Um ninja ou Shinobi era um agente secreto do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas . As funções do ninja incluíam espionagem, sabotagem, infiltração e assassinato assim como combate aberto em determinadas situações. Os ninjas, utilizando métodos secretos de fazer a guerra, foram contratados com os samurais, que havia regras estritas sobre a honra e combate. Assim como todos os samurais eram homens, todos os ninjas também, como dita o código de honra.
A origem do ninja é obscura e difícil de determinar, mas presume-se que ocorreu por volta do século XIV. No entanto, os antecedentes dos ninjas podem ter existido tão cedo quanto o Heian e no início da era Kamakura. Existem poucos registros escritos para detalhar as atividades do ninja. A palavra jounin não existia para descrever um ninja como agente até o século XV, e é improvável que os espiões e mercenários antes dessa época fossem vistos como um grupo especializado. Na agitação do período Sengoku (séculos XV - XVII), mercenários e espiões contratados surgiram das regiões de Iga e Koga no Japão, e é a partir desses clãs que muito do conhecimento posterior sobre o ninja é inferido. Após a unificação do Japão sob o xogunato Tokugawa, os ninjas caíram novamente no esquecimento. No entanto, nos séculos XVII e XVIII, manuais como o Bansenshukai (1676), muitas vezes centrados em torno da filosofia militar da China, apareceram em número significativo. Estes escritos revelaram uma variedade de filosofias, crenças religiosas, a sua aplicação na guerra, bem como as técnicas de espionagem que formam a base da arte ninja. A palavra Ninjutsu mais tarde viria a descrever uma grande variedade de práticas relacionadas com os ninjas.
Entre as inúmeras técnicas do Ninjutsu, estão: a arte da invisibilidade (na verdade, da camuflagem), luta desarmada e armada (envolvendo o manejo de espada, bastão, lança, armas com corrente e outras mais exóticas), pressão de pontos vitais (o que podia levar o adversário a dores insuportáveis ou até mesmo à morte), técnicas especiais de fuga, métodos de caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta dentro d'água, envenenamento, hipnose, treinamento de flexibilidade das juntas (o que facilitava fugas de amarras) e, finalmente, a arte dos disfarces, que envolvia também técnicas de dramatização, o que possibilitava o ninja se passar por outras pessoas.
A natureza misteriosa do ninja capturou a imaginação popular no Japão, e depois o resto do mundo. Ninjas são figuras proeminentes no folclore e lendas, e como resultado muitas vezes é difícil separar fato histórico e mito. Algumas habilidades lendárias incluem invisibilidade, andar sobre a água, e controle sobre os elementos naturais. O ninja também é prevalente em cultura popular, aparecendo em várias formas de mídias de entretenimento.
Durante a II Guerra Mundial, o Japão ensinou técnicas ninjas a espiões num centro de treinamento secreto.
A imagem do ninja entrou na cultura popular no período Edo, quando contos e brincadeiras sobre ninjas foram concebidos. Histórias sobre os ninjas são geralmente baseados em figuras históricas. Por exemplo, muitos contos similares existem cerca de um daimyo desafiando um ninja para provar o seu valor, geralmente por roubar seu travesseiro ou arma enquanto ele dormia. Os romances que foram escritos sobre o ninja, como Jiraiya Gōketsu Monogatari, que também foi feita em um jogo kabuki. Figuras de ficção, como Sarutobi Sasuke acabaria por abrir caminho em quadrinhos e televisão, onde eles têm vindo a desfrutar de um herói cultural estado fora de suas mídias originais.
O Ninja aparece em muitas formas de mídia popular japonesas e ocidentais, incluindo livros (Kōga Ninpōchō), televisão (Jiraya, Ninja Warrior, Kakuranger e Hurricaneger), filmes (Ninja 3 - A Dominação, Ninja Assassin), sátira (Real Ultimate Power: The Official Ninja Book) Vídeo games (Tenchu, Shinobi), anime(Naruto), manga (Basilisk) e quadrinhos ocidentais (Teenage Mutant Ninja Turtles e G.I. Joe: A Real American Hero). As descrições variam de realista aofantástico exagerado, tanto fundamentalmente e esteticamente, e muitas vezes retratam o ninja como fictício, por vezes, personagens incrivelmente extravagantes para o humor e entretenimento.
Truques furtivos e ataques letais
Conheça as principais técnicas ninjutsu para atacar e se esconder
Mokuton quer dizer "uso da árvore". O ninja se esconde atrás de troncos ou agita galhos para desviar a atenção do oponente
Suiton é o "uso da água". O guerreiro pode ficar várias horas submerso, respirando por finos tubos de bambu, ou distrair o inimigo com o ruído da água
Doton, ou "uso do solo e das pedras". Formações rochosas ou buracos no solo são usados para se esconder
As roupas escuras, para não se fazer notar, fizeram os ninjas ficarem conhecidos como "guerreiros das sombras"
Kinton é o "uso do metal", para ofuscar a visão do inimigo refletindo luzes brilhantes ou distraí-lo com ruídos
Katon, ou "uso do fogo". A atenção do oponente é desviada por meio de truques pirotécnicos ou fumaça de pólvora
O combate corpo a corpo é chamado pelos ninjas de jutaijutsu. Na hora de atacar, procuram sempre desarmar o inimigo
Durante a luta, o objetivo é acertar os pontos vitais ou arrebentar os ossos dos adversários
Arsenal afiadoAs técnicas de combate ninja se valem de um variado estoque de armas das mais temíveis
A espada
Era a arma mais valorizada no combate. O fato de as técnicas ninjas serem desconhecidaspelos samurais, também lhes dava vantagem
Kusari-gama
Originalmente desenvolvida por fazendeiros, tanto para arar a terra quanto para defesa pessoal. Foi usada num primeiro momento pelos samurais e, depois, adotada pelos ninjas
Kusari-fundo
Correntes usadas para deter a espada do oponente - e também para estrangulá-lo
Shuko
Munhequeira com garras afiadas para deter golpes de espada, mas também úteis em escaladas
Kyoketsu-shogei
Corrente com punhal e gancho nas extremidades, para desarmar ou atingir os adversários à distância.
Shuriken
Estrelas de metal pontiagudas, lançadas à distância, para matar atingindo os órgãos vitais
Ninjas e Samurais
Houve um conceito de que os ninjas eram maus e os samurais eram do bem. Na verdade, os guerreiros da era medieval japonesa têm mais em comum do que se possa imaginar. Ambos foram guerreiros do Japão feudal. “Os ninjas eram a classe mais popular, os samurais pertenciam à classe aristocrática, mais elitizada”, explica Jefferson Flausino, Dojo-Cho oficial da Genbukan Jiriki Dojo no Brasil.
Ninjas na Mídia
Os Agentes Fantasmas
Os Agentes Fantasmas ou Ninja Butai Gekkô, também conhecida nos Estados Unidos como “Ninja Squad: Moonlight” e na Austrália como “The Phantom Agents”, foi uma série de televisão, do gênero ação, aventura, mistério e guerra, produzido por Minoru Tomura, através da produtora Kokusai Hoei e músicas tema originais compostas por Michiaki Watanabe.
História
Fanta (Jou Mizuki), ou Gekko, era um ninja extremamente experiente mas que acabou sendo assassinado logo no primeiro episódio. Porém, o guerreiro voltou do mundo dos mortos para montar um esquadrão de ninjas. A seleção dos membros de sua equipe fantasma era feita jogando-se latas para o alto. Os ninjas que conseguissem acertar as latas com suas facas eram aceitos no esquadrão. Cinco agentes foram assim escolhidos nascendo os "Agentes Fantasmas". A tropa de elite filiada à Organização das Nações Unidas, visava proteger a paz no mundo sob o comando de Akebono (Shoji Nakayama, anos mais tarde consagrado no papel de Capitão Kiriyama no clássico Ultra Seven).
Treinados nas artes ninja de Kouga e Iga, os agentes Gekko, Meigetsu, Ryugetsu, Getsurin e o pequeno Hangetsu lutavam para deter as ambições das terríveis sociedades secretas que tentavam dominar o mundo, para isso eles se muniam de armas e equipamentos avançados, como por exemplo, um taco de golfe prateado com uma arma de raios embutida. Para se transportarem o grupo de heróis usava um carro Toyota Crown.
Os agentes podiam também ficar invisíveis e atravessar paredes de tijolos, sem dificuldades, tudo para combater os mais variados vilões como os Panteras Negras e o inimigo mais perigoso chamado Bandeira Negra.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Ano de Produção: de 1964 a 1966 (130 episódios).
Preto e Branco.
Companhias Produtoras: NAC.
Elenco
Jou Mizuki .... Gekkou
Ryuji Ishikawa .... Getsurin
Akatsuki Yamaguchi .... Meigetsu
Yasunori Kojima .... Hangetsu
Souichi Asanuma .... Shingetsu
Junko Kayama .... Gingetsu
Shoji Nakayama .... Comandante da Akebono
Jiraya
Sekai Ninja Sen Jiraiya é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente ao gênero Metal Hero. Produzida pelaToei Company, foi exibida originalmente entre 24 de janeiro de 1988 a 22 de janeiro de 1989 pela TV Asahi, totalizando 50 episódios. A série diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão das séries anteriores na qual está inserida, introduzindo um herói sem superpoderes e utilizar como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes. Foi trazida ao Brasil pela extinta empresa Top Tape e estreou no dia 2 de outubro de 1989 pela Rede Manchete, continuando a fazer muito sucesso na década de 90. Mais tarde voltou a ser exibida pela mesma emissora entre 1998 e 1999. Com a falência da Manchete, a série foi exibida ora pela manhã, ora ao final de tarde na RedeTV! até meados de 1999, pouco antes da emissora estrear a sua programação definitiva. Atualmente, é exibido pela Rede Brasil de Televisão (RBTV) é transmitido todas as quintas feiras às 10h da manhã. Já foi exibido pela NGT, também foi exibido diariamente na TV Diário de Fortaleza entre janeiro e março de 2013. Também foi exibido pela Ulbra TV até 2014.
História
A trama gira em torno de um tesouro chamado Pako, que chegou no planeta Terra por meio de civilizações extraterrestres na era do Japão medieval e que daria grandes poderes para quem o possuísse.
Junto com o tesouro vieram dois viajantes estelares, um alienígena que se chamava Jiraya, que tinha a missão de proteger o tesouro, e o outro era Hoshinin Dell-Star, um robô que veio para roubá-lo.
A luta entre os dois acontece e Dell-Star é aprisionado em uma caverna subterrânea.
Jiraya ficou na Terra e casou-se com uma humana, onde começou a geração da família Togakuri que por gerações e gerações guardariam e protegeriam o mapa com paradeiro de Pako, o tesouro escondido na Terra.
Barão Owl |
Na 34ª. geração dessa família, havia um menino chamado Toha, que teve seus pais mortos protegendo o mapa. Ele foi adotado pelo ninja Tetsusan Yamashi, crescendo como seu filho legítimo junto com Kei e Manubu, os outros filhos de Tetsusan. Todos os 3 são ninjas e treinam a arte desde crianças.
Passado alguns anos e chegado o momento, Tetsusan entrega para Toha a armadura e a espada Olímpica que pertenceram aos antecessores do agora jovem.
Do outro lado estava a família de Feiticeiros chefiada por Oninin Dokusai, sua filha Benikiba, o seu braço direito Retsuga e os capangas.
Dokusai na época era aprendiz de arte ninja junto com Tetsusan, mas por ambição resolveu pegar Pako para benefício próprio traindo a confiança de todos e conseguindo roubar metade do mapa do tesouro.
Ao saberem do mapa, ninjas do mundo inteiro vieram em sua busca. Jiraya pode contar com alguns mais honestos que acabaram o ajudando , outros uniam-se aos Feiticeiros e os mais ambiciosos lutavam por si só.
Dokusai Gigante contra o Deus Jiray |
Dell-Star que havia ficado preso em uma caverna por gerações anteriores de Toha, volta também para tentar pegar o tesouro e se vingar.
Começa então uma das mais emocionantes e intrigantes batalhas de ninjas já produzidas.
