Kamen Rider é o nome de uma franquia televisiva e cinematográfica do gênero tokusatsu criada no Japão pelo mangaká Shotaro Ishinomori e produzida pela Toei Company. A franquia teve início em 1971 com uma série chamada simplesmente Kamen Rider, que foi derivada do mangá de mesmo nome. Ao longo dos anos, a popularidade da série cresceu a ponto dela gerar várias sequências (spin-offs) tanto na televisão quanto no cinema, além do mercado direto-para-vídeo (OVA). Duas dessas séries (Kamen Rider Black RX e Kamen Rider Ryuki) foram adaptadas para a televisão norte-americana com os nomes de Masked Rider e Kamen Rider: Dragon Knight (Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão no Brasil). Nos anos 2000, a franquia começou a ser exibida juntamente com as séries Super Sentai no bloco que ficou conhecido como "Super Hero Time".
A criação de Kamen Rider teve sua origem no personagem Skull Man, criado por Shotaro Ishinomori com a finalidade de ser o protagonista de uma série televisiva. Após mais de 100 páginas escritas, executivos da TV japonesa pediram por tantas mudanças que Ishinomori teve que criar um novo personagem no lugar: Kamen Rider (Motoqueiro Mascarado em português). A série de TV estreou em 3 de abril de 1971 e o mangá em 1º de junho de 1972. Com o sucesso da série original (Kamen Rider, que durou 98 episódios), os produtores da Toei Company lançaram uma outra série nos mesmos moldes, Kamen Rider V3, que foi igualmente bem sucedida. A ótima aceitação acabou gerando uma franquia e um gênero de sucesso no Japão. Tal como aconteceu com Ultraman, também produzido no Japão, Kamen Rider acabou por ter várias continuações.
Kamen Rider da era Showa
As histórias das primeiras séries sempre mostravam um jovem capaz de se transformar em um herói ciborgue mutante (kaizo ningen) com visual geralmente baseado num inseto(geralmente num gafanhoto) que enfrenta alguma organização maligna que pretende dominar a Terra.
Kamen Rider da era Heisei
Nas séries mais recentes (Kamen Rider Agito em diante), vários Riders surgem ao mesmo tempo, e lutas entre eles se tornaram comuns. Os novos Riders deixaram de ser ciborgues e alguns deles não são exatamente heróis, além da caracterização dos vilões ser mais elaborada, fugindo do estereótipo do "Império do Mal" e ganhando ares de mistério. As novas histórias são ricas em drama, mistérios e reviravoltas, sendo que muitas vezes a série termina de maneira totalmente diferente do que começou e, às vezes, nem há final feliz (como no caso de Kamen Rider Blade, por exemplo). Além disso, podem ser observadas diversas características novas no gênero Kamen Rider, como a utilização de artefatos para a transformação (como as Gaia Memories de Kamen Rider W) e a introdução de armas e equipamentos altamente tecnológicos à serviço dos Riders.
O Significado da Lágrimas dos Kamen Riders
Já notaram que todos os Riders possuem lágrimas? Notaram os desenhos abaixo nos olhos dos Kamen Riders? Pois segundo o criador Shotaro Isinomori, a ideia é transmitir perda, quando ele perdeu algum ente querido ou então é obrigado a lutar com alguém que teve a mesma situação, mas com o passar do tempo essas lágrimas foram deixadas de lado deixando com uma aparència mais otimista, isso ocorreu em Kamen Rider Forze.
No Brasil
No Brasil, apenas duas séries originais do gênero foram exibidas, Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX, ambas pela extinta Rede Manchete durante a década de 1990. Em 2010,Kamen Rider Black foi exibida pelo canal Ulbra TV.
Em 1996, com a estréia do canal Fox Kids no Brasil, foi exibida Masked Rider (adaptação de Kamen Rider Black RX), que também chegou a ser mostrada pela Rede Globo.
Em 2009, Kamen Rider: Dragon Knight (Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão no Brasil), a adaptação norte-americana de Kamen Rider Ryuki, foi exibida pela Rede Globo no bloco TV Globinho. A série estreou nos Estados Unidos em 3 de janeiro de 2009 e em 29 de junho do mesmo ano no Brasil.
Kamen Rider Decade nunca foi ao ar no Brasil, mas foi dublada em alguns episódios com a participação de Figueira Jr. e Charles Emmanuel dublando Kamen Rider Kiva e Kamen Rider Ryuki, como também outros dubladores gravando na GMS Studio em São Paulo.
Adaptações Americanas
Estas séries americanas são adaptações das séries originais da franquia japonesa. A primeira adaptação, produzida pela Saban, foi Masked Rider, adaptação de Kamen Rider Black RX. Quatorze anos depois, a Adness Entertainment adaptou outra série da franquia, Kamen Rider Ryuki, que deu origem a Kamen Rider: Dragon Knight.
Paródias
Norida, paródia de Kamen Rider |
Kamen Zaiber |
Kamen Norida é “baseado” em Kamen rider 1. A paródia começou a ser exibida no fim da década de 80 e começo dos anos 90. O herói enfrenta uma organização do mal, chamada Joker (parodiando a Dai Shoker). A produção fez muito sucesso no Japão, tendo até uma continuação, que veio na sequência e foi batizada de Kamen Norida V2, focada nos personagens de Kamen Rider V3. Outra paródia de Kamen Riders é o Kamen Zaiber. Ele não é um dos guerreiros mascarados e vive irritado por que as pessoas o confundem com um herói da franquia de tokusatsu.
Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX
Kamen Rider Black é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu pertencente à franquia dos Kamen Riders. Produzida pela Toei Company em associação com a Ishinomori Productions, foi exibida originalmente entre 4 de outubro de 1987 até 9 de outubro de 1988 pela MBS e TBS. Foi a primeira série da franquia a ser transmitida no Brasil, exibida pela extinta Rede Manchete a partir de abril de 1991, no bloco Sessão Super Heróis, obtendo grande sucesso e popularidade. Black Kamen Rider continuou sendo exibido até dezembro de 1994, além de ter sido lançada em VHS. No Japão, a série marcou o retorno da franquia após um hiato de 6 anos sem a produção de séries televisivas. É a segunda série da franquia Kamen Rider a ter uma continuação direta, intitulada Kamen Rider Black RX, e a única na qual a continuação continua com o foco no mesmo protagonista, Issamu Minami (Kotaro Minami no original). A temática adulta e dramática da série, contrastante com as demais séries do gênero da época, foi (e até hoje é) elogiada por muitos fãs, sendo por muitos considerada uma das melhores produções da franquia e do gênero tokusatsu já produzidas no Japão. Atualmente, é transmitida na Ulbra TV, aos Sábados e Domingos, às 21h20min, assim como outros tokusatsu de muito sucesso no Brasil como Ultraman, Jiraiya, Jiban, Flashman e Jaspion.
História
Numa noite, os irmãos de criação Issamu Minami e Nobuhiko Aikizuki comemoram o aniversário de 19 anos de ambos, rodeados por convidados influentes: políticos, artistas, etc. De repente, uma nuvem de gafanhotos surge do nada atacando a todos, mas estranhamente ninguém, exceto os irmãos aniversariantes, se abala com isso. Era o primeiro sinal do que estaria por vir. Os irmãos são transportados subitamente para a base secreta dos Gorgom, uma organização temível que deseja dominar o mundo enganando os humanos. Daí se explica: aqueles convidados foram indiferentes aos gafanhotos, que passeavam sobre seus corpos na festa, justamente por serem adeptos dos Gorgom, e ainda estavam cientes de tudo o que viria pela frente. Issamu e Nobuhiko foram escolhidos porque nasceram no mesmo segundo em que se completava um eclipse total do Sol. Deste modo, passam por uma operação mutante, para adquirirem poderes e transformarem-se em homens-gafanhoto, ou como é citado na série, nos dois Imperadores Seculares. A alusão aos insetos se dá, possivelmente, por serem estes os seres vivos mais fortes do planeta, já que muitos podem levantar várias vezes o seu próprio peso. Aqui, a intenção dos Gorgom era de que os irmãos, desprovidos de memória, lutassem entre si até a morte de um deles e o vencedor seria proclamado o sucessor do Grande Rei dos Gorgom. Por intervenção do pai de Nobuhiko, Issamu é o único a conseguir fugir, antes de ter a memória apagada. Mas ele já tem em seu corpo o King Stone, a pedra responsável pela mutação, e é com estes poderes que ele se torna o Black Kamen Rider. Com a memória preservada, Issamu tem a consciência das pretensões malignas dos Gorgom. Por isso, para vingar a morte de seus pais biológicos (depois também do adotivo) e tentar salvar o irmão, além de livrar a Terra da escravidão, usará os poderes excepcionais para lutar contra essa organização do mal. Porém, mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série.
Mangá
O mangá com roteiro e arte de Shotaro Ishinomori, autor original da franquia Kamen Rider, foi publicado entre 1987 e 1988 na revista Shonen Sunday. O mangá possui uma temática mais adulta e realista do que a da série de televisão, sendo por muitos considerado o precursor do filme Shin Kamen Rider: Josho, mais fiel a proposta original de Ishinomori.
Especiais para o Cinema
Além dos 51 episódios da série, a Toei Company produziu dois filmes para cinema que jamais foram exibidos no Brasil, nos quais cada um possui a duração de um episódio (aprox. 23 min.). No primeiro especial que se intitula: ``Rápido Para Onigashima (Hurry to the Island of Devil)´´, Black Kamen Rider vai até uma ilha para resgatar um grupo de crianças sequestradas pelos Gorgom, Já o segundo especial intitulado: ``Terror! O Museu dos Monstros do Mal (Monster Mansion)´´, o herói tenta impedir um plano de Shadow Moon de construir sua Base Gorgom na cidade de Yubari.
Personagens
- Issamu Minami/Black Kamen Rider
- Irmão de criação de Nobuhiko e escolhido pelo Gorgon para duelar pelo posto de imperador secular. Acaba sendo salvo pelo Soichiro Akizuki quando ia ter sua memória apagada e também presencia a morte de seu pai de criação. Agora Issamu usa o poder dos Gorgon para confrontá-los e conta com a ajuda de Battle Hopper, moto orgânica salva por Issamu que seria usada pelo imperador secular e Lord Sector, presenteada por Akira Daimon. Começa a ter difíceis luta contra Taurus e fica relutante ao enfrentar Nobuhiko, que se transforma em Shadow Moon. Depois de derrotar os Gorgom, Issamu termina a série sozinho, Kyoko e Satie deixam Tóquio a pedido de Issamu como Black, depois de derrotar Shadow Moon,não havia jeito e o mesmo Shadow Moon acaba sendo soterrado na explosão da base de Gorgom. Issamu recebe uma outra chance dos Sahara e começa sua vida como piloto de helicóptero, mas também começa sua dura luta contra os Crisis e recebe poderes do sol e Kingstone sofre uma mutação até se transformar em Kamen Rider Black RX.
