Doctor Who

Doctor Who é uma série de ficção científica britânica, produzida e transmitida pela BBC desde 1963. A série mostra as aventuras do Doutor (The Doctor), um Senhor do Tempo, alienígena do planeta Gallifrey, que explora o universo em sua máquina do tempo, uma sensível nave espacial conhecida como TARDIS(Time And Relative Dimension In Space), cuja aparência exterior se assemelha a uma cabine de polícialondrina de 1963. Juntamente com os seus companheiros, O Doutor enfrenta uma variedade de inimigos, enquanto trabalha para salvar as civilizações, ajudar as pessoas comuns e corrigir erros. Embora uma das grandes constantes da série “Doctor Who” seja que ninguém sabe seu nome real.
A série recebeu o reconhecimento da crítica e do público como um dos melhores programas de televisão britânicos, incluindo o British Academy Television Award 2006 de Melhor Série de Drama e por cinco anos consecutivos (2005-10) venceu o National Television Awards, durante o mandato de Russell T Davies como produtor executivo. Em 2011, Matt Smith tornou-se o primeiro Doutor a ser indicado ao BAFTA de Melhor Ator em um papel principal. Em 2013, o Prêmio Peabody honrou Doctor Who com um Peabody institucional de "para a evolução com a tecnologia e as vezes como nada mais no universo televisivo conhecido".  O programa está listado no Guinness World Records como a série de ficção científica televisiva de mais longa duração no mundo e como a "mais bem sucedida" série de ficção científica de todos os tempos – com base em seus índices de transmissão global, DVDs, venda de livros, e o tráfego no iTunes. Durante seu funcionamento original, foi reconhecida por suas histórias imaginativas, criativas de baixo orçamento de efeitos especiais e de uso pioneiro de música eletrônica(originalmente produzido pela Oficina Radiofônica da BBC).
A série é uma parte significativa da cultura popular britânica, e em outros países se tornou um programa favorito clássico da televisão. O show tem influenciado gerações de profissionais da televisão britânica, muitos dos quais cresceram assistindo a série. O programa originalmente funcionou de 1963 a 1989. Depois de uma tentativa frustrada de retomar a produção normal em 1996 com um piloto secreto na forma de um filme para a televisão, o programa foi relançado em 2005 por Russell T Davies, que era um produtor executivo e escritor chefe nos cinco primeiros anos de seu renascimento, produzidos pela BBC Wales, em Cardiff. A primeira temporada no século XXI, com Christopher Eccleston como o Nono Doutor do Doutor, foi produzido pela BBC. As segundas e terceiras temporadas tiveram algum dinheiro de desenvolvimento contribuído pela Canadian Broadcasting Corporation (CBC), que foi creditada como co-produtora. Doctor Who também gerou spin-offs em várias mídias, incluindo Torchwood (2006) e As Aventuras de Sarah Jane (2007), ambos criados por Russell T DaviesK-9(2009), uma série de vídeos divididos em quatro partes chamado P.R.O.B.E (1994) e um único episódio piloto de K-9 and Company (1981). Houve também muitas paródias e referências culturais do personagem em outras mídias.

Doze atores já atuaram na série como o Doutor. A transição de um ator para outro é descrito no enredo do show como a regeneração, um processo de vida dos Senhores do Tempo através do qual o personagem do Doutor assume um novo corpo, e de certa forma, nova personalidade, que ocorre quando este sofre uma lesão que seria fatal para a maioria das outras espécies. Apesar de cada interpretação ser diferente, e em algumas ocasiões uma encarnação encontrar outra, elas são pensadas para serem aspectos do mesmo personagem. O Doutor atualmente é interpretado por Peter Capaldi, que assumiu o papel depois da aparição final de Matt Smith no Especial de Natal exibido em 25 de dezembro de 2013.

