A história do rock começou com uma mescla de elementos do pop e do rockabilly, com pitadas de country e rhythm & blues. Os norte-americanos Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Bill Haley e Chuck Berry, conhecido como o “pai do rock”, foram alguns dos precursores.
Porém, o estilo musical tornou-se mais popular por meio das apresentações de Elvis Presley, considerado por muitos o “rei do rock”. O cantor prezava não só pela imagem como pelos passos de dança, vistos como inovadores à época.
Na década de 1950, o cinema ajudou a propagar o rock, inclusive com Elvis, e em filmes como O selvagem e Juventude transviada, que mostravam personagens rebeldes usando jeans, jaquetas de couro, botas e outros adereços que se tornaram elementos característicos desse estilo.
Foi na década de 1950 que nasceu a guitarra elétrica, instrumento que se tornou um dos símbolos do rock. Os guitarristas costumavam tocar riffs (progressão de acordes) nos shows, momento durante o qual são aclamados pelo público até hoje.
O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.
Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional: Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.
Com a chegada da década de 60 e acompanhando as crises sociais da época como a Guerra do Vietnã, o rock passa a ter foco na contestação e nas crises políticas. A década chamada de anos rebeldes tinha o rock como forma de demonstrar a insatisfação dos jovens daquela geração. Bandas importantes surgiram nesta época, como por exemplo Beatles, Rolling Stones, The Doors e Pink Floyd. Em 1969, o Festival de Woodstock, sob o lema “paz e amor” fecha com chave de ouro esta fase, contando com meio milhão de jovens que comparecem no concerto para assistir entre outros, os ícones da época: Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Os clamores da juventude haviam se apaziguado um pouco e na década de 70 o rock toma novos rumos com o retorno de um estilo mais direto e primitivo. Foi nesta década que surgiu o Punkrock, através das bandas The Ramones, Iggy Pop & The Stooges e Sex Pistols. Músicos que marcaram o período foram Led Zeppelin e Black Sabbath.
Na década de 80 surgem as bandas do período Heavy Metal, com estilo bem mais agressivo comparado a tudo que era conhecido até então. Os principais representantes eram as bandas como Iron Maiden e Judas Priest.
Com estilo um pouco diferente, a década de 90 é o momento do hard rock, e a banda que conquistou os jovens da época foi Guns N’Roses. Há também outras bandas famosas dessa época: U2, Pearl Jam, Nirvana, Foo Fighters, Red Hot Chili Peppers, Dream Theater, Coldplay, Blink-182 e Green Day.
Rock in Rio
Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário Roberto Medina pela primeira vez em 1985, sendo, desde sua criação, reconhecidamente, o maior festival musical do mundo latino e o maior do planeta. Contou com as presenças de Queen, James Taylor, AC/DC, George Benson, Rod Stwewart, Yes, Ozzy Osbourne e Iron Maiden, de atrações nacionais forma, Rita Lee, Kid Abelha, Blitz, Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho. Foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, tornou-se um evento de repercussão mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do país em Lisboa, Portugal.
Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve 16 edições, seis no Brasil, seis em Portugal, três na Espanha e um nos Estados Unidos. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.
O hino do festival é de autoria do compositor Nelson Wellington e do maestro Eduardo Souto Neto e foi gravado originalmente pelo grupo Roupa Nova. A história do festival está contada no livro "Rock in Rio - A História do Maior Festival de Música do Mundo" (Globo Livros), lançado pelo jornalista Luiz Felipe Carneiro em 2011.
O festival é considerado o oitavo melhor do mundo pelo site especializado Festival Fling.
O Rock in Rio foi realizado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, Brasil entre 11 e 20 de janeiro de 1985 em área especialmente construída para receber o evento. O local, um terreno de 250 mil metros quadrados que fica próximo ao Rio Centro, em Jacarepaguá, ficou conhecido como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infraestrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas - o equivalente a cinco Woodstocks - que frequentaram o evento.
A grande fama do evento deveu-se ao fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, pelo que o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock e do pop internacionais. Logo depois do fim do Rock in Rio , a "Cidade do Rock" foi demolida por ordem do então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. A organização do festival pediu ocupação provisória do terreno, com o intuito de manter a sua posse, após o fim do evento, caracterizando invasão de propriedade pública. No entanto, Brizola decretou sua demolição para efetuar a reintegração de posse do terreno patrimônio do município do Rio de Janeiro.
Graças ao enorme sucesso do evento original, Medina promoveu, entre 18 e 26 de janeiro de 1991, o Rock in Rio II. A segunda edição do evento foi, porém, realizada no estádio de futebol do Maracanã, cujo gramado foi adaptado para receber o palco e os espectadores (700 mil pessoas, em 9 dias de evento), que também puderam assistir ao evento das arquibancadas do estádio (por preços um pouco maiores do que aqueles do gramado).
Após novo hiato, o ano de 2001 viu a realização do Rock in Rio III, nos dias 12 a 14 e 18 a 21 de janeiro. Nesta ocasião, os organizadores decidiram construir uma nova "Cidade do Rock", no mesmo local onde fora a primeira, com a inédita capacidade de 250 mil espectadores por dia e "tendas" alternativas onde realizaram-se concertos paralelos aos do palco principal. Havia tendas de música eletrônica ("Tenda Eletro"), música nacional ("Tenda Brasil", na qual artistas brasileiros apresentavam-se), música africana ("Tenda Raízes") e música mundial ("Tenda Mundo Melhor"). O evento recebeu a legenda de "Por Um Mundo Melhor", o que se marcou com o ato simbólico de observação de três minutos de silêncio antes do início das apresentações no primeiro dia do evento. Às 19 horas daquele dia 12 de janeiro de 2001, três mil rádios e 522 TVs silenciaram pela melhoria do mundo. O início e o fim do ato foram marcados pelo toque de sinos e pela libertação de pombas brancas, representando um pedido pela paz mundial.
A "Cidade do Rock" construída para o Rock in Rio III, permanece montada, mas não deverá ser mais utilizada em futuras edições já que o local deverá abrigar a Vila Olímpica dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.
O Rock in Rio foi internacionalizado em 2004 com a primeira edição do Rock in Rio Lisboa, na cidade de Lisboa, em Portugal. A organização do festival foi similar à edição de 2001 no Brasil, tendo sido distribuído pelos 200 mil metros quadrados do Parque da Bela Vista, o "Palco Mundo" (palco principal), a "Tenda Raízes", "Tenda Mundo Melhor" e a "Tenda Electrónica". Participaram mais de 70 artistas ao longo dos 5 dias de festival, e o evento foi um sucesso, recebendo mais de 385 mil espectadores.Entretanto, a mídia brasileira e o público foram totalmente contra a realização do festival no país, mas ignorados devidos a pensamentos ambiciosos por parte de Roberto Medina.
Em 2006, foi realizada a segunda edição do Rock in Rio Lisboa, no mesmo local, entre 26 e 27 de maio e 2, 3 e 4 de junho. Nesta edição já não havia mais a Tenda Mundo Melhor, e a Tenda Raízes foi substituída pelo palco Hot Stage.
O Rock in Rio Lisboa foi realizada pela terceira vez no Parque da Bela Vista em Lisboa, entre 30 e 31 de maio e a 1, 5 e 6 de junho de 2008. Nos dias 27 e 28 de junho e entre 4 a 6 de julho do mesmo ano, foi realizado em Arganda del Rey, Madrid, Espanha, com o Rock in Rio Madrid. No caso da edição portuguesa, o palco Hot Stage foi substituído pelo palco Sunset Rock in Rio, um espaço dedicado a apresentações conjuntas de artistas e bandas, na maioria portugueses, de vários estilos musicais em formato de jam sessions.
Em 2011, aconteceu a quarta edição do festival no Brasil, após dez anos da terceira edição. Inicialmente previsto para 2014, para coincidir com o ano da Copa do Mundo FIFA de 2014, que foi realizado no Brasil, seu lançamento foi adiantado em três anos, a pedido da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A Prefeitura deverá construir um novo local permanente que permitirá uma maior periodicidade do evento. Segundo Roberto Medina, "Com o novo local, que também ganhará o nome de Cidade do Rock, o Rock in Rio poderá acontecer a cada dois anos, da mesma forma que é o Rock in Rio Lisboa. O espaço não servirá apenas para o festival, será multiuso e poderá abrigar outros shows e eventos.
Em 2012 o Rock in Rio voltou à Península Ibérica para mais uma edição do Rock in Rio Lisboa e do Rock in Rio Madrid. A edição 2014 do Rock in Rio Lisboa já foi confirmada pela organização do festival, tendo sido anunciado como cabeça de cartaz o cantor Justin Timberlake.
Os presidentes são o Roberto Medina no Brasil e a sua filha Roberta Medina para Lisboa.
Em março de 2015 a Prefeitura do Rio acertou a realização de mais duas edições do festival, em 2017 e 2019.
O Rock in Rio não passa só a chamar cantores e bandas de Rock, mas também outros estilos musicais com MPB, Pop, Axé, Rap etc. O Exemplo é que já foram Gilberto Gil, Sandra de Sá, Elba Ramalho, Rum DMC, Anita, N'Sync, Britney Spears e outros.
Cantores e Bandas de Rock Cristãs
Não seria justo falar só das bandas ou cantores satanistas, também tem cantores e bandas Cristãos, e como eu falei na outra matéria o objetivo é interagir e não causar polêmica, então conheça a listas dessas bandas ou cantores:
Aeroilis
Aeroilis foi uma banda brasileira de rock alternativo, que permaneceu durante cerca de 12 anos em atividade. É precursora do chamado "novo movimento", em que artistas e músicos cristãos do Brasil procuram fazer músicas sem pretensões religiosas, sucedido por vários conjuntos de rock, como Tanlan e Palavrantiga.
O primeiro trabalho da Aeroilis foi lançado em 2004 de forma independente, tendo como título o nome homônimo do grupo. A obra recebeu atenção regular do público e chamou a atenção da gravadora Bompastor, que relançou a obra no ano seguinte pelo selo, num contrato de 3 anos. Durante este período, a banda divulgou seu trabalho pelo país, e passou por diversas crises que impediram o lançamento do trabalho seguinte.
Após vários problemas, o grupo voltou a ativa em 2010, e lançou de forma independente em seu site oficial, em abril de 2010 o álbum Nada Mais Além, que mostrou o amadurecimento deste, tanto letristicamente e instrumentalmente. Paralelo à isso, as crises continuaram, e por decisão consensual dos integrantes, a banda anunciou o término de suas atividades em fevereiro de 2013.
Banda Azul
Banda Azul é uma banda brasileira de música cristã. Esse grupo se destacou por mesclar em letras bíblicas vários ritmos, dentre eles o rock,pop, reggae, baião e o funk.
Barlow Girl
BarlowGirl foi uma banda norte-americana de rock cristão formada em Elgin, Illinois. A banda era composta pelas três irmãs: Rebecca, Alyssa e Lauren Barlow.