- Kyoko Akizuki
- Irmã de Nobuhiko e filha de Soichiro Akizuki. Kyoko tenta a todo custo salvar seu irmão junto com Issamu e também descobre a identidade de Issamu e passa a estar próxima a ele. Acompanhou a luta de Black e Shadow Moon até o final, mas é Shadow Moon que o derrota. Antes de morrer, Black pede a Kyoko e Satie para se salvarem e vê seu corpo sendo arrastado para longe da praia. Ao saber que Issamu ressuscitou no EUA, Kyoko decide voltar para o Japão, mas é impedida por Satie, porque saberia que isso o atrapalharia na luta contra Shadow Moon.
- Satie Kida
- Satie Kida (Katsumi Kida no original) é a namorada de Nobuhiko. Se aventura junto com Issamu e Kyoko salvar Nobuhiko, mas ao ser transformado em Shadow Moon, isso a faz com que perdesse a esperança de ver Nobuhiko. Também acompanhou com Kyoko a luta de Black e Shadow Moon até o final, mas é Shadow Moon que o derrota. Antes de morrer, Black pede a Kyoko e Satie para se salvarem e vê seu corpo sendo arrastado para longe da praia. Ao saber que Issamu ressuscitou lá no EUA, impede Kyoko de voltar para o Japão e acreditava estar convicta na vitória de Issamu contra os Gorgom.
- Yoichi Daimon
- Pai de Akira Daimon que foi recrutado pelo Gorgon a construir Lord Sector. Acaba sendo morto e também sua esposa Hotaru, mas Akira sobrevive e treina seu filho Kenichi Daimon para pilotar o Lord Sector. Issamu ao saber do fato, decide usar o Lord Sector. Presenteado por Akira Daimon, já utiliza o Lord Sector na batalha contra os Gorgon.
- Masaru Todo
- Acolheu Kyoko e Issamu em seu estabelecimento quando Issamu e Nobuhiko foram capturados pelo Gorgon e depois de Kyoko perder seu pai Soichiro. Aparenta ser muito atrapalhado.
- Suda Ryusuke
- Agente do EUA que tem ajudado Black em algumas ocasiões e antigo companheiro que jogava futebol com Nobuhiko e sabia usar o Chute Ryu. Também descobre a identidade de Issamu.
Tropa Juvenil
- Grupo formado por crianças especiais que foram raptadas pelos Gorgons e treinadas com finalidade de os servir, mas que conseguem fugir e se aliar a Kamen Rider Black na sua batalha contra os Gorgom.
- Monstro Baleia
- Monstro criado pelo Gorgon, mas acaba descobrindo que o mar iria ser destruído pelo Gorgon. Na luta entre Black e Baron, Baron fere o Monstro Baleia sabendo que o ia trair, mas acaba sendo salvo por Black. Tenta salvar Black depois da luta que teve com Shadow Moon na fonte milagrosa e teve sua vida ameaçada diversas vezes pelo Gorgon, mas acaba tendo uma morte definitiva nas mãos do Monstro mutante Togewo.
Motocicletas
- Battle Hopper
- Moto orgânica, construída para servir a ambos os Imperadores Seculares. Possui um instinto quase humano, e tem o poder de se auto-regenerar caso sofra algum dano grave. Acaba destruída por Shadow Moon no final da série, após resistir ao comando do vilão de destruir Black Kamen Rider. Renasce como Acrobatter em Kamen Rider Black RX.
- Lord Sector
- Criada originalmente pelo engenheiro Akira Daimon, Lord Sector (Road Sector no original) foi originalmente projetada para os Gorgom, mas é dada à Black no episódio 12. Apesar de não possuir instintos de um ser vivo (como Battle Hopper), Lord Sector possui um radar, computador e pode atingir a velocidade média de 500 km/h.
Técnicas de Black
- Golpe Insectus (Rider Punch no original): É o primeiro golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Em algumas ocasiões Black Kamen Rider somente deu o Rider Punch no monstro para eliminá-lo, como ocorreu no episódio 28.
- Golpe Louva-a-Deus (Rider Kick no original) : É o segundo golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Depois de aplicar os dois golpes mortais no monstro, ocorre um acúmulo da energia, ele é consumido pelo fogo e explode. Assim como às vezes Black Kamen Rider somente aplicou o Rider Punch no monstro para acabar com ele, em alguns episódios ele só precisou aplicar o Rider Kick no monstro para derrotá-lo, como ocorreu no episódio 7.
- Punho Distensor (Rider Chop no original) : É raramente utilizado. Consiste em um golpe no qual a mão de Black Kamen Rider se transforma numa espécie de lâmina (segundo as informações narradas quando o golpe foi utilizado pela primeira vez, é capaz de cortar aço de até um metro de diâmetro).
- King Stone Flash ou Raio King Stone : É uma energia que Black Kamen Rider emite de seu cinto para afugentar ou aturdir seus inimigos.
- Sabre Satã (Satan Sabre): Depois de Shadow Moon matar Battle Hopper a golpes de espada, Black pega o Sabre Satã e o desferiu no King Stone de Shadow Moon, o tornando inerte. Como o Grande Rei concedeu a Black o posto de imperador secular, Black evoca o Sabre Satã das mãos do inerte Shadow Moon e desfere no Grande Rei. Issamu já em posse do Sabre Satã, se despede do Sabre Satã.
- Power Stripes : É uma energia auto-explosiva que serve para libertar Black quando algo o imobiliza, transmitida de seu Kingstone para todas as suas listras, sendo capaz de derreter materiais que estejam prendendo Kamen Rider.
- Ouvido Sônico (Sonik Kuiyā no original): As estruturas triangulares em ambos os lados de sua cabeça tem a função de ouvir vozes e sons afastado.
- Rider Sensor: É utilizado por Black Kamen Rider através de suas antenas, assim podendo localizar objetos, ou criaturas em movimento, funciona como um radar.
- Ultra-Visor (Chō Byūa no original): Ferramenta indispensável contra as ilusões às vezes causadas pelo inimigo. Amplifica a visão de Black Kamen Rider, ativando um tipo de visão de calor ou noturna, utilizado também para seguir adversários rápidos ou conseguir enxergar em situações adversas.
- Chute Ryu (Shūto Ryū no original): Uma das técnicas em que Black usa ao receber o chute de Suda quando ele chuta a bomba em direção a Black e ele usa o mesmo chute para destruir o monstro de Gorgon. Somente Nobuhiko, agora Shadow Moon, Issamu e Suda conhecem esse chute.
- Machine Scramble: Durante a luta que teve com Taurus, Black usa o comando Machine Scramble para Battle Hopper e Lord Sector aparecerem ao mesmo tempo para confrontar Taurus, apenas no episódio 19.
- Chute Duplo (Double Kick): Chute dado por RX e Black, versão alternativa trazida por Diend na luta contra Apollo Geist no episódio 27 de Kamen Rider Decade.
- Chute Quadruplo: Chute dado pelas versões de Issamu num especial de RX.
- Chute Triplo: Chute dado por V3, Super-1 e Black contra Decade, mas Decade derrota a tal técnica.
- Rider Kick + Meditação : usado no especial Kamen Rider vs Super Sentai Super Hero Taisen, Black e Maskman confrontam Shadow Moon e General Jark. Os 4 Maskman o imobilizam com a Meditação e Red Mask e Black finaliza com o Rider Kick.
Técnicas de Shadow Moon
Shadow Moon também possui outras técnicas e também outras técnicas parecidas com as de Black, além de dar vida a Kara e Mara. São elas:
- Sabre Satã (Satan Saber): Após despertar, Shadow Moon evoca o Sabre Satã em posse de Taurus e o utilizou para derrotá-lo. Possui a capacidade de lançar feixes de energia e foi usado para assassinar Black.
- Mundo da Morte: Shadow Moon usa a energia do King Stone para aprisionar Black num mundo de monstros zumbis, derrotados por Black.
- Punho de Fogo (Honou no Punch): Shadow Moon concentra sua energia em seu punho para lançar bolas de fogo.
- Shadow Flash: Shadow usa a energia do King Stone para chamar Battle Hopper para acabar com Black.
- Raio Shadow (Shadow Beam): Shadow Moon pode utilizar raios de suas mãos.
- Golpe Shadow (Shadow Punch): similar ao Black, utilizado na luta contra Black.
- Shadow Kick: golpe em que consiste em usar os dois pés juntos.
Inimigos
Gorgons
É uma organização que possui características de seita e ao mesmo tempo de grupo criminoso. Os Gorgom é um grupo baseado no Japão. A organização possui membros tanto humanos quanto não-humanos. Apesar de Gorgom ser um grupo criminoso e uma seita, eles também conduzem alguns atos terroristas em pequena escala no território do Japão com o objetivo de dominar o mundo. Seus membros se caracterizam por sua crueldade, e são impiedosos com seus adversários. Seus planos costumam ser muito ousados. Seu líder é o Grande Rei.
Não humanos
- Rei Criador (Sousei-Ou) (Grande Rei na versão brasileira) (ep. 50-51) - O líder do Império Gorgom, quando revela sua forma para Black Kamen Rider e Shadow Moon, mostra-se como um coração gigante, o que leva a crer que o esconderijo Gorgom é algo como uma base onde existe todo o mal (visto que de lá Taurus entrou no inferno para buscar o Sabre Satã), e ele era (literalmente) o coração de tudo isso, já que o aspecto mostrado ao longo dos episódios da base Gorgom pode ser interpretado como a musculatura e partes internas do Grande Rei.
- 'Nobuhiko Akizuki/Shadow Moon (1-2, 35-51) - filho de Soichiro Akizuki e irmão de criação de Issamu. Foi escolhido junto com Issamu para lutar pelo posto de imperador secular. Soichiro apenas salvou Issamu, mas Nobuhiko permaneceu na base de Gorgon. Houve muitas tentativas de tentar ressuscitar Shadow Moon, frustradas por Black. Com as pedras do poder, fonte de vida de Danker, Pérola e Baron, consegue ressuscitar Shadow Moon ,que acaba derrotando Black em sua primeira batalha, mas ao receber os poderes do Grande Rei, se apossa de Battle Hopper, que salva Black e se sacrifica, depois Black se vinga e consegue derrotar Shadow Moon. Shadow Moon tenta confrontar Black mais uma vez, mas foi em vão e acaba tendo o Kingstone atingido pelo Sabre Satã em posse de Black. Depois de Black tirar a vida do Grande Rei, Shadow Moon acaba sendo soterrado na base de Gorgon, mas não foi desta que Shadow Moon ficaria fora de ação. Acaba aparecendo na série RX para desafiar RX, que antes era Black.
- Danker (1-49) - Líder dos Sacerdotes dos Gorgom, possui um rosto pálido e envelhecido, mas é capaz de utilizar Telecinese. Sofre uma metamorfose assim como os outros dois sacerdotes, depois que liberam toda energia do corpo e perder a "Pedra do Céu" para ressuscitar Shadow Moon, se transformando em monstro mutante com aparência de um trilobita. É o último dos sacerdotes a ser destruído.