A História

Doctor Who apareceu pela primeira vez na televisão pela BBC em 23 de novembro de 1963, seguindo discussões e planos que estavam em curso há um ano. O Chefe da divisão de Dramas, o canadense Sydney Newman, foi o principal responsável pelo desenvolvimento do programa, com o primeiro formato documentado para a série ser escrita por Newman, juntamente com o Chefe do Departamento de Script (mais tarde chefe de Publicações Periódicas) Donald Wilson e o escritor pessoal C.E. Webber. O escritor Anthony Coburn, o editor de histórias David Whitaker e a produtora inicial Verity Lambert também contribuíram fortemente para o desenvolvimento da série. O programa foi originalmente concebido para apelar a um público familiar, como um programa educacional com viagens no tempo como um meio para explorar ideias científicas e momentos famosos da história. Em 31 julho de 1963, Whitaker encomendou a Terry Nation que escrevesse uma história com o título de "Os Mutantes". Originalmente os Daleks e os Thals foram vítimas de uma bomba de nêutrons alienígena, mas posteriormente Terry Nation abandonou os alienígenas e transformou os Daleks em agressores. Quando o roteiro foi apresentado a Newman e Wilson, foi imediatamente rejeitado, uma vez que o programa não podia conter "monstros de olhos esbugalhados". A primeira série de episódios foi concluída e a BBC acreditava que era crucial que a seguinte fosse um sucesso, no entanto, "Os Mutantes" foi o único script pronto para ir ao ar e a equipe teve poucas opções a não ser usá-lo. Segundo a produtora Verity Lambert, "Nós não tínhamos muita escolha - tínhamos apenas o episódio dos Daleks... Nós tivemos um pequena crise de confiança porque Donald [Wilson] foi tão resoluto quanto a não usá-lo. Se tivéssemos algo pronto, teríamos usado." O roteiro de Terry Nation tornou-se a segunda série de episódios de Doctor Who - "Os Daleks" (ou "Os Mutantes"). A série de episódios apresentou os alienígenas de mesmo nome que se tornariam os monstros mais populares da série, e foram responsáveis pela primeira explosão de merchandising da BBC.
Na década de 1960 foram produzidos dois filmes considerados "fora da grade", não canônicos, tendo Peter Cushing como Doctor Who. São conhecidos como "Dalek Films", de 1965 e 1966, mudando as características dos principais personagens da versão original. Todas as referências citam estes dois filmes como heréticos, não sendo considerados na linha temporal oficial.
A divisão de séries de Drama da BBC produziu 26 temporadas do programa, exibidas pela BBC 1. Com a queda nos números de espectadores, o declínio na percepção pública do programa e um espaço de transmissão menos proeminente, a produção foi suspensa em 1989 por Jonathan Powell, controlador da BBC 1. Ainda que (como co-estrela da série Sophie Aldred relatou no documentário Doctor Who: Mais de 30 Anos na TARDIS) tenha sido efetivamente, se não formalmente, cancelada com a decisão de não encomendar uma já planejada vigésima sétima temporada do programa para transmissão em 1990, a BBC repetidamente afirmou que a série iria retornar.
Ainda que a produção própria estivesse interrompida, a BBC esperava encontrar uma produtora independente para relançar o programa. Philip Segal, um britânico expatriado que trabalhou para para o braço televisivo da Columbia Pictures nos Estados Unidos, havia se aproximado da BBC sobre um tal empreendimento ainda em julho de 1989, enquanto a vigésima sexta temporada da série ainda estava em produção. As negociações de Segal finalmente levaram a um filme para a televisão de Doctor Who, transmitido pela rede FOX em 1996, como uma co-produção entre a FOX, Universal Pictures, a BBC e BBC Worldwide. Embora o filme tenha sido bem-sucedido no Reino Unido (com 9,1 milhões de espectadores), não foi tão bem nosEstados Unidos, que não levou a uma série.
Mídias licenciadas, como romances e peças de áudio, disponibilizavam novas histórias, mas um programa de televisão para Doctor Who permaneceu dormente até 2003. Em setembro do mesmo ano, a BBC anunciou a produção de uma nova série após vários anos de tentativas pela BBC Worldwide para encontrar apoio para uma versão de longa-metragem. Os produtores executivos da nova encarnação da série foram os escritores Russell T Davies e Chefe de Drama da BBC Cymru Wales, Julie Gardner. Ele foi vendido para muitos outros países em todo o mundo. 
Doctor Who finalmente voltou com o episódio "Rose" na BBC One em 26 de março de 2005. Desde então, já foram exibidas oito temporadas, com especiais entre 2006-2008 e 2010-2014, e episódios especiais do dia de Natal todos os anos desde 2005, atualmente se encontra na nona temporada. Nenhuma temporada completa foi filmada em 2009, devido a compromissos do ator David Tennant para Hamlet, embora quatro especiais adicionais estrelando Tennant foram feitos. Na Primavera de 2010.  Steven Moffat substituiu Davies como escritor principal e produtor executivo. A versão de 2005 de Doctor Who é uma continuação direta da série de 1963-1989, assim como o telefilme de 1996, estrelado por Paul McGann como o Oitavo Doutor. Isso a difere outras séries relançadas que ou foram reimaginadas ou reinicializadas (por exemplo, Battlestar Galactica [2004] e Bionic Woman [2007]), ou série a ter lugar no mesmo universo como o original, mas em um período diferente e com personagens diferentes (por exemplo, Star Trek: The Next Generation e spin-offs).

Produção

A produção original de Doctor Who era realizada com poucos recursos. Cada episódio de 25 minutos era registrado em vídeo (cenas de estúdio) e filme de 16mm (cenas em locação). A maquiagem, cenários e efeitos visuais eram precários, quase amadorísticos, mas a série fez enorme sucesso na Inglaterra graças, principalmente, aos roteiros criativos que colocavam O Doutor e seus amigos em mirabolantes aventuras que aconteciam em diversos locais do espaço e do tempo. A série iniciou como um programa educacional para crianças, onde O Doutor conhecia figuras famosas do passado e participava de fatos históricos. Mas em breve passaram a predominar as aventuras de ficção científica onde os heróis encontravam estranhas civilizações e criaturas extraterrestres. Normalmente um grupo de episódios formava um seriado ou história completa, e cada temporada era composta por alguns desses seriados. Em 1989, a BBC suspendeu Doctor Who, mesmo ainda com uma boa audiência, sob a alegação de que haveria apenas um hiato maior entre a 26ª e a 27ª temporada. Na verdade, a BBCestava diante de um impasse - frente a outras séries contemporâneas de ficção científica norte-americanas, de produção bem mais sofisticada, Doctor Who não tinha como competir com elas tecnicamente, e para enfrentar a concorrência seu orçamento teria de ser multiplicado. Como a BBC à época era comandada por executivos que não gostavam muito de ficção científica e que optaram por não liberar os recursos necessários, a série entrou num limbo do qual saiu apenas em 1996, com a tentativa frustrada de trazê-la de volta numa parceria com a FOX e a Universal. Apesar de sofisticado, o telefilme foi considerado americanizado demais. Finalmente em 2005 a BBC do País de Gales trouxe de volta a série, com um nível de produção muito superior ao da original. A versão atual possui um orçamento que permite a utilização de elaboradas maquiagens e efeitos em computação gráfica (CGI). Cada nova temporada é composta por 13 episódios de 45 minutos e um especial de Natal com 60 minutos, gravados em vídeo de alta definição e posteriormente passados para película de 35mm. Exceto pelos especiais, os 13 episódios, ainda que muitas vezes contando histórias autônomas, fazem parte de um arco que é desenvolvido ao longo da temporada. Cada temporada tem trazido de volta pelo menos um inimigo clássico do Doutor - já tivemos a volta, entre outros, dos Daleks, dos Cybermen, dos Silurians,do Mestre, Guerreiros de Gelo e da Grande Inteligência.
Os Doutores