Elas ganharam vários prêmios neste gênero, a canção "Never Alone" foi a que por mais tempo ficou em primeiro lugar nas paradas de sucesso de 2004 nas rádios e discos e foi considerada a canção do ano em ambos. A canção ganhou o prêmio Yahoo!'s Who's Next.
Bride
Bride foi uma banda de metal cristão dos Estados Unidos, A banda ganhou extrema popularidade no meio gospel com os hits Psychedelic Super Jesus, Heroes, Time, Would You Die for Me, The Worm, entre outros. Das turnês da banda, um dos países alvo sempre foi o Brasil(onde comenta-se que banda tem mais fãs), fazendo vários shows, dentre eles, o SOS da Vida, onde estão presentes anualmente . E o que é mais real ainda, é que a banda é referência e influência para toda a cena underground cristã.
Casting Crowns
Casting Crowns é uma banda cristã de soft rock. A banda foi criada pelo pastor de jovens Mark Hall (que também é o vocalista e líder) para atuar como ministério universitário. Eles gravavam CDs "caseiros" para divulgar a mensagem do evangelho aos estudantes. A banda se apresentava em um grupo de jovens em Atlanta antes de ser descoberta pela lenda da música cristã contemporânea Steven Curtis Chapman.Casting Crowns conseguiu um contrato de gravação e popularizou-se em 2003 com músicas como "If We Are the Body", "Who Am I" e "Voice of Truth". A banda atualmente é uma das mais vendidas nos Estados Unidos. Esteve no Brasil, em Porto alegre/RS, em abril de 2013.
Fruto Sagrado
Fruto Sagrado é uma banda brasileira de rock cristão fundada em 1988, tendo mais de vinte anos de atividade. O auge de seu sucesso se deu durante a década de 90, ao lado de outros grupos musicais do segmento que se destacavam na época como Oficina G3, Rebanhão, Catedral, Katsbarnea e Resgate. A banda nasceu em Niterói, no estado do Rio de Janeiro com o desejo de tocar e expressar através da música sua relação com Deus e com o mundo à sua volta. O grupo sempre utilizou o rock como base para todas as composições, tendo como característica marcante suas letras. O Fruto Sagrado sempre falou de forma clara e direta sobre temas do cotidiano focando problemas sociais, políticos e existenciais.
Em sua história, o Fruto Sagrado passou por três fases distintas, sempre vivendo mudanças de integrantes. Foi fundado por Marcão, Flávio Amorim, Marcos Valério e Bênlio Bussinger. Antes mesmo do primeiro trabalho, Fruto Sagrado Marcos Valério teve problemas com a religião e abandonou o grupo. Assim, Bênlio assumiu os teclados e a banda passou por trocas de guitarristas, até que Bene Maldonado passou a ser integrante após a gravação de Na Contramão do Sistema, mas por problemas profissionais e familiares teve que deixar o Fruto Sagrado, colocando um aluno em seu lugar.
Após a saída de Flávio Amorim em 2000, que casara e ia para os Estados Unidos, a banda contou com a chegada de Sylas Jr. e a volta de Bene. A formação se manteve estável até 2003 quando houve discussões e problemas internos na banda e Bênlio se afastou dela. Após a gravação de Distorção, a banda permaneceu sem gravar nenhum trabalho quando em 2009 Marcão, único da formação original a deixou. Com isso, o Fruto Sagrado não renovou com a MK Music, se tornando independente e lançando seu último trabalho em formato físico, Fruto Sagrado 20 Anos com a presença de Vanjor, o novo vocalista.
Em 20 anos de carreira o Fruto Sagrado é lembrado por ser uma das primeiras bandas cristãs no Brasil a mesclar vertentes "pesadas" do rock, unindo letras de críticas sociais, religiosas e ideológicas. A banda já contou em suas gravações com vários músicos, como João Alexandre e Amaury Fontenelle.
Resgate
Resgate é uma banda de rock cristão brasileira, formada na cidade de São Paulo em 5 de Maio de 1989, estando há vinte e quatro anos em atividade com a mesma formação. Apesar de iniciar suas atividades ainda no final da década de 80, despontou no meio cristão na década seguinte, época em que as bandas Oficina G3, Fruto Sagrado, Katsbarnea e Catedral alcançavam grande notoriedade no meio gospel.
O primeiro trabalho da banda, Vida, Jesus & Rock'n'Roll foi lançado em 1991, mas o amadurecimento musical do conjunto iniciou em 1995 com On The Rock, um dos mais elogiados da banda e chegando ao auge com Praise, lançado em 2000. A partir daí, o grupo lançou alguns discos ao vivo e outros inéditos. Em 2006, com a entrada oficial de Dudu Borges na formação o Resgate lançou Até eu Envelhecer.
Com mais de vinte anos de carreira, o Resgate viveu em 2010 um dos momentos mais populares de sua história com a entrada do conjunto no cast da Sony Music e o lançamento do elogiado Ainda não é o Último, que fez o grupo fazer uma série de shows.
Em sua história, a banda emplacou hits no rock cristão brasileiro, e alcançando reconhecimento do público em suas indicações ao Troféu Talento e também no Troféu Promessas. Sua formação permanece a mesma desde o seu início.
Katsbarnea
Katsbarnea é uma banda brasileira de rock cristão e blues, formada na cidade de São Paulo em janeiro de 1988, tendo mais de vinte anos de atividade. O auge de seu sucesso se deu no final da década de 90 e no início da década de 2000, ao lado de outros grupos musicais do segmento que se destacavam na época como Oficina G3, Catedral, Fruto Sagrado e Resgate. Fundada num fundo de uma igreja árabe por Brother Simion, Paulinho Makuko, Marcelo Gasperini e Tchu Salomão, o grupo já vendeu mais de meio milhão de cópias no Brasil. Em 1990 a banda venceu o FICO - Festival Interno do Colégio Objetivo, com a música "Extra, Extra".
A banda já passou por duas fases, sendo a primeira iniciada desde a gravação de O Som que Te Faz Girar, ao qual se destacou a canção "Extra", até hoje o maior hit da banda. Com uma mudança constante de integrantes, a banda lançou dois trabalhos de grande repercussão, Cristo ou Barrabás de 1992 e Armagedom de 1995, sendo notável no último o rock experimental e considerado o melhor trabalho do Katsbarnea. O vocalista Brother Simion já possuía uma carreira solo estável, e após o lançamento do aclamado Asas em 1998, deixou o grupo.
Com a volta de Paulinho Makuko e Marcelo Gasperini e a presença de Déio Tambasco e Jadão, integrantes de longo tempo na banda, o Katsbarnea gravou o seu trabalho mais bem sucedido comercialmente, Acústico - A Revolução está de volta, contando com regravações. Após isso, a banda ficou durante três anos sem gravar um novo disco, quando lançou Profecia, unindo o rock com a música erudita. Entretanto, o repertório conteve apenas regravações e canções da carreira solo de Brother Simion. A partir daí, o Katsbarnea entrou em crise, e a saída de Déio Tambasco, Jadão e Makuko fez com que o conjunto não lançasse nenhum material inédito.
Após treze anos sem um disco inédito, o renascimento do Katsbarnea veio em 2007 com a gravação de A Tinta de Deus, que contou com a volta de Tambasco, Gasperini e Makuko na formação. A obra recebeu elogios da crítica especializada e em comemoração dos vinte anos do grupo, foi gravado o DVD Katsbarnea - Ao Vivo. Entretanto, o grupo continuou a sofrer uma mudança constante de integrantes. Apenas com Paulinho Makuko da formação original, o grupo lançou o single "Nasceu um Novo Dia" em 2012, como prévia do novo álbum de estúdio que está sendo gravado.
Khorus
Khorus é uma banda brasileira de rock cristão formada em 2000 na cidade de Vitória. A banda foi indicada por anos consecutivos ao prêmio de "Melhor Banda" no Troféu Talento. No começo, Khorus foi uma banda de Pop rock, mudando seu estilo, posteriormente, para o Metal Cristão.
Descobertos em 2000 pela gravadora Zekap Gospel em (Vitória (ES), o Khorus surgiu em 2001, aproveitando a falta de opções musicais para os jovens e adolescentes evangélicos. Toninho percebeu essa carência em pleno Rock in Rio III, quando, na noite teen – que teve shows de *NSYNC, Aaron Carter e Sandy & Junior, entre outros –, acordou e, ao ligar a televisão, descobriu que aquela era a noite mais concorrida do festival. “Naquele momento Deus começou a falar no meu coração: ‘quantos crentes há naquele lugar, que estão ali simplesmente porque não há nada igual no meio evangélico?’ Então senti que aquela era a hora, e que estava diante de uma estratégia perfeita de evangelismo”, conta Toninho, que naquela noite também via se cumprir uma profecia que recebera na adolescência. “Eu sabia que isso algum dia iria acontecer, porque Deus já havia me falado, aos 13 anos, que meu trabalho seria com jovens e adolescentes. Passaram-se 12 anos para se cumprir o que Ele prometeu.”
Quatro Por Um
Quatro por Um é um grupo musical gospel brasileiro fundado em 2002. A banda já possui 6 álbuns de estúdio e foi formada inicialmente por quatro integrantes, que foi liderada por Emerson Pinheiro, e atualmente, tem como vocalísta Klev Soares (ex-vocalista da banda Promises).
Em 2002, a banda foi criada por Emerson Pinheiro, que se juntou aos amigos Valmir Bessa, Duda Andrade e Marcus Salles, para levar os jovens a ter um compromisso sério com a igreja através da música. Os quatro integrantes já eram bons músicos, e também já eram conhecidos no meio gospel por participação em trabalhos de vários cantores. A partir daí, todos já tinham a certeza que já estava na hora de montar uma banda, e com a ajuda de Fernanda Brum e da gravadora MK Music, o grupo teve um grande crescimento.
Entretanto, no ano de 2005, Emerson decidiu abandonar a banda devido os vários compromissos de shows e apresentações, o que acabou interferindo na vida pessoal com a esposa e a igreja. Igualmente, Marcus Salles sairia da banda em 2009 para investir em sua carreira solo. Logo depois, em 2010, foi declarado o novo e atual vocalista Klev Soares, que se adequou bem ao gênero musical e ao trabalho do 4/1. Em 2010, Marcus Salles sai do grupo para investir em sua carreira solo, deixando a vaga de Vocais e Contrabaixo para Klev.
Militantes
A banda surgiu com o nome de Protestantes mas após uma ministração do Apóstolo Estevam sobre ser Militante do Senhor resolvemos alterar o nome para Militantes “aqueles que dão a vida por uma causa
Militantes é uma banda Cristã de punk rock de São Paulo que fez parte do casting da gravadora Gospel Records. É uma banda surgida da difusão de outras duas (Advertência e Protestantes) . Já gravaram quatro álbuns em sua carreira e já foram indicados no Troféu Talento . Em 2010, lançaram Destrua o Controle, que foi produzido durante 2008 e 2009.