- Baraom (1-47) - 2º Sacerdote dos Gorgom, possui um rosto de pedra e esverdeado e possui a capacidade de gerar eletricidade que saem de suas mãos mecânicas. Geralmente, é responsável pelo desenvolvimento dos mutantes de Gorgom. Após perder a "Pedra do Oceano" para ressuscitar Shadow Moon, ele torna-se um monstro mutante com a aparência de um felino com dentes-de-sabre. É o segundo sacerdote destruído na forma de monstro mutante.
- Pérola (1-46) - Sacerdotisa dos Gorgom, com o rosto dividido em preto e branco e possui a capacidade de gerar raio-laser que saem de seus olhos. Após perder a "Pedra da Terra" para ressuscitar Shadow Moon, ela torna-se um monstro mutante com aparência de mulher com corpo de Pterossauro. É a primeira a morrer, curiosamente não foi destruída por Black Kamen Rider, ela arrisca sua vida para que Shadow Moon destrua Black, mas ele tem uma recaída e só a atinge, destruíndo-a. Os três sacerdotes foram os responsáveis pela operação mutante em Issamu e Nobuhiko.
- Taurus (18-35) Birugenia no original- Lendário guerreiro nascido há 30.000 anos em um dia de eclipse solar. Usa como armas um escudo e a Espada diabólica, com a qual pode usar várias técnicas, como por exemplo o Vento das Trevas e o Raio Espiral. Também chegou a usar a Sabre Satã em suas últimas aparições. Tinha um relacionamento complicado com os sacerdotes, por vezes entrando em atrito com eles e até mesmo zombando de seus fracassos. Foi morto por Shadow Moon depois que este despertou.
- Mara e Kara (35-51) - Servas mutantes criadas por Shadow Moon. Ambas morrem após o colapso da Base de Gorgom.
Humanos
- Doutor Kuromatsu (Cientista) - Ciêntista que se aliou aos Gorgom, com a promessa de ser reconstruído como monstro mutante e alcançar a vida eterna, já que, segundo o narrador da série, estes viviam 50 mil anos. É morto pelos próprios Gorgom no episódio 19, ao fracassar nos seus planos, mas antes tem o corpo usado por Taurus, para enganar Kamen Rider Black. Foi interpretado Susumu Kurobe, conhecido pelo personagem Hayata da série Ultraman.
- Saburo Sakata (Político)
- Presidente Omiya
- Soichiro Akizuki
- Yukari Ono (Atriz)
Elenco
Atores japoneses
- Issamu Minami/Black Kamen Rider: Tetsuo Kurata
- Black Kamen Rider (dublê): Jiro Okamoto
- Kyoko Akizuki: Akemi Inoue
- Satie Kida: Ayumi Taguchi
- Nobuhiko Akizuki: Takahito Horiuchi
- Pérola: Hitomi Yoshii
- Doutor Hideomi Kuromatsu: Susumu Kurobe
- Taurus: Jun Yoshida
- Grande Rei (voz): Takeshi Watabe
- Danker (voz): Shōzō Iizuka
- Baraom (voz): Toschimichi Takahashi
- Shadow Moon (voz): Masaki Terasoma
- Shadow Moon (dublê): Tokio Iwata
- Suda Ryosuke: Masaki Kyomoto
- Shigeru Sugiyama (ep. 10): Jouji Nakata
- Doutor Makino (segundo filme): Akira Ishihama
- Narrador: Kiyoshi Kobayashi (ep. 1-39) e Issei Masamune (ep. 40-51)
Dubladores brasileiros
- Issamu Minami/Black Kamen Rider: Élcio Sodré
- Kyoko Akizuki: Rosana Garcia
- Satie Kida: Rosa Maria Baroli
- Nobuhiko Akizuki/Shadow Moon: Francisco Brêtas
- Akira Daimon (ep. 12): Tatá Guarnieri
- Suda Ryusuke: Flávio Dias
- Monstro Baleia: Ronaldo Artinic
- Professor Akizuki: Oswaldo Boaretto
- Pérola: Patrícia Scalvi
- Danker: Ricardo Nóvoa
- Baraom: José Parisi Júnior
- Doutor Kuromatsu: João Paulo Ramalho
- Doutor Suzuke: Francisco Brêtas (ep. 22)
- Saburo Sakata: Guilherme Lopes e João Paulo Ramalho
- Presidente Omiya: Ricardo Medrado (ep. 2 e 3) e Walter Breda
- Grande Rei: João Paulo Ramalho
- Taurus: Ricardo Pettine
- Narrador: Luiz Antônio Lobue
- Diretor de dublagem: Carlos Alberto Amaral
- Estúdio: Álamo
Músicas
Abertura
- "Kamen Rider Black" (仮面ライダーBLACK, Kamen Raidā Burakku?)
- Letra: Yoko Aki
- Composição: Ryudo Uzaki
- Arranjo: Eiji Kawamura
- Artista: Tetsuo Kurata
Encerramento
- "Long Long Ago, 20th Century"
- Letra: Yoko Aki
- Composição: Ryudo Uzaki
- Arranjo: Eiji Kawamura
- Artista: Norio Sakai
Notas:
- Tetsuo Kurata, o ator que interpretou Issamu Minami, também canta o tema de abertura da série, além de uma música apenas vista em um dos especiais para cinema da série e também no último episódio (episódio 51), de título "Ore no Seishun".
- No primeiro episódio, enquanto Issamu tenta escapar dos sarcedotes de Gorgom, ele se transforma pela primeira vez em uma forma diferente daquela adotada para o resto da série. Na verdade, trata-se do visual original usado no mangá de Shotaro Ishinomori.
- Mesmo com o título de Black Kamen Rider erroneamente adotado pela dublagem, a série era anunciada como Blackman, que também era usado para os brinquedos e para o LP da trilha sonora. Entretanto, nos primeiros anúncios de estreia da série, o nome adotado era "Black Kamen Rider", mas por ser um tanto longo e difícil para criançada, resolveu-se simplificar para "Blackman".
- Uma criança com um velocípede parecido com a moto Battle Hopper aparece no episódio 17 da série.
- No episódio 4 da série a atriz Kiyomi Sone, que interpretou Kanoko Nambara em Jaspion fez uma participação neste episódio como irmã de um motoqueiro interpretado por Kazuhisa Hirose, que também fez o papel do vilão Wandar em Flashman.
- Apesar do enorme sucesso no Brasil, o último episódio (51 - O Último Dia de Gorgom) jamais foi exibido. A explicação é a seguinte: Os licenciadores não compraram o episódio por razões econômicas, uma vez que as fitas originais eram sempre produzidas com dois episódios em cada uma, e, por este motivo, muitas das séries que possuem número ímpar de epísódios, por razões financeiras, não tiveram seu último episódio trazido ao Brasil, muito menos exibido. Vale ressaltar que cada fita era extremamente cara e, na visão dos importadores, um único episódio não justificava e/ou viabilizava a compra de uma nova fita. Também há a explicação de que o episódio não foi inserido no pacote final por erro da distribuidora.
- De qualquer forma, o episódio mais visto na história das séries foi o "Renascimento dos Sacerdotes" (Episódio 36). Pela primeira vez roubando a audiência, a Rede Manchete vence aRede Globo com Xuxa. O episódio era o retorno triunfante dos sacerdotes destruindo Tóquio.
- O nome do personagem Doutor Kuromatsu significa em japonês fim negro (kuro=negro/preto, matsu=fim).
- O ator Susumu Kurobe (Dr. Kuromatsu) também interpretou o personagem Hayata em Ultraman e o personagem Dr. Kuroda no primeiro e no último episódio de Winspector.
- A atriz Hiroko Nishimoto, que interpretou Sayaka Nagisa/Change Mermaid em Changeman, aparece no Episódio 29 ´Boneco Assassino` no papel de Hitomi, uma astronauta da NASA amiga de Satie.
- Os Gorgom sempre chamam Black Kamen Rider de "Black Sun" (Sol Negro), mas a dublagem brasileira erroneamente acabou interpretando como "Black-san" (Senhor Black).
- Em 8 de agosto de 2009, Black Kamen Rider teve uma participação tanto na série Kamen Rider Decade (episódios 26 e 27) quanto no filme que reuniu todos os Riders em uma grande luta contra a organização Dai Shocker, intitulado Kamen Rider Decade: Gekijouban! All Riders Vs. Dai Shocker.
- A moto Lord Sector não aparece na continuação da série, Kamen Rider Black RX. A razão desse fato é até hoje desconhecida.
- Em 21 de abril de 2012, estreou o especial Kamen Rider vs Super Sentai Super Hero Taisen, onde Black Kamen Rider tem uma pequena participação com Maskman, em que ambos enfrentam Shadow Moon e General Jark juntos.
- No anime You Are My Noble Master, Yume Kuonji faz a pose de transformação de Black Kamen Rider.
- No filme Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z, os Detetives Espaciais atuam com Gokaiger, Go-Busters, Kyouryuger, Kamen Riders OOO, Fourze, Decade eWizard e outros Riders Showa e Heisei e outros Super Sentai na batalha contra a organização Mad e também suas versões Black e RX participam da luta.
- No filme Super Hero Taisen GP: Kamen Rider 3 lançado em 21 de março de 2015 no Japão, Tetsuo Kurata interpreta Black e também RX.
- Em julho de 2015, o ator Tetsuo Kurata veio ao Brasil, para o evento Anime Friends em São Paulo.
- Hitomi Yoshii (Pérola) apareceu no último episódio de Sharivan como Rumi, uma guerreira do planeta Iga.
Fonte:
Kamen Rider Black RX é uma série tokusatsu produzida pela Toei Company pertencente à franquia Kamen Rider, sendo a continuação direta de Kamen Rider Black. Foi a ultima serie da Era Showa. Foi exibida na televisão brasileira pela Rede Manchete a partir de 24 de julho de 1995.
História
Investigando o misterioso aparecimento de três estacas enquanto pilotava um helicóptero, Kotaro Minami (Issamu Minami na dublagem) encontra três monstros chamados Kaima, cujo aspecto lembrava aos sacerdotes da série anterior, que conseguem impedir sua transformação em Kamen Rider Black. Issamu é levado à base do Império Crisis, que propõe uma aliança em troca de dobrar seus poderes como Kamen Rider Black. Ao recusar a oferta, Issamu é jogado à deriva no espaço. No entanto, a radiação do sol que entra em contato com o Kingstone existente em seu corpo provoca uma inesperada mutação e Issamu é lançado na Terra renascido como Kamen Rider Black RX, o Filho do Sol (Taiyō no Kō Kamen Raidā Burakku Aaru Ekkusu). Ao longo da série, RX ganhará ainda outras duas formas alternativas: RoboRider e BioRider.
Os principais aliados de Black RX são a fotógrafa Reiko Shiratori, namorada de Issamu; a família Sahara, dona da empresa de helicópteros para a qual Issamu trabalha, e que o acolhe em casa como a um filho, composta pelo pai Shunkichi, a mãe Utako, o menino Shigeru e a menina Hitomi; Joe Kazumi, melhor amigo de Issamu, transformado em ciborgue pela Crisis, mas que muda de lado e passa a ajudar Black RX; e Kyoko Matoba, uma garota paranormal com o poder de controlar a água e mestra no arco e flecha, que ajuda Black RX para se vingar da Crisis, que matou seus pais. Nos sete últimos episódios da série, os dez Kamen Riders anteriores a Black RX também fazem uma participação, ajudando-o a combater a Crisis.