Elenco:
- Tōha Yamashi/Jiraiya: Takumi Tsutsui
- Rei Yagyū/Kinin Reiha/Pako: Tomoko Taya
- Kei Yamashi/Himenin Emiha: Megumi Sekiguchi
- Manabu Yamashi: Takumi Hashimoto
- Tetsuzan Yamashi: Masaaki Hatsumi
- Ryū Asuka/Yarinin Spiker: Issei Hirota
- Chōnin Benikiba: Hiromi Nohara
- Aracnin Morgana: Machiko Soga (forma frontal)/Hizuru Uratani (forma posterior)
Atores Convidados
- Henry Rakuchin (eps: 1, 3, 4, 6, 25, 36, 46): Masayuki Suzuki
- Rōnin Haburamu (eps: 3, 15): Kin Ōmae
- Miyamura (ep: 7): Jiro Miyaguchi
- Maira (ep: 8): Emi Sato
- Gōnin Abdad (ep: 8): Ulf Otsuki
- Lucia (ep: 8): Ayumi Yoshida
- Dr. Smith (eps: 11, 16, 23): Chris Reynolds
- Kaminin Oruha (eps: 12, 26, 45): Shohei Kusaka
- Kasumi Mimura (eps: 12, 26, 45): Megumi Ueno
- Kensuke Mimura (ep: 12): Hiroshi Seigo
- Tao (criança) (eps: 14, 44): Yuki Shibuya
- Kaze (ep 16): Junichi Haruta
- Hananin Agnes (eps: 17-18, 32): Tamao Matsugi
- Yuji (eps: 17-18): Bun Nakamura
- Genichiro Murakami (Chefe dos Hananin) (ep 17): Koji Kawai
- Mei (ep: 22): Ayako Kanda
- Pai da Mei (ep: 22): Daisuke Fujimori
- Mãe Da Mei (ep: 22): Yasuko Kato
- Dr. Brown (ep: 23): Ronnie Santana
- Dr. Schmidt (ep: 23): Malcom McLeod
- Kaiyo Tsumoto (ep 25): Botan Senba
- Marido da Kaiyo (ep: 25): Ippei Kawashima
- Shin Yazaka (ep: 26): Kaname Kawai
- Presidente da Companhia de Desenvolvimento (ep: 26): Eiichi Kikuchi
- Yajirō Iyo (ep: 27): Kenji Ohba
- Chiyo (eps: 28, 42, 50): Miho Tojo
- Hanzo (eps: 28, 42): Koji Matoba
- Shōgo (ep: 28): Eisuke Yoda
- Médico que cuida de Tōha (ep: 28): Atsuo Mori
- Katherine (eps: 29, 31): Dorothée
- Aman Negro (ep: 30): Kazuoki Takahashi
- Gensai Koshimura (ep: 30): Jun Tatara
- Yaminin David Cat (ep: 36): Mickey Curtis
- Hōnin Jane (ep: 40): Sumiko Kakizaki
- Sanae Yamashi/Akiko Matsumoto (ep: 42): Yukiko Yoshino
- Tao (adulta) (ep: 44): Aya Shindo
- Líder dos Kaminin (ep: 45): Katsuhiko Kobayashi
Notas:
- Em outubro de 2004, Takumi Tsutsui (o intérprete de Tōha/Jiraiya) veio ao Brasil junto com Hiroshi Watari (Den Iga/Sharivan em Sharivan, Kenji Sony/Spielvan em Spielvan, Boomerman em Jaspion, entre outros), em um evento em São Paulo chamado Ressaca Friends. Retornou ao Brasil em 2008 junto com Akira Kushida (cantor dos temas de Sharivan, Jaspion e do próprio Jiraiya, entre outros temas de tokusatsu) no evento Anime World, em Porto Alegre, e no evento Anime Friends em São Paulo. Em 2013 fez mais uma aparição na décima edição do Anime Friends, em São Paulo, junto com Akira, e também vai vir na segunda edição da Comic-Con do Brasil em São Paulo em novembro de 2014
- O ator que interpreta o personagem Tetsuzan Yamashi, Dr. Masaaki Hatsumi (o qual fora entrevistado em 2002 pela revista brasileira Henshin), é também o fundador da Bujinkan (Casa do Guerreiro Divino), uma instituição que ensina o Ninjutsu (arte marcial dos Ninjas). Dr. Masaaki Hatsumi nasceu na cidade de Noda, na província de Chiba, em 2 de dezembro de 1931. Ele graduou-se na Universidade Meiji, de Tóquio, hoje é o diretor de sua própria clínica na cidade de Noda, sendo considerado um dos maiores traumatologistas do Japão. Ele recebeu das mãos de seu maior mestre, Toshitsugu Takamatsu (o último ninja profissional) o título de Grão-Mestre (Soke; havendo apenas um por tradição e por geração) de nove tradições marciais antigas do Japão. Uma dessas tradições é a Togakure-ryū, a qual é citada na série, e como o personagem Tetsuzan Yamashi, Dr. Masaaki Hatsumi é de fato o 34º Soke (herdeiro) da Togakure-ryū.
- Líbero Miguel, que fazia a voz do vilão Dokusai e dirigia a dublagem do seriado, morreu antes da conclusão do seriado e, por conta disso, teve de ser substituído a partir do episódio 17 por Gilberto Barolli, Nair Silva assumiu a direção da dublagem. Do elenco brasileiro de dublagem, além de Líbero Miguel, também já faleceram Carlos Laranjeira (Spiker), Waldyr Wey (Tetsuzan), Gastão Malta (Barão Owl) e João Paulo Ramalho (Pako).
- Segundo a revista brasileira Gyodai no 1 (Editora ZN), a audiência da série foi boa o bastante em terras nipônicas a ponto de os produtores da Toei Co. pensarem inicialmente no conceito de seu sucessor, Jiban, como um "Policial Ninja" (Technin Keiji Decker).
- O personagem Manabu Yamashi aparece na série seguinte, Jiban (ep. 31), inclusive com o sobrenome corrigido na dublagem para Yamaji (correto).
- Takumi Hashimoto, em 1992 viria a participar da série Super Sentai Zyūranger, na qual interpretou Boy/Tiger Ranger.
- Em 1986, a atriz Miyuki Nagato (Manin Luana) havia interpretado a vilã Urk em Flashman.
- Em 1987, o ator Isei Hirota (Spiker) havia feito o papel de Akira (Blue Mask) em Maskman.
- O nome original da espada de Jiraya é Jikō-shinkūken (磁光真空剣), que significa Espada de Vácuo Luminoso Magnético. Na dublagem brasileira o nome foi alterado para Espada Olímpica, além de Jiraiya ser constantemente referenciado como "Ninja Olimpíada", isto se deve ao nome internacional da série definido pela Toei, Olympic Ninja.
- O ator Noriaki Kaneda, intérprete do vilão Dokusai, também trabalhou em Jaspion como o dublê do Gigante Guerreiro Daileon e do próprio Jaspion e também outros seriados que foram exibidos no Brasil como Metalder, Jiban, Spielvan, etc.
- O ator Shōhei Kusaka, que interpretou Tokio no episódio 5 em Sharivan, passa a atuar como o ninja Kaminin Oruha (episódios 12, 26 e 45), e também interpretaria no ano seguinte o personagem-título em Policial de Aço Jiban, bem como seu alter-ego, o policial Naoto Tamura.
- A atriz Megumi Ueno (Kazumi) interpretaria no mesmo ano a paranormal Kyoko Matoba em Kamen Rider Black RX.
- Na música de abertura da série, é possível ouvir um coro em backing vocal murmurando uma espécie de verso, em princípio indecifrável ao escutarmos a canção; na verdade, o coro recita: Gakoraitōsha, Akumafudō! (我古来闘者, 悪魔不動, Gakoraitōsha, akumafudō!?), uma antiga técnica ninja cuja tradução é algo como "Pelos meus ancestrais lutadores, que o demônio não se mova!". Segundo o mestre Masaki Hatsumi (Tetsuzan), essa técnica ninja (忍術, Ninjutsu?) era usada para paralisar o inimigo em batalha a fim de atacá-lo.
- O carro de Jiraiya, Black Storm, é um Nissan Fairlady Z31 1988, com motorização V6.
- A introdução do Deus Jiray à série sugeriria colocar batalhas de gigantes, mas o conceito possivelmente não deve ter sido muito aceito e limitaram as lutas somente contra a confronto com o Monstro Feiticeiro e o Dokusai gigante.
- A série foi lançada oficialmente no ano de 2009 em DVD no Brasil. Entretanto, tal lançamento foi severamente criticado por muitos fãs já que a qualidade de imagem é a mesma dos DVDs alternativos que já circulavam há um bom tempo pelo país gravados da reprise do canal japonês Toei Channel. No Japão, a série foi lançada também em DVD entre 2008 e meados de 2009, porém com remasterização total dos episódios. Tal fato repercutiu não apenas aos fãs de tokusatsu, bem como fãs saudosistas de programas exibidos antigamente na TV brasileira.
- A apresentadora, cantora e atriz francesa Dorothée participou da série como a ninja Catherine (カトリーヌ?) nos episódios 29, 31.
- O ator Kenji Ōba atuou na série Jiraiya como Yajirō Iyo. Seus trabalhos mais conhecidos são como o protagonista de Uchū Keiji Gavan e personagens em séries Super Sentai, como Battle Kenya em Battle Fever J e Denzi Blue em Denziman.
- No Movie Uchuu Keiji VS Super Sentai VS Kamen Rider, Gokai Green/Don Dogoier se transforma no Jiraiya contendo os acessórios ninja, a arma Olimpic Laser, ombreiras, visor, protetor do pescoço,do antebraço e joelheiras.
- Masahiro Sudo (dublê do Barão Owl), viveu o vilão Fantasman em Spielvan.
- Tomoko Taya que viveu a personagem Reiha, teve que se ausentar na série devido a luxação do joelho, e teve que ficar imobilizada, durante a cena tiveram que usar uma dublê para a cena que ela estava andando, segundo Takumi Tsutsui.
- Jiraiya foi tema da revista As Aventuras dos Trapalhões nº 22, onde as versões criança de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias interpretaram Jiraya, Rainin Wild, Bakunin Homem Míssil e Jōnin Barão Owl respectivamente.
- Richii Seike (Dublê do Tetsunin Steel 001 e 002 e do Dellstar nos episódios 37-39) compagina as participações em Jiraiya com as gravações de Cybercop, os Policiais do Futuro, que foi seu trabalho de estréia.
- Jiraiya reaparece no episódio 34 da série Super Sentai Shuriken Sentai Ninninger (no ar em 18/10/2015), o ator Takumi Tsutsui volta a interpretar o papel do herói.
- O episódio 41, foi o único em que a vilã Morgana foi interpretada em todo o episódio por Hizuru Uratani.
O Mestre
O Mestre foi uma série de televisão estrelada por Lee Van Cleef no papel de John Peter McAllister, um veterano de guerra norte-americano que permaneceu no Japão após o término da Segunda Guerra Mundial, vindo a tornar-se um mestre ninja e que decide retornar à América para tentar localizar sua recém-descoberta filha.
Em suas aventuras, McAllister conta com a companhia do impulsivo Max Keller (interpretado por Timothy Van Patten), um jovem que aspira tornar-se um expert em artes marciais. O principal antagonista de McAllister é o perigoso ninja Okasa (interpretado por Sho Kosugi) que está disposto a tudo para impedir que seu antigo mestre divulgue os segredos do ninjitsu no Ocidente.
O filme piloto da série, intitulado Max, exibido originalmente em 20 de janeiro de 1984, foi dirigido por Robert Clouse (o mesmo que dirigiu Bruce Lee em Operação Dragão e Jogo da Morte) e tem a participação da jovem Demi Moore no papel de Holly Trumbull.
O seriado foi encerrado após a produção de treze episódios. Diferente de outras séries em que os heróis são jovens audaciosos, nessa série o protagonista é um velho habilidoso nas artes ninjas e chega a ser próximo de tokusatsu, pois todos os bandidos que ele enfrentava eram sempre ninjas e também teve a participação de Demi Moore na série.
Episódios
- Max (20 de janeiro de 1984)
- Out-of-Time Step (27 de janeiro de 1984)
- State of the Union (3 de fevereiro de 1984)
- Hostages (10 de fevereiro de 1984)
- High Rollers (2 de março de 1984)
- Fat Tuesday (9 de março de 1984)
- Juggernaut (16 de março de 1984)
- The Good, the Bad and the Priceless (23 de março de 1984)
- Kunoichi (6 de abril de 1984)
- The Java Tiger (13 de abril de 1984)
- Failure to Communicate (4 de maio de 1984)
- Rogues (10 de agosto de 1984)
- A Place to Call Home (31 de agosto de 1984)
O Elenco
Lee Van Cleef serviu na Marinha americana durante a Segunda Guerra Mundial antes de se tornar ator. Ganhou notoriedade no cinema pelos papéis de vilão em filmes de faroeste. Começou como um dos pistoleiros perseguidos por Gary Cooper em "High Noon" ("Matar ou Morrer", no Brasil), de 1952.
Em toda a sua carreira fez 350 filmes entre produções para o cinema e para a TV. Na década de 1970 era considerado um dos dez atores mais conhecidos na Europa.
Teve problemas com o alcoolismo que o afastaram das telas por alguns anos, mas superou-os na época de ouro dos western spaghetti, trabalhando com o diretor Sergio Leone e o ator Clint Eastwood. Como um dos seus últimos trabalhos cita-se o protagonista do seriado de TV sobre artes marciais conhecido no Brasil por O Mestre.
Faleceu vítima de um colapso cardíaco, aos 64 anos, em sua residência. Foi sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills), Los Angeles, Califórnia no Estados Unidos.
Van Patten nasceu em Nova Iorque, Nova Iorque, em 10 de junho de 1959. Seu primeiro papel como ator foi em 1978, no episódio "The Lost Weekend" da série Eight Is Enough. No mesmo ano, ele conseguiu o papel de Mario "Salami" Pettrino na série The White Shadow, aparecendo em um total de cinquenta episódios até 1981. Até 1990, ele apareceu em séries como The Master, St. Elsewhere, Night Heat e True Blue.
Em 1992, Van Patten fez sua estreia na direção com o episódio "A Bench Too Far", da série Home Fires. Nos anos seguintes ele trabalhou em séries como Touched by an Angel, Promised Land, New York Undercover, Homicide: Life on the Street e Ed. Em 2003 ele trabalhou em sua primeira série da HBO, Sex and the City; ele continuaria trabalhando com o canal em programas como The Wire, Deadwood, Rome, The Sopranos, Game of Thrones e Boardwalk Empire.
Van Patten também dirigiu três episódios e produziu a minissérie The Pacific, vencendo um Primetime Emmy Award Melhor Minissérie. Ele também já venceu um Emmy de Melhor Direção em Série Dramática pelo episódio "To the Lost" de Boardwalk Empire.