Metal Nobre
Metal Nobre é uma banda brasileira de rock e metal cristão formada em Taguatinga, no Distrito Federal, nascida com membros de diversas igrejas evangélicas do Distrito Federal, em 1997, foi fundada por JT, Kenny Gouveia, Pedro Pantoja e Maurício Barbosa. A banda é herdeira de outra, JT e Banda, cujos músicos, antes da primeira gravação, optaram por mudar de nome. Metal Nobre é considerada uma das melhores bandas do rock cristão brasileiro, sendo que no gêneros hard rock, heavy metal e blues, considerado por muitos críticos como a melhor. A banda e marcada principalmente pela voz única do seu vocalista JT, lembrando muito as fortes vozes do rock dos anos setenta e oitenta, a banda também e marcada por seus solos e arranjos bem trabalhados, e suas belas baladas. Esse ministério tem como meta anunciar a mensagem de Cristo aos que não são alcançados pela pregação da forma convencional. Suas letras estão sempre centradas no cristianismo,para isso não camuflam em suas letras o que têm a dizer. Assim como é inabalável o posicionamento cristão do grupo, também é ótimo o Hard Rock que executam. Referências musicais e as tradicionais comparações não faltam, como por exemplo Bride, Guns N' Roses ou Scorpions. Mas a banda garante que sabe separar o joio do trigo, impondo seu estilo. A banda fez sucesso no Distrito Federal e no Brasil. Em 1999 lança o álbum "Revelação", considerado o melhor álbum do rock cristão brasileiro e com certeza contém um dos solos mais marcantes do metal cristão na faixa 10 "Jerusalém",esse álbum vendeu trinta mil discos,uma marca considerável para uma banda de metal cristão. O nome da banda foi retirado de um sonho que o baixista Kenney Gouveia teve em 1997.
Novo Som
Novo Som
O Novo Som surgiu de um grupo de louvor da Igreja Batista em Padre Miguel, RJ. É uma das bandas gospel que surgiram nas igrejas evangélicas no início dos anos 80 e mantiveram uma carreira sólida. Gravou o primeiro álbum em 1988 e atua até os dias de hoje.
A banda Novo Som conseguiu se estabelecer e acumular diversos prêmios. Apesar de manter o mesmo estilo original, novas concepções artísticas são incorporadas à musicalidade da banda, que já possui reconhecimento também fora do Brasil. Em novembro de 2002, o Novo Som fez seu primeiro show fora do país, em Lowell (Boston) e depois disso passou a realizar turnês por várias cidades dos EUA, que já acontecem desde 2003. A banda já esteve também em todos os estados brasileiros e em grandes casas de espetáculos, inclusive, em uma das maiores casas de shows da América Latina, o Metropolitan, atual Citibank Hall.
Em sua carreira, o Novo Som conquistou vários prêmios da crítica especializada e com vendagens expressivas de CDs (que já são quinze álbuns gravados, com mais um milhão de cópias vendidas em toda a carreira) e dois DVDs.
Em 2006 o Novo Som grava o CD/DVD intitulado "Na Estrada" , o trabalho foi realizado na cidade de Manaus, no Amazonas.
Em 2009 sai outro CD com canções inéditas intitulado "Estação de Luz". O álbum conta com canções inéditas e com as regravações das canções "Desacreditado" da Banda e Voz, e da canção título "Estação de Luz", da banda "Praise Machine" e "Recomeçar" composta por Edson Gadelha e David Fantazzini (ex-participante do reality show "Fama" da Rede Globo e ex-vocalista da banda Praise Machine). O álbum também trouxe três canções românticas (uma delas de autoria do ex-baixista da banda, Lenilton).
Em 2012 a banda, (através do programa "Canções Para Sempre", apresentado por Alex Gonzaga na Rádio Melodia), anuncia sua saída da gravadora MK Music, da qual fazia parte há 12 anos. Anunciaram também que em 2013 a banda lançará CDs e DVDs em comemoração os 25 Anos de ministério.
A banda também divulgou em suas redes sociais que irá lançar um CD e DVD em parceria com a Banda Catedral, em razão do grande sucesso do Show "Mais que Amigos = Irmãos", realizado no Rio de Janeiro. A gravação do DVD foi realizada nos dias 14 e 15 de Novembro e contou com a participação de cerca de 1000 pessoas pagantes mais convidados. O lançamento do CD/DVD está previsto para o primeiro semestre de 2013.
OFICINA G3
Fundada em 1987, a banda, nos dias de hoje contém apenas Juninho Afram como membro da formação original. Até meados de 1997, o grupo teve Luciano Manga como vocal, e nos anos anteriores, a participação de Wagner Maradona, Túlio Regis e outros músicos. Com a entrada de Duca Tambasco (baixo) e Jean Carllos (teclado), a Oficina gravou aquele que é considerado por muitos o seu maior clássico, o álbum "Indiferença".
Britt Nicole
A cantora de gospel norte-america mescla pop rock com hip hop e se você gosta de Demi Lovato e Selena Gomez, com certeza vai amar!
Britt começou a carreira cantando nos corais da igreja e na escola, chegando a participar de vários concursos. Na adolescência ela recusou uma bolsa de estudo de uma universidade e resolveu focar apenas na carreira musical dedicando-se a levar mensagens cristãs aos jovens através do ritmo com que eles se identificam.
The Fray
A banda de rock gospel norte-americana é formada por dois colegas de escola e recebeu esse nome, The Fray (algo parecido com “A briga”), pois alguém sugeriu brincando em um baile na faculdade e eles acharam que o nome se encaixava com o grupo, já que eles frequentemente discutiam por causas das composições das letras de suas músicas.
Lifehouse
A banda lançou seu primeiro albúm em 1999 com o nome Blyss, mas posteriormente trocaram o nome para Lifehouse devido a direitos autorais. A banda começou a fazer sucesso em 2001, quando uma de suas musicas foi tocada no final do episódio piloto de Smallville.
Petra
Petra é uma banda estadunidense de rock cristão formada em 1972 pelos guitarristas e compositores Bob Hartman e Greg Hough.
"Petra" significa "rocha" em grego, e é uma alusão tanto ao estilo musical da banda (rock é o termo em inglês para rocha) como também à crença cristã na Bíblia, pois os cristãos referem-se a Jesus Cristo como A Rocha, ou como diz a Bíblia, "a pedra angular rejeitada pelos construtores".
Petra é uma banda de grande sucesso no meio cristão, tendo ganhado muitos prêmios e vendido milhões de discos. Os primeiros anos da banda no entanto foram de grande polêmica no meio cristão protestante dos EUA, pois o rock era mal visto pelos cristãos conservadores norte-americanos na época. O Petra só ganhou o sucesso e a aceitação depois de quase 8 anos no anonimato. Desde então a banda esteve constantemente na ativa até o fim de 2005, quando Bob Hartman decidiu encerrar as atividades, até que, em 2010 a banda voltou a se apresentar, lançando próximo aos 40 anos de fundação do grupo, o disco Back to the Rock com a formação dos anos 80.
Apesar de já ter seguido muitos estilos de rock, o Petra gravou mais álbuns em Hard rock. Uma característica marcante da banda são suas letras abrangentes, que tratam tanto de crítica social e moral, como de exortação cristã e pregação da crença em Cristo. Bob Hartman foi o líder e compositor da banda durante os mais de trinta anos na estrada, e o único membro constante.
Creed
Creed foi uma banda de post-grunge norte-americana formada em 1995 na cidade de Tallahassee, originalmente idealizada pelos amigos Scott Stapp (vocal) e Mark Tremonti (guitarra), tendo Scott Phillips (bateria) e Brian Marshall (contrabaixo). Após um hiato em 2004, em 27 de abril de 2009 o Creed anunciou que os quatro membros originais da banda original estavam juntos de volta para uma turnê e lançaram um álbum no final de 2009, com o nome de Full Circle (Círculo Completo), que alcançou o segundo lugar nas paradas de sucesso, vendendo mais 500 mil cópias mundialmente e ganhando disco de ouro. Em 2012, eles voltaram ao hiato.
Skillet
Se você assim como eu gosta das variações de rock como metal e hard rock, precisa conhecer Skillet! A banda cristã norte-americana formada por John Cooper, Korey Cooper, Jen Ledger e Seth Morrison já acumula nove discos gravados e duas indicações ao Grammy. Se você não conhece a Skillet, saiba que Ledger foi reconhecido como o maior baterista da América e que a banda também já emplacou uma música na trilha sonora do filme Transformers 3: O Lado oculto da Lua.
P. O. D.
Banda de metal alternativo norte-americana, criada em 1992. A sigla P.O.D. significa Payable On Death (sua tradução literal é Pagável na Morte), termo usado nos bancos dos EUA quando uma pessoa morre e alguém herda seus bens, pois é necessário que uma pessoa morra para que alguém possa herdar. O termo foi usado para título da banda em referência a Jesus Cristo, que de acordo com alguns religiões morreu por nós, pagando e perdoando nossos pecados, dando a chance de seus fiéis serem salvos.
REBANHÃO
A primeira banda que alcançou sucesso nacional, o rock progressivo do REBANHÃO foi a realização de um sonho de um músico negro, pobre, altamente intelectual e filho de mãe solteira, vítima da exclusão social forte no país. Janires não tinha a fé cristã e tocava na cena musical de Brasília, até que se envolveu com drogas e foi preso. Durante este ínterim, se tornou protestante, resolvendo levar sua arte pro meio cristão. As lideranças religiosas o viam como ameaça, mas sua influência alcançou a juventude numa igreja do Rio de Janeiro, que o recebeu. Ali um jovem, chamado Pedro Braconnot, mais tarde fundaria a banda com Janires. Pedro era tecladista e tinha se tornado cristão, após ter sido ateu.
Juntamente com outros músicos, o REBANHÃO lançou seu primeiro disco em 1981, e teve sua capa censurada. Muitos líderes religiosos afirmaram que sua música era satânica, mas quanto mais polêmicas, mais pessoas se interessavam a ouvir. Com a saída e posterior morte de Janires, Pedro Braconnot (teclado/vocal), Carlinhos Felix (guitarra/vocal) e Paulo Marotta (baixo/vocal) seguiram como integrantes por longos anos. A banda, ao longo dos anos promoveu a modernização, principalmente técnica, da música cristã. Os três músicos, engenheiros formados pela UFRJ e UERJ mantinham contato direto com músicos do nicho não-cristão.
O REBANHÃO foi a primeira banda do nicho protestante a se apresentar em casas de shows do círculo não religioso e a lançar discos por multinacionais. Em 1991, Carlinhos e Paulo deixaram a banda, e Pedro seguiu na ativa até 2000 com outros músicos. Durante este tempo, foram fortes críticos da "mercantilização da música cristã". Em 2014, o grupo (Pedro, Carlinhos, Paulo e Pablo Chies) voltou as atividades e promete gravar novos trabalhos.