Sabanização
Em 1995 a empresa estadunidense Saban Entertainment, após o estrondoso sucesso de Power Rangers e o fracasso de VR Troopers, criou uma série utilizando-se do material dos Kamen Riders. Seu nome era Masked Rider. Na americanização, Kotaro Minami virou Dex Stuart, um ser do planeta Edenoi, que apareceu em um episódio da terceira temporada de Power Rangers. Um fato curioso que acontece na série Masked Rider é que o Rei Lexian (avô e mentor do personagem Dex) possui um visual semelhante ao do profeta Edin da série Kyojuu Tokusou Jaspion, tokusatsu de maior sucesso no Brasil. Como de praxe, os nomes dos vilões e habilidades do herói também foram todos alterados. Segue abaixo uma lista com todas as mudanças de nome do original para a sabanização.
Atores japoneses
- Kotaro Minami/Issamu Minami (dublagem brasileira) - Tetsuo Kurata
- Reiko Shiratori - Makoto Sumikawa
- Joe Kazumi - Rikiya Koyama
- General Jark - Toshimichi Takahashi
- Bosugan - Yoshikatsu fujiki
- Maribaron - Junko Takahata
- Gatezon - Takayuki Kitamura
- Kamen Rider 1/Kamen Rider V3/Skyrider - Rintarou Torii (voz)
- Kamen Rider 2/Kamen Rider X/Kamen Rider Stronger/Kamen Rider ZX (Episódio 44) - Takeshi Kuwabara (voz)
- Kamen Rider 2/Kamen Rider X/Kamen Rider Stronger/Kamen Rider ZX (Episódios 45-47) - Kazuhiko Kishino (voz)
- Riderman/Kamen Rider Amazon/Kamen Rider Super-1 - Kazuhiko Kishino (voz)
Dubladores brasileiros
- Issamu Minami/Kamen Rider Black RX - Élcio Sodré
- Reiko - Marli Bortoleto
- Kyoko Matoba - Leticia Quinto
- Joe Kazumi - Ricardo Medrado
- Shunkichi Sahara - Fábio Moura
- Utako Sahara - Fátima Noya
- Shigero Sahara - Vagner Fagundes
- Hitomi Sahara - Fernanda Bullara
- Kamen Rider I - Carlos Silveira
- Kamen Rider II - Leonardo Camilo
- Kamen Rider V3 - Sérgio Rufino
- Kamen Rider Amazon - Luiz Carlos de Moraes
- Imperador Crisis - Luís Brandão (episódio 47)
- General Jark - Ricardo Nóvoa
- Inspetor Dasmader - Francisco Brêtas
- Comandante Naval Bosgan - Felipe Di Nardo
- Chefe Robótico Gatezonn - Paulo Celestino
- Chefe do Estado-Maior Mariebarom - Patrícia Scalvi
- Comandante Gadorian - Eudes Carvalho
- Shadow Moon - Afonso Amajones
- Yuko - Márcia Regina
- Ridron - Wender Vieira
Ficha técnica
- Criação: Shotaro Ishinomori
- Produção: Toei Company e Mainiti Broadcasting
- Diretores: Yoshiaki Kobayashi e Massao Minowa
- Roteiros: Toku Ezure, Juniti Myiashita e Kyoko Washiyama
- Trilha sonora: Eiji Kawamura
- Episódios: 47 + 1 especial para cinema
- Distribuição brasileira: Tikara Filmes
- Versão brasileira: Álamo
Músicas
Abertura
- "Kamen Rider Black RX"
- Letra: Chinfa Kan
- Composição & Arranjo: Eiji Kawamura
- Artista: Takayuki Miyauchi
Encerramento
- "Dareka ga Kimi o Aishiteru"
- Letra: Chinfa Kan
- Composição: Tetsuji Hayashi
- Arranjo: Eiji Kawamura
- Artista: Takayuki Miyauchi
Notas:
- RX foi o primeiro Kamen Rider a ter a habilidade de mudar de forma: a partir do episódio 15, o herói ganhou a habilidade de transformar-se em Robo Rider, forma "robótica" que garantia maior potência de seus ataques ao sacrificar velocidade; a partir do episódio 17, RX consegue se transformar em Bio Rider, forma humanóide que privilegia agilidade em detrimento de força. Foi o primeiro e único Rider da era Showa a possuir um automóvel, até ser anunciado na era Heisei o Kamen Rider Drive, que terá um carro também, chamado Trideron, homenagem ao carro de Black RX.
- Ao contrário das séries anteriores, Shotaro Ishinomori não esteve envolvido diretamente na produção de Kamen Rider Black RX. No entanto, o primeiro episódio Shigeru Sahara aparece lendo o mangá de Kamen Rider Black como forma de homenagear o autor.
- A moto Road Sector, presente em Kamen Rider Black, não aparece na série. A razão desse fato é até hoje desconhecida. Talvez tenha sido devolvida a Akira Daimon ou provavelmente destruída na base dos Gorgon enquanto Black tentava salvar Shadow Moon.
- O aparecimento dos 10 Riders anteriores foi a última participação dentro do universo das séries (desconsiderando o remake Kamen Rider The First). A não aparição dos 10 Riders seniores na série anterior Black ainda é desconhecida.
- A intérprete da feiticeira Maribaron, Junko Takahata, já havia interpretado a bruxa galáctica Kilza em Jaspion, em 1985.
- A interprete da princesa Garonia, Maho Maruyama, interpretou Rie Aoi/Maria em Jetman e a Fog Mother de Kamen Rider J. Todas as três personagens são vilãs.
- A princesa Garonia tinha entre 13 e 16 anos. Já Maho Maruyama, sua intérprete, tinha 21 anos.
- Makoto Sumikawa (também conhecida como Jun Takanomaki), que viveu a fotógrafa Reiko Shiratori na série, interpretou Lady Diana, companheira do protagonista em Spielvan.
- No original, a espada de RX se chama Revolcane; na dublagem brasileira, o nome foi estranhamente adaptadado para Metallion. Já os nomes da moto e da arma de RX, na forma de Bio Rider, também foram adaptados: no original, sua moto de Mach Jabber e sua espada de Bio Blade; na versão dublada, ambas eram chamadas respectivamente de Iron Snake eMax Sabre.
- No primeiro episódio, na versão original, RX chama Acrobatter de Battle Hopper, pensando ser sua antiga moto.
- Kamen Rider Black RX teve um especial (de apenas 17 minutos) intitulado Kamen Rider Black RX: Stay in The World (jamais exibido no Brasil), aonde ele enfrenta Monstros Mutantes de Crisis, além de ter encontros com os Gorgom (na forma Kamen Rider Black) e Crisis. Neste especial, o que ocorre é que as quatro formas de Kamen Rider Black (Black, RX, Bio Rider e Robô Rider) se encontram e lutam juntos. Ainda neste especial, a antena de Robô Rider aparece torta, um erro nas filmagens.
- O grande ator Rikiya Koyama (Joe Kazumi) trabalha atualmente como dublador no Japão e faz a voz do protagonista Jack Bauer, na versão japonesa da série americana 24 Horas. Ele já dublou Wolverine nos animes da Marvel.
- No episódio 10, Saburo, um dos amigos de Shigeru, usava uma camisa do Santos Futebol Clube.
- No episódio 34, Kenji Ohba (que teve o papel de Gyaban nas séries: Gyaban, Sharivan e Shaider) aparece em uma ponta com o nome de Sr. Kujo.
- Em 2006 no lançamento oficial do DVD do Kamen Rider Black no Japão, nos extras aparece uma entrevista recente de Tetsuo Kurata contando sua trajetória nos bastidores da série.
- No episódio 26 de Kamen Rider Decade, Issamu/Kotaro, já de idade avançada, no mundo de RX comenta ter perdido Joe Kazumi e está a procura dele. Já no mundo do Black, ele menciona que viu Joe Kazumi aparece e que o ajuda na luta contra os Gorgon e Dai Shocker. Isso acontece porque ele acidentalmente acaba no mundo Black quando lutava ao lado de RX, quando um portal aparece e ele acaba parando lá.
- Em 8 de agosto de 2009, Kamen Rider Black RX teve uma participação tanto na série Kamen Rider Decade (episódios 26 e 27) quanto no filme que reuniu todos os Riders em uma grande luta contra a organização Dai Shocker, intitulado Kamen Rider Decade: Gekijouban! All Riders Vs. Dai Shocker.
- No episódio 46, foi feita uma outra legendagem que retrata do confronto Saban VS Tokusatsu.
- Em 21 de abril de 2012, estreou o especial Kamen Rider vs Super Sentai Super Hero Taisen, RX faz uma pequena participação enfrentando a organização Dai Shocker e a organização Zangyack, dos mundos Sentais e Kamen Riders.
- No Movie Uchuu Keiji VS Super Sentai VS Kamen Rider, os Policiais do Espaço atuam com Gokaiger, Gobuster, Kyouryuger, Kamen Riders Ozu, Fourze, Decade e Wizard e outros Riders Showa e Heisei e outros Super Sentais na batalha contra a organização MAD e Shadow Moon aparece como chefe da MAD junto com Leider.
- No filme Super Hero Taisen GP: Kamen Rider 3 lançado em 21 de março de 2015 no Japão, Tetsuo Kurata interpreta Black e também RX.
Aparições em Kamen Rider ZO
No filme Kamen Rider ZO de 1993, temos a participação de alguns rostos conhecidos da franquia Metal Hero: Naomi Morinaga (Annie em Shaider e Hellen em Spielvan), Iori Sakakibara (Draft Keace em Exceedraft), Kenji Ohba (o Gavan) e Masaru Yamashita (Fire em Winspector e Solbrain).
Riders Monstruosos
Fonte:
Kamen Rider Gills |
Kamen Rider Amazon |
Algo que vimos na era Showa também foi a criação de Riders com aparência de monstros e até com comportamento insano nas batalhas, são eles o Kamen Rider Amazon de 1974 que na hora da luta arrancava sangue dos monstros dando dentadas, Kamen Rider Shin que também tinha uma fisionomia bem Monstruosa e na hora da luta também adotava um comportamento selvagem, na verdade esses Riders monstruosos sempre foram do agrado de Shotaro Ishinomori, basta a gente ver nos mangás, nas séries filmes até que não tinha muito, mas nós Mangás era com bem mais frequência, aliás o Kamen Rider Shin é totalmente inspirado nos Riders dos Mangás de Ishinomori e vamos lembrar que em 2001 já após a morte de Ishinomori nós tivemos em Kamen Rider Agito um Rider que lembrava bastante o Amazon e o Shin e que era bem o estilo dos personagens de Ishinomori, este Rider é o Kamen Rider Gills, Gills é com certeza uma grande homenagem a Shotaro Ishinomori.