Seu inicio dentro das Artes Marciais, foi devido ao sua frágil saúde e débil estado físico, os médicos recomendaram a seus pais que pratica-se Artes Marciais e desde então Kosugi jamais deixou de praticá-las.
Aos 5 anos e meio de idade começou a treinar Karatê, sendo que aos 18 anos já possuía, entre outros, o titulo de campeão de Karatê All-Japan.campeao Mirim.
Sho é sétimo Dan de Karatê, segundo Dan de Judô, e primeiro Dan de Aikidô, Kendo e Kobudo. Aprendeu o manejo de diversas armas tradicionais como: Tonfa, Sai, Nunchaku, Bô, Katana, etc.
Aos 19 anos, decide morar nos Estados Unidos, com o sonho de ser jogador de Basebol, porém logo o Cinema se converteu em seu objetivo.
Lá conheceu o mestre Fumio Demura do estilo Shito-Ryu, com quem estabeleceu amizade. Treinaram juntos e percoreram várias cidades realizando demosntracões de Karate, em várias ocasioes o acompanhava Steven Seagal que realizava exibições de Aikido.
Nos Estados Unidos, Kosugi se licenciou em Ciências Econômicas e após 8 anos trabalhando de Ator coadjuvante, dublê e de figurante no Cinema, conseguiu atingir o seu primeiro papel de relevo, se envolveu com o Cinema de Artes Marciais em 1981 com o filme Ninja - A Máquina Assassina (Enter the Ninja), junto com Franco Nero e onde trabalhou o campeão de Karate Mike Stone.
Apesar de nunca haver treinado formalmente Ninjutsu, Sho Kosugi conseguiu fazer com que os espectadores acreditassem e conseguiu obter sucesso internacional como ator, durante os finais dos anos 70 e anos 80, participando em várias produções, com o selo de qualidade do estúdio Cannon Films, onde normalmente interpretava o papel de Ninja.
É pai de Kane Kosugi e Shane Kosugi. Após um tempo de descanso de filmes, iniciou em Hollywood, Califórnia um grupo de Taiko (são os tambores Japoneses). Hoje em dia, é considerado o primeiro ator japonês a atingir o patamar de Super star.
No Japão, é reconhecido como impulsor de escolas de atuação de artes marciais através do Instituto Sho Kosugi, que tenta ajudar jovens promessas, tanto nas áreas das artes marciais, bem como nas arte da ginástica, dança, interpretação, musica e Taiko. Participou, dando a contribuição para os movimentos e voz no jogo Tenchu.
Em 2009 fez seu retorno aos filmes de ninjas com o filme Ninja Assassino (Ninja Assassin).
O ator é pai de Kane Kosuge, o Ninja Black/Jiraiya da série super sentai Ninja Sentai Kakuranger (1994/1995).
Ninjas nos Quadrinhos
Já não faz muito tempo que os ninjas dominaram o mundo nas mídias, nos jogos e até nos quadrinhos, pois existem inúmeros personagens ninjas nos mangás e nas HQ's, confira:
Ninja
Ninja Felina
Nome: Elektra KyleNome original: CatsaiLicenciador: Amalgam Comics
Os Cinco Ninjas Espaciais
Licenciado pela Toei Company
são os auxiliares e subordinados de Kilmaza, criados pela magia dela assim que chega à Terra; esses ninjas foram sendo liquidados por Jaspion um a um. Usavam técnicas peculiares como atirar bolas de energia em suas respectivas cores e a técnica de mão-espada com fogo. Eles tinham cada um deles uma técnica "especial" particular e somente revelavam suas verdadeiras formas depois de terem suas cabeças partidas ao meio por Jaspion. Seus nomes derivam da concepção dos cinco elementos da natureza segundo a doutrina do Taoísmo.
Ninjas Pássaros Karasutengos
Ninjas com aparência de corvos, servem aos Feiticeiros como soldados. Fracos e péssimos lutadores, são facilmente derrotados por Jiraiya e seus irmãos.
Ninja Púrpura
Enfrentou o Goku em Dragon Ball.
Ninja da Grama
Licenciador: ShueishaCriado por: Masashi Kishimoto
Os Sete Espadachins
Nome original: Seven Ninja Swordsmen of The Mist
Licenciador: ShueishaNinja
Licenciador: Capcom
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Alexandre Nagado
Esse personagem da história "Queima de Arquivo" publicada na revista Street Fighter 19 não teve seu nome revelado e a única coisa que se sabia sobre ele é que ele é um membro de uma organização conhecida como Lobo Negro e participou do assassinato de um chefão do tráfico de drogas.
Quando viu Mark Jones, um de seus companheiros ser morto por Fei Long ele mandou seu outro companheiro não lutar contra o Street Fighter porque ele percebeu sua força.
Ele teve uma pequena aparição no final da história reconhecendo a bravura de Fei Long ao derrotar um de seus companheiros que era um agente do FBI infiltrado que ele mesmo matou com um tiro para que ele não revelasse os segredos da organização e ele disse que logo o Street Fighter se tornaria um membro do Lobo Negro.
Ninja Felina
Nome: Elektra KyleNome original: CatsaiLicenciador: Amalgam Comics
Ninja
A Ninja
Criado por: Deodato Filho - ‘Mike Deodato Jr.’, José Augusto
Criado em 1978, foi o primeiro personagem concebido por Deodato Filho (em parceria com o amigo José Augusto). O primeiro episódio foi “Missão: matar Shifazum”. (ALR)
A Ninja
Licenciador: sem licenciador
País de origem: Brasil
Criado por: Michelle Ramos
A Ninja foi apresentada no dia 03 de Janeiro. “Nilla Cheng” é uma jovem oriental que mora no Brasil há quinze anos, mas não sabe sua origem, foi adotada por Brasileiros, apesar de alguns problemas da juventude e de algumas enxaquecas vivia muito bem, dedicada aos estudos e praticando parkour até que em determinado momento descobre ter habilidades que ela não conhecia e nem estudou para ter, começa daí sua busca por respostas e sua aventura nesse processo de auto descobrimento.
A criação é da Roteirista Michelle Ramos, criadora do site/blog Zine Brasil, dedicado a valorização e divulgação dos quadrinhos nacionais.
Capitão Ninja
Visualmente diferente, interessante, fisicamente rápido, hábil, intelectualmente esperto, inteligente, e caracteristicamente irônico, sarcástico e totalmente mulherengo, Capitão Ninja é o herói brasileiro MAIS brasileiro que já passou pelas hq's do nosso país. Mas, se vc perguntar poraí, é provável que cada um se lembre deste personagem de uma forma diferente, em revistas diferentes, em funções diferentes e com visuais diferentes. Por isso, para justificar minhas primeiras afirmações, resolvi publicar uma biografia correta deste caristmático herói, já que muitas informações disponíveis na net estão incorretas. Para tanto, basta acompanharmos a carreira de seu ilustre criador: Marcelo Cassaro.
As Tartarugas Ninjas
As Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles no original, frequentemente abreviado como TMNT), é um grupo de quatro tartarugas antropomórficas, a quem lhes foi dado o nome de quatro artistas italianos do Renascimento, e treinadas na arte do ninjutsu por um rato senseiantropomórfico com o nome Splinter. A partir da sua casa, os esgotos de Nova Iorque, batalham contra criminosos, senhores demoníacos, criaturas mutantes e alienígenas invasores, enquanto que ao mesmo tentam tempo permanecer escondidos da sociedade. Num ou noutro ponto e em quase todas as histórias TMNT, o Shredder, líder da secção de Nova Iorque do grupo criminoso Foot Clan, é o arqui-inimigo de Splinter e das Tartarugas.
Criadas por Kevin Eastman e Peter Laird, a sua primeira aparição foi em 1984 na revista de banda desenhada Teenage Mutant Ninja Turtles #1 publicada pela Mirage Comics, acabando mais tarde por expandir para séries animadas de televisão, filmes, videojogos, brinquedos, e muitos outros produtos. Durante o pico da popularidade da franquia, entre o final da década de 1980 e inicio de 1990, ganharam fama e sucesso a nível mundial.
Atualmente a franquia pertence a Nickelodeon, empresa do grupo Viacom.
Naruto
Os capítulos de Naruto foram serializados na revista Weekly Shonen Jump de 21 de setembro de 1999 à 10 de novembro de 2014. Os primeiros 238 capítulos são conhecidos comoParte I, e constituem a primeira parte do enredo de Naruto, enquanto que os capítulos 239 a 244 compreendem uma série gaiden que focaliza no passado do personagem Kakashi Hatake. O resto dos capítulos pertencem á Parte II (245 a 700), que continua o enredo após um intervalo de tempo de dois anos e meio. A editora Shueisha compilou estes capítulos e os publicou em 72 volumes tankōbon, com os primeiros 27 volumes tankōbon pertencendo à Parte I, e os volumes subsequentes pertencendo à Parte II. O primeiro volume tankōbon foi lançado em 3 de março de 2000. Além disso, vários volumes film comics baseados em cada um dos filmes de Naruto, foram lançados pela Shueisha. Shueisha também lançou a série de mangá em japonês para download de celular em seu website Shueisha Manga Capsule. No lançamento do capítulo final da série, uma minissérie centrada nos filhos dos personagens principais foi anunciada. Intitulada Naruto: O Sétimo Hogake e a Lua que Floresce Vermelha (Naruto−ナルト−外伝・七代目火影と緋色の花つ月, Naruto Gaiden: Nanadaime Hokage to Akairo no Hanatsuzuki). A série começou sua serialização em 27 de abril de 2015 na revista Weekly Shonen Jump, e terminou após dez capítulos em 6 de julho de 2015, que foram compilados e lançados em volume único. No Brasil, o volume único foi publicado pela editora Panini Comics em outubro de 2016.
No Brasil, é licenciado pela editora Panini Comics e foi publicado entre maio de 2007 e junho de 2015. E começou a ser lançado em uma versão de bolso em maio de 2010.Atualmente, é publicado numa edição de colecionador desde julho de 2015. Em Portugal, é licenciado e publicado pela editora Devir Manga desde julho de 2013.
O Pequeno Ninja
Elektra
Shi
Ninja Slayers
Herói de uma série de HQs misturando artes marciais orientais com erotismo. O nome oficial do personagem é confuso, pois no decorrer das aventuras ele é chamado apenas de “Bishop” ou “Steve”, enquanto que os recordatários ele é “Ninja” ou “Guerreiro Ninja”. Trata-se, na verdade, de um policial de elite chamado Steve Bishop, a serviço do comissário Backer, de Nova York. Ele tem como auxiliar sua amante, a bela Suzan, que, juntos formam a dupla dos “Ninjas Guerreiros”. Seu principal inimigo é a quadrilha do Mestre do Mal (ou “Black Ninjas”), um bando de ninjas concorrentes. Não faltam os velhos clichés do gênero, como o velho mestre cego Takemura, que treina os heróis, as autoridades incompetentes que sempre dependem do herói, uma arena de combate “heavy metal” etc. (ALR)
Ninja ( Marvel Comics)
Nome original: NinjaLicenciador: Marvel ComicsPaís de origem: Estados Unidos da América
Antigo inimigo do Punho de Ferro.
G-Force
Nome original: Kagaku Ninja Tai GatchamanLicenciador: Tatsunoko Production
“Cinco jovens cientificamente aprimorados, eles são os maiores defensores da Terra contra ameaças do especo, como o Galáctico, governante do planeta condenado Spectra. Comandada pleo intrépido Ace Goodheart, a equipe G-Force é formada por Dirk Daring, Hootie, Pee-Wee e a linda e corajosa Agatha Jun.”
Esse grupo de heróis surgiu em 1972, no Japão, em um desenho animado produzido pela produtora Tatsunoko.
Em 1978 foi adaptado nos Estados Unidos pela Sandy Frank Entertainment, que queria capitalizar em cima do sucesso de “Star wars” (1977), tanto que rebatizou o desenho como “Battle of the planets”. Não oficialmente, porém, a série começou a ser chamada pelos americanos de “G-Force” nome que acabou “pegando” mais tarde. A versão americana cortou várias cenas violentas do original japonês. Para substituir o buraco deixado pelos cortes, criou-se um robozinho, 7-Zark-7 (que era parecido com o RD-D2 de “Star wars”), para narrar os episódios, resolvendo assim o problema da metragem.
Em 1986, a Sandy Frank vendeu os direitos da animação para a Turner, que produziu uma nova versão: “G-Force: Guardians of space”, desta vez sem o insuportável robozinho. Apesar das mudanças, o novo desenho não conseguiu o mesmo sucesso de “Battle of the planets” da Sandy Frank. Inclusive porque a Sandy Frank não vendeu a trilha sonora para Turner, que teve que improvisar uma trilha “bate-estaca” que se estendia por todo episódio, não importando a cena.
NO BRASIL
Entre nós, a versão da Turner (“G-Force: Guardians of space”) chegou em meados da década de 80 no formato de fitas de VHS (que foram lançadas até meados dos anos 90).
Na TV aberta, “Guardians of space” foi transmitido pela Rede 21 como “Batalha dos planetas”. “Battle of the planets” (a original, da Sandy Frank), por sua vez, foi exibida pela Band em setembro de 2003.
Depois, já com o título de “G-Force”, “Guardians of space” (Turner) foi exibido pelos canais por assinatura Cartoon Network (por volta de 1995, com o nome de “G-Force – Defensores do espaço”), Tele Uno (que depois virou AXN), Locomotion (que o exibiu muito rapidamente ) e Boomerang. Houve também uma versão editada pela Saban, “Eagle Riders”, exibida pela Fox Kids, que depois foi para a Globo com o nome de “Esquadrão Pássaro”.