CATEDRAL
Uma das mais polêmicas do rock cristão (embora não aceitem ser definidos como uma banda de rock cristão), o Catedral iniciou suas atividades em 1987, sendo a banda mais famosa do gênero nos anos 90. A característica principal de suas faixas são as críticas sociais e baladas românticas. Em 1999, resolveram expandir seu trabalho para o nicho não-cristão através da Warner Music. Após uma série de hoax e uma entrevista polêmica para a Usina do Som, seu guitarrista morreu em um acidente, e o vocalista Kim envolveu-se em polêmicas com ex-integrantes do LEGIÃO URBANA. A voz de Kim é sempre comparada com a de Renato Russo.
Atualmente, a banda está na Sony Music, onde relançou o último álbum, "Maior Idade Musical".
STAUROS
Da cena do metal, o STAUROS lançou "O Sentido da Vida" em 1997, seu trabalho mais conhecido. Com dois discos para o mercado exterior seguintes, a banda optou por fazer um repertório totalmente em inglês. Após um hiato e um retorno recente, a banda lançou, em 2014, o álbum "Vale das Sombras".
TANLAN
Do mesmo movimento originado pela AEROILIS, a TANLAN é uma banda de rock gaúcho, que lançou seu primeiro EP em 2005. Seu álbum "Tudo que eu Queria", em 2008 foi bem aceito pelo público em geral, o que atraiu a atenção da Sony Music para que seu álbum "Um Dia a Mais" fosse lançado pela multinacional em 2012. Atualmente, é caracterizada por Fábio Sampaio (vocal/guitarra), Beto Reinke (guitarra e teclado), Tiago Garros (baixo) e Fernando Garros (bateria).
PALAVRANTIGA
Eram a banda de apoio da cantora Heloisa Rosa, e decidiram montar uma banda própria quando o tecladista Marcos Almeida apresentou um repertório autoral. A banda lançou dois álbuns com alta popularidade, "Esperar é Caminhar" (2010) e "Sobre o Mesmo Chão" (2012), impulsionando a cena do novo movimento. Almeida, o único compositor, deixou a banda em 2014, e segue em carreira solo. O trio, formado por Josias Alexandre, irmão de Heloisa Rosa (guitarra), Lucas Fonseca (bateria) e Felipe Vieira (baixo) preparam um novo disco, sem informações de quem será o vocal.
ROSA DE SARON
Conhecida por ser a banda de rock mais notável do segmento católico, a banda tem-se destacado na cena nacional fortemente nos últimos anos, mas tem sua origem nos anos 80. Atualmente, apenas o baixista Rogério Feltrin é da formação inicial.
Embora a sonoridade da banda fosse pautada no heavy metal, sua sonoridade mudou fortemente com a entrada do novo vocalista e principal compositor, Guilherme de Sá. Desde então, a banda tem se pautado mais no rock alternativo, arraigando um maior público, principalmente por suas letras poéticas.
ETERNA
Referência no metal cristão, a banda lançou aquele que é considerado, por muitos, como um clássico do metal nacional, o disco ¨Epiphany¨, principalmente pela qualidade técnica de seus integrantes.
Morphia
Morphia foi uma banda de doom metal da Holanda, composta de seis membros, Jasper (Vocais e Baixo) Peter (Teclados e back vocal) Ernst-Jan (bateria), Vincent (Guitarra base) Martin Koedoot (Guitarra) Bert (Sintetizador).
A banda possui um estilo que traz influências dos gêneros, Gótico e Doom metal, variando porém na temática, consistindo de um profundamente emocional metal sinfônico.
Narnia
Christian Liljegren e Carl Johan Grimmark se encontraram pela primeira vez em 1993 em Jönköping, uma cidade no sul da Suécia. Nessa época, Christian e sua banda Modest Attarction estava para lançar o primeiro álbum deles: The Truth In Your Face. Carl era membro de uma banda chamada Sentinel. Eles trocaram entre si os números de telefone e entraram em contato.
Vários anos se passaram e ambos Christian e Carl tiveram dificuldades com as suas bandas. Modest Attraction produziu seu segundo álbum Divine Luxury, na mesma época em que Carl Johan decidiu sair da banda Sentinel. Além disso, em 1996 Christian ligou para Carl Johan e lhe perguntou se ele estava interessado em trabalhar juntos num projeto. Christian tinha paixão pelo hard rock melódico, da qual não estava autorizado a explorar na banda Modest Attraction. Carl Johan ficou interessado no projeto ao longo da conversa.
Poucos meses mais tarde, Christian chamou Carl de novo e disse-lhe que Modest Attraction iria na turnê para a Alemanha e o guitarrista Stephan Mohlin não poderia acompanhá-los. Desta forma, Johan substituiu Stephan. Stephan logo depois deixou a banda, e Carl Johan foi questionado se ele gostaria de ser membro permanente da banda. Carl Johan aceitou, dando assim, tempo para eles planejarem o projeto. Eles levaram um pouco de velhas canções de outras bandas e as modificaram de acordo com as próprias preferências. In setembro de 1996, eles foram para o Top Recording Studio. Carl Johan gravou todos os instrumentos e Christian, os vocais. As gravações levaram vários meses. Eles tinham muitos convidados no álbum, incluindo Jakob Persson que mais tarde tocou baixo no Narnia. Janne Stark foi responsável pelos solo de guitarra e Mart Hallek tocou violino.
Em janeiro de 1997, as gravações finalmente terminaram. Depois de duro trabalho, o álbum Awakening foi mixado.
Graças ao empresário deles, Magnus Söderkvist, o álbum foi aceito por 10 selos japoneses. Finalmente, Narnia decidiu por Pony Canyon. Em maio, Christian e Carl foram na última turnê deles com o Modest Attration. Eles encontraram Matthias Mittelstädt que possuía uma empresa chamada MCM Music. Mittelstädt, junto com seu irmão, Rainer Matthias, amaram o álbum e Mittelstädt virou o empresário da banda.
Com uma demo em mãos e novo empresário, eles começaram a buscar por novos e talentosos membros e finalmente Narnia nasceu.
Em abril de 2008, surge confirmada a notícia de que o vocalista do Narnia, Christian Liljgren Rivel, deixaria a banda, e foi o que de fato aconteceu. Segundo nota esclarecida pelo Narnia, Christian e a banda decidiram de comum acordo a saída do vocalista-fundador da banda, após doze anos de permanência na mesma. O motivo alegado por Christian de sua decisão em deixar o Narnia, era de que este gostaria de se dedicar inteiramente ao seu projeto solo, que agora o mesmo se tornará sua carreira solo, "Audovision", de projeto solo, tornou-se a carreira solo de Christian, e este também pôs fim à sua banda de power metal, Divinefire.
Em 2008, o uruguaio Gérman Pascuall (que morou 16 anos no Rio de Janeiro e mudou-se para a Suécia) ocupa o lugar de Christian como vocalista da banda. Coincidentemente, Gérman se parece muito fisicamente com Christian, o que mostra também a grande preocupação por parte do Narnia, em manter a estética da banda, além é claro, da qualidade e do nível da banda.
Em dezembro de 2009 a banda anunciou oficialmente o fim de suas atividades, tendo ainda realizado algumas apresentações no ano de 2010. O principal motivo foi a indisponibilidade dos membros da banda, que muitas vezes priorizavam seus projetos paralelos, o que era motivo constante de desfalque de músicos nas turnês.
Entretanto, em 2014, a banda anunciou através de seu site oficial o seu retorno aos palcos e também uma turnê especial em comemoração aos 15 anos do álbum Long Live the King.
Em 2016 a banda lançou dois vídeos das músicas Reaching for the Top e Messengers, que fazem parte de seu novo álbum de inéditas desde 2009. No dia 16 de Setembro do mesmo ano, foi lançado então o mais recente trabalho da banda, contendo 9 faixas.
Servas
Uma banda de rock peruana composta totalmente por freiras virou uma sensação na internet - elas já se apresentaram até para o papa Francisco. Segundo a irmã Mônica Nobl, o grupo musical, chamado Siervas ("Servas" em espanhol), se formou em um convento em Lima.
"As pessoas se esquecem de que as freiras eram pessoas normais antes de se tornarem freiras. Nós somos como você, nós ouvimos música pop e rock a vida toda", disse a religiosa.
Para vocês verem que tem bastante bandas de rock Cristãs, e algumas bandas tocam bem o som do Metal, vale a pena darem uma conferida!.
Cantores e Bandas de Rock Satânicas
O Dia Mundial do Rock esta chegando, então eu vou falar de alguns cantores e bandas famosas que geraram polêmica com a Igreja Católica e que são consideradas Satânicas, algumas são exagero, outras até nas letras das músicas falam do Diabo e crítica da religião católica, confira os cantores e bandas que são considerados satânicas:
AC/DC
AC/DC é uma banda de rock formada em Sydney, Austrália em 1973, pelos irmãos Malcolm e Angus Young, sendo considerada umas das maiores e mais bem sucedidas bandas de rock de todos os tempos. A banda é normalmente classificada como hard rock ou blues-rock e considerada uma das pioneiras do heavy metal, juntamente com bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, Thin Lizzy, Judas Priest e Deep Purple. No entanto, os seus membros sempre classificaram a sua música como rock and roll.
Black Sabbath
Black Sabbath é uma banda de heavy metal formada no ano de 1968 em Birmingham, Reino Unido. Sua formação original era composta por Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). Embora às vezes sejam classificados como uma banda de hard rock (Butler definiu o estilo uma vez como sendo "um blues pesado e distorcido"), Black Sabbath é considerada uma das bandas pioneiras no heavy metal junto ao Deep Purple e o Led Zeppelin, tendo influência crucial no desenvolvimento e definição do estilo. A banda também é creditada como uma das precursoras do estilo que ficaria conhecido depois como Doom Metal.
Ghost
AC/DC é uma banda de rock formada em Sydney, Austrália em 1973, pelos irmãos Malcolm e Angus Young, sendo considerada umas das maiores e mais bem sucedidas bandas de rock de todos os tempos. A banda é normalmente classificada como hard rock ou blues-rock e considerada uma das pioneiras do heavy metal, juntamente com bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, Thin Lizzy, Judas Priest e Deep Purple. No entanto, os seus membros sempre classificaram a sua música como rock and roll.
Black Sabbath
Black Sabbath é uma banda de heavy metal formada no ano de 1968 em Birmingham, Reino Unido. Sua formação original era composta por Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). Embora às vezes sejam classificados como uma banda de hard rock (Butler definiu o estilo uma vez como sendo "um blues pesado e distorcido"), Black Sabbath é considerada uma das bandas pioneiras no heavy metal junto ao Deep Purple e o Led Zeppelin, tendo influência crucial no desenvolvimento e definição do estilo. A banda também é creditada como uma das precursoras do estilo que ficaria conhecido depois como Doom Metal.