War Doctor
  • É a encarnação que renega sua promessa como “Doutor”, que não se considera um curador, mas sim um guerreiro. Nascido para lutar na Última Grande Guerra Temporal, dedicou toda sua vida a isso, mas, já velho e exausto do fardo que leva consigo, decide encerrá-la usando o Momento, arma de destruição em massa de Gallifrey que possui consciência. Ele encerra a guerra, não da forma que esperava ou de como se lembrará, mas tais ações levam a um efeito devastador nas próximas três encarnações, que negam sua existência. Esteve presente na queda de Arcadia, segunda maior cidade de Gallifrey.


Primeiro Doutor
No começo era um cara desconfiado e que tinha um ar de superioridade, esta encarnação foi “amolecendo” com o tempo. Se no começo este Doctor arrisca a vida de seus companheiros para explorar o desconhecido, outrora  mesmo que às vezes fosse sarcástico perante a ignorância alheia. Nele vemos traços de certa forma infantis, ao mesmo tempo que o começo de uma figura que busca a justiça a qualquer custo. Se tornava  protetor quando acompanhado de jovens garotas, pois essas lhe recordavam sua neta e primeira companheira de viagens, Susan Foreman. 


Segundo Doutor
Extrovertido, palhaço e atrapalhado, este Doctor escondia sua imensa sagacidade, para que o subestimassem e assim, ele pudesse dar cabo aos seus planos. Por trás desta aparência displicente, sempre havia um raciocínio meticuloso nas ações deste Doctor. Ele era impiedoso com seus inimigos recorrentes, os Cybermen. Sempre levava consigo uma flauta, que tocava ocasionalmente, e um diário de 500 anos no qual registrava suas aventuras. Durante quase toda esta encarnação, viajou com  seu fiel companheiro Jamie McCrimmon, um escocês  do século XIX.

Terceiro Doutor
Diferente de seus antecessores, este Doctor é um homem de ação e quando necessário, utilizava de suas habilidades em Aikido Venusiano. Ele permaneceu exilado na Terra durante boa parte de sua existência e, trabalhando para a UNIT, tinha o hábito de empregar sua mente brilhante em invenções, dentre as quais, seu querido carro, Bessie. Era cavalheiro e oposta ao segundo Doctor, o que acarreta desentendimentos entre os Doutores quando as duas encarnações do personagem se encontram. Inicialmente, o terceiro Doctor teve Liz Shaw como assistente, depois passou a se aventurar com sua companheira mais querida, Jo Grant, e perto de seu fim, levou Sarah Jane Smith à TARDIS.
Quarto Doutor
  • Excêntrico, bem humorado, engraçado, este Doctor tinha uma personalidade mais jovem que a de seus predecessores. Em contraste com seu “ser” anterior, este não suportava trabalhar para a UNIT, e por isso, após ter o exílio encerado, manteve-se viajando quase que constantemente, ajudando a organização em poucas ocasiões. Um amante da paz, podia se tornar uma figura agressiva  quando fosse necessário, sendo completamente oposto à ideia de figuras autoritárias em qualquer aspecto. É muito difícil vê-lo sem seu cachecol, em contrapartida, sempre está a oferecer “jelly babies” a todos. As companheiras que marcam sua existência são aquela que lhe viu regenerar, Sarah Jane Smith; a selvagem Leela e a Time Lady Romana.

Quinto Doutor
Este se revelou como a encarnação mais humana e vulnerável do Doctor, abrindo-se mais com as suas companheiras e sendo extremamente contra violência desnecessária. Adorava cricket e usava um talo de aipo na lapela. Ao contrário de encarnações passadas, ele tratava todas suas companheiras como membro da equipe, e não como meras ajudantes. Era menos pretensioso e egoísta, preferia resolver os problemas usando comunicação; e não gostava de usar sua vasta experiência como uma desculpa para liderar todas as situações. Viajou com três companheiros, Adric, Tegan e Nyssa, sendo a última a mais importante durante esse período.
Sexto Doutor
Arrogante, dramático, teimoso e egocêntrico, se achava superior a todos que encontrava. Apesar disso, também tinha um lado emotivo e preocupado, sempre determinado em salvar todos aqueles que podia. Ele adorava uma citação, sempre soltando alguma que achava apropriada para a aventura em que ele e suas companheiras estavam. Era mais violento que seus antecessores, capaz até de matar.