Em DVD, foi lançado um único volume de “G-Force” (o da Turner), pela Kives. (ALR)
Space Ninja
Licenciador: Bloch Editores
Na esteira do sucesso das publicações de mangás no Brasil, a revista O Pequeno Ninja mangá, publicada pela Cristal Editora Distribuidora e Comércio Ltda., retoma, no estilo dos quadrinhos japoneses, uma personagem já anteriormente publicado no país.
Destinado ao público infantil, com temáticas simples e histórias que procuram misturar ações movimentadas e alguns toques de humor, oPequeno Ninja retoma suas aventuras depois de mais de dez anos de silêncio. Desta vez, os responsáveis pelas histórias do jovem mascarado são João Costa (roteiro), Bruno Paiva (desenho), Sandro Moura e Adilson Lima (arte-final),Fabiano Moura e Marcelo Costa (Cor) e André Oliveira (Diagramação).
Alguns leitores mais atentos, que acompanham já há algum tempo as revistas infantis brasileiras, por certo ainda se lembram das revistas O Pequeno Ninja (julho a outubro de 1990), As aventuras do Pequeno Ninja (março a setembro de 1991) e Almanaque do Pequeno Ninja (dezembro de 1991 a março de 1992), todas publicadas pela Ninja Comércio e Distribuidora Ltda. Nenhuma delas, infelizmente, conseguiu passar do sexto número, talvez devido ao excesso de revistas infantis disponíveis na época, com títulos como Os Trapalhões, Aventuras dos Trapalhões, O melhor de Pica-Pau, Luluzinha, Bolinha, O melhor de Pernalonga, Leandro e Leonardo, O melhor de Tom & Jerry, para apenas citar alguns. Naquela enorme variedade de títulos, o Pequeno Ninja e seus amigos passavam facilmente despercebidos, pois nada tinham para destacá-los, fosse em termos de roteiros como de desenhos. Simplesmente acompanhavam o modelo predominante na época.
Nessa nova empreitada editorial, nada aparentemente mudou: a personagem continua seguindo o modelo predominante no mercado. E nada mais. Seus olhos ficaram um pouco mais amendoados, os coadjuvantes tornaram-se talvez mais grotescos, as palhaçadas do cachorro Shaken, seu fiel companheiro de lutas, são ainda mais exageradas, aproximando-o mais dos elementos caricaturais tão familiares aos leitores de mangás.
O formato da página e a utilização de onomatopéias também buscam duplicar o estilo dessas publicações, ainda que o ritmo de leitura seja muito mais lento e tampouco os autores tenham ousado dispor os quadrinhos seguindo a ordem tradicional dos quadrinhos orientais, ou seja, da direita para a esquerda. No entanto, talvez tenha faltado pouco para isso, pelo que se pode notar no que diz respeito às onomatopéias utilizadas na revista, que os autores tiveram o cuidado de adaptar para a escrita japonesa, enchendo os quadrinhos de caracteres em katakana.
O acerto dessa decisão é bastante discutível, pois tiveram que acrescentar ao quadrinho, como o fazem os editores de mangás originais traduzidos ao português, a transcrição equivalente em alfabeto romano. O resultado, além de excesso de trabalho para os artistas, que tiveram que buscar em revistas japonesas as onomatopéias apropriadas para os sons que pretendiam representar, foi uma poluição visual provavelmente desnecessária. Teria sido mais lógico colocar as onomatopéias diretamente em nosso alfabeto, retomando a função original delas, ou seja, fazer a representação por escrito de um determinado som, adaptando-o aos ouvidos daqueles que realizam a leitura. Nossos olhos ocidentais dificilmente conseguem transformar as representações em katakana em qualquer tipo de som e as transcrições ao lado ou ao pé do quadrinho pouco ajudam nesse sentido, pois representam a forma como os japoneses ouvem.
Em formatinho, O Pequeno Ninja Mangá tem um colorido forte e é feito em papel de boa qualidade. Com 36 páginas, incluindo as capas, o preço de R$ 1,90 também não chega a ser extorsivo.
Elektra
Nome: Elektra Natchios
Nome original: Elektra
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Frank Miller
a Marvel. No início, o autor Frank Miller concebeu a história de uma personagem que batizou de Indigo, fortemente baseada numa antiga “femme fatale” do “Spirit” de Will Eisner, a espiã internacional Sand Saref. Mas a fascinação de Miller pelas artes marciais japonesas — Indigo empunhava um par de “sai”, que pareciam miniforcados — instantaneamente deu à trama um toque inédito, visualmente marcante. Então, ele decidiu trabalhar melhor o potencial mítico da história mudando o nome de Indigo para Elektra. Usou também como modelo Lisa Lyon, fisiculturista profissional, como inspiração.
Elektra era filha do embaixador grego Hugo Natchios, um importante homem no cenário político internacional. Dono de uma grande fortuna e de esplêndida cultura, possuía condições de proporcionar a sua família uma vida de muito luxo. Mas Christina Natchios, a esposa, não soube valorizar isso ou respeitar seu marido, mas amava a fortuna e a luxúria que regiam sua vida.
Um dia, o casal estava no seu Iate, quando bandidos dispararam, acabaram o atingindo Christina que estava grávida de Elektra.
Os médicos conseguiram fazer o parto do bebê mesmo após a morte cerebral da mãe, e assim nasceu Elektra, que era mesmo filha de Hugo.
Quando completou 12 anos, a garota arremessou seu Sensei para fora do tatame, com golpes que ele não pode evitar. O velho sem levantar a cabeça admitiu que não havia mais nada que pudesse ensina a jovem, e que ela havia se tornando melhor do que ele. Foi então que ela soube dos Virtuosos, um grupo de sábios ninjas que se tornaram os mais exímios mestres que se poderia imaginar. Elektra foi em busca desses novos mestres e dos limites e desafios que eles poderiam oferecer, escalou a montanha e foi encontrada por Stick quase congelada. Ela foi aceita no grupo como discípula, mas também tinha que se sujeitar a serviços de uma escrava, que ela realizava com prazer em troca dos desafios. Elektra escolheu como sua arma a adaga Sai, era com esse nome que ela pretendia ser a oitava Virtuosa. Ela aprendeu tudo o que havia para ser aprendido: lutar, andar na neve sem deixar pegadas, se comunicar sem palavras, pegar um pássaro em pleno vôo, não sentir frio, não dormir, superar a dor, se ocultar como se fosse invisível. Mas ela buscava por mais.
A ambição de Elektra em pôr em prática no mundo exterior o que aprendeu fez com que ela fosse expulsa dos Virtuosos. Elektra voltou para casa, e depois, aos 19 anos, foi para os Estados Unidos concluir seus estudos na faculdade. Em N.Y. ela conhece um jovem cego de sua idade, o estudante de direito Matt Murdock. Matt, claro, se tornaria mais tarde o Demolidor. Uma grande paixão se formou. Com o tempo ela se tornou uma assassina de aluguel, e com certeza seus trabalhos e métodos não eram nada bonitos de se ver. Aos 22 anos ela estava corrompida. Sua fama chamou a atenção do Rei do Crime. Ele tinha perdido seu principal matador, o Mercenário, capaz de usar qualquer objeto como a mais mortífera arma. O Rei do Crime entrou em contato com ela e contratou seus serviços. Seu principal trabalho era matar o Demolidor, mas a jovem descobriu que ele, na verdade, era seu antigo namorado Matt. Depois de muitas lutas, confrontos e desentendimentos, os dois retomaram o romance por um tempo. O Rei não podia aceitar o fracasso de sua empregada e sua traição. Quando o Mercenário saiu da prisão, decidiu que mataria a ninja para mostrar ao chefe seu valor. E assim o fez. Esse episódio é considerado um dos melhores da série. Porém, seu autor na época, Frank Miller, decidiu ressuscitar a personagem. Na base do acredite se quiser, foi explicado aos leitores que Elektra foi ressuscitada por um clã ninja de magia negra.
Shi
Shi é uma personagem de histórias em quadrinhos criada por William Tucci. Sua primeira aparição foi na primeira edição da revista Razor Annual, em 1993.
Ninja Slayers
Uma adaptação em uma série de mangá com arte de Yūki Yogo e roteiro de Yoshiaki Tabata está sendo serializada na revista Comp Ace com o lançado do primeiro capítulo em 10 de julho de 2013. Os capítulos individuais são compilados e publicados pela editora Kadokawa Shoten com 7 volumes tankōbon lançados atualmente. Outra adaptação em série de mangá nomeada Ninja Slayer: Glamorous Killers com arte de Ageha Saotome começou a ser serializada em 1 de janeiro de 2013, na revista de mangá shojo B's-Log Comic da editora Enterbrain. Três volumes tankōbon foram lançados atualmente. Uma terceira adaptação em uma série de mangá nomeada Ninja Slayer Kills , Ninja Sureiyā Satsu é serializada na revista Suiyoubi no Sirius da Kodansha.
Guerreiro Ninja
Nome: Steve BishopLicenciador: Felipe & Fernandes Produções Ltda.Criado por: Tony Fernandes, Wanderley Felipe - ‘Vanderfel’ Herói de uma série de HQs misturando artes marciais orientais com erotismo. O nome oficial do personagem é confuso, pois no decorrer das aventuras ele é chamado apenas de “Bishop” ou “Steve”, enquanto que os recordatários ele é “Ninja” ou “Guerreiro Ninja”. Trata-se, na verdade, de um policial de elite chamado Steve Bishop, a serviço do comissário Backer, de Nova York. Ele tem como auxiliar sua amante, a bela Suzan, que, juntos formam a dupla dos “Ninjas Guerreiros”. Seu principal inimigo é a quadrilha do Mestre do Mal (ou “Black Ninjas”), um bando de ninjas concorrentes. Não faltam os velhos clichés do gênero, como o velho mestre cego Takemura, que treina os heróis, as autoridades incompetentes que sempre dependem do herói, uma arena de combate “heavy metal” etc. (ALR)
Ninja ( Marvel Comics)
Nome original: NinjaLicenciador: Marvel ComicsPaís de origem: Estados Unidos da América
Antigo inimigo do Punho de Ferro.
G-Force
Nome original: Kagaku Ninja Tai GatchamanLicenciador: Tatsunoko Production
“Cinco jovens cientificamente aprimorados, eles são os maiores defensores da Terra contra ameaças do especo, como o Galáctico, governante do planeta condenado Spectra. Comandada pleo intrépido Ace Goodheart, a equipe G-Force é formada por Dirk Daring, Hootie, Pee-Wee e a linda e corajosa Agatha Jun.”
Esse grupo de heróis surgiu em 1972, no Japão, em um desenho animado produzido pela produtora Tatsunoko.
Em 1978 foi adaptado nos Estados Unidos pela Sandy Frank Entertainment, que queria capitalizar em cima do sucesso de “Star wars” (1977), tanto que rebatizou o desenho como “Battle of the planets”. Não oficialmente, porém, a série começou a ser chamada pelos americanos de “G-Force” nome que acabou “pegando” mais tarde. A versão americana cortou várias cenas violentas do original japonês. Para substituir o buraco deixado pelos cortes, criou-se um robozinho, 7-Zark-7 (que era parecido com o RD-D2 de “Star wars”), para narrar os episódios, resolvendo assim o problema da metragem.
Em 1986, a Sandy Frank vendeu os direitos da animação para a Turner, que produziu uma nova versão: “G-Force: Guardians of space”, desta vez sem o insuportável robozinho. Apesar das mudanças, o novo desenho não conseguiu o mesmo sucesso de “Battle of the planets” da Sandy Frank. Inclusive porque a Sandy Frank não vendeu a trilha sonora para Turner, que teve que improvisar uma trilha “bate-estaca” que se estendia por todo episódio, não importando a cena.
NO BRASIL
Entre nós, a versão da Turner (“G-Force: Guardians of space”) chegou em meados da década de 80 no formato de fitas de VHS (que foram lançadas até meados dos anos 90).
Na TV aberta, “Guardians of space” foi transmitido pela Rede 21 como “Batalha dos planetas”. “Battle of the planets” (a original, da Sandy Frank), por sua vez, foi exibida pela Band em setembro de 2003.
Depois, já com o título de “G-Force”, “Guardians of space” (Turner) foi exibido pelos canais por assinatura Cartoon Network (por volta de 1995, com o nome de “G-Force – Defensores do espaço”), Tele Uno (que depois virou AXN), Locomotion (que o exibiu muito rapidamente ) e Boomerang. Houve também uma versão editada pela Saban, “Eagle Riders”, exibida pela Fox Kids, que depois foi para a Globo com o nome de “Esquadrão Pássaro”.
Em DVD, foi lançado um único volume de “G-Force” (o da Turner), pela Kives. (ALR)
Ninja, O Samurai Mágico
Com influências do artista Sanpei Shirato (do movimento “gekigá”, quadrinho japonês mais realista e voltado para o público adulto), “Ninja, o Samurái Mágico” (1967) trazia as aventuras de Koji, um menino ninja que enfrenta milhares de perigos no Japão feudal do final do século XVI.
A trama tem início em 1600, durante Guerra de Sekigahara e a queda do castelo de Osaka. Naquela época, viveu um garoto de nome Koji, que tinha um mapa do tesouro tatuado em seu corpo. Esse mapa traria o clã Toyotomi para o Brasil e também seus perseguidores, os Tokugawa. A partir daí, entrariam nos episódios seguintes índios brasileiros e bandeirantes. Koji tem seus companheiros massacrados e comidos pelos antropófagos. Já com a pele queimada pelo sol, passaria por índio tupi, com o nome de Itaipú.