Ghost
Fundada em 2008 e só foi publicada dois anos depois, graças a uma gravação demo, com três músicas apenas, e mais tarde, lançaram mais outra demo, chamada "Elizabeth", com as músicas "Death Knell", "Elizabeth" e "Prime Mover". A letra de "Elizabeth" se trata da conhecida história da condessa Elizabeth Bathory, que se banhava em sangue de virgens para conservar a juventude. E toda vez as músicas fala de Lúcifer e rituais satânicos.
Iron Maden
Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. O nome "Iron Maiden", homônimo de um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro como uma horrenda máscara de ferro, foi baseado na obra do romancista francês Alexandre Dumas. Dickinson mostrou uma diferente interpretação das canções da banda, dando-lhes um tom mais melódico. O álbum de estreia de Dickinson nos vocais do Maiden foi em 1982, com The Number of the Beast, baseado no filme O Exorcista que gerou polêmica com a Igreja Católica.
Judas Priest
Judas Priest é uma banda britânica de heavy metal criada em meados de 1969, em Birmingham. A formação clássica do grupo era composta por K. K. Downing, Glenn Tipton, Ian Hill, Rob Halford e Dave Holland, responsável pela gravação de seus álbuns de maior êxito na década de 1980.
A banda pode ser considerada uma das precursoras do heavy metal moderno, sendo um dos grupos mais influentes na história do gênero. Tratou-se da primeira banda a unir o peso e temática violenta criados pelo Black Sabbath à velocidade de alguns grupos de rock como o Deep Purple, suprimindo aos poucos a herança do blues e dando ênfase ao rock mais pesado. São creditados também pela introdução das guitarras duplas, uso de vocais operísticos, e pelas vestimentas de couro no heavy metal.
Kiss
Kiss é uma banda de hard rock dos Estados Unidos, formada em 1973 por Paul Stanley e Gene Simmons. Conhecida mundialmente por suas maquiagens, e por seus concertos muito elaborados que incluem guitarras esfumaçantes, cuspir fogo e sangue, pirotecnias e muito mais.
Constituiram um dos maiores impactos culturais da década de 1970, valendo-se de roupas e, sobretudo, maquiagens nunca antes vistas, que marcariam a história da música.
Kurt Coubain
O vocalista do Nirvana apavorava em sua cidade natal, Aberdeen no EUA. Ele pichava frases como "Deus é gay" em caminhonetes. Não era para esperar menos de um dos expoentes do movimento grunge, um subgênero musical que explorava letras sobre insatisfação social e uma atitude de "que se dane tudo"- incluindo a igreja. Detalhe: Cobain era fascinado por Anton LaVey, e queria aproveitar os dotes musicais do satanista em uma gravação, coisa que nunca aconteceu.
Led Zeppelin
Led Zeppelin foi uma banda britânica de rock, formada em Londres em 1968. A banda consistia no guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant, o baixista e tecladista John Paul Jones e o baterista John Bonham. Devido o som pesado de guitarra enraizado no blues e na música psicodélica em seus dois primeiros álbuns, o grupo é frequentemente reconhecido como um dos progenitores do heavy metal.
Filho único de Barbara e Hugh Warner - e primo de quarto grau do comentarista conservador Pat Buchanan, Marilyn Manson nasceu em Canton, Ohio, no dia 5 de janeiro de 1969.
Tendo um pai católico e uma mãe anglicana, Brian estudou na escola Heritage Christian School do primeiro ao décimo ano.
Mais tarde foi transferido para o Cardinal Gibbons High School, em Fort Lauderdale, Florida. Formou-se em 1987, e tornou-se um estudante no Broward Community College em 1990. Manson trabalhava para uma licenciatura em jornalismo e foi ganhando experiência no campo de escrever artigos de música para a revista de estilo de vida do sul da Flórida, 25th Parallel. Manson sofria bullying na escola e por isso que ele resolveu se considerar satanista e até frequenta a mesma religião que o Ozzy Osborn, é mais para se proteger.
Mötley Crüe
A banda foi formada pelo baixista Nikki Sixx (que estava envolvido numa banda chamada London) e pelo baterista Tommy Lee, mais tarde entraram o guitarrista Mick Mars e o cantor Vince Neil.
Freqüentemente, a banda é conhecida pelo estilo de vida de seus integrantes: Todos tem muitas passagens pela polícia, passando tempos na cadeia por conta de seus vícios em bebidas, drogas e por fugirem com mulheres.
Ozzy Osbourne
John Michael Osbourne, conhecido como Ozzy Osbourne (Aston, Inglaterra, 3 de dezembro de 1948), é um músico, compositor e vocalistabritânico. Famoso tanto por seu trabalho como vocalista da banda britânica Black Sabbath, como por sua carreira solo. Consagrou diversos sucessos como "Crazy Train", "Mr. Crowley", "Mama, I'm Coming Home" e lançou 11 álbuns de estúdio. Totalizando a soma de vendas de álbuns de sua carreira solo com sua carreira na banda, Ozzy já alcançou a marca de 100 milhões de cópias vendidas. E ele chegou a morder um morcego no palco, na verdade ele achou que era de mentira.
Raul Seixas
Em 1973 o roqueiro encontrou no escritor Paulo Coelho uma parceiro musical e ocultista. Ambos seguiram e divulgaram os ensinamentos de Aleister Crowley (olha ele aí mais uma vez!). Um dos maiores sucesso de Raulzito, "Sociedade Alternativa", faz até referência à Telema com o verso "faz o que tu queres pois é tudo da lei", lema da religião criada por Crowley.
Red Hot Chili Peppers
Ninguém diria que a banda era satanista até o discurso de agradecimento pelo prêmio MTV Award, em 1992. O vocalista Anthony Kiedis mandou: "Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer a Satã". Era uma piada, mais vai explicar isso para umas pessoas neh. Ah! ninguém riu da piada.
Twisted Sister
Twisted Sister é uma banda de heavy metal dos Estados Unidos, formada em 1972 na cidade de Nova York. A banda tinha um estilo característico, em que a aparência e a apresentação ao vivo era tão importante quanto a música, e seus membros utilizavam batom, pó-de-arroz, sombra, rouge e roupas espalhafatosas, marcas registradas dos integrantes.
Raul Seixas
Em 1973 o roqueiro encontrou no escritor Paulo Coelho uma parceiro musical e ocultista. Ambos seguiram e divulgaram os ensinamentos de Aleister Crowley (olha ele aí mais uma vez!). Um dos maiores sucesso de Raulzito, "Sociedade Alternativa", faz até referência à Telema com o verso "faz o que tu queres pois é tudo da lei", lema da religião criada por Crowley.
Red Hot Chili Peppers
Ninguém diria que a banda era satanista até o discurso de agradecimento pelo prêmio MTV Award, em 1992. O vocalista Anthony Kiedis mandou: "Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer a Satã". Era uma piada, mais vai explicar isso para umas pessoas neh. Ah! ninguém riu da piada.
Twisted Sister
Twisted Sister é uma banda de heavy metal dos Estados Unidos, formada em 1972 na cidade de Nova York. A banda tinha um estilo característico, em que a aparência e a apresentação ao vivo era tão importante quanto a música, e seus membros utilizavam batom, pó-de-arroz, sombra, rouge e roupas espalhafatosas, marcas registradas dos integrantes.
O acrônimo "W.A.S.P." é uma das maiores polêmicas em torno da banda, que em inglês é entendido como "White Anglo-Saxon Protestant", que significa "Branco, Anglo-Saxão e Protestante", foi reinterpretado pelos membros do grupo para que significasse "We Are Sexual Perverts", que traduzindo para o português significa "Nós somos pervertidos sexuais". W.A.S.P. é célebre pelos espetáculos muito característicos, que por muitas vezes apresentam números cruentos, no mesmo estilo dos encenados por Alice Cooper, um dos pioneiros deste tipo de show. Também possui similaridades com grupos como Lizzy Borden e Twisted Sister.
Então está aí as bandas e cantores considerados satanistas, mas calma! O objetivo não é gerar polêmica e fazer com que as pessoas deixam de gostar de rock ou se aderem a causa, o objetivo é apenas interagir, eu também gosto de rock, e tem alguns que eu acho um exagero.
Então está aí as bandas e cantores considerados satanistas, mas calma! O objetivo não é gerar polêmica e fazer com que as pessoas deixam de gostar de rock ou se aderem a causa, o objetivo é apenas interagir, eu também gosto de rock, e tem alguns que eu acho um exagero.
Metal Sinfônico
Metal sinfônico ou metal sinfónico (em inglês: symphonic metal) é um termo usado para descrever a música heavy metal que possui elementos sinfônicos, ou seja, elementos que são ou emprestados da música clássica ou, como aconteceu com orock progressivo, criar um estilo que lembra ela, por exemplo, vocais femininos operásticos; instrumentação que inclui violões e diferentes tipos de teclados, em vez de depender exclusivamente de guitarras elétricas; ritmo poético assimétrico como 5/4 e 7/8, e material temático clássico, além de ter caracteristicamente riffs poderosos de heavy metal.
As Musas do Metal |
Se referindo a bandas de outros gêneros, ele se refere a bandas que usam menores temas clássicos e operásticos na sua música semelhante ao que se encontra no gênero metal sinfônico, para mostrar que eles são mais "sinfônicos" do que outras bandas dentro de seu gênero.
As principais influências musicais do metal sinfônico estão inicialmente no gothic metal, no power metal e na música clássica.
Teclados são normalmente o ponto focal da música. Enquanto outros instrumentos normalmente desempenham papéis relativamente simples, as partes de teclado podem ser muito complexas e tecnicamente desafiadoras, muitas vezes, tocada em uma grande variedade de estilos clássicos e emulando até nada e incluindo arranjos orquestrais completos. Uma orquestra real é às vezes utilizada, tanto ao vivo quanto em estúdio, com efeitos semelhantes.
É mais difícil generalizar sobre o trabalho de guitarra e baixo encontrados neste estilo. Tal como acontece com o gothic metal, muitas vezes isso pode ser descrito como uma síntese de outros estilos de rock e metal, com elementos de black metal, death metal, power metal e metal progressivo, sendo os mais comuns; mas ao contrário do gothic metal, elementos da música clássica estão frequentemente presentes também. Muitas dessas bandas, pelo menos, às vezes usam esses instrumentos (assim como os vocais principais) para tocar simples melodias cativantes, que fazem o metal sinfônico (junto com o power metal, que tem essa característica) um dos mais acessíveis subgêneros do metal atual.
As canções são muitas vezes altamente atmosféricas, embora mais otimistas do que as de outros subgêneros do metal; até mesmo canções com temas mórbidos rotineiramente caracterizam proeminentes fanfarras de modo maior. Particularmente central para a criação do humor e da atmosfera é a escolha dos sons do teclado.