Sétimo Doutor
Estrategista e hábil manipulador, enxergava a guerra entre o bem e o mal como um jogo de xadrez e aqueles ao seu redor como peões. Era originalmente excêntrico, alegre e despreocupado, porém assumiu essa personalidade mais séria e austera com o passar do tempo. Levava o seu papel como Time Lord extremamente a sério, e fazia tudo o que julgava necessário sem medir as consequências de suas ações. Apesar disso, ele se importava com aqueles com quem viajava, tendo uma relação paterna com Ace, sua companheira adolescente. Viajou também com Mel, que o acompanhou durante o início de sua encarnação.
Oitavo Doutor
Romântico e sensível, respeitava e amava todo o tipo de vida, admirando humanos como nenhum outro. Tinha um senso de humor irreverente, similar ao de sua segunda encarnação. Teve alguns ataques de amnésia, primeiro após a sua regeneração e, mais tarde, após a primeira destruição de Gallifrey. Passou sua vida viajando entre universos paralelos e paradoxos, evitando a qualquer custo tomar parte na guerra temporal entre Daleks e Time Lords. Após tentar em vão salvar uma viajante espacial, acaba, com a ajuda da irmandade de Karn, escolhendo regenerar num Guerreiro.
Nono Doutor
A última Time War deixou sequelas emocionais no Doctor, que se culpava por ter destruído a os Daleks e a sua própria raça. As feridas dessa guerra fizeram com que o Doctor criasse uma nova admiração pelas maravilhas do universo e um desejo de mantê-lo seguro, demonstrando uma enorme compaixão por todas as espécies; além de uma certa curiosidade pela humanidade. A maioria de suas aventuras foram no Planeta Terra, em companhia de Rose Tyler, com quem criou uma forte conexão. Foi forçado a se regenerar após absorver toda a energia do vórtex do tempo para salvar sua companheira.
Décimo Doutor
Sagaz, carismático e exagerado, era uma figura ainda abalada pela Time War. Quando impulsionado por raiva ou justiça, agia sem hesitação, fazendo tudo o que julgava necessário, de forma até inconsequente.  Como apontou uma de suas companheiras, Donna Noble, ele precisava de alguém ao seu lado para que não se deixasse levar por esses impulsos. Sua relação com suas companheiras chegou a ter ápices românticos, exemplo de Rose Tyler, cuja perda causou-lhe dor o bastante para ignorar a veneração de Martha Jones por ele. Regenerou também para salvar outrem, logo após impedir os planos do Alto Conselho de Gallifrey de destruir o tempo.
Décimo Primeiro Doutor
Excêntrico, bem-humorado, otimista, entusiasmado e dono de um vestuário um tanto criativo e de muitas frases de efeito, o 11º Doctor exibe dois lados contrastantes de sua personalidade: muitas vezes, é bobo e engraçado, agindo como uma criança de quatro anos; e em outras, deixa transparecer toda a dor, raiva e sofrimento de seus 1200 anos de vida. É extremamente altruísta, e está sempre disposto a se sacrificar pelo bem do universo e de seus amigos, ficando enfurecido e desapontado quando falha em salvar alguém em perigo. Ele vive um intenso e confuso romance com a misteriosa River Song, com quem sempre se encontra fora de ordem. Teve 3 companheiros, mas sempre que preciso, era ajudado por outros tantos queridos amigos. Participou com o War Doctor e o 10º Doctor no desfecho da Time War, sendo esta a encarnação que consegue a redenção pelos feitos que encerraram a guerra. Passou os últimos 900 anos de sua vida lutando contra forças mortais para proteger o planeta  Trenzalore, fazendo com que seu corpo envelhecesse e enfraquecesse.  À beira de morrer de velhice, Clara (sua companion) convence os Senhores do Tempo a conceder-lhe um novo ciclo de regeneração, restaurando sua juventude por alguns minutos, mas que resulta em mais uma regeneração.
Décimo Segundo Doutor
Por causa de seu distanciamento das emoções, às vezes é visto como desagradável, temível, e impiedoso. Estas qualidades, muitas vezes assusta os que o conhecem, até mesmo sua companion. Tornou-se mais difícil de confiar, e reconheceu sua mudança de personalidade, sentindo-se irritado e temendo o que está se tornando.


Décima Terceira Doutora
A Décima Terceira encarnação do Senhor do Tempo conhecido como Doutor, dando seguimento ao seu segundo ciclo, e a primeira encarnação do Doutor como um corpo feminino.
Dinâmica, curiosa e infinitamente atenciosa, a Décima Terceira Doctor foi o resultado da última posição de seu predecessor pela bondade. Essa encarnação do doutor acreditava na esperança e praticava a compaixão, fornecendo ajuda a quem pedisse.
Após ser separado de sua TARDIS durante seu trauma pós-regenerativo, a Doctor foi assistida em sua recuperação por Graham e Grace O'Brien, Ryan Sinclair e Yasmin Khan. Após uma batalha com os Stenza que ela chamou de Tim Shaw, que resultou na morte de Grace, o Doutor inadvertidamente trouxe Graham, Ryan e Yasmin com ela em sua busca pelo TARDIS.
Depois de encontrar a TARDIS, a Doctor inicialmente planejou levar Graham, Ryan e Yaz de volta para casa, fazendo várias viagens acidentais pelo caminho. Depois de retornar brevemente a Sheffield, Graham, Ryan e Yaz se juntaram oficialmente a Doctor em suas viagens; eles compartilhavam um vínculo familiar próximo, chamando-se Team Tardis.
Embora, a princípio, ela tenha mantido seu passado muito para trás, compartilhando quase nada sobre si mesma até com seus amigos mais próximos, a história do Doutor começou a alcançá-la quando ela conheceu uma nova encarnação do Master e descobriu que ele havia devastado seu lar. planeta Gallifrey.
Quando sua história começou a se desenrolar, com uma nova encarnação misteriosa em fuga, Jack Harkness retornando e um Cyberman Solitario despertando um novo exército cibernético, ela finalmente se viu de volta a Gallifrey. Aqui, a Doctor descobriu o segredo de suas próprias vidas passadas como a Timeless Child.

TARDIS
TARDIS (acrônimo de Time and Relative Dimension(s) in Space) (Tempo e Dimensão Relativas no Espaço) é a nave espacial e máquina do tempo do Doutor. pode levar seus passageiros para qualquer lugar no tempo e espaço. Embora seu exterior pareça com uma cabine de polícia de Londres devido a um defeito irreparável no sistema de camuflagem (na sétima temporada o Doutor afirma que há como reverter, mas ele também afirma que perderia a TARDIS muito facilmente e também afirma que ja se acostumou com o jeito de sua TARDIS), seu interior é muito maior do que o exterior (essa é a tecnologia dos Senhores do Tempo), contendo inúmeras salas.