História
Kamen Rider Amazon: Um Kamen Rider Brasileiro
Kamen Rider Amazon (仮面ライダーアマゾン, Kamen Raidā Amazon?) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, sendo a quarta produção da franquia Kamen Rider. Produzida pela Ishimori Productions e pela Toei Company, Kamen Rider Amazon foi exibido pela Mainichi Broadcasting System (MBS) entre 19 de outubro de 1974 e 29 de março de 1975. É o seriado mais curto da franquia, tendo no total 24 episódios.
Foi difícil ele se adaptar com a moto |
Kamen Rider Amazon, também chamado de Amazon Rider, foi o primeiro de todos os Kamen Riders a quebrar o padrão do "gafanhoto ciborgue". Foi também o primeiro Rider mutante, assim como Black, ZO, J, e Shin. Kamen Rider Amazon não possui armas e nem golpes especiais, utilizando apenas o punho, as garras e os dentes. Foi uma das séries tokusatsu mais violentas que existiu.
História
Um avião cai na selva amazônica e o único sobrevivente é um recém nascido japonês Daizuke Yamamoto que foi encostrado por um pajé que o levou para a aldeia indígena e o adotou batizando de Amazon. Anos mais tarde ele foi treinado pelos índios e assim, o pajé deu a ele poderes capaz de se transformar num homem-lagarto. No interior da floresta, surgiu um demônio de 10 faces chamado Geddon com seu exército de monstros e dizimou a tribo, o pajé antes de morrer, pede ao Amazon para ir para o Japão e com isso confere à ele um bracelete. Enquanto isso Geddon tinha outra metade que juntando as duas ficaria poderoso. Amazon vai até o Japão como clandestino num navio de luxo, mas chegando lá, se depara com os capangas do Império Garanda, liderados por Geddon e então passa a lutar.
Daizuke Yamamoto, seu lado animalesco |
No início, Amazon andava de tanga e sandálias de couro, não sabia falar japonês, era desconfiado com aparelhos tecnológicos e nem gostava de andar de moto. Mas com o tempo ele passou a se adaptar no mundo novo. Seus golpes eram socos e mordidas, chegava até a arranca a cabeça dos inimigos, agia como um animal selvagem, para se transformar ele gritava "AMAZON!". Quanto mais raivoso ele ficava mais forte ficava, mas ao longo do tempo seu estilo de luta foi mudando e aprendeu a falar corretamente o japonês. Desenvolveu o Dai Setsudan, uma técnica poderosa de destruía o inimigo despedaçando-o. Aprendeu também a técnica do Rider Kick.
Equipamentos
Além de possuir uma moto ele usa um chicote que tira no seu cinto e servia como corda, e também uma adaga escondida no seu chicote.
Personagens
Vilões
Ficha Técnica
Gênero: Tokusatsu
Ano de Produção: 19 de outubro de 1974 - 29 e março de 1975
País de Origem: Japão
Número de Episódios: 24
Produtora: Toei Company e Ichinomori Productions
Elenco
Equipamentos
Além de possuir uma moto ele usa um chicote que tira no seu cinto e servia como corda, e também uma adaga escondida no seu chicote.
Personagens
Mesmo nessa forma monstruosa ele provava que era um grande herói |
- Amazon (Daisuke Yamamoto)/Kamen Rider Amazon (アマゾン (山本 大介)/仮面ライダーアマゾン, Amazon (Yamamoto Daisuke)/Kamen Raidā Amazon?): Foi criado na selva Amazônica por uma tribo indígena. Aos 23 anos, em meio aos perigos dos vilões, o pajé Bago lhe faz um implante em seu braço colocando o bracelete GiGi que lhe torna capaz de transformar-se em Kamen Rider Amazon. Esse personagem foi inicialmente inspirado em Tarzan.
- Tōbei Tachibana (立花 藤兵衛, Tachibana Tōbei?, 3-) Aliado dos Kamen Riders anteriores. Especialista em motocicletas, ajuda Amazon a viver no Japão.
- Masahiko Okamura (岡村 まさひこ, Okamura Masahiko?): O sobrinho do professor Kōsaka e o primeiro amigo de Daisuke no Japão, encontrou o herói logo após ele deixar o navio. No episódio 13, Masahiko ensina Amazon a falar japonês e os costumes do mundo civilizado.
- Ritsuko Okamura (岡村 りつ子, Okamura Ritsuko?): Irmã mais velha de Mashahiko. De início, ela não confia em Amazon por ele ter trazido Geddon para o Japão. Após ser constantemente resgatada e ajudada por Amazon, ela passa a confiá-lo.
- Homen-besta Mogura (モグラ獣人, Mogura Jūjin?, 5-20): Monstro que originalmente trabalha para Geddon mas posteriormente passa a aliado de Amazon.
- Velho Bago (長老バゴー, Chōrō Bagō?, 1): Sacerdote Inca que entregou o bracelete GiGi para Daisuke antes de morrer.
- Professor Kōsaka (向坂博士, Kōsaka Hakase?, 1)
- Yanamura (山村, Yanamura?, 4)
Vilões
Geddon |
Existem dois impérios do mal na série, o primeiro foi Geddon (ゲドン, Gedon?) , que surgiu misteriosamente na floresta Amazônica, era liderado por Gorgos, o demônio de dez faces. Os monstros eram baseados em animais e em vez de soldados, Geddon tinha um exército de amazonas, todas trajando um uniforme vermelho. O objetivo de Geddon além de dominar o mundo era conseguir a metade do bracelete mágico que estava com Amazon.
- Demônio das Dez Faces Gorgos (十面鬼 Jūmenki Gorugosu ? , 1-14): O líder do Geddon, a parte inferior do corpo de Gorgos tem muitas faces. Ele possui o Bracelete GaGa e deseja adquirir o Bracelete GiGi Amazon a fim de alcançar seu objetivo de dominar o mundo com a ciência Inca. Depois de ter sido forçado a abandonar a sua base, Gorgos ataca Yurigaoka e começa a massacrar as pessoas com a sua espuma ácida até Amazon chegar e lutar até que ele é forçado a cair para trás quando um de seus rostos é morto. Caindo na armadilha de Homem=Besta Hebitonbo, Gorgos perde os outros rostos antes Amazon usa o seu Big Slice rasgar de seu braço direito, causando Gorgos a explodir em pedaços, ele leva para o ar.
- Akajusha (赤 Akajūsha ? , "Seguidores vermelho"): soldadas amazonas do Geddon, servindo como seus olhos e ouvidos.
Depois da destruição de Geddon apareceu o Império Garanda (ガランダー帝国, Garandā Teikoku?) com o Imperador Zero na liderança. O vilão havia se apoderado do bracelete do falecido Gorgos e por isso também perseguia Amazon para conseguir a outra metade. Os monstros desse império também eram baseados em animais, os soldados eram do sexo masculino. No final Amazon descobre que o Imperador Zero era apenas um sósia do verdadeiro, que só aparece no final do último episódio. Amazon consegue juntar as duas partes do bracelete e destrói verdadeiro Zero facilmente. E depois disso ele volta para o Brasil.
- Real Grande Imperador Zero (支配者(真のゼロ Shihaisha (Shin não Zero Taitei) ? , 24): O verdadeiro líder do Garanda e Geddon, trajando vestes brancas prateadas que escondem sua verdadeira natureza. Ele se dá a conhecer a Amazon, quando ele destrói o sistema de detonação do Hélio Bomba, desmascarado como ele luta contra Amazon em sua sala do trono, antes de ser empalado em sua lança e com ambas os braços cortados. Ele ainda se recusa a ir para baixo em silêncio, forçando Amazon de usar Super Dai Setsudan para decapitá-lo, fazendo-o explodir com a base de Garanda destruídos no processo.
- Grande Imperador Zero (ゼロ Zero Taitei ? , 14-24): Um dublê que representa o verdadeiro Zero, usando sua lança para executar traidores e falhas semelhantes. Quando Amazon chega à base do Garanda, Zero nega poderes do Bracelete GiGi com sua lança como a bomba Hélio está instalada. No entanto, uma vez que o Bracelete GaGa é fundida ao Bracelete GiGi, Amazon tornar-se imune ao poder de Zero como ele perde o seu braço para o Kamen Rider antes que ele se empalado por sua própria armadilha.
- Kurojusha (黒 Kurojūsha ? , "Seguidores Preto"): Soldados de infantaria do Império Garanda.
Ficha Técnica
Gênero: Tokusatsu
Ano de Produção: 19 de outubro de 1974 - 29 e março de 1975
País de Origem: Japão
Número de Episódios: 24
Produtora: Toei Company e Ichinomori Productions
Elenco
- Yamamoto, Daisuke (Amazon) - Okazaki, Toru
- Kamen Rider Amazon - Nakayashiki, Tetsuya & Nakamura, Bunya
- Kamen Rider Amazon (duble da motocicleta) - Kumasawa, Tushiaki
- Tachibana, Tobei - Kobayashi, Akiji
- Omamura, Masahiko - Yoji Matsuda
- Mogura Jùjin - Ozawa Shôji & Ishizuka Nobuyuki
- Emperor Zero (episodios 15-24) - Nakata, Hirohisa
- Narrador - Naya, Gorô
Notas
O que renovou no Amazon é que foi o primeiro Rider Brasileiro, é isso mesmo, embora teve origem japonesa, mas foi naturalizado brasileiro, podia até ver os golpes de capoeiras também. Se pesquisar a fundo tem tribos indígenas que se assemelham aos orientais e a sacada da Toei foi essa. Teve referência à dois herois: Tarzan por ser criado nas selvas e Wolverine pelo lado selvagem. O visual do herói era diferente de outros riders, pois ele tinha forma de um réptil e também era assustador na época. Na minha opinião o Amazon foi o melhor Kamen Rider já feito antes do Kamen Rider Black. Até a abertura e o encerramento da série deixava um ar misterioso. O curioso é que ele caiu na selva amazônica e criado pelos índios que eram descendentes de Incas.
Kamen Rider Amazons
Kamen Rider Amazons é uma série japonesa de tokusatsu japonês de 2016. É uma reimaginação da série de televisão Kamen Rider Amazon , em 1974, e parte do Ano do Super-Herói Toei , comemorando o 45º aniversário da Série Kamen Rider (e o 40º aniversário da Super Sentai ).Kamen Rider Amazons originalmente foi lançado exclusivamente por Amazon Video no Japão a partir de 1 de abril de 2016. Também foi transmitido na televisão em BS Asahi ( canal de satélite de transmissão da TV Asahi ) a partir de 3 de julho de 2016 e Tóquio MX a partir de 6 de julho de 2016.
A segunda temporada foi anunciada em 31 de maio de 2016, que será lançado na primavera de 2017 no Amazon Prime. temporada é intitulado Kamen Rider Amazons temporada 2 e será lançado exclusivamente através da Amazon Video no Japão a partir de 7 de abril de 2017.
Há planos para lançar a primeira temporada para mercados adicionais, como os Estados Unidos, o Reino Unido e a Alemanha no futuro.