Algumas páginas de Itaipu foram publicadas na “Folhinha de São Paulo”.
Ninjak
Nome: Colin King
Nome original: Ninjak
Licenciador: Valiant
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Joe Quesada, Mark Moretti
Playboy de dia, super-espião de elite e assassino ninja de noite.
Space Ninja
Licenciador: Bloch Editores
Ninjas nos Tokusatsu
Os ninjas não é a primeira vez que aparecem em séries tokusatsu, antes de Jiraya já apareceram inúmeros ninjas para combater o mau e também em franquias super-sentais, confira:
Agentes Fantasmas
Os Agentes Fantasmas ou Ninja Butai Gekkô, também conhecida nos Estados Unidos como “Ninja Squad: Moonlight” e na Austrália como “The Phantom Agents”, foi uma série de televisão, do gênero ação, aventura, mistério e guerra, produzido por Minoru Tomura, através da produtora Kokusai Hoei e músicas tema originais compostas por Michiaki Watanabe. A história narra as aventuras de um esquadrão de heróis e que mais tarde serviram como base para os grupos de “Super Sentais”. O seriado foi apresentado originalmente no Japão, através da TV Fuji, em preto e branco, entre 3 de janeiro de 1964 a 31 de março de 1966. A história do seriado foi dividida em dois episódios, de aproximadamente 30 minutos e apresentado uma vez por semana, num total de 59 histórias, perfazendo um total de 130 episódios.
Mais um filme “spin-off” exibido nos cinemas pela Toei, em 1964, que contou com a direção de Keinosuke Tsuchiya, roteiro de Sussumu Takaku e o elenco igual ao da série de televisão. O seriado era centrado num esquadrão de elite que tinham como objetivo principal proteger a paz mundial através da ONU. Todos os membros da equipe eram mestres nas artes marciais, em especial na arte ninja e seus diversos truques, tais como ficar invisíveis, atravessar por paredes e coisas do gênero.
Kamen Ninja Akakage
Akakage é um ninja que usa um traje vermelho e preto e uma máscara vermelha estilizada. Ele foi criado pelo artista de mangá japonês Mitsuteru Yokoyama . Suas aventuras se passam no Japão Feudal , onde Akakage e seus companheiros ninjas, Aokage ( Blue 影 Sombra Azul , um garotinho) e Shirokage ( 白 影 Sombra Branca , um homem velho) lutam contra senhores da guerra malignos. Os ninjas usam seus poderes de luta sobre-humanos e dispositivos de alta tecnologia para derrotar esses senhores da guerra em um gênero conhecido como daikaiju , no qual os protagonistas combatem uma série de monstros humanóides.
Lion Man ( Branco)
Kaiketsu Lion Maru , Heróico Lion Man (ou, O Vigilante Guerreiro Lion Man, como conhecido no Brasil), foi uma série de televisão tokusatsu japonesa da série Lion Man, que foi ao ar em 1 de abril de 1972 á 7 de abril de 1973, foi produzido pela P - Production ( a mesma produtora de " O Vingador do Espaço " e "Spectreman " ) e passou na TV Fuji e tambem foi produzido para definir durante o período Sengoku do Japão. No final do século 16, um trio de órfãos ninja estão vivendo no Japão a salvar as pessoas do mal, lutando contra Gosun até o fim da série.
Lion Man ( Laranja)
Estreou no Japão em 14 de abril de 1973 á 29 de setembro de 1973, onde foi exibido semanalmente às 19:00hs. O seriado teve sua estreia no Brasil pela TV Manchete a partir de 1989. Além de ter sido lançado em VHS pela extinta Top Tape Home Video. Atualmente a série é exibida no programa Turminha Diário da TV Diário.
O seriado tem seu contexto na época do Japão feudal, onde para qualquer guerreiro, mais importante que a própria vida era manter sua honra. Ele conta a história de Dan Shimaru, um samurai de 21 anos que, após ter o irmão Dan Kage Noshin morto por Nezuma, um monstro humano aliado da inescrupulosa família Mantor do Diabo , parte para a batalha movido por um desejo misto de vingança e justiça.
Dan Shimaru: Utilizando-se de um propulsor à jato (carregado com um tipo especial de pólvora), preso em suas costas, decola rumo ao céu onde através de uma técnica de transfiguração, (uma dádiva dos ninjas), transforma se em Lion Man, um felino humano muito forte e ágil.Ele é justo,corajoso e perseverante
Ninja Captor
A série foi ao ar entre 7 de Abril de 1976 à 26 de Janeiro de 1977. JAKQ foi ao ar alguns dias depois do fim dessa série. Ninja Captor é sobre Daisuke Izume que passa pelo Wind Demon Stealth Army com o objetivo de ser o líder da equipe ninja “Captor”, com a ajuda de Mujin Tendou, para lutar contra os ninjas Retsufuu Fuuma.
Os guerreiros dessa equipe são: Fire Stealth Captor 7 (Vermelho), Wind-Stealth Captor 6 (Verde), Gold-Stealth Captor 5(Amarelo), Ground Stealth Captor 4 (Marrom), Flower-Stealth Captor 3 (Rosa), Water-Stealth Captor 2 (Zaul) and Thunder-Stealth Captor 1 (Laranja). Ninja Captor foi mencionado como parte da franquia Super Sentai no guia de Bioman em 1984, junto com Himitsu Sentai Goranger e JAKQ Degenkitai!
Kamen Rider Super 1
Kaiketsu Lion Maru , Heróico Lion Man (ou, O Vigilante Guerreiro Lion Man, como conhecido no Brasil), foi uma série de televisão tokusatsu japonesa da série Lion Man, que foi ao ar em 1 de abril de 1972 á 7 de abril de 1973, foi produzido pela P - Production ( a mesma produtora de " O Vingador do Espaço " e "Spectreman " ) e passou na TV Fuji e tambem foi produzido para definir durante o período Sengoku do Japão. No final do século 16, um trio de órfãos ninja estão vivendo no Japão a salvar as pessoas do mal, lutando contra Gosun até o fim da série.
Lion Man ( Laranja)
Estreou no Japão em 14 de abril de 1973 á 29 de setembro de 1973, onde foi exibido semanalmente às 19:00hs. O seriado teve sua estreia no Brasil pela TV Manchete a partir de 1989. Além de ter sido lançado em VHS pela extinta Top Tape Home Video. Atualmente a série é exibida no programa Turminha Diário da TV Diário.
O seriado tem seu contexto na época do Japão feudal, onde para qualquer guerreiro, mais importante que a própria vida era manter sua honra. Ele conta a história de Dan Shimaru, um samurai de 21 anos que, após ter o irmão Dan Kage Noshin morto por Nezuma, um monstro humano aliado da inescrupulosa família Mantor do Diabo , parte para a batalha movido por um desejo misto de vingança e justiça.
Dan Shimaru: Utilizando-se de um propulsor à jato (carregado com um tipo especial de pólvora), preso em suas costas, decola rumo ao céu onde através de uma técnica de transfiguração, (uma dádiva dos ninjas), transforma se em Lion Man, um felino humano muito forte e ágil.Ele é justo,corajoso e perseverante
Ninja Captor
A série foi ao ar entre 7 de Abril de 1976 à 26 de Janeiro de 1977. JAKQ foi ao ar alguns dias depois do fim dessa série. Ninja Captor é sobre Daisuke Izume que passa pelo Wind Demon Stealth Army com o objetivo de ser o líder da equipe ninja “Captor”, com a ajuda de Mujin Tendou, para lutar contra os ninjas Retsufuu Fuuma.
Os guerreiros dessa equipe são: Fire Stealth Captor 7 (Vermelho), Wind-Stealth Captor 6 (Verde), Gold-Stealth Captor 5(Amarelo), Ground Stealth Captor 4 (Marrom), Flower-Stealth Captor 3 (Rosa), Water-Stealth Captor 2 (Zaul) and Thunder-Stealth Captor 1 (Laranja). Ninja Captor foi mencionado como parte da franquia Super Sentai no guia de Bioman em 1984, junto com Himitsu Sentai Goranger e JAKQ Degenkitai!
Kamen Rider Super 1
Kazuya Oki se vonlutaria para um programa de desenvolvimento espacial internacional nos Estados Unidos a fim de tornar-se um astronauta. Sendo submetido a uma cirurgia cibernética para que consiga sobreviver no espaço exterior sem a necessidade de traje espacial, após uma operação bem sucedida, ele recebe o codinome "Super-1". Antes que Kazuya possa partir para o espaço a base onde está é atacada pelo Reino Dogma. Só ele consegue escapar com vida e, com um desejo de vingança pela morte dos cientistas, retorna ao Japão e é treinado por um mestre ninja perito em Genkai. Com esse conhecimento, ele é capaz de se transformar em o poderoso Kamen Rider Super-1 para lutar contra o tirano Reino Dogma e mais tarde Dogma Jin.
Jiraya
A Série foi produzida pela Toei Company e exibida no Japão pela TV Asahi entre 24 de Agosto de 1988 a 22 de janeiro de 1989. Chegou ao Brasil no final de 1989 trazido pela produtora Top Tape, hoje já extinta. Foram gravados, no total, 50 episódios. .
A trama gira em torno de um tesouro chamado Pako, que chegou no planeta Terra por meio de civilizações alienígenas na era do Japão medieval e que daria grandes poderes para quem o possuísse.
Junto com o tesouro vieram dois viajantes estelares, um se chamava Jiraya, que tinha a missão de proteger o tesouro, e o outro era Hoshinin Dell-Star que veio para roubá-lo.
A luta entre os dois acontece e Dell-Star é aprisionado em uma caverna subterrânea.
Jiraya ficou na Terra e casou-se com uma humana, onde começou a geração da família Togakuri que por gerações e gerações guardariam e protegeriam o mapa com paradeiro de Pako, o tesouro escondido na Terra.
Yellow Mask ( Maskman)
Aos 19 anos de idade, ela é especialista na arte ninja, tendo de se dedicar aos treinamentos desde criança ao invés de ter uma infância feliz. Como ela foi forçada por seu pai a abandonar todas as coisas femininas para se concentrar em ser uma ninja, se tornou uma lutadora feroz. Em contrapartida, ela é muito inteligente e adora dançar.
Kakuranger
Hurricanger
Ninpuu Sentai Hurricanger é a 26ª série da franquia Super Sentai. Produzida pela Toei Company em 2002, sucedendo Gaoranger e antecedendo Abaranger. Têm ao todo 51 episódios, um filme e mais 2 especiais. Foi utilizada na 11ª temporada de Power Rangers, conhecida no Brasil como Power Rangers Tempestade Ninja.
Ninninger
Shuriken Sentai Ninninger é a 39ª série da franquia Super Sentai, que ficou no ar entre 22 de fevereiro de 2015 e 7 de fevereiro de 2016, totalizando 47 episódios. Foi produzida pela Toei Company, e exibida pela TV Asahi no bloco Super Hero Time junto com Kamen Rider Drive e, posteriormente, com Kamen Rider Ghost. Há três gerações atrás, Yoshitaka Igasaki, conhecido como o Last Ninja, selou os Yokai de uma vez por todas. Tempos depois, os monstros reviveram e, lutar contra eles é a missão dos cinco descendentes de Igasaki. Apesar de jovens e imaturos, os cinco usarão a arte ninja, para combater os Yokai como, Shuriken Sentai Ninninger.
Ultraman Ninja ( Ultraman Dyna)
Ultraman Ninja é um Ultra da M78. Atualmente ele tem uma forte semelhança com o Ultraman Saga. Ele também é o segundo protagonista da série Ultimate Dyna porque o Secondary Ultra não é um termo que existe.
Ultraman Ninja e seus amigos estavam patrulhando no espaço. No entanto, eles dizem Maga Pandon e Bemstar perseguindo-os. Como eles não os notaram de antemão, ninguém sabe. Então eles derrotam os monstros e voltam para casa. Quando eles voltaram para casa, Ninja fica surpreso quando ele sabe que todos estão lutando no espaço. Essas trocas tensas estão incomodando você? Eles vão continuar. Mas, de qualquer maneira, os Ultras estão perdendo para o Diabo-mentir Ultras e Ninja e seus amigos vão para a Terra se esconder porque isso não é uma imitação dos Ultras lutarem com Jackal. Ele e seus amigos mais tarde se disfarçaram de humanos. Não, isso não é apenas gramática ruim. Todos eles se disfarçaram como um humano. Mas então eles se separaram, então está tudo bem. Quando os Ultras demoníacos se revelam como sendo o Ultraman Spirit, o conhecido rei das trevas, Ninja lutou com eles ao lado de Dyna e outras coisas, porque o Spirit vai encontrar os Ultras que foram Ninja e seus amigos.
Ninjas Espaciais ( Jaspion)
Hammie ( Kyuranger)
Uma humana extra-terrestre do Sistema Chameleon , ela é um dos três primeiros Kyurangers a serem despertados após Stinger. Após a derrota permanente de Don Armage , Hammie decidiu estudar para se tornar um professor universitário. Ela também é uma ninja.
É a 18ª série da franquia Super Sentai produzida em 1994 pela Toei Company, sucedendo Dairanger e antecedendo Ohranger. Esta série foi utilizada para fazer a 3ª temporada de Power Rangers. Exibida pela TV Asahi entre 18 de fevereiro de 1994 a 24 de fevereiro de 1995 no horário entre 17h30 às 17h55. Tem ao todo 53 episódios (sendo uma das séries sentai mais extensas), além dos especiais Super Sentai World (um especial team-up com os todos sentais de Fiveman a Kakuranger) e Kakuranger vs. Ohranger, mais o filme Ninja Battle Team Hide Ranger.
