O siginificado da palavra cosplay é costume play que quer dizer a representação do personagem devido a fantasia, muitos cosplayers interpretam tão bem que chegam a serem atores ao se apresentarem nos palcos das convenções de quadrinhos, games, séries etc. Muitos se fantasiam de personagens de: animes, comics, games e até rpg.
Sua origem veio em 1939 na Worldcon, Forrest J. Ackerman e Myrtle R. se fantasiaram pela primeira vez, ele criou a veste chamada futurecostume, ela criou um vestido baseado no filme de 1936 Things to Come, e a partir daí, passou a ser uma prática anual de Worldcon, com direito a concursos e atrações próprias. Mais tarde se estendendo a personagens de quadrinhos e séries. Os primeiros cosplays de anime e mangá surgiram nos anos 70 nos EUA. No Japão esse fenômeno aconteceu nos anos 80 pelo Nobuyuki Takahashi ao visitar o Worldcon.
Nas décadas de 80 quando o cosplay surgiu aqui, foi realizado pela Abrademi, e não era para qualquer um, era para quem fossem descendentes de japoneses, ou quem era convidado. Mas, existiam eventos e convenções de quadrinhos e RPG onde se encontravam fãs fantasiados de seus heróis favoritos. No final da década de 90 com a popularidade dos animes e mangás é que a febre aumentou. Depois foi surgindo eventos como o MangaCon, AnimeCon, Anime Friends etc. Antes esses eventos eram caracterizados para fãs de animes e mangás, com a evolução dos eventos existem vários fãs. No Anime Friends, organizado pela Yamato Comunicações e Eventos, abriu as portas para vários fãs, colocando estandes, palestras relacionados com fãs de Star Wars, Star Trek, Harry Potter etc. E figuras carimbadas como o ator Takumi Tsui Tsui ( o Toha de Jiraya), Akira Kushida, Hironobu Kageyama que aparecem no evento para a alegria dos fãs.
Cosplayer
É aquele que gosta de se caracterizar com personagens de quadrinhos, filmes e séries, muitos interpretam tão bem que chegam até a ser contratados pelas empresas de publicidade e propaganda. Outros chegam a serem animadores de festas infantis e por aí vai. Com a ajuda do Facebook e Instagram, muitos chegam a divulgar os seus trabalhos. Hoje em dia o cosplayer se tornou uma profissão e pode alcançar o sucesso.
Existem muitas lojas especializadas em cosplay, que ficam situados no bairro da Liberdade e na 25 de Março em São Paulo. Para montar um cosplay não basta apenas gastar grana para montar um, basta usar sua criatividade. Tem os chamados cospobre, que são aqueles que não tem muita grana mas tem muita cara de pau e vai com que pode para se caracterizar do personagem preferido. Aqui alguns exemplos abaixo:
E também o cosplay é para todas as idades, o que importa é se divertir, se você já passou dos 40 e tem vontade de se fantasiar, não se sinta acanhado, se divirta. Pois não há discriminação.
Claudio Gonçalves
O Cospobre são aquelas fantasias baratas criados pelos nerds sem grana e com muita cara de pau, também muita criatividade. Até existe concursos de cospobre, ganha a fantasia mais tosca. Em 2011 foi criado o concurso de Cospobre e desde então esse termo se espalhou. Até o Danilo Gentili, chegou a apresentar esse concurso no programa dele. Eis alguns exemplos:
Olha eu aqui de Ultra Seven |
A Globo ridicularizando os Otakus
É isso mesmo: o ator Drico Alves interpreta o Yuri, filho da personagem Heleninha (vivido pela atriz Totia Meirelles). O menino trouxe aspectos da arte do cosplay em seus figurinos diários, inspirados sempre em personagens de animes. Porém de uma forma ofensiva!