A TARDIS que o Doutor pilota é um modelo antigo do tipo 40. Ela foi produzida pelos Senhores do Tempo e depois roubada pelo Doutor em Gallifrey (planeta natal dos Senhores do Tempo e do Doutor). Ela é muitas vezes chamada de "A TARDIS" pois ela é única no universo devido a extinção dos Senhores do Tempo.

Gallifrey

 É o planeta natal do Doutor e dos Senhores do Tempo. Ele está localizado em um sistema estelar binário dentro da constelação de Kasterborous, em "coordenadas galáctico 10-0-11-0-0 por 0-2 de zero de Centro de Galáctico, que está a cerca de 250 milhões de anos-luz de distância da Terra." O planeta extinguiu-se na batalha travada entre os senhores do tempo e uma espécie alienígena muito poderosa - os Daleks. O extinto planeta e os seus antigos habitantes tornam-se, assim, quase uma lenda. Dessa lenda, é nosso testemunho O Doutor, personagem protagonista da série e, aparentemente, o último sobrevivente de Gallifrey.
Durante a primeira década da série, o nome do planeta natal do Doutor não foi revelado, embora tenha sido mostrado pela primeira vez em The War Games (1969) durante o julgamento do doutor. Foi identificado pelo nome, pela primeira vez em The Time Warrior (1973).
Exilado pela sua própria comunidade, o Doutor voltou a Gallifrey apenas em algumas ocasiões – nos arcos The Deadly Assasin (1976), The Invasion of Time (1978), Arc of Infinity (1983) The Five Doctors (1983) e The Day of the Doctor (2013).
Na nova série (2005), foi implícito que Gallifrey foi destruído junto com o Império Dalek, pelo Doutor durante a Time War. O planeta não foi referido pelo nome até o Especial de Natal de 2006, e desempenhou um papel importante na trama de The End of Time. Foi visto brevemente em The Name of The Doctor (2013), mostrando o momento em que o primeiro Doutor e Susan roubam a TARDIS.

Senhores do Tempo
Os Senhores do Tempo ou Gallifreyanos são chamados assim pois tem a habilidade de viajar e "manipular" o tempo de maneira que nenhuma outra raça faz. Seu planeta natal é Gallifrey.
Os Senhores do Tempo foram criados a partir de muita exposição ao vórtice temporal, pois existia uma falha no tempo em Gallifrey, e conseguiram usar a energia para viajar no tempo.
O vórtice temporal é umas faixas de tempo presentes no espaço-tempo que indicam para que tempo a pessoa está indo (no caso, passado azul e futuro vermelho).

Inimigos do Doutor
Os Daleks

As origens dos Daleks remontam ao planeta Skaro, foram criados pelo cientista deformado Davros. Seu corpo constitui-se em uma peça de metal que assemelha-se a um tanque, possuem apenas um "olho". Os Daleks são uma raça obcecada pelo poder e conquista, estando dispostos a massacrar povos para manter-se soberanos.
Adipose
As indústrias Adpose criavam pílulas para emagrecimento, mas na verdade faziam com que essas criaturas se fortalecessem com gordura humana.




Cybermen
Cybermen eram originalmente uma espécie de humanoides originários do planeta gêmeo da TerraMondas, que começaram a implantar mais e mais peças artificiais em seus corpos, como um meio de auto-preservação. Isto levou à se tornarem friamente lógicos e calculistas, com todas as emoções apagados de suas mentes.

Judoon
São a polícia galática que trabalham para a Shadow Proclamation. Possuem a aparencia física parecida com a de um rinoceronte. Possuem um nível de inteligência baixo, em contrapartida possuem tecnologia sofisticada como o H2O Scoops, que é capaz de erguer prédios grandes, e os Thermal Guns, que desentegram o alvo.


O Mestre

Ele veio de Gallifrey assim como Doutor, mas ele tem ambição de conquistar o universo.
Anjos de Pedra

Tem a aparênca de uma estátua de anjo, se alimenta de energia tempora, e pode até matar.

Atores que deram vida ao Doutor


Sendo um Senhor do Tempo, o Doutor tem a capacidade de regenerar o seu corpo, como forma de evitar a morte. Este conceito foi introduzido em 1966, quando os produtores se confrontaram com a saída do ator principal William Hartnel, como forma de prolongar a série. Desde então tem sido uma característica definidora da série, sendo utilizada sempre que é necessário substituir o ator principal. Contudo, foi estabelecido num episódio que um Senhor do Tempo apenas pode regenerar 12 vezes, a um total de 13 encarnações (apesar de ser possível contornar a situação). Até à data, o Doutor passou por este processo doze vezes, tendo cada uma das suas encarnações o seu estilo e particularidades, mas partilhando as memórias, a experiência e o seu sentido moral.
Outros atores também interpretaram o Doctor em outras histórias, como é o caso de Rowan Atkinson, contudo estas não são consideradas originais ou válidas tanto pelos fãs, como pela própria BBC.