Yokai foi aprisionado pelos ancestrais dos atuais Kakurangers. Graças a Sasuke e Saizou, eles voltaram para tentar destruir o Planeta. DaiMaOu (Demon King) era o líder dos Yokai. Daimaou apareceu de Nurarihyon. Ele inicialmente comandava as coisas na Ilha Flutuante das Cavernas, mas mudou-se para o Skeleton Castle. Possuía um filho, Gasha Dokuro, que lutou e servia pelos Yokai. No final da série, ele foi colocado de volta na câmara e tornou-se um líder Yokai.
Os Kakurangers eram todos descendentes de lendários ninjas. Quando Sasuke e Saizou libertaram acidentalmente Youkai do aprisionamento em que foi posto por um ninja original, Sasuke, Saizou e Tsuruhime recebem seus Doron Changers para combater o exército de Youkai. Eventualmente, encontraram-se com Seikai e Jiraiya em uma competição o Ninja Sentai. Todos sabem muito o Ninpo jutsu (técnicas mágicas de Ninja) e são mestres do disfarce.
Hurricanger
Ninpuu Sentai Hurricanger é a 26ª série da franquia Super Sentai. Produzida pela Toei Company em 2002, sucedendo Gaoranger e antecedendo Abaranger. Têm ao todo 51 episódios, um filme e mais 2 especiais. Foi utilizada na 11ª temporada de Power Rangers, conhecida no Brasil como Power Rangers Tempestade Ninja.
O mestre de um clã ninja de nome Hayate, realizava em sua escola um treinamento rotineiro com alguns jovens. Tudo parecia normal até então, se não fosse uma invasão. A terra mais uma vez foi invadida, e desta vez por uma organização ninja alienígena chamada Jakanja. Na investida, é enviado um monstro cujo primeiro ataque foi contra a escola ninja, onde foram sugados para a dimensão de Jakanja todos os alunos, e até mesmo o templo. Vendo que seu destino era o mesmo, o então sábio mestre Mugensai Hinata resolve usar um de seus poderes e se transforma em um pequeno hamster, felizmente escapando do ataque. A Onda de destruição era tamanha que acreditava-se que o clã havia sido extinto. Porém, no dia do ataque que coincidia com uma cerimônia ninja na escola, três dos discípulos não compareceram, e isso foi de extrema importância, para não dizer de total importância. Os três discípulos receberam a missão de lutar contra o monstro e assim salvar seus companheiros de escola, mas como?
A Luta entre eles não foi como se esperava, e quando tudo parecia perdido, a filha do mestre que por sua vez estava arrasada com tal acontecimento, consegue transportar os três jovens a um esconderijo secreto. Lá, os jovens recebem todas as instruções necessárias além de seus Hurricane Gyroscope (transformadores), e eles por sua vez ficam surpresos com tudo aquilo, mas prometem lutar em defesa da terra. Com os Hurricane Gyroscope em mãos o jovem Yosuke (que controlava a técnica do ar) se tornou Hurricane Red, Kurota (que controlava a técnica da terra) se tornou Hurricane Yellow, e a jovem Nanami (que controlava a técnica da água) se tornou a Hurricane Blue. Com isso estava formado o esquadrão que defenderia a terra dos malígnos Jakanja, o Esquadrão dos ninjas dos ventos Hurricanger (ou Harikenja no original). A Missão não era fácil mas os jovens discípulos tinham ao seu lado o mestre Mugensai (que tinha decidido não voltar mais a forma humana, pelo menos até os Jakanja serem destruídos) e sua filha Oboro Hinata, uma expert em tecnologia. Ela, além de ter feito os Hurricane Gyroscope, desenvolveu também os mechas dos Hurricanger.
E por falar em mechas, o primeiro deles aparece já no segundo episódio, pois os Jakanja tinham na manga a capacidade de transformar seus monstros em gigantes. Sendo assim, Oboro entrega aos nossos heróis, três animais poderosos. Hurricane Red fica com o Hurricane Hawk (Gavião), Hurricane Yellow fica com o Hurricane Leon (leão) e Hurricane Blue dica com o Hurricane Dolphin (Golfinho). Unidos eles formam o grandioso SenPuuJin. Além disso, SenPuujin tem a capacidade de se tornar o ágil Senpuujin Hurrier, que é uma espécie de "evolução" do Senpuujin convencional, aumentando a agilidade e força. O ponto fraco dele é que ele somente se mantém nessa forma por apenas trinta segundos. Porém, para incrementar mais o Sen Puu Jin, foram criadas as Kakuri Balls, elas são usadas num compartimento dentro da cabine de cada Hurricane, que faz com que uma gigantesca bola saia do peito do robô e de dentro dela algum item ou arma para então ser usada no Sen puu Jin.
Já a organização maligna Jakanja (Uchuningun Jakanja), era composta por ninjas alienígenas. Suas táticas eram sempre baseadas em diferentes artes ninjas. Com algumas pitadas de humor proveniente de alguns personagens, o Império Jakanja se mostrou um dos mais simpáticos grupos de vilões vistos nos sentais, mas claro, sem tirar a essência maligna deles. O propósito deles era dominar o planeta terra, e para isso foi bolado um esquema de ataque começando pela destruição das escolas ninja que nos protegiam. Posteriormente, eles ganham como aliados, dois irmãos que também tinham o poder de se tornarem "rangers". O fato se deve à rivalidade que es escola deles tinham com a escola Hayate, e isso foi a válvula de escape para que eles lutassem contra os Hurricangers. Nos aprofundando mais no assunto, os irmãos Ikkou e Isshuu Kasumi, possuem consigo Gourai Changer, que seriam no caso seus braceletes de transformação, que os torna nos Denkousekka Goraijer, dois poderosos ninjas. Ikkou se torna o Kabutoraijer, que domina a técnica ninja das sombras, e seu irmão Ishuu se torna o Kuwagataraijer que domina a técnica ninja das florestas. Juntos, eles dão muito trabalho aos Hurricanger, para a alegria dos Jakanja, porém essa alegria acaba quando estes dois poderosos ninjas resolvem se unir aos nossos heróis.
Outro acontecimento curioso, é o aparecimento de um ninja muito misterioso. Ele apareceu no episódio 21, quando as coisas estavam se complicando para os Hurricanger e os Goraijer. Seu nome é Shurikanger, e seu uniforme é totalmente verde. O aparecimento dele se deve ao mestre dos Hurricanger ter entrado em contato com ele. Por diversas vezes no seriado é visto que o mestre está falando secretamente ao celular, sendo essa a forma de contato com Shurikanger. Mas este misterioso ninja não é uma pessoa comum, digamos que ele já foi. O que aconteceu foi que há dez anos, ele era um jovem ninja, que também pertencia a escola Hayate e estava sendo treinado para ser um Hurricanger, seu nome, Kagura Asuka. Porém, certa vez ele encontra uma espécie de entidade denominada Gozen sama, uma mulher de cinco mil anos de idade e única descendente de seu clã,decidindo adora-la e protegê-la. Para isso, ela exigiu o sacrifício de Asuka, a perda de sua humanidade, e rosto e corpo se tornaram o Shurikanger. Ou seja, a identidade secreta de Shurikanger, é o próprio Shuricanger. Gozen-Sama, tinha vida eterna, porém era mortal, e isso se devia a uma pedra que ela carregava consigo no que seria seu terceiro olho. Essa pedra foi dada por seu pai, e lhe daria vida eterna, porém se fosse retirada, ela morreria.
Shurikanger, no decorrer do seriado assume diversas identidades humanas. Ele se disfarça ou usa pessoas que estejam mais próximas de seus objetivos. Sendo assim, nunca se sabe quem ele é na verdade. Infelizmente ele veio a morrer em combate, no episódio 49 devido a explosão de seu helicóptero. Gozen Sama também morreu quando sua pedra foi retirada.
Com doses de humor, drama, mistério e muita arte ninja, Hurricanger mostrou ser uma série inovadora apesar de usar uma fórmula a algum tempo usada nos sentais (Ex: Kakuranger). Contudo, Hurricanger cativou seus fãs e foi aprovada. Mais um seriado recomendado.
Ninninger
Shuriken Sentai Ninninger é a 39ª série da franquia Super Sentai, que ficou no ar entre 22 de fevereiro de 2015 e 7 de fevereiro de 2016, totalizando 47 episódios. Foi produzida pela Toei Company, e exibida pela TV Asahi no bloco Super Hero Time junto com Kamen Rider Drive e, posteriormente, com Kamen Rider Ghost. Há três gerações atrás, Yoshitaka Igasaki, conhecido como o Last Ninja, selou os Yokai de uma vez por todas. Tempos depois, os monstros reviveram e, lutar contra eles é a missão dos cinco descendentes de Igasaki. Apesar de jovens e imaturos, os cinco usarão a arte ninja, para combater os Yokai como, Shuriken Sentai Ninninger.
Ultraman Ninja ( Ultraman Dyna)
Ultraman Ninja é um Ultra da M78. Atualmente ele tem uma forte semelhança com o Ultraman Saga. Ele também é o segundo protagonista da série Ultimate Dyna porque o Secondary Ultra não é um termo que existe.
Ultraman Ninja e seus amigos estavam patrulhando no espaço. No entanto, eles dizem Maga Pandon e Bemstar perseguindo-os. Como eles não os notaram de antemão, ninguém sabe. Então eles derrotam os monstros e voltam para casa. Quando eles voltaram para casa, Ninja fica surpreso quando ele sabe que todos estão lutando no espaço. Essas trocas tensas estão incomodando você? Eles vão continuar. Mas, de qualquer maneira, os Ultras estão perdendo para o Diabo-mentir Ultras e Ninja e seus amigos vão para a Terra se esconder porque isso não é uma imitação dos Ultras lutarem com Jackal. Ele e seus amigos mais tarde se disfarçaram de humanos. Não, isso não é apenas gramática ruim. Todos eles se disfarçaram como um humano. Mas então eles se separaram, então está tudo bem. Quando os Ultras demoníacos se revelam como sendo o Ultraman Spirit, o conhecido rei das trevas, Ninja lutou com eles ao lado de Dyna e outras coisas, porque o Spirit vai encontrar os Ultras que foram Ninja e seus amigos.
Ninjas Espaciais ( Jaspion)
Os 5 Ninjas Espaciais): são os auxiliares e subordinados de Kilmaza, criados pela magia dela assim que chega à Terra; esses ninjas foram sendo liquidados por Jaspion um a um. Usavam técnicas peculiares como atirar bolas de energia em suas respectivas cores e a técnica de mão-espada com fogo. Eles tinham cada um deles uma técnica "especial" particular e somente revelavam suas verdadeiras formas depois de terem suas cabeças partidas ao meio por Jaspion. Todos eram semelhantes em sua aparência física, diferenciando-se somente pelo símbolo colorido em suas testas, e seus nomes derivam da concepção dos cinco elementos da natureza segundo a doutrina do Taoísmo. São eles:
- Ka (Fogo, ep. 39 a 43) - o ninja com um símbolo vermelho na testa, aparentemente ele era o líder do quinteto. Tem uma "técnica especial" interessante na qual projeta um jato de chamas, pula sobre o fogo criado e avança em direção ao inimigo atingindo-o com uma poderosa explosão. Sua verdadeira forma é um canhão cuja munição vem de uma bola de fogo (Fuu).
- Fuu (Vento, ep. 39 a 43) - o ninja com um símbolo amarelo na testa. Sua "técnica especial" é a mesma de Ka, com a diferença de usar o elemento do vento. Ele e Ka lutaram em conjunto e deram bastante trabalho a Jaspion, somente sendo vencidos quando suas duas "técnicas especiais" se colidiram, fazendo-os voar longe. Sua verdadeira forma é uma bola de fogo enorme que representa a munição inesgotável do canhão (Ka).
- Do (Terra, ep. 39) - o ninja com um símbolo branco na testa. Como "técnica especial" ele pode se esconder debaixo da terra para provocar terremotos ou pegar inimigos desprevenidos em ataques de surpresa. Sua verdadeira forma é uma espécie de serpente esquelética que dispara raios e pode criar uma ilusão de si mesma com o dobro de seu tamanho verdadeiro, aumentando assim seu poder de ataque.
- Sui (Água, ep. 39 e 40) - o ninja com um símbolo azul na testa. Não tinha uma "técnica especial" própria, sendo portanto limitado às bolas de plasma e mão-espada. Sua verdadeira forma é uma espécie de satélite com pontas, capaz de lançar raios e agarrar-se em qualquer tipo de superfície para assim absorver energia através do contato físico.
- Moku (Madeira, ep. 39 a 42) - o ninja com um símbolo verde-escuro na testa. Sua "técnica especial" consiste em lançar raios gravitacionais verdes das pontas de seus dedos. Sua verdadeira forma é uma espécie de guerreiro espacial vestido de branco, cabelos longos, uma horrível máscara demoníaca e armado com uma naginata (uma conhecida alabarda japonesa longa e recurvada), lembrando um pouco um ator de teatro kabuki.
Hammie ( Kyuranger)
Uma humana extra-terrestre do Sistema Chameleon , ela é um dos três primeiros Kyurangers a serem despertados após Stinger. Após a derrota permanente de Don Armage , Hammie decidiu estudar para se tornar um professor universitário. Ela também é uma ninja.