História
Haruka Mizusawa é um jovem tranquilo que se tornou infectado com células da Amazônia ( Amazonas ) , que são criados pela empresa de farmácia Nozama . Isso faz com que Haruka se transforme em feral berserker Kamen Rider Amazon Omega , enquanto ele se esforça para afirmar a sua humanidade ao lutar contra criaturas infectadas similarmente chamado Amazonz. Haruka também encontra o serviço de Nozama Peston Nozama Pesuton Sābisu , os caçadores de Amazon da farmácia de Nozama, e Jin Takayama, um biólogo de pilha anterior na farmácia de Nozama e no caçador de Amazon que se torna o amazon de Kamen Rider Amazon Alfa . Mais tarde, Jun Maehara, um membro do serviço de Nozama Peston que morreu uma vez durante ataques de Amazonz, é revivido em Kamen Rider Amazon Sigma Kamen Raid em Amazon Shiguma .
Elenco
- Haruka Mizusawa: Tomu Fujita
- Jin Takayama: Masashi Taniguchi
- Mizuki Mizusawa: Rena Takeda
- Nanaha Izumi: Ayu Higashi
- Makoto Shido: Mitsutoshi Shundo
- Mamoru: Ryota Kobayashi
- Nozomi Takai: Kanon Miyahara
- Kazuya Misaki: Katsuya
- Kota Fukuda: Kazuya Tanabe
- Yugo Tachibana: Yuu Kamio
- Shogo Kano : Toshimasa Komatsu
- Reika Mizusawa: Takako Katou
Kamen Rider, o Cavaleiro Dragão
Kamen Rider: Dragon Knight (no Brasil, Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão) foi uma premiada série de televisão americana de ação, ficção científica e drama, tendo foco no público adolescente. Desenvolvida e dirigida por Steve Wang, venceu um Emmy em 2010 e fez parte originalmente da programação do canal The CW. A série conta a história do jovem Kit Taylor, que enquanto buscava informações sobre o misterioso desaparecimento de seu pai, encontra um estranho baralho de cartas. A partir deste momento, sua vida vira completamente do avesso, começando a ver imagens do pai nos espelhos e a enxergar monstruosas criaturas andando pelas ruas da cidade.
Com uma trama séria, obscura, e bem elaborada, além de uma produção competente, a série fez um considerável sucesso nos Estados Unidose no Brasil, que investiu bastante no seriado, lançando diversos produtos e brinquedos. As filmagens iniciaram-se no segundo semestre de2007 e duraram cerca de 116 dias, sendo que o trailer oficial foi publicado em 24 de abril de 2008. Na parte da produção, a responsável foi a empresa Adness Entertainment, que contou com a parceria da Toei Company e foi liderada por Jimmy Sprague.
A série estreou oficialmente às 11:30 da manhã do dia 3 de janeiro de 2009 como atração do programa The CW4Kids da emissora norte-americana The CW. No Brasil, o seriado estreou no dia 29 de junho de 2009 dentro do programa TV Globinho da Rede Globo, às 11:20 da manhã, onde substituiu o anime Yu-Gi-Oh! GX e começou com uma ótima audiência. Em Portugal, utilizando o nome original, a série estreou no dia 26 de novembro de 2009 pelo canal RTP2 e voltou a ser exibida no país em 14 de junho de 2010 pelo canal Panda Biggs. NoJapão, o seriado tornou-se extremamente popular, tendo sido exibido pelo canal Toei Channel e, posteriormente, pela TV Asahi. A popularidade por lá foi tão grande que a série chegou a ganhar um livro como sequência direta. O seriado também foi exibido no Cartoon Network do Brasile de toda a América Latina, em horário nobre.Em dezembro de 2009, nos Estados Unidos, os dois últimos episódios da série foram cancelados pela baixa audiência que obteve nas semanas anteriores, porém, apesar de não terem sido exibidos na televisão, puderam ser vistos no site oficial da 4Kids.
No Brasil, todos os episódios do seriado foram lançados em DVD pela PlayArte Home Video. Treze volumes estão disponíveis com todos os episódios dublados em português. Cada DVD contém três episódios, com exceção do primeiro, que possui quatro.
Antes da transmissão original da série terminar, haviam boatos de que um filme poderia ser produzido ao longo do ano de 2010 como uma continuação. Steve Wang, desenvolvedor, produtor e diretor do seriado, dizia que já tinha um enredo pronto para o filme, porém, nada ainda estava confirmado. Alguns meses depois, em uma entrevista, Steve disse que a Adness Entertainment, detentora dos direitos da série, agora estaria angariando todo o dinheiro recebido não para um filme, mas para um novo seriado, porém, este tal seriado não seria uma continuação para o Cavaleiro Dragão. Apesar do longa não ter sido feito, antes mesmo da série ser filmada, em 2007, foi planejado que um filme seria feito depois que ela estreasse na televisão.
Em 12 de maio de 2010, o seriado foi nomeado pela Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas para concorrer ao prêmio atribuído àMelhor equipe de dublês no festival de honrarias do Emmy referente ao horário diurno,e venceu, recebendo a estatueta na cerimônia realizada no dia 27 de junho do mesmo ano.
História
Milhares de anos atrás, um viajante do espaço encontrou uma fonte chamada de Advento, segundo suas próprias escrituras. De origem desconhecida, este misterioso e poderoso artefato era um gerador de energia, vidas e planetas. Após descobrir a força sobrenatural da fonte, Letuminor, banido de seu planeta natal, criou um planeta e o nomeou de Karsh, sendo que os seres que lá habitavam tinham como único propósito trazer-lhe riquezas do universo. Ganancioso, o novo dono da poderosa fonte agora tinha um novo desejo: dominar novas galáxias com a ajuda de seus milhões de súditos. Karsh, então, após a designação de Letuminor, tornou-se a casa do Advento e o único lugar onde a fonte poderia sobreviver, como uma estratégia de segurança. Porém, este planeta, com o tempo, foi se desenvolvendo. As culturas, os costumes e as línguas começaram a mudar, assim como a inteligência dos habitantes. Deste modo, Letuminor começou a temer que a população se rebelasse contra ele depois de buscarem por suas origens. Ele então nomeou Xaviax, um notório cidadão do planeta, como o supremo general e ditador de toda a população, impondo novas leis e ordens para esconder a verdade da grande massa, o recompensando com o poder e a energia do Advento. Eubulon, um sábio mercenário, tornou-se o principal criador de armas e tecnologias destinadas a Xaviax. Ele também era encarregado de criar armaduras para lutar contra os habituais invasores de outros planetas, além de ter idealizado uma nova e poderosa máquina. Xaviax, um lorde guerreiro renegado que raptava e vivia de almas de outros planetas, era seu mestre, sendo o único que tinha o direito de falar com Letuminor, o dono da fonte Advento. Após muitos anos de conquista, o planeta Karsh começou a dominar milhares de galáxias, tornando-se um planeta soberano e deixando o soberbo Letuminor insolente. Eubulon, a mente do planeta, durante muitos anos, viveu todas as conquistas do planeta com um estranho sentimento dentro de si, o levando a ficar abismado. Determinado a descobrir suas origens, ele então começou a deixar de lado a sua mordomia a Xaviax e começou a sair habitualmente de seu planeta para viajar pelo espaço. Notando as ações de Eubulon, Letuminor começou a temer então o que ele nunca esperaria: a revolta de um dos seus. Subsequentemente, uma gigantesca guerra ocorreu entre Karsh e mais três planetas unidos. Durante esta duradoura guerra, Eubulon teve o seu coração trocado enquanto terminava de construir a sua máquina que poderia teletransportar milhares de seres vivos para outro lugar ao mesmo tempo. Após a troca de coração, Eubulon começou a ter os sentimentos de todos os outros seres normais e, além disso, começou a desenvolver uma nova habilidade: o pressentimento. Ao começar a refletir pela primeira vez, ele descobriu toda a verdade sobre suas origens e suas más ações do passado. Então, Eubulon decidiu trair todo o seu povo, enviando-lhes para uma dimensão criada por ele chamada de "Vazio do Advento". O único habitante de Karsh que restou depois dos acontecimentos foi Xaviax. Letuminor, que ainda vivia somente graças à energia dos seres deste planeta, morreu. Todo o planeta foi totalmente destruído, inclusive, a fonte Advento, que teve parte da sua tecnologia roubada por outros seres e invasores durante a guerra que lá ocorreu. Depois de fugir e ficar sem um lugar para morar, Eubulon, usando a tecnologia dos espelhos, criou uma cópia do planeta Terra, nomeando-a de Ventara, um mundo que existe por trás dos espelhos e reflexos terráqueos. Lá, com o poder que conseguiu pegar da fonte Advento, ele clonou todos os seres humanos para habitarem a dimensão e designou os mais sábios para liderarem o planeta, sabendo que Xaviax iria lhe atacar após tudo o que fez. Depois de algum tempo, Eubulon fez a sua maior criação, os chamados Kamen Riders. Os Kamen Riders eram guerreiros que foram escolhidos para defender Ventara. Os moradores Ventarianos escolhidos se tornaram cavaleiros e saiam de suas casas bem pequenos, sendo que somente os melhores e mais bravos eram escolhidos. Quando toda a sua criação terminou, Eubulon esperou por Xaviax durante muitos anos, que também havia criado seu exército. Ele roubou milhares de almas de outros planetas transformando-os em servos mutantes e criou um gigantesco castelo em meio a destruição do planeta Karsh, tornando-se o rei dos alienígenas da galáxia do triangulo. Quem o atacasse ou invadisse sua fortaleza seria torturado e devorado pelo seu imenso exército mutante e mortal.
Depois de um longo tempo, Xaviax encontrou Eubulon e a maior guerra das galáxias estava pronta para começar. Vários planetas foram destruídos graças a esta guerra e durante o período em que os Kamen Riders lutavam contra o seu exército, Xaviax começou a manipular o guerreiro do Dragão, Adam, o Kamen Rider Cavaleiro Dragão. Além de ser o mais jovem dos cavaleiros, ele não queria mais ser um Kamen Rider pois não tinha o prazer que muitos outros tinham. Todos os Kamen Riders que já tinham a armadura por muito tempo perdiam o grande prazer de ser um guerreiro depois de um certo período. Adam, após se apaixonar por Sarah, uma dócil e inocente Ventariana, viu tudo se tornar extremamente difícil. Xaviax, ao notar a sua situação, fingiu ser um sobrevivente de Karsh, Paragon, dizendo para ele trair os seus companheiros em troca de lhe desligar das suas Cartas Advento. Depois de perceber que isso seria ótimo já que Eubulon havia desaparecido e ninguém mais podia o separar de sua Fera Advento, Adam aceitou a proposta somente para ficar com Sarah, levando Paragon até a base dos Kamen Riders. Após muitas batalhas, os Kamen Riders venceram o exército mutante de Xaviax, e o maligno, enganando-os, teve que recuar. Então, todos eles teriam que entrar no período de hibernação para descansar, ou seriam desintegrados aos poucos pela exaustão. Cada Kamen Rider tinha que dormir durante 12 anos para repor toda a energia perdida. Enquanto eles estavam dormindo, Xaviax revelou-se a Adam e transpôs todos os cavaleiros, ou seja, enviou-lhes para o Vazio do Advento. Xaviax também transpôs Eubulon depois de uma grande armadilha, porém, devido a um erro no sistema ocorrido pelo grande poder do ataque, não lhe enviou para o Vazio do Advento, mas sim, para o planeta Terra. Len, o Kamen Rider Cavaleiro Alado, foi o único Kamen Rider que sobreviveu. Ele conseguiu escapar da destruição e fugiu para a Terra. Furioso, Xaviax mandou Adam dar-lhe todas as Cartas Advento dos Kamen Riders destruídos, a ferramenta que eles usavam para se transformar, o desligando, finalmente, de suas cartas e criando uma ilusão para que ele e Sarah pudessem viver. Xaviax foi então para o planeta Terra, planejando agora o seu novo plano de vingança e de raptar pessoas para reconstruir o seu planeta natal. Todos os Ventarianos tornaram-se servos de Xaviax graças a máquina criada por Eubulon a muitos anos atrás.