Willian Hartnell

William Henry Hartnell (08 de janeiro de 1908 - 23 de abril de 1975), também conhecido como Billy Hartnell ou Bill Hartnell, era um ator Inglês. Hartnell interpretou a primeira encarnação do Doutor na série de ficção científica da BBC Doctor Who, de 1963 a 1966. Ele também era conhecido por seus papéis como o sargento Grimshaw, o personagem-título do primeiro filme Carry on Sergeant em 1958, e daCompany Sergeant Major Percy Bullimore na sitcom The Army Game, de 1957 até 1958, e novamente em 1960.
Hartnell entrou no teatro em 1925 trabalhando como assistente de palco em geral. Ele apareceu em inúmeras peças de Shakespeare, incluindo "O Mercador de Veneza" (1926), "Julius Caesar" (1926), "As You Like It" (1926), "Hamlet" (1926), "A Tempestade" (1926) e "Macbeth" (1926). Ele também apareceu em "She Stoops to Conquer" (1926), "School for Scandal" (1926) e Good Morning, Bill (1927), antes de atuar em "Miss Elizabeth's Prisoner" (1928). Esta peça foi escrita por Robert Neilson Stephens e E. Lyall Swete. Ele apresentava a atriz Heather McIntyre, com quem se casou no ano seguinte. Sua primeira aparição no cinema foi em "Say It With Music" (1932).
Ele ficou famoso por interpretar o primeiro Doutor em Doctor Who. A deterioração da saúde de Hartnell (ele sofria de arteriosclerose), bem como as relações pobres com uma nova equipe de produção da série após a saída de Verity Lambert, em última análise, levou-o a deixar Doctor Who em 1966.

Patrick Troughton
Patrick George Troughton nasceu no dia 25 de março 1920-1928 e faleceu em Março 1987, foi um ator Inglês mais conhecido por seus papéis em fantasia, ficção científica e filmes de terror, particularmente em seu papel como o segunda encarnação de o doutor na longa britânica de televisão de ficção científica série Doctor Who , que jogou 1966-1969; ele reprisou o papel em 1973, 1983 e 1985.






Jon Pertwee
Nascimento: 7 de julho de 1919, Chelsea, Londres, Reino Unido
Falecimento: 20 de maio de 1996, Sherman, Connecticut, EUA
Filhos: Sean Pertwee, Dariel Pertwee
Obras: Moon boots and dinner suits, The Jon Pertwee Book of Monsters
Cônjuge: Ingeborg Rhoesa (de 1960 a 1996), Jean Marsh (de 1955 a 1960)





Tom Baker

Thomas Stewart "Tom" Baker é um ator inglês. Ele é mais conhecido como a quarta encarnação do Doutor na série de ficção científica da BBC Doctor Who de 1974 a 1981, um longo mandato do que qualquer outro ator, e para a narração da série de comédia Little Britain. A voz de Baker, que tem sido descrito como "sonora", já foi o eleito mais reconhecível no Reino Unido.
No final dos anos de 1960 e início dos anos de 1970, Baker fez parte da Companhia de Teatro Nacional, então dirigido por Laurence Olivier, e teve sua primeira chance filme grande com o papel de Grigori Rasputin no filme Nicholas e Alexandra (em 1971) depois de Olivier ele tinha recomendado para o papel. Ele foi indicado a dois Globos de Ouro por sua atuação, uma para Melhor Ator Coadjuvante e outra para Melhor Revelação. Baker apareceu como Moore, um artista cujas pinturas estão imbuídos de poder voodoo, em The Vault of Horror (1973) e como Koura, o feiticeiro vilão, em Ray Harryhausen de A Viagem de Sinbad (1973).
Baker também apareceu no Pier Paolo Pasolini, versão de 1972 de Geoffrey Chaucer de The Canterbury Tales como o marido mais jovem de a esposa do banho.

Peter Davison
Peter Davison ou Peter Moffett (Streatham13 de Abril de 1951) é um ator britânico, mais conhecido por seus papéis como Tristan Farnonna versão televisiva do livro de James Herriot All Creatures Great and Small, e a quinta regeneração de o Doutor em Doctor Who, papel que interpretou entre 1982 e 1984. Ele também é o segundo mais novo doutor, o primeiro é o Matt Smith 






Colin Baker
Colin Walter Baker (Cardiff18 de dezembro de 1934) é um ex-futebolista galês que atuava como meia. Colin Baker fez parte do elenco da Seleção Galesa de Futebol, na Copa do Mundo de 1958.

Sylvester McCoy

Sylvester McCoy é um ator escocês, mais conhecido por interpretar a sétima regeneração do Doutor na série de ficção científica da BBC Doctor Who e por seu papel como o assistente de Radagast, em Peter Jackson para as adaptações para o cinema de O Hobbit.












Paul McGann

Paul John McGann (nascido em 14 de novembro de 1959) é um ator inglês que fez seu nome sobre a BBC série The Monocled amotinado, no qual interpretou o papel principal. Ele também é conhecido por seu papel em Withnail and I e por retratar o Oitavo Doutor, na premiada série britânica Doctor Who em 1996 e em 2013.
McGann nasceu em Kensington, Liverpool, em 1959, em uma família católica. Sua mãe Claire era professora, e seu pai um metalúrgico.






Jpnh Hurt
Sir John Vincent Hurt CBE (ChesterfieldDerbyshire22 de janeiro de 1940) é um premiado ator britânico nascido na Inglaterra..

Christopher Eccleston
Eccleston nasceu na cidade de Little Hulton, próximo a Salford, e cresceu em uma família trabalhadora. Considerado por si mesmo como um péssimo estudante (simplesmente porque não se aplicava nas aulas), tinha como maiores paixões a televisão e o time de futebol Manchester United FC. Aos 19 anos de idade, após desistir da carreira de futebolista, resolveu ser ator inspirado pelo drama televisivo britânico Boys from the Blackstuff. Eccleston estudou na Central School of Speech and Drama. Como ator, teve influências de Ken Loach e Albert Finney do programa Saturday Night and Sunday Morning, mas se dedicou a atuações de clássicos como ShakespeareChekhov e Molière. Aos 25 anos, Eccleston fez estágio profissional na produção A Streetcar Named Desire da Bristol Old Vic. Desempregado por alguns anos como ator logo após se formar, Eccleston teve uma grande variedade de empregos temporários em supermercados, edifícios e como modelo artístico.
Em 20 de março de 2004, foi anunciado que Eccleston iria interpretar a nona encarnação do personagem the Doctor na regravação da lendária série de ficção britânica da BBC Doctor Who, que estreou em 26 de março de 2005. Pela atuação na série, Eccleston ganhou o prêmio de Ator mais Popular da National Television.