Nos Animes
Naruto
Naruto é uma série de mangá shonen escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto. Conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o ninja líder de sua vila. A história é dividida em duas partes, a primeira parte se passa nos anos da pré-adolescência de Naruto, e a segunda parte se passa em sua adolescência. A série é baseada em dois mangá one-shots de Kishimoto. O primeiro intitulado Karakuri foi lançado em 1995 pela editora Shueisha, e que por causa dele Kishimoto ganhou uma menção honrosa no prêmio mensal Hop Step da Shueisha em 1996. O segundo intitulado Naruto foi publicado na edição de agosto de 1997 da revista Akamaru Jump. Com o mangá e a série de anime finalizados, a história continua com o filho de Naruto, Boruto Uzumaki em Boruto: Naruto Next Generations que deseja seguir seu próprio caminho ninja em vez de seguir o sonho de seu pai.
Os capítulos de Naruto foram serializados na revista Weekly Shōnen Jump da edição 43 de 1999 até a edição 50 de 2014, com os capítulos compilados em 72 volumes tankōbon e publicados pela editora Shueisha. É atualmente a quarta série de mangá mais vendida, vendendo mais de 220 milhões de cópias em todo o mundo. O mangá foi adaptado em uma série de anime, que foi produzido por Studio Pierrot e Aniplex. O anime estreou no Japão na tevê terrestre TV Tokyo e suas outras estações em 3 de outubro de 2002. A primeira série teve 220 episódios, enquanto que a segunda, chamada de Naruto Shippuden, a sequência da série original teve 500 episódios, que foi ao ar em 15 de fevereiro de 2007 e concluiu-se em 23 de março de 2017. Além da série de anime, o Studio Pierrot desenvolveu onze filmes e vários OVAs. Outros produtos, como light novels, jogos eletrônicos, e cartas colecionáveis foram desenvolvidos por diversas empresas.
A editora Panini Comics licenciou e publicou o mangá em três versões no Brasil, e em Portugal é a editora Devir Manga quem licencia e publica o mangá, enquanto que a Viz Media licenciou as séries de anime e os filmes no Brasil e em Portugal. A primeira série de anime estreou no Brasil em janeiro de 2007 na Cartoon Network e em julho do mesmo ano no SBT, e em abril de 2015 a PlayTV começou a exibir a primeira e a segunda série em 2016. Os serviços de streaming Netflix e Claro Video exibem a primeira série de anime e os 53 episódios da segunda série.
O autor da série, Masashi Kishimoto, primeiro autorizou o one-shot de Naruto em agosto de 1997 na revista Akamaru Jump. O Naruto original tinha uma temática significante de amizade e confiança. No início da história, nem Naruto e nem Kuroda confiavam em ninguém, mas no final os dois se tornam amigos e passam a confiar um no outro. Apesar dos bons resultados na pesquisa com leitores depois do lançamento, Kishimoto pensou: "a arte está ruim e a história uma bagunça!". Kishimoto também revelou que ele estava originalmente trabalhando no mangá Karakuri para o Hop Step Award quando, insatisfeito com as mudanças da história, decidiu trabalhar em algo diferente, o que o levou a criar Naruto.
Quando estava a criar a história de Naruto, Kishimoto olhou para outros mangás do estilo shonen para influenciar o seu trabalho, apesar dele tentar tornar seus personagens serem únicos o máximo possível. A separação dos personagens em diferentes times teve a intenção de dar a cada grupo um sabor especial. Kishimoto queria que cada membro fosse "extremo", tendo uma grande quantidade de aptidão em um atributo mas não tendo talento em outro.
O autor da série, Masashi Kishimoto, primeiro autorizou o one-shot de Naruto em agosto de 1997 na revista Akamaru Jump. O Naruto original tinha uma temática significante de amizade e confiança. No início da história, nem Naruto e nem Kuroda confiavam em ninguém, mas no final os dois se tornam amigos e passam a confiar um no outro. Apesar dos bons resultados na pesquisa com leitores depois do lançamento, Kishimoto pensou: "a arte está ruim e a história uma bagunça!". Kishimoto também revelou que ele estava originalmente trabalhando no mangá Karakuri para o Hop Step Award quando, insatisfeito com as mudanças da história, decidiu trabalhar em algo diferente, o que o levou a criar Naruto.
A astrologia chinesa é baseada em ciclos anuais de doze animais, cada um associado a cinco possíveis elementos (água, madeira, fogo, metal e terra). Kishimoto queria trazer parte dessa tradição para Naruto por causa de sua grande influência histórica no Japão.
Quando estava a criar a história de Naruto, Kishimoto olhou para outros mangás do estilo shonen para influenciar o seu trabalho, apesar dele tentar tornar seus personagens serem únicos o máximo possível. A separação dos personagens em diferentes times teve a intenção de dar a cada grupo um sabor especial. Kishimoto queria que cada membro fosse "extremo", tendo uma grande quantidade de aptidão em um atributo mas não tendo talento em outro.
A inserção dos vilões na história foi principalmente para agir como contra-partes para os valores morais dos personagens. Kishimoto admitiu que esse foco em ilustrar as diferenças de valores nos vilões foi tão importante na hora da criação dos vilões que "Eu não pensei realmente como eles seriam em combate". Quando desenhava os personagens, Kishimoto seguiu um processo de cinco partes que ele seguia continuamente: "concept and rough sketch, drafting, inking, shading, and coloring". Esses passos foram usados quando ele desenhou o mangá atual e fez as ilustrações coloridas dos tankobon, as capas da Weekly Shonen Jump, e outras mídias, mas as ferramentas que ele usava mudavam ocasionalmente. Por exemplo, ele usou um "airbrush" em uma ilustração para uma capa da Weekly Shonen Jump, mas decidiu não usar mais para desenhos futuros por causa da grande quantidade de correções que era necessário.
Kishimoto também falou que precisa definir algumas regras para ele poder criar a história mais facilmente. Kishimoto queria representar a tradição do zodíaco chinês, que tem uma grande presença no Japão, assim criando os símbolos com as mãos usados para fazer os jutsus. Quando Kishimoto estava criando o cenário da série ele inicialmente se concentrou em fazer o design da Vila da Folha, o ambiente inicial da série.
Kishimoto falou que o design da Vila da Folha foi criado "bem espontaneamente sem muitas reflexões", apesar dele admitir que o cenário é baseado na sua casa na Prefeitura de Okayama no Japão. Sem ter um período de tempo específico, Kishimoto incluiu elementos modernos na série como lhe convinha, mas especificamente excluindo as armas projéteis e os veículos. Para o material de referência, Kishimoto fez sua própria pesquisa na cultura japonesa - e as incluiu em seu trabalho. Quanto a tecnologia, Kishimoto falou que Naruto não teria armas de fogo. Ele disse que talvez incluisse automóveis, aviões, e computadores com pouco poder de processamento. Ainda confirmou em uma outra entrevista que pensa no último capítulo da série dando um grande desfecho para a trama.
Há mais de um ano, a Lionsgate (Jogos Vorazes, Power Rangers) anunciou que estava em negociações para fazer uma adaptação live action do popular mangá Naruto, com o diretor de efeitos visuais Michael Gracey (The Greatest Showman) no comando. Desde então, as notícias sobre a produção de Hollywood têm sido escassas, mas finalmente temos algumas notícias bastante emocionantes para compartilhar.
Sagas de Naruto
A história pode ser dividida em sagas, sem nenhuma relação com as temporadas, que são relacionadas com alguma missão ou evento. Todos ocorrem em ordem cronológica de acordo com o anime/mangá com exceção do Kakashi Gaiden, que só aparece no mangá e mostra o passado de Hatake Kakashi.
Introdução
Mostra como é um ninja, os básicos da luta ninja, as missões e apresenta quatro personagens essenciais para a história: Uzumaki Naruto, Uchiha Sasuke, Haruno Sakura e Hatake Kakashi. Mostra também que muitas vezes um ninja tem que escolher entre sua missão e os amigos, e que muitas vezes a escolha deve ser os amigos, pois, como diria Kakashi, um ninja que não segue as regras é um lixo, mas aquele que não se importa com seus companheiros é pior do que lixo.
País da Onda
Cobre a primeira grande missão do time 7. Depois de reclamar das missões que recebeu, Naruto e seu time receberam uma missão rank C, proteger um construtor de pontes até a finalização dela. Só que eles descobrem que um magnata está tentando matá-lo para manter a hegemonia de seus barcos, mandando ninjas. Mostra a vida dura de um ninja, que só serve para ser uma ferramenta sem emoções, que pode ver seus companheiros morrer na sua frente. Depois, Naruto decide que ele vai ser um ninja diferente, do jeito dele.
Chuunin Shiken
Mostra o exame Chuunin (Chuunin Shiken), um exame onde genins do mundo inteiro participam para virar chuunin. É quando conhecemos personagens importantes, como Orochimaru, Gaara, Rock Lee e Yakushi Kabuto. Mostra a briga entre génio, fracassados e trabalho duro, destino e escolha própria.
Invasão de Konoha
Mostra o clímax da conspiração do Orochimaru para destruir Konoha, mostrando a diferença entre lutar por si mesmo e lutar pelo bem dos outros. Termina com a trágica morte do Terceiro Hokage, se sacrificando para selar as técnicas de Orochimaru, seu discípulo.
Volta de Itachi
Mostra a curta visita de Uchiha Itachi e seu companheiro Hoshigaki Kisame em Konoha atrás de Uzumaki Naruto e a Kyuubi. Uchiha Sasuke, porém, decide se vingar de seu irmão. Conhecemos a Akatsuki e o interesse deles nos bijuus e mostra um pouco da relação entre Sasuke e Itachi.
Decisão da Tsunade
Mostra a busca de Naruto e Jiraya atrás de Tsunade, antiga companheira de Orochimaru e Jiraya para que ela vire a nova Hokage. Orochimaru aparece e pede que Tsunade tire a maldição dele se ele reviver o irmão e o amado de Tsunade. O dilema que ela enfrenta é voltar para Konoha, que ela deixou para trás, representado pela determinação de Naruto pelo sonho de ser Hokage, ou continuar sua vida apostando, sem se preocupar, ajudando Orochimaru, o que o possibilitaria a destruir Konoha.
Corrida do País do Chá
[Apenas no anime] Mostra uma aventura onde o time 7 ajuda o irmão mais novo de Morino Ibiki, Morino Idate, a vencer uma corrida e a aprender que ele é mais que um grande covarde.
Resgate do Sasuke
Mostra a decisão de Sasuke na busca pelo poder para derrotar seu irmão, indo atrás de Orochimaru, sendo levado até lá pelos quatro do Som, de quem o próprio Sasuke se tornoulider, Tayuya, Jiroubou, Sakon, Ukon e Kidoumaru, e o aparecimento de Kimimaro.
Quem vai buscá-lo são os cinco genins, Uzumaki Naruto, Hyuuga Neji, Nara Shikamaru, Inuzuka Kiba e Akimichi Chouji. Termina a primeira parte da história com a luta entre Naruto e Sasuke, que foge e vai até o Orochimaru. O mangá avança 2 anos e meio, mas o anime, querendo se distanciar da história do mangá, colocou episódios entre as duas partes.
6ª Temporada (Filler)
[Apenas no Anime] A primeira mostra Naruto indo até o país do Arroz numa pista que pode levar até Orochimaru. A posterior mostra a volta de Touji Mizuki, que fugiu da prisão. Depois mostra uma curta missão onde eles vão atrás de um insecto, o Bikouchu, que pode levá-los até Sasuke. Termina numa saga contra Kurosuki Raiga.
7ª Temporada (Filler)
[Apenas no Anime] Mostra uma missão de Naruto atrás de um caçador de recompensas, depois é uma no País do Pássaro e o mistério de um fantasma, seguindo para outra onde eles têm que ir até o País do Mar derrotar um monstro marítimo. Naruto ganha, logo após, a missão de “brincar” com um garoto rico, que leva até uma missão pequena atrás de um tesouro. Em outra missão Naruto reencontra Jiraya, terminando com a fuga do mestre de Naruto. Termina com Naruto no início de uma missão na vila da Estrela.
8ª Temporada (Filler)
[Apenas no Anime] Começa com a missão de Naruto no Vilarejo Oculto da Estrela, protegendo um meteorito que dá poderes especiais. Depois aparece uma história onde Akamaru é infectado por um vírus e vira uma besta. Também há uma história em que Naruto encontra um animal lendário que vive nas proximidades de Konoha.
Logo depois, uma missão onde um herdeiro não pode dar risada, senão perderia a herança de seu pai. Em seguida temos uma missão onde Naruto e seus amigos ajudariam na mudança de alguns viajantes, mas se envolvem num golpe de estado de um pequeno feudo. Em seguida há um missão em que Yamanaka Ino tem que fingir ser uma princesa (que se parece com ela), para seu noivo.
Outra breve história narra Naruto, Hinata e Kiba numa missão onde devem resgatar uma princesa e seus subordinados, acabam se deparando com um suposto castelo mal-assombrado. Em outra história, aparece na vila de Konoha um novo aprendiz para Gai, que deixa Rock Lee com inveja. Depois, mais uma história acontece, um perigoso ninja perito em armadilhas chamado Gennou invade Konoha.
9ª Temporada (Filler)
[Apenas no Anime] Num primeiro momento vem a toma em Konoha uma poderosa menina de um antigo clã da vila que usa Genjutsu. Ela estava aos cuidados de Kurenai, que, abandona o Time 8 diretamente por causa da garota, já que a mesma vem causando problemas há algum tempo.