O clone terráqueo de Adam, um jovem chamado Kit Taylor, após ser expulso de seu lar adotivo por ter sido acusado de vários roubos e problemas no colégio, vai a procura de seu pai, desaparecido a um ano supostamente pelos monstros alienígenas dos espelhos. Servos de Xaviax, estes monstros são encarregados de raptar pessoas da Terra, uma por uma, enquanto que o maligno alienígena prepara a sua máquina de teletransporte com as amostras de DNA dos humanos sequestrados. Após despedir-se da sua casa adotiva, Kit chega ao seu antigo apartamento e encontra um misterioso baralho de cartas encima de uma mesa, fazendo um grande dragão vermelho sair de um espelho depois de tocá-las. Kit percebe que um grande escudo solto de dentro destas cartas o protege, e de repente, ouve um estranho barulho. Ao fugir, Kit é empurrado para dentro de uma janela, entrando na dimensão de Ventara e encontrando-se numa estranha armadura. Ele é então atacado por uma aranha gigante, enviada por Xaviax para lhe fazer conhecer seus poderes. Len, o Cavaleiro Alado, que agora está na Terra, salva Kit do grande monstro alienígena. Subsequentemente, Len tenta convencer Kit a não contratar sua Fera Advento, caso o contrário, ele nunca mais poderia tirar o poder de seu corpo e seria facilmente derrotado pelos inimigos que estariam por vir. Kit não fez ideia do que Len estava dizendo e fez uma espécie de pacto com a sua selvagem fera, que é o mesmo Dragão vermelho que o atacou anteriormente, levando ele a se tornar o novo Kamen Rider Cavaleiro Dragão, juntando-se depois a Len, que virou o seu mentor. Se Kit não se unisse a Len, seu destino não seria o mesmo e poderia estar trabalhando para Xaviax. Os dois agora têm a missão de tentar derrotar o General Xaviax novamente e acabar com todos os monstros alienígenas dos espelhos espalhados por Ventara que tentam raptar pessoas da Terra. Porém, a missão não será nada fácil, já que Xaviax quer uma grande vingança por terem destruído o seu antigo planeta, Karsh, planejando agora destruir a Terra depois de ter devastado Ventara e raptado todas as pessoas de lá.
Enquanto aprende a usar seus novos poderes, Kit tenta encontrar seu pai ao mesmo tempo em que combate os Kamen Riders corruptos, manipulados por Xaviax, além dos monstros alienígenas dos espelhos, evitando, desta forma, a destruição da Terra e o sequestro de todos os seres humanos, assim como aconteceu em Ventara.
Kamen Riders
Criados por Eubulon, o "Mestre Advento", os 12 Kamen Riders originais eram os defensores escolhidos para proteger o "mundo dos espelhos", conhecido como Ventara. Com exceção do Cavaleiro Alado (e, posteriormente, Sirena), todos eles foram mortos (referido como "transpostos") no campo de batalha com Xaviax quando um deles (o Cavaleiro Dragão original) os traiu e roubou todas as suas Cartas Advento. Os Decks foram projetados para funcionar em apenas uma pessoa, porém, cada um deles só funciona em outro indivíduo quando: é dado aos seres humanos, que são os "gêmeos dos espelhos" de seus homólogos ventarianos e possuem o mesmo DNA, ou quando Eubulon reatribui o Deck. Para acessar os poderes, o portador do Deck precisa ativar as suas Cartas Advento nos seus slots. Os slots de cada Kamen Rider possuem uma diferente característica e suas formas de ativar as cartas podem mudar de acordo com o slot. Para transformarem-se, os cavaleiros precisam segurar o Deck em sua frente, o que causa uma explosão de energia e cria um cinturão chamado de "Advent Belt". Em seguida, é preciso gritar as palavras "Kamen Rider". O Deck então necessita ser inserido dentro do cinturão e, após a inserção, ele começa a girar rapidamente até gerar um par de anéis que rodeiam o portador e criam uma armadura específica para cada Kamen Rider.
Elenco principal
- Kit Taylor/Adam: Stephen Lunsford
- Len: Matt Mullins
- Maya Young: Aria Alistar
- Xaviax: William O'Leary
Elenco recorrente
- ZRichie Preston/Ian: Tony Moras
- Drew Lansing/Chance: Christopher Foley
- James Trademore/Price: Scott Bailey
- Grant Staley/Van: Christopher Babers
- Brad Barrett/Cam: Keith Scaduto
- Chris Ramirez/Quinn: Michael Cardelle
- Danny Cho/Hunt: Mike Moh
- Albert Cho/Chase: Tony Sano
- Kase: Carrie Reichenbach
- Vic Frasier/Nolan: Mark Wystrach
- Frank Taylor: Jf Davis
- Sarah: Camila Greenberg
- Trent Moseley: Taylor Emerson
- Lacey Sheridan: Marisa Laurén
- Michelle Walsh: Kathy Christopherson
- Agente Phillips: Jamison Jones
- Detetive Grimes: James Patterson
- Brandon: Brian R. Norris
- Fish: Omi Vaidya
- Jesse: Uriah Shelton
- Dan Ramirez (Pai de Chris): David Berón
- Paul Wright (Promotor da corrida): Peter Sherayko
- Dr. Nathan Heath: James Howell
- Kit Taylor (Jovem): Dakota Dennis
- Eletricista: Kevin Will
- Mímico: Yuval David
- Guarda: Chuck Williams
- Caixa do estacionamento: Sean Nepita
- Mulher no estacionamento: Kiralee Hayashi
- Motorista do caminhão de reboque: Todd Holland
- Policial do hospital de emergência: Troy Cephers
- Médico do hospital de emergência: Blake Boyd
- Narrador da corrida: Jimmy Sprague
- Impostor de Xaviax: Marc Schaffer
Atores convidados
- Eubulon (Mestre Advento): Mark Dacascos
- Grace Kiefer: Victoria Jackson
- Sensei: T.J. Storm
- Mãe adotiva de Kit: Kathleen Gati
Equipe de dublês
- Tadahiro Nakamura
- Hideki Sugiguchi
- Hiroshi Maeda
- Chris Palermo
- Shawn Lane
- Clay Cullen
- Kim Robert Koscki
- Craig Baxley Jr.
- Chris Brewster
- D.Y. Sao
- Linda Jewell
- Nicole Randall
- Melissa Barker
- Erik Betts
- Malay Choeung Kim
- David Kilde
- Brett Jones
- Jackamo Harvey
- Mark McDaniels
- Richard King
- Alex Huynh
- Sam Situmorang
- Xavier Quimbo
- Marc Schaffer
- Nancy Thurston
- Doug Coleman
- Matt Berberi
- Wayne Dalglish
- Danny Wayne
- Michael Barnett
- Tom Dewier
- Brian Christensen
- Reuben Langdon
- Mark Musashi
- Aaron Toney
- Sam Looc
- McKay Stewart
Coordenadora: Dorenda Moore
Diretor de ação: Akihiro Noguchi
Coreografia das lutas: Alpha Stunts
Diretor de ação: Akihiro Noguchi
Coreografia das lutas: Alpha Stunts
Nota: Os atores que interpretam Adam, Chance, Price, Hunt, Chase, Ian, Cam, Van, Nolan e Quinn são os mesmos intérpretes dos Kamen Riders da Terra, como Kit Taylor, Drew Lansing, James Trademore, Danny Cho, Albert Cho, Richie Preston, Brad Barrett, Grant Staley, Vic Frasier e Chris Ramirez. Isto se dá pelos Ventarianos serem os clones dos terráqueos.
Notas:
O seriado foi exibido originalmente nos Estados Unidos pelo canal The CW dentro do quadro TheCW4Kids, às 11:30 da manhã, sendo que o primeiro episódio foi exibido inicialmente no dia13 de dezembro de 2008 às 10:30 da manhã em um sneak peek, que é um tipo de preview. O primeiro episódio foi exibido novamente em 3 de janeiro de 2009 para iniciar oficialmente o seriado. No Brasil, com o nome Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão,foi exibido pela primeira vez no programa TV Globinho da Rede Globo, às 11:20 da manhã, conseguindo uma ótima audiência em seu episódio de estreia, e apesar de não ter sido completamente exibido nesta emissora, o seriado foi ao ar no Cartoon Network Brasil dentro do bloco Animaction em horário nobre, tendo iniciado a exibição no dia 7 de outubro de 2009 às 19:00 horas. No México, foi exibido pelo canal Televisa, o qual iniciou a exibição do seriado em agosto de 2009.Em Portugal, foi exibido pelos canais RTP2 e Panda Biggs, na Venezuela, foi ao ar no canal Venevisión, já na Itália, o seriado foi exibido pelo canal Mediaset.Na Alemanha,Áustria, Suíça e Liechtenstein, foi transmitido pelo canal RTL II. No país germânico, a série voltou a ser exibida no canal ANIXE a partir do dia 17 de setembro de 2012, onde foi transmitida de segunda a sexta às 19:25. Também foi ao ar no canal Indosiar, da Indonésia, além de ter sido exibida em todos os canais do Cartoon Network disponíveis na América Latina e no Sudeste asiático (Filipinas, Índia, Paquistão e Austrália). Na Colômbia, foi exibida pelo canal Caracol TV, na Rússia, foi transmitida pelo Perviy Kanal e na Austrália, além do Cartoon Network, também foi exibida no canal free-to-air GO!. O seriado ainda foi exibido no Japão pelo canal Toei Channel, tendo ido ao ar como uma comemoração aos 10 anos da Era Heisei da franquia Kamen Rider. Também por lá, a série foi exibida pelo canal TV Asahi, onde tinha como sua música tema a canção "Dive Into The Mirror" do grupo Defspiral, o qual era antes conhecido como Transtic Nerve and the Underneath. Por fim, fez um imenso sucesso no país nipônico e tornou-se um dos programas americanos mais assistidos de lá, além de também ter sido considerado por alguns como uma das séries da Era Heisei dos Kamen Riders japoneses. Além de todos estes canais, o seriado foi exibido em diversos outros, dado que segundo o diretor Steve Wang, a série foi vendida para todos os territórios ao redor do mundo.