As letras abrangem um vasto leque de temas. Tal como acontece com duas das influências mais diferentes contrárias do metal sinfônico, power metal e ópera, fantasia e temas mitológicos são comuns. Álbuns conceituais estilados de óperas ou poemas épicos não são incomuns.
Bandas deste gênero, muitas vezes apresentam uma vocalista feminina, mais frequentemente uma soprano. Há, às vezes, um segundo, vocalista masculino, como também é comum no gothic metal. Rugidos, vocais do estilo death metal são raros, mas não desconhecidos. Até apoios adicionais e a inclusão de um coral completo é às vezes empregado. Vocalistas masculinos são mais comuns na categoria do power metal sinfônico.
Às vezes, a vocalista realiza o canto clássico com um estilo operático. Essas bandas são referidas como Metal Sinfônico Operático,por exemplo,Nightwish, (quando a vocalista era Tarja Turunen) Haggard , Therion, Operatika, Dremora, Dol Ammad, Visions of Atlantis, Aesma Daeva. O estilo operático não está exclusivamente ligado ao metal sinfônico, ele aparece também no avant-garde metal, no metal progressivo, no gothic metal e no metal melódico.
As raízes do metal sinfônico são encontradas inicialmente nas bandas de death metal e gothic metal, que fazem algum uso de elementos sinfônicos em sua música. Particularmente importante foi o uso do Therion de uma orquestra ao vivo e técnicas clássicas de composição; gradualmente esses elementos se tornaram uma parte mais importante da música do Therion do que suas raízes do death metal. Outra influência-chave no início foi o álbum da banda finlandesa de metal progressivo Waltari, Yeah! Yeah! Die! Die! Death Metal Symphony in Deep C.
Haggard, Nightwish e Within Temptation, ambas lançaram seu primeiro álbum em 1997, cada um fortemente influenciado pelo sinfônico do Therion. Within Temptation foi mais influenciado pelo gothic metal e, portanto, musicalmente mais simples do que a mais influenciada pelo power metal Nightwish, mas ambas as bandas compartilharam dois principais elementos do metal sinfônico - poderoso vocal feminino de Tarja Turunen e Sharon den Adel respectivamente, e o uso pesado do teclado influenciado classicamente.
A maioria das novas bandas de metal sinfônico apareceram ou ganharam grande atenção no início de 2000, incluindo Rain Fell Within, After Forever,Epica, e Edenbridge, todas tendo como característica teclados e vocais femininos. Power metal, com os seus temas de fantasia relativamente otimista e sons de teclado estilizados, tendeu a ser uma importante influência sobre estes grupos.
O termo "metal sinfônico" tinha por vezes sido aplicado a canções individuais ou álbuns de bandas que são principalmente de death metal, doom metal, gothic metal, power metal ou mesmo black metal. Embora este artigo tenha discutido principalmente o metal sinfônico como um subgênero distinto, é importante notar que o termo é às vezes utilizado para descrever elementos estilísticos que podem ser encontrados em praticamente qualquer sub-gênero do heavy metal.
Por qualquer definição, o metal sinfônico tende a ser popular nas mesmas regiões como os subgêneros acima mencionados, principalmente na Europa central e do norte.
O termo "metal sinfônico" é usado para designar qualquer banda de metal que faz uso de elementos sinfônicos ou orquestrais; o "metal sinfônico" então não é tanto um gênero como uma designação genérica cruzada. Algumas bandas se referem a si mesmas como "metal sinfônico", especialmente Aesma Daeva, e, provavelmente, o termo poderia ser aplicado a bandas de metal genericamente ambíguas como Epica e Therion.
Black Metal Sinfônico
O black metal sinfônico tem componentes similares ao black metal melódico, mas usa teclados ou instrumentos normalmente encontrados na música sinfônica ou erudita. Pode também incluir bandas de black metal que fazem uso pesado de teclados atmosféricos na música, semelhante ao metal sinfônico ou gothic metal. Os aspectos sinfônicos deste gênero são normalmente parte integrante de uma banda e, como tal, são usados durante todo o período de uma canção.
Gothic Metal Sinfônico
A primeira banda de metal gótico a lançar um álbum completo caracterítico de vocais "Bela e a Fera", onde os vocais de death metal são contrastados com vocais femininos limpos, foi a norueguesa Theatre of Tragedy em 1995. Outras bandas como a holandesa Within Temptation em 1996,expandiu nessa abordagem. Um álbum de estreia, Enter, foi inaugurado no ano seguinte, logo seguido por um EP, The Dance. Os dois lançamentos fizeram uso da abordagem a bela e a fera entregues pelos vocalistas Sharon den Adel e Robert Westerholt. O segundo álbum completo, Mother Earth foi lançado em 2000 e dispensou totalmente os vocais de death metal, em vez disso, "confiando unicamente na majestosa habiliadade vocal de den Adel". O álbum foi um sucesso comercial com seu primeiro single "Ice Queen" no topo das paradas na Bélgica e na sua natal Holanda. O seu terceiro álbum The Silent Force chegou em 2004 como um "projeto ambicioso apresentando uma orquestra completa e um coral de 80 vozes que acompanhou a banda". O resultado foi um sucesso comercial em toda a Europa e introduziu o "mundo das guitarras pesadas e vocais femininos" para "um público mainstream".
A marca do Within Temptation do gothic metal combina "a força da guitarra de hard rock com a varredura e a grandeza da música sinfônica". O crítico Chad Bowar da About.com descreve seu estilo como "o equilíbrio ideal" entre "a melodia e os ganchos do rock mainstream, a profundidade e a complexidade da música clássica e a borda escura do gothic metal" O sucesso comercial do Within Temptation, desde então, resultou no surgimento de um grande número de outras bandas de gothic metal com vocalistas femininas, principalmente nos Países Baixos.
Outra banda holandesa de gothic metal sinfônico é After Forever. Seu álbum de estreia, Prison of Desire, em 2000, foi "um corajoso, embora falho, primeiro estudo em uma empresa reconhecidamente difícil: casar heavy metal com arranjos de rock progressivo e orquestração de música clássica - então cobri-la com todas as partes iguais, voz horrível de monstro de biscoito e uma cantora de ópera totalmente qualificada". Membro fundador, guitarrista e vocalista, Mark Jansen saiu do After Forever apenas alguns meses após o lançamento deste álbum.Jansen iria formar o Epica, outra banda que apresenta uma mistura de metal gótico e sinfônico. Um álbum de estreia, The Phantom Agony, surgiu em 2003 com a música que combina grunhidos da morte de Jansen com o "tom angelical de uma formação clássica mezzo-soprano chamada Simone Simons, mais uma fundação exuberante do power metal sinfônico". A música do Epica tem sido descrita como a combinação de "um escuro, assombrando a atmosfera gótica com música bombástica e sinfônica". Como Within Temptation e After Forever, o Epica foi conhecido por fazer uso de uma orquestra. Seu álbum de 2007, The Divine Conspiracy, foi um sucesso de vendas em seu país de origem.
Esta mistura de metal gótico e sinfônico também tem sido alcançada na direção oposta. A banda Nightwish da Finlândia começou como um ato de power metal sinfônico[ e introduziu elementos góticos no seu álbum de 2004, Once, particularmente no single "Nemo". Eles continuaram a misturar seu estilo de metal "bombástico, sinfônico e cinematográfico" com uma atmosfera gótica no seu próximo álbum, Dark Passion Play, em 2007.[17] O grupo sueco Therion também introduziu elementos góticos à sua marca de metal sinfônico no seu álbum de 2007, Gothic Kabbalah.
Power Metal Sinfônico
O power metal sinfônico se refere a bandas de power metal que fazem uso extensivo de teclados ou instrumentos normalmente encontrados na música clássica semelhante ao metal sinfônico. Estes elementos adicionais são frequentemente usados como elementos-chave da música, quando comparados ao power metal normal, contribuindo não apenas uma cobertura extra para a música, mas uma maior variedade de som.
A banda protótipo do power metal sinfônico é o Nightwish. Canções do Nightwish que ilustram bem o gênero são "Ghost Love Score" do álbum Once e "Wishmaster" do álbum Wishmaster. Essas canções seguem o escopo épico e estendidas estruturas formais características do power metal enquanto faz uso extensivo de elementos orquestrais.
Outra banda que tem essa descrição é Rhapsody of Fire, com uma mistura de guitarras, bateria e sons extremamente grandes, incluindo, em seus últimos anos, um coro completo e uma orquestra sinfônica. Eles têm uma forte influência da música clássica antiga e especialmente a música barroca, todos os seus álbuns partem de uma saga épica em mundos de fantasia. Onde o Nightwish pode ser a banda mais popular de power metal, eles são um pouco mais orientados ao rock em sua maneira de construir as suas canções do que o Rhapsody of Fire, que se baseia em fazer álbuns com algum tipo de linha para ele e canções que soam mais como uma peça de música clássica do que uma faixa de rock.
Quantas integrantes passaram pela banda Nightwish?
Ao todo foram três, começou com a Tarja que agora segue carreira solo, depois Anette Olzon e Sami Vänskä, confira:
- Tarja Turunen – vocais (1996–2005)
Tarja nasceu no pequeno vilarejo finlandês de Puhos, em Kitee no dia 17 de agosto de 1977, única filha entre três irmãos, e desde criança sempre apresentou interesse pela música; sua mãe foi a primeira a notar isso, quando, em uma festa da família, a garotinha de apenas três anos mostrou sua voz para um público pela primeira vez, com a canção "Enkeli Taivaan" (Anjo do Céu). Depois disso, sua mãe decidiu colocá-la no coral da paróquia que a família frequentava, onde ela podia praticar regularmente e ter aulas adicionais em um grupo infantil. Aos seis anos, ela começou a ter aulas particulares de piano erudito, e apesar de morar a vinte quilômetros do local das aulas, ela contava com o apoio de seus pais, que faziam questão que sua filha não faltasse às lições.
O primeiro lançamento solo de Tarja foi um single natalino em 2004, "Yhden Enkelin Unelma" que chegou a disco de platina na Finlândia e ao primeiro lugar nas paradas musicais tanto em 2004 quanto em 2005.
- Sami Vänskä – baixo (1998–2001)
Sami Vänskä (26 de Setembro, 1976) é um baixista finlandês notório por ter sido o baixista da banda de Heavy metal Nightwish entre 1998 e 2002.
Vänskä começou cedo a ter aulas de músicas, e tocou em várias bandas adquirindo experiência, em 1994, ele e seu amigo Tuomas Holopainen fundaram uma banda popular em Kitee, Nattvindens Gråt, que acabou em 1997. Nesse ano, Holopainen cria a banda Nightwish, em 1998, Vänskä se junta ao Nightwish, ele participa de dois álbuns, um DVD ao vivo e um EP.
