha que oferece a três meninas do orfanato o dom de cantar e atrair multidões. Com o dinheiro que ganharem, elas poderão salvar o orfanato. Mas estabelece uma condição: elas não podem beijar nenhum rapaz. Com a ajuda do repórter Raul e da assistente social Gretchen, as meninas começam a fazer sucesso, ameaçando assim as pretensões da imobiliária. Sérgio Pancada e sua diretoria tudo fazem para atrapalhar o conjunto musical. Serginho Pancada resolve colaborar com o pai e seqüestra as três meninas durante um show numa discoteca, às vésperas do leilão. Mas ao conhecer Lila, uma das moças, ele se apaixona, mudando o rumo dos acontecimentos.
Os Xeretas
Os Xeretas
Os Xeretas é um filme de aventura de 2001, que mostra que o trabalho em grupo é muito importante para se conseguir atingir seus objetivos.
As filmagens de Os Xeretas ocorreram na cidade de Castro, no Paraná.
O filme começa com uma menina sendo perseguida por um grupo de bandidos quando de repente ela desaparece envolta em um portal de luz.
Duda, Tato e Nick são três amigos inseparáveis que são conhecidos pela população local como os Xeretas. Num dia eles encontram uma menina com um símbolo tatuado no braço, que esta vagando perdida pela cidade. Com a ajuda da mística Alana eles descobrem que a garota é na verdade uma viajante dos portais do tempo e do espaço que faz parte dos Aleph, um povo responsável pela segurança destes portais. A pequena menina precisa retornar ao seu mundo e para isto é necessário que tenha em mãos um medalhão que é a chave dos portais, pois senão morrerá. Visto isso Os Xeretas resolvem ajudá-la, indo à busca de um ladrão sem escrúpulos (Francisco Cuoco) e seu ajudante puxa-saco (Roberto Arduim) que roubaram o medalhão, que estava em um museu de São Paulo até pouco tempo atrás. Os Xeretas correm contra o tempo. Nada pode dar errado.
Comentários
Enviar um comentário