No dia 4 de dezembro de 2009, O Cavaleiro Dragão terminou de ser exibido no México, sendo este o primeiro país a ter exibido completamente o seriado em razão de ter sido o primeiro também a ter lhe adquirido (4 de abril de 2008). Nos Estados Unidos, o último episódio exibido na televisão foi ao ar no dia 26 de dezembro de 2009, sendo esta a data original do fim da série já que tinha exibições semanais e não diárias como no México. No Brasil, o seriado não foi exibido completamente pela Rede Globo. A emissora comprou 28 episódios e a exibição iniciou-se no dia 29 de junho de 2009 com exibições diárias. O último episódio exibido pela emissora foi propriamente o 28º e foi ao ar no dia 6 de agosto de 2009, reprisando o primeiro episódio no dia seguinte para fechar a semana. Apesar de não terminar o seriado, a emissora conseguiu rodar alguns episódios antes de suas exibições nos Estados Unidos. O seriado só foi completamente exibido no país pela Cartoon Network, que exibiu todos os episódios em horário nobre. As exibições ocorreram nas quartas-feiras e nos domingos, sendo que nas quartas, episódios inéditos iam ao ar e nos domingos, os episódios eram reprisados. O último episódio foi exibido no dia 4 de agosto de 2010, porém, após a reprise do mesmo, o seriado nunca mais foi rodado neste canal.
Todos os Kamen Riders São Insetos
Kamen Rider Amazon |
Criado pelo Shotaro Ishinomori, essa franquia continua fazendo sucesso até os dias de hoje, o último da era Heisei é o Kamen Rider Build, mas a pergunta é, todos são insetos? Não, pois pode conferir o Kamen Rider Amazon da era Showa, ele tinha a forma de um dragão de Komodo, pois esse era o único que veio em forma de réptil, já que os outros vieram na forma de inseto.
Com a chegada da era Heisei, vieram novos Kamen Riders, e podemos perceber que eles estão fugindo dessa linhagem de inseto, confira o Kamen Rider Ryuki, ele tem a forma de um dragão, Kamen Rider Knight que tem a forma de morcego e lembra o Batman. Depois vieram o Kamen Rider Blade que são baseados em naipes de baralho, Kamen Rider Hibiki, esse é baseado em um ogro lá no Japão, que são chamado de Onis. Em uma entrevista publicava na página da TV Asahi, Hosokawa declarou que o roteiro da série foi reescrito no último dia de filmagem, revelando que o script final chegou ao set no momento em a batalha final estava sendo filmada. O final já gravado foi descartado e um novo final que, de acordo com o ator, era completamente diferente do final original, foi filmado. Hosokawa também revelou que a roupa utilizada por Kiriya era uma junção de duas roupas criadas especialmente para os personagens de Asumu e Kiriya. O ator declarou que está foi a mudança que mais lhe desapontou, já que o roteiro havia sido reescrito mais de seis vezes até então e todos os finais menos o que iria ao ar continham Asumu e Kiriya transformando-se em Onis. Kamen Rider Den-O, que não é nem inseto e ficou de ser um, Ryoutarou Nogami é uma pessoa normal com uma terrível maré de azar. Até que criatura estranhas conhecidas como Imagins aparecem pela cidade. Logo depois de saber que é um Ponto Singular, ele se compromete a proteger o tempo, o principal alvo dos Imagins malígnos. Os Pontos Singulares podem existir fora do tempo e eles não podem ser afetados pelas alterações no tempo feitos pelos Imagins. Os Pontos Singulares são: Ryoutarou, Hana, Kai e o proprietário do Den-liner. Imagins são criaturas do futuro que vieram para o ano de 2007 para alterar o passado e criar o futuro como eles gostam e para isso passam por um processo. Escolhem uma pessoa e concedem um desejo. Com o desejo concedido, eles se conectam a memória da pessoa escolhida e volta no tempo para alterar o passado e causar os maiores estragos na linha do tempo. Esse processo é conhecido como um contrato entre o humano e o Imagin. Ryoutarou logo conhece quatro Imagins bons que passam para o lado dele. De início, ele conhece Momotaros, um Imagin vermelho que vive sempre nervoso, depois Urataros, que é exatamente o oposto de Momotaros, sempre calmo e pensador. Logo, Kintaros apareece, um urso bastante forto e rígido. Kintaros passa a maior parte do tempo hibernando. Por último, com certeza o mais marcante, Ryuutaros, fã de Hip Hop, pode controlar as pessoas e é o único Imagin que Rioutarou não pode controlar apesar de ser só uma criança e passar o dia todo desenhando. Eles formam em conjunto com Ryoutarou, respectivamente, o Forma Espada, Forma Lança, Forma Machado e Forma Arma. Quando os Imagins e Ryoutarou unem seus corações em um só eles podem fazer a Forma Climax. Agora, como Kamen Rider Den-O, Ryoutarou e seus aliados devem juntos lutar para proteger o fluxo do tempo, restaurar a paz e garantir o nosso futuro brilhante.
Kamen Ride Hibiki |
Na época em que a franquia Crepúsculo começou a fazer sucesso nos cinemas, a onda dos vampiros foram crescendo, então criaram o Kamen Rider Kiva que é bastante focado no drama, com tramas e personagens bastante complexos, sempre ligados por algum ponto da história. Os episódios têm roteiros bastante trabalhados, sendo que vários deles necessitam de mais de um episódio para sua conclusão. Pode-se afirmar que as batalhas costumam ser a cereja do bolo, pois, diferentemente de outros Riders, acontecem sempre no clímax de cada episódio. Embora os momentos cômicos sigam a tradição dos tokusatsus, é bastante eloquente afirmar que Kamen Rider Kiva é um produto mais voltado ao público adulto, pelos motivos supracitados, e ressaltando sua forte carga dramática.
Kamen Rider Decade, se desenvolve nos mundos dos Kamen Riders anteriores da era Heisei, intercalando-se até Kamen Rider Decade, o atual protagonista. Para proteger seu próprio mundo, Kadoya Tsukasa adquire o DecaDriver, um cinturão que possui todos os dados dos antigos Riders. Para conseguir acessar os dados completos, ele precisa dos cartões perdidos em mundos paralelos.
Quem gosta de Harry Potter, vai gostar de Kamen Rider Wizard, a história se trata de um misterioso ritual realizado no dia do eclipse solar traz um grupo de criaturas mágicas chamado Phantoms para o mundo. Haruto Soma, o sobrevivente do ritual, é encarregado pelo misterioso mago branco para se tornar Kamen Rider Wizard, a fim de lutar contra os Phantoms e salvar a humanidade do desespero.
Depois disso tem o Kamen Rider Gaim, Driver, Ghost, Ex-Aid e Build, esses não são baseados em insetos, Agora vamos ver quando chegar uma nova era no Japão como vai ser, mas seria legal se viesse um baseado em zumbis, aves, peixes, já pensaram nisso?
Quem gosta de Harry Potter, vai gostar de Kamen Rider Wizard, a história se trata de um misterioso ritual realizado no dia do eclipse solar traz um grupo de criaturas mágicas chamado Phantoms para o mundo. Haruto Soma, o sobrevivente do ritual, é encarregado pelo misterioso mago branco para se tornar Kamen Rider Wizard, a fim de lutar contra os Phantoms e salvar a humanidade do desespero.
Depois disso tem o Kamen Rider Gaim, Driver, Ghost, Ex-Aid e Build, esses não são baseados em insetos, Agora vamos ver quando chegar uma nova era no Japão como vai ser, mas seria legal se viesse um baseado em zumbis, aves, peixes, já pensaram nisso?
Kamen Rider Gaim
Kamen Rider Gaim é a vigésima quarta série de tokusatsu da franquia Kamen Rider e a décima quinta do período Heisei, que ficou no ar entre 6 de outubro de 2013 e 28 de setembro de 2014. Foi produzida pela Toei Company, e exibida pela TV Asahi no bloco Super Hero Time junto com Zyuden Sentai Kyoryuger e, posteriormente, com Ressha Sentai ToQger.
No mundo de Kamen Rider Gaim, devido a uma grande empresa conhecida como Yggdrasil Corporation que está se estabelecendo em uma cidade movimentada, as pessoas começaram a se sentir em um Cidade de Castelos . Para escapar desta sensação, os jovens da cidade formaram grupos de dança para se divertirem. Também é popular um jogo que usa as misteriosas Lockseeds. Que contém pequenos animais conhecidos com Invess Que vem de uma outra dimensão. No entanto, com este jogo se tornando cada vez mais popular, parece estar causando problemas sérios na outra dimensão e os monstros estão invadindo a Terra. Kouta Kazuraba, para de dançar para arrumar um emprego e ajudar sua irmã, Usando uma Lockseed especial em seu cinto Sengoku Driver ele se transforma no Kamen Rider Gaim para lutar contra os Inves, Mas ele também deve enfrentar outros Rider rivais, transformando a luta contra os Monstros de outra dimensão em uma guerra de Riders da Era Sengoku.
No entanto, não é tão simples quanto isso. Há muitos outros Cavaleiros Blindados na cidade com suas próprias motivações e senso de justiça, e logo uma versão moderna da Era dos Estados Guerreiros irrompe entre os guerreiros mascarados.
Elenco
- Kouta Kazuraba/Kamen Rider Gaim: Gaku Sano
- Mai Takatsukasa: Yuumi Shida
- Kaito Kumon/Kamen Rider Baron: Yutaka Kobayashi
- Mitsuzane "Micchy" Kureshima/Kamen Rider Ryugen: Mahiro Takasugi
- Takatora Kureshima/Kamen Rider Zangetsu: Yuki Kubota
- Hideyasu Jonouchi/Kamen Rider Gridon: Ryo Matsuda
- Ryoji Hase/Kamen Rider Kurokage: Atsushi Shiramata
- Oren Pierre Alfonzo/Kamen Rider Bravo: Metal Yoshida
- Chucky: Kanon Tsuyama
- Rica: Miina Yokota
- Rat: Ren Ozawa
- Zack/Kamen Rider Knuckle: Gaku Matsuda
- Peco: Saku Momose
- Akira Kazuraba: Rika Izumi
- Kiyojiro Bando: Tomohisa Yuge
- Sid/Kamen Rider Sigurd: Kazuki Namioka
- DJ Sagara: Tomomitsu Yamaguchi
- Ryoma Sengoku/Kamen Rider Duke: Tsunenori Aoki
- Yoko Minato/Kamen Rider Marika: Minami Tsukui
- Sengoku Driver (Voz): Seiji Hiratoko
- Genesis Driver (Voz): Shin-ichiro Miki
- Dēmushu: Tomokazu Sugita
- Redyue: Kenjiro Tsuda
- Roshuo: Jouji Nakata
- Narrador: Hōchū Ōtsuka
Fonte:
Senpuu
Wikipédia
Wikipédia
- Wikia
Clube Showa Rider
Resistência Tokusatsu
Tokusatsu Total
http://tokusatsutotal.blogspot.com.br/2014/03/kamen-rider-black-rx-1988-black-rx.html
http://tokusatsutotal.blogspot.com.br/2014/03/kamen-rider-black-rx-1988-black-rx.html
Wikipédia
Wikipédia
Comentários
Enviar um comentário