Em 2002, Tuomas Holopainen, tecladista e líder do Nightwish, pediu ao empresário da banda, Ewo Rytkönen, para falar com Vänskä e pedir que ele saísse, pois as diferenças musicais entre eles poderiam ameaçar a banda. Ele acabou por sair, sendo substituído por Marco Hietala. Vänskä explicou sua saída do Nightwish dizendo que ele e Holopainen possuíam gostos musicais diferentes.
Após deixar o Nightwish, Vänskä se juntou por pouco tempo com a banda de Jazz Root Remedy.
- Anette Olzon – vocais (2007–2012)
Anette Ingegerd Olsson Blyckert (Katrineholm, 21 de junho de 1971) é uma cantora e compositora sueca, que ficou conhecida como vocalista da banda finlandesa de metal sinfônico Nightwish entre os anos de 2007 e 2012. Ela também esteve a frente do grupo Alyson Avenue de 1999 a 2006, e agora segue em carreira solo. Após sua entrada no Nightwish, Anette colaborou em diversos projetos musicais como participante especial.
Nova Vocalista da Banda
Floor Jansen- Vocal
Floor Jansen (Goirle, 21 de fevereiro de 1981) é uma cantora e compositora neerlandesa, atual vocalista das bandas de metal sinfônicoNightwish e ReVamp.
Floor havia sido vocalista da banda de metal sinfônico After Forever desde quando ingressou na música em 1997. Após a separação do grupo em 2009, ela criou o ReVamp e lançou dois álbuns com a banda. Mais tarde em 2012, após a saída da vocalista do Nightwish, Anette Olzon, o grupo anunciou sua substituição por Jansen como um membro convidado até o fim da Imaginaerum World Tour, sendo efetivada como vocalista oficial em 9 de outubro de 2013.
Ela também é um membro do supergrupo de metal progressivo Star One, e cantou nos álbuns Universal Migrator Part 1: The Dream Sequencer e 01011001 da banda Ayreon. Ela é a irmã mais velha da cantora Irene Jansen.
Gentle Giant
Gentle Giant foi uma das grandes bandas de rock progressivo da década de 1970. Apesar de não conseguir o mesmo reconhecimento de bandas contemporâneas, alcançou certo prestígio de crítica e de público, sendo o suficiente para angariar legiões de fãs espalhadas pelo mundo. A banda foi formada pelos três irmãos Shulman (Phil, Derek e Ray), todos ex-integrantes da banda britânica pop/soul/psicodélica Simon Dupree and the Big Sound, formada em 1966. No início, tocaram por toda a Inglaterra durante quatro anos, sendo bem recebidos pelas rádios e televisão.
Lançaram um álbum com um compacto no top 5 da parada britânica, mas sem deixar uma impressão indelével na cena musical britânica. Pelo final de 1969, os Shulmans terminaram a Simon Dupree e lançaram seus olhares sobre o crescente fascínio do meio musical por uma música mais criativa, inteligente e complexa que viria a ser chamada de rock progressivo. No DVD Giant on the Box, o grupo tem o seu estilo definido como Baroque & Roll.
No início de 1970, eles formaram o Gentle Giant junto com Martin Smith, Kerry Minnear e Gary Green. O novo grupo começou a fazer um som mais aventureiro, desafiante e distinto de tudo o que se conhecia em termos de música. Características marcantes do grupo incluíam vocais múltiplos e dessincronizados, pouco comuns em sua época (vide outras em Atributos musicais). Compara-se a inovação do Gentle Giant para o rock progressivo com a que os Beatlesrepresentaram para o rock na década anterior.
Tinham como influências musicais rock, jazz, música clássica, avant-garde, blues, folk e música medieval inglesa.
O grupo nasceu quando os irmãos Derek, Ray e Phil resolveram acabar com o grupo Simon Dupree & the Big Sound, de certo sucesso comercial, especialmente com o single "Kites", que ficou entre as 10 mais no ano de 1967. Após lançarem o disco Without Reservations, em 1969, decidiram que era hora de acabar com aquela tentativa de r&b. O grupo era formado por Derek Shulman (o Simon da banda) nos vocais; Ray, na guitarra; Phil, no sax; Tony Ransley, na bateria e Pete O'Flaherty, no baixo. Uma curiosidade é que um certo Reginald Dwight acompanhou o grupo como tecladista durant alguns meses, enquanto o tecladista oficial do grupo, Eric Hine se recuperava de um febre glândular. Se você não sabe quem diabos é Reginald, talvez o conheça por seu nome artístico: Elton John. E, mais bizarro ainda, até o pianista e ator Duddley Moore (alguém se lembra do filme Arthur?) tocou com o grupo nessa época.
Essa pequena passagem é bem lembrada por Ray: "Reg tocou conosco por um meses e ficamos muito amigos durante a turnê pela Escócia. Em uma dessas noites, ele nos mostrou algumas de suas canções que fariam parte de seu primeiro disco. 'Your Song' era uma dessas e rimos muito quando ele disse que iria mudar seu nome para Elton John. Ele queria ficar conosco e em uma sessão, nos estúdios Abbey Road, tocou uma canção chamada 'Laughing boy from nowhere', com o meu sobrinho, Calvin. Depois disso, ele resolveu seguir a carreira sozinho e eu o vi várias vezes em companhia de seu parceiro Bernie Taupin em Watford, onde moravam e o visitei enquanto gravava seu primeiro disco. Foi mais ou menos no mesmo período em que nascia o Gentle. E Dudley realmente tocou conosco no single 'Broken Hearted Pirates', uma canção horrível, pois era amigo do arranjador Chris Gunning." Entre 1966 e 1969, o grupo lançou nove compactos.
Derek conta que o disco não fez tanto sucesso como esperavam: em 1970, o King Crimson era o nome mais quente e nós fazíamos um som parecido com o deles. Não vendemos muito mas conseguimos chamar a atenção."
No ano seguinte, o grupo entra em estúdio para gravar o segundo disco, Acquiring The Taste. Derek lembra que o disco era um mistério para os próprios integrantes: "esse foi um disco muito difícil para nós, porque não sabíamos muito bem o que queríamos. Era um disco mais experimental e tivemos algumas rusgas, especialmente entre Phil e Martin, que não conseguiam encaixar o som. Depois dessa gravação, Martin acabou deixando a banda e entrou Malcolm Mortimore. E tivemos problemas com nosso empresário, Gerry Bron, que não estava muito de acordo com o que fazíamos e acabamos rompendo de maneira amigável.
Discografia
Gentle Giant (1970)
Acquiring The Taste (1971)
Three Friends (1972)
Octopus (1972)
In a Glass House (1973)
The Power And The Glory (1974)
Free Hand (1975)
Giant Steps - The First Five Years* (1975)
Interview (1976)
Playing The Fool: The Official Live (1977)
The Missing Piece (1977)
Giant Edits* (1977)
Pretentious - For The Sake Of It* (1978)
Giant For A Day (1978)
Civilian (1980)
Acquiring The Taste (1971)
Three Friends (1972)
Octopus (1972)
In a Glass House (1973)
The Power And The Glory (1974)
Free Hand (1975)
Giant Steps - The First Five Years* (1975)
Interview (1976)
Playing The Fool: The Official Live (1977)
The Missing Piece (1977)
Giant Edits* (1977)
Pretentious - For The Sake Of It* (1978)
Giant For A Day (1978)
Civilian (1980)
* coletâneas
Discos póstumos, incluindo coletâneas, ao vivo e raridades
Gentle Giant (Motive) (1981)
Circling Round the Gentle Giant (1981)
Il Rock (1989)
Il Grande Rock (1991)
In Concert (BBC Radio 1) (1994)
Champions Of Rock (1996)
Edge Of Twilight (1996)
Out Of The Woods (1996)
The Last Steps (1996)
Under Construction (1997)
King Biscuit Flowers Hour Presents (1998)
The Essential Of Gentle Giant (1999)
Tottally Out Of Woods (2000)
Live In Rome 1974 (2000)
Interview In Concert (2001)
In A Palesport House (2001)
Experience (Live) (2002)
Artistically Cryme (2002)
Endless Life (2002)
The Missing Face (2002)
Way Of Life (2003)
Part Of Their Past (2004)
Circling Round the Gentle Giant (1981)
Il Rock (1989)
Il Grande Rock (1991)
In Concert (BBC Radio 1) (1994)
Champions Of Rock (1996)
Edge Of Twilight (1996)
Out Of The Woods (1996)
The Last Steps (1996)
Under Construction (1997)
King Biscuit Flowers Hour Presents (1998)
The Essential Of Gentle Giant (1999)
Tottally Out Of Woods (2000)
Live In Rome 1974 (2000)
Interview In Concert (2001)
In A Palesport House (2001)
Experience (Live) (2002)
Artistically Cryme (2002)
Endless Life (2002)
The Missing Face (2002)
Way Of Life (2003)
Part Of Their Past (2004)
Gaijin Sentai
É uma banda de rock brasileiro surgido em 2008 em São Paulo que canta em japonês, a maioria com músicas inspirada em séries japonesas, conhecido como J-Metal e também aparece nos eventos como Tanabata Matsuri, Festival do Japão e Anime Friends para a alegria dos fãs. Eles também cantam em português, pois eles cantaram a música do tema de encerramento da série Krom, e também a versão em português da música Defender. Já apareceram em diversas emissoras de televisão, jornais e até blogs.
Integrantes da Banda
Arilson Poli - Guitarra
Nordan - Vocal
Dani - Vocal
Alexandre - Baixo
Kleber Amorin - Bateria
Jefferson Jones - Teclado
Arilson Poli - Guitarra
Nordan - Vocal
Dani - Vocal
Alexandre - Baixo
Kleber Amorin - Bateria
Jefferson Jones - Teclado
Folk Metal Brasileiros
O folk metal consiste em um estilo em que se mescla algum estilo de heavy metal (seja o próprio heavy metal ou o thrash metal, ou ainda os mais explorados, black metal, death metal, doom metal, power metal, etc.), com elementos de alguma espécie de música popular de raiz (celta, eslava, germânica, ibérica, judaica, viquingue, etc.).