David Tennant
Tennant nasceu em Bathgate, West Lothian a 18 de abril de 1971. Cresceu em Ralston, Renfrewshire, onde o seu pai, Alexander McDonald (Moderador/Reverendo Alexander "Sandy" McDonald) era o ministro da religião da Igreja da Escócia (e moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia, em 1997). Tennant frequentou a primária de Ralston e a Paisley Grammar School, onde desfrutou de uma boa relação com a professora de inglês Moira Robertson, que foi a primeira pessoa a reparar no seu talento. Frequentou também Royal Scottish Academy of Music and Drama, onde ficou amigo de Louise Delamere.
Aos três anos, Tennant disse aos seus pais que queria ser ator porque era fã da série "Doctor Who".
Apesar de ter sido uma inspiração para qualquer criança nos anos 70, Tennant afirma que estava decidido a atingir o seu objetivo. Adotou assim o nome artístico "Tennant" — inspirado por Neil Tennant, dos Pet Shop Boys — porque já existia outro David McDonald nos livros da British Actor' Equity Association. A sua segunda escolha para o seu nome de palco foi David Brandon, e a terceira Chris McDonald.

Matt Smith

Smith nasceu e cresceu em Northampton. Ele planejava ser um jogador de futebol profissional, tendo jogado pelos times juniores Northampton Town F.C., Nottingham Forest F.C., eLeicester City F.C.. Após um severo ferimento nas costas, seu professor de teatro introduziu Smith à atuação inscrevendo-o para um papel na adaptação de Twelve Angry Man.
 Apesar de ter conseguido uma parte na apresentação, ele rejeitou ir ao festival de drama no qual havia sido inscrito pelo seu professor. Seu professor de teatro persistiu, e eventualmente conseguiu que ele se juntasse ao National Youth Theatre em Londres. Após deixar o colégio, Smith estudou drama e escrita criativa na Universidade de East Anglia Ele citou a sua banda favorita, Radiohead, como inspiração: "É isso que eu quero quando eu vou ao teatro, quando eu estou em uma apresentação, é eles, e essa experiência que eu consigo deles." 
Os primeiros papéis de Smith no teatro vieram com o National Youth Theatre sendo Thomas Becket em Murder in the Cathedral e Basoon em The Master and Margarita. Seu papel no último fez com que ganhasse um agente e os primeiros trabalhos profissionais: Fresh Kills e On the Shore of the Wide World. Seus novos trabalhos profissionais levaram ele a procurar um acordo com a sua universidade para que conseguisse se graduar sem comparecer aos últimos períodos.
Ele é um apoiador do clube de futebol Blackburn Rovers F.C.

Peter Capaldi
Capaldi nasceu em Glasgow. A família de sua mãe era de Killeshandra, County Cavan, Irlanda, e seu pai era de Picinisco, na Itália.
Desde pequeno, Capaldi sonhava em ser ator e participar de Doctor Who - como comprovado por uma nota de leitor publicada por uma revista escocesa de 1964 -, e demonstrou bastante talento para atuação ainda no primário. Quando ainda estava no colegial, ele foi um membro do Antonine Players, um grupo de teatro que fazia encenações no Fort Theatre, em Bishopbriggs. Como um estudante de arte, Capaldi foi vocalista do "Dreamboys", uma banda de punk rock, que trazia o futuro comediante Craig Ferguson como baterista.
Capaldi é mais conhecido por interpretar Malcolm Tucker, um spin doctor, em The Thick of It, um famoso sitcom da BBC, escrito pelo seu amigo Armando Iannucci, um descendente de escoceses e italianos. Em 2006, Capaldi foi nomeado para o BAFTA e também para o "RTS Best Comedy Actor Awards". Ele ganhou o BAFTA 2010 para o Award for Male Performance in a Comedy Role. Um filme spin-off da série The Thick of It, intitulado de In the Loop, foi lançado em 2009.

Jodie Whittaker
Jodie Auckland Whittaker (Huddersfield, 17 de junho de 1982) é uma atriz inglesa. Ela ganhou destaque ao estrelar o filme Venus em 2006, pelo qual recebeu indicações ao British Independent Film Award e Satellite Awards. Whittaker também teve papeis no filme de ficção científica Attack the Block em 2011 e no episódio "The Entire History of You" na série Black Mirror no mesmo ano. Também interpreta Beth Latimer em Broadchurch e a Décima terceira Doutora em Doctor Who.
Ela foi anunciada como Doutora em 16 de julho de 2017, assumindo o papel no episódio especial de Natal de 2017, "Twice Upon a Time". Ela é a primeira mulher a interpretar o personagem. Foi escolhida por Chris Chibnall, criador de Broadchurch e novo showrunner de Doctor Who.