Reginaldo |
Bebeto |
Na novela Explode Coração que colocou um Rock a Billy chamado Bebeto a Jato interpretado pelo saudoso Guilherme Karan daí tudo bem porque estava parodiando, não foi uma coisa ofensiva, mas agora o que fazem com os otakus, daí já é demais, existem muitas coisas que a Globo exageram.
Sabia que existem cosplayers profissionais? Muitos ganham a vida fazendo cosplays? Pois é, tem aqueles que fazem cosplay parodiando, eu também já fiz um e isso se chama cospobre. Muitos já sofrem bullying , não vão em baladas, não tem sorte com paqueras, então a válvula de escape são os cosplayers. Existem pais que criticam os filhos por isso, teve uma colega de faculdade uma vez que me taxou de retardado, depois pediu desculpa só de ver a minha foto de cosplay nos eventos de animes, no entanto fez a prova correndo para não perder o show de pagode, para vocês verem.
Se hoje em dia os nerds tem eventos para eles e são zoados, imagine eu que quando estudava não tinha isso, o pouco que tinha não era muito divulgado, e depois falam que as novelas da Globo tem qualidade!
Se a Globo quer mesmo mostrar esse movimento, pelo menos vá em algum evento, se for o caso estude esse movimento sem ofender. E também existem até idosos que fazem cosplay, pois eu já conheci bastante. Teve gente que perdeu emprego só do fato de ser um cosplayer, um detalhe que estava em momento de lazer que não tem nada a ver a vida pessoal e a profissional. Para vocês verem que a Globo gosta de colocar baixaria nas novelas e depois são elogiados, parem para pensar.
Pois então é isso que a Globo quer passar, quer passar que ser um Otaku é como ser um idiota e não deixem que isso aconteça. Já não chega a Rede Record retratar que todo rpgista é satanista, seria a mesma coisa falar que quem mora na favela é traficante, quem nasceu no Oriente Médio é Terrorista, todo Padre é Pedófilo, e todo afro-brasileiro gosta de samba, pagode, axé, funk, e quem é oriental sabe alguma luta marcial, já parou para pensar?! Por isso que não se deve generalizar e também não tenham vergonha de dizer que é otaku, vergonha é fazer bullying com os outros, tirar vantagem às custas dos outros, fazer brincadeiras ruidosas com os outros, se drogar, se prostituir, roubar, matar e outras atrocidades, mas não é vergonha ser Otaku!
Claudio GonçalvesHomenagens
José Herculano: Um grande cosplayer
agosto de 1964 e falesceu dia 19 de agosto de 2008. Filho de pai nordestino e mãe portuguesa, uma família de classe
média baixa, onde teve uma vida simples, mas confortável. Teve muita dificuldade
nos estudos devido a dislexia (problema que seria diagnosticado somente na vida
adulta) e também com as crises de epilepsia que o acompanharam na infância, por
isso, parou com os estudos muito cedo.
Justamente por ser uma criança muito curiosa e por não conseguir se
brinquedos pra ver como funciona) sempre foi fanático por todo tipo de animação
japonesa da época. Começou cedo cursos técnicos nas áreas que achava
interessante, como eletricista industrial, motores, informática etc.
Junto com o interesse por animes e mangás, descobriu também o RPG (Role
Playing Game) e o universo fantástico dos clássicos como “O Senhor dos Anéis¨,
onde a imaginação corria solta em cenários repletos de armaduras.
Foi com grande facilidade que José Herculano dos Santos Silva usava a sua criatividade e transformava sucata em arte, seu objetivo nunca foi ser famoso, mas ser humano. Ser humano em todo o sentido da palavra, trazer vida, alegria e todas as emoções contidas nessapalavra. Transformar objetos feios e sem vida em algo grandioso que pudesse trazer
eterna luta entre o bem e o mal em desenhos japoneses sempre foi o tema de suas
obras, o bem como único vencedor de uma batalha eterna que traz esperanças para
um futuro melhor, onde se luta incansavelmente e entrega a vida por uma única
causa: o futuro da humanidade.