Kakashi Gaiden (mangá apenas): não tem nenhuma relação com a história, mostra o passado de Kakashi, Uchiha Obito, Rin e o futuro Yondaime numa missão. Mostra como Kakashi conseguiu seu Sharingan.
Resgate do Gaara
[Apenas no mangá] Mostra alguns ninjas dois anos e meio depois de todos treinarem. Começa com Hatake Kakashi testando Sakura e Naruto. A história logo segue para o vilarejo da Areia, onde Gaara é sequestrado pela Akatsuki, atrás de seu bijuu.
O time Kakashi (sem Sasuke) e o time Gai logo vão, e lutam contra alguns Akatsuki com a ajuda de uma ninja da Suna (Areia Escondida), Chiyo. Eles lutam contra Deidara e Sasori. O último, antes de morrer, avisa que um espião dele iria se encontrar com ele no país da grama.
Atrás do Espião de Sasori
[Apenas no mangá] Mostra o time Kakashi indo pegar o espião do Sasori que espionava Orochimaru. Como Sasuke foi embora, Danzou colocou Sai no lugar dele dando para ele uma missão importante. Yamato foi posto no lugar de Hatake Kakashi, que estava de cama. Sakura, Sai, Yamato e Naruto partem, e encontram Yakushi Kabuto, o espião, só não esperavam encontrar Orochimaru na ponte. Naruto libera parte da Kyuubi em seu corpo e luta contra Orochimaru.
O esconderijo do Orochimaru
[Apenas no mangá] depois de fugir, Orochimaru volta para seu esconderijo, mas é seguido pelo clone de Yamato. Assim, o time Kakashi (formado nesta ocasião por Yamato, Naruto, Sakura e Sai) vai atrás de Orochimaru. Uchiha Sasuke aparece, derrota Naruto, Sai e Yamato, e mostra seu poder absurdo até mesmo para a Kyuubi dentro do Naruto e depois vai embora sem matá-los.
Treinamento
[Apenas no mangá] Naruto se prepara para treinar a natureza do chakra com Hatake Kakashi. Mostra movimentações da Akatsuki. Aparecem mais dois Bijuus, Nibi e Sanbi (Nibi significa demônio de duas caudas e sanbi, demónio de três caudas). Também aparece dois novos membros da Akatsuki, eles são Kakuzu e Hidan.
E Asuma é morto por Hidan, um dos membros da Akatsuki. Descobre-se que o Jutsu do Rasengan não está completo, sendo que a missão de completá-lo é de Naruto, pela sua perseverança e também enorme quantidade de chakra. O time 10 vai atrás de vingança pela morte de seu sensei, sendo substituído provisoriamente por Kakashi.
Boruto
O sucesso de Naruto sempre foi certeiro por conta da dinâmica entre seus personagens, principalmente durante a fase clássica do anime (2002-2007). A rivalidade entre Naruto e Sasuke, a paixão platônica de Hinata por Naruto, as disputas entre Ino e Sakura, a paixão de Naruto por Sakura, a paixão das meninas por Sasuke. Era cativante acompanhar as aventuras destes personagens, enquanto seguíamos o sonho de Naruto, um menino órfão que guarda o espírito da Raposa de Nove Caudas dentro de si, de se tornar Hokage.
A imagem traz a capa do mangá "Boruto: Naruto Next Generations 3" (imagem ampliada abaixo), a capa da novel "Boruto: Naruto Next Generations Novel 1" (veja em melhor qualidade), a capa do "Naruto 710 Quiz Book"; e as capas de "Naruto The Animation Chronicle: Céu & Terra" (confira mais aqui). Ambas serão publicadas em 2 de Maio no Japão.
Já com a entrada da série conhecida como Naruto Shippuden (2007-2017), estes elementos mais leves foram se perdendo, e o anime começou a seguir um caminho mais focado nas guerras e as consequências que elas trouxeram para estes personagens.
Já com a entrada da série conhecida como Naruto Shippuden (2007-2017), estes elementos mais leves foram se perdendo, e o anime começou a seguir um caminho mais focado nas guerras e as consequências que elas trouxeram para estes personagens.
Personagens
Boruto
Filho do Sétimo Hokage, Naruto, com Hinata Hyuga, Boruto possui a persistência do pai, mas não o seu sonho de se tornar Hokage. Apesar de ainda estar na academia, Boruto é um aprendiz poderoso que já consegue fazer o Jutsu Multi Clones das Sombras. O garoto se espelha em Sasuke, e prefere tomar seu próprio caminho em sua vida. Um dom misterioso ainda passa a assombrar o garoto, um que talvez seja uma espécie de Byakugan impuro. Mas vale dizer, que assim como o seu pai, este novo protagonista é puro carisma e muito menos irritante que Naruto no passado.
Sarada Uchiha
Filha de Sasuke Uchiha e Sakura Haruno, esta garotinha possui o temperamento difícil de sua mãe, e a atitude meio blasé de seu pai. Sarada sonha em se tornar Hokage, se espelhando em Naruto. Sarada faz parte do time Konohamaru, que é composto por ela, Boruto e o misterioso Mitsuki. Vale dizer que esta também possui uma relação de amor e ódio com Boruto.
Mitsuki
Apesar de ser um dos alunos do Sensei Konohamaru, o passado de Mitsuki ainda é um mistério. O garoto possui a habilidade de esticar partes de seu corpo, e boatos dizem que ele pode ter alguma ligação com Orochimaru. Será que Mitsuki é filho de Orochimaru!?
Grande amigo e companheiro de classe de Boruto, Denki é o futuro herdeiro da companhia Kaminarimon. O garoto é meio tímido e possui um certo gosto pela tecnologia, andando sempre por aí com o seu laptop. Denki não queria se tornar um ninja, mas acabou sendo convencido a isso pelo carisma e pela amizade de Boruto.
Himawari Uzumaki
Também filha de Hinata e Naruto, é a irmã caçula de Boruto. É tão doce quanto a mãe, e sua aparência também remete a dela na infância, porém com os olhos do pai. Himawari tão novinha, já se mostrou bastante poderosa. A garota já consegue usar o Byakugan, como podemos ver no hilário OVA ”O Dia Em Que Naruto Se Tornou Hokage”.
Shikadai Nara
Filho de Shikamaru e Temari, Shikadai herdou a preguiça e apatia de seu pai. Também desde novo já se mostrou muito poderoso, conseguindo já na academia usar os jutsus de sombras que seu pai usava. Shikadai possui uma grande amizade com Boruto, e compõe a nova versão do time InoShikaCho, composto por ele, Inojin Yamanaka e Chouchou Akimichi.
Inojin Yamanaka
Filho de Ino Yamanaka e Sai, Inojin lembra muito o visual de seu pai, mas com os olhos e cabelos de sua mãe. O garoto possui uma personalidade passivo-agressiva, e herdou as habilidades com desenhos de seu pai, e a inteligência de sua mãe. Também está sempre andando com Boruto e Shikadai.
Chouchou Akimichi
Filha de Choji Akimichi com Karui, é gordinha como o seu pai, e herdou a pele morena e cabelos avermelhados de sua mãe. Assim como Choji, Chouchou está sempre com fome ou comendo. Mas embora seja gordinha, a garota é muito ágil e possui uma autoestima de dar inveja a qualquer um.
Metal Lee
Nem preciso dizer de quem este aqui é filho, óbvio que de Rock Lee. Como já deu para perceber ele usa as mesmas vestimentas verdes de seu pai, até as sobrancelhas grossas são iguais. Só que enquanto seu pai esbanjava confiança, Metal Lee é desastrado e quase nunca acredita em seu potencial.
Sumire Kakei
Não se sabe muito sobre esta personagem ainda, mas ela não é filha de nenhum dos personagens conhecidos. Ela possui uma certa timidez que lembra muito a Hinata em sua infância, e também possui um certo desconforto (no bom sentido) quando está perto de Boruto. Ela é a representante da turma de Boruto, cujo Sensei é o Shino Aburame.
Iwabe Yuino
É um repetente da turma de Boruto, sendo muito mais velho que os outros estudantes de sua sala. Por conta de sua idade mais elevada, se achava mais poderoso que os outros alunos de sua turma. Mas após ser derrotado por Boruto, Iwabe aprendeu a ser humilde, e hoje se tornou um de seus amigos. Aprendendo a respeitar Boruto, e entendendo que ele é muito mais do que o filho do Sétimo Hokage, ele é um rival à sua altura.
Ninja Slayer
Ninja Slayer é um mangá de ficção científica romance série criada pelos autores americanos Bradley James Bond e Philip "Ninj @" Morzez, lançado em 5 volumes. Depois que eles deram permissão para traduções japonesas a ser publicado via Twitter ,Enterbrain publicou o primeiro romance traduzido em setembro de 2012, com ilustrações de Warainaku. Dezesseis romances foram lançados em junho de 2016. Ele recebeu três adaptações manga. Um ONA adaptação produzida por gatilho e dirigido por Akira Amemiya que foi ao ar de abril a outubro de 2015.
História
A história se passa em Neo-Saitama. Depois de sua esposa e filho são mortos em um ninja guerra de territórios, assalariado Kenji Fujikido fica possuída por uma alma ninja misterioso conhecido como Naraku Ninja. Como o desejo de Naraku para massacrar o ninja do mal se sobrepõe a luxúria de Fujikido de vingança, juntos eles trazem Ninja Assassino - um ceifador-matando ninja aterrorizante - à existência. Quanto mais sua ressonância mental e física simbiose aprofunda, mais poderoso Ninja Assassino torna. Se Fujikido se entrega completamente a Naraku, ele será imparável.
Personagens
Ninja Slayer / Fujikido Kenji
Um homem que se torna um ninja que elimina outro ninja para se vingar de os que receberam a sua família morta, o Soukai Syndicate. Sua alma ninja é o Naraku Ninja.
Darkninja
Um ninja ranking elevado que serve Khan eo Soukai Syndicate. Ele também é responsável por matar a mulher e criança de Kenji.
Nancy Lee
Um jornalista que procura a verdade e segue Ninja Assassino redor. Ela tem habilidades especiais de hackers e também pode conectar-se diretamente e entrar ciberespaço.
Yamoto Koki
Uma adolescente que também é um ninja. Mais tarde, ela se torna o companheiro de Ninja Slayer. Sua alma ninja é a Shi Ninja.
Dragão Yukano / Amnesia
Um kunochi experiente e neta de Gendoso que ajuda a Ninja Assassino de vez em quando. Ao contrário de Ninja Slayer e Yamoto, ela é um ninja real.
Dragão Gendoso
O chefe do Dojo do dragão eo último ninja verdadeiro no Japão. Ele também é mestre de Ninja Slayer.
Laomoto Khan
Líder do Soukai Syndicate.
Clone Yakuza
Super soldados que auxiliam Soukai Syndicate.
Silver Karasu / Kagi Tanaka
Um ninja que tem câncer e está à beira de morrer. Ele é contratado para matar criminosos e ninjas para testar novas armas. Ele é sensei de Yamoto e é um mestre iaido.
Manga
A adaptação do mangá com a arte por Yūki Yogo e roteirizado por Yoshiaki Tabata é serializada em Kadokawa Shoten 's Comp Ace desde 27 de junho de 2013. Ele foi recolhido em atualmente cinco tankōbon volumes. Outra adaptação do mangá intitulado Ninja Assassino: Killers GlamorousCom a arte por Ageha Saotome também começou a serialização de 1 de Julho, 2013, em Enterbrain do shojo mangá revista B's-Log Comic. Também foi recolhido em três volumestankōbon. A terceira adaptação intitulada Ninja Assassino Kills É serializado na Kodansha 's Suiyoubi não Sirius.
Anime
Em abril de 2014, Enterbrain anunciou que um anime adaptação do romance estava em produção, depois de revelar que ele estava sendo produzido por gatilho . Mais detalhes foram anunciados em Los Angeles, CA em Anime Expo 2014. O anime, intitulado Ninja assassino de Animação, é dirigido por Akira Amamiya, eo tema principal é "Back In Black" realizada pela banda eletrônica Satélites crescimento do crescimento . o anime estreou em NicoNico em 16 de Abril de 2015 e um programa de televisão começou a ser exibido em abril de 2016. a série é licenciado na América do Norte pela Funimation , que é simulcasting a série com legendas e começou streaming de uma versão duplicada a partir de 21 de maio de 2015.
Fonte:
TV Sinopse
http://www.tvsinopse.kinghost.net/aa/agentes-fantasmas.htm
InfanTV
http://www.infantv.com.br/agentes.htm
http://www.tvsinopse.kinghost.net/aa/agentes-fantasmas.htm
InfanTV
http://www.infantv.com.br/agentes.htm
TV Sinópse
Wikipédia
InfanTV
Wikipédia
Naruto Brasil
I Love Animes
Acompanhe Naruto
Wikipédia
IGN
Mega Hero
http://www.megahero.com.br/2012/02/ninja-captor-o-super-sentai-perdido.html
Fandon
http://ultrafan.wikia.com/wiki/Ultraman_Ninja
Toku Blog
https://tokusatsu.blog.br/maskman/
http://www.megahero.com.br/2012/02/ninja-captor-o-super-sentai-perdido.html
Fandon
http://ultrafan.wikia.com/wiki/Ultraman_Ninja
Toku Blog
https://tokusatsu.blog.br/maskman/
Autobahn
TV Sinopse
Wikipédia
Os Quadrinhos
Wikipédia
Guia dos Quadrinhos
Made in Japan
Mundo Estranho
Uzukashi Ogawa
Muito bom. Só não entendi pq esse artigo tem proteção infantil !
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=798SYp8Ok6w