As Aventuras de Sarah Jane

A CBBC (canal infantil da BBC) pretendia desde 2006 criar um spin-off de Doctor Who. A ideia inicialmente era fazer uma série contando aventuras do Doutor ainda jovem, mas Russell T. Davies vetou o conceito, justificando que “a ideia de um Doutor de 14 anos inventando chaves-de-fenda sônicas em Gallifrey tira todo o mistério por trás de quem ele é e de onde ele veio”. O canal então surgiu com a ideia de chamar Elisabeth Sladen e criar um programa com as aventuras de Sarah Jane Smith, companheira dos 3º e 4º Doctors, entre 1973 e 1976.
A atriz já havia participado anteriormente de um piloto para um outro spin-off da série, “K9 & Company”, de 1981. Em 2006, a atriz fez uma participação em Doctor Who, no episódio “School Reunion“, durante a 2ª temporada. É a partir daí que os primeiros rumores sobre um piloto de um novo programa com a atriz, supostamente chamado “Sarah Jane Investigates” surgem. Eles acabam sendo confirmados com a exibição do piloto de “The Sarah Jane Adventures” em 1º de janeiro de 2007.
O piloto conseguiu índices altíssimos para um programa infantil, com 2,9 milhões de audiência. Antes mesmo da transmissão, a 1ª temporada já havia sido aprovada, estabelecendo então o formato da série, com histórias divididas em duas partes de 25 minutos cada. A série teve mais 3 temporadas regulares, que foram concluídas por uma “meia temporada”.
Sarah Jane Smith era uma jornalista investigativa, que viajou com o Doctor durante sua Terceira e Quarta encarnações. Ela, mais tarde, se reuniu novamente com o Décimo Doctor e compartilhou algumas aventuras com o mesmo e seu sucessor. Sarah Jane encontrou, no total, sete encarnações do Doctor: as mencionadas acima, e o Primeiro, Segundo e Quinto Doctors. Graças a suas experiências com o Doctor, foi confiada a ela a tarefa de proteger a Terra contra aliens hostis e ajudar os pacíficos, aventuras as quais ela dividiu com jovens companheiros ou família.

  •  Sarah Jane e o Doctor
Durante seu período trabalhando para a revista Metropolitan, Sarah se disfarçou de uma virologista para se infiltrar em um prédio da UNIT onde vários cientistas tinham desaparecido. Lá ela conheceu o Brigadeiro Lethbridge-Stewart e o conselheiro não pago da UNIT, o Terceiro Doctor. Desconfiada das atividades do Doctor, Sarah Jane entrou clandestinamente na TARDIS. Ela tinha 23 anos nesse período, de acordo com ela mesma.





  •  Com o Terceiro Doctor
Sarah Jane e o Doctor compartilharam várias aventuras na Terra e outros planetas. Com ele, ela conheceu o Brigadeiro, o Capitão Mike Yates e o Sargento Benton, da UNIT. O Terceiro Doctor se regenerou após sua exposição à radiação da caverna do Great One em Metebelis III. Moribundo, com sua TARDIS perdida no Vórtice Temporal, o Doctor deixa Sarah Jane e o Brigadeiro à sua espera por três semanas. Sarah acreditava que ele tinha morrido, mas o Brigadeiro manteve esperança. Eles viram a TARDIS chegar ao QG da UNIT e presenciaram a regeneração.
  •  Com o Quarto Doctor.
Junto de outro companheiro humano, Harry Sullivan, Sarah Jane e o Doctor viajaram pelo tempo e o espaço em busca de novas aventuras. O Doctor, em sua nova encarnação, tinha menos interesse na Terra, mas uma relação mais próxima com Sarah Jane. Em Nerva Beacon, ela encontrou uma espécie similar a certos insetos, conhecida como Wirrn. Ela também esteve em Skaro, durante a criação do Daleks e a tentativa do Doctor de evitá-la. Eles retornaram, então, para Nerva Beacon, vários milênios antes de sua primeira visita e lá encontraram os Cybermen.
  •  Partida
Depois de várias aventuras, o Quarto Doctor foi convocado de volta a Gallifrey, sua terra natal. Ele disse a ela que eles tinham de se separar, porque humanos não eram permitidos no planeta, apesar do fato de eles já terem aparecidos juntos diante do Alto Conselho, em Gallifrey. Dando o fato que ela já tinha estado em Gallifrey, assim como outros humanos como Jamie e Leela, não ficou claro se o Doctor estava ou não falando a verdade. Mesmo com a confirmação disso pelo Décimo Doctor, outras explicações são plausíveis. Uma delas diz que a razão verdadeira pela qual ele abandonou Sarah Jane, foi porque achava que ela estava ficando por demais desligada a sua vida na Terra, e tinha em mente o bem dela. Seja lá a razão verdadeira, o Quarto Doctor eventualmente a levou de volta ao Reino Unido. Ele tentou deixá-la próximo ao seu apartamento em South Croydon, mas, por acidente, a deixou em Aberdeen, no sul da Escócia.
  •  Reunião com o Décimo Doctor
Em 2007, Sarah Jane investigou estranhos acontecimentos acerca da Deffry Vale High School, levando-a ao seu encontro com o Doctor em sua décima encarnação. Ela conheceu a companheira atual do mesmo, Rose Tyler, e depois de certa amargura e ciúmes, se afeiçoou com a jovem. Depois de tudo ter se resolvido, Sarah Jane recusou o convite de se juntar a Rose e o Doctor na TARDIS, mas ajudou a convencer o mesmo a levar Mickey Smith como companheiro.
Elisabeth Claira Heath-Sladen (Liverpool, 1 de fevereiro de 1946 - 19 de abril de 2011) foi uma atriz inglesa, mais conhecida por fazer o papel de Sarah Jane Smith na série televisiva britânica Doctor Who. Ela foi um membro regular do elenco entre 1973 e 1976, ao lado de Jon Pertwee e Tom Baker, e fez o mesmo papel nas décadas seguintes, em Doctor Who e em seus spin-offsK-9 and Company e The Sarah Jane Adventures. Faleceu em 19 de Abril de 2011, aos 65 anos, vítima de câncer.

Fonte:

Fandon
https://doctorwho.fandom.com/pt/wiki/D%C3%A9cima_Terceira_Doctor
Universo Who
Wikipédia

Comentários