Murilo Lopes
O mundo do cosplay esta em luto, faleceu no dia 20 de maio Murilo Lopes, para quem não conhece ele fez o cosplay do Chucky, Mestre Yoda, Mestre dos Magos entre outro, pequeno de altura e grande na humildade, caráter e simplicidade, ele apareceu junto com outros cosplayers no programa Encontro exibida nas manhãs da Globo. Ele fazia muito sucesso com a garotada, sempre o pessoal gostava de tirar fotos junto com ele e já apareceu em inúmeros programas da internet,ele era uma pessoas muito querida, simples, alegre, sempre saindo em fotos, não deixava se abater,nem mesmo com a polêmica da novela Força do Querer onde avacalham os cosplayers.
Eu só o conhecia de vista, mas eu desejo os meus sentimentos para ele e toda a sua família, pois ele era uma pessoa sempre de bem com a vida, por isso eu digo, nunca devemos nos abater com que a mídia mostra, devemos ter orgulho de sermos cosplayers, tanto amador, profissional e até aqueles cospobre.
Adeus Murilo que você esteja aí perto de Deus orando por todos os cosplayers, você deixou saudades.
Iara Valverde
Aquela menina com o sorriso lindo, olhos verdes, de tamanho característico e com simpatia única.
É o tipo de pessoa que, quando conhecemos, jamais vamos deixar de lembrar. Tão linda, tão jovem e cheia de vida...
Embora tivesse muitos problemas, não saiu da linha até o final. Ao invés de reclamar e se enfiar num quarto, ela lutava, reagia. Ela vivia, ao invés de apenas sobreviver. Não são palavras ditas apenas para homenagear alguém que nos deixou, mas são verdades que vamos guardar com tudo o que nos faz bem.
Aconteceu na madrugada de hoje, dia 31/10/2016. No halloween, data na qual a Iara estava muito ansiosa para usar sua fantasia de vampira. Na madrugada, por volta das 2:40, ocorreu um incêndio em sua residência. Ela tentou escapar das chamas, mas infelizmente a fumaça a fez desmaiar. Os bombeiros demoraram a chegar e assim que foi entregue ao hospital, acabou não resistindo.
Vamos prestar nossas homenagens e te-la em nossas recordações, mas também manter o respeito. Não postem ou compartilhem fotos do quarto, casa ou o que for, após o acidente. Tenho certeza de que ela não gostaria disso. Vamos te-la em mente como ela sempre foi: sorridente. É assim que ela merece ser lembrada.
Que descanse em paz, como você merece. Você deixou muitos amigos bons aqui, e a saudade já está batendo.
Nossa eterna Capitã, nossa Rey, nossa Elizabeth, nossa Iara.
Te amamos muito.
Assinado, Erick Soares Pastor Martinez.
___________________________________________________
Detalhes adicionais por Rafael Grunge:
O trágico ocorrido desta ultima madrugada...
A história trata unicamente de um cadeirante que não apagou seu cigarro, e com isso, formou-se o fogo. Iara Valverde estava em seu quarto e acordou com o calor. Pediu por ajuda, e um casal que morava ali perto gritou para ela se molhar e cobrir-se com panos úmidos, e assim ela o fez. Quando os bombeiros chegaram ela já estava desmaiada. A fumaça inalada foi a causa do seu óbito.
Como ela era nerd e vivia fazendo cosplay, era do meio geek, resolvi fazer essa homenagem.
Márcio José de Oliveira
Descanse em paz, agente Marcio José De Oliveira Castro. Sua missão foi cumprida com louvor neste mundo.
Pena que não tenho nenhuma foto com você no meu novo celular. Por isso, espero que esta foto da CCXP 17 que foi tirada por você sirva.
Hoje todos nós, cosplayers e não cosplayers, que fomos tocados pelo bom coração que você tinha, estamos de luto.
.
Fonte:
Tokusatsus
You Tube
Jogos UOL
Cospobre- Fantasia Barata
Comentários
Enviar um comentário