Além dos tradicionais subgêneros do Folk Metal, algumas publicações já falam no surgimento do chamado Brazilian Folk Metal, que seria uma versão tupiniquim do Folk Metal. Em tal subgênero se observa, em meio aos instrumentos usuais ao Heavy Metal, o uso eventual de instrumentos como agogô, timba, cuíca, pandeiro, viola, craviola, flauta indígena, et cetera. As bandas procuram assim criar uma ponte que os aproximem não apenas do samba, mas também do baião, do choro, da MPB e da musicalidade indígena. As principais bandas deste incipiente estilo seriam a banda Angra em seu álbum Holy Land, com a mistura de vários vertentes da música brasileira com o seu Progressive Power Metal, assim como a banda Sepultura em seu álbum Roots, onde mistura a música africana e indígena brasileira com o seu Groove Metal. Também a banda Braia e o guitarrista Rafael Bittencourt em seu álbum solo de estreia, além da banda Arandu Arakuaa que mistura ao seu Heavy Metal (em suas vertentes mais extremas), a música folclórica brasileira, em especial de temas indígenas, sendo as letras inspiradas em lendas e ritos indígenas, buscando desta maneira contribuir para divulgação e valorização das manifestações culturais dos povos indígenas do Brasil. Em 2014, Bruno Sutter (vulgo Detonator, ex-Massacration) lança o álbum Metal Folclore, que em tom humorado fala sobre várias lendas do folclore brasileiro, porém sem a influência brasileira na melodia das músicas. A banda Kernunna também produz um tipo de Rock Pesado (que não chega a ser exatamente o metal) com temáticas folclóricas, sua música "Curupira's Maze" é onde podemos perceber, já no próprio nome, essa influência.
Precursores
- Tuatha de Danann: Pioneira no Brasil, com a mistura de Heavy Metal com a música folclórica celta, com fortes marcas de som rápido e pesado, vocais guturais e às vezes vocais femininos, com flautas.
- Tierramystica,: Faz uma mescla de instrumentos musicais andinos com o Power Metal.
- Hagbard: Banda de Folk/Viking Metal.
- Kernunna: Banda de Heavy/Folk Rock.
- Tray of Gift: Banda remanescente dos ex-membros do Tuatha de Danann.
Novos nomes
- Arandu Arakuaa: Banda de folk metal que dedica-se ao folclore brasileiro e prioriza a cultura indígena nacional. Também é a precursora do Akwen-garde Metal e do Yamandoom Metal.
- Cangaço: Banda que mistura o death metal com a Música Nordestina.
- Galwem: Banda que mistura elementos do folk rock e Rock Rural Brasileiro cantados em português.
Living Colour
Living Colour é uma banda americana de funk metal formada pelo guitarrista Vernon Reid (nascido na Inglaterra), pelo vocalista Corey Glover, pelo baixista Doug Wimbish e pelo baterista William Calhoun. A banda, formada em 1984, teve Muzz Skillings no baixo até 1991. O nome Living Colour, ao contrário do que muitos pensam, não foi escolhido por causa da etnia de seus integrantes; foi inspirado em uma "vinheta" da rede de TV NBC: "The following program is brought to you in living colour" (parecido com "O programa seguinte é trazido até você em cores vivas").
Os três instrumentistas, todos eles já concluindo seus estudos de música, conhecem Corey e resolvem formar uma banda por volta de 1985, tendo Reid como líder. O grupo começa a se apresentar em clubes e bares underground de Nova Iorque. Desde o começo, apresentam uma música com muitas influências: entre elas, o Hard Rock, Heavy Metal, Punk, Funk e o Jazz. A banda causava muito impacto nas suas apresentações, principalmente por serem todos negros, por sua música "misturada" e pelos solos de guitarra altamente técnicos e velozes de Reid. Em um de seus shows, o vocalista Mick Jagger, dos Rolling Stones, estava entre a plateia. Ficou tão impressionado que ajudou que eles conseguissem um contrato com a Epic Records.
Em 2000, depois de cinco anos sem Living Colour, vem uma nova surpresa, dessa vez agradável: Vernon Reid, aos 43 anos de idade, anuncia que o Living Colour está de volta, para alegria de seus fãs. A volta foi pacífica, sem ressentimentos aparentes entre os músicos. O grupo assina contrato com a Sanctuary Records, e promete novos álbuns e turnês. O primeiro trabalho lançado é uma versão remasterizada de Vivid, lançada em 2002. Em 2003, depois de dez anos sem novos trabalhos, é lançado o ótimo Collideøscope, com destaque para as faixas Back in Black e Tomorrow Never Knows, covers do AC/DC e Beatles, respectivamente. Depois do lançamento do novo disco, a banda fez uma série de apresentações, tendo inclusive vindo ao Brasil em 2004. O Living Colour voltou mais uma vez ao Brasil para três shows em outubro de 2009, passando por Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2010, a banda se apresentou na Virada Cultural de São Paulo. Em 2013, se apresentou no Palco Sunset do festival Rock in Rio, tendo, como convidada, a cantora beninense Angélique Kidjo.
O Living Colour foi classificado como nº 70 no ranking dos "100 Melhores Artistas de Hard Rock" do canal de tevê por assinatura estadunidense VH1.
Cult of Personality foi parte do repertório de músicas das rádios do jogo eletrônico Grand Theft Auto: San Andreas. Ela tocava na "Rádio X". Também foi a primeira música a ser confirmada na trilha sonora do jogo eletrônico Guitar Hero III: Legends of Rock.
Mamonas Assassinas
Mamonas Assassinas, anteriormente chamada de Utopia, foi uma banda brasileira de rock cômico formada em Guarulhos em 1990. Seu som consistia numa mistura de pop rock com influências de gêneros populares, tais como sertanejo, brega, heavy metal, pagode, forró, música mexicana, reggae e vira.
Banda Utopia
Em março de 1989, Sérgio Reis de Oliveira (que mais tarde adotaria o nome artístico de Sérgio Reoli), ao trabalhar na empresa de máquinas de escrever Olivetti, conhece Maurício Hinoto, irmão de Alberto Hinoto (que mais tarde adotaria o nome artístico de Bento Hinoto). Ao saber que Sérgioé baterista, Maurício decide apresentar o irmão, que toca guitarra. A partir daí, Sérgio conhece Alberto e decidem criar uma banda. Na época,Samuel Reis de Oliveira (que mais tarde adotaria o nome artístico de Samuel Reoli), irmão de Sérgio, não se interessava em música, preferindo desenhar aviões. Contudo, ao ver Sérgio e Bento ensaiarem em sua casa, Samuel se interessou pela música e passou a tocar baixo elétrico. Estava formada, assim, a "cozinha" da banda, com baixo, guitarra e bateria. Os três formaram o grupo Utopia, especializado em "covers" de grupos comoUltraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Rush, entre outras.
O Utopia passou a apresentar-se na periferia da grande São Paulo. Durante um show realizado em Julho de 1990 no Parque Cecap, um conjunto habitacional de Guarulhos, o público solicitou que o trio executasse a canção Sweet Child o' Mine, da banda estadunidense Guns N' Roses. Como desconheciam a letra, pediram a um dos espectadores que subisse ao palco para ajudá-los. Alecsander Alves (que mais tarde adotaria o nome artístico de Dinho) voluntariou-se para cantar. Mesmo não sabendo a letra, sua performance e embromashion provocaram grandes risadas da plateia. E foi assim que, com sua performance escrachada, garantiu o posto de vocalista da banda.
Em 1990, por intermédio de Sérgio, o tecladista Márcio Araújo (que mais tarde passou a ser conhecido como "O Sexto Mamonas") é inserido ao grupo. O último integrante a entrar para o Utopia foi Júlio Cesar Barbosa (que mais tarde adotaria o nome artístico de Júlio Rasec). Júlio era amigo de Dinho e foi incorporado para auxiliá-lo nas músicas cover em inglês, além de atuar como percussionista e realizar consertos de fios e cabos dos equipamentos da banda, quando necessário.
Com esta formação, a banda continuou tocando em locais de pouca expressão de São Paulo e região. Em uma das suas entrevistas o baterista Samuel Reoli revelou que os melhores shows para a banda era os beneficentes porque não gastavam nem ganhavam dinheiro. Sérgio, também em entrevista, conta que eles foram fazer um show no interior e chegaram a dormir no próprio palco, já que o dinheiro mal deu para pagar a kombi e ainda por cima na volta Dinho fez uma gracinha para uma menina dirigindo a kombi e quebrou a caixa de marchas.
Começaram introduzindo devagar nos shows algumas paródias musicais, com receio da aceitação do público, mas eles perceberam que o público aceitava muito bem as músicas escrachadas,foi ai a chave para o sucesso da banda. Através de um show em uma boate em Guarulhos (SP), conheceram o produtor Rick Bonadio(mesmo empresário da banda de Santos, Charlie Brown Jr.).Gravaram duas músicas, Pelados em Santos e Robocop Gay e decidiram, então, mudar o perfil da banda, a começar pelo nome, "Mamonas Assassinas do Espaço", criado por Samuel Reoli e reduzido para "Mamonas Assassinas".
Uma fatalidade colocou um ponto final na carreira e na vida dos integrantes da banda Mamonas Assassinas. No dia 2 de março de 1996, o avião que transportava o grupo colidiu com uma rocha, na Serra da Cantareira, São Paulo, matando todos os tripulantes. Logo após o acidente, o fã da banda, Milton Barão da Silva, foi até o local e recolheu alguns dos pertences e destroços da aeronave. Durante 17 anos, ele preservou esses objetos em uma mala, e só agora resolveu revelar o conteúdo dela para o apresentador Geraldo Luís. Um dos itens encontrados no local da queda da tragédia é capaz de guiar a perícia na investigação sobre as causas do acidente. Acompanhe a reportagem e descubra o que ele guardou por tanto tempo.
Fonte:
Mensagens com Amor
Wikipédia
R7
Beatrix
Wikipédia
Justo pelo Sangue
http://justopelosangue.blogspot.com.br/2012/07/conheca-os-cantores-mais-satanicos-da.html
Pensou? Fala Ê
http://blogfalae.blogspot.com.br/2015/03/as-dez-bandas-mais-satanicas-do-rock.html
Um Sábado Qualquer
http://www.umsabadoqualquer.com/pastor-lista-as-dez-bandas-mais-satanicas-do-rock/
http://justopelosangue.blogspot.com.br/2012/07/conheca-os-cantores-mais-satanicos-da.html
Pensou? Fala Ê
http://blogfalae.blogspot.com.br/2015/03/as-dez-bandas-mais-satanicas-do-rock.html
Um Sábado Qualquer
http://www.umsabadoqualquer.com/pastor-lista-as-dez-bandas-mais-satanicas-do-rock/
UOL
https://musica.uol.com.br/noticias/bbc/2017/02/08/o-grupo-de-rock-formado-por-freiras-que-ja-fez-show-para-o-papa.htm
Lena Rico
https://www.lenarico.com/2014/10/17/10-bandas-gospel-que-voce-nem-imagina/
Whiplash
https://whiplash.net/materias/biografias/222814-rebanhao.html
https://musica.uol.com.br/noticias/bbc/2017/02/08/o-grupo-de-rock-formado-por-freiras-que-ja-fez-show-para-o-papa.htm
Lena Rico
https://www.lenarico.com/2014/10/17/10-bandas-gospel-que-voce-nem-imagina/
Whiplash
https://whiplash.net/materias/biografias/222814-rebanhao.html
A Vóz Profética
Wikipédia
Rock in Rio
Smart Kids
Sua Pesquisa
Brasil Escola
Comentários
Enviar um comentário